Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ruipedro99 » 2/6/2008 14:52

Boa tarde

Esta descida acentuada com este volume em mínimos poderá indicar o quê? A mim parece-me ainda alguns efeitos daquele price target desprovido de razão, ou por outro lado poderá ser a tentativa de puxar a cotação para baixo através da criação da ilusão de uma tendência de médio prazo.

Opiniões?
 
Mensagens: 32
Registado: 29/11/2007 13:00

por TP1 » 30/5/2008 17:11

Enagas prevê investir mais 2,2 mil milhões de euros até 2016
A Enagas, empresa espanhola onde a REN tem uma participação minoritária, estima que terá de investir pelo menos 2,2 mil milhões de euros entre 2013 e 2016 em função da planificação hoje aprovada pelo governo espanhol para os sectores de electricidade e gás.

--------------------------------------------------------------------------------

Miguel Prado
Miguelprado@mediafin.pt


A Enagas, empresa espanhola onde a REN tem uma participação minoritária, estima que terá de investir pelo menos 2,2 mil milhões de euros entre 2013 e 2016 em função da planificação hoje aprovada pelo governo espanhol para os sectores de electricidade e gás.

A Enagas acredita que os planos anunciados após o Conselho de Ministros implicarão da sua parte investimentos de 2,2 a 3 mil milhões de euros até 2016, uma verba a somar aos 5 mil milhões de euros de investimentos para o período de 2007 a 2012 que a Enagás já tinha anunciado no seu plano estratégico.

Num comunicado hoje divulgado através da Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), a Enagas adiantou que “solicitará a autorização para desenvolver as principais novas infra-estruturas da rede básica previstas nesta planificação [do governo espanhol]”. A Enagas destaca o novo eixo Galiza – Madrid e a duplicação do gasoduto Haro – Burgos – Madrid, entre outras linhas de referência.

Na actividade de regaseificação, a Enagas quer agora ampliar as centrais de Huelva e de El Musel, bem como estudar e desenvolver novas estruturas de armazenamento subterrâneo.

Os planos do governo espanhol indicam que a procura de gás deverá crescer 80% até 2016. “Para fazer face a este aumento da procura, a capacidade do sistema de gás deverá crescer de maneira muito significativa no período 2008 – 2016”, indica a Enagas. A planificação potencia, segundo a empresa, “o incremento da capacidade de ligação internacional com França”.

Na apresentação dos resultados da REN de 2007, em Março, o presidente da empresa portuguesa, José Penedos, disse que a REN já adquiriu uma participação de 1% na Enagas. Um acordo entre os governos português e espanhol prevê que, por outro lado, a Enagas adquira uma posição de 3% a 5% na REN.


http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=318568
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

por CaloiroUC » 30/5/2008 13:11

Obrigado Artista. Essa visão foi-me útil e a mensagem do JPereira72 tb me ajudou e vem de encontro a aquilo que eu pensava de devia ser a bolsa. Investir em empresas e o nosso ganho ou perdas são uma consequência dos resultados da empresa. Todavia, aquela posição da credit suisse é lastimável e a lei devia prever a exlusão dos mercados deste tipo de burlões.
Bons negócios
 
Mensagens: 15
Registado: 5/4/2008 22:14
Localização: 13

por JPereira72 » 30/5/2008 10:04

artista Escreveu:
JPereira72 Escreveu:
artista Escreveu:
JPereira72 Escreveu:
Ou seja, é só indivíduos e (respectivas) empresas que gostam e querem perder dinheiro, gente que entra nos negócios/investimentos com imensa vontade de perder, estão cá todos, estão cá todos perdidos e para esbanjar dinheiro... de certeza absoluta! Só pode! ;-)



Este argumento é usado vezes sem fim aqui no forum, e vezes sem fim se alerta para o facto de este argumento não dar qualquer tipo de garantias...


artista




Boa noite,

A ideia não era utilizar o parágrafo como argumento… tanto que está que bafejado de ironia... a ideia era mesmo essa, ser sarcástico!


Não sei se percebi?! eu entendi que estavas a ser sarcástico dizendo que na realidade eles não investem para perder e que por isso a Ren não cairá? não foi isso?

um abraço





Bom dia,

Não! Ninguém investe com o objectivo de perder, nem os Champalimaud´, nem os Botton´s nem até os Pereira´s :-), agora depois do investimento feito a perda poderá ser uma realidade.

A REN não cairá porque estes grandes investidores não querem perder, nem de igual forma subirá apenas porque os mesmos só querem ganhar.

Não leve a peito o paragrafo senão vamos estar a correr o risco de nos estarmos a confundir mais. Existem 2 paragrafos na mensagem que no final têm o “ ;-) piscar de olho”, por terem alguma ironia.

A REN subirá de acordo com a evolução das actividades onde está envolvida, subirá de acordo com os investimentos que vier a realizar e com o retorno desses investimentos, subirá mantendo o rigor que tem nas contas, subirá cumprindo prazos e projectos em curso e futuros, subirá continuando o seu percurso firme e sustentado, subirá quando as partes interessadas nas “descidas encomendadas” tiverem as posições que pretendem, subirá até ao valor que o mercado assim o ditar. O carisma ganhador dos investidores anteriores, por si só, não será suficiente, mas aliado aos factores anteriores, aí sim, poderá trazer boas noticias, estou convicto disso... mas também poderá descer se os mesmo não se verificarem, o que, pessoalmente, não acredito.

Alem do esquema participativo e afinidades entre empresas/pessoas existente, além da luta que creio que se verifica no free float, o que também estava dissimulado na mensagem global é que quem lá está, é gente inteligente e esperta, competente, e que com visão, audácia e aptidão levarão a empresa a bom porto, são uma boa mais valia, mas isto como referi, não passa da minha opinião.

Só a atitude do CEO da REN, em pelo menos ter questionado, o price target da credit suisse, demonstra que está a salvaguardar os interesses dos (grandes) investidores, porque a REN não vai deixar de funcionar e parar a actividade com price targets altos ou baixos, e feitas as contas, que o Engº Penedos também as sabe fazer, os 3,135€ por acção não representarão o real valor da REN.

Já não é a primeira vez que os price targets aparecem, apenas chega a uma altura que satura! E o homem ter-se-á saturado também.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 9:24
Localização: 14

por artista_ » 30/5/2008 1:20

Caloiro nem percebi bem a tua dúvida... mas em relação aos PT's a minha opinião é que não lhes devemos ligar muito, ou nada, eu também acho que há alguns PT's que são "encomendados", ou seja, que há interesses que os ajudam a definir, mas não me perco tempo a olhar para eles e pensar o que estará por detrás do PT, não me ajuda em nada...

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por CaloiroUC » 29/5/2008 23:12

Ser caloiro é questionar tudo. E como caloiro nestas coisas de bolsa tenho andado a interrogar-me se o Credit Suisse não terá demonstrado que isto não é uma actividade séria. Na verdade ajudou a vender a REN a 2,75, como dizem os caros amigos, e passado quase um ano com lucros de cerca de 145M€ + 50M€ + 450M€ de retorno(?) passou a valer 2,45€. Ou esses senhores trabalham a burla ou na burla, ou andar aqui a estudar todos os dias os vossos ensinamentos, que muito aprecio meus senhores, será iniciar-me numa área, perdoem-me a dúvida, para alimentar burlões. Eu tinha a ideia que aqui andavam investidores. Apreciei a atitude do Eng J. Penedos que me deu algum estímulo para continuar a seguir as V/ lições. Mas quem e o que me podem esclarecer???
Bons negócios
 
Mensagens: 15
Registado: 5/4/2008 22:14
Localização: 13

por artista_ » 29/5/2008 22:10

JPereira72 Escreveu:
artista Escreveu:
JPereira72 Escreveu:
Ou seja, é só indivíduos e (respectivas) empresas que gostam e querem perder dinheiro, gente que entra nos negócios/investimentos com imensa vontade de perder, estão cá todos, estão cá todos perdidos e para esbanjar dinheiro... de certeza absoluta! Só pode! ;-)



Este argumento é usado vezes sem fim aqui no forum, e vezes sem fim se alerta para o facto de este argumento não dar qualquer tipo de garantias...


artista




Boa noite,

A ideia não era utilizar o parágrafo como argumento… tanto que está que bafejado de ironia... a ideia era mesmo essa, ser sarcástico!


Não sei se percebi?! eu entendi que estavas a ser sarcástico dizendo que na realidade eles não investem para perder e que por isso a Ren não cairá? não foi isso?

um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por alcinoguia » 29/5/2008 22:02

E a primeira vezes que vejo um presidente de uma cotada vir questionar as praticas das casas de investimento quanto as analises feitas dando um pt ridículo, e no mínimo suspeito. Sim senhor o Credit Suisse acaba de demonstrar quanto o mercado e manipulado.
 
Mensagens: 122
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: guia

por JPereira72 » 29/5/2008 19:55



Vamos ver qual o proximo suporte dela, será que irá para o preço de subscrição com teve desconto, os 2,67 euros???




Futurologia, supostamente só com a bola de cristal que algumas casas de investimentos possuem :-)))


2,75€ lotes de 330un (publico geral)

2,61€ ( 2,75€ com 5% desconto) lotes de 160un (pequenos accionistas e emigrantes)


Até pode ir para esses valores... não sei é se, nesse cenário hipotético, existirão muitas vendas...
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 9:24
Localização: 14

por JPereira72 » 29/5/2008 19:43

artista Escreveu:
JPereira72 Escreveu:
Ou seja, é só indivíduos e (respectivas) empresas que gostam e querem perder dinheiro, gente que entra nos negócios/investimentos com imensa vontade de perder, estão cá todos, estão cá todos perdidos e para esbanjar dinheiro... de certeza absoluta! Só pode! ;-)



Este argumento é usado vezes sem fim aqui no forum, e vezes sem fim se alerta para o facto de este argumento não dar qualquer tipo de garantias...


artista




Boa noite,

A ideia não era utilizar o parágrafo como argumento… tanto que está que bafejado de ironia... a ideia era mesmo essa, ser sarcástico!
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 9:24
Localização: 14

por alcinoguia » 29/5/2008 19:40

Nyk Escreveu:Presidente da REN questiona recomendação do Credit Suisse
O presidente da REN, José Penedos, questionou hoje um dos bancos que liderou a colocação em bolsa da empresa, o Credit Suisse, por ter emitido uma recomendação de preço-alvo de 2,45 euros por acção quando meses antes "andou a vender acções" a 2,75 euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Lusa

E a primeira vezes que vejo um presidente de uma cotada vir questionar as praticas das casas de investimento quanto as analises feitas dando um pt ridículo, e no mínimo suspeito. Sim senhor o Credit Suisse acaba de demonstrar quanto o mercado e manipulado.


O presidente da REN, José Penedos, questionou hoje um dos bancos que liderou a colocação em bolsa da empresa, o Credit Suisse, por ter emitido uma recomendação de preço-alvo de 2,45 euros por acção quando meses antes "andou a vender acções" a 2,75 euros.

"Como é que um banco líder do IPO da REN [em conjunto com a CGD, BCP e UBS] anda no mercado a vender acções da REN a 2,75 euros e meses depois vem dizer que a acção devia valer 2,45 euros", afirmou aos jornalistas, à margem da conferência da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sobre Regulação de Energia, quando questionado sobre o desempenho bolsista da empresa.

"Se eu fosse comprador de acções que me tivesse deixado levar pela propaganda, tinha o direito de pôr uma acção em tribunal contra o banco", acrescentou.

José Penedos afirmou que a REN tem tido no mercado "um desempenho excelente, dentro do seu perfil conservador, tendo atingido uma cotação de 3,58 euros por acção".

"Quando há distribuição do dividendo é normal que o mercado corrija com base nesse desconto, mas quando a correcção vai além do desconto, é necessário questionar", sublinhou.
 
Mensagens: 122
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: guia

por MERCW123 » 29/5/2008 19:28

artista Escreveu:Governo fixa preço de venda das acções da REN nos 2,75 euros
As acções da Redes Energéticas Nacionais (REN) vão ser vendidas aos investidores ao preço máximo definido pelo Governo, de 2,75 euros. O Estado vai encaixar 275 milhões de euros com a privatização. No último dia da OPV, a procura pouco aumentou.

--------------------------------------------------------------------------------

Tânia Ferreira
***@mediafin.pt

Enganei-me 2,75 foi o que quis dizer

As acções da Redes Energéticas Nacionais (REN) vão ser vendidas aos investidores ao preço máximo definido pelo Governo, de 2,75 euros. O Estado vai encaixar 275 milhões de euros com a privatização. No último dia da OPV, a procura pouco aumentou.

O preço de venda para pequenos subscritores e emigrantes é de 2,61 euros, enquanto para o público em geral e institucionais o preço de venda é de 2,75 euros por acção, de acordo com a decisão tomada hoje pelo Governo, disse fonte do Ministério das Finanças ao Jornal de Negócios.

Os resultados da Oferta Pública de Venda (OPV) da Redes Energéticas Nacionais serão apurados segunda-feira, e a empresa terá a sua estreia na Euronext Lisbon terça-feira.

Era já esperado que o Governo colocasse as acções ao preço máximo, devido è elevada procura das acções: mais de 100 vezes acima da oferta na OPV e mais de 80 vezes na venda directa aos institucionais.

Os dados oficiais da procura não foram anunciados, mas o Jornal de Negócios Online apurou, junto de fonte financeira, que a procura por parte dos pequenos investidores pouco aumentou face a ontem, dia em que a procura era superior em 104 vezes a oferta.

Assim, quem pediu o máximo das acções nas duas tranches, deverá receber um máximo de 500 acções.

O Estado garante um encaixe de 275 milhões de euros com a venda de 19% do capital da REN. A EDP, que está a vender 5% da REN na OPV, irá encaixar 73,4 milhões de euros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 248
Registado: 5/4/2008 15:33
Localização: Caldas da Rainha

por artista_ » 29/5/2008 19:13

JPereira72 Escreveu:
Ou seja, é só indivíduos e (respectivas) empresas que gostam e querem perder dinheiro, gente que entra nos negócios/investimentos com imensa vontade de perder, estão cá todos, estão cá todos perdidos e para esbanjar dinheiro... de certeza absoluta! Só pode! ;-)



Este argumento é usado vezes sem fim aqui no forum, e vezes sem fim se alerta para o facto de este argumento não dar qualquer tipo de garantias...

Em 2000 também havia muitos accionistas que dispensavam apresentações na estutura accionista da PTM, Pararede, Impresa e Sonaecom... só para citar as que mais corrigiram!

Obviamente não estou a fazer qualquer tipo de comparação entre as empresas, eu até tenho uma posição na Ren, o meu objectivo é apenas, mais uma vez, tentar fazer ver que não é por ai que ficamos com mais garantias do que quer que seja...

bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por TP1 » 29/5/2008 18:56

MERCW123 Escreveu:
JPereira72 Escreveu:REN ( www.ren.pt )

Estrutura accionista da REN a 28 de Abril de 2008-05-27
http://www.ren.pt/VPT/GRUPOREN/ESTRUTUR ... nista.aspx

http://www.ren.pt/SiteCollectionDocumen ... enpdpt.pdf



Alguns administradores, mas vale a pena dar uma vista de olhos nos elementos curriculares de cada um:
( http://www.ren.pt/vPT/GovernodaSociedad ... estao.aspx )

Presidente : José Rodrigues Pereira dos Penedos

Administrador : Manuel Carlos Mello Champalimaud

Administrador : Filipe Maurício de Botton

Administrador : Gonçalo José Zambrano de Oliveira

Entre outros….




PARPUBLICA ( http://www.parpublica.pt )
Empresa publica, (participações publicas) não necessita de muitas apresentações
3 maiores posições, tudo nas energias… EDP / GALP / REN ( http://www.parpublica.pt/carteirapart.htm )

C.G.D.
Não necessita de apresentações

E.D.P.
Idem aspas

E.D.P. – FUNDO DE PENSÕES
Idem aspas

LOGOENERGIA -
Administrador: Filipe Maurício de Botton ( sócio fundador da LOGOPLASTE – www.logoplaste.com ), já referenciado acima como administrador REN.

GESTMIN ( www.gestmin.com )
Presidente : Manuel Carlos de Mello Champalimaud , já referenciado acima como administrador REN.


OLIREN
Gonçalo José Zambrano de Oliveira, ), já referenciado acima administrador REN.

Creio que também faça parte::
( Conselho Superior - MEESWAY - Concessões de Transportes, SGPS, S.A. – Grupo MOTA ENGIL http://www.mota-engil.pt/index.php?opti ... &Itemid=96 )
(Conselho de Administração - LUSOLISBOA - AUTOESTRADAS DA GRANDE LISBOA, S.A. – Grupo MOTA ENGIL http://www.mota-engil.pt/index.php?Item ... &task=view )
(Conselho de Administração – vogal AENOR http://www.aenor.pt/gca/index.php?id=15 ... 8gQWVub3I= )


R.E.E.
Rede eléctrica de Espanha ( www.ree.es )


Ou seja, é só indivíduos e (respectivas) empresas que gostam e querem perder dinheiro, gente que entra nos negócios/investimentos com imensa vontade de perder, estão cá todos, estão cá todos perdidos e para esbanjar dinheiro... de certeza absoluta! Só pode! ;-)



FREE FLOAT

Para mim, o mais importante deles todos…. 115 382 395 títulos “á solta” ( 21,6% )

É aqui que está o pote de ouro... porque em cima o ouro já tem todo dono... a minha opinião, é que a luta dos “galináceos” é consumada aqui… decididamente andará muita gente á pesca no free float!

Sabe-se que fundos do Millenium/bcp têm posição com cerca de 4 milhões de títulos, a ver vamos em Junho/Julho, como estão os seus fundos, se reduziram, como tanto apregoam aos outros ou se reforçaram, como têm vindo a fazer, e a Enagás também quer os acordados 5% ( http://www.enagas.es/cs/Satellite?le2=r ... anguage=es ), e vai ter de adquiri-los em bolsa… e não são assim tão poucos títulos, só são cerca de 3 dezenas.. de milhões… e falta saber que outros têm acumulado… se será a UBS, se será a Credit Suisse, ou o Zé da esquina… não importa!, nos próximos tempo saberemos…alguns aparecerão nas noticias, outros descobriremos nas pesquisas…

Continuem com o tal short squeeze, descer, descer, descer e apertar, apertar, apertar os “pequeninos”... até eles largarem o titulo, mas eles são (eram) tantos, foram imensos na OPV e na euforia dos dias que se seguiram, que agora há que assustá-los para ver se desgrudam de vez.

Estou, como muitos, na REN para ganhar alguns euritos e com objectivo principal, de longo prazo, traçado desde a OPV, tenho tempo e paciência, e sempre dá para distrair quando aparecem noticias novas, não estou na REN por amor, o titulo nem um ano tem (está quase lá) em bolsa e é impressionante a disparidade de analises e price targets dada a pouca vida do titulo e tendo em conta a conjuntura dos mercados nos últimos tempos, é tarefa árdua, é de louvar, como até foi das que lá foi recuperando bem nas duas crises do mercado, há que arranjar outras formas de a abalar, é esta a minha opinião…

Nunca acreditei num cenário pessimista, é certo que não se trata de um titulo para daytrading, ( embora já tivessem existido oportunidades para o fazer ), há que ter paciência, há que saber aguardar e se for para perder (…já divagando e num cenário Dantesco ), pois então que percamos todos, inclusive os “perdedores” da lista de cima. Alguns, os pequenos, irão perder umas centenas/milhares de euros e os outros, perderão umas dezenas de milhões!!… se estamos todos para perder, pois então que seja cada qual á sua medida!! Siga lá com a cotação para baixo! ( que eu, se puder, também vou reforçando )

Não há que ter medo, quando for na subida, para os “top list” obterem bons retornos dos investimentos, também cá estaremos!.. a não ser que eles não tenham que fazer ao dinheiro e gostem de empatá-lo, só tendo como objectivo a posição na REN independentemente dos ganhos ou das perdas!.. também pode ser isso ;-)



Vamos ver qual o proximo suporte dela, será que irá para o preço de subscrição com teve desconto, os 2,67 euros???


Não percebi! Podes explicar melhor?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

por MERCW123 » 29/5/2008 18:50

JPereira72 Escreveu:REN ( www.ren.pt )

Estrutura accionista da REN a 28 de Abril de 2008-05-27
http://www.ren.pt/VPT/GRUPOREN/ESTRUTUR ... nista.aspx

http://www.ren.pt/SiteCollectionDocumen ... enpdpt.pdf



Alguns administradores, mas vale a pena dar uma vista de olhos nos elementos curriculares de cada um:
( http://www.ren.pt/vPT/GovernodaSociedad ... estao.aspx )

Presidente : José Rodrigues Pereira dos Penedos

Administrador : Manuel Carlos Mello Champalimaud

Administrador : Filipe Maurício de Botton

Administrador : Gonçalo José Zambrano de Oliveira

Entre outros….




PARPUBLICA ( http://www.parpublica.pt )
Empresa publica, (participações publicas) não necessita de muitas apresentações
3 maiores posições, tudo nas energias… EDP / GALP / REN ( http://www.parpublica.pt/carteirapart.htm )

C.G.D.
Não necessita de apresentações

E.D.P.
Idem aspas

E.D.P. – FUNDO DE PENSÕES
Idem aspas

LOGOENERGIA -
Administrador: Filipe Maurício de Botton ( sócio fundador da LOGOPLASTE – www.logoplaste.com ), já referenciado acima como administrador REN.

GESTMIN ( www.gestmin.com )
Presidente : Manuel Carlos de Mello Champalimaud , já referenciado acima como administrador REN.


OLIREN
Gonçalo José Zambrano de Oliveira, ), já referenciado acima administrador REN.

Creio que também faça parte::
( Conselho Superior - MEESWAY - Concessões de Transportes, SGPS, S.A. – Grupo MOTA ENGIL http://www.mota-engil.pt/index.php?opti ... &Itemid=96 )
(Conselho de Administração - LUSOLISBOA - AUTOESTRADAS DA GRANDE LISBOA, S.A. – Grupo MOTA ENGIL http://www.mota-engil.pt/index.php?Item ... &task=view )
(Conselho de Administração – vogal AENOR http://www.aenor.pt/gca/index.php?id=15 ... 8gQWVub3I= )


R.E.E.
Rede eléctrica de Espanha ( www.ree.es )


Ou seja, é só indivíduos e (respectivas) empresas que gostam e querem perder dinheiro, gente que entra nos negócios/investimentos com imensa vontade de perder, estão cá todos, estão cá todos perdidos e para esbanjar dinheiro... de certeza absoluta! Só pode! ;-)



FREE FLOAT

Para mim, o mais importante deles todos…. 115 382 395 títulos “á solta” ( 21,6% )

É aqui que está o pote de ouro... porque em cima o ouro já tem todo dono... a minha opinião, é que a luta dos “galináceos” é consumada aqui… decididamente andará muita gente á pesca no free float!

Sabe-se que fundos do Millenium/bcp têm posição com cerca de 4 milhões de títulos, a ver vamos em Junho/Julho, como estão os seus fundos, se reduziram, como tanto apregoam aos outros ou se reforçaram, como têm vindo a fazer, e a Enagás também quer os acordados 5% ( http://www.enagas.es/cs/Satellite?le2=r ... anguage=es ), e vai ter de adquiri-los em bolsa… e não são assim tão poucos títulos, só são cerca de 3 dezenas.. de milhões… e falta saber que outros têm acumulado… se será a UBS, se será a Credit Suisse, ou o Zé da esquina… não importa!, nos próximos tempo saberemos…alguns aparecerão nas noticias, outros descobriremos nas pesquisas…

Continuem com o tal short squeeze, descer, descer, descer e apertar, apertar, apertar os “pequeninos”... até eles largarem o titulo, mas eles são (eram) tantos, foram imensos na OPV e na euforia dos dias que se seguiram, que agora há que assustá-los para ver se desgrudam de vez.

Estou, como muitos, na REN para ganhar alguns euritos e com objectivo principal, de longo prazo, traçado desde a OPV, tenho tempo e paciência, e sempre dá para distrair quando aparecem noticias novas, não estou na REN por amor, o titulo nem um ano tem (está quase lá) em bolsa e é impressionante a disparidade de analises e price targets dada a pouca vida do titulo e tendo em conta a conjuntura dos mercados nos últimos tempos, é tarefa árdua, é de louvar, como até foi das que lá foi recuperando bem nas duas crises do mercado, há que arranjar outras formas de a abalar, é esta a minha opinião…

Nunca acreditei num cenário pessimista, é certo que não se trata de um titulo para daytrading, ( embora já tivessem existido oportunidades para o fazer ), há que ter paciência, há que saber aguardar e se for para perder (…já divagando e num cenário Dantesco ), pois então que percamos todos, inclusive os “perdedores” da lista de cima. Alguns, os pequenos, irão perder umas centenas/milhares de euros e os outros, perderão umas dezenas de milhões!!… se estamos todos para perder, pois então que seja cada qual á sua medida!! Siga lá com a cotação para baixo! ( que eu, se puder, também vou reforçando )

Não há que ter medo, quando for na subida, para os “top list” obterem bons retornos dos investimentos, também cá estaremos!.. a não ser que eles não tenham que fazer ao dinheiro e gostem de empatá-lo, só tendo como objectivo a posição na REN independentemente dos ganhos ou das perdas!.. também pode ser isso ;-)



Vamos ver qual o proximo suporte dela, será que irá para o preço de subscrição com teve desconto, os 2,67 euros???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 248
Registado: 5/4/2008 15:33
Localização: Caldas da Rainha

por Nyk » 29/5/2008 17:36

Presidente da REN questiona recomendação do Credit Suisse
O presidente da REN, José Penedos, questionou hoje um dos bancos que liderou a colocação em bolsa da empresa, o Credit Suisse, por ter emitido uma recomendação de preço-alvo de 2,45 euros por acção quando meses antes "andou a vender acções" a 2,75 euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Lusa


O presidente da REN, José Penedos, questionou hoje um dos bancos que liderou a colocação em bolsa da empresa, o Credit Suisse, por ter emitido uma recomendação de preço-alvo de 2,45 euros por acção quando meses antes "andou a vender acções" a 2,75 euros.

"Como é que um banco líder do IPO da REN [em conjunto com a CGD, BCP e UBS] anda no mercado a vender acções da REN a 2,75 euros e meses depois vem dizer que a acção devia valer 2,45 euros", afirmou aos jornalistas, à margem da conferência da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sobre Regulação de Energia, quando questionado sobre o desempenho bolsista da empresa.

"Se eu fosse comprador de acções que me tivesse deixado levar pela propaganda, tinha o direito de pôr uma acção em tribunal contra o banco", acrescentou.

José Penedos afirmou que a REN tem tido no mercado "um desempenho excelente, dentro do seu perfil conservador, tendo atingido uma cotação de 3,58 euros por acção".

"Quando há distribuição do dividendo é normal que o mercado corrija com base nesse desconto, mas quando a correcção vai além do desconto, é necessário questionar", sublinhou.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 29/5/2008 17:33

Presidente da REN concorda com separação propriedade nos combustíveis líquidos
O presidente da Redes Energéticas Nacionais (REN), José Penedos, concorda com uma separação entre a venda e o transporte e armazenamento de combustíveis líquidos considerando que essa cisão poderá ter benefícios para os consumidores.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Lusa



O presidente da Redes Energéticas Nacionais (REN), José Penedos, concorda com uma separação entre a venda e o transporte e armazenamento de combustíveis líquidos considerando que essa cisão poderá ter benefícios para os consumidores.

Questionado sobre a hipótese de a REN poder vir a ser a entidade independente responsável por gerir os activos de transporte e armazenagem de combustíveis liquidos, no caso do Governo avançar com o processo de "unbundling", José Penedos afirmou que a REN "será sempre candidata a comprar redes energéticas desde que o conselho de administração aprove".

José Penedos, que falava aos jornalistas à margem da conferência da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobre Regulação de Energia, afirmou, que "gostaria de ver o 'unbundling' [já existente na electricidade e no gás] prolongado ao nível das redes de transporte e armazenamento dos combustíveis líquidos". "Porque sendo uma infraestrutura bem gerida por uma entidade independente, isso pode reduzir os custos globais do sistema e como tal poderá trazer beneficios para os consumidores", afirmou.

A questão do "unbundling" no sector petrolífero tem surgido nos últimos dias como uma eventual recomendação que a Autoridade da Concorrência irá propor para aumentar a concorrência no sector petrolífero, alvo de fortes contestações devido à subida dos preços do petróleo.

O assegurar o livre acesso por parte de terceiros às instalações de armazenamento, transporte e distribuição, actualmente nas mãos da Galp, tem sido entendida por alguns especialistas como uma das soluções para aumentar a concorrência no sector, através da entrada de novos operadores no mercado e da possibilidade de importar combustíveis. O Governo aprovou há mais de dois anos o decreto-lei 31/2006 que prevê que os "titulares de grandes instalações de armazenamento, de transporte e distribuição por conduta" sejam "obrigados a ceder a capacidade disponivel dessas instalações a terceiros, de modo não discriminatório e transparente", mas até agora não foi publicada legislação complementar que permita concretizar essa disposição.

O decreto-lei refere ainda que "o acesso de terceiros às instalações previstas é objecto de regulação segundo critérios objectivos, transparentes e publicitados".

Diz também que as competências nesta matéria serão repartidas entre a ERSE e a DGGE, "em função das suas atribuições e em termos a definir em legislação complementar".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por redhot » 29/5/2008 16:13

Não se esqueçam que no inicio de Julho irá fazer um ano que entrou em bolsa.

Ainda há pequenos subscritores que estão à espera de fazer um ano para venderem com isenção de IRS.

Esta é uma boa altura para assustar essa gente... :lol: :lol:
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

por SirPatrickBateman » 29/5/2008 15:59

Excelente texto de opinião.

Muitos argumentos, e especulativo q.b.!

Mesmo como eu gosto!!! \:D/

Obrigado!
 
Mensagens: 869
Registado: 6/11/2002 16:28
Localização: Avr

por JPereira72 » 29/5/2008 12:44

REN ( www.ren.pt )

Estrutura accionista da REN a 28 de Abril de 2008-05-27
http://www.ren.pt/VPT/GRUPOREN/ESTRUTUR ... nista.aspx

http://www.ren.pt/SiteCollectionDocumen ... enpdpt.pdf



Alguns administradores, mas vale a pena dar uma vista de olhos nos elementos curriculares de cada um:
( http://www.ren.pt/vPT/GovernodaSociedad ... estao.aspx )

Presidente : José Rodrigues Pereira dos Penedos

Administrador : Manuel Carlos Mello Champalimaud

Administrador : Filipe Maurício de Botton

Administrador : Gonçalo José Zambrano de Oliveira

Entre outros….




PARPUBLICA ( http://www.parpublica.pt )
Empresa publica, (participações publicas) não necessita de muitas apresentações
3 maiores posições, tudo nas energias… EDP / GALP / REN ( http://www.parpublica.pt/carteirapart.htm )

C.G.D.
Não necessita de apresentações

E.D.P.
Idem aspas

E.D.P. – FUNDO DE PENSÕES
Idem aspas

LOGOENERGIA -
Administrador: Filipe Maurício de Botton ( sócio fundador da LOGOPLASTE – www.logoplaste.com ), já referenciado acima como administrador REN.

GESTMIN ( www.gestmin.com )
Presidente : Manuel Carlos de Mello Champalimaud , já referenciado acima como administrador REN.


OLIREN
Gonçalo José Zambrano de Oliveira, ), já referenciado acima administrador REN.

Creio que também faça parte::
( Conselho Superior - MEESWAY - Concessões de Transportes, SGPS, S.A. – Grupo MOTA ENGIL http://www.mota-engil.pt/index.php?opti ... &Itemid=96 )
(Conselho de Administração - LUSOLISBOA - AUTOESTRADAS DA GRANDE LISBOA, S.A. – Grupo MOTA ENGIL http://www.mota-engil.pt/index.php?Item ... &task=view )
(Conselho de Administração – vogal AENOR http://www.aenor.pt/gca/index.php?id=15 ... 8gQWVub3I= )


R.E.E.
Rede eléctrica de Espanha ( www.ree.es )


Ou seja, é só indivíduos e (respectivas) empresas que gostam e querem perder dinheiro, gente que entra nos negócios/investimentos com imensa vontade de perder, estão cá todos, estão cá todos perdidos e para esbanjar dinheiro... de certeza absoluta! Só pode! ;-)



FREE FLOAT

Para mim, o mais importante deles todos…. 115 382 395 títulos “á solta” ( 21,6% )

É aqui que está o pote de ouro... porque em cima o ouro já tem todo dono... a minha opinião, é que a luta dos “galináceos” é consumada aqui… decididamente andará muita gente á pesca no free float!

Sabe-se que fundos do Millenium/bcp têm posição com cerca de 4 milhões de títulos, a ver vamos em Junho/Julho, como estão os seus fundos, se reduziram, como tanto apregoam aos outros ou se reforçaram, como têm vindo a fazer, e a Enagás também quer os acordados 5% ( http://www.enagas.es/cs/Satellite?le2=r ... anguage=es ), e vai ter de adquiri-los em bolsa… e não são assim tão poucos títulos, só são cerca de 3 dezenas.. de milhões… e falta saber que outros têm acumulado… se será a UBS, se será a Credit Suisse, ou o Zé da esquina… não importa!, nos próximos tempo saberemos…alguns aparecerão nas noticias, outros descobriremos nas pesquisas…

Continuem com o tal short squeeze, descer, descer, descer e apertar, apertar, apertar os “pequeninos”... até eles largarem o titulo, mas eles são (eram) tantos, foram imensos na OPV e na euforia dos dias que se seguiram, que agora há que assustá-los para ver se desgrudam de vez.

Estou, como muitos, na REN para ganhar alguns euritos e com objectivo principal, de longo prazo, traçado desde a OPV, tenho tempo e paciência, e sempre dá para distrair quando aparecem noticias novas, não estou na REN por amor, o titulo nem um ano tem (está quase lá) em bolsa e é impressionante a disparidade de analises e price targets dada a pouca vida do titulo e tendo em conta a conjuntura dos mercados nos últimos tempos, é tarefa árdua, é de louvar, como até foi das que lá foi recuperando bem nas duas crises do mercado, há que arranjar outras formas de a abalar, é esta a minha opinião…

Nunca acreditei num cenário pessimista, é certo que não se trata de um titulo para daytrading, ( embora já tivessem existido oportunidades para o fazer ), há que ter paciência, há que saber aguardar e se for para perder (…já divagando e num cenário Dantesco ), pois então que percamos todos, inclusive os “perdedores” da lista de cima. Alguns, os pequenos, irão perder umas centenas/milhares de euros e os outros, perderão umas dezenas de milhões!!… se estamos todos para perder, pois então que seja cada qual á sua medida!! Siga lá com a cotação para baixo! ( que eu, se puder, também vou reforçando )

Não há que ter medo, quando for na subida, para os “top list” obterem bons retornos dos investimentos, também cá estaremos!.. a não ser que eles não tenham que fazer ao dinheiro e gostem de empatá-lo, só tendo como objectivo a posição na REN independentemente dos ganhos ou das perdas!.. também pode ser isso ;-)
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 9:24
Localização: 14

por jony_cash » 28/5/2008 23:20

RicardoAlberto Escreveu:
Adelin Escreveu:Alguém já recebeu os dividendos ?

Tenho 85.400 acções a 3,80 e ainda não recebi nada.


Estás com uma menos valia de quase 60.000 €... dass

Também estou dentro e espero muito desta acção.


NOP a menos valia é de 60.000€ - 11.102€(dividêndos - sim por irá acabar por receber os dividêndos :mrgreen:) = 48.898€ sempre é melhor :wink:

Não há que desanimar melhores dias viram

Abraço
 
Mensagens: 425
Registado: 31/8/2007 20:30

por RicardoAlberto » 28/5/2008 20:33

Adelin Escreveu:Alguém já recebeu os dividendos ?

Tenho 85.400 acções a 3,80 e ainda não recebi nada.


Estás com uma menos valia de quase 60.000 €... dass

Também estou dentro e espero muito desta acção.
 
Mensagens: 9
Registado: 3/12/2007 11:13
Localização: Porto

Ren

por ptcompaq » 28/5/2008 19:58

Aí fica o gráfico de hoje...

http://img508.imageshack.us/img508/962/rendj8.png

Não parece nada famoso, ainda para mais porque não existem referências históricas que nos permitam estabelecer suportes/resistências consistentes. Agora é aguardar que ela regresse às suas lentas mas consistentes subidas...Eu estou dentro e ligeiramente entalado :oops:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 75
Registado: 3/12/2007 13:40
Localização: sadfafa

por JPereira72 » 28/5/2008 16:56

ora, toda a gente recebeu 0,163€ x Numero de accções que possuem (ou possuiam) em sua posse ao final do dia 22 maio.

Depois há que descontar os 20% de imposto retidos na fonte.

Depois ha que descontar a comissão do banco
e o respectivo imposto de 21% sobre essa comissão

e pronto, ai está o valor liquido dos dividendos

Agora a comissão do banco depende, claro está do valor em questão... estará tabelado com certeza no preçário do banco/plataforma utilizada.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 9:24
Localização: 14

por TP1 » 28/5/2008 16:18

Alguém sabe pf dizer-me, pr raio leva a CGD uma taxa de 15€ pelo dividendo da REN???? :evil:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Goya777, Inácio Barreto, malakas, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, sempreamesma, serdom, tami, VALHALLA e 46 visitantes