Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pdcarrico » 13/8/2010 13:52

Boas a todos,

Depois de uns dias fora voltei. Efectivamente o panorama técnico da altri não parece dos melhores. Por muito boa ou má que nos pareça a empresa, a sua cotação terá sempre vida própria, e portanto acredito sinceramente que possa cair mais no curto prazo. Talvez os agentes económicos acreditem numa quebra significativa do preço da pasta ou talvez acreditem que antes de subir, a altri tenha que cair.

Tenho pena de ter entrado antes, porque se entrasse agora entraria mais barato e com muito poucos indícios de que a situação que era efectivamente catastrófica de 2009 se viesse a repetir. Caso se repita, então 3,5 euros é um preço caro para a altri (talvez por isso tanta gente esteja a vender), mas com os dados que temos hoje a situação é mais próxima do panomara optimista do princípio do ano e menos do que o que aconteceu em 2009.

O preço médio corrigiu um pouco menos de 4% desde os anunciados cortes dos preços pela fibria, e na China as compras continuam deprimidas apesar de terem subido de Maio para Junho.

Continuo longo, vou continuar porque não se alteraram critérios de expectativas fundamentais, mas confesso que acredito que acção possa cair no cp ... não sei até quanto. Poderia pensar em vender para recomprar, mas aí nunca saberia muito bem a que preço e depois se a minha expectativa de curto prazo se se provásse errada, eu não me perdoaria de ter contrariado o meu propósito inicial no investimento.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por AxeRiver » 13/8/2010 13:45

dancing Escreveu:
AxeRiver Escreveu:Tecnicamente pouco interessa as razões da quebra do suporte. Se é o dólar fraco ou resultados abaixo das expectativas... isso é trabalho de analistas fundamentais. E o dia de hoje é um dia "técnico".

O que há a reter é que quebrou (em mais de 2%) o suporte da zona 3,60€-3,70€ que vinha sustentanto o título há bastante tempo. O volume está claramente acima da média para o título ( vol méd 6m = 540k ). Quem está longo e decide unicamente com base em análise técnica, está dado o sinal para sair do título.

Com os melhores cumprimentos,
AxeRiver


Mas no final de Maio teve um comportamento tecnico semelhante. A seguir subiu bastante. Penso que a situação do título actual é diferente face ao panorama do mercado onde a empresa se movimenta, bastante mais negativo que em Maio.

Comentários...


Escrevi novo post com hora de 12:06 . Aí esclarece a tua dúvida.
Em Maio reagiu bastante bem ao toque no suporte. Poderá ou não faze-lo novamente. Até sair do trading range acima 3,50-3,70€ não sei qual será a tendência de curto-médio prazo.
Caso quebre em baixa os 3,50€ estamos perante uma alteração da tendência principal. Já assistimos a um higher-low, um fecho abaixo deste valor seria sempre um lower-low e consequente alteração da tendência.
Em sentido contrário, ou seja um fecho acima de 3,70€ poderemos assistir a novas súbidas a médio prazo. Numa hipotética súbida, a zona junto dos 4,50€ seria bastante imporante. A "não-quebra" deixaria um papel numa situação de lateralização e consequente perde de interesse por algum tempo.

cumprimentos,
AxeRiver
"You want to know a little about a lot"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 837
Registado: 17/8/2009 18:36
Localização: Peniche

Re: Gostei da contradiçao....

por newone » 13/8/2010 13:28

artista1939 Escreveu:
newone Escreveu:
artista1939 Escreveu:Com o dólar a perder força, também a Altri perde força. Produzir em euro e vender em dólar tem destas coisas. Daquilo que saiu cá para fora penso ser este o dado que mais pesa no estado actual da acção.

Ontem efectuei uma saída a 60% da minha posição na empresa sendo obrigado a assumir perdas.
Acredito ainda que ela vai recuperar, mas não me parece que seja para os próximos 6 meses.

Relativamente ao resultados, não me parece que sejam grande coisa, caso contrário já teriam sido noticiadas previsões animadoras.


Afinal de contas pelo comentario deste nosso amigo, a accao deveria subir certo!?
E PORQUE O DOLAR NAO TEM PERDIDO FORCA, MAS SIM GANHO FORCA!!!!!!!!
que comentario falacioso pah!!!


Oh mãe aquele moço quer bater-me...


Vou-te dizer o mesmo que disse ao luka. O que vai prevalecer de boas entradas ou saidas nos proximos tempos, será a análise técnica e não a analise fundamental.
A cotação está a descer, mas é por outras razoes, nomeadamente técnicas, e com forte volume, estamos praticamente a meio do dia e a accao ja leva o dobro da média!!!!
Sabes, eu até te conto uma historia. Tenho um colega que é mais ou menos assim. Liga muito ás noticias, todos os dias entra no Diário Económico, e então todos os dias tá sempre a comprar e a vender, porque hoje sai uma noticia boa e amanha já sai uma má, e então ela anda sempre nisso, a perder DINHEIRO!!! Mas prontos, aquilo até faz-lhe bem....
Já agora desde 8 de agosto que o dolar tem vindo a ganhar força, e se comparares com o gráfico da altri vais poder constatar que foi quando acentuou ainda mais as quedas (isto só para dizer que uma coisa nao tem a ver com a outra).

bn
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por dancing » 13/8/2010 13:13

AxeRiver Escreveu:Tecnicamente pouco interessa as razões da quebra do suporte. Se é o dólar fraco ou resultados abaixo das expectativas... isso é trabalho de analistas fundamentais. E o dia de hoje é um dia "técnico".

O que há a reter é que quebrou (em mais de 2%) o suporte da zona 3,60€-3,70€ que vinha sustentanto o título há bastante tempo. O volume está claramente acima da média para o título ( vol méd 6m = 540k ). Quem está longo e decide unicamente com base em análise técnica, está dado o sinal para sair do título.

Com os melhores cumprimentos,
AxeRiver


Mas no final de Maio teve um comportamento tecnico semelhante. A seguir subiu bastante. Penso que a situação do título actual é diferente face ao panorama do mercado onde a empresa se movimenta, bastante mais negativo que em Maio.

Comentários...
 
Mensagens: 69
Registado: 13/1/2009 17:42
Localização: 16

Re: Gostei da contradiçao....

por artista1939 » 13/8/2010 13:07

newone Escreveu:
artista1939 Escreveu:Com o dólar a perder força, também a Altri perde força. Produzir em euro e vender em dólar tem destas coisas. Daquilo que saiu cá para fora penso ser este o dado que mais pesa no estado actual da acção.

Ontem efectuei uma saída a 60% da minha posição na empresa sendo obrigado a assumir perdas.
Acredito ainda que ela vai recuperar, mas não me parece que seja para os próximos 6 meses.

Relativamente ao resultados, não me parece que sejam grande coisa, caso contrário já teriam sido noticiadas previsões animadoras.


Afinal de contas pelo comentario deste nosso amigo, a accao deveria subir certo!?
E PORQUE O DOLAR NAO TEM PERDIDO FORCA, MAS SIM GANHO FORCA!!!!!!!!
que comentario falacioso pah!!!


Oh mãe aquele moço quer bater-me...
Anexos
eurusd.jpg
Desde Junho que o dólar está em perda... mas devem ser os meus óculos que são diferentes.
eurusd.jpg (124.33 KiB) Visualizado 11443 vezes
Editado pela última vez por artista1939 em 13/8/2010 13:14, num total de 1 vez.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por AxeRiver » 13/8/2010 13:06

Quanto muito, esperem pelo final da sessão ( e da semana ).

Fecho abaixo de 3,50 - Sinal muitíssimo Bear.
Fecho abaixo de 3,55 - Bear
Acima de 3,55 - Aguardar pela definição segunda feira.
Acima de 3,70 - Tendência de Longo prazo continua Bull.

Em suma, o trading range 3,50-3,70 será o ponto de decisão da tendência principal. A quebra em baixa altera a situação do título. A quebra em alta trará nova força.
"You want to know a little about a lot"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 837
Registado: 17/8/2009 18:36
Localização: Peniche

Gostei do argumento...

por newone » 13/8/2010 13:05

AxeRiver Escreveu:Tecnicamente pouco interessa as razões da quebra do suporte. Se é o dólar fraco ou resultados abaixo das expectativas... isso é trabalho de analistas fundamentais. E o dia de hoje é um dia "técnico".

O que há a reter é que quebrou (em mais de 2%) o suporte da zona 3,60€-3,70€ que vinha sustentanto o título há bastante tempo. O volume está claramente acima da média para o título ( vol méd 6m = 540k ). Quem está longo e decide unicamente com base em análise técnica, está dado o sinal para sair do título.

Com os melhores cumprimentos,
AxeRiver


Ora nem mais. Aqui está um argumento que mesmo que não se verifique, é de bater palmas.

bn
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por AxeRiver » 13/8/2010 12:59

Tecnicamente pouco interessa as razões da quebra do suporte. Se é o dólar fraco ou resultados abaixo das expectativas... isso é trabalho de analistas fundamentais. E o dia de hoje é um dia "técnico".

O que há a reter é que quebrou (em mais de 2%) o suporte da zona 3,60€-3,70€ que vinha sustentanto o título há bastante tempo. O volume está claramente acima da média para o título ( vol méd 6m = 540k ). Quem está longo e decide unicamente com base em análise técnica, está dado o sinal para sair do título.

Com os melhores cumprimentos,
AxeRiver
"You want to know a little about a lot"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 837
Registado: 17/8/2009 18:36
Localização: Peniche

Gostei da contradiçao....

por newone » 13/8/2010 12:44

artista1939 Escreveu:Com o dólar a perder força, também a Altri perde força. Produzir em euro e vender em dólar tem destas coisas. Daquilo que saiu cá para fora penso ser este o dado que mais pesa no estado actual da acção.

Ontem efectuei uma saída a 60% da minha posição na empresa sendo obrigado a assumir perdas.
Acredito ainda que ela vai recuperar, mas não me parece que seja para os próximos 6 meses.

Relativamente ao resultados, não me parece que sejam grande coisa, caso contrário já teriam sido noticiadas previsões animadoras.


Afinal de contas pelo comentario deste nosso amigo, a accao deveria subir certo!?
E PORQUE O DOLAR NAO TEM PERDIDO FORCA, MAS SIM GANHO FORCA!!!!!!!!
que comentario falacioso pah!!!
Anexos
contradicoes.JPG
contradicoes.JPG (180.77 KiB) Visualizado 8948 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

Re: Re

por bolsa » 13/8/2010 12:32

careca79 Escreveu:
Bolsa Escreveu:Não esquecer que o momento é mau para o papel, devalorização do dólar, baixa do preço da pasta de papel e anda no ar a ideia que a matéria prima (eucalipto) pode escassear o que fará subir o preço.


Cump.s e B.N.


Então e a Semapa e Portucel que não caem? Qual é o motivo desta discrepência, além da Altri ser altamente volátil?

Estou longo na altri e a levar martelada, mas é um hábito que se ganha à 3 anos....


Careca, embora possam parecer situações iguais não o são, a Portucel não trabalha só com eucalipto como matéria prima, também recebe pinho, e muito, e produz papel manufacturado, os mercados de exportação logo não são os mesmos, e depois tens o MERCADO que tem sempre razão, que não aceita isto lixa-se.

Cump.s e B.N.
 
Mensagens: 576
Registado: 7/2/2005 18:06

Euro Dolar - Evolução últimos dias

por rperes » 13/8/2010 12:31

Euro dolar
últimos dias, isto não foi uma subida, abrandou foi a queda.
Anexos
euro_dolar.JPG
euro_dolar.JPG (106.92 KiB) Visualizado 8923 vezes
 
Mensagens: 26
Registado: 17/3/2010 12:09
Localização: 16

por artista1939 » 13/8/2010 12:13

rperes Escreveu:
artista1939 Escreveu:Com o dólar a perder força, também a Altri perde força. Produzir em euro e vender em dólar tem destas coisas. Daquilo que saiu cá para fora penso ser este o dado que mais pesa no estado actual da acção.


Mas o euro está a cair os últimos dias o que deveria contrariar então a descida da Altri.


Euro sobe pela primeira vez em cinco sessões com crescimento recorde do PIB alemão

E não nos podemos esquecer que este é apenas um dos pontos... os cortes no preço da pasta, os stocks anunciados e etc, influenciam este papel.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por rperes » 13/8/2010 12:04

artista1939 Escreveu:Com o dólar a perder força, também a Altri perde força. Produzir em euro e vender em dólar tem destas coisas. Daquilo que saiu cá para fora penso ser este o dado que mais pesa no estado actual da acção.


Mas o euro está a cair os últimos dias o que deveria contrariar então a descida da Altri.
 
Mensagens: 26
Registado: 17/3/2010 12:09
Localização: 16

por artista1939 » 13/8/2010 11:48

Com o dólar a perder força, também a Altri perde força. Produzir em euro e vender em dólar tem destas coisas. Daquilo que saiu cá para fora penso ser este o dado que mais pesa no estado actual da acção.

Ontem efectuei uma saída a 60% da minha posição na empresa sendo obrigado a assumir perdas.
Acredito ainda que ela vai recuperar, mas não me parece que seja para os próximos 6 meses.

Relativamente ao resultados, não me parece que sejam grande coisa, caso contrário já teriam sido noticiadas previsões animadoras.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por dancing » 13/8/2010 11:37

Olhando para o gráfico intraday, detecta-se uma queda abruta em 30 minutos.

Terá sido resultado de alguma noticia que me escapou ou apenas se trata do fenomeno (já habitual) de panico colectivo? Também com este titulo nas mãos um gajo nunca está sossegado.
 
Mensagens: 69
Registado: 13/1/2009 17:42
Localização: 16

Re: Altri

por Luka! » 13/8/2010 11:16

luka Escreveu:[quote=Reislb]
Para estes casos, o ideal é colocar um stop apertado pois como foi dito a descida pode levar a perdas avultadas.
Cumprimentos.


A pasta de papel parece estar a entrar numa fase mais dificil ... com baixas de preços, o que prejudicara a ALTRI.
Também olhei para ela mas os fundamentais preocupam-me...


Corte de preço da pasta da Fíbria pode ditar descida nas estimativas do BPI para a Altri
29 Julho 2010 |


A descida de preço da pasta anunciada pela Fíbria surpreendeu o BPI, que vê nesta alteração impactos negativos para as empresas portuguesas, a Altri e a Portucel.
O corte de preço revelado pela Fíbria, a maior produtora mundial de pasta de papel, “é negativo para todas as empresas do sector, já que esta decida acontece antes do que o que esperávamos”, diz o BPI.

“Assumíamos uma descida apenas em Dezembro”, acrescenta o banco.

“Consequentemente, vemos risco de queda das nossas estimativas para a Altri e a Ence, enquanto que a Portucel conseguirá anular o corte” dado o desempenho do negócio do papel.

O BPI sublinha: “assumindo que o preço médio da tonelada de pasta de papel se situará nos 800 dólares no quarto trimestre, cortaríamos as nossas estimativas de EBITDA para a Altri em 10%”.
[/quote]


Reis ,
as perspectivas de baixa do preço da pasta estao a pesar:
espero q tenhas sido disciplinado com o teu stop (acaba e perfurar o suporte dos 3.70€... )

(eu vendi no dia do meu post perto dos 4€...)

:?
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Re

por careca79 » 13/8/2010 11:08

Bolsa Escreveu:Não esquecer que o momento é mau para o papel, devalorização do dólar, baixa do preço da pasta de papel e anda no ar a ideia que a matéria prima (eucalipto) pode escassear o que fará subir o preço.


Cump.s e B.N.


Então e a Semapa e Portucel que não caem? Qual é o motivo desta discrepência, além da Altri ser altamente volátil?

Estou longo na altri e a levar martelada, mas é um hábito que se ganha à 3 anos....
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

Resultados ALTRI

por rperes » 13/8/2010 11:03

Boas,

Alguém tem estimativas para os resultados do 1º semestre 2010 da Altri a serem apresentados dia 25?

Obgd e Cumps
 
Mensagens: 26
Registado: 17/3/2010 12:09
Localização: 16

Altri

por Mastergest » 13/8/2010 10:57

Bom dia colegas,

Parece a a Altri vai passar a ser o "poço" do PSI20, e vai passar rápidamente de "bestial a besta"!

Parece que estamos novamente no "topo " da crise, esta acção à cerca de 1 mês que não pára de cair e nem o suporte significativo como o ~3,7€ conseguiu inverter a tendência (para já!) , qual é a "ideia" ver o título nos 2,60€!!! A força vendedora está a ceder e este cenário pode mesmo tornar-se realidade.

Se alguém poder colocar um gráfico actualizado para comparar com o meu, agradeço.

Para já, ainda, sou daopinião que o título se vai aguentar e inverter tendência mas estou muito atento.

MG
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

Re

por bolsa » 12/8/2010 10:22

A Altri estã a testar o suporte aprox. nos 3.69, para já está a aguentar, se o mercado inverter o a altri acompanhar poderá arrancar até à casa dos 4.40 senão o próximo suporte está por volta dos 2.60 creio.

Não esquecer que o momento é mau para o papel, devalorização do dólar, baixa do preço da pasta de papel e anda no ar a ideia que a matéria prima (eucalipto) pode escassear o que fará subir o preço.


Cump.s e B.N.
 
Mensagens: 576
Registado: 7/2/2005 18:06

Re: ALTRI

por PequenoInvest » 12/8/2010 10:02

Mastergest Escreveu:Bom dia a todos,

Ulisses será que é possível dar uma opinião técnica sobre a ALtri neste momento?

Obrigado

Abraço
MG


Está de férias.
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

ALTRI

por Mastergest » 12/8/2010 10:00

Bom dia a todos,

Ulisses será que é possível dar uma opinião técnica sobre a ALtri neste momento?

Obrigado

Abraço
MG
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

Re: AT Altri

por Mastergest » 11/8/2010 20:53

AlphaDraconisEP Escreveu:
Mastergest Escreveu:Boas colegas,

Minha opinião:

A Altri têm vindo a desvalorizar e num prazo de um mês já lá vão +- 15% o que me "parece demasiado", no entanto, não paro de vêr vendedores a disporem das suas acções abaixo dos 4€, a velha questão!? Para quê facilitar a compra dos compradores? :lol: (Mercado) Ok!

Possivelmente as vendas são shorts.

Mastergest Escreveu:Os 4€ esteve bastante consistente por quase duas semanas,( mas realmente não consegui arrancar para os ~4,40€) poderá tornar-se um ponto forte no título, claro que com o dólar a subir as coisas "pioram" mas o potêncial da ALtri é muito bom, se não, para quê investir 350 milhões!!!


Um dolar alto prejudica??? porque dizes isso??



Olá colegas,

Sim, provávelmente não escrevi da melhor forma.

Bem, o cenário está "negro", a perda dos +-4€ foi negativo para o curto prazo, depois só poderia vir os ~3,70€, este sim um ponto de referência como suporte, o grande problema, agora, é se quebra este ponto!!! Esperemos que não e que a acção mostre grande rigor técnico e performance no mercado.

Os próximos dias vão ser muito decisivos no rumo deste título. Estou curioso e optimista.

MG
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

por newone » 11/8/2010 16:18

estocastico preparado para novas subidas..
Anexos
ALTRI SGPS.jpg
ALTRI SGPS.jpg (38.41 KiB) Visualizado 9810 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por newone » 11/8/2010 16:15

os fundamentais são para o longo prazo.
fiz uma analise de curto prazo. amanha ja tou a vender a 3,85€ só para ganhar o ressalto da accao.

como disse, a accao ta muito fora da banda de bollinger e tenderá a vir pa dentro da sombra, e o estocastico mais baixo nao poderia estar e até que ja esta assim a algum tempo.

cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], mquinaz, Opcard33 e 81 visitantes