Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PequenoInvest » 10/12/2009 16:03

PJ.Gomes Escreveu:Uma coisa que acho estranho é nunca se ter ouvido nada rigorosamente nada, por parte da martifer do suposto Road-show que iria fazer, ou que já fez penso eu, mas como não se ouviu falar nada..estranho...


Essa estranheza já foi manifestada várias vezes por aqui. De facto, ouvi falar no road-show antes da sua realização mas depois do mesmo... nem uma palavra.
Se o road-show nos EUA proporcionou tão boas notícias (foi na altura que a Martifer subiu aos 4,50 €) porque razão não houve notícias da Europa? Será que foi um fracasso?
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por PJ.Gomes » 10/12/2009 16:01

Amigo podes dizer qual a fonte dessa avaliação?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 10/8/2009 14:20
Localização: Kosovo

Martifer e EDP top-picks para 2010

por ebitda » 10/12/2009 15:49

A EDP e a MARTIFER são as Top-picks para 2010. A EDP pelo baixo risco, associado ao foco verde das energias renováveis, que lhe vão permitir uma margem mais elevada. Quanto à MARTIFER o risco/recompensa parece-me bastante atractivo. Esta é das poucas acções que em 2009 não valorizaram. Enquanto, por exemplo, a EDP Renováveis valorizou 24% e a Sonae SGPS 100% a Martifer continua apresentar uma desfasada desvalorização superior a 7% . Espero, por issso, uma forte valorização da Martifer já em 2010, tendo em conta a forte aposta das energias renováveis em todo o Mundo, como resulta, designadamente da cimeira de Copenhaga e o facto de a Martifer já estar bastante implementada nos EUA, Brasil , Austrália e em muitos outros países,com parcerias estratégicas. Para além disso, a Martifer já factura 130 milhões em painéis solares; tem parques eólicos em todo o Mundo; iniciou em Novembro a construção da barragem de Ribeiradio, no montante de 171milhoes de euros, em consórcio com a EDP. Por outro lado, nas Construções Metálicas, a carteiras de obras , no final do 3º trimestre, apresentou um valor de 307 milhões de euros, com um aumentou 43 milhões de euros face ao final de 2008.Recentemente ganhou o concurso para a construção de um estádio para o Europeu de Futebol e , face à grande experiência e inovação neste tipo de construções e às relações previlegiadas com o Brasil, espero que o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos no Brasil sejam uma boa oportunidade para a Martifer e a construtora, sua participada, Mota-Engil. Paralelamente tem a dívida bastante controlada, com o ganho financeiro de 160,9 milhões proveniente da venda da participação na Repower Systems, o que lhe permite dar-se ao luxo, já em 2010, de distribuir dividendos.
 
Mensagens: 23
Registado: 24/7/2009 14:55
Localização: 16

por PJ.Gomes » 10/12/2009 15:11

Isso com o gráfico semanal mas se repararmos, pelo menos está a aguentar-se já há 3 semanas nesses valores dos 3,40's parando para já a queda que vinha a ser seguida, é sinal que os compradores não a estão a deixar descer...espero bem que não se verifique a tua análise em baixa...é que actualizei o meu CM para 4,00€...espero que não tenha feito asneira...nem que espere uns 6 meses pelo menos...

Uma coisa que acho estranho é nunca se ter ouvido nada rigorosamente nada, por parte da martifer do suposto Road-show que iria fazer, ou que já fez penso eu, mas como não se ouviu falar nada..estranho...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 10/8/2009 14:20
Localização: Kosovo

por Dansousa » 10/12/2009 12:14

Será isto futurologia a mais????? Logo se vê, mas....

Cmpts
DS
Anexos
Martifer101209 semanal.PNG
Martifer101209 semanal.PNG (37.4 KiB) Visualizado 4848 vezes
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por SMALL1969 » 10/12/2009 11:46

SMALL1969 Escreveu:...
Coloquei compra a 3,44 hoje de manhã...levei com elas todas depois do almoço.

Tenho mais compra a 3,30s...vamos lá a ver se as vendo nos 3,70s....ou se marcham nos 3.60s....


Desta vez falhou o trade. Com venda nos 3.60s....só fez 3,59 e estão quase ao meu preço de entrada. Dou mais uma hipótese aos irmãos Martins (ou à Mota) de me pagarem os presentes de Natal...ou então desisto e reentra-se para o ano, com mais calma.

Também concordo que não estou a ver no boneco vontade em subir, mas como estamos no Natal, este ano à PPRs e os fundos têm que comprar qq coisa em Portugal, pode ser que isto ainda anime.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

Comissão Europeia aposta na energia verde!

por Manuel Maria do Bocage » 10/12/2009 11:32

(2009-12-09)

Comissão Europeia financia 15 novos projectos energéticos “verdes”

A Comissão Europeia aprovou hoje mais de 1500 milhões de euros para 15 projectos nos domínios da captura e retenção de carbono e da energia eólica offshore. Dos nove projectos de energia eólica aprovados, a Alemanha marca uma presença de peso, em cinco das propostas.

De acordo com a decisão da Comissão, 565 milhões de euros vão ser concedidos aos nove projectos de energia eólica offshore, enquanto que mil milhões de euros foram aprovados para os seis projectos de captura e retenção de carbono.

A maior fatia do financiamento para energia eólica offshore ( 150 milhões de euros) foi atribuída a um projecto internacional, que visa conectar parques eólicos da Alemanha, Suécia e Dinamarca numa solução combinada baseada em módulos. (...)

FONTE:
http://ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=8650
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:49
Localização: Aveiro

por PJ.Gomes » 10/12/2009 10:25

Sim é uma das hipóteses, contudo reparem que das 4 vezes que ela furou até à zona dos 3,35 a força compradora não a deixou descer mais e levaram-na novamente até à zona dos 3,40's, aconteceu novamente isso ontem e num dia muito negativo para a praça, os próximos dias o dirão, e quem sabe hoje pois até abriu mesmo em cima da LTD, vamos ver como o dia correrá.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 10/8/2009 14:20
Localização: Kosovo

por hmaavv » 10/12/2009 0:41

Concordo com a cunha , e parece que uma ida à zona dos 3,15/3,20 pode estar para breve
 
Mensagens: 197
Registado: 14/1/2008 0:05

por malakas » 10/12/2009 0:23

Boas,
Na minha opinião Martifer está a fazer uma cunha descendente, poderá fazer os seguintes movimentos:
- Com o fecho dos mercados americanos em alta poderá, amanhã ou depois (???), reagir em alta à LTA referida pelo P.Gomes e quebrar em alta a LTD.
- Se os mercados continuarem a tendência de queda terá uma elevada probabilidade testar a zona dos 3,25 e depois subir e romper a LTD.

Após romper a cunha descendente identifico como suporte a a zona dos € 3,13 e resistência a zona dos € 4,00.

Cumprimentos
Anexos
MARTIFER.png
MARTIFER.png (18.51 KiB) Visualizado 5084 vezes
 
Mensagens: 213
Registado: 29/11/2007 10:06
Localização: Lourinhã

Martifer no ponto de compra

por PJ.Gomes » 9/12/2009 17:31

Penso que as acções da Martifer terão atingido o ponto de compra, a analisar o mapa e a reacção ao tocar na LTA nos 3,37€, ainda por cima num dia como o de hoje tão negro para a bolsa nacional, sempre que a cotação tocou nesta LTA de 7 Meses reagiu bem apesar da última vez não ter sido muito acentuada, poderá ser o pontapé de saída para uma eventual recuperação, que dizem?
Anexos
Martifer.png
Martifer.png (91.55 KiB) Visualizado 5229 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 10/8/2009 14:20
Localização: Kosovo

por Marco Martins » 4/12/2009 23:08

A respeito do estudo da APREN, como 90% dos projectos eólicos da Ventinveste foram chumbados cá em Portugal, correspondentes a 11% do valor da Martifer, essa notícia até será má, pois beneficiará a concorrência.

[url]
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=397803
[/url]

Já o facto do BCP ter de prestar contas sobre as dívidas da Mota Engil, poderá ser bom para a Martifer, pois no caso de dívidas, este será um activo que eventualmente poderá ser vendido.... e assim provocará a subida das cotações....

[url]
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=399273
[/url]
 
Mensagens: 6435
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

por 1_Mac_3 » 3/12/2009 16:17

"O contributo dado pelas energias renováveis para a economia portuguesa deverá duplicar até 2015, segundo um estudo hoje apresentado pela Deloitte e pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), que estima que a contribuição por este sector aumente dos 1,3% face ao Produto Interno Bruto (PIB) em 2008, para 2,4% em 2015. ".Fonte Jornal de Negócios.

Agora pergunto: esta notícia tem algum impacto positivo na MARTIFER? :-k

Um abraço e BN
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por Marco Martins » 30/11/2009 22:33

É curiosa a proximidade destas duas notícias da Martifer... um estudo em Timor que ainda não deu em nada e curiosamente outra compra dos irmãos Martins...
Será que costuma haver notícias de quando eles vendem?

Tenho títulos da Martifer, mas estou um pouco apreensivo com o que se vai passar nos próximos tempos... grandes obras a serem paradas pelo tribunal de contas e com as declarações do Henrique Neto (http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=398647) que nada mais são do que aquilo que todos temos andado a assistir...
O problema é que tudo tem um limite! Normalmente é o fundo do poço... esperemos que neste caso, se atinja o limite da paciência mas sem atingirmos o fundo do poço!

mm.
 
Mensagens: 6435
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

por Nyk » 30/11/2009 20:30

Irmãos Martins compram 15 mil acções da Martifer por 52,9 mil euros
A I’M SGPS, detida por Carlos Martins e Jorge Martins, comprou 15 mil acções da Martifer entre os dias 11 e 26 Novembro, por 52,9 mil euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt


A I’M SGPS, detida por Carlos Martins e Jorge Martins, comprou 15 mil acções da Martifer entre os dias 11 e 26 Novembro, por 52,9 mil euros.

De acordo com um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa adquiriu, em bolsa, cinco mil acções no dia 11 de Novembro e 10 mil acções no dia 26.

No total, a I’M SGPS terá investido 52,9 mil euros na aquisições destas acções, e passou a deter 41.580.812 acções representativas do capital social da Martifer correspondentes a 41,58% do capital social e dos direitos de voto.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por PequenoInvest » 30/11/2009 15:54

"Martifer avalia potencial em energias renováveis
Timor-Leste com grande potencial nas áreas da energia hidroeléctrica, energia eólica e fotovoltaica


O grupo português Martifer está a proceder ao estudo do potencial de Timor-Leste em energias renováveis, devendo entregar o relatório final em Maio de 2010.

De acordo com o porta-voz do governo timorense, Ágio Pereira, o relatório preliminar já entregue pela empresa portuguesa, que desde 2008 está a fazer levantamentos em Timor-Leste, avança que o país possui um grande potencial nas áreas da energia hidroeléctrica, energia eólica, biomassa, energia geotérmica, energia fotovoltaica, biogás e combustíveis renováveis.

De acordo com o porta-voz do Governo, citado pela Lusa, estão a ser identificadas opções no que toca a fontes energéticas, sendo necessário efectuar estudos complementares para determinar quais as fontes mais viáveis em cada área."

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/emp ... -1728.html
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por Dansousa » 29/11/2009 11:42

bp1511 Escreveu:Olá pessoal, eu não acho que seja boa altura para entradas longas.

Quanto à Martifer é certo que ela deu ali dois toques seguidos na MM200 e subiu, o que se pode considerar positivo. As médias moveis de 9 e 30 dias dizem que é mais prodente estar quieto. A EDPR quebrou à dias a MM200, a ver vamos o que vai sair daqui.
Se fosse fazer uma entrada longa na Martifer era o mais perto possivel dos 3,18. Porquê este valor? Porque é mais fácil de meter um stop. Boa sorte a quem entrou longo.

Daniel, se quebrar essa LT, fechas a posição?


Bom dia bp, estás bom?
Bp, para já deixa-me agradecer-te a resposta. Quanto à tua análise, concordo com ela, aliás no meu "boneco" postado acima esse valor (3,18) está lá como referencia a suporte e era mais ou menos por esses valores que tencionava entrar, mas atendendo ao comportamento do titulo na reacção àquela Lta que tracei a verde e à reacção dos mercados na sexta-feira (embora ande bastante desconfiado) decidi antecipar o momento de entrada.

Quanto à possível quebra da Lta e consequente saída, sim em principio esse seria o comportamento correcto, mas não podemos esquecer de vários factores, como por exemplo:
1. Das ultimas vezes que a cotação se aproximou dessa Lta a tendência foi para lateralizar, por isso não podemos esquecer que desta pode acontecer o mesmo e uma quebra no intraday pode vir a revelar-se uma falsa quebra. Portanto essa quebra da Lta tem de ser muito bem vista.
2. Mesmo que a quebra da Lta se confirme, também não podemos esquecer que da quebra da Lta para o próximo suporte vão apenas ~~5%, o que pode levar a que se feche a posição na quebra da Lta e depois ela reagir no suporte e voltar acima.

Claro que se nos pusermos à espera que ela vá testando todos os suportes e não fecharmos a posição na quebra de um que nos seja mais próximo, estamos a piorar sistematicamente o rácio possível rentabilidade/risco....potencial ganho/perda.

Por fim e para responder à tua pergunta, tinha como intenção inicial não fechar a posição mesmo que a Lta quebrasse, mas o rumo dos mercados ditará se a intenção é para manter ou para alterar.

Bp, mais uma vez, obrigado.

Abraço
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por bp1511 » 29/11/2009 11:13

Olá pessoal, eu não acho que seja boa altura para entradas longas.

Quanto à Martifer é certo que ela deu ali dois toques seguidos na MM200 e subiu, o que se pode considerar positivo. As médias moveis de 9 e 30 dias dizem que é mais prodente estar quieto. A EDPR quebrou à dias a MM200, a ver vamos o que vai sair daqui.
Se fosse fazer uma entrada longa na Martifer era o mais perto possivel dos 3,18. Porquê este valor? Porque é mais fácil de meter um stop. Boa sorte a quem entrou longo.

Daniel, se quebrar essa LT, fechas a posição?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por bp1511 » 28/11/2009 23:25

Amanhã respondo-te.
Anexos
MARTIFER.png
MARTIFER.png (15.7 KiB) Visualizado 6266 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por Dansousa » 27/11/2009 19:50

Embora tenha quebrado a linha inferior do canal ascendente que vinha formando desde os mínimos de Março/09 (linha azul gráfico diário), hoje acabou por testar a Lta (a verde) que vinha formando desde meados de Abril e que tem servido de "mola" a cada toque que lhe é dado, espero que assim continue porque perante este cenário, decidi assumir o risco...sinceramente parece-me num bom ponto de entrada, mas..........a ver vamos.

Com aspecto menos bom, ficou o gráfico semanal, onde também se deu a quebra da linha inferior do canal ascendente, de qualquer forma a quebra pode não estar ainda consumada, a ver vamos o que a próxima semana nos reserva.

Cmpts
DS
Anexos
Martifer271109 semanal.PNG
Martifer271109 semanal.PNG (40.33 KiB) Visualizado 6483 vezes
Martifer271109.PNG
Martifer271109.PNG (44.15 KiB) Visualizado 6459 vezes
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por SMALL1969 » 26/11/2009 18:00

Eu a dizer mal da bolsa e estou fora há bastante tempo (excepto COR e FIN) ...e o meu trading plan a obrigar-me a comprar MARTIFER....

Então lá comprei umas MARTIFER, nem foi preciso ser nos 3,50s porque a ordem tinha expirado ontem.....SORTE! Coloquei compra a 3,44 hoje de manhã...levei com elas todas depois do almoço.

Podia ter comprado uns minutos depois a 3,40, mas não se ganha sempre.

Tenho mais compra a 3,30s...vamos lá a ver se as vendo nos 3,70s....ou se marcham nos 3.60s....
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por Luka! » 24/11/2009 17:24

Sobre a LTA estatisticamente tem reagido para cima... Por isso continuo comprando ...

Da ultima vez "escapou-me" eheheh... ... :wink:

um abraço
Luka
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por Dansousa » 24/11/2009 16:15

Eu vejo o boneco da Martifer, assim:

No gráfico diário, poderemos estar na iminência de uma quebra da Lta que vem sendo formada desde os mínimo de Março em simultâneo com a quebra de um triângulo simétrico (embora me pareça que esta quebra tenha sido tardia para ser considerada válida), o que diga-se em abono da verdade não se afigura nada bom para a acção.

Por outro lado, no gráfico semanal a cotação encontra-se no "buy point", a bater na linha inferior do canal ascendente que vem formando desde Março/09,uma entrada por esta zona pode revelar-se lucrativa mas não deixa de ser arriscada por todas as condicionantes apontadas.

Por fim, gostava de fazer referencia a algo que tenho vindo a acompanhar nesta acção e que muito tenho admirado, refiro-me ao trading plan do SAMLL1969 (entrada a 3.50`s e saída a 3.70`s), muito bom mesmo :clap: , tenho mantido esse trading plan debaixo de olho e gostava de ouvir a opinião do SMALL quanto à influencia dos possíveis cenários (anteriores) nesse mesmo trading plan. :lol: .

Cmpts :wink:
DS
Anexos
Martifer241109 semanal.PNG
Martifer241109 semanal.PNG (32.12 KiB) Visualizado 6917 vezes
Martifer241109.PNG
Martifer241109.PNG (36.59 KiB) Visualizado 6918 vezes
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

Martifer >> BUY POINT

por Luka! » 24/11/2009 15:46

Mac123 Escreveu:Porquê que os média não publicaram o Research da caixa BI :?: :?: :?:

Aqui fica:
"20 November 2009
Buy


4.85 Target Price


9M09 Results Comment
The facts: Martifer released results yesterday after market close. The management
holds a conference call today at 10:00 AM GMT.
Our analysis: Total turnover reached EUR 406m, thus entailing in a 15% y.o.y.
decrease, with a reduction in both metallic construction as well as energy equipments.
EBITDA margin improved due to better margin in the construction division, with the
9M09 figures standing at EUR 40m with a 9.8%. Below EBITDA line no major news,
with net income standing at EUR 114m (adjusted by Prio’s results and capital gains
from the sale of Repower’s stake)".

Porque será que esta não foi posta pública???



Mais interessante que o BUY da CAIXA (Target 4.85€)... Talvez seja esta noticia ... o desenvolvimento da actividade energia Solar ... e com uma excelente productividade qdo comparada com as congeneres ....
Empresa
Martifer já factura 130 milhões a fabricar painéis solares
Ana Maria Gonçalves
21/11/09 00:05

É a unidade mais automatizada de todo o mundo. A partir de Janeiro, a cadência de produção duplica face aos actuais 500 painéis. Destes, apenas 5% ficam em Portugal.

O ritmo é alucinante. A cada dois minutos chega ao final da linha de produção da fábrica da Martifer Solar, em Oliveira de Frades, um painel fotovoltaico. Uma cadência que em breve será reduzida para um minuto com o reforço da actual produção.

Considerada uma das mais modernas do sector à escala global, esta unidade choca pelo elevado nível de automatização e robotização.

A mais nova estrela no universo empresarial da Martifer, que hoje recebe o ministro da Economia, Vieira da Silva, emprega directamente na linha de produção apenas nove trabalhadores por turno. Pelo menos, para já. Dentro de dois meses passarão a 36. Um número que ainda assim fica muito aquém do impacto que tem na economia nacional.


Num sector em forte crescimento (solar), ter uma boa produtividade é um trunfo importante...

Tecnicamente>>>
estamos de novo no BUY POINT
(estou nas compras a aproveitar enquanto 'dura' a estes niveis ... )


:wink:
Anexos
MAR.LS-1-ano.png
Martifer >> BUY POINT
MAR.LS-1-ano.png (17.7 KiB) Visualizado 7001 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por PJ.Gomes » 24/11/2009 12:02

Parece que se estão a aguentar pelos 3,55 pelo menos, penso que a MA100 voltou a servir de suporte outra vez, que vem sendo uma tendência geral este ano após mínimos anuais, e tendo em conta a má performance do PSI hoje e a Martifer estar a subir talvez seja bom prenúncio, a verificar-se isso dizer-se-ia que está a um bom preço de entrada ou estarei errado... :? No meu caso acabei por reforçar a 3,56, com o intuito de reduzir o PCM para 3,93, pois mesmo assim bem alto :cry: , agora é só esperar uma subida à zona dos 3,80s se possível mais um pouco acima e salto fora...

Só uma dúvida, alguém sabe se o road-show pelo estrangeiro já acabou? Acho curioso não haver qualquer tipo de notícia em relação a esse road-show...mesmo por parte da Martifer.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 10/8/2009 14:20
Localização: Kosovo

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 66 visitantes