Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 8/12/2010 20:17

MACACOS Escreveu:obrigado, e uma maquina.observo três vela em cima da resistencia dos 3.53 podemos considerar quebra desta resistencia?, e podemos considerar os 3.53 agora o suporte? :lol:


Macacos, não podemos esquecer que as linhas são imaginárias, podemos traçá-las onde quisermos. No gráfico anterior a linha estava nos 3,52 mas agora mudei-a para os 3,55 olha como o gráfico fica logo com um aspecto diferente (para pior):
Anexos
altri-macacos.PNG
altri-macacos.PNG (42.65 KiB) Visualizado 8993 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MACACOS » 8/12/2010 15:53

esta agitada, se romper os 3.6 temos o caminho aberto para 0s 4? :?
 
Mensagens: 395
Registado: 29/11/2007 10:02
Localização: POVOA STºIRIA

por joao bravo » 8/12/2010 2:31

Na minha opinião ainda não quebrou a zona da resistência eu esperaria sinais mais claros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 357
Registado: 20/1/2007 2:00
Localização: Lisboa

por MACACOS » 8/12/2010 2:28

obrigado, e uma maquina.observo três vela em cima da resistencia dos 3.53 podemos considerar quebra desta resistencia?, e podemos considerar os 3.53 agora o suporte? :lol:
 
Mensagens: 395
Registado: 29/11/2007 10:02
Localização: POVOA STºIRIA

por Elias » 8/12/2010 2:23

"Eizio"
Anexos
altri.PNG
altri.PNG (39.23 KiB) Visualizado 9296 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MACACOS » 8/12/2010 2:21

alguem pode me dar uma opnião, a ALtRI tem estado a negociar a algumas sessões em cima dos 3.50, acham que ela esta numa situação buy point ou é melhor esperar pela quebra dos 3.60.ELIAS podias por um grafico, obrigado. :oops:
 
Mensagens: 395
Registado: 29/11/2007 10:02
Localização: POVOA STºIRIA

por greg1108 » 3/12/2010 18:58

A Altri cortou o preço da pasta de papel em 20 dólares por tonelada, com efeito desde 1 de Dezembro de 2010, acompanhando a descida anunciada pela brasileira Fibria, noticiou a Reuters.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 98
Registado: 29/11/2007 3:41
Localização: guimaraes

por Curioso59 » 3/12/2010 0:24

Hoje recuperou mais um pouco, posicionando-ne no anterior suporte 3.53/3.60. Vamos ver como se vai comportar.Na minha opinião era optimo que amanha se mantive-se este suporte como validado, abrindo caminho para novas subidas.
Vou Andando ....
 
Mensagens: 34
Registado: 29/11/2007 4:26
Localização: boa vista

por pdcarrico » 2/12/2010 12:22

Mares Escreveu:Olá pdcarrico,

antes de fazer alguma interpretação das tuas palavras, da qual desde já agradeço, fiz uma pequena pesquisa sobre "quem é quem" no mercado da pasta de papel de celulose.
Segue abaixo essa lista:


"Top ten" em produção de pasta de papel de celulose (consultora Hawkins Wright):

1- Fibria - Aracruz e Votorantim Celulose - Brasil -5,325 milhões de toneladas, 28,8%
2- April - Indonésia - 3,040 milhões de toneladas, 16,4 %
3- Suzano - Brasil - 1,655 milhões de toneladas, 8,9%
4- APP - Singapura- 1,520 milhões de toneladas, 8,2%
5- CMPC - Chile - 1,480 milhões de toneladas, 8,0%
6- ENCE - Espanha - 1,340 milhões de toneladas, 7,3%
7- UPM - Finlândia - 1,3 milhões de toneladas, 7,0%
8- Cenibra - Brasil- 1,2 milhões de toneladas, 6,5%
9- Arauco - Chile - 965 mil toneladas, 5,2%
10- Altri - Portugal - *657,8 mil toneladas, 3,6%

(http://www.investimentosenoticias.com.b ... ulose.html)
* http://economico.sapo.pt/noticias/altri ... 78006.html

Pela Lista vêmos que o mercado produtor é dominado pelos brasileiros (43,0%!!), indonésios (16,4%) e chilenos (13,2%). Reunindo por continentes, os sul-americanos tem 56,2% (!!), europeus com 17,8% e asiáticos com 24,6%. Entre os europeus (espanhois, finlandeses e portuguêses) a Altri apareçe com 3,6% no total mundial e/ou 20% da produção europeia.

Fiz este exercício para tentar, com a tua ajuda, poder entender as "irracionalidades" do mercado. Então, os fundamentos da Altri que tens apresentado regularmente, juntamente com a variação na sua cotação, poderão ser muito interessantes para tentar entender essas discrepâncias.

Abraço,

Mares


Assim por alto parece-me que essa estatística se refere apenas a BHKP (bleached hardwood kraft paper) e provavelmente refere-se a valores de pasta colocados no mercado, não se contando assim players integrados, como a Portucel ou a SulAfricana Sappi, que colocam menos pasta e mais produto final (papel ou outros).

Parece-me que a Suzano coloca no mercado bem menos do que o que está aí, porque passou a produzir muito mais papel desde 2009. também a altri passou a ter capacidade instalada de 900 mil toneladas desde o fim de ano passado. Por outro lado os maiores projectos de aumento de capacidade são justamente da suzano que em 2014 produzirá mais 3 milhões de toneladas do que agora por conta de duas unidades.

O Brasil é o maior produtor de BEKP (eucalipto) que é a variedade principal de BHKP.
Anexos
maiores produtores.JPG
maiores produtores.JPG (33.55 KiB) Visualizado 8365 vezes
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por Mares » 2/12/2010 11:49

Olá pdcarrico,

antes de fazer alguma interpretação das tuas palavras, da qual desde já agradeço, fiz uma pequena pesquisa sobre "quem é quem" no mercado da pasta de papel de celulose.
Segue abaixo essa lista:


"Top ten" em produção de pasta de papel de celulose (consultora Hawkins Wright):

1- Fibria - Aracruz e Votorantim Celulose - Brasil -5,325 milhões de toneladas, 28,8%
2- April - Indonésia - 3,040 milhões de toneladas, 16,4 %
3- Suzano - Brasil - 1,655 milhões de toneladas, 8,9%
4- APP - Singapura- 1,520 milhões de toneladas, 8,2%
5- CMPC - Chile - 1,480 milhões de toneladas, 8,0%
6- ENCE - Espanha - 1,340 milhões de toneladas, 7,3%
7- UPM - Finlândia - 1,3 milhões de toneladas, 7,0%
8- Cenibra - Brasil- 1,2 milhões de toneladas, 6,5%
9- Arauco - Chile - 965 mil toneladas, 5,2%
10- Altri - Portugal - *657,8 mil toneladas, 3,6%

(http://www.investimentosenoticias.com.b ... ulose.html)
* http://economico.sapo.pt/noticias/altri ... 78006.html

Pela Lista vêmos que o mercado produtor é dominado pelos brasileiros (43,0%!!), indonésios (16,4%) e chilenos (13,2%). Reunindo por continentes, os sul-americanos tem 56,2% (!!), europeus com 17,8% e asiáticos com 24,6%. Entre os europeus (espanhois, finlandeses e portuguêses) a Altri apareçe com 3,6% no total mundial e/ou 20% da produção europeia.

Fiz este exercício para tentar, com a tua ajuda, poder entender as "irracionalidades" do mercado. Então, os fundamentos da Altri que tens apresentado regularmente, juntamente com a variação na sua cotação, poderão ser muito interessantes para tentar entender essas discrepâncias.

Abraço,

Mares
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por pdcarrico » 2/12/2010 1:53

Mares Escreveu:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Olá pdcarrico,

muito antes de participar no "caldeirão", sempre fui lendo os comentários deixados pelos outros "caldeireiros". Da mesma forma, li-a os teus com bastante agrado, essencialmente pelas tuas análises "fundamentadas" sobre a Altri. Ultimamente perdeste os "fundamentos" da Altri e agora referes-me das tuas incursões pelo "compro agora e vendo daqui a 30 minutos". Não entendi como um "fundamentalista" perde a sua convicção numa ação, sem que o mercado tenha dado inversão?
Outras perguntas são: o que levou-te a perder os "fundamentos" na Altri? Quanto valem os fundamentos da Altri no contexto mundial, visto que a pasta de papel vai bem, o mesmo não se pode falar do PSI20? Técnicamente a Altri está com mau aspecto...mas e nos seus fundamentos, ela está bem?

Abraço,

Mares.


Viva Mares,

Eu comprei uma quantidade para além da posição que detinha antes. E foi essa mesma quantidade que depois vendi. Na prática foi um negócio inócuo porque não mexi na posição anterior, mas foi um negócio sem sentido e sem estratégia.

Eu explico: Eu entendia que a acção estava barata a 3,15, por isso quis comprar, mas sem perceber aumentei o meu risco próprio (porque já tinha uma posição no nível adequado) e por isso meio que percebi que não iria manter estas novas acções compradas por muito tempo. E se as ia vender pouco depois ... então a análise fundamental pouco me serviria. E afinal de contas havia muito risco para o retorno possível no curto prazo (e para isso usaria AT). Ora, eu não uso AT, e não faz sentido usar critérios de valuation fundamental se a ideia é vender pouco depois.

Mas não perdi a convicção na acção, e não a perderia por uma queda com esta. Mas obviamente que essa queda não me é indiferente. Afinal posso eu estar com expectativas erradas. Como dizes a procura de pasta mundialmente está bem sustentada, mas na China as importações continuam bem abaixo das de 2009. Para além disso onde se regista maior pressão de procura recentemente é na pasta de baixa densidade e a de eucalipto é de alta densidade.

Todos os meses tenho acompanhado preços, procura e stocks na europa (site do utipulp), importações da China e carregamentos mundiais. O que me dá mais conforto na perspectiva dos próximos 2/3 anos é haver muito pouca expectativa de expansão de capacidade (que deverá aparecer depois de 2013/4) e haver uma expectativa de consumo que acompanhe o crescimento do PIB mundial.

Na últimas duas semanas, e a acompanhar as quedas da bolsa, o dólar apreciou e dessa forma até melhorou o preço de venda da pasta em euros. Portanto em termos fundamentais a situação até melhorou nestas duas semanas.

Abraço!
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por Mares » 2/12/2010 0:15

pdcarrico Escreveu:Ontem fiz a jogada mais estúpida que poderia fazer com a altri.

Na minha opinião a acção está barata. Para isso fiz contas ao cash-flow livre (e resultado) que deverá ser gerado e comparei com o valor de mercado da empresa.

A 3,15, os rácios são muito apelativos e o valor por comparação a outras empresas do sector é muito baixo.

Então decidi comprar e reforçar a posição ... logo depois decidi vender ... típica reacção de impulso ... perdi a noção do meu objectivo. Se era para construir uma posição definida ou se era jogar com uma expectativa de curto prazo. Entre o momento de compra e venda foram 30 minutos e 1 cêntimo de perda, mas ficou a noção de que não sabia muito bem o que estava a fazer.

Quando vendi, logo pensei ... vai cair mais ... que idiota fui .. como se já não houvesse suficiente número de pessoas que sobrevendiam porque pensavam que ia cair mais.

Na verdade nem a compra nem a venda foram decisões sem justificação, mas o que é incompreensível é a mesma pessoa pensar em duas coisas tão diferentes num espaço de tempo tão curto. E quando digo diferentes não é a expectativa de evolução, mas sim o critério de entrada. Primeiro foi uma ideia fundamental (de longo prazo) e depois uma expectativa de curtíssimo prazo.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Olá pdcarrico,

muito antes de participar no "caldeirão", sempre fui lendo os comentários deixados pelos outros "caldeireiros". Da mesma forma, li-a os teus com bastante agrado, essencialmente pelas tuas análises "fundamentadas" sobre a Altri. Ultimamente perdeste os "fundamentos" da Altri e agora referes-me das tuas incursões pelo "compro agora e vendo daqui a 30 minutos". Não entendi como um "fundamentalista" perde a sua convicção numa ação, sem que o mercado tenha dado inversão?
Outras perguntas são: o que levou-te a perder os "fundamentos" na Altri? Quanto valem os fundamentos da Altri no contexto mundial, visto que a pasta de papel vai bem, o mesmo não se pode falar do PSI20? Técnicamente a Altri está com mau aspecto...mas e nos seus fundamentos, ela está bem?

Abraço,

Mares.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por Ulisses Pereira » 1/12/2010 18:48

tonito, com a quebra do suporte, a acção fundou rapidamente. Hoje teve uma recuperação espectacular. Se era esperado? Acho que nunca podemos classificar isto de esperado ou inesperado, mas as acções não sobem nem descem sem movimentos contra a tendência. O que é importante agora é observar a resistência no antigo suporte dos 3,6 euros (agora nova resistência). Enquanto não conseguir voltar para cima desses valores, continuará em território dos ursos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: subida de 10%??

por pdcarrico » 1/12/2010 18:36

tonitogomez Escreveu:Caro Ulisses,

Aqui ha uns tempos atras disse q se a Altri quebrasse a barreira do €3.6 seria mt provavel descer bastante pois n tinha ponto de suporte ate aos €2,6
Era d esperar q subisse hoje, mas tanto??
Obrigada!

Ulisses Pereira Escreveu:Deep, parece não quereres entender o que estamos a discutir, acho que não vale a pena continuar a discussão.

Aqui ninguém está a comentar o mercado, estamos a comentar o teu comportamento.

Se um dia chegar aqui e disser: "Estou al ia olhar para a Microsoft. Ou vou comprar ou vender, vai depender da minha liquidez", estou certo que muitas pessoas vão criticar-me e achar que estou maluco. E vão ter razão.

Um abraço,
Ulisses

Agora talvez já passe a ter uma resistência um pouco acima dos 3 euros. Esta subida surpreendeu pela dimensão mas nem tanto pelo volume. Num dia de optimismo é natural que os vendedores saiam do mercado e talvez seja uma boa altura para uma parte interessada proteger a própria cotação da acção.

Especulando um pouco ... mas parte das ordens do final do dia pareciam ser bem acima do que se negociava no mercado, por exemplo de 3,36 a acção passou sem volume para 3,45. Talvez a própria empresa tenha decidido comprar 50/100/200 mil acções próprias (que custam um valor bastante baixo para o montante de que dispõe em caixa) e assim protege a cotação dessa forma passando alguma tranquilidade para pequenos accionistas que já não perspectivarão uma perda tão grande na ruptura do anterior stop de 3,5.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

subida de 10%??

por tonitogomez » 1/12/2010 18:14

Caro Ulisses,

Aqui ha uns tempos atras disse q se a Altri quebrasse a barreira do €3.6 seria mt provavel descer bastante pois n tinha ponto de suporte ate aos €2,6
Era d esperar q subisse hoje, mas tanto??
Obrigada!

Ulisses Pereira Escreveu:Deep, parece não quereres entender o que estamos a discutir, acho que não vale a pena continuar a discussão.

Aqui ninguém está a comentar o mercado, estamos a comentar o teu comportamento.

Se um dia chegar aqui e disser: "Estou al ia olhar para a Microsoft. Ou vou comprar ou vender, vai depender da minha liquidez", estou certo que muitas pessoas vão criticar-me e achar que estou maluco. E vão ter razão.

Um abraço,
Ulisses
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 304
Registado: 28/5/2009 16:32
Localização: London

por Azul10 » 1/12/2010 16:57

Fazemos assim, quando tiveres excesso de liquidez pede-me o NIB :lol:

Não há dúvida que deu resultado agora se a estratégia foi tomado com os melhores critérios já não me parece.
 
Mensagens: 409
Registado: 4/10/2010 11:29
Localização: 14

por Ulisses Pereira » 1/12/2010 16:29

Deep, parece não quereres entender o que estamos a discutir, acho que não vale a pena continuar a discussão.

Aqui ninguém está a comentar o mercado, estamos a comentar o teu comportamento.

Se um dia chegar aqui e disser: "Estou al ia olhar para a Microsoft. Ou vou comprar ou vender, vai depender da minha liquidez", estou certo que muitas pessoas vão criticar-me e achar que estou maluco. E vão ter razão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por pdcarrico » 1/12/2010 16:28

Ulisses Pereira Escreveu:
Pdcarrico, mais um grande, grande post.

Um abraço,
Ulisses

Nem é assim tão grande ... ehehehehehe ;)foram só umas linhas curtas, mas obrigado!

Um abraço!
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por Deep Puple » 1/12/2010 16:26

Ulisses Pereira Escreveu:Deep, ninguém está a criticar teres comprado. O que é inacreditável é que dizes que ou compravas ou vendias. Isso é uma atitude completamente irracional.

Pdcarrico, mais um grande, grande post.

Um abraço,
Ulisses


Não querendo entrar em discussões, até porque sou um novato nisto, o mercado não é irracional. Como se comprende ontem ter caído e hoje estar a subir desta maneira.
 
Mensagens: 496
Registado: 10/1/2010 14:26
Localização: Local do Inferno

por Ulisses Pereira » 1/12/2010 16:21

Deep, ninguém está a criticar teres comprado. O que é inacreditável é que dizes que ou compravas ou vendias. Isso é uma atitude completamente irracional.

Pdcarrico, mais um grande, grande post.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Deep Puple » 1/12/2010 16:18

Rags Escreveu:Deep Puple,

Não consigo compreender a tua argumentação, excepto se encarares a Bolsa como se de um jogo se tratasse.


Muitas vezes até penso que isto é um jogo.
 
Mensagens: 496
Registado: 10/1/2010 14:26
Localização: Local do Inferno

por pdcarrico » 1/12/2010 16:14

Ontem fiz a jogada mais estúpida que poderia fazer com a altri.

Na minha opinião a acção está barata. Para isso fiz contas ao cash-flow livre (e resultado) que deverá ser gerado e comparei com o valor de mercado da empresa.

A 3,15, os rácios são muito apelativos e o valor por comparação a outras empresas do sector é muito baixo.

Então decidi comprar e reforçar a posição ... logo depois decidi vender ... típica reacção de impulso ... perdi a noção do meu objectivo. Se era para construir uma posição definida ou se era jogar com uma expectativa de curto prazo. Entre o momento de compra e venda foram 30 minutos e 1 cêntimo de perda, mas ficou a noção de que não sabia muito bem o que estava a fazer.

Quando vendi, logo pensei ... vai cair mais ... que idiota fui .. como se já não houvesse suficiente número de pessoas que sobrevendiam porque pensavam que ia cair mais.

Na verdade nem a compra nem a venda foram decisões sem justificação, mas o que é incompreensível é a mesma pessoa pensar em duas coisas tão diferentes num espaço de tempo tão curto. E quando digo diferentes não é a expectativa de evolução, mas sim o critério de entrada. Primeiro foi uma ideia fundamental (de longo prazo) e depois uma expectativa de curtíssimo prazo.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por Rags » 1/12/2010 16:13

Deep Puple,

Não consigo compreender a tua argumentação, excepto se encarares a Bolsa como se de um jogo se tratasse.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por Deep Puple » 1/12/2010 16:13

Ulisses Pereira Escreveu:Deep, alguém que diz que ontem sabia que ia comprar ou vender e que a decisão sobre comprar ou vender foi a liquidez que tinha, peço desculpa, mas é o exemplo do que não se deve fazer em Bolsa.

Lamento se continuarei a querer que o Caldeirão tenha o importante papel pedagógico que sempre tem tido.

Um abraço,
Ulisses


Caro Ullisses, pode ter razão naquilo que diz. No entanto, não será o excesso de liquidez que az com que muitas pessoas entrem na bosa. Veja o caso da filha do presidente de Angola com as compras que fez, que com os valores de hoje estará concerteza " perder dinheiro".
 
Mensagens: 496
Registado: 10/1/2010 14:26
Localização: Local do Inferno

por Ulisses Pereira » 1/12/2010 16:09

Deep, alguém que diz que ontem sabia que ia comprar ou vender e que a decisão sobre comprar ou vender foi a liquidez que tinha, peço desculpa, mas é o exemplo do que não se deve fazer em Bolsa.

Lamento se continuarei a querer que o Caldeirão tenha o importante papel pedagógico que sempre tem tido.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Ano nimus, Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, OCTAMA, rg7803, Rolling_Trader, sempreamesma, tami e 117 visitantes