Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Champignon » 3/3/2010 1:35

helderjsm Escreveu:
Champignon Escreveu:E quais são os teus argumentos para o longo prazo helderjsm?

Sem ser a esperança...claro está :mrgreen:


Acho que já os citei aqui várias vezes. Mas em geral o que mais me convence na Martifer:
- O facto de apresentar cada vez mais lucros e ter um património cada vez mais elevado.
- PER baixíssimo (que apesar de não ser comparável com os outros anos, os lucros têm aumentado e é isso que se espera continuar)
- A PRIO que é o que tem dado mais prejuízos à Martifer deve ser vendida ainda este semestre.
- Aposta nas renováveis que apesar de ser uma área muito preenchida é também uma área da moda e que nos próximos 20 anos deve ser muito falada e que já está a trazer imensos benefícios fiscais por parte dos governos.
- Grande capacidade desta empresa em fazer novos contractos.
- Para 2010 tem imensos projectos a terminar.
- Incompetência dos analistas em acertar seja no que for. E portanto o target é meramente especulativo e o mercado não vai em cantigas.
- Recuperação económica está a encarecer de novo os materiais que trouxeram algum prejuízo à Martifer em 2009.

Neste momento são alguns dos pontos que me fazem acreditar na Martifer. De qualquer forma também estou consciente dos negativos que também não são poucos. Embora no geral discordo de muito do que li na nota de análise do BCP. E descerem o target apenas baseado em argumentos como "dificil leitura" (penso eu que era assim que dizia lá) dá que pensar da competência destes analistas. Já afirmei e volto a reafirmar que os analistas apenas apontam targets baseando-se muito em reacções de mercado e não de fundamentais.

Cumprimentos


Boa noite Helder.

Por acaso olhei à pouco para o relatório de contas de 2009.

A 1º coisa negativa que encontrei foi a sua...dificuldade de interpretação.

Por falar em PER...nunca lá falam do resultado por acção. Sinceramente acho isso inadmissível. É óbvio que chegamos lá fazendo umas contas...mas acho que é uma falta de respeito para com o accionista.
Mas em portugal, não é a única que o faz.

Bem não falando aqui dos imensos pontos quer positivos, quer negativos, quero só destacar aqui alguns factores reparei no relatório oficial.

Quando falas em resultados crescentes atenção. Repara nisto:

O Resultado Líquido atingiu um valor recorde de 100.2 milhões.



Acho isto mais uma vez um falta de respeito para com o accionista pois só lá para o meio do relatório, e quase perdido, encontramos isto...

Conclusão da venda da participação detida na Repower System
mais-valia de 160.9 milhões de euros em 2009


Ou seja se bem estou a ver em 2009 sem receitas extraordinárias teríamos...60.7 Milhões de prejuízo.

Isto é apenas um alerta.



Quanto ao PER baixo ( Para mim até era 0, porque a empresa deu prejuízo) é uma falsa ilusão.
O que interessa é o PER provisional. E neste campo o que vejo nos sectores onde actua a Martifer é:

-Nas estruturas metálicas... diminuição do volume de construção a nível global.

-Nas energias renováveis já escrevi noutro tópico isto sobre o sector. Vou transcrever.
Dentro das renováveis, ao contrário da maior parte das pessoas, eu não estou muito optimista. Vou explicar porquê.

Com esta moda e crescente procura, acho que levou a um sobrepovoamento do sector. Isto leva a uma concorrência feroz e a margens muito apertadas para ser competivo.
Isto leva a prejuízos ou magros resultados. Muitas empresas irão ter que fechar, para se limpar o sistema. Um pouco á imagem das tecnológicas em 2000.

Mantenho-me então mais optimista na chamada energia "convencional".



Não tenho uma análise consistente feita em relação á Martifer. O tempo não dá para tudo.

Mas quem queira investir nela, que tenha atenção aos factores que acima referi que julgo terem alguma importância.

Não estou com isto a dizer que a Martifer é uma empresa para se fugir dela, porque não fiz uma análise "como deve ser". Isto foi apenas o que me saltou mais á vista numa primeira abordagem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por deepo » 3/3/2010 1:11

O momento para entrada é um pouco arriscado.

Pode ser que aquele suporte mal amanhado segure o preço, senão há sempre a zona dos 2,50.

RSI, STOCH e MACD. Parece que querem inverter. Esperar por confirmação é bem feito.

O volume tem vindo a decrescer pela 2.ª sessão consecutiva.
Talvez estejam a diminuir os investidores que não acreditam neste papel.
Ou a aumentarem aqueles que acham esta zona de preço atractiva para entrar.

Estão bem implantados num sector que promete (bem como noutros...).

Agora...

A mm30 ainda está um bocado longe.

O preço ainda não virou.

As últimas notícias... provocaram azia a muita gente.

Sobre o facto de a I'M SGPS andar sempre a reforçar, pode ser visto de ambos os pontos de vista acima referidos.
Não faço idéia porque têm vindo a adquiri-las de uma forma periódica e tal...
Eles o saberão.

Bons negócios.
Anexos
MARTIFER.png
MARTIFER.png (15.81 KiB) Visualizado 4746 vezes
Nós iremos prevalecer.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 265
Registado: 29/11/2007 2:52
Localização: Porto

por helderjsm » 3/3/2010 0:35

Champignon Escreveu:E quais são os teus argumentos para o longo prazo helderjsm?

Sem ser a esperança...claro está :mrgreen:


Acho que já os citei aqui várias vezes. Mas em geral o que mais me convence na Martifer:
- O facto de apresentar cada vez mais lucros e ter um património cada vez mais elevado.
- PER baixíssimo (que apesar de não ser comparável com os outros anos, os lucros têm aumentado e é isso que se espera continuar)
- A PRIO que é o que tem dado mais prejuízos à Martifer deve ser vendida ainda este semestre.
- Aposta nas renováveis que apesar de ser uma área muito preenchida é também uma área da moda e que nos próximos 20 anos deve ser muito falada e que já está a trazer imensos benefícios fiscais por parte dos governos.
- Grande capacidade desta empresa em fazer novos contractos.
- Para 2010 tem imensos projectos a terminar.
- Incompetência dos analistas em acertar seja no que for. E portanto o target é meramente especulativo e o mercado não vai em cantigas.
- Recuperação económica está a encarecer de novo os materiais que trouxeram algum prejuízo à Martifer em 2009.

Neste momento são alguns dos pontos que me fazem acreditar na Martifer. De qualquer forma também estou consciente dos negativos que também não são poucos. Embora no geral discordo de muito do que li na nota de análise do BCP. E descerem o target apenas baseado em argumentos como "dificil leitura" (penso eu que era assim que dizia lá) dá que pensar da competência destes analistas. Já afirmei e volto a reafirmar que os analistas apenas apontam targets baseando-se muito em reacções de mercado e não de fundamentais.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por Gtony84 » 3/3/2010 0:28

Champignon Escreveu:E quais são os teus argumentos para o longo prazo helderjsm?

Sem ser a esperança...claro está :mrgreen:




A Fé pode ser considerado um argumento valido? :lol: :lol: :lol:

Ps: Pessoal, como é?? Quando é que marcamos uma manifestação dos "Martiferizados" á porta da Martifer?

(Martiferizados: Associação dos entalados na Martifer)


Criterios de entrada na associação:

- Ter Martifer com preço Médio acima de 3.40€
- Estar chateado com os manos Martins.
- Sentir-se enganado com as perspectivas criadas em volta da Martifer.
- Revoltado com o dividendo proposto de 0.10€ por acção.

:lol: :lol:

Aceitam-se inscrições :lol: :lol:

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 305
Registado: 29/12/2009 12:44
Localização: Condado de Meirinhas

por Champignon » 3/3/2010 0:16

E quais são os teus argumentos para o longo prazo helderjsm?

Sem ser a esperança...claro está :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

Re: calma....

por helderjsm » 2/3/2010 23:31

deepo Escreveu:
rasteiro Escreveu:... Eu tenho esperança nesta menina dai ir reforçando aos poucos, para ter margem de manobra.

Abraços



Vais reforçar a partir de agora ou, pelo contrário, tens vindo a reforçar ao longo da descida?

Cumprimentos


Segundo percebi aqui ele comprou a 3,20 e reforçou a 2,94.

Sinceramente também me sinto tentado a reforçar se cair mais um pouco. Eu sei que tecnicamente é um risco muito grande. Mas a Martifer é daquelas empresas que se fugir à manipulação dos mercados e ganhar liquidez tem muito mais margem para subir do que muitas outras empresas do PSI.

Claro que os argumentos do rasteiro não são muito bons para fazer compras: "eu tenho esperança".

No meu caso como já referi antes não me importo de esperar uns anos. Mas a curto prazo se fosse hoje não tinha feito de me meter na Martifer sem algum sinal de luz.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

Re: calma....

por deepo » 2/3/2010 23:19

rasteiro Escreveu:... Eu tenho esperança nesta menina dai ir reforçando aos poucos, para ter margem de manobra.

Abraços



Vais reforçar a partir de agora ou, pelo contrário, tens vindo a reforçar ao longo da descida?

Cumprimentos
Nós iremos prevalecer.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 265
Registado: 29/11/2007 2:52
Localização: Porto

por SMALL1969 » 2/3/2010 23:03

Acho que "tentativa rookie de segurar" define a minha opinião.

De qualquer forma, olha que eles estão nas compras desde os 2,50 e devem ter comprado até acima dos 4€, portanto não sei se estão a perder ou a ganhar.

Mais valia terem dito que tinham um plano para recomprar 10% da Martifer no mercado, ao longo de 2009/2010
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por PequenoInvest » 2/3/2010 21:38

SMALL1969 Escreveu:As compras já têm algum tempo e são constantes.
Para mim não fazem sentido nenhum, uma vez que são a conta-gotas. Feito assim, parece que tem como único objectivo uma tentativa rookie para segurar a cotação.


Se assim for, o sinónimo de "segurar" deve ser diferente entre mim e eles. Então nos últimos meses divergiu bastante.
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por SMALL1969 » 2/3/2010 21:36

As compras já têm algum tempo e são constantes.
Para mim não fazem sentido nenhum, uma vez que são a conta-gotas. Feito assim, parece que tem como único objectivo uma tentativa rookie para segurar a cotação.

Se existir OPA, o que eu aguardo mais tarde ou mais cedo, não seria a Mota a vender, mas provavelmente a comprar tudo para um dia mais tarde voltar a colocar em bolsa ao dobro (ver história recente da EFACEC).

Se pensarmos a irrealidade da cotação na colocação da MARTIFER em bolsa (com os cumprimentos de uma avaliação feita por excelentes profissionais certamente da nossa banca de investimentos) tudo o que os manos recomprarem a este preço é oferecido, e com a diferença ainda ficaram ricos para sempre.

Fora isto tudo, começo a gostar de ouvir chamarem lixo e nem vê-las etc. Normalmente é bom sinal.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por PequenoInvest » 2/3/2010 21:35

helderjsm Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:Podem-me dizer se estas "compras" são boas ou más? Ou no que é que isto interfere no título?

Não haverá menos espaço para oscilações (quer para cima ou para baixo) se uma quantidade maior de acções pertencerem a uma só pessoa/um só grupo?


Se calhar estão a prevenir-se contra uma eventual OPA (embora não vejo razões para isso dúvido que a Mota fosse vender a sua parte por menos de 10€ por acção). A empresa é deles mais umas acções ou menos umas acções tanto faz. Se alguém acredita na empresa são eles.

De qualquer forma a coisa está feia para as acções da Martifer. Não há mesmo mesmo interesse comprador :roll:


Tudo bem, mas mesmo assim não me responde ao que perguntei.
Não havendo tantas acções no mercado a possibilidade do título subir, diminui.
E (tirando a questão da OPA) o que ganham os irmãos martins com estas compras e acumulações?
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por helderjsm » 2/3/2010 20:04

PequenoInvest Escreveu:Podem-me dizer se estas "compras" são boas ou más? Ou no que é que isto interfere no título?

Não haverá menos espaço para oscilações (quer para cima ou para baixo) se uma quantidade maior de acções pertencerem a uma só pessoa/um só grupo?


Se calhar estão a prevenir-se contra uma eventual OPA (embora não vejo razões para isso dúvido que a Mota fosse vender a sua parte por menos de 10€ por acção). A empresa é deles mais umas acções ou menos umas acções tanto faz. Se alguém acredita na empresa são eles.

De qualquer forma a coisa está feia para as acções da Martifer. Não há mesmo mesmo interesse comprador :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por PequenoInvest » 2/3/2010 19:46

Podem-me dizer se estas "compras" são boas ou más? Ou no que é que isto interfere no título?

Não haverá menos espaço para oscilações (quer para cima ou para baixo) se uma quantidade maior de acções pertencerem a uma só pessoa/um só grupo?
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por Nyk » 2/3/2010 19:26

I"M SGPS reforça para 41,62% no capital da Martifer (correcção)
A I"M SGPS comprou 25 mil acções da Martifer reforçando para 41,62% do seu capital, informou esta última em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt



(corrige 26 de Dezembro por 26 de Fevereiro no segundo parágrafo)

A I’M SGPS comprou 25 mil acções da Martifer reforçando para 41,62% do seu capital, informou esta última em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo a mesma fonte os títulos foram adquiridos em bolsa pela empresa dominada por Carlos Manuel Marques Martins e Jorge Alberto Marques Martins, dia 26 de Fevereiro.

“Após estas transacções, a sociedade I’M SGPS, S.A., passou a ser titular de 41.620,473 acções representativas do capital social da Martifer SGPS, S.A. correspondentes a 41,62% do capital social e a 41,62% dos direitos de voto”, conclui o comunicado.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por marafado » 2/3/2010 14:45

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) inicia investimentos em energia eólica. Tempos de diversificação. Energia limpa e preço competitivo. Esses são alguns dos principais atrativos que estão levando a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a construir dois parques eólicos no nordeste, mais especificamente em Mossoró, no Rio Grande do Norte.


Como a composição dos custos ainda está sendo fechada a empresa não divulgou ainda o valor do investimento na empreitada. Mas, para a nova frente de geração energética a Chesf se associou a empresa portuguesa Martifer. No consórcio a Chesf tem uma participação acionária de 49%, cabendo a empresa portuguesa 51%. Dados divulgados semana passada na imprensa européia, apontam que a Martifer terminou o exercício de 2009 com lucros líquidos de 100,2 milhões de euros.


“A empresa tem interesse na geração de energia eólica pela grande potencialidade dos ventos no Nordeste, porque é uma energia limpa e está com o preço competitivo”, declarou o superintendente de projetos e construção de geração da Chesf, Ruy Barbosa.

Desde 1954, a principal matéria-prima da Chesf é a água do Rio São Francisco, usada para gerar energia elétrica.
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

Re: calma....

por rasteiro » 2/3/2010 10:41

no nosso PSIGeral, só vejo 1 ou 2 acções com intereese comprador, de resto , é o que está á vista.
Vasta veres as rentavilidades anuais de 2010 das cotadas, e dis-me lá quantas é que estão no VERDE.
pois é 2 ou 3, e as outras com perdas médias de 10 a 20%.
está tudo a levar por tabela, mas estou confiante, que os mercados irão começar a diminuir as perdas.


Abraços

PequenoInvest Escreveu:
rasteiro Escreveu:não devias desanimar assim tanto.
OK, fez minimo de 2.76, mas como transacciona poucas e os cofres estão quase vazios, vasta colocar lá uma ordem de 15.000mil ao melhor, e ela desçe logo 7 ou 8 céntimos.
Penso que foi isso que aconteçeu.
Estamos a fazer 1 ano que os mercados fizeram minimos, e depois foi subir gradualmente.
Eu tenho esperança nesta menina dai ir reforçando aos poucos, para ter margem de manobra.

Abraços


A questão é que não há qualquer interesse comprador desde há 2/3 meses. Nem um bocadinho.

Eu compreendo o Parabolic acabou de fazer e eu só não o faço porque não estou a prescisar do dinheiro e não estou para levar uma porrada forte. Mas se até daqui a 1 ano as coisas não estiverem melhor... :|
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: calma....

por PequenoInvest » 2/3/2010 10:32

rasteiro Escreveu:não devias desanimar assim tanto.
OK, fez minimo de 2.76, mas como transacciona poucas e os cofres estão quase vazios, vasta colocar lá uma ordem de 15.000mil ao melhor, e ela desçe logo 7 ou 8 céntimos.
Penso que foi isso que aconteçeu.
Estamos a fazer 1 ano que os mercados fizeram minimos, e depois foi subir gradualmente.
Eu tenho esperança nesta menina dai ir reforçando aos poucos, para ter margem de manobra.

Abraços


A questão é que não há qualquer interesse comprador desde há 2/3 meses. Nem um bocadinho.

Eu compreendo o Parabolic acabou de fazer e eu só não o faço porque não estou a prescisar do dinheiro e não estou para levar uma porrada forte. Mas se até daqui a 1 ano as coisas não estiverem melhor... :|
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por rufa » 2/3/2010 10:28

Suporte a 2,50 salvo erro :oops:

Cumps.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1386
Registado: 29/11/2007 12:52

calma....

por rasteiro » 2/3/2010 10:26

não devias desanimar assim tanto.
OK, fez minimo de 2.76, mas como transacciona poucas e os cofres estão quase vazios, vasta colocar lá uma ordem de 15.000mil ao melhor, e ela desçe logo 7 ou 8 céntimos.
Penso que foi isso que aconteçeu.
Estamos a fazer 1 ano que os mercados fizeram minimos, e depois foi subir gradualmente.
Eu tenho esperança nesta menina dai ir reforçando aos poucos, para ter margem de manobra.

Abraços




Parabolic Escreveu:Este lixo continua a cair, tendo hoje feito logo novo mínimo abaixo dos 2,90.

Como a minha ultima regra era largar tudo quando fizesse novo minimo, cumpri-a e não quero mais saber dela. Desiludiu em tudo. Nos resultados, no dividendo, nas perspectivas, os manos Martins não querem saber dela, etc.
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por Parabolic » 2/3/2010 10:16

Este lixo continua a cair, tendo hoje feito logo novo mínimo abaixo dos 2,90.

Como a minha ultima regra era largar tudo quando fizesse novo minimo, cumpri-a e não quero mais saber dela. Desiludiu em tudo. Nos resultados, no dividendo, nas perspectivas, os manos Martins não querem saber dela, etc.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 261
Registado: 21/3/2009 16:16

Ora bem....

por rasteiro » 1/3/2010 17:04

Eu já ando nesta vida á mais de 15 anos Ulisses, e sei bem, que o pessoal se deixa influenciar pelos dividendos.
Uns dias antes ou seja, no més em curso as acções com bons dividendos têm tendencia a subirem por causa ods dividendos.
apesar de normalmente ser um engano, porque á acções que não recuperam no outo dia a seguir do valor do dividendo.
Mas que o pessoal vai nessa ai isso vai, e é nessa altura que á que reduzir a carteira, no caso de subirem, que é normal.


Abraços


Ulisses Pereira Escreveu:rasteiro, por que é que o pessoal desata tudo a comprar? Para pagar os impostos desse dividendo? :roll:

Um abraço,
Ulisses
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por marafado » 1/3/2010 17:03

A Martifer está a acompanhar os projectos no Brasil relacionados com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e do Campeonato do Mundo de Futebol, com vista a poder fornecer estruturas metálicas para os novos estádios, avança a agência Lusa.

“Nas novas geografias em que estamos a apostar em relevo inclui-se o Brasil, e como não poderia deixar de ser há um interesse nas estruturas e estádios que vão ser construídas nos próximos seis anos até aos Jogos Olímpicos (do Rio de Janeiro)”, declarou hoje o presidente da Martifer, Jorge Martins.

O responsável, que falava na apresentação dos resultados anuais do grupo de Oliveira de Frades, acrescentou que 2010 será o ano em que a empresa “vai colocar a bandeira” no Brasil.

“O Brasil é um mercado em que ainda não temos capacidade produtiva instalada, mas já estamos a acompanhar tudo o que se passa nas grandes obras. 2010 é o ano em que colocaremos a bandeira das construções metálicas também no Brasil”, sublinhou.

Apesar de não ter referido projectos em concreto, Jorge Martins disse que “há 12 estádios que vão ser construídos ou remodelados”, pelo que a Martifer está a “acompanhar de perto todos os dossiers” para se “posicionar na construção”.

“Nunca seremos o empreiteiro do Estado, mas sim o fornecedor das estruturas metálicas”, acrescentou.

De acordo com a Lusa e sobre outras novas geografias a entrar, Jorge Martins referiu os EUA e aludiu ainda a um projecto de construção metálica na Líbia, apesar de ter ressalvado que este se encontra ainda numa fase muito embrionária
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

por Ulisses Pereira » 1/3/2010 16:56

rasteiro, por que é que o pessoal desata tudo a comprar? Para pagar os impostos desse dividendo? :roll:

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por rasteiro » 1/3/2010 16:50

o Dividendo não, e o pessoal quando faltar uma semana para o EX-Dividendo, desata tudo a comprar.
Repara que os irmãos Martins, compraram, milhares delas entre os 3.20 e 3.50.
Nunca se sabe se eles não andam outra vez ás compras.
Não tenho dúvida nenhuma do valor desta empresa.

Abraços


Ulisses Pereira Escreveu:Todos os argumentos que usaste são de longo prazo e não de curto prazo. Pensa nisso. ;)

Um abraço,
Ulisses
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por Ulisses Pereira » 1/3/2010 16:37

Todos os argumentos que usaste são de longo prazo e não de curto prazo. Pensa nisso. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Google [Bot], malakas e 25 visitantes