Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pixies » 19/6/2007 10:16

Boas!

Bem, realmente este tópico vai dar muito que falar :shock: .

Na minha modesta opinião o que vai acontecer é que os investidores vão cancelar muito poucas ordens até à entrada em bolsa e nesse dia deverá haver uma grande corrida à compra para repôr um número de acções que dêem lucro :wink: .

Penso que vamos observar a uma subida vertiginosa da titulo, dependendo também do preço a que elas entrem no mercado.

Por mim, como pequeno investidor, vou manter a ordem e esperar pelo resultado da entrada em mercado. Depois logo vemos se temos hipótese de reforçar em valores mais baixos a seguir à forte procura.

Abraços
 
Mensagens: 15
Registado: 10/5/2007 10:44
Localização: Lisboa

por rpaulino » 19/6/2007 10:08

e eu que aindo por cima acabei de chegar à pouco do trabalho e já tou com esta moca toda, mas digam lá que não era bom??

rpaulino
 
Mensagens: 37
Registado: 15/6/2007 14:05

por Primvs » 19/6/2007 10:04

rpaulino Escreveu:o mais provavel é elas entrarem na bolsa logo em alta. ai por volta dos €10.

rpaulino
LOLOLOLOLOLOL... :mrgreen: amigo, não deviamos fumar dessas coisas logo de manhã!
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

por rpaulino » 19/6/2007 9:59

o mais provavel é elas entrarem na bolsa logo em alta. ai por volta dos €10.

rpaulino
 
Mensagens: 37
Registado: 15/6/2007 14:05

por afonsinho » 19/6/2007 9:39

Boas notícias, se a procura dos instituicionais for muito boa, quer dizer que vamos ter um bom preço.
 
Mensagens: 357
Registado: 3/9/2006 1:50

por afonsinho » 19/6/2007 9:36

Procura dos institucionais já supera oferta na venda directa da Martifer
Os investidores institucionais também estão a aderir à Martifer, uma vez que procura de acções já ultrapassou a oferta na venda institucional. "Estamos a ter enorme receptividade internacional", disse Jorge Martins, administrador financeiro (CFO) da Martifer.
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt


Os investidores institucionais também estão a aderir à Martifer, uma vez que procura de acções já ultrapassou a oferta na venda institucional. "Estamos a ter enorme receptividade internacional", disse Jorge Martins, administrador financeiro (CFO) da Martifer.

O responsável mostrou-se entusiasmado com a forma como está a correr a toda a operação. "A procura ultrapassou todas as expectativas e na venda directa também já estamos com excesso de procura. Mas neste segmento ainda muita coisa pode acontecer".

Para a venda directa está destinada a grande parte da oferta combinada de 25 milhões. Os investidores institucionais têm disponíveis 18,75 milhões de acções, que correspondem a 18,75% do capital da empresa, depois do aumento de capital. Neste segmento, o preço pode ser superior ao da OPS destinada aos pequenos investidores. Na OPS estão disponíveis 6,25 milhões de acções, que serão vendidas entre 6,50 e 8 euros cada, não podendo o preço ultrapassar estes valores. Na oferta institucional, o preço poderá ser mais elevado "caso a procura verificada o justifique". O preço será definido pela Martifer com base na recomendação dos bancos colocadores BES Investimento e Caixa BI.

O "roadshow" de apresentação da Martifer começou a 11 de Junho, em Lisboa e já passou por Madrid, Londres e Paris, onde está hoje. Nos próximos dias e até sexta-feira, Carlos e Jorge Martins, com representantes dos bancos colocadores, deslocam-se novamente a Londres, seguindo-se Frankfurt e Dublin.
 
Mensagens: 357
Registado: 3/9/2006 1:50

por rpaulino » 19/6/2007 8:55

Da maneira que isto está, mais vale esperar pela REN, e mesmo assim, tambem deve de haver uma procura tão grande que o numero de acções por pessoa pode muito bem vir a quase ser o mesmo.
 
Mensagens: 37
Registado: 15/6/2007 14:05

Loucura total

por Recolector » 19/6/2007 7:12

Anda tudo doido com a Martifer.

Parece que já não há nenhuma hipótese de passarem acções da tranche dos institucioanis para a do público em geral.

As acções para os institucionais podem, eventualmente, ser colocadas na OPS a um valor superior a 8€ :!:

A tranche maior é a dos institucionais, se comprarem a mais de 8€, isso equivale a dizer que o público em geral vai comprar a desconto ...
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 372
Registado: 25/1/2005 22:10
Localização: 16

por Nyk » 19/6/2007 5:56

Ordens inferiores a 1.500 já não têm garantia de receber acções da Martifer
O mercado aderiu em massa à oferta pública de subscrição (OPS) da Martifer. Só na primeira fase, que terminou sexta-feira, o número de acções pedidas ultrapassou em 144,2 vezes a oferta. No entanto, esta elevada solicitação faz com que o número de acções a que os investidores terão direito seja muito limitado.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt


Patrícia Silva Dias
patriciadias@mediafin.pt



O mercado aderiu em massa à oferta pública de subscrição (OPS) da Martifer. Só na primeira fase, que terminou sexta-feira, o número de acções pedidas ultrapassou em 144,2 vezes a oferta. No entanto, esta elevada solicitação faz com que o número de acções a que os investidores terão direito seja muito limitado.

O Jornal de Negócios fez as contas e quem tiver subscrito menos de 1.500 acções na primeira fase, já não tem garantia de receber qualquer título. Face ao elevado rateio registado no primeiro período da OPS, quem tiver pedido 1.500 acções terá direito apenas a 10 títulos.

Trata-se do valor mínimo, o que faz com que possam não ser atribuídas acções aos subscritores que tenham requisitado menos de 1.500 acções. Já às ordens dadas pelos trabalhadores serão sempre atribuídas um mínimo de 10 acções.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por sharpyn » 19/6/2007 3:31

Concordo ctg resina.esperar para ver será a melhor opção...
God save the Money!
 
Mensagens: 578
Registado: 7/5/2007 1:50
Localização: Porto

o interressante

por vmerck » 18/6/2007 22:23

será saber o rateio dos institucionais pois da parte dos pequenos a coisa esta feita mais acção menos acção
 
Mensagens: 1453
Registado: 2/12/2002 0:22
Localização: viseu

por aa » 18/6/2007 21:45

Woodhare Escreveu:Sou um amador nestas coisas mas antes da ops calculei o PER da Martifer para o preço estipulado baseado nos resultados passados e deu-me 43. Como era muito nem subescrevi.


Isso dos PER´s também se altera muito rapidamente!

cps,

AA
 
Mensagens: 1434
Registado: 6/11/2002 0:37
Localização: 14

por Woodhare » 18/6/2007 18:36

Sou um amador nestas coisas mas antes da ops calculei o PER da Martifer para o preço estipulado baseado nos resultados passados e deu-me 43. Como era muito nem subescrevi.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
 
Mensagens: 945
Registado: 16/6/2007 12:05
Localização: 24

Aumento de capital a um ou dois anos...

por Primvs » 18/6/2007 18:14

A OPS foi feita por aumento de capital, onde a Mota-Engil e os Irmãos Martins ficaram com 33% cada, donde antes tinham 50%.Podem fazer como o BCP, que já habituou o mercado com os seus aumentos de capital!Para quê por em perigo a OPS com um aumento de capital mais ambicioso?Para quê por em perigo as posições accionistas dominantes de ambos?

Como dizia um amigo meu algarvio, deixa-as pousar... :mrgreen:
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

por Resina » 18/6/2007 18:11

Não me admirava nada que a martifer dentro de um ano faça um split, mais uns aumentos de capital...
A martifer é uma boa aposta no longo prazo, no curto é uma incognita...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

As pessoas sabem bem dar o valor às empresas

por Recolector » 18/6/2007 17:47

Diziam que estava caro, no entanto o mercado parece não achar :!:
Ainda há poucos dias andava tanta gente a perguntar se não estaria o Bull nos seus dias finais ... e agora é vê-los cheios de confiança :lol:

Ou se calhar é o facilitismo dos bancos nas condições que colocam (ou não) para a aceitação de ordens pelo número máximo de lotes.

Tinha pensado colocar alocar uma posição completa da minha carteira (actualmente divido o meu capital em 5 posições) à Martifer, numa perspectiva de médio prazo.
Pensava acorrer à primeira fase e depois completar a posição no mercado. Agora com esta brincadeira, vou ficar com um preço médio muito menos atractivo, logo se elas não subirem (se o mercado, vier a achar que estão caras) sobe o risco :evil:

A minha dúvida agora é QUANDO completar a posição no mercado :mrgreen:

No entanto, apesar de isto estar caro e a prova disso é que nem eles na Martifer pensaram conseguir colocar no mercado uma % maior ... penso que a médio prazo as perspectivas são boas. Se a gestão continuar ambiciosa, pode ser uma nova Altri. Expansão sem limites à vista ... Só é pena não terem recolhido mais capital no mercado, o retorno por unidade, devido aos efeitos de escala, era capaz de ser melhor.
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 372
Registado: 25/1/2005 22:10
Localização: 16

por carrancho » 18/6/2007 16:06

Boas,

Bem... com um rateio de 1/140 eu nem vou dizer se vale ou não a pena cancelar! Cada qual analise as despesas e veja quanto tem o título de subir para começar a ter lucro de tostões. Não quero deixar de referir que, para mim, a relação risco/ganho potencial sai com este rateio muito prejudicada na parte de ganho e reforçada no risco de perdas (em %).

O que não tenho duvida nenhuma é que de forma alguma vale a pena subscrever nesta segunda fase.

Um abraço,

Carrancho

Ps- Não acredito em muitas anulações e só vejo forma de este rateio diminuir se a procura nos trabalhadores e institucionais não atingir a totalidade das acções disponiveis. Podem ocorrer transferências entre traches até 30% nestes casos. Mas se isso acontecer é péssimo sinal pois ficamos com mais acções que iam certamente desvalorizar muito pela falta de interesse institucional a esse valor (não acredito neste cenário, mas que é possível é...)
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

Que miséria !

por Recolector » 18/6/2007 16:03

A Martifer podia ter feito um AC muito mais agressivo e recolher muito mais capital :!:

Acabam por desperdiçar uma boa oportunidade :!:

Se calhar, justificava-se um estudozito de mercado, antes de lançar uma OPS, digo eu :roll:
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 372
Registado: 25/1/2005 22:10
Localização: 16

por sharpyn » 18/6/2007 15:58

Eu estou parvo com tt milhão de acções subscritas.
Isto não vai correr nada bem.
God save the Money!
 
Mensagens: 578
Registado: 7/5/2007 1:50
Localização: Porto

por SMarq » 18/6/2007 10:37

Posso estar enganado mas a Martifer vai ser uma titulo de grande volatildade... :roll:

Logo de risco elevado... :?
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 558
Registado: 5/2/2005 13:36
Localização: Gaia

por Cali » 18/6/2007 10:30

bem... com tanto cancelamento, começo a colocar a hipotese de ir subscrever... :roll:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por sharpyn » 18/6/2007 10:21

Eu n as subscrevia ...
God save the Money!
 
Mensagens: 578
Registado: 7/5/2007 1:50
Localização: Porto

por redhot » 18/6/2007 9:58

BruSantos Escreveu:A questão que se coloca é: cancelar a subscrição ou não!?


Eu vou ter de cancelar pois as 139 acções que me iriam calhar com este rateio, levariam-me ao meu objectivo de ser milionário muito rápidamente...O que não pretendo de forma nenhuma!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

por BruSantos » 18/6/2007 9:52

A questão que se coloca é: cancelar a subscrição ou não!?
 
Mensagens: 56
Registado: 7/2/2006 15:50
Localização: Leiria

por tunes » 18/6/2007 9:44

Investidores da Martifer ficam com um máximo de 139 acções

18/06/2007



O número mais elevado possível de acções da Martifer a que os investidores terão direito será apenas de 139 acções por cada subscritor. Isto porque a procura ultrapassou em 144,2 vezes a oferta na primeira fase da oferta pública de subscrição (OPS).

Os investidores que tenham pedido o valor mais alto, de 20.000 acções, no primeiro período da operação, terão direito apenas a 139 acções da Martifer. Isto porque a procura ultrapassou em 144,2 vezes a oferta na primeira fase de subscrição, que terminou na passada sexta-feira (15 de Junho).

Face a este rateio, o máximo que algum subscritor poderá investir na Martifer oscila entre os 902 euros e os 1.110 euros, de acordo com o intervalo de preços fixados para a operação, ou seja entre 6,5 e 8 euros.

Inicia-se hoje a segunda fase de subscrição de acções da Marifer, a qual termina na próxima sexta-feira (22 de Junho). É de esperar que a procura continue elevada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 382
Registado: 21/12/2004 12:46

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1 e 45 visitantes