Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 7/10/2024 20:43

Artigo interessante sobre short squeeze na commodity Petróleo. Será que estaremos a assistir a um short squeeze?
Hoje nos mercados o crude subiu mais de 4%.

Historic Short Squeeze Sends Oil Prices Higher https://oilprice.com/Energy/Oil-Prices/ ... igher.html
 
Mensagens: 45
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Re: Galp - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 1/10/2024 17:23

No more gaps...

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Galp - Tópico Geral

por previsor » 30/9/2024 18:12

Estou moderadamente otimista na Galp.
Parece ter uma cunha descendente.
Objetivo 19,28

Penso que os 17,17 são uma resistência.
Se fechar acima desse valor e permanecer acima nos dias seguintes ficarei ainda mais otimista

IMG_2685.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Galp - Tópico Geral

por previsor » 28/9/2024 11:21

Uma síntese do que se discutiu sobre gaps

Definições de Gaps

1. Gap como Área de Não Negociação: Um gap é descrito como "uma área no gráfico onde não há negociação entre dois preços, resultando em uma diferença visível" (StockCharts).


2. Gap Relacionado ao Fechamento e Abertura do Dia Anterior: Um gap ocorre quando o preço de abertura de um ativo está significativamente acima do fechamento do dia anterior ou abaixo do fechamento (StockCharts).


3. Gaps Parciais como Gaps: Os gaps parciais são aqueles em que o preço de abertura está acima do fechamento do dia anterior, mas ainda dentro do intervalo de negociação desse dia. Embora não representem uma "fuga" completa do intervalo anterior, os gaps parciais são reconhecidos na análise técnica e são considerados gaps (ChartSchool).


4. Gaps Completos: Os gaps completos ocorrem quando o preço de abertura está acima do máximo do dia anterior ou abaixo do mínimo do dia anterior (ChartSchool).


5. Fechamento do Gap: O conceito de "fechamento de gap" refere-se à situação em que o preço do ativo retorna ao nível de fechamento do dia anterior. Também pode ser considerado fechado se o preço atinge o máximo ou mínimo do dia anterior. Assim, o fechamento de um gap pode ser interpretado de maneira mais ampla, dependendo do contexto. (StockCharts).



Em relação à Galp, ainda não tenho uma opinião clara sobre a direção que vai ter e por isso não vou dar um palpite. Mas digo que existem ações que fecharam o gap e subiram logo a seguir, outras que não fecharam o gap todo e também subiram, e outras que fecharam o gap e continuaram a descer, tanto em gráficos com dividendos como sem. Não há uma única coisa que aconteça
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Galp - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 27/9/2024 17:02

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Galp - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 26/9/2024 19:18

Um Boneco interessante, com uma boa oportunidade a C. P.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
GALp 26 Setembro.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2987
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Galp - Tópico Geral

por previsor » 26/9/2024 17:56

A IBS numa situação com algumas semelhanças com a Galp, reagiu na linha vermelha que tracei para a Galp, por isso acho que se pode considerar os 16,09 como uma possível linha de suporte.

IMG_2656.jpeg


No entanto, isto é apenas uma possibilidade, porque, por exemplo, a Tesla tem gaps diários que nunca foram fechados e também já teve situações em que houve gap e o preço continuou a cair não se limitou apenas a fechar o gap
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Galp - Tópico Geral

por previsor » 26/9/2024 17:29

Se se considerar os máximos e mínimos no gráfico ajustado com dividendos ainda não está fechado o gap.
Vamos ver se vai até 16,09 ou não e se sobe depois disso acontecer ou não

IMG_2659.jpeg
Editado pela última vez por previsor em 29/9/2024 10:57, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Galp - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/9/2024 17:18

Entretanto, o gap está basicamente fechado (e foi criado outro novo, como alguém já referiu atrás).

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Galp - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/9/2024 17:09

previsor Escreveu:É um valor que aconteceu na prática real. Acho que quanto mais seletivo melhor para apanhar só as situações que tiveram impacto. Mas mesmo acima de 2% não é frequente no gráfico mensal


Estes valores são todos arbitrários e "frequente" depende do que consideras "frequente". Não há nada de especial para 3% (ou qualquer outro valor específico) e são todos "reais". Quanto mais alta for a fasquia, menos tendem a acontecer. É precisamente o que esperaríamos que ocorresse (a distribuição é "aproximadamente" normal, isto é, gaussiana).

Mas com "fat tails", isto é, as ocorrências que correspondem às caudas da distribuição são mais frequentes do que esperaríamos numa distribuição normal, uma característica bem conhecida dos mercados financeiros.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Galp - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/9/2024 17:07

Tesla e Nvidia.

Imagem

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Galp - Tópico Geral

por previsor » 26/9/2024 17:03

MarcoAntonio Escreveu:
Ok. Mas grande é subjectivo e relativo e 3% é um valor arbitrário.

Seja como for, já nem se está a falar de gaps ou gaps parciais ou gaps totais. Está-se a falar do threshold (fasquia) a partir da qual tu dás importância. A partir de onde tu achas que é "grande". Nada que ver com definições e ainda menos que ver com o que tipicamente se considera como sendo um gap (as coisas de que eu realmente falei).


Sim, os 3% foi um valor que defini ao olhar para o que aconteceu na TSLA e NVDA. É um valor que aconteceu na prática real. Acho que quanto mais seletivo melhor para apanhar só as situações que tiveram impacto. Mas mesmo acima de 2% não é frequente no gráfico mensal
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Galp - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/9/2024 16:58

Aqui fica a distribuição dos "saltos" da Galp, entre o fecho e abertura seguintes, em percentagem da cotação:

Imagem

Período: desde 2007 à actualidade. Claro que são tão mais raros quanto maior o "threshold" que se considerar (e suspeito que a distribuição se correlacione bem com a volatilidade).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Galp - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/9/2024 16:45

previsor Escreveu:Marco, eu disse que só valorizava gaps grandes e que os gaps pequenos não têm impacto.


Ok. Mas grande é subjectivo e relativo e 3% é um valor arbitrário.

Seja como for, já nem se está a falar de gaps ou gaps parciais ou gaps totais. Está-se a falar do threshold (fasquia) a partir da qual tu dás importância. A partir de onde tu achas que é "grande". Nada que ver com definições e ainda menos que ver com o que tipicamente se considera como sendo um gap (as coisas de que eu realmente falei).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Galp - Tópico Geral

por previsor » 26/9/2024 16:39

Marco, eu disse que só valorizava gaps grandes e que os gaps pequenos não têm impacto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Galp - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/9/2024 16:37

previsor Escreveu:Vamos fazer um exercício. Encontra um gap parcial mensal acima de 3% sem ser a TSLA e a NVDA. Como é algo frequente, vai ser fácil encontrares :-)


Estás a alegar que só é "gap parcial" se for mais de 3% ou que só dás importância a esses (e porquê 3% e não outro valor qualquer?).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Galp - Tópico Geral

por previsor » 26/9/2024 16:33

MarcoAntonio Escreveu:Na prática, "gaps parciais" ocorrem virtualmente todos os dias. É o "normal", a regra. Mas quem os quiser valorizar, força!

:wink:


Vamos fazer um exercício. Encontra um gap parcial mensal acima de 3% sem ser a TSLA e a NVDA. Como é algo frequente, vai ser fácil encontrares :-)

Podes começar pela Galp. Vê se em todo o histórico já teve algum. Eu digo que não


Eu tive a pesquisar isso há meses e foi difícil de encontrar. Não encontrei na AAPL, MSFT, AMZN etc, mas talvez encontres
Editado pela última vez por previsor em 26/9/2024 16:37, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Galp - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/9/2024 16:29

Na prática, "gaps parciais" ocorrem virtualmente todos os dias. É o "normal", a regra. Mas quem os quiser valorizar, força!

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Galp - Tópico Geral

por previsor » 26/9/2024 16:25

MarcoAntonio Escreveu:Sobre o StockCharts, se se percorrer o site, eles chamam de "gap parcial" ao que estás a falar (ver aqui).



Eles definem o gap e distinguem entre parcial e completo, mas chamam gap a ambos. Mas acho que o que importa é o que acontece na prática, não apenas na teoria. Acho que nao vale a pena ser muito rígido com essas definições, e é melhor ter uma mente aberta para ver o que funciona melhor na prática em cada situação
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Galp - Tópico Geral

por previsor » 26/9/2024 15:21

MarcoAntonio Escreveu:A situação que estás a referir ocorre basicamente todos os dias, não apenas nos dois dias que assinalaste.


Edit: só vi o post do xacal depois de postar.


Sim, como disse há gaps maiores e menores. Os 2 gaps na tsla mensais são os maiores que já teve, se não me engano mais de 3%.
Aconteceu o mesmo com a nvda há pouco tempo. Quando teve o gap maior também caiu e ficou volátil. Gaps pequenos não têm impacto. Os grandes é que podem ter em gráficos mensais e não são mesmo nada frequentes, embora ultimamente hajam mais ações pouco conhecidas com gaps mensais grandes e estou a acompanhar algumas mas não foi nada fácil de as encontrar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Galp - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/9/2024 15:17

Sobre o StockCharts, se se percorrer o site, eles chamam de "gap parcial" ao que estás a falar (ver aqui).

Aquilo que eles aí definem como "full gap" (ver link) é do que tipicamente as pessoas estão a falar quando referem gaps. Se alguém quiser valorizar esses "semi-gaps", por mim tudo bem, cada um faz como entender. Mas essas situações ocorrem praticamente todos os dias. A excepção é a cotação abrir ao valor do fecho anterior; a regra é dar um salto qualquer.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Galp - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/9/2024 15:04

A situação que estás a referir ocorre basicamente todos os dias, não apenas nos dois dias que assinalaste.


Edit: só vi o post do xacal depois de postar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Galp - Tópico Geral

por Xacal » 26/9/2024 15:02

previsor Escreveu:Este gráfico não é da Galp. É da tsla. Assim explico melhor a minha opinião.
Eu digo que isto sao 2 gap up mensais pq considero a abertura e o fecho como está na primeira definição do stockcharts e o gráfico é mensal.
Mas também se pode considerar que não há gap se considerarmos os máximos e os mínimos.
Eu acho que sao gaps e tento estar atento a estas situações em que a ação ficou volátil após o gap.
Mas como disse existe espaço para interpretações diferentes e a pessoa vê o que funciona melhor para ela na prática

(Está a acontecer o mesmo com a NVDA atualmente )

IMG_2653.jpeg


Se considerares só abertura e fecho , nesse gráfico quase todos os dias houve um gap, não só nesses 2 que indicas.
Houve valores que não foram transacionados entre o fecho anterior e a abertura do dia seguinte.
Não é assim que se vê os gaps.
Num gráfico de velas, existe gap quando entre 2 velas consecutivas existir um espaço, valores que não foram transacionados.
 
Mensagens: 178
Registado: 29/11/2007 14:28
Localização: calendário

Re: Galp - Tópico Geral

por previsor » 26/9/2024 14:51

Este gráfico não é da Galp. É da tsla. Assim explico melhor a minha opinião.
Eu digo que isto sao 2 gap up mensais pq considero a abertura e o fecho como está na primeira definição do stockcharts e o gráfico é mensal.
Mas também se pode considerar que não há gap se considerarmos os máximos e os mínimos.
Eu digo que sao gaps e tento estar atento a estas situações em que a ação ficou volátil após o gap.
Mas como disse existe espaço para interpretações diferentes e a pessoa vê o que funciona melhor para ela na prática

(Está a acontecer o mesmo com a NVDA atualmente )

IMG_2653.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Galp - Tópico Geral

por previsor » 26/9/2024 14:26

MarcoAntonio Escreveu:No texto do StockCharts primeiro diz "quando ocorre" e julgo que foi isso que induziu em erro.

Mas logo a seguir diz onde é que ele está: entre o máximo (high) e o mínimo (low) das duas sessões consecutivas que formam o gap.


Se bem que se alguém quiser considerar de outra forma, por mim igual (a minha chamada de atenção era sobre outra coisa).


Sim, dizem das duas maneiras. Dizem o preço de fecho e abertura e depois o mínimo e o máximo.

E sim, há muitos gaps diários e uns são fechados e outros não. E uns são maiores que outros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1663
Registado: 15/3/2023 3:21

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot] e 140 visitantes