Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 2/10/2024 7:59

Vamos cá então recomprar na abertura para ver se o suporte funciona. Se não funcionar é fugir de novo. :shock:
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Lusitanus » 1/10/2024 22:46

Àlvaro Escreveu:Este ataque mais que provável do Irão fez-me saltar da Mota em andamento. Vá lá que foi só um arranhão. A confirmar-s este ataque a ativação de uma bandeira de baixa parece-me muito provável. :shock:

Acho-te alguma piada porque ora compras, ora vendes, qual catavento ( :lol: ), à mínima coisa que aconteça, e no entanto falas como se fosses capaz de aguentar as açõezinhas que tenhas o tempo necessário para tirar delas toda a valorização que elas possam ter. :lol: Tu nunca serás capaz de esperar o tempo suficiente para ficares com quase toda a valorização que um título possa alcançar num movimento de subida da sua cotação. Nunca ganharás dinheiro que realmente se veja! Na melhor das hipóteses venderás a ganhar uns trocos, face a toda a valorização que um título alcance. Tanto sofrimento para tão reduzido resultado ...
Então foi hoje que vendeste? Então, se era para vender, devias ter vendido ontem, não era? Era mais do que certo que o Irão ia ripostar a Israel (de resto já estava a dever uma resposta a Israel). Se tivesses vendido a mota, ontem, tinhas recebido mais por ela, andas aqui diariamente com parlapié que não leva a coisa nenhuma, pois não leva, por exemplo, a antecipação nenhuma face a determinados eventos. E a antecipação é crucial na Bolsa ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1595
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/10/2024 18:09

Este ataque mais que provável do Irão fez-me saltar da Mota em andamento. Vá lá que foi só um arranhão. A confirmar-s este ataque a ativação de uma bandeira de baixa parece-me muito provável. :shock:
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/9/2024 21:33

Exatmente, faço essa leitura está a fazer aí um fundo. Vamos ver se os abutres não se aventuram com a tentar uma bandeira.
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 30/9/2024 20:07

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Crissssx » 30/9/2024 12:06

ou então tanta publcidade faz desconfiar...
 
Mensagens: 391
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 30/9/2024 10:34

Os Bancos a ligarem na primeira hora de subscrição das obrigações é um dado interessante. Se fosse daqui a uma semana podia ser preocupante, mas assim mostra o empenho que estão a pôr na coisa.

E para uma boa subscrição, têm de ter bons headlines nas notícias, portanto acho que nos próximos dias dificilmente cai (exceto algum factor externo).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/9/2024 10:22

A bolsa chinesa trepa e passa resistências como manteiga e a Mota escorrega ao contrário? Grande bluff aqui vai.
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 30/9/2024 6:18

E a CCCC sobe cerca de 35% numa semana…

A queda da CCCC durante o ano - com receios do mercado imobiliário chinês, etc - pode ter sido um factor que não ajudou a Mota na Primavera e Verão, quando foi dos 5,90 aos 3,50, tratando-se de um enorme segundo acionista com mais de 30%. Se caísse estilo Evergrande, poderia ser muito complicado.

Isto pode estar a ajudar à recuperação que se viu por
cá. 35% em 6 dias era o que o abutre precisava :shock:

O mais curioso ainda foi que o último grande afundanço foi quase a par da Mota, no início do mês, dos 8,50 aos 7. Agora já passou os 9,50 recuperando a cotação da Primavera. Veremos a Mota.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/9/2024 23:48

trend=friend Escreveu:Nada contra o short selling em geral (não naked), aliás os squeezes são uma componente fundamental das subidas…

Agora o short selling de entidades como a Gotham City que publica relatório sobre a Grifols e afinal era o que era

(...)

Sob a aparência de análises cuidadosas, desencadeiam emoções afirmando-se sempre muito sérios (logos, pathos, ethos).

Acho que na Mota, um mês passado, já nem haverá relatório, mas há 5 ou 6 fundos abutres em que já se estudou o impacto imediato na cotação quando anunciam entradas. Na Mota publicarem agora relatório seria ridículo para os tais defensores da seriedade nas contas…

(...)



Concordo que o short selling é essencial para a saudável formação de preços porém tem alguns vícios e nem sempre é usado para o market making.

Mas ao contrário de si trend, não tenho nada contra shorts "ativistas" acompanhados de relatórios, mesmo que as informações dos relatórios sejam dúbias. O mercado pode fazer a sua avaliação e agir em conformidade.
Se os relatórios do short seller forem falsos, isso já é uma história diferente. Isso é crime, punível por lei e os reguladores podem e devem investigar e sancionar, tal como aconteceu em Espanha em que o regulador vai sancionar o short seller Gotham City por manipulação de mercado.

O que me chateia enquanto acionista é a hipocrisia destes fundos como a Muddy Waters, que se dizem "ativistas", mas fazem também shorts especulativos comuns. Apesar de estarem no seu direito, um short comum vindo da Muddy provoca sempre dúvida e pânico no mercado porque lança suspeição, panic sell e aproveitamento de outros shorters. É uma espécie de efeito "meme stock" mas ao contrário.
Mal comparado, o nosso ex primeiro ministro António Costa demitiu-se por causa de uma suspeição. Para destruir a reputação de uma pessoa ou empresa basta lançar suspeitas. Não interessa se os factos ainda estão por apurar, desde que a fonte seja credível, primeiro "executa-se" o suspeito e depois logo se investiga... se não der em nada... assobia-se para o lado.

O modus operandi da Muddy Waters sempre foi o de liberar relatórios a acompanhar os shorts "ativistas". Se não houve relatório no caso da Mota Engil significa que o short foi "opurtunista" e não "ativista". Ou seja, significa que não encontraram nada de errado com as contas da Mota e isto tudo não passa de um movimento especulativo.

Na entrevista que o CEO deu ao programa Global 5.0 do canal Now no domingo passado, no final da entrevista fizeram-lhe a seguinte pergunta:

Não queria deixar de lhe perguntar sobre as perdas em bolsa. Nos últimos meses, têm sido perdas significativas, de mais de 50% de valor do mercado.
Como é que explica esta queda e como é que pode tranquilizar os acionistas?

E Carlos Mota dos Santos respondeu o seguinte:

Primeiro, o que eu posso dizer que ninguém fica mais chateado com isso do que eu, porque, para além de ser responsável da empresa, sou também eu acionista.

O que eu posso dizer é o seguinte: o valor hoje da cotação da ação não traduz minimamente o que é o valor real da empresa.
O valor da empresa é muito acima do market cap dos 1000 milhões de euros.

(...)

Houve uma correção natural do mercado para tomada de mais valias, numa primeira fase. Houve, de facto, depois um efeito de arrastamento, pela queda das bolsas de uma forma geral, que afetou e afeta sempre mais o setor das infraestruturas e agora, recentemente, nós fomos alvo de um short selling por parte de um fundo norte-americano que arrastou outros shorts sellers que os seguem.

Não tem nenhum fundamento e agora a única coisa que podemos fazer é continuar a trabalhar.

Os resultados robustos que apresentámos no primeiro semestre e os resultados ainda melhores que vamos apresentar no final do ano, na senda daquilo que é o nosso plano estratégico, que é público e que estão bem vincados quais são os indicadores e os resultados que queremos atingir. É continuar a trabalhar e demonstrar ao mercado que, de facto, a empresa vale muito mais do que é hoje traduzido pelo pelo valor de ação e acho que é uma excelente oportunidade para investir novamente na empresa, porque a ação está altamente subavaliada neste momento.

Eu, pessoalmente, não creio que vá ocorrer recompra de ações abaixo do valor do short para que a Mota-Engil não possa ser depois acusada por alguns (como já o foi neste fórum) de ter emprestado ações para fazer cair a cotação. Comprar ações abaixo do preço em que foi feito o short podia ser mal interpretado.

No entanto, acharia uma excelente estratégia a holding da Família Mota fazer novas compras em torno dos 3.5€. Aí já não podia ser acusada de nada e aproveitava para fazer um "squeeze" final aos shorters que ainda estivessem a apostar na queda.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/9/2024 19:32

Sim, foi um pouco abaixo do inicialmente reportado, mas é precisamente esse encaixe que deveria ser usado para a compra de ações próprias. É por aí que damos a volta a esses tais abutres. :mrgreen:
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 28/9/2024 19:17

Nada contra o short selling em geral (não naked), aliás os squeezes são uma componente fundamental das subidas…

Agora o short selling de entidades como a Gotham City que publica relatório sobre a Grifols e afinal era o que era, e agora sobre a Mutares (dona da Efacec) e provoca queda de acima de 30 euros para abaixo de 20 num par de dias, com “argumentos” desmontados pela administração com grande eficiência, mostra estes novos tempos…

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -realidade

https://www.forbes.com/sites/hecparis/2 ... 576401ee28

Sob a aparência de análises cuidadosas, desencadeiam emoções afirmando-se sempre muito sérios (logos, pathos, ethos).

Acho que na Mota, um mês passado, já nem haverá relatório, mas há 5 ou 6 fundos abutres em que já se estudou o impacto imediato na cotação quando anunciam entradas. Na Mota publicarem agora relatório seria ridículo para os tais defensores da seriedade nas contas…

Vale a pena ver recuperações como a da SES ”contra” a Gotham, 40% num dia a fazer lembrar as americanas em que os shorts perdem tudo num dia com subidas de 100%. Cá não dará para estes squeezes que esmifram os abutres, mas realmente está a tornar-se uma selva para estas empresas pequenas, abaixo de 5 Bis de market cap.

https://www.reuters.com/business/ses-im ... 023-07-07/
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 28/9/2024 15:51

"Para quem tiver interesse:"

https://www.mota-engil.com/investidores ... 2024-2029/

Cumprimentos
J.f.vieira
 
Mensagens: 224
Registado: 29/11/2007 3:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/9/2024 11:09

afcapitao Escreveu:Vendeu 28M abaixo do valor anunciado anteriormente. Algum palpite?

https://eco.sapo.pt/2023/12/19/mota-eng ... -de-euros/

Edit: ok, anunciaram anteriormente o valor em enterprise value, e agora em equity value..


O encaixe é de 62 milhões de euros, mas se a venda foi anteriormente acordada em EV de 90 milhões na prática os outros 28 milhões são deduzidos da dívida da Mota-Engil (essa dívida transita para o comprador... espero eu, senão foi mau negócio).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 27/9/2024 21:31

Vendeu 28M abaixo do valor anunciado anteriormente. Algum palpite?

https://eco.sapo.pt/2023/12/19/mota-eng ... -de-euros/

Edit: ok, anunciaram anteriormente o valor em enterprise value, e agora em equity value..
 
Mensagens: 335
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Woman_Trader » 27/9/2024 20:46

Mota-Engil fecha venda dos negócios na Polónia por 62 milhões de euros

"(...)
A construtora portuguesa adianta ainda que esta alienação está em linha com a estratégia da Mota-Engil de alocação dos seus investimentos aos mercados core, tal como previsto no seu Plano Estratégico “Building´26″."
Woman_Trader
 
Mensagens: 11
Registado: 10/9/2024 22:53
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por hugob0ss » 27/9/2024 14:01

Rolling_Trader Escreveu:
hugob0ss Escreveu:Rolling_Trader, obrigado pela observação. No entanto, continua a ser verdade que, comparando o valor entre as subscrições, a emissão mais recente apresenta uma taxa de juro superior, o que, neste caso, é mais benéfico para os credores.

Rolling_Trader Escreveu:Como o custo médio da dívida bruta da Mota Engil está atualmente nos 8%, contrair nova dívida a 5% é, a meu ver, refinanciamento a uma taxa de juro mais baixa.

Não sei se esse cálculo é assim tão simples, até porque, como referiu, a nova subscrição substitui a anterior.

Estamos de acordo no essencial.

Quanto à sobresimplificação que fiz, o que é certo é que se, daqui para a frente, se todas as ações de refinanciamento ficarem abaixo dos 8%, então a taxa de juro da dívida bruta da Mota Engil baixa inevitavelmente.

Note que, durante este período de transição das taxas do BCE, é normal que venham a existir mais operações de refinanciamento de dívida da Mota que, no balanço individal, sejam menos vantajosas. Mas o que interessa é o balanço final, ou seja a taxa de juro da dívida bruta que será apresentada nos resultados auditados referentes ao exercício de 2024.

Tal como bem referiu, esta emissão de obrigações é uma ínfima percentagem da dívida da Mota e a maioria das operações de refinanciamento não são noticiadas nos media.


hugob0ss Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Não tenho dúvidas que será subscrita na totalidade e que a procura até será maior que a oferta, pela simples razão de ser bem mais seguro investir em obrigações do que em ações (em caso de falência os pequenos acionistas não levam nada)]

Com lucros recorde e um backlog considerável, não vejo como se pode referir uma possível falência da Mota-Engil. O mercado está sempre certo, a não ser que esteja claramente errado.


Se reler a minha frase, nunca falei em falência da Mota. Estava-me a referir genericamente ao facto de que, comprar obrigações é sempre mais seguro que comprar ações dado que, num processo de falência, os obrigacionistas, por terem um contrato de dívida com a empresa, são credores da mesma e têm prioridade de ressarcimento em relacão aos acionistas (isto era em resposta à sua "dúvida" sobre se o mercado dos investidores particulares iriam preferir, ações ou obrigações da empresa).



As obrigações são mais seguras do que as ações mas pertencem a uma classe de ativos de renda fixa, mais seguras mas menos rentáveis. Até 2029 os detentores das obrigações iriam receber 5% excluindo os impostos, a este preço os acionistas recebem esse valor quase exclusivamente através do dividendo, sem contar com o potencial upside, por exemplo, da redução do custo da dívida média. Como já se viu a empresa consegue remunerar bem os seus credores, metade do EBIDTA serviu para pagar a dívida. E os dividendos que têm sido pagos , tem sido exclusivamente com base nos resultados recorrentes, sem contar com a venda das concessões. Agora tudo depende do prazo a que cada um se sujeita, se alguém quiser trocar dívida por ações, mantendo estas pelo mesmo período será que não obtêm uma rentabilidade final maior do que 5% ao ano?. No final a empresa valeria em bolsa 3,15 € p/ ação sem contar com os dividendos recebidos.

Claro que isto é apenas uma hipótese e nunca se sabe quais as dinâmicas do mercado.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
Mensagens: 386
Registado: 23/10/2008 14:18
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 27/9/2024 11:38

Rolling_Trader Escreveu:
hugob0ss Escreveu:Rolling_Trader, obrigado pela observação. No entanto, continua a ser verdade que, comparando o valor entre as subscrições, a emissão mais recente apresenta uma taxa de juro superior, o que, neste caso, é mais benéfico para os credores.

Rolling_Trader Escreveu:Como o custo médio da dívida bruta da Mota Engil está atualmente nos 8%, contrair nova dívida a 5% é, a meu ver, refinanciamento a uma taxa de juro mais baixa.

Não sei se esse cálculo é assim tão simples, até porque, como referiu, a nova subscrição substitui a anterior.

Estamos de acordo no essencial.

Quanto à sobresimplificação que fiz, o que é certo é que se, daqui para a frente, se todas as ações de refinanciamento ficarem abaixo dos 8%, então a taxa de juro da dívida bruta da Mota Engil baixa inevitavelmente.

Note que, durante este período de transição das taxas do BCE, é normal que venham a existir mais operações de refinanciamento de dívida da Mota que, no balanço individal, sejam menos vantajosas. Mas o que interessa é o balanço final, ou seja a taxa de juro da dívida bruta que será apresentada nos resultados auditados referentes ao exercício de 2024.

Tal como bem referiu, esta emissão de obrigações é uma ínfima percentagem da dívida da Mota e a maioria das operações de refinanciamento não são noticiadas nos media.


hugob0ss Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Não tenho dúvidas que será subscrita na totalidade e que a procura até será maior que a oferta, pela simples razão de ser bem mais seguro investir em obrigações do que em ações (em caso de falência os pequenos acionistas não levam nada)]

Com lucros recorde e um backlog considerável, não vejo como se pode referir uma possível falência da Mota-Engil. O mercado está sempre certo, a não ser que esteja claramente errado.


Se reler a minha frase, nunca falei em falência da Mota. Estava-me a referir genericamente ao facto de que, comprar obrigações é sempre mais seguro que comprar ações dado que, num processo de falência, os obrigacionistas, por terem um contrato de dívida com a empresa, são credores da mesma e têm prioridade de ressarcimento em relacão aos acionistas (isto era em resposta à sua "dúvida" sobre se o mercado dos investidores particulares iriam preferir, ações ou obrigações da empresa).


ME terá muita divida em USD, MXN e aí as taxas sao mais altas que em EUR. Os project finance nestas divisas devem pagar bem...
 
Mensagens: 2990
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 27/9/2024 9:11

A visita de Biden a Angola certamente trará mais relevo e atenção a este tema:

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... do-lobito/
 
Mensagens: 391
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 26/9/2024 21:42

hugob0ss Escreveu:Rolling_Trader, obrigado pela observação. No entanto, continua a ser verdade que, comparando o valor entre as subscrições, a emissão mais recente apresenta uma taxa de juro superior, o que, neste caso, é mais benéfico para os credores.

Rolling_Trader Escreveu:Como o custo médio da dívida bruta da Mota Engil está atualmente nos 8%, contrair nova dívida a 5% é, a meu ver, refinanciamento a uma taxa de juro mais baixa.

Não sei se esse cálculo é assim tão simples, até porque, como referiu, a nova subscrição substitui a anterior.

Estamos de acordo no essencial.

Quanto à sobresimplificação que fiz, o que é certo é que se, daqui para a frente, se todas as ações de refinanciamento ficarem abaixo dos 8%, então a taxa de juro da dívida bruta da Mota Engil baixa inevitavelmente.

Note que, durante este período de transição das taxas do BCE, é normal que venham a existir mais operações de refinanciamento de dívida da Mota que, no balanço individal, sejam menos vantajosas. Mas o que interessa é o balanço final, ou seja a taxa de juro da dívida bruta que será apresentada nos resultados auditados referentes ao exercício de 2024.

Tal como bem referiu, esta emissão de obrigações é uma ínfima percentagem da dívida da Mota e a maioria das operações de refinanciamento não são noticiadas nos media.


hugob0ss Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Não tenho dúvidas que será subscrita na totalidade e que a procura até será maior que a oferta, pela simples razão de ser bem mais seguro investir em obrigações do que em ações (em caso de falência os pequenos acionistas não levam nada)]

Com lucros recorde e um backlog considerável, não vejo como se pode referir uma possível falência da Mota-Engil. O mercado está sempre certo, a não ser que esteja claramente errado.


Se reler a minha frase, nunca falei em falência da Mota. Estava-me a referir genericamente ao facto de que, comprar obrigações é sempre mais seguro que comprar ações dado que, num processo de falência, os obrigacionistas, por terem um contrato de dívida com a empresa, são credores da mesma e têm prioridade de ressarcimento em relacão aos acionistas (isto era em resposta à sua "dúvida" sobre se o mercado dos investidores particulares iriam preferir, ações ou obrigações da empresa).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por hugob0ss » 26/9/2024 21:01

Rolling_Trader Escreveu:
hugob0ss Escreveu:(...)
Mota Engil lança emissão de 50 milhões em obrigações
(...)
Esta operação de emissão e troca resulta em uma alteração nas condições das obrigações, que passam de 4,375% para 5%. Assim, a teoria de que a Mota-Engil se iria financiar a uma taxa mais baixa com a descida das taxas de juro não se concretiza.
(...)


Olá hugob0ss,

Como referiu (e bem) as "Obrigações Mota-Engil 2029" têm dois âmbitos - Oferta de Subscrição e Oferta de Troca.

É certo que a oferta de troca abrange as "Obrigações Mota-Engil 2019/2024" cuja taxa de juro era inferior (os tais 4.375%), mas note que essa emissão foi realizada em 2019 ano em que a taxa de facilidade permanente de depósito do BCE ainda estava negativa.
Portanto atendendo a que essa taxa do BCE se situa hoje nos 3.5%, o aumento de 0,625% no prémio de novas obrigações emitidas em 2024 até nem é nada de considerável (diferença entre 5% e 4.375%).

Mas note que, seja na oferta de subscrição seja na de troca, o cenário é o mesmo. Trata-se de dívida nova (já que as obrigações 2019-2024 atingiram a maturidade e têm de ser reembolsadas).
.


Rolling_Trader, obrigado pela observação. No entanto, continua a ser verdade que, comparando o valor entre as subscrições, a emissão mais recente apresenta uma taxa de juro superior, o que, neste caso, é mais benéfico para os credores.

Rolling_Trader Escreveu:Como o custo médio da dívida bruta da Mota Engil está atualmente nos 8%, contrair nova dívida a 5% é, a meu ver, refinanciamento a uma taxa de juro mais baixa.

Não sei se esse cálculo é assim tão simples, até porque, como referiu, a nova subscrição substitui a anterior. Mesmo assim, 50 milhões são uma quantia relativamente pequena face à dívida total da Mota-Engil.

Os 13 mil milhões de euros de backlog da empresa, certamente, serão financiados de outra forma, com critérios mais rigorosos aplicados pela banca, baseados nos seus modelos de análise de risco.

Rolling_Trader Escreveu:Não tenho dúvidas que será subscrita na totalidade e que a procura até será maior que a oferta, pela simples razão de ser bem mais seguro investir em obrigações do que em ações (em caso de falência os pequenos acionistas não levam nada)]


Com lucros recorde e um backlog considerável, não vejo como se pode referir uma possível falência da Mota-Engil. O mercado está sempre certo, a não ser que esteja claramente errado.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
Mensagens: 386
Registado: 23/10/2008 14:18
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 26/9/2024 19:55

hugob0ss Escreveu:(...)
Mota Engil lança emissão de 50 milhões em obrigações
(...)
Esta operação de emissão e troca resulta em uma alteração nas condições das obrigações, que passam de 4,375% para 5%. Assim, a teoria de que a Mota-Engil se iria financiar a uma taxa mais baixa com a descida das taxas de juro não se concretiza.
(...)


Olá hugob0ss,

Como referiu (e bem) as "Obrigações Mota-Engil 2029" têm dois âmbitos - Oferta de Subscrição e Oferta de Troca.

É certo que a oferta de troca abrange as "Obrigações Mota-Engil 2019/2024" cuja taxa de juro era inferior (os tais 4.375%), mas note que essa emissão foi realizada em 2019 ano em que a taxa de facilidade permanente de depósito do BCE ainda estava negativa.
Portanto atendendo a que essa taxa do BCE se situa hoje nos 3.5%, o aumento de 0,625% no prémio de novas obrigações emitidas em 2024 até nem é nada de considerável (diferença entre 5% e 4.375%).

Mas note que, seja na oferta de subscrição seja na de troca, o cenário é o mesmo. Trata-se de dívida nova (já que as obrigações 2019-2024 atingiram a maturidade e têm de ser reembolsadas).

Como o custo médio da dívida bruta da Mota Engil está atualmente nos 8%, contrair nova dívida a 5% é, a meu ver, refinanciamento a uma taxa de juro mais baixa.

Não tenho dúvidas que será subscrita na totalidade e que a procura até será maior que a oferta, pela simples razão de ser bem mais seguro investir em obrigações do que em ações (em caso de falência os pequenos acionistas não levam nada).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 26/9/2024 19:35

Notícia de hoje , se for assim é grave fabricar relatórios com informação negativa .

“ GRIFOLS

O regulador do mercado de ações da Espanha, CNMV, disse na quarta-feira que estava sancionando o fundo de venda a descoberto Gotham City Research por supostamente manipular o mercado de ações da Grifols e o grupo farmacêutico por relatórios financeiros defeituosos. [nL8N3L71N9]”
 
Mensagens: 821
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por hugob0ss » 26/9/2024 18:55

É curioso notar que, na mesma altura em que se anuncia uma nova emissão de obrigações pela Mota-Engil, houve uma subida nas ações, acompanhada de algum volume.

Mota Engil lança emissão de 50 milhões em obrigações

A operação será realizada através de uma oferta de subscrição e de uma oferta de troca, esta última tendo por base as obrigações de um empréstimo obrigacionista que vence este ano. As duas ofertas decorrem entre 30 de setembro e 11 de outubro e o valor a angariar poderá ser aumentado.


Na oferta de subscrição, as obrigações, a emitir pela empresa a 16 de outubro de 2024 e vencimento a 16 de outubro de 2029, terão uma taxa de juro fixa bruta de 5%, refere a empresa no prospeto enviado à CMVM. O valor mínimo de subscrição é de 2.500 euros.

Já na oferta de troca, que tem como objetivo o mesmo montante, a cada obrigação com maturidade em 2024 - com uma taxa de juro de 4,375% - corresponderá um novo título, sendo pagos a 16 de outubro "os juros corridos desde 30 de abril de 2024" até à data de emissão, "no montante de 5,04340278 euros por cada obrigação Mota-Engil 2024".


Esta operação de emissão e troca resulta em uma alteração nas condições das obrigações, que passam de 4,375% para 5%. Assim, a teoria de que a Mota-Engil se iria financiar a uma taxa mais baixa com a descida das taxas de juro não se concretiza. Em comparação, a empresa está a oferecer um rendimento superior pela dívida, especialmente considerando o contexto de investimento em retalho, onde os investidores comuns não têm muitas alternativas. Se o financiamento for através da banca, os valores deverão subir para patamares já mencionados no passado.

Adicionalmente, este rendimento é superior ao dividendos que a Mota-Engil tenciona pagar. É importante lembrar que no passado o dividendo foi pago sem recorrer a resultados extraordinários. Embora isso possa não recompensar tanto os acionistas, é um indicador de boa gestão e reduz um risco considerável.

A situação está a tornar-se interessante, e será importante acompanhar, nos próximos dias, tanto o volume de ações transacionadas, para verificar se existe uma inversão de tendência, quanto a adesão à emissão de obrigações. Será interessante ver se os investidores optarão por uma renda fixa bruta de 5% ou se privilegiarão o dividendo e o potencial de valorização da empresa.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
Mensagens: 386
Registado: 23/10/2008 14:18
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 26/9/2024 18:34

Provavelmente sou teimoso, mas é por uma boa causa.

Nada de novo :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 26 Setembro.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2987
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot] e 187 visitantes