Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 12/10/2024 10:14

volvista Escreveu:Roling Trade
Já mudei de teclado.

:lol: :lol:

Boa, agora faça como a Srª Engenheira e compre umas ações da Mota-Engil, dizem que estão em promoção compre 1 leve 2.

A promoção acaba antes do fim do ano e em 2025 voltamos ao tradicional pague 2 leve 1.

Aproveito para elencar aqui as datas que podem servir de catalisador à cotação da Mota-Engil:

    14 / Out - Anúncio (previsto) do resultado da emissão obrigacionista da Mota-Engil
    17 / Out - Anúncio, pelo BCE, do destino das taxas de juro europeias (previsível corte de outros 0.25pp)
    17 / Out - Início da earning season das grandes construtoras europeias, começando pelas contas do 3T2024 da francesa Eiffage
    24 / Out - Resultados 3T2024 da francesa Vinci (a maior construtora europeia)
    29 / Out - Resultados 3T2024 da espanhola Ferrovial
    30 / Out - Resultados 3T2024 da espanhola FCC
    31 / Out - Encerramento da apreciação do Orçamento de Estado Português na generalidade (já ficaremos com uma ideia se passa)
    4 / Nov - Início da Apreciação do Orçamento de Estado Português na especialidade
    5 / Nov - Resultados 3T2024 da francesa Bouygues
    5 / Nov - Eleições dos EUA
    7 / Nov - Resultados 3T2024 das espanholas ACS e Sacyr
    7 / Nov - Anúncio, pela FED, do destino das taxas de juro americanas (novo corte? não me parece, mas era bom)
    15 / Nov - Prazo para propostas de alteração ao Orçamento de Estado Português na especialidade
    19 / Nov - Trading Update do 3T2024 da Mota-Engil
    20 / Nov - Fecho do short da Muddy Waters :?: Cotação da Mota-Engil nos 3,2€ :lol:
    26 / Nov - Início dos plenários de debate do Orçamento de Estado Português na assembleia
    29 / Nov - Votação final (e aprovação?) do Orçamento de Estado Português
    12 / Dez - Última decisão das taxas de juro europeias pelo BCE em 2024 (mais um corte de 0.25pp?)
    18 / Dez - Última decisão das taxas de juro americanas pela FED em 2024 (aqui talvez ocorra um corte)
    6 / Jan 2025 - Prazo de entrega para as propostas do 2º troço do TGV
    :?: Mar 2025 - Apresentação dos resultados consolidados de 2024 da Mota Engil. Cotação de volta aos 5.90€ :pray:
    :?: Abril 2025 - Máximos históricos (de capitalização bolsista) da Mota Engil. :lol: Cotação vai acima dos 6.20€ :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por volvista » 11/10/2024 17:10

Roling Trade
Já mudei de teclado.
 
Mensagens: 509
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 11/10/2024 10:35

Esta magana hoje está a trabalhar bem, mas só trabalha dia sim dia não do meu agrado.... :lol:
 
Mensagens: 743
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 10/10/2024 23:13

volvista Escreveu:ASrªEngªcomprou- a-2,472 quando? Sóhojeaparece a notícia?!

Bem visto volvista, apesar de estar a precisar de trocar o seu teclado (ou aprender a carregar em todas as teclas), até levanta uma questão interessante.

Segundo o artigo 19.º do Regulamento (EU) n.º 596/2014, que rege os procedimentos referentes às operações de dirigentes, mais especificamente o seu n.º3, refere o seguinte:

    3. O emitente ou o participante no mercado de licenças de emissão deve assegurar que a informação notificada de acordo com o n.º 1 é divulgada prontamente e, o mais tardar, três dias úteis após a operação de forma a permitir o acesso rápido a esta informação de forma não discriminatória, em conformidade com as normas técnicas de execução referidas no artigo 17.º, n.º 10, alínea a).

De acordo com o comunicado da Mota-Engil (in https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... 0_2024.pdf) a operação de compra foi efetuada na quarta feira passada, dia 2 de outubro. Logo, o 3º dia útil posterior, calharia, na pior das boas fés, na passada terça feira dia 8.

Porem (há sempre um porém), como deve saber, a transação de ações no mercado regular tem duas datas relevantes, a data de operação e a data valor.
Sendo a data valor, a data em que a propriedade das ações é transferida para o nome do comprador e o valor da negociação é debitado ou creditado na sua conta, ou seja é o dia em que a operação se torna efetiva em termos financeiros.

Como a data valor costuma distar 2 dias úteis da data da operação, parece-me juridicamente correto afirmar que a comunicação foi feita dentro do prazo máximo legal admissível (de 3 dias úteis) a contar da data valor.

Mas isto digo eu que não sou jurista.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 10/10/2024 21:59

Indemnização à vista?

O COVID-19 e as consequentes medidas decretadas pelo Governo em 2020 e 2021 para travar a sua propagação tiveram impacto nas receitas das concessionárias das autoestradas portuguesas.

Em março deste ano, conforme noticiado pelo Jornal de Negócios (in https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/so-a-douro-litoral-pediu-ate-agora-compensacao-pela-covid-19) a Douro Litoral foi a primeira concessionária a pedir um pedido de reposição do equilíbrio financeiro (REF) para compensar as perdas que alegou ter sofrido decorrentes dessas medidas.

Em maio deste ano, foi a vez da concessionária Douro Interior, controlada pela Mota-Engil através da Líneas, a apresentar um pedido de REF, para o período 2020-2022, em cerca de 3,4 milhões de euros e um prazo de prorrogação do contrato de 79 dias de forma a assegurar a reposição. (in https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/concessionarias-ja-reclamam-mais-prazo-aos-contratos-devido-a-covid)

Hoje o Jornal de Negócios avançou que "a subconcessionária do Douro Interior instaurou uma ação arbitral com vista a obter a condenação no pagamento, por parte da Infraestruturas de Portugal, das denominadas compensações contingentes vencidas e vincendas, peticionando o valor de 232,6 milhões de euros." (in https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/pedidos-de-compensacao-das-concessionarias-disparam-para-1240-milhoes)
Este artigo adianta ainda que a proposta de orçamento de estado para 2025, apresentado esta quinta feira, regista um "um acréscimo na ordem dos 711,1 milhões de euros, comparando com o valor global de riscos e contingências indicado no relatório do Orçamento do Estado para 2024".

Para a Mota-Engil, 232 milhões de euros (deduzidos dos inevitáveis interesses minoritários) representava um encaixe interessante.

Era justiça poética a "Infraestruturas de Portugal" pagar, através dessa indemnização, a avareza do preço máximo absurdo que colocou no concurso do primeiro troço do TGV (que a Mota ganhou como sabem).

Como costumo dizer, o mau Karma volta sempre em dobro :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por volvista » 10/10/2024 21:57

Dia02.10.2024-e-a-notícia-aparece-hoje!
 
Mensagens: 509
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por volvista » 10/10/2024 21:53

ASrªEngªcomprou- a-2,472 quando? Sóhojeaparece a notícia?!
 
Mensagens: 509
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 10/10/2024 21:42

Sra Eng Maria Mota comprou a 2,472 euros , 4114 ações

“MOTA-ENGIL INFORMA SOBRE TRANSAÇÕES DE DIRIGENTES
Nos termos e para os efeitos da legislação aplicável, informamos que recebemos da Sra. Engª Maria Sílvia Fonseca Vasconcelos
Mota, considerada dirigente da Mota-Engil, SGPS, S.A. ao abrigo do Artigo 248.º-B do Código dos Valores Mobiliários, a seguinte
comunicação de transação de ações:
Após a transação acima, a Sra. Engª Maria Sílvia Fonseca Vasconcelos Mota passou a ser titular de 191.175 ações representativas
do capital social da Mota-Engil, SGPS, S.A., correspondentes a 0,06% do seu capital social.
Nos termos e para os efeitos do disposto no Regulamento de Execução (EU) n.º 2016/523 da Comissão de 10 de março de 2016,
 
Mensagens: 821
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por volvista » 10/10/2024 21:35

Pois-toda-a-emissão-de-divida-colocada-MASserve-para-pagar-divida-antiga-a-vencer-e-pouco-mais.....................
Com-tanta-boa-notícia-e-a-cotação-desce?!
 
Mensagens: 509
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 10/10/2024 16:48

https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfV ... E89F865EA9

Sim, é um valor residual, mas não deixa de ser um insider a comprar.
 
Mensagens: 391
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 10/10/2024 13:50

volvista Escreveu:Ide.técnicos-VendaForte!


Isso é o que aparece no Investing, basta estar a cair 0,10 que aparece venda forte
 
Mensagens: 743
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por volvista » 10/10/2024 13:14

Ide.técnicos-VendaForte!
 
Mensagens: 509
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PAFS » 10/10/2024 12:50

macau5m Escreveu:A ultima vez que subscrevi obrigações apenas me foram atribuídas 10 no valor total de 1000€, apesar de ter subscrito um valor muito mais elevado no final tive prejuízo. Aparentemente deveria ter subscrito no inicio e não no fim.
Agora com este aumento do valor da oferta da Mota, será que se subscrever agora não me vai acontecer o que aconteceu na ultima vez que tentei investir num activo igual?
O ativo que me foram atribuídas 1000€ em obrigações foram do Benfica. Foi bem feito, para não ter ido para a concorrência.


Boas, tenho em carteira algumas obrigações incluindo da ME, eu dou ordem de compra sempre no 1º dia e é-me geralmente atribuído o valor total pedido ou muito perto disso, faço isto devido ao rateio, subscrever agora sujeita-se a ser-lhe atribuído um valor baixo.
 
Mensagens: 143
Registado: 29/11/2007 11:26
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Goya777 » 10/10/2024 11:35

Aqui_Vale Escreveu:
BOMBA99 Escreveu:Lá apareceu a subida com volume que se se mantiver amanhã pode provocar um movimento mais forte.

Aqui_Vale Escreveu:

Uma das minhas regras: sobe +/_ 3% com volume, compro.

CumPrim/
ValeAquilino

.

Bom dia gente boa.

Como sou homem de palavra e não ando por aqui para enganar ninguém . Regra cumprida, posição meio refeita.
A rodagem custou-me 5,5%. Mas a vida em Bolsa é isto. Perdemos numas, ganhamos noutras.

O cimento com papel, (SEMAPA) está a preparar-de para ir para as obras de MOTO

CumPrim/
ValeAquilino


Já com o dedo no gatilho para vender Semapa?
 
Mensagens: 2990
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 10/10/2024 9:51

BOMBA99 Escreveu:Lá apareceu a subida com volume que se se mantiver amanhã pode provocar um movimento mais forte.

Aqui_Vale Escreveu:

Uma das minhas regras: sobe +/_ 3% com volume, compro.

CumPrim/
ValeAquilino

.

Bom dia gente boa.

Como sou homem de palavra e não ando por aqui para enganar ninguém . Regra cumprida, posição meio refeita.
A rodagem custou-me 5,5%. Mas a vida em Bolsa é isto. Perdemos numas, ganhamos noutras.

O cimento com papel, (SEMAPA) está a preparar-de para ir para as obras de MOTO

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2987
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Mota Engil - Tópico Geral

por BOMBA99 » 10/10/2024 1:14

Lá apareceu a subida com volume que se se mantiver amanhã pode provocar um movimento mais forte. Tinha uma ordem nos 2,78 mas termina amanhã. Se as levarem é mau sinal pois terei que as recomprar mais tarde...

Por outro lado era uma mais valia simpática e há outra empresa em que tenciono entrar.

A notícia da adjudicação do 1º troço é boa pois impacta as contas das construtoras do PSI. É uma empreitada simpática. Na MOTA são 2 numa semana e das que garantem rendimento por muitos anos.
 
Mensagens: 124
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por macau5m » 10/10/2024 0:04

Rolling_Trader Escreveu:Não lhe recomendo CFD a não ser que seja um investidor avançado e saiba muito bem o que está a fazer.


Negoceio em CFD pelo menos desde 2010
Em carteira
TEVA +
SONAE +
INTEL -
NOS +
DELTA AIR LINES +
ALPHABET +
JERONIMO MARTINS -
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 429
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 9/10/2024 23:24

MarcoAntonio Escreveu:Mota-Engil sobe emissão de dívida verde de 50 para 80 milhões de euros
A construtora decidiu elevar o montante da emissão de obrigações a cinco anos dos 50 milhões de euros inicialmente anunciados para 80 milhões de euros. A taxa de juro bruta é de 5%.


Relativamente a esta notícia, o título da mesma no Jornal de Negócios estava errado dado que esta emissão de obrigações não corresponde a dívida verde (Green Bonds).

Digo "estava" porque entretanto enviei um mail ao jornalista Pedro Curvelo e ele já retificou o título :lol:

De resto parece-me positivo, significa que a colocação, a menos de 2 dias do seu fim, já deve estar subscrita acima dos 50M€ iniciais.

Sejam 50M€ ou 80M€, o que é certo é que será um refinanciamento da dívida a uma taxa de juro de 5%, portanto inferior à que a Mota pagava atualmente pela sua dívida no fim do exercício de 2023 (mais especificamente 7.6%).
A 31 de dezembro de 2022 o custo médio da dívida bruta da Mota Engil situava-se nos 5.4%, portanto esta emissão tem uma taxa de juro ainda inferior à que a Mota já pagava há dois anos atrás.

Se for de 80M€ em vez de 50M€ não significa necessariamente que a Mota-Engil se esteja a endividar mais, mas sim que está a diversificar mais a natureza da sua dívida, tal como previsto no plano estratégico.

É de notar que 80M€ é apenas uma pequena percentagem da dívida líquida global de 2023 (que se situou nos 1175M€) e a previsão dos analistas, para os resultados consolidados de 2024 (a apresentar em 2025), é que a dívida líquida baixe para 1144M€. Isto aliado a um crescimento do EBITDA de 837M€ de 2023 para 845M€ em 2024, situará o rácio DL/EBITDA em 1.35x, um valor inferior aos 1.4x reportados no exercício de 2023.
Ou seja, no final de 2024 a dívida líquida estará mais controlada (se as estimativas se confirmarem).

Notem, no entanto, que o guidance da Mota Engil até 2026 é manter o rácio DL/EBITDA abaixo das 2x e em 2023 ficou abaixo disso, nos 1.4x. Portanto a Mota Engil, em 2023, podia se ter endividado em mais 490M€ e ainda assim ficar dentro do intervalo de alavancagem da dívida líquida consagrado no plano estratégico.

Não diabolizem a atual dívida da Mota Engil. Como eu já referi num post recente, em 2008 a dívida líquida da Mota Engil era de 1852M€ e o EBITDA apenas de 311M€, o que representava uma alavancagem de 5.94x ... nesse ano sim, a dívida era preocupante.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 9/10/2024 23:13

macau5m Escreveu:(...)
Na ultima oferta de obrigações da Mota, fui contactado pelo banco para subscrever obrigações, disse que em vez das obrigações iria comprar ações (CFD) e que rápidamente alcançaria o lucro que as obrigações ofereciam.
(...)
Claro que a subscrever obrigações nunca seria o valor de 1000€, seria um valor para ter um rendimento no final do contrato superior a 5000€, o receio é que haja forte rateio e a quantidade atribuída seja apenas para beneficio do banco e não do subscritor.

Não sou a pessoa indicada para o aconselhar relativamente às obrigações (nunca subscrevi), o melhor é ver mesmo com o seu banco.

Reparei que escreveu que "iria comprar ações (CFD)", muito cuidado porque ações e CFD são instrumentos financeiros diferentes. Os CFD são contratos de diferença, um produto financeiro complexo e alavancado.

Não lhe recomendo CFD a não ser que seja um investidor avançado e saiba muito bem o que está a fazer.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por macau5m » 9/10/2024 22:33

Rolling_Trader Escreveu:Se só tem 1000€ para investir e estando as obrigações sujeitas a rateio, comissões e outros encargos é bem possível que lhe aconteça algo semelhante novamente.
Para a Mota ter aumentado a oferta significa que a procura já deve ter superados os 50M€.

Arriscar por arriscar, as probabilidades neste momento favorecem o investimento em ações da Mota (ao preço a que estão de 2.54€). Repare que, a concretizar-se o atual price target médio, previsto a 12 meses, de 5.563€ por ação, significaria que num ano ganharia 119% brutos e pagava "apenas" 28% de imposto sobre essas mais valias. E ainda encaixava um previsivel dividendo bruto de 0.11€ por ação lá para abril.

Ambas as opções são arriscadas se só tem 1000€ para investir, você é que decide, mas se quer dormir descansado... o melhor é ir para os certificados de aforro :lol:


Obrigado pela resposta

Na altura a minha ordem era de 50.000€ mas apenas me atribuíram 1000€, por causa do rateio e para que os bancos ganhem com as comissões.
Sou de opinião que quando houver forte procura nunca devem ser atribuídas obrigações que no final do período gerem prejuízo derivado das comissões.
Na ultima oferta de obrigações da Mota, fui contactado pelo banco para subscrever obrigações, disse que em vez das obrigações iria comprar ações (CFD) e que rápidamente alcançaria o lucro que as obrigações ofereciam.
Tinha uma ordem de compra a 1,08€ e estavam a negociar a 1,09€, não quis subir a ordem e nunca mais as apanhei, o pior negócio que realizai até hoje, pois elas foram perto dos 6€.

Claro que a subscrever obrigações nunca seria o valor de 1000€, seria um valor para ter um rendimento no final do contrato superior a 5000€, o receio é que haja forte rateio e a quantidade atribuída seja apenas para beneficio do banco e não do subscritor.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 429
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 9/10/2024 22:13

macau5m Escreveu:A ultima vez que subscrevi obrigações apenas me foram atribuídas 10 no valor total de 1000€, apesar de ter subscrito um valor muito mais elevado no final tive prejuízo.
(...)
Agora com este aumento do valor da oferta da Mota, será que se subscrever agora não me vai acontecer o que aconteceu na ultima vez que tentei investir num activo igual?
(...)

Se só tem 1000€ para investir e estando as obrigações sujeitas a rateio, comissões e outros encargos é bem possível que lhe aconteça algo semelhante novamente.
Para a Mota ter aumentado a oferta significa que a procura já deve ter superados os 50M€.

Arriscar por arriscar, as probabilidades neste momento favorecem o investimento em ações da Mota (ao preço a que estão de 2.54€). Repare que, a concretizar-se o atual price target médio, previsto a 12 meses, de 5.563€ por ação, significaria que num ano ganharia 119% brutos e pagava "apenas" 28% de imposto sobre essas mais valias. E ainda encaixava um previsivel dividendo bruto de 0.11€ por ação lá para abril.

Ambas as opções são arriscadas se só tem 1000€ para investir, você é que decide, mas se quer dormir descansado... o melhor é ir para os certificados de aforro :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por macau5m » 9/10/2024 21:09

A ultima vez que subscrevi obrigações apenas me foram atribuídas 10 no valor total de 1000€, apesar de ter subscrito um valor muito mais elevado no final tive prejuízo. Aparentemente deveria ter subscrito no inicio e não no fim.
Agora com este aumento do valor da oferta da Mota, será que se subscrever agora não me vai acontecer o que aconteceu na ultima vez que tentei investir num activo igual?
O ativo que me foram atribuídas 1000€ em obrigações foram do Benfica. Foi bem feito, para não ter ido para a concorrência.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 429
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 9/10/2024 18:52

Mota-Engil sobe emissão de dívida verde de 50 para 80 milhões de euros

A construtora decidiu elevar o montante da emissão de obrigações a cinco anos dos 50 milhões de euros inicialmente anunciados para 80 milhões de euros. A taxa de juro bruta é de 5%.



Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 9/10/2024 17:46

hugob0ss Escreveu:(...)
Ou seja, o governo fez uma má avaliação dos custos do primeiro troço, que pode ser mais caro do que o inicialmente previsto. Além disso, este troço é mais arriscado por ser o primeiro e, se não for bem executado, pode implicar custos adicionais. Por outro lado, o segundo troço, entre Oiã e Soure, o valor já foi revisto em alta e para esse já existe concorrência no processo.


hugob0ss, a Mota-Engil apresentou uma proposta fruto do trabalho de um ano e meio de preparação para enfrentar os desafios do custo e conseguir ter uma vantagem competitiva na proposta, não só do primeiro, mas também dos concursos dos troços seguintes.

Recomendo a leitura desta entrevista com o CEO sobre os concursos do TGV https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ceo-da-mota-engil-espero-nao-ser-discriminado-no-lote-2-da-alta-velocidade

Como o conteúdo é premium (e nem todos têm acesso), o Jornal de Negócios (que eu assino e recomendo a todos fazerem o mesmo) terá de me perdoar, mas eu vou ter de deixar aqui um excerto com duas perguntas muito relevantes dirigidas ao CEO sobre estes concursos:


    Jornalista: Em maio disse ao Negócios que o preço-base do concurso para o troço de alta velocidade Porto-Oiã (1,66 mil milhões de euros) era um desafio. Não é surpresa que o consórcio da Mota-Engil acabe por ir sozinho a este concurso?
    Carlos Mota dos Santos: Não é surpresa. O preço-base estipulado para a solução-base do primeiro troço é, não diria insuficiente, mas muito difícil. E daí a razão pela qual aparentemente houve pouca concorrência. Não consigo perceber a lógica por trás desta estratégia da Infraestruturas de Portugal (IP) de ter preços-base tão curtos, mas a realidade é essa. Por isso, desde há um ano e meio que estamos a trabalhar em soluções de ‘value engineering’ para o projeto e foi só através deste trabalho que encontrámos soluções que nos permitiram apresentar proposta.

    Jornalista: Apesar do valor baixo, o consórcio da Mota-Engil apresentou uma proposta que encaixou no preço. As empresas portuguesas querem estar presentes nesse projeto a qualquer preço, mesmo que implique riscos?
    Carlos Mota dos Santos Não é a qualquer preço. Conseguimos apresentar proposta porque trabalhámos ao longo de muitos meses no projeto em soluções com maior eficiência, que visam a pré-fabricação, e benéficas até em termos de sustentabilidade, o que nos permitiu encaixar no preço. E é isso que iremos fazer para o lote 2 – Oiã-Soure – e para os seguintes. Estamos comprometidos em ter o melhor projeto possível, a melhor solução técnica possível e, consequentemente, a solução mais económica e mais competitiva. Espero que seja a prova provada de que as alegações de que o setor da construção português não tem a capacidade necessária para fazer face aos desafios caia de uma vez por todas. O facto de nos termos apresentado ao primeiro concurso é a prova de que temos engenharia e capacidade de apresentar projetos diferenciados e otimizados.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Woman_Trader » 9/10/2024 17:13

Agradecer unicamente todas as partilhas feitas, cujo conhecimento de causa me ajudam igualmente a arrumar informação na minha cabecita.
Acrescentar ainda que subscrevo as palavras do Rolling na íntegra e partilho da ideia dos likes... Assim sendo, teria todos os meus quantos os seus posts.
Recordo que cheguei a este fórum pela sua partilha e para não perder pitada do tanto conhecimento que o Rolling nos vai ofertando de forma gratuita.
Finalmente, uma palavra de igual apreço aos que vão igualmente contribuindo com os "bonecos" da análise técnica.

Bem-hajam!
Woman_Trader
 
Mensagens: 11
Registado: 10/9/2024 22:53
Localização: Lisboa

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot] e 42 visitantes