Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Parabolic » 18/12/2009 12:30

Qualquer dia, os manos Martins ainda lançam uma OPA ao restante capital da Martifer. Têm vindo a acumular a estes níveis, é o projecto da vida deles, podem chegar a acordo com a Mota para comprar a parte deles... Não é totalmente descabido pensar numa coisa dessas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 261
Registado: 21/3/2009 16:16

Não sei por quê....

por rasteiro » 18/12/2009 12:19

Mas algo me diz que esta menina vai dar um salto ainda hoje.
Os cofres andam com muitas mexidas, e já foi aos 3.37.
Por isso á que estar atento aos irmaõs Martins, que eles andam ás compras novamente.
Também uma acção que foi privatizada a 8.00€, e está a menos de metade, é claro que eles não são burros.

Vou aguardar e ficar com aminhas em carteira, pois como disse vais er a minha aposta de 2010.

Abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por Nyk » 18/12/2009 8:48

Martifer admite vender parques eólicos no Brasil
A Martifer poderá recorrer à alienação de activos para financiar o investimento em parques eólicos no Brasil, onde conquistou esta semana contratos que lhe permitirão avançar com a construção de vários parques eólicos, com uma potência total de 217,8 megawatts (MW).

--------------------------------------------------------------------------------

Miguel Prado
miguelprado@negocios.pt


A Martifer poderá recorrer à alienação de activos para financiar o investimento em parques eólicos no Brasil, onde conquistou esta semana contratos que lhe permitirão avançar com a construção de vários parques eólicos, com uma potência total de 217,8 megawatts (MW).

"Além das habituais fontes de financiamento junto da banca, terá que se ter em conta também a possibilidade de alienação de alguns dos activos em carteira na área eólica (104 MW), no Brasil ou em outros países", revelou o administrador financeiro da Martifer, Mário Couto, ao Negócios.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

Re: Bem....

por Dansousa » 17/12/2009 18:22

rasteiro Escreveu:Estava neste preciso momento a pensar a mesma coisa, mas por acaso, não sei se só foi a ordem de 1 pessoa ou várias.
penso que foi nestes valores e até aos 3.50, que elas andaram sempre a anunciar a compra de acções por isso á que estar descansado.....
Os MANOS Martins estão novamente no mercado a comprarem......................

Abraços


Da ultima vez foi, 3.74~~3.45~~3.39 e compraram 15.000 (5.000+5.000+5.000), as quantidades isoladamente até nem foram nada de especial só que somadas já vão em 41,58%, falta ainda saber que interferência as compras tiveram nas cotações do próprio dia, como pode ter acontecido no dia de hoje (atenção, estou simplesmente a especular).

Abraço :wink:
DS
Anexos
TRAN26185.pdf
(168 KiB) Transferido 173 Vezes
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

Re: Bem....

por rasteiro » 17/12/2009 17:48

Estava neste preciso momento a pensar a mesma coisa, mas por acaso, não sei se só foi a ordem de 1 pessoa ou várias.
penso que foi nestes valores e até aos 3.50, que elas andaram sempre a anunciar a compra de acções por isso á que estar descansado.....
Os MANOS Martins estão novamente no mercado a comprarem......................

Abraços

Dansousa Escreveu:
rasteiro Escreveu:Limparam-nas todas até aos 3.35, e assim fechou enalterada.

Sim senhor linda menina, que já me estavas a ASSUSTAR!!!!!!!!

Vamos ver como corre amanhã

Abraços


Devem ter sido os manos Martins :mrgreen: :mrgreen: , eles devem estar prestes a aparecer :lol: ......

Cmpts
DS
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Bem....

por Dansousa » 17/12/2009 17:44

rasteiro Escreveu:Limparam-nas todas até aos 3.35, e assim fechou enalterada.

Sim senhor linda menina, que já me estavas a ASSUSTAR!!!!!!!!

Vamos ver como corre amanhã

Abraços


Devem ter sido os manos Martins :mrgreen: :mrgreen: , eles devem estar prestes a aparecer :lol: ......

Cmpts
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

Bem....

por rasteiro » 17/12/2009 17:38

Limparam-nas todas até aos 3.35, e assim fechou enalterada.

Sim senhor linda menina, que já me estavas a ASSUSTAR!!!!!!!!

Vamos ver como corre amanhã

Abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por PequenoInvest » 17/12/2009 16:36

PJ.Gomes Escreveu:Bem, para algum lado terá de ir...


Para baixo, tendo em conta os últimos minutos...
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

Valores de investimento/receitas

por jmmmaia » 17/12/2009 16:15

Quando se afirma que a Martifer ganhou projectos no valor de 217,8 MW, suponho que seja MWh, isto a trabalhar a 100% (valor dificil de atingir), teriamos uma produção diária de 5227 MW e uma anual de 1 907 930 MW, o que representa a um valor médio de 59 euros o MW produzido, cerca de 112 568 000 euros anuais. Isto seria uma receita de exploração, teria que se retirar o valor operacional e outros custos adicionais, pelo que suponho que os 72 M€ apontados seriam já o valor de lucro anual.
BN
 
Mensagens: 6
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: Fernão Ferro

por PJ.Gomes » 17/12/2009 11:47

Bem, para algum lado terá de ir...
Anexos
Martifer...png
Martifer...png (106.3 KiB) Visualizado 5109 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 10/8/2009 14:20
Localização: Kosovo

Para mim

por rasteiro » 17/12/2009 11:00

vai ser a minha aposta em 2010
Por isso já estou a entrar de mansinho.
No ano que vém vou apostar tudo em 4 acções.
Esta é a primeira a entrar antes do final do ano.Outras virão......


Abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Research

por rufa » 17/12/2009 10:01

LISBOA, 16 Dez (Reuters) - Esta é uma série de comentários
de analistas aos nove projectos eólicos ganhos pela Martifer
no Brasil, num total de 217,8 megawatts (MW).
[ID:nLDE5BE0VM]
Negociaram-se 82.890 acções da Martifer a descer 1,18 pct
para 3,36 euros.
Seguem comentários de analistas:

CAIXA BI
RECOMENDAÇÃO: Buy
PRICE TARGET: 4,85 euros

"Manifestamo-nos favoravelmente no que concerne ao desfecho
do leilão. Estes projectos foram indicados no Investor Day como
um objectivo da empresa e reforçam o pipeline do grupo na área
das energias renováveis."

ES RESEARCH
RECOMENDAÇÃO: Neutral
PRICE TARGET: 4,2 euros

"Opinião: potencialmente positivo para a Martifer. Há
algumas interrogações a serem clarificadas à medida que o
investimento e o 'load factor' médio para os parques eólicos são
ainda desconhecidos.
Fizemos alguns cálculos e chegámos a um impacto positivo
estimado de 0,07 euros por acção para a Martifer."

BPI
RECOMENDAÇÃO: Hold
PRICE TARGET: 4,15 euros

"Impacto Neutral. A média de tarifas baixa deverá estar
relacionada com os fortes 'load factors' no país que, de acordo
com os comentários anteriores da Martifer, deverão situar-se bem
acima das 3.000 horas.

MILLENNIUM INVESTMENT BANKING
RECOMENDAÇÃO: Comprar, Risco elevado
PRICE TARGET: 4,15 euros

"O comunicado da empresa é parco na informação não
permitindo, nomeadamente em termos de 'load factor e potenciais
margens operacionais, perceber o impacto real na valorização da
empresa.
No entanto, podemos mencionar o seguinte: esta capacidade,
uma vez instalada multiplica por três a capacidade total
instalada da Martifer Renováveis; as tarifas vieram cerca de 20
pct abaixo do que seria razoável, significa portanto que os
'load factors' terão que ser elevados para compensar a perda de
receita via preço.
Tudo o resto constante e admitindo 'load factors' médios
de 30 pct, estes parques deverão registar 'load factors' na
ordem dos 35 pct, desta forma compensando, tarifas menos
interessantes, não será de estranhar tendo em conta que se
localizam no Norte do Brasil não muito longe da linha do
Equador".

(Por Patrícia Vicente Rua)
((---Lisboa Editorial 351 21 3509207,
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:
patricia.rua.reuters.com@reuters.net)

Cumps.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1386
Registado: 29/11/2007 12:52

por SMALL1969 » 16/12/2009 22:22

Parabolic Escreveu:A sangria continua...

Só para se ter uma ideia de quanto ridicula é neste momento esta cotação da Martifer em termos ...

2...A Martifer em 31.12.2008 estava a 3,80. Ora para incorporar só esta valorização da participação na EDP, a cotação tinha de estar no mínimo a 3,87. E está a 3,36. E isto é sem contar com a recuperação económica, o resto dos negócios que tem as obras que tem ganho, os projectos que tem feito, etc.


Desculpa mas isto não faz qualquer sentido.
Quem te diz a ti que a cotação de 31.12.2008 a 3,80 era justa e reflectia a verdade e sobretudo expectactivas reais para a empresa? Achas que a bolsa é sempre perfeita?

disclosure: Possuo acções Martifer a 3,40s
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por SMALL1969 » 16/12/2009 22:00

Parabolic Escreveu:A sangria continua...

Só para se ter uma ideia de quanto ridicula é neste momento esta cotação da Martifer em termos ...

2...A Martifer em 31.12.2008 estava a 3,80. Ora para incorporar só esta valorização da participação na EDP, a cotação tinha de estar no mínimo a 3,87. E está a 3,36. E isto é sem contar com a recuperação económica, o resto dos negócios que tem as obras que tem ganho, os projectos que tem feito, etc.


Desculpa mas isto não faz qualquer sentido.
Quem te diz a ti que a cotação de 31.12.2008 a 3,80 era justa e reflectia a verdade e sobretudo expectactivas reais para a empresa? Achas que a bolsa é sempre perfeita?

disclosure: Possuo acções Martifer a 3,40s
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por Dansousa » 16/12/2009 17:34

Mac123 Escreveu:Um abraço e BN
PS: Um bem hajas Dansousa


Abraço e não te enerves muito ... :wink:
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por jlmf » 16/12/2009 17:10

Mac123 Escreveu:
JLMF Escreveu:Não é obrigatório que alguém esteja a mentir.

É tudo uma questão de expectativas...


Estou de acordo com esta afirmação, e penso que a expectativa da EDPR será outra a ter em conta, pelo facto de ter decidido na vespera do leilão não entregar as garantias que lhe davam acesso ao mesmo.


Qual será a empresa que não quer investir num mercado, que para mim, é o actual mercado mais emergente, o Brasil?

Acho que andamos todos aqui a procurar justificações para o que está acontecer com este papel, e com razão, agora expectativas não será bem a razão deste descida. Para mim tem que haver outro filme por detrás disto porque há muita coisa que não faz sentido. Eu sei que faz parte dos mercados, mas esta excede-se um pouquinho mais.

Um abraço e BN
PS: Um bem hajas Dansousa



Talvez não seja má ideia começar por perceber como funcionam os leilões que atribuem esse projectos e como os vencedores ficam vinculados aos valores de venda da energia a produzir durante o período contratual. Aliás basta analisar a lista inicial e a final de participantes no leilão, assim como para qualquer leigo é fácil perceber que a energia eólica é e ainda será por algum tempo mais cara que a térmica e talvez com o valor das taxas de carbono a diferença se amenize mas, o valor rateado corresponde ao valor da térmica.

Se a EDPR e, ou, outros que desistiram tem eventualmente uma estrutura logistica ou financeira que difere da Martifer colocando-os em qualquer desvantagem em relação a esta pois não deixa de ser uma questão a analisar, mas claro que discordo em absoluto do ponto de vista de que, por ser o Brasil um mercado apetecivel, de uma forma geral, actualmente, em todas as condições, as diversas empresas queiram investir, como foi afirmado.

Quanto a estarmos a procurar justifiçações, é de facto mistificação, o que interessa são factos traduzidos em valores e foi só isso que eu mencionei na optica de uma tomada de decisão por parte de um dos actores do mercado. Está certa esta decisão? Cada um e o tempo serão juízes.
 
Mensagens: 982
Registado: 29/11/2007 4:15
Localização: Genebra

por Elias » 16/12/2009 16:52

Mac123 Escreveu:Acho que andamos todos aqui a procurar justificações para o que está acontecer com este papel, e com razão, agora expectativas não será bem a razão deste descida. Para mim tem que haver outro filme por detrás disto porque há muita coisa que não faz sentido. Eu sei que faz parte dos mercados, mas esta excede-se um pouquinho mais.


Mac, tem tudo a ver com expectativas. Até aquilo que acabas de escrever mostra que tu tinhas expectativas contrárias ao que o mercado está a fazer...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por 1_Mac_3 » 16/12/2009 16:48

JLMF Escreveu:Não é obrigatório que alguém esteja a mentir.

É tudo uma questão de expectativas...


Estou de acordo com esta afirmação, e penso que a expectativa da EDPR será outra a ter em conta, pelo facto de ter decidido na vespera do leilão não entregar as garantias que lhe davam acesso ao mesmo.


Qual será a empresa que não quer investir num mercado, que para mim, é o actual mercado mais emergente, o Brasil?

Acho que andamos todos aqui a procurar justificações para o que está acontecer com este papel, e com razão, agora expectativas não será bem a razão deste descida. Para mim tem que haver outro filme por detrás disto porque há muita coisa que não faz sentido. Eu sei que faz parte dos mercados, mas esta excede-se um pouquinho mais.

Um abraço e BN
PS: Um bem hajas Dansousa
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por TIO PATINHAS » 16/12/2009 16:34

Acompanho as análises e opiniões sobre a Martinfer há algum tempo e, neste momento, gostaria de conhecer a opinião dos mais experientes sobre qual o momento de comprar este título, pois eu estou " agarrado" nos 4,36 e, queria recuperar, nem que fosse a médio prazo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 79
Registado: 29/11/2007 13:53
Localização: Venda do Pinheiro

por jlmf » 16/12/2009 16:25

Não é obrigatório que alguém esteja a mentir.

É tudo uma questão de expectativas...


Estou de acordo com esta afirmação, e penso que a expectativa da EDPR será outra a ter em conta, pelo facto de ter decidido na vespera do leilão não entregar as garantias que lhe davam acesso ao mesmo.
 
Mensagens: 982
Registado: 29/11/2007 4:15
Localização: Genebra

por Elias » 16/12/2009 16:07

Parabolic Escreveu:Há aqui algo que não faz sentido: então o Jorge Martins diz que saiu a lotaria à Martifer e o BPI diz que a empresa vai perder dinheiro com este negócio...

Quem estará a dizer verdade/mentira estará de certeza a comprar/vender no mercado.

Se fosse o Jorge Martins estar a mentir para vender no mercado, teria de comunicar as vendas. Como isso não aconteceu, assumo que tenha sido o BPI a mentir, pelo que devem andar a acumular no mercado.


Não é obrigatório que alguém esteja a mentir.

É tudo uma questão de expectativas...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por helderjsm » 16/12/2009 16:06

Parabolic Escreveu:Há aqui algo que não faz sentido: então o Jorge Martins diz que saiu a lotaria à Martifer e o BPI diz que a empresa vai perder dinheiro com este negócio...

Quem estará a dizer verdade/mentira estará de certeza a comprar/vender no mercado.

Se fosse o Jorge Martins estar a mentir para vender no mercado, teria de comunicar as vendas. Como isso não aconteceu, assumo que tenha sido o BPI a mentir, pelo que devem andar a acumular no mercado.


Epá eu ainda não percebo muito bem da coisa. Mas já viram bem a diferença entre ordens de compra e ordens de venda? A força parece estar largamente na força compradora:

http://www.euronext.com/trader/advanced ... ectedMep=5

Será que é só para inglês ver? Mas concordo contigo parece que o título está a ser manipulado. Aliás tem-me dado a sensação que nos últimos dias a força vendedora tinha vindo a dissipar-se só hoje é que ganhou novo fôlego. Será que são os daytraders que compraram ontem e hoje estão com receio?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por Parabolic » 16/12/2009 16:02

A sangria continua...

Só para se ter uma ideia de quanto ridicula é neste momento esta cotação da Martifer em termos fundamentais:

1)A Martifer recebeu em dinheiro vivo 270 milhoes de Euros pela venda da Repower. Para além disso tem 18 milhões de acções da EDP que, à cotação de hoje (3,08) vale 56 milhões, o que somado ao cash da Repower dá cerca de 330 milhões de Euros.

A empresa tem 100 milhoes de acções, o que dá à data de hoje uma market cap de 336 milhões. Ou seja, só o cash e a participação na EDP vale a empresa toda em bolsa. Para o mercado, os parques eólicos, os projectos de metalomecânica, construção, etc que a Martifer tem,não valem nada.


2)Como disse, a Martifer tem 18 milhões de acções da EDP. A EDP em 31.12.2008 estava a 2,70 e hoje está a 3,08, ou seja a participação da Martifer valorizou-se cerca de 7 milhões de Euros face a 31.12.2008,o que dá um valor por acção de 7 cents (a Martifer tem 100 milhões de acções). A Martifer em 31.12.2008 estava a 3,80. Ora para incorporar só esta valorização da participação na EDP, a cotação tinha de estar no mínimo a 3,87. E está a 3,36. E isto é sem contar com a recuperação económica, o resto dos negócios que tem as obras que tem ganho, os projectos que tem feito, etc.

De facto o Mr.Market às vezes teima em continuar cego e em não olhar para as coisas como elas são. Se alguém leu o “Little Book that beats the market” percebe isto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 261
Registado: 21/3/2009 16:16

por kknd » 16/12/2009 13:50

Repara:

"Como a electricidade que a Martifer Renováveis irá fornecer ao abrigo deste contrato é estimada em 1,23 milhões de MWh, a receita total que a Martifer deverá encaixar ao longo do contrato ascenderá a 185,4 milhões de reais (72 milhões de euros), segundo as contas do Negócios. "

Esta noticia é referente ao 1º dos 16 leilões...
 
Mensagens: 231
Registado: 14/8/2009 12:27
Localização: 14

por Parabolic » 16/12/2009 13:44

Há aqui algo que não faz sentido: então o Jorge Martins diz que saiu a lotaria à Martifer e o BPI diz que a empresa vai perder dinheiro com este negócio...

Quem estará a dizer verdade/mentira estará de certeza a comprar/vender no mercado.

Se fosse o Jorge Martins estar a mentir para vender no mercado, teria de comunicar as vendas. Como isso não aconteceu, assumo que tenha sido o BPI a mentir, pelo que devem andar a acumular no mercado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 261
Registado: 21/3/2009 16:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], OCTAMA, PMP69 e 89 visitantes