Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por muadyb » 2/7/2009 16:06

luka, hoje tem andado em baixo. já teve nos 3.40 e ainda vai nos 3.44.

Fecha com valor de 3,42€.

Parece que nao foi desta, enfim.

:(
 
Mensagens: 288
Registado: 10/1/2008 17:18

por Luka! » 2/7/2009 8:40

muadyb Escreveu:
Espírito Santo Research reinicia cobertura da Martifer com potencial de subida de 49%
01-07-2009 11:34 por Canal de Negócios

A Espírito Santo Equity Research reiniciou a cobertura da Martifer, com um novo preço-alvo de 5,1 euros por acção, o que representa um potencial de subida de 49% face à cotação actual, segundo um resumo do "research" disponibilizado pela agência Bloomberg.

A recomendação é de “compra” e é sustentada por cinco ideias-chave, refere a equipa de “research” do banco de investimento do BES. Em primeiro lugar, os governos deverão impulsionar o crescimento das energias renováveis e as condições de mercado estão em vias de mudar. Depois, haverá menos crescimento na Europa em termos de parques eólicos, mas o sector deverá ser animado pelos EUA, Brasil e Austrália, estando a Martifer já presente nestes três mercados.

Em terceiro lugar, a unidade do sector da construção continua a ser a fonte de dinheiro do grupo e há boas perspectivas de aumentos das encomendas, refere a nota de análise.

Além disso, o dinheiro recebido da indiana Suzlon - 270 milhões de euros pela compra da participação da Martifer no capital social da Repower – deverá permitir um desenvolvimento mais rápido do plano de negócios da empresa liderada por Carlos Martins, sobretudo com o avanço dos parques eólicos de 400 megawatts, adianta o “research”.

Por último, a Espírito Santo Equity Research salienta que a subida dos preços das “commodities” agrícolas e a mistura obrigatória de biodiesel no óleo diesel em Portugal deverão dar uma “cor diferente” à unidade de negócio de agricultura e biocombustíveis da empresa.

A nota de análise aponta para a previsão de que as receitas da Martifer quase dupliquem entre 2007 (ano da entrada em bolsa) e 2009 (ou seja, mais 98% para mil milhões de euros) e que o EBITDA mais do que duplique (+130%), para 85 milhões de euros.

As acções da Martifer seguem a subir 1,46% para 3,47 euros.


Que axam desta noticia?

Cumps


Uma empresa de energias renovaveis , com a subida do crude , melhora a rentabilidade... : assim é perfeitamente normal ...
Graficamente também esta interessante ...

Acho que é perfeitamente normal a nota da casa de investimento ..
Anexos
MARTIFER.PNG
MARTIFER.PNG (241.25 KiB) Visualizado 4597 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por bp1511 » 2/7/2009 7:24

É isso. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por Dansousa » 2/7/2009 0:45

muadyb Escreveu:
bp1511 Escreveu:Fica a imagem...
Tracei uma LTA mas não lhe dou valor nenhum... nem posso dar. :lol:


Nao das valor nenhum a LTA pk?podemos saber?

Abraço


Deve ser porque ainda só tem dois toques (minimos) e não conseguem ainda confirmar essa Lta. Precisava de umas aproximações mais convincentes e com mais toques (pelo menos três) para a confirmar...digo eu....será bp1511???

Abraço

DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por muadyb » 2/7/2009 0:27

bp1511 Escreveu:Fica a imagem...
Tracei uma LTA mas não lhe dou valor nenhum... nem posso dar. :lol:


Nao das valor nenhum a LTA pk?podemos saber?

Abraço
 
Mensagens: 288
Registado: 10/1/2008 17:18

por bp1511 » 1/7/2009 17:35

Fica a imagem...
Tracei uma LTA mas não lhe dou valor nenhum... nem posso dar. :lol:
Anexos
martifer.jpg
martifer.jpg (66.22 KiB) Visualizado 4798 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por muadyb » 1/7/2009 16:51

bp1511 Escreveu:Não leves a mal, mas eu acho essa noticia, como muitas outras, uma "treta".
Logo meto um gráfico e digo porque acho muito interessante o papel.


Ok, Agradeço

Abraço
 
Mensagens: 288
Registado: 10/1/2008 17:18

por bp1511 » 1/7/2009 16:48

Não leves a mal, mas eu acho essa noticia, como muitas outras, uma "treta".
Logo meto um gráfico e digo porque acho muito interessante o papel.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por muadyb » 1/7/2009 16:44

Espírito Santo Research reinicia cobertura da Martifer com potencial de subida de 49%
01-07-2009 11:34 por Canal de Negócios

A Espírito Santo Equity Research reiniciou a cobertura da Martifer, com um novo preço-alvo de 5,1 euros por acção, o que representa um potencial de subida de 49% face à cotação actual, segundo um resumo do "research" disponibilizado pela agência Bloomberg.

A recomendação é de “compra” e é sustentada por cinco ideias-chave, refere a equipa de “research” do banco de investimento do BES. Em primeiro lugar, os governos deverão impulsionar o crescimento das energias renováveis e as condições de mercado estão em vias de mudar. Depois, haverá menos crescimento na Europa em termos de parques eólicos, mas o sector deverá ser animado pelos EUA, Brasil e Austrália, estando a Martifer já presente nestes três mercados.

Em terceiro lugar, a unidade do sector da construção continua a ser a fonte de dinheiro do grupo e há boas perspectivas de aumentos das encomendas, refere a nota de análise.

Além disso, o dinheiro recebido da indiana Suzlon - 270 milhões de euros pela compra da participação da Martifer no capital social da Repower – deverá permitir um desenvolvimento mais rápido do plano de negócios da empresa liderada por Carlos Martins, sobretudo com o avanço dos parques eólicos de 400 megawatts, adianta o “research”.

Por último, a Espírito Santo Equity Research salienta que a subida dos preços das “commodities” agrícolas e a mistura obrigatória de biodiesel no óleo diesel em Portugal deverão dar uma “cor diferente” à unidade de negócio de agricultura e biocombustíveis da empresa.

A nota de análise aponta para a previsão de que as receitas da Martifer quase dupliquem entre 2007 (ano da entrada em bolsa) e 2009 (ou seja, mais 98% para mil milhões de euros) e que o EBITDA mais do que duplique (+130%), para 85 milhões de euros.

As acções da Martifer seguem a subir 1,46% para 3,47 euros.


Que axam desta noticia?

Cumps
 
Mensagens: 288
Registado: 10/1/2008 17:18

por bp1511 » 1/7/2009 16:10

muadyb Escreveu:que axam da martifer no dia de hoje???

tem mantido a tendência de subida!

Cumps


Sim, está muito boa, mas não é de hoje, o volume hoje também está interessante.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por Bokas » 1/7/2009 16:08

Está com um volume interessante nesta sessão com cerca do triplo dos últimos 15 dias. Mas como tive oportunidade de dizer à uns dias só a considero interessante após quebra de resistência dos 3,50€- 3,55€ e ponto óptimo após fecho acima do máximo anual.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por muadyb » 1/7/2009 15:46

que axam da martifer no dia de hoje???

tem mantido a tendência de subida!

Cumps
 
Mensagens: 288
Registado: 10/1/2008 17:18

por Nyk » 26/6/2009 7:44

Análise
Investidores perdem 400 euros desde a estreia
Muitos dos investidores que participaram na oferta pública da Martifer terão aproveitado os primeiros dias de negociação para vender as acções obtidas e realizar mais-valias. Mas, certamente, há ainda quem mantenha estes títulos que, a preços actuais, continuam a gerar prejuízos.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt


Muitos dos investidores que participaram na oferta pública da Martifer terão aproveitado os primeiros dias de negociação para vender as acções obtidas e realizar mais-valias. Mas, certamente, há ainda quem mantenha estes títulos que, a preços actuais, continuam a gerar prejuízos.

Cada acção da Martifer custou, em Junho de 2007, 8 euros. Dada a elevada procura registada na operação, o rateio foi grande e, no máximo, cada investidor obteve 100 acções. A grande maioria conseguiu menos, num total de 90 títulos, pelos quais teve de pagar 720 euros.

Hoje, essa mesma carteira vale bem menos. Pouco mais de 300 euros, cifrando-se as perdas potenciais com estes títulos em 412 euros, isto sem considerar todos os custos associados à manutenção da carteira de acções.

Considerando as últimas dispersões na bolsa de Lisboa, e apenas de cotadas do sector da energia, além da Martifer também a EDP Renováveis dá prejuízo. A empresa presidida por Ana Maria Fernandes, que recentemente celebrou um ano em bolsa, está a cotar ligeiramente abaixo do preço de estreia, estimando-se em 211 euros as menos-valias.

A REN dá lucro, assim como a Galp Energia. A petrolífera é a "estrela" entre as últimas OPV da bolsa nacional. Quem comprou acções na primeira fase da oferta, solicitando o máximo na tranche dos pequenos subscritores, conta com ganhos potenciais de 2.561 euros. Se o pedido foi efectuado na tranche do público em geral o retorno é mais reduzido, de cerca de 1.400 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 26/6/2009 7:43

Balanço
Clarificar estratégia é a chave para Martifer recuperar em bolsa
A euforia que marcou a entrada da Martifer em bolsa, faz hoje dois anos, deu lugar à decepção. Um sentimento que se tem vindo a reflectir na bolsa. As acções valem hoje menos de metade do que aquando da estreia, uma queda acentuada que reflecte o clima de instabilidade que marcou os mercados nos últimos tempos, mas também as constantes mudanças de rumo na estratégia . Cumprir os projectos planeados e desenvolver as novas áreas de negócio, sem comprometer a solidez do balanço, é a chave para a recuperação dos títulos no mercado accionista.

--------------------------------------------------------------------------------

Raquel Godinho
rgodinho@negocios.pt


A euforia que marcou a entrada da Martifer em bolsa, faz hoje dois anos, deu lugar à decepção. Um sentimento que se tem vindo a reflectir na bolsa. As acções valem hoje menos de metade do que aquando da estreia, uma queda acentuada que reflecte o clima de instabilidade que marcou os mercados nos últimos tempos, mas também as constantes mudanças de rumo na estratégia .

Cumprir os projectos planeados e desenvolver as novas áreas de negócio, sem comprometer a solidez do balanço, é a chave para a recuperação dos títulos no mercado accionista.

Em Junho de 2007, a bolsa de Lisboa recebeu uma nova cotada: a Martifer. Uma empresa que originou grande interesse entre os investidores, que apesar dos 8 euros pedidos por cada acção, garantiram o sucesso da oferta pública de subscrição (OPS). Ontem, os títulos valiam 3,42 euros. Um valor 57% inferior aquele a que foram vendidas (no mesmo período o PSI-20 caiu 50%), e que é apenas uma pequena parte do recorde atingido. No primeiro dia de negociação as acções da nova empresa dispararam para o máximo histórico de 12 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 26/6/2009 7:42

Jorge Martins-Vice presidente da Martifer
"As energias renováveis já representam a maior parte do nosso negócio"
Jorge Martins, vice-presidente da Martifer, faz um balanço positivo dos dois anos da empresa em bolsa, mas reconhece que "as actuais condições de mercado são menos favoráveis" a empresas como a Martifer.

--------------------------------------------------------------------------------

Raquel Godinho
rgodinho@negocios.pt


Jorge Martins, vice-presidente da Martifer, faz um balanço positivo dos dois anos da empresa em bolsa, mas reconhece que "as actuais condições de mercado são menos favoráveis" a empresas como a Martifer.

Qual o balanço que faz dos primeiros dois anos da Martifer em bolsa?
O balanço dos últimos dois anos, para a Martifer, é positivo, apesar de estarmos a viver um período de elevada turbulência nos mercados financeiros e na economia em geral. O Grupo tem executado o seu plano de negócios sem grandes sobressaltos e os resultados tem correspondido em grande parte às nossas expectativas.

Acredita que se fosse hoje o IPO teria tido tanto sucesso?
As condições actuais de mercado são menos favoráveis a empresas com planos de negócio com elevado crescimento, como é a Martifer.

Pensa que os oito euros a que foram vendidas as acções na oferta pública de 2007 foi um preço exagerado?
O preço do IPO foi fixado pelo mercado, através do processo de "bookbuilding". E durante os seis meses seguintes ao IPO negociaram sempre acima desse preço. Portanto não. O mercado não considerou que o preço de venda dos títulos [à data] foi exagerado.

Os investidores que participaram na oferta pública de subscrição e ainda mantêm as acções continuam a registar perdas potenciais. Porque devem os investidores manter os títulos da Martifer?
Infelizmente, qualquer investidor que tenha comprado acções na altura do nosso IPO está a registar perdas. É a natureza do mercado. Ter ou não ter acções em carteiras de poupança depende principalmente do perfil de cada investidor.

Quais as perspectivas futuras para a Martifer ao nível do negócio? A Martifer é uma empresa de energias renováveis? Quando é que as energias vão ser a principal fonte da Martifer?Actualmente as energias renováveis já representam a maior parte do negócio do Grupo. A nossa vinda para o mercado de capitais foi precisamente para financiar esses investimentos. O negócio mais maduro do Grupo, na construção metálica, representa actualmente apenas cerca de um terço dos nossos proveitos operacionais.

Quando têm planeado o pagamento de dividendos aos accionistas?
O Grupo esteve durante os últimos dois anos a realizar um esforço de investimento significativo, não fazia sentido estar a pagar dividendos que iriam limitar a capacidade de investimento do Grupo, principalmente quando a nosso vinda para o mercado realizou-se via um aumento de capital. Estes investimentos terão que começar a gerar resultados por forma a permitir a libertação de dinheiro que permita o pagamento de dividendos.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por msp1978 » 25/6/2009 18:18

Bokas Escreveu:A minha visão é em tudo igual à do pedromrsl (postada ontem) apenas difere nos valores em que a acção tem vindo a lateralizar.

Desde meados de Abril que a Martifer anda entre os 3,10€ e os 3,55€. Com um falso break no fim de Maio devido, parece-me a mim à mais valia da venda da RePower.

Para mim enquanto não quebrar convincentemente os 3,70€, pois andou lá a "marinar" durante 3 dias é comprar no Suporte e vender na Resistência.

Atenção que embora fale em comprar/vender nunca fiz negócio com as acções da Martifer.


Eu já tenho feito isso, mas os ciclos são demasiado demorados para mim. Neste momento estou fora.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 267
Registado: 17/11/2008 0:44
Localização: 14

por Bokas » 25/6/2009 15:40

A minha visão é em tudo igual à do pedromrsl (postada ontem) apenas difere nos valores em que a acção tem vindo a lateralizar.

Desde meados de Abril que a Martifer anda entre os 3,10€ e os 3,55€. Com um falso break no fim de Maio devido, parece-me a mim à mais valia da venda da RePower.

Para mim enquanto não quebrar convincentemente os 3,70€, pois andou lá a "marinar" durante 3 dias é comprar no Suporte e vender na Resistência.

Atenção que embora fale em comprar/vender nunca fiz negócio com as acções da Martifer.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por muadyb » 25/6/2009 15:01

Bokas Escreveu:Não esperem que os Preços Alvo apresentado pelas casas de investimento tenham influencia no valor das acções :mrgreen:

Quando comecei a seguir os mercados bolsistas ia estando atento a estas recomendações, registava a analisava as mesmas...mas deixei-me disso não me parece que o seu contributo seja importante na evolução das cotações


Boas Bokas,
Entao qual é a tua opiniao em relação a isto?

Cumps
 
Mensagens: 288
Registado: 10/1/2008 17:18

por Bokas » 25/6/2009 14:08

Não esperem que os Preços Alvo apresentado pelas casas de investimento tenham influencia no valor das acções :mrgreen:

Quando comecei a seguir os mercados bolsistas ia estando atento a estas recomendações, registava a analisava as mesmas...mas deixei-me disso não me parece que o seu contributo seja importante na evolução das cotações
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por JAMSP » 25/6/2009 13:40

Isto vai, mas está a ir muito devagar. Deveria com estas noticias, aquisições, recumedações e previsões de resultados subir mais do que está. Bem, estou optimista.
Melhores Cumprimentos
 
Mensagens: 11
Registado: 2/3/2009 11:35
Localização: 15

Esperança

por muadyb » 25/6/2009 12:54

Viva,

Goldman Sachs atribui potencial de subida de 14% à Martifer
25-06-2009 09:25 por Canal de Negócios
O Goldman Sachs subiu o preço-alvo para as acções da Martifer dos 3,50 euros, para os 3,90 euros, justificando a melhoria da avaliação para a empresa com os melhores múltiplos nas divisões de sistemas de energia e construções metálicas. A recomendação manteve-se “neutral”.

Numa nota de análise, os analistas da casa de investimento norte-americana realçam que a melhoria da avaliação para os títulos da empresa liderada pelos irmãos Martins se deve aos “múltiplos de mercados mais altos para diferentes divisões da empresa”.

Ainda assim, o banco manteve a recomendação de “neutral”, considerando que o crescimento da dívida líquida da companhia nos últimos seis meses tira potencial aos títulos.

“O nosso novo ‘target’ implica um potencial de 14% e, por isso, mantemos a nossa visão ‘neutral’ para o título, vendo melhores oportunidades noutros lugares”, adianta a nota de investimento a que o Negócios teve acesso.

Pela positiva, o Goldman Sachs destaca ainda “o forte crescimento no negócio de serviços do meio ambiente e do negócio de energias renováveis”. Já o negócio da agricultura e as construções metálicas poderão penalizar os títulos, devido ao ambiente de mercado degradado.

As acções da empresa seguiam a subir 0,29% para os 3,47 euros.



Parece-me um bom indicador....que axam???

Cumprimentos
 
Mensagens: 288
Registado: 10/1/2008 17:18

por pedromrsll » 25/6/2009 0:24

Viva

JAMSP Escreveu:Boa tarde, pode alguém analisar este papel,com gráfico de preferência?
Surgiram optimas noticías mas as bolsas não ajudaram.
Melhores Cumprimentos


Isto não é uma analise mas sim uma simples opinião.

No longo prazo a Martifer mantem o seu bear market; no curto-medio prazo o papel está lateral, grosso modo entre os 3.25 e os 3.70.

A quebra dos 4€ colocaria os touros no comando em todos os horizontes temporais.
"Os padrões gráficos relevantes são como o surf. Não é preciso saber muito sobre física das marés, ressonância e dinâmica de fluidos; há apenas que ver o que se está a passar". Ed Seykota.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 18/1/2008 0:07

por JAMSP » 24/6/2009 16:50

Boa tarde, pode alguém analisar este papel,com gráfico de preferência?
Surgiram optimas noticías mas as bolsas não ajudaram.
Melhores Cumprimentos
 
Mensagens: 11
Registado: 2/3/2009 11:35
Localização: 15

por majomo » 23/6/2009 10:23

ejadias Escreveu:
majomo Escreveu:
ejadias Escreveu:Apesar dos reforços dos manos martins já não serem novidade, não posso deixar de continuar admirado com a maneira "inteligente" de fazer dinheiro.

Arranjaram o dinheiro para se financiarem a vender as acções a 8 euros e agoram compram a 3.

E se as tivessem vendido a 10 o pessoal comprava tudo na mesma, tal era a euforia e a cegueira naquela altura. Ainda se lembram?

Que se note que me incluo nesta cegueira!! :?

Mas com os erros também se aprende e é preciso tirar as lições certas! :wink:


Houve de facto muita euforia... mas eu só tenho a dizer bem, não vendi no máximo, mas vendi com um lucro apreciável face ao tempo em que as detive...

Não faz é sentido ficar agarrado a uma acção eternamente, agravada pelo facto de estar a descer.


Concordo plenamente! A "ganância" de as querer ver acima dos 12 euros foi tanta, que as guardei religiosamente. Foi uma das lições que tirei. Uma lição paga!


É um erro que acontece com frequência, eu já os cometi...

Este artigo do Ulisses retrata bem estas situações
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=69215

Importante para o futuro é retirares conclusões que evitem que o mesmo erro se repita.

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por ejadias » 23/6/2009 0:06

majomo Escreveu:
ejadias Escreveu:Apesar dos reforços dos manos martins já não serem novidade, não posso deixar de continuar admirado com a maneira "inteligente" de fazer dinheiro.

Arranjaram o dinheiro para se financiarem a vender as acções a 8 euros e agoram compram a 3.

E se as tivessem vendido a 10 o pessoal comprava tudo na mesma, tal era a euforia e a cegueira naquela altura. Ainda se lembram?

Que se note que me incluo nesta cegueira!! :?

Mas com os erros também se aprende e é preciso tirar as lições certas! :wink:


Houve de facto muita euforia... mas eu só tenho a dizer bem, não vendi no máximo, mas vendi com um lucro apreciável face ao tempo em que as detive...

Não faz é sentido ficar agarrado a uma acção eternamente, agravada pelo facto de estar a descer.


Concordo plenamente! A "ganância" de as querer ver acima dos 12 euros foi tanta, que as guardei religiosamente. Foi uma das lições que tirei. Uma lição paga!
Saudações Bolsistas
 
Mensagens: 108
Registado: 24/3/2008 19:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, MP65, OCTAMA, PAULOJOAO e 122 visitantes