Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Silverwolf » 15/7/2008 12:09

carrancho Escreveu:
Silverwolf Escreveu:Puxa tenho de admitir que estava completamente errado, nunca pensei que ela viesse para os 11€.

O mercado está com um uma força descendente brutal, a nível fundamental não faz sentido estar a 11€ mas o mercado é que sabe...

Estamos com um elevado nível de aversão ao risco por parte dos investidores.


Há uns dias era incompreensivel alguem dizer que compreendia melhor quem comprou a 19 que a 13,30. Quem dizia que 13,30 era caro merecia desprezo por mais argumentos que utilizasse.



Não percebi o porquê dessa resposta a um post meu, não estive envolvido nessa polémica dos 13,30 Vs 19...

Mas não vi tb receberes desprezo por teres tido essa afirmação, houve uma ou 2 pessoas que não concordaram com isso, mas tb houve outros que perceberam o teu ponto.

Eu percebi perfeitamente o que quiseste dizer, o que não invalida pensar que não cairia abaixo de 13... mas enfim enganei-me :) va lá que tenho estado qs sempre 100% liquido.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43

por Manequim » 15/7/2008 12:09

Elias Escreveu:A GALP cai 9% para os 11,43 e aproxima-se a grande velocidade dos 11 euros.



e...?
Recuperar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 452
Registado: 11/1/2008 13:04
Localização: Belas

por Elias » 15/7/2008 12:04

A GALP cai 9% para os 11,43 e aproxima-se a grande velocidade dos 11 euros.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por carrancho » 15/7/2008 10:18

Evidente tarzan, pode nem chegar a 11, podem os 11 não resistir... Mas parece haver muita gente a acreditar que um suporte é garantia de que não desce mais, e não é, aliás há até quem compre na quebra de suportes.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por vold » 15/7/2008 10:16

eu não consigo mesmo perceber porque é que tanta gente diz aqui, constantemente, que o valor de tupi desapareceu.

tendo em conta o panorama económico é o valor de tupi que a mantém por estes níveis, senão já se tinha afundado há mais tempo. foi a expectativa de novas descobertas que impediu a galp de cair a pique quando todas as outras caíram.

se virmos, a galp está aos níveis antes de tupi, isso não significa que tupi esteja esquecido. senão tivesse havido tupi e se a galp se tivesse mantido pelos 11€, com as quedas generalizadas dos últimos tempos estaria a cotar por volta do preço a que foi lançada para o mercado. tupi é sem dúvida um valor acrescentado na cotação.

o valor da empresa depende do que querem dar por ela e a que níveis a querem manter em carteira, se a maioria acha que não a quer manter em carteira aos preços que cotava, é normal que caia.
Editado pela última vez por vold em 15/7/2008 10:19, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

por carrancho » 15/7/2008 10:12

Silverwolf Escreveu:Puxa tenho de admitir que estava completamente errado, nunca pensei que ela viesse para os 11€.

O mercado está com um uma força descendente brutal, a nível fundamental não faz sentido estar a 11€ mas o mercado é que sabe...

Estamos com um elevado nível de aversão ao risco por parte dos investidores.


Há uns dias era incompreensivel alguem dizer que compreendia melhor quem comprou a 19 que a 13,30. Quem dizia que 13,30 era caro merecia desprezo por mais argumentos que utilizasse.
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por vold » 15/7/2008 10:09

não costumo olhar muito para os indicadores, mas agora verifiquei por que níveis andava o rsi e ainda está longe dos 15.

na curta historia da galp foi por estes valores do rsi que se assistiram a fortes reacções ás quedas, mas como diz o nome é só um indicador.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

Os touros

por tarzan tchetcheno » 15/7/2008 10:08

carrancho Escreveu:Zona de equilíbrio essa que também pode não resistir à pressão vendedora. Mas sim, é aí que os touros podem dar luta.

Abraço,

Carrancho


Os touros poderão dar luta mais cedo. Ou poderão de facto não dar luta nenhuma. Para mim neste ponto é uma incognita pois o valor do TUPI desapareceu e isso nnão é muito razoável.

Neste momento a GALP terá um preço interessante para muitas petrolíferas (e para os espanhóis que venderam 4% a 14 eur aqui à meses). Até para mim está com um preço interessante.

Nada nos garante que os 11 Euros sirvam de suporte mas nada nos garante que a cotação lá chegue.

Hoje temos Bernanke e Paulson da parte da tarde e não me parece que o Bernanke possa nesta fase deixar isto descambar mais ainda.

Vamos ver no que dá a coisa mas está uma situação muito complicada no PSI.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

por carrancho » 15/7/2008 9:54

Zona de equilíbrio essa que também pode não resistir à pressão vendedora. Mas sim, é aí que os touros podem dar luta.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por vold » 15/7/2008 9:49

entrar longo nos mercados é um risco em qualquer empresa.

senão fosse assim não havia índices bears, pelo menos nesta altura, porque há muitas empresas com bons fundamentais.

mas a margem de risco é enorme, tendo em conta o panorama económico, o que agora parece bom daqui a uns meses pode estar péssimo.

e portanto é normal que quem ainda as tinha com lucros ou quem está a vender para reduzir as perdas faça as cotações descer, devido ao reduzido número de pessoas que pensa que é lógico e rentável entrar longo nesta altura.

tem que se encontrar a próxima zona de equilíbrio e a mais lógica são mesmo os 11€.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

por Silverwolf » 15/7/2008 9:40

Isto da pressão vendedora é tipo bola de neve, quanto mais desce mais aparece malta a ter que stopar, malta com margin calls e tal...

Supostamente tb apareceria mta malta a tentar comprar mas como o mercado está poucos investidores estão dispostos a apanhar as facas como se diz e as acções descem a valores incriveis...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43

por rosario » 15/7/2008 9:33

Agora retiraram os warants de negociação... está bonito está...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 976
Registado: 27/9/2007 14:33

por Silverwolf » 15/7/2008 9:32

Puxa tenho de admitir que estava completamente errado, nunca pensei que ela viesse para os 11€.

O mercado está com um uma força descendente brutal, a nível fundamental não faz sentido estar a 11€ mas o mercado é que sabe...

Estamos com um elevado nível de aversão ao risco por parte dos investidores.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43

por mlra » 15/7/2008 8:27

Caminho até aos 11 está aberto icon_rolleyes.gif


Boas!

E pior do que tudo é que a pressão vendedora continua!!!! Existe sempre mais oferta do que procura e asssim sendo não sei onde isto vai parar!! Mas que está feio está....

cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por asgardd » 15/7/2008 8:20

rosario Escreveu:"Galp" fechado... :roll:


Caminho até aos 11 está aberto :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 352
Registado: 5/6/2008 22:53

por rosario » 15/7/2008 8:11

"Galp" fechado... :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 976
Registado: 27/9/2007 14:33

por carrancho » 15/7/2008 0:55

Crómio, estás com dificuldade em fechar gap`s?!?!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

Re: achega

por Crómio » 14/7/2008 22:04

tarzan tchetcheno Escreveu:
Crómio Escreveu:Só uma achega

Desculpa lá crómio, pode-se saber de onde és???

è que a palavra achega soa-me a familiar!


Pode mas por MP porque senão depois vou ter problemas com as fans não me largam e é uma chatice...

Da última vez ainda andava por aqui o Mech e consegui despachar umas quantas com a ajuda dele, mas desde que teve a cria... já não tenho as costas tão largas...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

achega

por tarzan tchetcheno » 14/7/2008 21:12

Crómio Escreveu:Só uma achega

Desculpa lá crómio, pode-se saber de onde és???

è que a palavra achega soa-me a familiar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

por MarcoAntonio » 14/7/2008 20:50

Com ou sem leilão as cotações podem variar (na abertura). Todos os dias há ordens a expirar e além disso qualquer investidor pode mudar de ideias e alterar ordens (retirar ordens que tem colocadas e recoloca-las a outro valor ou nem sequer recoloca-las).

Aliás o mercado mexe porque há estas mudanças, senão nem existiam movimentos nas cotações...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Crómio » 14/7/2008 20:44

Só uma achega, a cotação de abertura normalmente é diferente da cotação do fecho do dia anterior porque antes da sessão abrir e depois dela fechar é feito um leilão para consolidar o papel.

Mais acerca disto não sei explicar, mas o Marco que me perdoe a intromissão e se achar explique melhor.

Abraço

PS: Ah, e existe um tópico para questões de iniciação logo no topo de todos os tópicos, é um tópico inamovível, lá tens muuuuitas questões interessantes respondidas.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 14/7/2008 20:35

Imagina por exemplo que a compra está 13.52 e a venda a 13.55. Alguém vende a 13.52 (transacção n) e a seguir alguém compra a 13.55 (transacção n+1)...

E imagina ainda que logo a seguir por qualquer motivo a percepção do mercado mudou, os vendedores anularam as vendas a 13.55 e repuseram-na a 13.60.

O comprador seguinte (transacção n+2) ocorrerá a 13.60.


E podemos imaginar que a cotação continuou a progredir em alta e ficaram portanto uma série de valores que não foram negociados (o gap é isso). E nada, absolutamente nada impede que tal acontece. Obviamente e como já referi, é ainda mais fácil de ocorrer entre sessões.


Normalmente o mercado é mais fluído, fruto da liquidez (este tipo de situação também é mais frequente em papéis pouco líquidos como eu também já tinha referido).

Mas nada obriga a que o mercado negoceio todos os ticks. Que, note-se, não é mais do que a definição do "gap" mínimo e quando estamos a falar de gaps falamos portanto de gaps maiores que o gap mínimo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 14/7/2008 20:26

Orph Escreveu:Para haver Δ+/Δ- da cotação pressupõe transacção da acção, certo?


Se entendermos por cotação o valor do último negócio (e é geralmente a isso que nos estamos a referir), sim.

Depende do que te estás a referir quando dizes "cotação".

Se por outro lado, é o valor a que o mercado está disposto a comprar/vender, então não. Esse valor pode mudar sem existir transacção.



Orph Escreveu:Porque é que a acção não abre cm o preço de fecho dia anterior? Se não existem transacções intermediárias?


Transacções intermediárias, como assim?

As transacções são ocorrências discretas e não um fenómeno continuo no tempo.

Existe a transação n e a transacção n+1. Entre as duas não existe nada, seja qual for o valor do n e seja n a ultima transacção da véspera e n+1 a primeira transacção do dia seguinte ou sejam n/n+1 duas transacções a meio de qualquer sessão.

Até a meio de uma sessão a cotação pode "saltar" (e salta).

Claro que em termos de velas diárias nunca surgirão como gaps (mesmo em velas intradiárias tenderão a não ser vistos). Mas existem. A única razão porque não os vemos resulta da forma como apresentamos a informação, nada mais.

É claro que entre uma sessão e a outra existem maiores condições para ocorrerem gaps pois passa-se mais tempo e tempo durante o qual o mercado não negociou.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

No leilão de abertura devem

por tarzan tchetcheno » 14/7/2008 20:19

ter sido comprados vários miljões de acções ao melhor e zás deu naquele preço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

por Orph » 14/7/2008 20:11

Para haver Δ+/Δ- da cotação pressupõe transacção da acção, certo?
Porque é que a acção não abre cm o preço de fecho dia anterior? Se não existem transacções intermediárias?

(Ps: Marco dscp as questões, em que tópico devo encontrar as respostas às minhas questões básicas)
 
Mensagens: 3
Registado: 8/5/2008 16:24
Localização: Leiria

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1 e 117 visitantes