Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/9/2024 17:21

Actualização:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Crissssx » 26/9/2024 17:21

ou então é só para cair amanha...
ninguém sabe. 8-)
 
Mensagens: 391
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 26/9/2024 16:59

Finalmente uma aceleradela. A decisão do Partido Comunista de cortar juros e injetar dinheiro nos bancos fez dispsrar a bolsa chinesa e a Mota deu sinal de que vai acelerar. :mrgreen:
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/9/2024 15:29

Crisssx, pára com estes ataques ao participante. É uma violação clara das regras do forum. Não vou estar sempre a alertar. Se insisteres em te focar nos participantes, terei de suspender a conta dado que os alertas anteriores e a remoção dos posts não parece ser suficiente.

O forum é um espaço moderado e tem regras, várias das quais tens estado a violar:


- Não são permitidos ataques, insultos ou atitudes persecutórias entre participantes.

(...)

- Não é permitida a discussão sobre moderação no forum; a moderação está disponível para ouvir os participantes em privado.



Os participantes podem discordar entre si à vontade. O forum é um espaço de debate.

A tua participação é bem-vinda, mas tens de cumprir com as regras do forum.


Crissssx Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Com o disparo da bolsa chinesa pelo corte de juros a coisa não tarda contagia a Mota . Se ela pega...

Álvaro , a quem pagaste a cota ?
É que só tu é que podes falar abertamente ...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 26/9/2024 15:19

Saindo das águas lamacentas, ou, como espero, aproveitando-se estas da própria subida (nem vou comentar do ponto de vista ético…), o meu target são 3,40/3,50 algures no início de Novembro. Talvez menos que os de alguns, mas ainda uns bons 40% desde mínimos.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Crissssx » 26/9/2024 15:14

Àlvaro Escreveu:Com o disparo da bolsa chinesa pelo corte de juros a coisa não tarda contagia a Mota . Se ela pega...

Álvaro , a quem pagaste a cota ?
É que só tu é que podes falar abertamente ...
 
Mensagens: 391
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por bráscubas » 26/9/2024 14:28

Comprar no fecho ?
 
Mensagens: 353
Registado: 15/12/2004 16:02
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 26/9/2024 7:44

Com o disparo da bolsa chinesa pelo corte de juros a coisa não tarda contagia a Mota . Se ela pega...
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 26/9/2024 0:23

Pageup Escreveu:
Woman_Trader Escreveu:
Pageup Escreveu:Essa notícia vem acrescentar zero!


Pois, a mim, enquanto acionista, vem acrescentar confiança, consolidando a visão que tenho da empresa, a qual me faz crer que o investimento feito corresponderá aos meus objetivos, coerente com o desempenho da ME e plano estratégico da empresa. Esta notícia vem, uma vez mais, colocar a ME como uma empresa de confiança e sublinhar que o valor atual do título está completamente subvalorizado, constituindo de momento uma excelente oportunidade de investimento com rentabilidade num futuro próximo...

Amanhã vais perceber o que quero dizer...


Pageup, espero que "amanhã" você entenda a importância de constar no ranking "250 Top Global Contractors da Engineering News-Record (ENR)". Enquanto isso não acontece, eu dou-lhe uma ajudinha reforçando o que a Woman_Trader escreveu:

    Ao constar nesta lista, a empresa ganha visibilidade internacional e atrai a atenção de potenciais clientes, parceiros e investidores em todo o mundo.

    Estar entre os 250 maiores players confere um alto grau de credibilidade à empresa.

    A presença no ranking ENR promove a atração de talentos que desejam fazer curriculum ao trabalhar em empresas líderes de mercado

    Este reconhecimento abre o acesso a projetos estratégicos, dado que estas empresas são frequentemente convidadas a participar em projetos de grande porte e complexidade

    A inclusão neste ranking promove o fortalecimento da marca pois é sinónimo de qualidade, inovação e excelência na construção.

Tudo isto pode impulsionar o crescimento e a diversificação do negócio da Mota Engil, a geração de mais negócio e uma subida continuada neste mesmo ranking, gerando um círculo vicioso positivo, semelhante ao da publicidade.

A ser cumprido o plano estratégico para 2026 e sendo posto em prática um plano posterior mais ambicioso (conforme já foi referido pelo CEO), ainda veremos a Mota-Engil no Top 10 da Europa e no Top 10 das que tem mais volume de negócios internacionalmente.

https://www.enr.com/ext/resources/Issues/National_Issues/2024/16-Sept/ENR09162024_T250_combined_compressed.pdf

Top10Market.jpg
Top10Market.jpg (39.79 KiB) Visualizado 4877 vezes


Top10Regional.jpg
Top10Regional.jpg (73.54 KiB) Visualizado 4877 vezes


Top250International.jpg
Top250International.jpg (240.18 KiB) Visualizado 4877 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por smog63 » 26/9/2024 0:17

]
Pageup Escreveu:...

Amanhã vais perceber o que quero dizer...[/quote]

Interessante seria antes e não depois
 
Mensagens: 67
Registado: 30/10/2012 18:30
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 25/9/2024 23:14

Woman_Trader Escreveu:
Pageup Escreveu:Essa notícia vem acrescentar zero!


Pois, a mim, enquanto acionista, vem acrescentar confiança, consolidando a visão que tenho da empresa, a qual me faz crer que o investimento feito corresponderá aos meus objetivos, coerente com o desempenho da ME e plano estratégico da empresa. Esta notícia vem, uma vez mais, colocar a ME como uma empresa de confiança e sublinhar que o valor atual do título está completamente subvalorizado, constituindo de momento uma excelente oportunidade de investimento com rentabilidade num futuro próximo...

Amanhã vais perceber o que quero dizer...
 
Mensagens: 743
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 25/9/2024 22:16

Lusitanus Escreveu:Mota-Engil lança emissão de 50 milhões em obrigações

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... obrigacoes


Antes que venha alguém diabolizar esta emissão de obrigações há que referir três pontos importantes:

    1. A oferta de subscrição destina-se a obter fundos para dar continuidade à expansão internacional da Mota Engil e melhor alinhar a maturidade da dívida com a geração de cash-flow;

    2. A oferta de troca de obrigações visa substituir parte da dívida, com vencimento em 2024, por dívida com reembolso de capital em 2029;

    3. Estas obrigações representam um compromisso para melhorar um Key Performance Indicator (KPI) de sustentabilidade, nomeadamente o aumento da proporção de talento local em posições de gestão para 76,8% até a 31 de dezembro de 2028 (a 31 de dezembro de 2023 essa posição era de 71,4%). O compromisso deriva do facto deste target (Sustainable Performance Target ou SPT) dar direito a uma "penalização" à empresa por não cumprimento desse SPT, na forma de uma remuneração adicional de €0,625 por cada obrigação subscrita.

Portanto esta emissão de obrigações está alinhada com o plano estratégico 2022-2026 nas seguintes duas vertentes:

    1. Alcançar uma posição reconhecida em Sustentabilidade em rankings, ratings e índices

    2. Otimização e diversificação da dívida

A oferta termina dia 11 de outubro de 2024 e aí veremos o interesse do mercado por esta emissão.

Não esquecer que, em 2023, a Mota-Engil realizou duas emissões de Sustainability-linked Bonds uma em abril, por oferta particular e direta, no montante de 10 milhões de euros, totalmente subscrita por um investidor institucional e outra, em dezembro, no montante de 50 milhões de euros, subscrita por investidores profissionais.

Dado o alinhamento desta emissão com o plano estratégico, não deveriam ocorrer flutuações significativas na cotação da Mota face a esta notícia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Lusitanus » 25/9/2024 19:57

Mota-Engil lança emissão de 50 milhões em obrigações

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... obrigacoes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1595
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Woman_Trader » 25/9/2024 18:38

Pageup Escreveu:Essa notícia vem acrescentar zero!


Pois, a mim, enquanto acionista, vem acrescentar confiança, consolidando a visão que tenho da empresa, a qual me faz crer que o investimento feito corresponderá aos meus objetivos, coerente com o desempenho da ME e plano estratégico da empresa. Esta notícia vem, uma vez mais, colocar a ME como uma empresa de confiança e sublinhar que o valor atual do título está completamente subvalorizado, constituindo de momento uma excelente oportunidade de investimento com rentabilidade num futuro próximo...
Woman_Trader
 
Mensagens: 11
Registado: 10/9/2024 22:53
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 25/9/2024 18:12

Essa notícia vem acrescentar zero!
 
Mensagens: 743
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/9/2024 17:59

É agora que vamos espantar a crise! :lol:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... strucao-2/
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Lusitanus » 25/9/2024 17:53

Àlvaro Escreveu:A cotação da Mota não dispra para valores razoáveis porque o CEO não quer. Ainda por cima com Biden a fzer história e a ir a Angola! Bastaria o anúncio de umas compras de ações, nemprecisaria ser muito ambicioso e era vê-la trepar para 5 euros.

Vá lá, compre umas açõezinhas, não tem que ser muitas, a cotação subiria logo para 5 euros!!! Vá lá ... :lol: :lol: :lol: :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1595
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por iniciado1 » 25/9/2024 13:14

AAA, esta ação é para nem pensar que existe em carteira. É mesmo isso. Deveria ter optado por mais exposição à Martifer e menos à Mota que se está a revelar um fiasco.
 
Mensagens: 229
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 25/9/2024 8:59

Ontem no leilão final descarregaram mais de 200 000 ações para a acção descer 2 cêntimos .isto significa força compradora .


Acredito que os pequenos investidores que aproveitaram a onda para fazer vendas as descobertos estão a fechar as posições .

Eu entrei um pouco cedo 2,75 ainda falta algum caminho mas estou tranquilo .
 
Mensagens: 821
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/9/2024 8:50

A cotação da Mota não dispra para valores razoáveis porque o CEO não quer. Ainda por cima com Biden a fzer história e a ir a Angola! Bastaria o anúncio de umas compras de ações, nemprecisaria ser muito ambicioso e era vê-la trepar para 5 euros. Quando tiverem que fechar posições a descoberto quero ver. Ora, com esse anúncio fariam fila para comprar. Para mim é absurdo que o não faça. E não o fazendo está a dar sustentação às posições curtas que aguardam uma correção nos mercados para comprarem nos saldos com grande lucro. :shock:
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por minibull » 25/9/2024 2:01

Caro Aquilino S. V.

Aqui agradeço as palavras da tua mensagem do dia 16 deste mês, à qual não pude responder, por me encontrar num local remoto, e só à noite no hotel, tinha internet, mas que mesmo assim não me permitia postar através do telemóvel.
Actualmente, agora de manhã, e estando "mais perto da civilização", já me é possível, pelo que apresento as minhas desculpas.

Dizeres que de A.T. não percebes nada, é modéstia a mais... :shock: , pois quem elabora os excelentes gráficos com que nos presenteias, e que é um regalo olhar para eles, só poderiam vir de quem percebe, e bem, de A.T.

Relativamente ao plano traçado, para combater o "abutre/vampiro" , o mesmo segue sem qualquer desvio ou alteração, pois as minhas ordens foram todas dadas antes de me ausentar (só me preocupava uma que ficou a um valor demasiadamente baixo, a 3,21) , a qual eu teria que eliminar rapidamente se a cotação se aproximasse "perigosamente" dos 3, tanto mais que estaria "impedido" de as recomprar por causa da "treta bloqu**t* " do mais de uma ano e menos de um ano. Interrogo-me se essa treta será para proteger os estrangeiros e os Fundos, e perseguir o investidor nacional ? (ou ser um convite que nos é feito para embalar a trouxa e zarpar para paragens em que trabalhar, poupar investir e criar empregos, não seja visto como acto pecaminoso) ? ... enfim... adiante. Mas pronto, achei que não atingiria tão depressa os 3,21 , pelo que foi um risco calculado.

Quanto aos outros colegas, mantiveram as "deliberações" acordadas na ultima reunião efectuada, conforme eu aqui disse.
Acrescento que as ordens activas estão situadas entre os 3,21 e os 4,01. Só serão retiradas quando os "abutres/vampiros" se retirarem. À cautela, mesmo quando começarem a subir a sério, ainda as manteremos, subindo o seu valor em 30% , não vá estar algum "abutre" retardatário, à espreita numa árvore.
Claro que estas ordens serão constantemente incrementadas, com as compras que entretanto, e conforme as oscilações, vão sendo sempre efectuadas.

Um abraço.
 
Mensagens: 80
Registado: 17/5/2021 15:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/9/2024 16:39

Ainda não foi hoje que passou os 2.55. Amanh~também é dia... :wink:
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 24/9/2024 8:51

Será que é hoje que vai bombar uma boa vela verde....
 
Mensagens: 743
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 23/9/2024 19:08

Bastante volume nas últimas sessões. Pouca mexida.

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 23/9/2024 14:49

Vai fechar o dia acima dos 2,50, com uma puxada no final.
 
Mensagens: 743
Registado: 1/4/2019 10:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], m-m e 102 visitantes