Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 12/10/2024 21:35

Na sexta feira, a CTT subiu, e a carteira de timing está quase positiva. Quando estiver positiva, vou encerrar essa carteira e iniciar uma nova, também de timing de mercado e com a CTT, mas uma versão melhorada com mais ativos.

A nova carteira vai ter ações de Portugal, de outros países europeus, e um ETF europeu alavancado 3x. Será a única carteira que vou ter, com no máximo 7 ativos.

Pensei em começar uma carteira de “comprar e manter”, mas decidi focar-me apenas em fazer timing de mercado para ter melhores resultados. No entanto, continuo com as estratégias de longo prazo e, daqui a uns meses, partilho os resultados e faço uma avaliação.

Espero ter bons resultados na nova carteira, mas vai ter mais risco do que a carteira anterior, porque as ações estrangeiras que vou escolher e o ETF alavancado 3x têm teoricamente mais risco do que as ações da bolsa portuguesa. No entanto, pelo menos no início, vou ter mais ações da bolsa portuguesa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 11/10/2024 11:56

Em relação aos objetivos das cunhas, alguns estão longe, como na EDPR, JMT e EGL. Espero que demorem mais de 6 meses a atingir os objetivos.
Já na CTT, o objetivo está mais perto e então espero que seja a primeira a atingir o objetivo..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 10/10/2024 19:40

Resumidamente são 5 cunhas, sem contar com a NOS:

8/10/2024 12:17, Galp diário, Cunha descendente, preço atual 16,98, objetivo 19,28
9/10/2024 10:59, Jerónimo Martins mensal, Cunha de alargamento descendente, preço atual 17,20, objetivo 24,42
9/10/2024 22:58, Mota-Engil diário, Cunha de alargamento descendente, preço atual 2,54, objetivo 4,10
10/10/2024 0:57, Edp renováveis mensal, Cunha de alargamento descendente, preço atual 14,64, objetivo 24,66
10/10/2024 19:14 CTT diário, Cunha de alargamento descendente, preço atual 4,215, objetivo 4,530
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 10/10/2024 19:14

Encontrei mais uma cunha.

CTT diário , Cunha de alargamento descendente, preço atual 4,215, objetivo 4,530

IMG_2780.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 10/10/2024 0:57

Meto também a EDPR e assim ficam já todas

Edp renováveis mensal, Cunha de alargamento descendente, preço atual 14,64, objetivo 24,66

IMG_2771.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por Tx9262 » 10/10/2024 0:44

Refiro-me a uma cunha de alargamento descendente.
Em escala logarítmica, se não estou a ver mal.
Estou em móvel, não posso ser preciso ou colocar gráfico, mas amanhã conseguindo coloco.
Abc


previsor Escreveu:
Tx9262 Escreveu:
previsor Escreveu:Mota-Engil diário, Cunha de alargamento descendente, preço atual 2,54, resistência 2,614, objetivo 4,10

IMG_2770.jpeg


Também vejo uma cunha descendente na ME, e estou bastante otimista.

Contudo a minha leitura é que a cunha se inicia nos 4,6-5,12€, o que me dá uma leitura de preço alvo +-5€.

Acredito que antes da recuperação ainda vá ao fundo da cunha fechar um pequeno gap.

Abraço


Nao consigo ver uma cunha descendente.
Uma cunha descendente é diferente de uma cunha de alargamento descendente.
Ainda mudei o gráfico para sem dividendos e mudei a escala, mas nao vejo.
Se quiseres mete o teu gráfico para se ver.
O máximo que podia fazer era meter o objetivo no valor maximo de onde começa a cunha, 4,20, mas prefiro ser mais contido no objetivo e dizer o preço de fecho. Às vezes, nao sobe direto. A NOS é um exemplo disso. Meti o gráfico da NOS primeiro de propósito para servir de exemplo. E existem casos que o objetivo nao é atingido por muito tempo. Mas se ultrapassar a resistência dos 2,614 e for para cima já é positivo.
 
Mensagens: 34
Registado: 13/4/2024 0:05

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 9/10/2024 23:55

Tx9262 Escreveu:
previsor Escreveu:Mota-Engil diário, Cunha de alargamento descendente, preço atual 2,54, resistência 2,614, objetivo 4,10

IMG_2770.jpeg


Também vejo uma cunha descendente na ME, e estou bastante otimista.

Contudo a minha leitura é que a cunha se inicia nos 4,6-5,12€, o que me dá uma leitura de preço alvo +-5€.

Acredito que antes da recuperação ainda vá ao fundo da cunha fechar um pequeno gap.

Abraço


Nao consigo ver uma cunha descendente.
Uma cunha descendente é diferente de uma cunha de alargamento descendente.
Ainda mudei o gráfico para sem dividendos e mudei a escala, mas nao vejo.
Se quiseres mete o teu gráfico para se ver.
O máximo que podia fazer era meter o objetivo no valor maximo de onde começa a cunha, 4,20, mas prefiro ser mais contido no objetivo e dizer o preço de fecho. Às vezes, nao sobe direto. A NOS é um exemplo disso. Meti o gráfico da NOS primeiro de propósito para servir de exemplo. E existem casos que o objetivo nao é atingido por muito tempo. Mas se ultrapassar a resistência dos 2,614 e for para cima já é positivo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por Tx9262 » 9/10/2024 23:30

previsor Escreveu:Mota-Engil diário, Cunha de alargamento descendente, preço atual 2,54, resistência 2,614, objetivo 4,10

IMG_2770.jpeg


Também vejo uma cunha descendente na ME, e estou bastante otimista.

Contudo a minha leitura é que a cunha se inicia nos 4,6-5,12€, o que me dá uma leitura de preço alvo +-5€.

Acredito que antes da recuperação ainda vá ao fundo da cunha fechar um pequeno gap.

Abraço
 
Mensagens: 34
Registado: 13/4/2024 0:05

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 9/10/2024 22:58

Mota-Engil diário, Cunha de alargamento descendente, preço atual 2,54, resistência 2,614, objetivo 4,10

IMG_2770.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 9/10/2024 10:59

Jerónimo Martins mensal, Cunha de alargamento descendente, preço atual 17,20, objetivo 24,42

IMG_2768.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 8/10/2024 12:17

Galp diário, Cunha descendente, preço atual 16,98, resistência 17,17, objetivo 19,28


IMG_2762.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 8/10/2024 12:06

As cunhas são as minhas figuras preferidas de análise técnica e existem várias na bolsa portuguesa neste momento. Já tinha falado sobre todas, mas agora vou colocá-las de forma seguida. Começo pela NOS, que praticamente já atingiu o objetivo, e depois coloco a da Galp. Também vou colocar as da EDP Renováveis, Jerónimo Martins e Mota-Engil nos próximos dias.

(Os gráficos são ajustados com dividendos.)

IMG_2760.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 7/10/2024 11:46

HSJC Escreveu:Boa tarde Previsor

pode , por favor dar a sua analise ao actual momento do BCP ?

Obrigado


O BCP está a subir há 8 trimestres seguidos e vai para o 9º, o que é um recorde em todo o histórico. Antes, só tinha subido 6 trimestres seguidos, duas vezes.
No curto prazo, os 0,398 parecem um valor importante, porque coincide aproximadamente com a MA50, que pode atuar como suporte. Atualmente, o BCP está acima desse valor, sem sinais de correção. Enquanto estiver acima da MA50, está muito bem.

Estou otimista em quase todas as ações do PSI para os próximos meses.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por HSJC » 6/10/2024 20:06

Boa tarde Previsor

pode , por favor dar a sua analise ao actual momento do BCP ?

Obrigado
 
Mensagens: 51
Registado: 20/6/2022 9:55

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 3/10/2024 21:11

Este mês é uma oportunidade para que aconteça o quarto mês consecutivo de subida do PSI.
O padrão tem sido que, após 3 meses de subida, o indice desce. Mas como disse acho que os 4 meses de subida acabarão por acontecer e que a bolsa portuguesa acabará por acelerar.

previsor Escreveu:Aliás, desde que começou a recuperação em 2020, o PSI ainda não teve 4 meses consecutivos de subida. Continuo a achar que isso vai acontecer durante este ciclo de subida.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 3/10/2024 11:11

As minhas opiniões sobre a Mota Engil não têm sido otimistas, mas tenho a ação em duas estratégias. Numa delas, que comecei este ano, a Mota Engil está a desvalorizar bastante. Isso pode parecer contraditório, mas já expliquei que uso as estratégias em conjunto e não de forma isolada. Ou seja, o objetivo é tirar o melhor de cada uma e também para preparar as futuras carteiras.

Pensei em deixar de partilhar as estratégias e ficar apenas com a carteira de timing de mercado, que tem a CTT, e com uma de comprar e manter, que disse que ia começar este mês ou no próximo, porque já fiz as verificações que queria. No entanto, vou continuar com elas mais alguns meses, porque não quero encerrar nenhuma com resultado negativo e uma delas está negativa.
Daqui a uns meses, espero que todas estejam positivas e neste momento vejo também alguma esperança na Mota Engil.

A Mota Engil parece ter uma cunha de alargamento descendente, que tem como objetivo 4,10. Embora ainda esteja longe de superar a resistência descendente, acho que isso vai acontecer. Já disse que não espero que ela suba muito até ao fim do ano e que a vela deste semestre deverá ser negativa. Ou seja, acho que vai encerrar o ano abaixo de 3,50, mas se fechar o ano próximo ou acima de 3,06, isso já será positivo para o futuro, como escrevi há dias.

No entanto, ainda não sei se a Mota Engil estará na nova carteira que vou iniciar em breve, que terá talvez 5 ações. Possivelmente vai ter BCP, CTT, EDPR e talvez mais duas. Mas ainda não sei qual vai ser a lista definitiva.

IMG_2704.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 30/9/2024 18:45

Alguns comentários que fiz há alguns meses continuam válidos, como por exemplo os que fiz sobre a EDP e a EDPR em maio.
Na altura, usei gráficos sem dividendos. Se considerar com dividendos, o objetivo para a EDP é 4,72 e para a EDPR é 24,66, mas ao atingir esses valores também atinge os outros.
As figuras são as mesmas com e sem dividendos.
Ambas já ultrapassaram a resistência

previsor Escreveu:Vou fazer mais dois comentários em simultâneo, um sobre a EDP e outro sobre a EDP Renováveis.

Ambas a EDP e a EDP Renováveis começaram a recuperar este mês. A EDP parece ter formado um canal descendente, enquanto a EDP Renováveis formou uma cunha descendente alargada, que é uma figura de inversão de tendência. Embora ainda não tenham ultrapassado a resistência descendente a vermelho, acho que há uma boa possibilidade de ambas subirem, com a EDP a atingir os 5 e a EDP Renováveis a atingir os 25.
Então estou otimista em relação a ambas.

viewtopic.php?f=3&t=95650&start=75#p1854244

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 27/9/2024 10:50

Também disse isto a 23 de abril de 2024 e continuo a pensar da mesma forma

previsor Escreveu:E já agora digo também que segundo o padrão que usei de um indicador técnico, o bull market vai continuar pelo menos até maio de 2025. Quando criei o tópico tinha dito que ia subir mais de um ano. Agora disse um valor mais exato. Mas poderá continuar depois.


Já agora, se alguém tiver curiosidade, as linhas a tracejado do gráfico do PSI na vertical têm a ver com a sazonalidade do “sell in May and go away”. Tive a ver isso há um tempo e deixei ficar as linhas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 27/9/2024 10:11

Quando comecei o tópico a 2 de junho de 2023, estava assim:

IMG_2667.jpeg
IMG_2667.jpeg (135.28 KiB) Visualizado 2921 vezes


E agora, a 27 de setembro de 2024, está assim:

IMG_2669.jpeg


As linhas praticamente não mudaram, apenas o índice está um pouco mais alto no meio delas, e continuo a acreditar que vai subir muito mais. Quase todos os meses, ajusto ligeiramente o objetivo, que neste momento já vai nos 8700. Até agora, nunca mudei de opinião, apesar da volatilidade e de o índice nunca ter subido 4 meses seguidos desde que comecei o tópico. Aliás, desde que começou a recuperação em 2020, o PSI ainda não teve 4 meses consecutivos de subida. Continuo a achar que isso vai acontecer durante este ciclo de subida.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por previsor » 26/9/2024 19:31

previsor Escreveu:Há uns meses escrevi que a vela do semestre passado tinha sido muito negativa e que havia poucos exemplos de ações que tinham subido no semestre seguinte depois de terem feito velas desse género. Basicamente, a ação teve uma subida razoável no início do semestre e depois caiu, fechando próximo do mínimo do semestre.


Neste momento, parece que este semestre da EGL vai ser negativo, como é habitual quando surgem velas semelhantes às do primeiro semestre. No entanto, se conseguir fechar o semestre próximo ou acima dos 3,06, considero isso um sinal positivo para o futuro

IMG_2664.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 26/9/2024 19:07

previsor Escreveu:Mais algumas coisas sobre gráficos ajustados e não ajustados.

Duas perspetivas diferentes, a opinião do ChatGPT e a minha opinião depois, juntando também o tema dos tipos de escala

** Tom Bulkowski e Erin Swenlin: Duas Perspectivas na Análise de Ações**

Perspetiva de Tom Bulkowski:
Bulkowski acredita que ajustar os preços históricos para distribuições de dividendos pode complicar a análise e criar distorções nos dados. Segundo ele, a abordagem prática e simplificada é mais útil para identificar padrões, suportes e resistências. A simplicidade pode facilitar a identificação de tendências e padrões sem a complexidade adicional dos ajustes, permitindo uma análise mais direta e acessível.

Perspetiva de Erin Swenlin:
Swenlin prefere utilizar gráficos ajustados, argumentando que esses gráficos refletem melhor a maneira como os grandes investidores e instituições tomam decisões. Ela acredita que ajustes para dividendos proporcionam uma visão mais precisa e alinhada com as práticas do mercado, permitindo uma análise mais detalhada e fiel das tendências históricas das ações.

Opinião Pessoal:
Pessoalmente, estou mais inclinado a concordar com a perspetiva de Erin Swenlin. Em um ambiente de mercado profissional, os ajustes para dividendos e outras alterações podem oferecer uma representação mais fiel dos movimentos de preços e das decisões dos grandes investidores. Isso pode ser particularmente importante para análises técnicas e detalhadas, onde a precisão dos dados históricos é crucial.

ChatGPT




A minha opinião é que a escolha entre gráficos ajustados e não ajustados, e o tipo de escala, depende das preferências de cada um e da realidade do momento.

4 exemplos no gráfico da JMT que mostram porque tenho essa opinião

O último exemplo ainda não foi confirmado, mas acho que também vai funcionar

1. Gráfico semanal
• Escala logarítmica ajustada

O Ficheiro IMG_2493.jpeg não está disponível


2. Gráfico semanal
• Escala linear não ajustada

O Ficheiro IMG_2493.jpeg não está disponível


3. Gráfico mensal
• Escala logarítmica não ajustada

O Ficheiro IMG_2493.jpeg não está disponível


4. Gráfico mensal
• Escala linear ajustada

O Ficheiro IMG_2493.jpeg não está disponível


Sobre este tema. Na altura ainda não estava confirmada a reação à linha suporte na JMT e agora cerca de 2 meses depois acho que se pode dizer que já está.
Uns dias antes também falei da possível reação na média móvel.
As duas coisas confirmaram-se.

Além disso, também dá para ver uma cunha de alargamento descendente que tem como objetivo o início da formação, 24,42

IMG_2662.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 20/9/2024 12:44

previsor Escreveu:Acho que a notícia que o Marco colocou no tópico da Galp, “Galp afunda quase 5%. Morgan Stanley acredita que retorno de exploração na Namíbia pode tardar”, pode ser um exemplo prático para testar as conclusões do estudo sobre o impacto das notícias nos mercados de ações.

As conclusões do estudo indicam que o mercado é elástico e tende a ajustar-se, com os preços geralmente a estabilizarem-se até ao final do dia de negociação. Neste caso, isso verificou-se em parte, pois a Galp chegou a estar a cair 4,33% e acabou o dia a descer 2,52%.

O estudo também concluiu que, na maioria das vezes, as notícias têm um impacto quase nulo na volatilidade das ações nos 10 dias seguintes à sua divulgação. Agora, daqui a 10 dias, vamos ver se o preço das ações da Galp estarão acima ou abaixo do fecho de ontem. Se estiver acima, isso vai ao encontro das conclusões do estudo.


A Galp demorou 28 dias a recuperar completamente da notícia negativa e depois voltou a cair.
Talvez no inverno volte a ver o mesmo.
Acho possível que no inverno a recuperação a notícias negativas seja mais rápida do que no verão, mas não encontrei nenhum estudo que relacione sazonalidade com notícias para confirmar isso.

IMG_2635.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 22/8/2024 15:23

Vi que a rentabilidade da EGL desde 31/12/2014 e desde 31/12/2019 está igual. Isso foi um erro. Desde 31/12/2019 é 105,39%. Vou corrigir em baixo.

O que mais me surpreendeu nos resultados foi a JMT não estar no top 3 e a ALTR estar no top 3 desde 2014.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por trend=friend » 22/8/2024 8:16

Com tantas cotadas ainda desvalorizadas, não chocaria ver o PSI nos… 8000 pontos, cerca de 20% acima dos níveis atuais:

- EDP e EDPR pelo menos a 4,50 e a 16/17 euros serão o trajeto normal logo que os juros comecem a descer, atendendo à correlação inversa quase perfeita a que se tem assistido com o US10 yr. Basta ver o último trimestre 2023;

- JMT estabilizando o cenário na Polónia poderá voltar aos 20/22

- BCP deverá no mínimo lateralizar (descida dos juros terá offset com fecho do tema dos empréstimos polacos) e se a Galp também não tiver grandes surpresas com o crude, não influenciam negativamente

- uma Sonae a 1,15/1,20 e NOS Navigator e Semapa perto dos 4, 4,5 e 17 respetivamente antes dos dividendos não será nada de extraordinário, pensando em 2023. Idem para uma Altri, perto dos 5,70 (como há poucas semanas…) ou uma Ren que também costuma subir e antecipar o ex-div. Corticeira, Mota, CTT etc não contam muito para o totobola

Basta estes movimentos e, atendendo aos pesos relativos, será suficiente para chegar aos 8k. Parece longínquo, mas se as eleições não desestabilizarem muito…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 22/8/2024 7:05

Estive a ver as rentabilidades ajustadas com dividendos das ações do PSI para estes períodos:

Rentabilidade Ajustada com Dividendos de 31/12/2014 a 21/08/2024 (Ordem Decrescente)
1. COR: 302,27%
2. ALTR: 266,39%
3. GALP: 248,57%
4. EDPR: 179,52%
5. JMT: 173,95%
6. IBS: 160,22%
7. SEM: 133,17%
8. RENE: 98,66%
9. EDP: 97,50%
10. EGL: 70,64%
11. SON: 48,80%
12. NOS: 27,01%
13. CTT: -11,86%
14. BCP: -49,70%
15. GVOLT: Dados não disponíveis
16. NVG: Dados não disponíveis

Rentabilidade Ajustada com Dividendos de 31/12/2019 a 21/08/2024 (Ordem Decrescente)
1. BCP: 108,77%
2. EGL: 105,39%
3. GALP: 62,03%
4. CTT: 53,65%
5. NVG: 51,94%
6. SEM: 39,49%
7. EDPR: 38,65%
8. SON: 37,57%
9. JMT: 30,75%
10. RENE: 20,32%
11. IBS: 17,48%
12. EDP: 12,62%
13. NOS: 12,44%
14. ALTR: 10,45%
15. COR: -11,12%
16. GVOLT: Dados não disponíveis

Rentabilidade Ajustada com Dividendos de 31/12/2023 a 21/08/2024 (Ordem Decrescente)
1. BCP: 53,61%
2. GALP: 48,79%
3. CTT: 28,46%
4. NOS: 20,42%
5. IBS: 16,35%
6. SEM: 10,59%
7. ALTR: 10,20%
8. NVG: 9,59%
9. SON: 9,15%
10. RENE: 6,25%
11. GVOLT: 1,47%
12. COR: -0,89%
13. EGL: -12,45%
14. EDP: -13,75%
15. EDPR: -23,68%
16. JMT: -25,25%
Editado pela última vez por previsor em 22/8/2024 15:25, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot] e 56 visitantes