Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 8/10/2024 9:46

afcapitao Escreveu:Boa noite caros colegas,

Desde o meu último post há algumas semanas que mantenho algum sentimento negativo sobre a ME.

No entanto o tempo vai passando e a muddy waters não lançou nenhum report, o que me parece reduzir as chances de ser lançado (puro palpite).

Agora que sabemos da venda do negócio polaco, alguém arrisca uma estimativa de lucros para 2024?

(...)

Como referi, ainda um pouco negativo com o título, mas parece-me ser possível haver resultados superior ao ano passado.


Bom dia afcapitao,

Conhece algum short da Muddy Waters que não tivesse sido imediatamente acompanhado de report financeiro? (eu não conheço, mas se souber de algum partilhe aqui por favor).
A Muddy também faz shorts ordinários (literal e figurativamente). O que significa que este short na Mota-Engil foi puramente especulativo e não há nada de errado com as contas da empresa.

Quanto aos resultados líquidos, este ano vão estar cheios de rubricas não recorrentes, prefiro centrar-me no EBIT, que é o lucro operacional antes de juros e impostos, ou seja aquele de decorre das operações da Mota, destituído de mais valias e outros encaixes não recorrentes. Esse, o EBIT, está estimado para 2024 ser de 521M€, mais 5 milhões do que no ano passado, depois disso as previsões para 2025 e 2026 são de crescimento anual na ordem dos 4% do EBIT, para 546M€ e 569.5M€ respetivamente.

A estimativa de lucro líquido para 2024 é de 114M€ (+1M€ que no ano passado), mas eu acredito que vá ser mais que isso.

Na minha opinião, estar pessimista para a Mota-Engil, com estas prespetivas e a cotação a 2,5€ é um contrasenso. Estamos a falar do maior resultado operacional, maior carteira de encomendas e maior lucro da Mota-Engil nos seus 25 anos de história na bolsa portuguesa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 7/10/2024 22:21

Boa noite caros colegas,

Desde o meu último post há algumas semanas que mantenho algum sentimento negativo sobre a ME.

No entanto o tempo vai passando e a muddy waters não lançou nenhum report, o que me parece reduzir as chances de ser lançado (puro palpite).
Assim, e caso o empréstimo obrigacionista seja um sucesso (ainda que tenha sido lançado para o retalho), talvez volte a haver alguma luz para este título.

Agora que sabemos da venda do negócio polaco, alguém arrisca uma estimativa de lucros para 2024?
49M€ RL já conhecidos do 1o semestre;
+
62M€ RF Polónia
+
70M€ (?) RF vendas de concessões no México (51% da venda, ainda não realizadas, mas em princípio vão ser)
+
Algum resultado recorrente positivo..
+
Garantia do CEO que acabarão o ano com uma melhoria no balanço e na autonomia financeira.

Como referi, ainda um pouco negativo com o título, mas parece-me ser possível haver resultados superior ao ano passado.
 
Mensagens: 335
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por andraderui » 7/10/2024 21:14

Existe alguma informação de como está a decorrer o empréstimo obrigacionista? Obg.
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/
 
Mensagens: 1307
Registado: 12/11/2002 16:18
Localização: Santarém

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Lusitanus » 7/10/2024 20:16

A malta anda desanimada, triste, cabisbaixa, mas, calma, vai haver certamente um ressalto!
Atenção, um ressalto é, como o próprio nome indica, apenas um ressalto!

Mota Engil.png
Mota Engil.png (48.76 KiB) Visualizado 2868 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1595
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por sempreamesma » 7/10/2024 15:33

ASimoes Escreveu:
ASimoes Escreveu:Boa semana ! 8-)
Estou nessa de, longo prazo e Dividendos, como Empresário :) :!: :-"

É claro, indo fazendo uns shorts, para ficar com parte delas, free :wink:


O Camarada ASimões é uma mais valia para este fórum! BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 39
Registado: 4/5/2007 10:06

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 7/10/2024 12:33

ASimoes Escreveu:Boa semana ! 8-)
Estou nessa de, longo prazo e Dividendos, como Empresário :) :!: :-"

É claro, indo fazendo uns shorts, para ficar com parte delas, free :wink:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 698
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 7/10/2024 12:31

Boa semana ! 8-)
Estou nessa de, longo prazo e Dividendos, como Empresário :) :!: :-"
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 698
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Alfa Trader » 7/10/2024 11:28

jopsilveira Escreveu:
Alfa Trader Escreveu:Boas,

Como vai haver muita obra para fazer no futuro, assim que as guerras abrandem.... :pray: :pray: , pois acabarem vais ser difícil.. :shame: :shame:
comprei algumas a 2.40€.
Esperemos que corra bem.... :pray: :pray: :pray: apesar de ser um risco, são para longo prazo.

BN
AlfaTrader


Erro de sempre: quando a coisa corre mal, aparece sempre a desculpa que será para longo prazo.


Caro Jopsilveira,

Não estou a dar desculpa nenhuma, este é o meu perfil de investidor, não tinha de me justificar, mas há foristas que estão sempre com o dedo no gatilho para a criticar.

Tenho REN desde 2010, e nesta estou a perder, pois comprei a 3.09€, mas os dividendos já compensaram esta potencial perda, pois ainda não vendi, nem tenciono vender.
AMD desde 2018
ESC desde 2017
BCP desde 01/2024
E agora a EGL.

Por isso como vê, quando falo em longo prazo não é desculpa.

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 133
Registado: 20/12/2013 16:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 6/10/2024 23:44

Pageup Escreveu:Também acredito que vai repetir...e colocar-me a caminho dos 2.65 como fez há duas semanas.


8-) ESTOU DENTRO e com Esperança :!: :-"
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 698
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 6/10/2024 22:27

Também acredito que vai repetir...e colocar-me a caminho dos 2.65 como fez há duas semanas.
 
Mensagens: 743
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 6/10/2024 22:24

O 1.º objetivo está próximo de 3 euros.
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 6/10/2024 16:25

Um novo teste aos 2,65 até 3a feira parece-me inevitável. Depois veremos quem tem unhas para tocar guitarra.
 
Mensagens: 1257
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Woman_Trader » 5/10/2024 9:55

[/quote]

Erro de sempre: quando a coisa corre mal, aparece sempre a desculpa que será para longo prazo.[/quote]

Peço desculpa, mas erro seria se as vendesse em perda, ao preço que estão, com imenso espaço para subir.
Ainda assim, podemos fazer o exercício contrário deste comentário. Investir será sempre a longo prazo, esse é o sentido que define a palavra em si... Este deverá ser o pensamento à entrada de uma posição... Se a rentabilidade é em tempo curto, esse longo prazo reveste-se em curto ou médio, mas em raras ocasiões isso acontece. Como tal, focar em boas empresas, posicionar para longo prazo sim e acumular com aportes no mínimo mensais. :arrow:
Woman_Trader
 
Mensagens: 11
Registado: 10/9/2024 22:53
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por iniciado1 » 5/10/2024 9:34

jopsilveira Escreveu:
Alfa Trader Escreveu:Boas,

Como vai haver muita obra para fazer no futuro, assim que as guerras abrandem.... :pray: :pray: , pois acabarem vais ser difícil.. :shame: :shame:
comprei algumas a 2.40€.
Esperemos que corra bem.... :pray: :pray: :pray: apesar de ser um risco, são para longo prazo.

BN
AlfaTrader


Erro de sempre: quando a coisa corre mal, aparece sempre a desculpa que será para longo prazo.


Não vejo erro nenhum , se foram compradas a 2,40 ...elas fecharam bem acima desse valor .
 
Mensagens: 229
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jopsilveira » 5/10/2024 9:26

Alfa Trader Escreveu:Boas,

Como vai haver muita obra para fazer no futuro, assim que as guerras abrandem.... :pray: :pray: , pois acabarem vais ser difícil.. :shame: :shame:
comprei algumas a 2.40€.
Esperemos que corra bem.... :pray: :pray: :pray: apesar de ser um risco, são para longo prazo.

BN
AlfaTrader


Erro de sempre: quando a coisa corre mal, aparece sempre a desculpa que será para longo prazo.
 
Mensagens: 327
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 5/10/2024 7:22

Na Martifer estranho os fundadores despacharem metade da sua posição e mais estranho ainda a Mota não exercer a preferência ficando com cerca de 2/3.

A Martifer já deve ter atingido o ponto… depois de 10x valorização, tomara muitas
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por smog63 » 4/10/2024 23:54

smog63 Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Terá de entrar no canal e ir ao topo. Atentem nos rios de dinheiro que estão a entrar na bolsa chinesa! :shock:


Pois eu acabo de sair dela, fico com 25% e deixar correr. Foram 30% de valorização tomara que fosse sempre assim.

Acho mais interessante o etf do Brazil e empresas brasileiras como Vale para entrar agora.
 
Mensagens: 67
Registado: 30/10/2012 18:30
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por smog63 » 4/10/2024 23:52

Àlvaro Escreveu:Terá de entrar no canal e ir ao topo. Atentem nos rios de dinheiro que estão a entrar na bolsa chinesa! :shock:


Pois eu acabo de sair dela, fico com 25% e deixar correr.

Acho mais interessante o etf do Brazil e empresas brasileiras como Vale para entrar agora.
 
Mensagens: 67
Registado: 30/10/2012 18:30
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Woman_Trader » 4/10/2024 23:40

"Irmãos Martins vendem 24% da Martifer à Visabeira. Mota-Engil passa a ser maior acionista"
Woman_Trader
 
Mensagens: 11
Registado: 10/9/2024 22:53
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por iniciado1 » 4/10/2024 20:07

Grande Alvaro.....cada cavadela uma minhoca :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 229
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 4/10/2024 20:05

Terá de entrar no canal e ir ao topo. Atentem nos rios de dinheiro que estão a entrar na bolsa chinesa! :shock:
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 4/10/2024 16:53

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 3/10/2024 23:25

Curiosamente, no relato do meu anterior post, esqueci-me de incluir uma das notícias mais importantes de hoje para a Mota Engil e que passou ao lado de quase toda a gente.

Kwanza recupera de mínimos de 25 anos com injeção de divisas do banco central (in https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... co-central)

Só porque não constava nesta notícia o nome da Mota Engil, não significa que não seja de importância primordial para a empresa.
A valorização do Kwanza Angolano face ao Dólar (ou face ao Euro) é uma das mais importantes e favoráveis variações cambiais com impacto positivo direto no resultado líquido e nos capitais próprios do Grupo (apenas superada por uma eventual valorização cambial do Peso Mexicano face ao Euro)

Para quem não sabe, o Kwanza Angolano está em queda livre de há dois anos para cá, impactando severamente os resultados da Mota Engil, pelo que esta notícia, se representar o início do fim das quedas do Kwanza poderá contribuir também positivamente para o fim das quedas da Mota.

A ver vamos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 3/10/2024 23:13

Relato do dia:

A Mota-Engil iniciou hoje a sessão pressionada com um elevado volume de ordens de venda que se foram dissipando ainda antes das 10:00 o que permitiu a recuperação de metade das perdas acumuladas desde a abertura.

A resistência nos 2.40€ está-se a provar resiliente, mas também teve a ajuda de uma série de notícias positivas como o já referido concurso dos 2.75 M€ ganhos pela Mota-Engil Renewing, bem como pelo arranque da construção do novo hospital de Lisboa Oriental (HLO). Recorde-se que o contrato do HLO já tinha sido assinado em fevereiro deste ano, mas sofreu um imprevisto atraso, fruto de uma decisão do Tribunal de Contas, que obrigou à revisão do projeto para acomodar isolamento sísmico, o que fez derrapar o início da construção para 7 de outubro.
Isto significa que só agora esta obra começará a ter reflexos no EBITDA do grupo, com provável contabilização já nas contas do último trimestre de 2024.
Estamos a falar de uma obra com um custo inicial contratado de 380 milhões de euros aos quais acresceram mais 99 milhões de sobrecusto para o tal isolamento sísmico. O projeto tem de ser executado até ao final de 2026 e posteriormente garantirá um contrato de conservação e manutenção durante mais 27 anos à Mota Engil.

Em termos globais, a recente escalada das tensões no médio oriente continua a produzir ainda algumas ondas de choque nos mercados acionistas europeus e americanos, especialmente no setor das infraestruturas. Para piorar o cenário do setor, as maiores construtoras francesas e italianas estão a ser severamente penalizadas pelas intenções dos respetivos governos em taxar os "lucros excessivos" como forma de realinhar o défice orçamental, desses países, de volta à trajetória dos 3%, acordado entre os parceiros europeus.

Por outro lado, o cada vez mais claro objetivo de aproveitamento da escalada de tensões no Médio Oriente para "minar" a capacidade de produção de petróleo do Irão está a fazer escalar o preço do WTI e do Brent o que, como já referi antes, até é positivo para a Mota-Engil no sentido que permite a continuidade e prosperidade das suas várias unidades de negócio nos países mais dependentes da receita de petróleo, como os do continente africano.

Desde que as rotas comerciais pelo Mar Vermelho não fiquem comprometidas ao ponto de voltar a criar um fenómeno inflacionista mundial, o aumento preço do petróleo será contrabalançado com a já manifesta intenção da OPEP de começar a colocar mais crude no mercado a partir de outubro, decisão entretanto adiada para dezembro face à recente queda que se verificava antes desta escalada de tensões no Médio Oriente e que, agora, dá força à OPEP para manter o plano delineado de colocar mais crude no mercado a partir de dezembro. Isto irá nivelar o preço do crude, dentro de valores aceitáveis, sem causar pressões inflacionistas que ponham em causa novos cortes nas taxas de juro, tanto pelo BCE como pela FED.

As estimativas mais otimistas são as de que o BCE, corte as taxas em 25 pontos base já em outubro e que a taxa da facilidade permanente de depósito se venha a situar nos 2% até junho de 2025, o que seria, mais uma vez, muito positivo para a Mota Engil e para o refinanciamento da sua dívida a juros mais baixos.

Nem tudo foram coisas boas, nem tudo são coisas más, o que é certo é que o suporte dos 2.40€ se vai aguentando, mantendo ainda uma réstia de racionalidade financeira na cotação de uma empresa extremamente subavaliada neste momento.

Em torno dos 2.40€, com estes fundamentais e com os resultados projetados pelos analistas para os próximos 3 anos, com o outlook favorável da conjuntura e apesar dos riscos geo políticos (estes estão sempre presentes), não acredito que não estejam já vários fundos ou institucionais a largar os cordões à bolsa para comprar Mota Engil.

Fecho o relato com o meu mantra, “Keep Calm and hope for the best”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 3/10/2024 22:37

Pois é minha gente...

Quem tem gado a pastar não o pode perder de vista.

Ontem, comecei a entregar as MOTOS, para reparação, ainda tenho mais uns dois ou três lotes para mandar para a oficina.

Passei de Otimista a Pessimista. A culpa é dos meus dois Bonecos. Um semanal e outro diário

Basta de "Combersa" e vamos lá às miudezas, de acordo com os meus bonecos.
Depois de uma queda de praticamente 60%, 32,5% dos quais a pique, esperava eu uma recuperação entre os 40 e os 60%.
Nada disso, recuperou apenas e só 10,5%.
Os Abutres/ Vampiros ( isto não é obra de apenas um fundo, mas uma ação consertada), "Penso eu de que". Tiveram espaço para se municiar de mais artilharia, recompraram papel que lhes permite fazer nova gracinha, e provavelmente mais outra até se aproximarem dos: 1,5 €uros, abaixo disto é perigoso.

De nada adianta termos uma MOTA diferente e com Bons Fundamentais, este pessoal está-se marimbando para isso, e quanto aos MOTEIROS, ... está visto. Vão esperar que os tais abandonem o barco para eles entrarem.

Isto não passa de "uma opinião", a que todos temos direito.
Cada um pende por sua cabeça.

Provavelmente não passa de imaginação minha a colocação das linhas azuis. "A ver vamos, como diria o cego"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA duplo.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2987
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot] e 142 visitantes