Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Análise Técnica

por ruipereiragomes » 2/11/2009 21:52

Boa noite, este é o meu primeiro post aqui no caldeirão e porque não começar logo com boas noticias :lol: ou se calhar não tão boas noticias.

Ora bem, isto segundo uma análise técnica não está com bons indicadores?

1º Média movél 10 dias cruzou a média móvel 50 dias (isso é bullish sign não é?)

2º Cotação acima da Média móvel 10, 50 e 100 (isso é bullish sign não é?)

3º MACD line acima dos 0 e superior à Signal Line (isso é bullish sign não é?)

4º MACD Histogram também muito apelativo.

5º Volume não subiu :evil: (isto estraga um bocado as contas não é?)

6º Parabolic SAR (pontinhos por baixo da cotação, isto é bullish não é?)

7º RSI (gostava que alguém me explicasse como se põe no gobulling o RSI "misturado" com no mesmo gráfico da cotação)

8º Stochastic Slow (ambas as linhas acima de 50 mas no entanto a linha azul cruzou "negativamente" a linha vermelha o que estraga um bocado a análise).

Ou seja, rapaziada que já percebe muito disto o que me têm a dizer?isto tá bem pensado?ou tá um post para levar "chumbo" de todos os mais velhos e sábios?

P.S: Desculpem não por os gráficos mas ainda não domino muito disto.
 
Mensagens: 6
Registado: 2/11/2009 17:57
Localização: 20

por SMALL1969 » 29/10/2009 13:05

Mais uma vez se verifica (e desta vez não tenho grandes dúvidas que deve mesmo ser verdade) que estas mega empresas serviam, e servem, para muitos se aproveitarem.

Então o filho do presidente da REN é advogado de uma das empresas que ganha contratos da REN e que está a ser investigada por corrupção activa na REN? Ui ui, o que virá aí de notícias negativas....Até o Vara está metido nisto, segundo os noticiários de ontem.

Logo agora que ia reentrar na REN.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por ejadias » 29/10/2009 12:41

pinto80 Escreveu:
ejadias Escreveu:Percebo pouco de análise técnica e ainda menos de análise fundamental:

...mas uma empresa que em 2009, e tendo em conta a conjuntura actual, aumenta quase 20% o seu lucro comparando com o periodo homologo, não me parece assim muito mau.

digo eu... :-k :)


Nem muito bom. tendo em conta as suas condições e protecções, talvez pudessem haver melhores resultados.

Esta é uma das acções em que não se esperam grandes oscilações...



Por mim está bem assim. :) No médio prazo se continuarem a pagar dividendos na ordem dos 5% anuais, parece-me um investimento com um retorno razoável.
(se fosse eu a mandar, reduzia os salários e prémios aos gestores, o resto pode continuar como até agora)
Saudações Bolsistas
 
Mensagens: 108
Registado: 24/3/2008 19:57

por pinto80 » 29/10/2009 2:04

ejadias Escreveu:Percebo pouco de análise técnica e ainda menos de análise fundamental:

...mas uma empresa que em 2009, e tendo em conta a conjuntura actual, aumenta quase 20% o seu lucro comparando com o periodo homologo, não me parece assim muito mau.

digo eu... :-k :)


Nem muito bom. tendo em conta as suas condições e protecções, talvez pudessem haver melhores resultados.

Esta é uma das acções em que não se esperam grandes oscilações...
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos
 
Mensagens: 424
Registado: 5/12/2007 22:29
Localização: Norte

por ejadias » 29/10/2009 0:04

Percebo pouco de análise técnica e ainda menos de análise fundamental:

...mas uma empresa que em 2009, e tendo em conta a conjuntura actual, aumenta quase 20% o seu lucro comparando com o periodo homologo, não me parece assim muito mau.

digo eu... :-k :)
Saudações Bolsistas
 
Mensagens: 108
Registado: 24/3/2008 19:57

por Nyk » 28/10/2009 20:44

REN garante que investirá mais de 200 milhões de euros neste trimestre
O administrador financeiro da REN, Rui Cartaxo, avaliou como muito satisfatórios os resultados obtidos nos primeiros nove meses do ano e deixou a garantia de que a REN cumprirá a promessa de investir este ano 500 milhões de euros, para o que terá de aplicar neste quarto trimestre quase 215 milhões.

--------------------------------------------------------------------------------

Miguel Prado
miguelprado@negocios.pt


O administrador financeiro da REN, Rui Cartaxo, avaliou como “muito satisfatórios” os resultados obtidos nos primeiros nove meses do ano e deixou a garantia de que a REN cumprirá a promessa de investir este ano 500 milhões de euros, para o que terá de aplicar neste quarto trimestre quase 215 milhões.

De Janeiro a Setembro a REN – Redes Energéticas Nacionais investiu 286,7 milhões de euros, mas no início do ano a administração liderada por José Penedos apontara como meta para 2009 um ‘capex’ de 500 milhões, no âmbito de um plano para o período 2009 a 2014 que prevê investimentos da ordem dos 2,5 mil milhões de euros.

“Neste sector é normal que haja uma concentração de investimentos na segunda metade do ano. Temos indicações de que quer na área eléctrica, quer no gás natural, os investimentos vão ser acelerados e irão atingir os 500 milhões de euros no final do ano”, afirmou Rui Cartaxo na conferência de imprensa sobre os resultados de Janeiro a Setembro.

Até Setembro a REN registou um resultado líquido de 116,3 milhões de euros, 7,6% acima do verificado nos primeiros nove meses de 2008. Numa base recorrente, o lucro da REN subiu 19,9%, para 90,5 milhões de euros.

“A melhoria dos resultados da REN tem a ver sobretudo com a melhoria do desempenho operacional e com o programa de investimentos que está a fazer. Os resultados financeiros continuam a melhorar”, afirmou o administrador financeiro da REN.

O presidente da REN, José Penedos, não esteve na conferência de apresentação dos resultados, por se encontrar em Espanha.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 28/10/2009 19:44

REN aumenta lucros em 7,6% com regulação mais favorável (act)
A Redes Energéticas Nacionais obteve um lucro de 116,3 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, mais 7,8% do que no período homólogo e também acima das previsões dos analistas. As melhorias ao nível operacional estão relacionadas com a regulação mais favorável e a descida dos custos financeiros.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@negocios.pt


A Redes Energéticas Nacionais obteve um lucro de 116,3 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, mais 7,8% do que no período homólogo e também acima das previsões dos analistas. As melhorias ao nível operacional estão relacionadas com a regulação mais favorável e a descida dos custos financeiros.

Os analistas contactados pela Reuters estimavam que o lucro da REN ascendesse a 109,7 milhões de euros.

As receitas subiram 3,4% para 478,8 milhões de euros e os custos operacionais aumentaram 1,9%, pelo que os resultados operacionais registaram um crescimento superior, em 5,4% para 203,1 milhões de euros.

Excluindo efeitos extraordinários, os lucros recorrentes subiram 19,9% para 90,5 milhões de euros e o EBITDA recorrente subiu 11%para 271,9 milhões de euros.

A empresa liderada por José Penedos, em comunicado, adianta que a subida dos lucros deve-se à progressão positiva do EBITDA e à descida dos custos financeiros. Estes desceram 5,1% para 44,8 milhões de euros, reflectindo a descida dos juros, apesar do substancial aumento da dívida em 20,2% para 2,089 mil milhões de euros.

A subida do EBITDA é explicada sobretudo pelo aumento verificado nos proveitos da remuneração dos activos regulados da electricidade.

Este reflecte as alterações regulatórias que foram efectuadas e que tiveram um impacto positivo na REN. Nomeadamente “o aumento da taxa de remuneração dos activos eléctricos (7,55% em 2009, contra 7% até 31 de Dezembro de 2008), e da introdução do prémio de 1,5% na remuneração dos activos entrados em exploração a partir de 1 de Janeiro”, adianta a empresa em comunicado.

Nos primeiros nove meses do ano a REN investiu 286,7 milhões de euros, mais 59,2% do que em igual período de 2008.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

Comentário aos Resultados 3ºT09

por joao5 » 28/10/2009 19:30

1. Aumento do RL em 8,2 milhões de EUR (ME). Cerca de 8% em termos relativos que no contexto actual me parece francamente positivo.
2. Aumento substancial da contribuição para o EBITDA do negócio GÁS. O negócio Gás contribuiu em 200809 com 33% do EBITDA e em 2009 essa contribuição ascendeu a 38%. Este negócio: i) gera maior margem (71%) que o da electricidade (57%) e ii) é mais dinâmico pois o volume de vendas cresceu 19% enquanto o volume de negócios da electricidade aumentou 8%, tendência que prespectiva uma melhoria de resultados para o futuro.
3. O Resultado por acção foi de 0,22 o que permite estimar um resultado anual por acção de 0,30. Considerando que no ano passado se obteve um resultado por acção de 0,24 estamos perante um crescimento de 25% no resultado por acção!
4. A mantêr-se o Pay-Out ratio, isto é a mesma proporção de dividendo distribuído relativamente ao ganho obtido, que no ano passado foi de 69% (0,165/0,24) então o dividendo esperado é da ordem dos 0,20 por acção - em termos liquidos de IRS 0,16 EUR por acção.
5. Considero que aos preços actuais, app 2,95, se trata de um excelente investimento, com um retorno de app 5,5% líquido de impostos e de risco insignificante.
Por último, a próxima (não sei quando mas em 2010 será certamente) privatização de uma tranche adicional por OPV trará uma visibilidade e liquidez ao título que o actual free-float (app 20%) não tem permitido.

Declaração de Interesses : Tenho 10.000 acções REN e muita pena de não ter mais...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 2/9/2005 17:52
Localização: Porto

por albrib » 28/10/2009 18:36

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt

A Redes Energéticas Nacionais obteve um lucro de 116,3 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, 7,8% acima do período homólogo e também acima das previsões dos analistas. O EBITDA subiu 11%.

Os analistas estimavam que o lucro da REN deveria ascender a 109,7 milhões de euros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 360
Registado: 17/12/2008 12:33
Localização: Açores

Resultados 3T09

por joao5 » 28/10/2009 18:19

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 2/9/2005 17:52
Localização: Porto

por ejadias » 28/10/2009 15:36

Já agora saliento (se é que isso interessa para alguma coisa) que as buscas se inserem na investigação de outras empresas que terão prestado serviços à REN:

"O presidente da REN mostra-se tranquilo em relação à investigação que a Polícia Judiciária está a realizar nas instalações da REN.

"Estou completamente despreocupado, porque a REN é uma casa transparente", afirmou o presidente da REN, em Madrid, quando confrontado pelo Económico com a informação de que a Polícia Judiciária está a realizar investigações em instalações da empresa. O responsável encontra-se na capital espanhola, no âmbito de um encontro da COTEC.

Segundo fontes ligadas ao processo, a Polícia Judiciária solicitou à REN e à Refer vários documentos sobre a prestação de serviços por parte de construtoras e empresas de manutenção de infra-estruturas. Em causa, segundo as mesmas fontes, estarão alegadas irregularidades relacionadas com estes serviços.

A informação sobre as buscas a estas empresas que têm o Estado como accionista foi hoje avançada pelo "Correio da Manhã".

Segundo a edição online do diário, agentes da PJ estão neste momento em locais de trabalho de administradores e funcionários de várias participadas do Estado, como são o caso da Rede Ferroviária Nacional (REFER) e da Rede Eléctrica Nacional (REN).

De acordo com a mesma fonte, estarão em causa crimes de corrupção, tráfico de influência e branqueamento de capitais, sendo que alguns administradores já teriam sido constituídos arguidos.

No entanto, fonte oficial da Refer garantiu ao Económico que "nenhum departamento ou responsável da REFER está a ser alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária".
"Esta polícia pediu à REFER algumas informações sobre terceiros, estando naturalmente e como sempre a Empresa a colaborar com as autoridades", acrescentou."

"Diário Económico, 28/10/2009
Saudações Bolsistas
 
Mensagens: 108
Registado: 24/3/2008 19:57

por PequenoInvest » 28/10/2009 14:12

"Administradores da REFER e REN alvo de buscas da PJ

A Polícia Judiciária de Lisboa está a realizar, esta manhã de quarta-feira, em coordenação com a directoria de Aveiro, buscas nos locais de trabalhos de administradores e funcionários da Rede Ferroviária Nacional (REFER), da Rede Eléctrica Nacional (REN) e de outras empresas detidas directa ou indirectamente pelo Estado, no âmbito de uma investigação relacionada com crimes económicos.

A notícia é avançada pela edição online do Correio da Manhã, que assegura que em causa estão crimes de corrupção, tráfico de influências e branqueamento de capitais, embora as autoridades se recusem a confirmar o âmbito exacto da operação.

O jornal garante ainda que, neste momento, existem já administradores constituídos arguidos, os quais foram já notificados e deverão ser ouvidos no primeiro interrogatório judicial, que terá lugar no Tribunal de Aveiro.

Entretanto, a decorrer estão igualmente buscas em departamentos das referidas empresas espalhados pelo País, tudo apontando para que, ainda durante esta manhã, novos arguidos possam ser constituídos.

Até ao momento, refere o CM, desconhece-se quantos arguidos já existem e quem são.

Em declarações ao jornal, fonte da REFER garantiu que a empresa está a prestar todo o apoio à Polícia Judiciária, recusando, porém, adiantar mais pormenores.

No entanto, a mesma fonte também terá deixado a garantia de que nenhuma das empresas-sede terá sido alvo de buscas, até ao momento."

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=418002
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por ejadias » 21/10/2009 23:23

bp1511 Escreveu:
ejadias Escreveu:Bem sei que este valor nada significa
mas depois desta andar a rondar os 2.999 e os 3 até me dá vontade de rir com este fecho :)


Olá,

Queres explicar porquê?


Penso que fechar a 2.999 ou 3.001 nada significa a nao ser aquele factor psicologico do " ah e tal fechou acima dos 3 euros!"

A minha vontade de rir vem do facto de me ter lembrado do tempo em que isto não era negociado a 0.001 e estes fechos não existirem.

Mas oxala amanha os mercados desçam e o pessoal se "refugie" na REN, por ser uma acção defensiva, como gostam de dizer os jornais... 8-)
Saudações Bolsistas
 
Mensagens: 108
Registado: 24/3/2008 19:57

por bp1511 » 21/10/2009 23:07

ejadias Escreveu:Bem sei que este valor nada significa
mas depois desta andar a rondar os 2.999 e os 3 até me dá vontade de rir com este fecho :)


Olá,

Queres explicar porquê?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por ejadias » 21/10/2009 23:00

Bem sei que este valor nada significa
mas depois desta andar a rondar os 2.999 e os 3 até me dá vontade de rir com este fecho :)
Anexos
ren.caldeirao.21.10.2009.JPG
ren.caldeirao.21.10.2009.JPG (11.21 KiB) Visualizado 6807 vezes
Saudações Bolsistas
 
Mensagens: 108
Registado: 24/3/2008 19:57

por Nyk » 15/10/2009 17:45

REN renova acordo com BIG para contratos de liquidez
A Redes Energéticas Nacionais (REN) anunciou que renovou, por 12 meses, o acordo com o Banco de Investimento Global (BIG) para os contratos de liquidez da empresa.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt


A Redes Energéticas Nacionais (REN) anunciou que renovou, por 12 meses, o acordo com o Banco de Investimento Global (BIG) para os contratos de liquidez da empresa.

A empresa revelou que “renovou, por um período de 12 meses o prazo do contrato celebrado em 13 de Outubro de 2008 com o Banco de Investimento Global, S.A. para a realização, por este intermediário financeiro, de operações de fomento de mercado relativamente às acções representativas do capital social da REN que se encontram admitidas à negociação no Eurolist by Euronext Lisbon”, de acordo com um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por bp1511 » 11/10/2009 19:58

...
Anexos
ren5.jpg
ren5.jpg (129.95 KiB) Visualizado 7207 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por ExoPT » 9/10/2009 23:37

Vou deixar aqui para julgamento dos mais experientes o meu primeiro post com gráfico aqui no caldeirão.

Penso que com esta formação se na próxima secção passar os 3,00 com volume considerado pode criar condições para uma boa subida.
Anexos
AT_REN.JPG
AT_REN.JPG (98.2 KiB) Visualizado 7429 vezes
 
Mensagens: 19
Registado: 3/9/2009 12:35
Localização: 14

por Ulisses Pereira » 9/10/2009 18:20

Ruela, tens que fundamentar isso.

O Caldeirão nasceu, há muiotos anos atrás, para combater os fóruns em que os posts eram: "PTM vai ao céuuuuuuuu!" ou "PArarede vai cair!". Aqui são precisos argumentos. Simples ou complexos. Técnicos ou fundamentais. Certos ou errados. Mas sem eles, o fórum perde todo o interesse e teremos que apagar essas mensagens...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Ruela » 9/10/2009 18:05

Grande cotada...Em breve vai abrir traçar para os 3,17€
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 69
Registado: 29/11/2007 12:52
Localização: ovar

por Bokas » 8/10/2009 19:00

A REN hoje deu um ar da sua graça, vinha em queda à 15 sessões, com um dado positivo, ou seja, o decréscimo do seu volume neste movimento. Hoje quis quebrar a sua LTd de curto prazo e verifica-se também o aumento progressivo do volume nas últimas sessões. Podemos traçar uma linha nos 2,95€ o que nos dá um padrão de triângulo descedente. A vela de hoje poderá ser a inviabilização deste padrão que apontava para novas quedas caso quebrado em baixa.
Anexos
REN_08_10_09.gif
REN_08_10_09.gif (51.35 KiB) Visualizado 7765 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por bEMdISPOSTO » 8/10/2009 15:13

Ok. E já agora, eu sou aquele que te está a cochichar ao ouvido o meu post anterior :lol:
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 922
Registado: 20/7/2009 22:35
Localização: Ventre da mãe

por DC89 » 8/10/2009 15:08

Pois cada um sabe da sua vida... Mas como não tenho nada e tu sim espero que nese caso suba.
:mrgreen:

Bons trades
Sect
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

por bEMdISPOSTO » 8/10/2009 14:48

Sect, eu jogo sempre na antecipação. E qual Xá do Irão, já sentenciei o título: condeno-o a quebrar a linha vermelhinha!

P.S. Posso parecer que estou a mandar bitaite tipo "fezada", mas para mim vai quebrar e vai mesmo, pois está em saldo! Não espero para ver se quebra nem ver se há confirmação, etc, eu sei que tá barata e é uma qestão de tempo até alguns graúdos se resolverem a entrar

Bons investimentos
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 922
Registado: 20/7/2009 22:35
Localização: Ventre da mãe

por bp1511 » 8/10/2009 14:27

...
Anexos
ren1.jpg
ren1.jpg (74.22 KiB) Visualizado 5486 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, aaugustob69, Alfa Trader, Bing [Bot], Ferreiratrade, Goya777, iniciado1, malakas, navaldoc, Opcard33, Rifical, sempreamesma, vasco007, zulu404 e 57 visitantes