Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pocoyo » 21/7/2010 17:45

Olá mais uma vez,

Gosto muito de te ler.

Mais uma pergunta, compras com a cotação a cair ou a subir.
Agora, mais descarado, quando compraste? :)

Já sabes, se estiver a ser chato...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por pdcarrico » 21/7/2010 17:36

pocoyo Escreveu:Obrigado pela resposta.

Fiquei com uma curiosidade, quantas vezes compraste a Altri e a que valores?

Vou-te explicar porque digo isto, a Altri em termos fundamentais a partir de determinado valor, fica barata, mas mesmo assim pode continuar a cair, queria perceber como negoceias?

Se achares chato responderes a isto esquece.


Comprei altri de 3,9 até 4,6. Comprei em várias alturas, sendo que parte da posição (25%) eu assumo que é de longo prazo mas se me der um ganho de 5/10% eu vendo. O resto é de longo prazo mesmo, e não vendo a menos que algo aconteça que mude a minha forma de ver a acção. Se voltar a cair tento recomprar a mesma posição (25%). Mas na verdade tenho feito poucas transacções assim, sendo que tenho mantido uma posição permanente de 75% do máximo que aceitaria como aceitável.

Hoje mesmo recomprei os 25%, e estou com o máximo permitido de altri. Se subir para 4,2, eu aí vendo os tais 25%. Os outros 75% podem demorar o tal longo prazo. Se as acções não subirem e até descerem ... eu naturalmente vou ficar assustado, mas não tenho um stop. Vou tentar vasculhar toda a informação possível para perceber se uma queda abrupta teria ou não razão fundamental de ser. Aqui é como se tivesse comprado um negócio, que imagino que dê um retorno de X, ao fim de um tempo Y.

Imagina que tens um apartamento que compraste por investimento por 150 mil euros. O teu vizinho vende um igual por 100 mil. A tua primeira reacção é de susto. A segunda é perceber porque ele vendeu e se de facto o teu se desvalorizou. A análise tem é de ser fria.

Não há análises seguras. Cada um faz a sua, e tenta ter alguma coerência, frieza, ...

Quanto à altri ser barata ou cara, depende do avaliador e da premissa que ele aceita. Pela informação que eu tenho (que admito é insuficiente e nada privilegiada) e pela minha avaliação é uma acção barata a 3,5, a 4, a 4,5 e até mesmo a 5.

Aliás há bem pouco tempo deixei aqui um report da altri que sugeriria que esta deveria valer pelo menos o dobro, mas também é certo que nas circunstâncias de ano passado, eu não a compraria a 2 euros! Quem me diz que 2009 não regressa?
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por AlphaDraconisEP » 21/7/2010 17:15

JCS Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu:
Onde colocarias o stop, caso ela subisse? ou vai mesmo sem stop?

BT


Boas Alpha. Nunca invisto sem stops. O stop de abertura foi colocado nos €4,34 (acima do máximo do dia 9 deste mês). Mas é para ir ajustando.

Cumprimentos

JCS


Mais uma perguntinha JCS, o stop criaste por análise técnica ou simplesmente o suficiente para não saires a perder?

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por pocoyo » 21/7/2010 17:13

Obrigado pela resposta.

Fiquei com uma curiosidade, quantas vezes compraste a Altri e a que valores?

Vou-te explicar porque digo isto, a Altri em termos fundamentais a partir de determinado valor, fica barata, mas mesmo assim pode continuar a cair, queria perceber como negoceias?

Se achares chato responderes a isto esquece.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por pdcarrico » 21/7/2010 16:59

pocoyo Escreveu:Olá Pedro Carriço,

A AT a ti não te diz nada? Usa sempre a análise fundamental?

O que se diz é, a AT diz quando comprar e vender, a AF o que comprar.

Já agora podes dizer quais os indicadores que usas na tua AF?

Já tentei usar a AT ... mas não me dei bem :(

Agora quando olho para uma acção tento perceber se é ou não um investimento que faça sentido, e tento perceber o que pode influenciar para cima ou para baixo o valor da empresa.

É como comprar um apartamento - pondera-se o risco de incumprimento do inquilino, o valor do investimento, etc...

Cada empresa tem uma AF diferente. Se eu comprar por exemplo brisa, tenho uma estabilidade de resultados que não é muito entusiasmante, mas dá-me uma percepção de investimento parecida com o de uma obrigação, daí que eu valorize o lucro com menos exigência do que uma acção de alto risco. Ou seja em brisa por exemplo eu consideraria como aceitável um PER acima de 15 e um DY de 4%. Sendo que este é actualizável pela inflação, o que significa que é melhor do que uma obrigação sem risco que pagasse os mesmos 4%.

Com a altri por exemplo, tentei fazer um exercício de desconto dos CF's futuros. E comparei a capitalização bolsista/Capacidade instalada com outros players mundiais. O mesmo poderia fazer por exemplo com a cimpor, com a diferença de que o risco de variação de preço da pasta é talvez maior que o do cimento, ou seja eu talvez tenha diferentes graus de exigência.

Na PT, não dá para fugir de uma avaliação de mercado sinalizada por uma oferta de compra da vivo. Pode não se concretizar, mas é um activo que tem um valor de mercado provavelmente diferente do que aquele que é sinalizado pelas empresas do sector. E eles devem saber melhor que ninguem como correm os negócios.

Na banca, tentaria verificar a evolução do volume de incumprimentos e quando estabilizasse, encontrar-se-ia um patamar que poderia dar maior clareza à lucratividade futura.

AF é difícil ... minuciosa .. por isso ninguem lhe liga.

:(
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por JCS » 21/7/2010 16:53

AlphaDraconisEP Escreveu:
Onde colocarias o stop, caso ela subisse? ou vai mesmo sem stop?

BT


Boas Alpha. Nunca invisto sem stops. O stop de abertura foi colocado nos €4,34 (acima do máximo do dia 9 deste mês). Mas é para ir ajustando.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por AlphaDraconisEP » 21/7/2010 16:50

pdcarrico Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu:Esta Noticia referente a Portucel choca com duas situações a primeira porque tinha ideia que era Portucel a que menos estava exposta a pasta do papel por economia de escala, usa a sua propria pasta e não tem de a ir comprar, ao invés das que só produzem pasta. Creio que se deve ao estilo de pasta, as outras produzem pasta para outros fins, concordas?

A segunda prende com a subida EUR/USD, tendo eu a ideia que seria o contrário.

BT

A Portucel produz 1,3 milhões de toneladas de pasta, das quais utiliza talvez umas 800mil (+ ou -) para consumo e produção de papel. Restam-lhe umas 500mil toneladas de pasta que pode vender.

A altri produz 900 mil toneladas/ano.

Para mim é claro que a maior exposição é da altri. Só se estivermos a falar de exposição indirecta, ie, eles entenderem que o preço do papel pode também cair. E então sim, considerando as duas coisa - pasta + papel, a exposição maior é da portucel. O tipo de pasta é o mesmo - Bleached Eucaliptum Kraft Pulp que pertence ao grupo Bleached Hardwood Kraft Pulp.

Se o euro subir, será mau para todas as exportadoras (portucel e altri), como aliás vínhamos a debater aqui. Se o euro descer então portucel e altri podem melhorar as margens e estar em melhor situação que as concorrentes de fora da zona euro.

Em relação ao aumento de capacidade. Existem dois produtos com mercados e capacidade instalada diferenciada - um é do papel e outro é da pasta. Existe muita capacidade instalada de papel na China, mas em pasta ela existe mais no Brasil, Chile, entre outros.

Em relação às margens. Eles podem ter razão porque um dos produtos que compõem o custo é a própria pasta, que tendo subido de 500 para 900 dólares em um ano, aumenta o custo e pressiona a margem. O que me parece estranho na análise é que ela se "esquece" que a Portucel se auto-fornece com pasta.

Por isso o negócio do papel perde lucro, mas o negócio da pasta compensa.

Mas a Goldman Sachs é mais credível do que eu ... por isso.


Pensando ......, se os custos de produzir pasta aumentarem e o preço do papel se mantiver, então sim pois vai ficar mais cara a pasta. Mas se os custos da pasta não subirem então o lucro final mantem-se.

De qualquer forma ganha diheiro pelo aumento da pasta que não consome e vende já que esta subiu de valor.

Por economia de escala a Portucel estará sempre menos exposta ao preço da pasta.
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por AlphaDraconisEP » 21/7/2010 16:42

JCS Escreveu:Estou curto a €4,00 apenas por razões técnicas (tem vindo a perder momentum e este virou negativo).

Da ultima vez que virou negativo teve uma boa amplitude de quedas. Vamos ver desta...

Cumprimentos

JCS


Onde colocarias o stop, caso ela subisse? ou vai mesmo sem stop?

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por pdcarrico » 21/7/2010 16:35

AlphaDraconisEP Escreveu:Esta Noticia referente a Portucel choca com duas situações a primeira porque tinha ideia que era Portucel a que menos estava exposta a pasta do papel por economia de escala, usa a sua propria pasta e não tem de a ir comprar, ao invés das que só produzem pasta. Creio que se deve ao estilo de pasta, as outras produzem pasta para outros fins, concordas?

A segunda prende com a subida EUR/USD, tendo eu a ideia que seria o contrário.

BT

A Portucel produz 1,3 milhões de toneladas de pasta, das quais utiliza talvez umas 800mil (+ ou -) para consumo e produção de papel. Restam-lhe umas 500mil toneladas de pasta que pode vender.

A altri produz 900 mil toneladas/ano.

Para mim é claro que a maior exposição é da altri. Só se estivermos a falar de exposição indirecta, ie, eles entenderem que o preço do papel pode também cair. E então sim, considerando as duas coisa - pasta + papel, a exposição maior é da portucel. O tipo de pasta é o mesmo - Bleached Eucaliptum Kraft Pulp que pertence ao grupo Bleached Hardwood Kraft Pulp.

Se o euro subir, será mau para todas as exportadoras (portucel e altri), como aliás vínhamos a debater aqui. Se o euro descer então portucel e altri podem melhorar as margens e estar em melhor situação que as concorrentes de fora da zona euro.

Em relação ao aumento de capacidade. Existem dois produtos com mercados e capacidade instalada diferenciada - um é do papel e outro é da pasta. Existe muita capacidade instalada de papel na China, mas em pasta ela existe mais no Brasil, Chile, entre outros.

Em relação às margens. Eles podem ter razão porque um dos produtos que compõem o custo é a própria pasta, que tendo subido de 500 para 900 dólares em um ano, aumenta o custo e pressiona a margem. O que me parece estranho na análise é que ela se "esquece" que a Portucel se auto-fornece com pasta.

Por isso o negócio do papel perde lucro, mas o negócio da pasta compensa.

Mas a Goldman Sachs é mais credível do que eu ... por isso.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por JCS » 21/7/2010 16:27

Estou curto a €4,00 apenas por razões técnicas (tem vindo a perder momentum e este virou negativo).

Da ultima vez que virou negativo teve uma boa amplitude de quedas. Vamos ver desta...

Cumprimentos

JCS
Anexos
Altri21Julho2010.jpg
Altri21Julho2010.jpg (93.25 KiB) Visualizado 9230 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por pocoyo » 21/7/2010 16:15

Olá Pedro Carriço,

A AT a ti não te diz nada? Usa sempre a análise fundamental?

O que se diz é, a AT diz quando comprar e vender, a AF o que comprar.

Já agora podes dizer quais os indicadores que usas na tua AF?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por AlphaDraconisEP » 21/7/2010 16:04

Encontrei a seguinte noticia;

Goldman corta avaliação da Portucel em 47%
21 Julho2010 | 12:13
Hugo Paula - hugopaula@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partihar|Votar|Total: 0 VotosTamanho

A recomendação da Portucel desceu de "manter" para "vender", para reflectir a quebra das margens no papel e a exposição ao negócio da pasta do papel.
A recomendação da Goldman Sachs reflecte o potencial de descida 19% que o preço-alvo, a seis meses, de 1,70 euros confere à cotada, depois de preverem uma redução de 8% do EBITDA em 2010 e 17% em 2011. A anterior avaliação, que tinha um prazo de 12 meses, apontava para um valor de 3,2 euros por acção.

A descida do preço reflecte a pressão que a expansão da unidade de produção de papel em Setúbal vem trazer aos resultados deste negócio, para o qual os analistas esperam retornos “relativamente baixos”. Além disso, a elevada exposição da cotada portuguesa à pasta do papel, que poderá inverter a tendência de fortalecimento dos preços, também leva os analistas a reduzirem as suas estimativas para a cotada.

Entre as produtoras europeias de papel, a Portucel tem a maior exposição à pasta do papel e tem beneficiado dos fortes preços da pasta”, diz a nota de investimento a que o Negócios teve acesso. “No entanto, indicadores recentes apontam para uma potencial inflexão do preço da pasta durante o segundo semestre”.

A casa de investimento “acredita que aumentos de capacidade e um fortalecimento do euro face ao dólar deverão enfraquecer a competitividade das exportações dos produtores de papel europeus e aumentar os fornecimentos de papel para o mercado da Europa”. Isso penalizaria as já enfraquecidas margens da Portucel e ter um impacto “negativo” na avaliação da cotada”.

As acções da Portucel avançam 0,24% para 2,11 euros e as da Semapa (que detém 77% da cotada de pasta do papel) avança 0,6% para 7,5 euros.

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=435857
----------------------------------------------

Esta Noticia referente a Portucel choca com duas situações a primeira porque tinha ideia que era Portucel a que menos estava exposta a pasta do papel por economia de escala, usa a sua propria pasta e não tem de a ir comprar, ao invés das que só produzem pasta. Creio que se deve ao estilo de pasta, as outras produzem pasta para outros fins, concordas?

A segunda prende com a subida EUR/USD, tendo eu a ideia que seria o contrário.

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por AlphaDraconisEP » 21/7/2010 15:58

pdcarrico Escreveu:Em vez de pensar que as acções valem 4 euros, eu penso de outra forma. Por cada 1000 acções é como se eu próprio tivesse uma empresa que produzisse 9 toneladas de pasta por ano, com os custos e as despesas a estas associadas.

Toda a semana vou ao foex ver quanto me renderam as tais 9ton por cada mil acções. É uma espécie de negócio paralelo, que posso vender quando precisar.


Gostei dessa maneira de ver as coisas :)
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por pdcarrico » 21/7/2010 15:50

AlphaDraconisEP Escreveu:Não valerá a pena esperar que ela suba um pouco, vender e depois voltar a apanhar mais perto dos posssiveis dividendos???

Pois ... aí depende da tua perspectiva e agressividade. A altri não é uma acção que eu aconselhe aos meus avós.

Mas para uma pessoa que tem 30/40 anos, e um dinheiro que não lhe vai fazer falta, então pode ser uma boa opção de longo prazo.

Repara que até pode subir mais rapidamente. Basta por exemplo convencer meia dúzia de investidores a colocarem uns trocados. A Fibria por exemplo tem 12x a capitalização, ou seja provavelmente a sensibilidade em termos de preço de uma altri à entrada de um investidor forte é muito maior. E concerteza com uma entrada assim, a acção subiria mais.

E eu não adivinho quando alguém com peso vai poder descobrir valor na empresa, mas para mim, o valor já lá está.

Em vez de pensar que as acções valem 4 euros, eu penso de outra forma. Por cada 1000 acções é como se eu próprio tivesse uma empresa que produzisse 9 toneladas de pasta por ano, com os custos e as despesas a estas associadas.

Toda a semana vou ao foex ver quanto me renderam as tais 9ton por cada mil acções. É uma espécie de negócio paralelo, que posso vender quando precisar.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por AlphaDraconisEP » 21/7/2010 15:44

pdcarrico Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu:
pdcarrico Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu::) Adivinhas-te o que te ia pedir :) deves ter bola de cristal :)

Eu não tenho um polvo no congelador ... mas tenho bacalhau. Talvez para adivinhar o que precises seja o necessário ;)



Pergunta lá ao bacalhau se o EUR/USD vai descer até ao final do ano :mrgreen: :mrgreen:

PS - Polvos é para adivinhações futebolisticas...., na bolsa são os bacalhaus :lol:


:) ehehehe :)

Lamento ... essa informação sai cara. Só o Soros e companhia é que podem pagar.

Mas se é para te servir de base a uma perspectiva de negociação na altri ... então, relaxa, não há-de ser por aí que a acção vá subir ou descer no curto prazo.

Se te serve de consolo, em termos fundamentais, é uma acção com perspectivas boas mesmo com o eur/usd a 1,30. Só para que tenhas uma noção, na estimativa de resultados que fiz para o 2º trimestre, em que considerava o preço da pasta a 684 euros (abaixo dos actuais 707) e ainda assim, o resultado previsional poderá sair na casa dos 30 milhões.

Ou seja, com o câmbio perto do 1,3, a empresa pode ter capacidade para lucrar 120 milhões num ano. Mesmo que quebre os 4 euros ... será pouco provável que caia muito, porque por euro de cotação são 100 milhões de capitalização bolsista. E 4 euros já seriam menos do que 4 anos de lucro, o que mesmo em mercados turbulentos é muito pouco.


Obrigada pelas tuas prontas, esclarecedoras e fundamentadas respostas. :)
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por pdcarrico » 21/7/2010 15:38

AlphaDraconisEP Escreveu:
pdcarrico Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu::) Adivinhas-te o que te ia pedir :) deves ter bola de cristal :)

Eu não tenho um polvo no congelador ... mas tenho bacalhau. Talvez para adivinhar o que precises seja o necessário ;)



Pergunta lá ao bacalhau se o EUR/USD vai descer até ao final do ano :mrgreen: :mrgreen:

PS - Polvos é para adivinhações futebolisticas...., na bolsa são os bacalhaus :lol:


:) ehehehe :)

Lamento ... essa informação sai cara. Só o Soros e companhia é que podem pagar.

Mas se é para te servir de base a uma perspectiva de negociação na altri ... então, relaxa, não há-de ser por aí que a acção vá subir ou descer no curto prazo.

Se te serve de consolo, em termos fundamentais, é uma acção com perspectivas boas mesmo com o eur/usd a 1,30. Só para que tenhas uma noção, na estimativa de resultados que fiz para o 2º trimestre, em que considerava o preço da pasta a 684 euros (abaixo dos actuais 707) e ainda assim, o resultado previsional poderá sair na casa dos 30 milhões.

Ou seja, com o câmbio perto do 1,3, a empresa pode ter capacidade para lucrar 120 milhões num ano. Mesmo que quebre os 4 euros ... será pouco provável que caia muito, porque por euro de cotação são 100 milhões de capitalização bolsista. E 4 euros já seriam menos do que 4 anos de lucro, o que mesmo em mercados turbulentos é muito pouco.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por AlphaDraconisEP » 21/7/2010 15:09

pdcarrico Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu::) Adivinhas-te o que te ia pedir :) deves ter bola de cristal :)

Eu não tenho um polvo no congelador ... mas tenho bacalhau. Talvez para adivinhar o que precises seja o necessário ;)



Pergunta lá ao bacalhau se o EUR/USD vai descer até ao final do ano :mrgreen: :mrgreen:

PS - Polvos é para adivinhações futebolisticas...., na bolsa são os bacalhaus :lol:
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por AlphaDraconisEP » 21/7/2010 15:06

pdcarrico Escreveu:Esclarecendo a questão da dívida. Existem 150 milhões de dívida para ser reembolsada até 2013 - que é parte de um empréstimo bancário que é referente à aquisição da fábrica da celbi. E existem mais 50 milhões de empréstimos a vencer este ano.

Mas existe um programa de papel comercial, totalmente subscrito, de 265 milhões que por definição é crédito de curto prazo, mas renovável ... desde que haja crédito.

Na verdade os 300 que mencionei não são os créditos que vencem até 2012, mas sim um valor que imagino a altri devolva a credores.

Ora se lucrar 100 milhões este ano, mais outro tanto no próximo, e se somarmos amortizações de outros 100 (2010+2011) e tiramos um Capex de uns 30(2010+2011), dá uma sobra de 270. Ou seja há pouca margem de manobra para dar algum aos accionistas.

Por isso, por um lado temos uma empresa com uma estrutura de custos muito boa, com boas receitas, com um PER previsional estupidamente baixo, mas ainda assim a acção não sobe. O mercado quer curto prazo, e o que ele quer é soberano.


Não valerá a pena esperar que ela suba um pouco, vender e depois voltar a apanhar mais perto dos posssiveis dividendos???
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por AlphaDraconisEP » 21/7/2010 14:58

pdcarrico Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu::) Adivinhas-te o que te ia pedir :) deves ter bola de cristal :)

Eu não tenho um polvo no congelador ... mas tenho bacalhau. Talvez para adivinhar o que precises seja o necessário ;)

AlphaDraconisEP Escreveu:Ao ver os gráficos verifico que os preços mantiveram-se nos últimos dias (não baixaram como eu pensava) e os stocks tem vindo a baixar. Deduzo assim que caso o EUR/USD se mantenha ou baixe as produtoras de Papel deverão ver as suas cotações subir.

Sim, se o euro descer, seria natural que as exportadoras de produtos com preço indexado ao dólar se valorizem. O preço médio foex está em máximos de 920dol/ton, mas em euros está abaixo desse máximo. Em euros a tonelada está a 707, e já esteve a 752, quando o euro valia 1,20 (seis semanas atrás).

Mas atenção, estes preços são de pasta. Os preços de papel são outros. A altri não produz papel, produz pasta que é usada entre outras coisas para produzir papel. A Portucel produz pasta e papel, sendo que 2/3 da pasta que produz, serve como sub-produto para o papel e o resto venderá no mercado. Portanto o efeito de subida/descida do preço da pasta torna-se mais importante para a altri que por isso mesmo é uma acção de maior risco.

Atenção que os valores dos stocks são indicativos. Apenas se referem ao que está em portos. Não existem indicações dos stocks em consumidores e produtores. Para além disso há um delay de um mês.

AlphaDraconisEP Escreveu:Estranho pois a ALTRI e SEMAPA só subirem cerca de 0,5% pois no caso da ALTRI têm se mantido numa tendência decrescente nos últimos dias mantendo-se a marinar nos 4€. Mesmo a Portucel não têm evoluido acima dos 2,1€ ainda que hoje lá tenha subido mais de 1% para ficar nos 2,105€ :).

Na minha ideia o receio de abrandamento económico devia estar a ser compensado pela diminuição dos stocks o que poderia eventualmente até ser equilibrado via aumento do preço. Mas nada disso os investidores preferem esperar de fora.

BT

Eu tenho altri, mas tenho pouca confiança que suba no curto prazo. Com 800 milhões de dívida, dos quais 300 vencem num prazo de dois anos, fica difícil distribuir dividendos no curto prazo.

A minha expectativa é que se o preço da pasta corrigir mas ficar acima de 800 dólares, dentro de dois anos será possível reequilibrar a estrutura financeira e distribuir dividendo. E nessa altura, a confirmar-se essa perspectiva, a altri poderá valer muito mais.

O mercado ainda não paga para ver, por isso a acção não sobe. Agora como eu não quero perder a viagem dessa subida (que eu acredito que aconteça), já entrei. Mas dois anos é muito tempo. Muita coisa muda nesse tempo ... para pior e para melhor!


Também já entrei mas confesso que começo a não muito optimista :(
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por pdcarrico » 20/7/2010 20:31

pdcarrico Escreveu:Verifiquem que em Janeiro de 2009 os stocks estavam muito altos porque por conta da crise reduziu-se muita a procura. No início de 2009, algumas exportadoras Brasileiras quase faliram por fazerem hedging cambial em excesso. A aracruz foi um exemplo, e isso provavelmente aumentou a necessidade de realização de capital, vendendo mais pasta e reduzindo ainda mais o preço. Pouco depois a Votorantim e a Aracruz juntaram-se - numa manobra que mais pareceu aquisição que fusão e deram origem à Fibria.

O hedging seria natural e compreensível, aliás o endividamento das produtoras de pasta é em dólar, casando-se assim uma despesa financeira com a receita, mas tendo sido feito exageradamente, por causa dos benefícios do diferencial de juros (carry trade) quase fez falir a Aracruz quando o dólar veio de 1,6 reais até 2,5 em pouco tempo. Aliás, boa parte dos compradores nessa "ladeira" foram exportadores a fazerem o off-set das suas posições vendidas em dólar.

Só para terem uma noção da dimensão destas operações - a aracruz vendia essencialmente a mercado externo, por isso celebrava um grande número de contratos derivados de venda de dólar contra real. Essa operação de hedging seria normal e aceitável se fosse de dimensão razoável, para além disso sempre foi uma operação lucrativa porque a posição credora em real e devedora em dólar rendia um diferencial de juro de aproximadamente 10% ao ano na posição negociada.

O problema foi que o departamento financeiro ficou tão ganancioso que vendeu bastante maior quantidade de dólares do que devia (fazendo um hedging muito mais agressivo). Quando o dólar começa a subir de 1,6 até 2,5, a empresa perdeu muito dinheiro e só não faliu porque teve quem lhe pegasse - a Votorantim Celulose e o BNDES (banco público de investimento).

As perdas em derivados entretanto pagas com vendas antecipadas de pasta e com emissão de obrigações (do grupo fibria), ascendiam a mais de 2,5 mil milhoes de dólares (valor referido no relatório do 1ºT de 2010 da Fibria). Só para terem uma noção, os capitais próprios da Aracruz não chegavam a 2,4 mil milhões de dólares em 2008.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por pdcarrico » 20/7/2010 19:20

Esclarecendo a questão da dívida. Existem 150 milhões de dívida para ser reembolsada até 2013 - que é parte de um empréstimo bancário que é referente à aquisição da fábrica da celbi. E existem mais 50 milhões de empréstimos a vencer este ano.

Mas existe um programa de papel comercial, totalmente subscrito, de 265 milhões que por definição é crédito de curto prazo, mas renovável ... desde que haja crédito.

Na verdade os 300 que mencionei não são os créditos que vencem até 2012, mas sim um valor que imagino a altri devolva a credores.

Ora se lucrar 100 milhões este ano, mais outro tanto no próximo, e se somarmos amortizações de outros 100 (2010+2011) e tiramos um Capex de uns 30(2010+2011), dá uma sobra de 270. Ou seja há pouca margem de manobra para dar algum aos accionistas.

Por isso, por um lado temos uma empresa com uma estrutura de custos muito boa, com boas receitas, com um PER previsional estupidamente baixo, mas ainda assim a acção não sobe. O mercado quer curto prazo, e o que ele quer é soberano.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por pdcarrico » 20/7/2010 18:49

AlphaDraconisEP Escreveu::) Adivinhas-te o que te ia pedir :) deves ter bola de cristal :)

Eu não tenho um polvo no congelador ... mas tenho bacalhau. Talvez para adivinhar o que precises seja o necessário ;)

AlphaDraconisEP Escreveu:Ao ver os gráficos verifico que os preços mantiveram-se nos últimos dias (não baixaram como eu pensava) e os stocks tem vindo a baixar. Deduzo assim que caso o EUR/USD se mantenha ou baixe as produtoras de Papel deverão ver as suas cotações subir.

Sim, se o euro descer, seria natural que as exportadoras de produtos com preço indexado ao dólar se valorizem. O preço médio foex está em máximos de 920dol/ton, mas em euros está abaixo desse máximo. Em euros a tonelada está a 707, e já esteve a 752, quando o euro valia 1,20 (seis semanas atrás).

Mas atenção, estes preços são de pasta. Os preços de papel são outros. A altri não produz papel, produz pasta que é usada entre outras coisas para produzir papel. A Portucel produz pasta e papel, sendo que 2/3 da pasta que produz, serve como sub-produto para o papel e o resto venderá no mercado. Portanto o efeito de subida/descida do preço da pasta torna-se mais importante para a altri que por isso mesmo é uma acção de maior risco.

Atenção que os valores dos stocks são indicativos. Apenas se referem ao que está em portos. Não existem indicações dos stocks em consumidores e produtores. Para além disso há um delay de um mês.

AlphaDraconisEP Escreveu:Estranho pois a ALTRI e SEMAPA só subirem cerca de 0,5% pois no caso da ALTRI têm se mantido numa tendência decrescente nos últimos dias mantendo-se a marinar nos 4€. Mesmo a Portucel não têm evoluido acima dos 2,1€ ainda que hoje lá tenha subido mais de 1% para ficar nos 2,105€ :).

Na minha ideia o receio de abrandamento económico devia estar a ser compensado pela diminuição dos stocks o que poderia eventualmente até ser equilibrado via aumento do preço. Mas nada disso os investidores preferem esperar de fora.

BT

Eu tenho altri, mas tenho pouca confiança que suba no curto prazo. Com 800 milhões de dívida, dos quais 300 vencem num prazo de dois anos, fica difícil distribuir dividendos no curto prazo.

A minha expectativa é que se o preço da pasta corrigir mas ficar acima de 800 dólares, dentro de dois anos será possível reequilibrar a estrutura financeira e distribuir dividendo. E nessa altura, a confirmar-se essa perspectiva, a altri poderá valer muito mais.

O mercado ainda não paga para ver, por isso a acção não sobe. Agora como eu não quero perder a viagem dessa subida (que eu acredito que aconteça), já entrei. Mas dois anos é muito tempo. Muita coisa muda nesse tempo ... para pior e para melhor!
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por AlphaDraconisEP » 20/7/2010 17:23

pdcarrico Escreveu:Aqui fica um update dos preços da pasta em dólar e os stocks em portos europeus até ao mês passado.

O gráfico dos preços é do bloomberg (http://noir.bloomberg.com/apps/cbuilder ... BHKP%3AIND) mas os valores são semanais e calculados pela foex (www.foex.fi).

Os dados sobre os stocks estão no europulp. Quanto maior o stock maior a pressão de baixa no curto prazo. Quanto menor for ...

Verifiquem que em Janeiro de 2009 os stocks estavam muito altos porque por conta da crise reduziu-se muita a procura. No início de 2009, algumas exportadoras Brasileiras quase faliram por fazerem hedging cambial em excesso. A aracruz foi um exemplo, e isso provavelmente aumentou a necessidade de realização de capital, vendendo mais pasta e reduzindo ainda mais o preço. Pouco depois a Votorantim e a Aracruz juntaram-se - numa manobra que mais pareceu aquisição que fusão e deram origem à Fibria.

O hedging seria natural e compreensível, aliás o endividamento das produtoras de pasta é em dólar, casando-se assim uma despesa financeira com a receita, mas tendo sido feito exageradamente, por causa dos benefícios do diferencial de juros (carry trade) quase fez falir a Aracruz quando o dólar veio de 1,6 reais até 2,5 em pouco tempo. Aliás, boa parte dos compradores nessa "ladeira" foram exportadores a fazerem o off-set das suas posições vendidas em dólar.


:) Adivinhas-te o que te ia pedir :) deves ter bola de cristal :)

Ao ver os gráficos verifico que os preços mantiveram-se nos últimos dias (não baixaram como eu pensava) e os stocks tem vindo a baixar. Deduzo assim que caso o EUR/USD se mantenha ou baixe as produtoras de Papel deverão ver as suas cotações subir.

Estranho pois a ALTRI e SEMAPA só subirem cerca de 0,5% pois no caso da ALTRI têm se mantido numa tendência decrescente nos últimos dias mantendo-se a marinar nos 4€. Mesmo a Portucel não têm evoluido acima dos 2,1€ ainda que hoje lá tenha subido mais de 1% para ficar nos 2,105€ :).

Na minha ideia o receio de abrandamento económico devia estar a ser compensado pela diminuição dos stocks o que poderia eventualmente até ser equilibrado via aumento do preço. Mas nada disso os investidores preferem esperar de fora.

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por pdcarrico » 20/7/2010 17:04

Aqui fica um update dos preços da pasta em dólar e os stocks em portos europeus até ao mês passado.

O gráfico dos preços é do bloomberg (http://noir.bloomberg.com/apps/cbuilder ... BHKP%3AIND) mas os valores são semanais e calculados pela foex (www.foex.fi).

Os dados sobre os stocks estão no europulp. Quanto maior o stock maior a pressão de baixa no curto prazo. Quanto menor for ...

Verifiquem que em Janeiro de 2009 os stocks estavam muito altos porque por conta da crise reduziu-se muita a procura. No início de 2009, algumas exportadoras Brasileiras quase faliram por fazerem hedging cambial em excesso. A aracruz foi um exemplo, e isso provavelmente aumentou a necessidade de realização de capital, vendendo mais pasta e reduzindo ainda mais o preço. Pouco depois a Votorantim e a Aracruz juntaram-se - numa manobra que mais pareceu aquisição que fusão e deram origem à Fibria.

O hedging seria natural e compreensível, aliás o endividamento das produtoras de pasta é em dólar, casando-se assim uma despesa financeira com a receita, mas tendo sido feito exageradamente, por causa dos benefícios do diferencial de juros (carry trade) quase fez falir a Aracruz quando o dólar veio de 1,6 reais até 2,5 em pouco tempo. Aliás, boa parte dos compradores nessa "ladeira" foram exportadores a fazerem o off-set das suas posições vendidas em dólar.
Anexos
evolução preço pasta dolares.JPG
evolução preço pasta dolares.JPG (51.03 KiB) Visualizado 9638 vezes
evoluçãos dos stocks em portos europeus.JPG
evoluçãos dos stocks em portos europeus.JPG (50.96 KiB) Visualizado 9634 vezes
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por AlphaDraconisEP » 20/7/2010 9:22

luka Escreveu:AQUI FICA MAIS UMA
http://videos.sapo.pt/I6imYPMKVdFUjTc4yyZv
(o ponto de vista do Ulisses)

um abraço


Voltei a ouvir a opinião do Ulisses. Certamente os proximos dias vão ser determinantes para o caminho da acção.

Caso o USD baixe relativamente ao EUR acredito que isso irá impulsionar a ALTRI para cima e vice versa.

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], mquinaz e 131 visitantes