Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 28/8/2023 16:15

Nao tenho grandes preocupações com o ambiente... mantenho as regras de civismo.

Nao eram este sobreiros que iram salvar o planeta terra nem os outros já abatidos, mas nao me parece que faça grande sentido esta questão de trocar arvores por paineis solares. Como vao ficar os solos? os aquiferos? etc.

Em portugal okhamos muito para a arvore e pouco para a floresta. Chegámos ao ridiculo de forrar zonas inteiras com paineis solares, sabendo que para as proprias comunidades os mesmos só dao prejuizos.

Ja temos uma porrada de hectares em morgavel... agora mais estes, aqui ao lado está o cercal que pelo que consta será o maior parque da europa.

Nao temos a tecnologia do nuclear -também nao temos materias primas nem fábricas para produzir os equipamentos que produzem energia renovavel- mas tendo a central nuclear podemos extrair a matéria-prima urânio, nao necessitamos de cortar arvores nem arrasar ecossistemas. Uma central nuclear custa uns quantos mil milhóes. Quanto custará a nossa dependencia energetica daqui a uns anos? Já nos esquecemos do que aconteceu á alemanha? Caso im dia espanha nao envie para cá energia. Temos capacidade para fazer face ás nossas necessidades sem contar com a intermitência das renovaveis?

Os nossos politicos gostam é de aparecerem com as bandeirinhas do ambiente o do arco-íris.

A corticeira é a maior empresa do mundo no seu ramo de atividade. Valem em bolsa mais de mil milhoes e já se manifestou em relacao a esta questao, bem sabemos, que quanto mais cortiça mais barata a materia -prima, mas chega a um ponto que o preço é tao alto que nao vale a pena produzir.

Temos um prr baseado em energias renovaveis, mas nao temos uma unica medida para a sgua. No barlavento algarvio hs falta de agua o ano inteiro... pelos ultimos anos o problema vai alargar-se. Antes de existir eletricidade já existia vida, agora nunca se viu vida sem água.

ESTOU FARTO DESTES POLITICOS CORRUPTOS (desculpem lá os caps)
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por yggy » 28/8/2023 10:06

https://www.publico.pt/2023/08/01/azul/ ... dp-2058825

As energias renovavés é isto. Abatrer arvores, destruir o ambiente, destruir ecosistemas...onde está aqui a vuidado do medio ambiente?
Para cada parque construido ahverá abates de arvores.

Temos que arranjar outra solução, porque isso é basicamente puxar o cobertor de um lado e destapar do outro.
 
Mensagens: 443
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por yaya » 27/8/2023 22:21

Reino unido
https://expresso.pt/economia/2019-09-25 ... s-de-euros

Finlândia
https://www.noticiasaominuto.com/mundo/ ... -de-atraso

França
https://blocktrends.com.br/em-meio-a-cr ... ionamento/

https://expresso.pt/economia/2022-01-12 ... er-maiores

Austrália
https://reneweconomy.com.au/too-expensi ... o-nuclear/

Japão
https://exame.com/mundo/custo-total-da- ... -previsto/

----------

"Nuclear não é uma forma de energia sustentável”
https://mediotejo.net/nuclear-nao-e-uma ... s-pereira/

Gastar o equivalente ao dobro do dinheiro injetado nos bancos portugueses para construir uma central nuclear, quando temos energia bastante mais barata? :oh:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1973
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 27/8/2023 10:40

Yaya e nirvaninha como dos mais ilustres no fórum eu vou trntar refutar alguma das coisa aqui faladas.

Água
A antiga central termoeletrica era abastecida por agua doce e por agua salgada. A agua doce era aquecida até produzir vapor de agua, o vapor de agua "mexia" as turbinas que geravam eletricidade, já a agua salgada era utilizada para o arrefecimento dos componentes mecânicos da central, por isso é que tinhamos agua quente na praia de s. Torpes. Neste processo existia a utilização de agua doce captada no rio sado que nasce no algarve e desagua em setubal, ou seja, retiravam água de uma zona com grandes carências de agua para produzir energia. O mais engraçado é que a barragem de morgavel tem um fluxo contante de agua doce que sai da barragem de morgavel e desagua no mar, exactamente na praia de morgavel, que nao terá qualquer utilidade para além de um caudal ecológico... nao sei o caudal, mas diria que sao uns bons mil milhoes de metros cubicos ano.
Na altura da central térmica já tinhamos consumo de agua doce, recurso escasso.
Pelo conhecimento que tenho, a agua retirada do rio sado nunca foi utilizada para o consumo humano, existindo por aqui alguma polémica relativamente á agua que consumimos, água que é retirada de um lençol freático que, salvo erro, vai de sines a alcácer, um dos maiores da europa, mas há quem diga que pode estar contaminado pelas industruas petroquímicas... portanto, já se consumia bastante água para prooduzir energia, mas mais engraçado é o projeto h2 verde que prometem ca para sines, ou seja, sines é uma zona com parcos recursos hídricos, com a excepçao do tal lençol, que vai ter uma industria que tem como base a divisao da agua em duas moléculas, ou seja o processo será a produçao de energia verde (paineis) e a electrólise da agua, que com toda a certeza nao será agua salagada... portanto, o projeto ecológico, vai retirar agua doce a uma zona que por isso já tem problemas hídricos... a ecologia tem muito que se diga. Pelo que me consta nao ha intenção de ter uma central de dessanilizaçáo para utilizar o recurso daí retirado para a produçao do h2...será que trmos agua doce para esta loucura?
Talvez com uma central nuclear conseguissemos ter uma dessanilizadora que abastecesse o alentejo, e o algarve... temos a captura de agua salgada, infraestrutura utilizada pela antiga central termoeletrica, trmos agua infinita (agua salgada) o que precisamos? Precisamos de vontade politica, mais importante que o h2 verde é a agua...

Relativamente ás centrais nucleares, espanha tem, p.e., a central de almaraz que já passou ha muito o seu trmpo de vida util e que usa o tejo. Caso acontecer alguma coisa nessa central o que acontece á agua que vai até lisboa? Parece-me que relativamente ao nuclear estamos esclarecidos.

Os parques solares duram 20 anos. Após esse perido e, considerando as inovaçóes tecnologicas , talvez esteja obsolento. O que vamos fazer aos espaços onde estavam os paineis. As empresas têm provißões para fazer face á reabilitaçao dos espaços?
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por yaya » 27/8/2023 7:36

ParaCima Escreveu:Eu como sineense nao me importaria nada que metem-se uma central nuclear á porta de casa...


Hehehe

Finlândia, UK, França e USA instalaram centrais nucleares que custaram bastante mais do que o previsto, ou o dobro.
No dia em que o governo português decidisse instalar uma central nuclear de 15 mil M e depois tivesse de pagar o dobro do previsto iria ser giro ver a reação do povo. O equivalente a tapar os buracos dos bancos.

- nuclear não é uma energia renovável
- o rótulo de energia verde colocado recentemente pela UE não é consensual
- a manutenção de centrais exige know how especializado estrangeiro
- a manutenção é bastante cara e exige longos períodos de inatividade
- a construção de uma central não é sustentável, é bastante cara e pode demorar uma década até entrar em atividade
- o período de vida de uma central nuclear varia entre 30 e 50 anos dependendo da tecnologia, findo isso há um processo de desmantelação também caro e longo, onde se reduz gradualmente a potência dos reatores
- não é uma energia totalmente segura já que existe o risco ambiental de contaminação radioativa no meio ambiente, e num país com a nossa dimensão um desastre numa central nuclear afetaria quase todo o país, com a agravante de Portugal localizar-se numa zona sísmica
- os resíduos nucleares não são recicláveis e têm de ser armazenados eternamente em compartimentos totalmente protegidos
- o sistema de refrigeração exige bastante água, um problema num país como o nosso com cada vez mais longos períodos de seca onde a água é um bem escasso

Portanto para quê continuar com a história do nuclear num país como o nosso?
Se não somos um país rico, para quê gastar milhões se temos fontes de energia renovável de borla.


p.s.:
Quanto à história do problema da reciclagem de painéis solares ou pás eólicas é um não assunto
Já há empresas especialidades na matéria, e um sector que vai gerar mais emprego

http://noctula.pt/o-que-fazer-aos-paine ... m-de-vida/

https://noctula.pt/edpr-vai-reciclar-pa ... a-r3fiber/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1973
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por yaya » 27/8/2023 7:02

Em 13 anos já foram abatidas milhares de árvores. Porquê razão só agora se lembraram de implicar com árvores em Sines?

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... em-13-anos

Onde andavam os defensores de sobreiros no caso Portucale em 2011?

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... pregosquot

Politiquices
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1973
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 27/8/2023 1:47

NirSup Escreveu:Meu caro ParaCina,
O negócio da venda da energia elétrica, em Portugal, tem sido e continua a ser um negócio das arábias (ou melhor, um negócio da China, tendo em conta a origem dos painéis e das ventoinhas).
Quero lá saber se a Endesa e a Iberdrola é mais competitiva do que a EDP. O que eu quero é que a Endesa, a Iberdrola e a EDP me vendam a energia elétrica a um preço justo e que acabem com práticas lesivas dos direitos e justas expetativas dos seus clientes. E aqui saliento o comportamento burlão e trapaceiro da Endesa e da Iberdrola, no passado, que não olhavam a meios para atingir os fins.
Já agora só para situar o meu pensamento é bom lembrar que o MWh solar fotovoltaico tem, atualmente, um custo inferior a €20,00 e é vendido por aquelas empresas a perto de €200,00.
Uma vergonha que mostra a mesquinhez, a falta de sensibilidade social e a avareza destas empresas.
Felizmente, que há outras a vender mais barato.
By Nirvana


Permite-me, os negócios não sao feitos para ter responsabilidade social ou outra treta qualquer. Os negócios existem para dar dinheiro. É o regulador estado -eu sei que é a erse- que deve estalecer de forma efetiva as rentabilidades "justas", nos casos que pena natureza do bem ou do tipo de mercado em que está inserido. Quando o estado "diz" que alguém que produza eletricidade a 1 euros, vende sempre ao preço mais caro do momento em que está a vender... mais grave, caso uma central de produçao produza a 1euro ela saí do sistrma eletrico enquanto houver renovaveis,mesmo que essas custem 20.

O mais engraçado é que falas em fotovoltaica, mas essas só produzem durante o dia, logo durante a noite caso nao exista vento nem agua, tens de queimar. Quem quer manter uma central de produçao nestas condições? Já sei, vais arranjar baterias, mas a baterias aumentam imenso a pegada ecologica e tem residuos... no final de contas, mais vale queimar... os nossos politicos acham que se acabarem com as centrais a energias fósseis são os salvadores da patria, mas a realidade impoem-se, se olhares para a tua fatura vês perfeitamente a distribuiçao do consumo, tens carvão, tens nuclear... ou seja, pela politica do sustentavel estás a importar eletricidade, nao de fontes que "salvam" o planeta , mas sim, do que "tu" (sentido lato) repudias. O que os okhos nao vêem o coraçao nao sente. PORRA, que hipocrisia
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 26/8/2023 5:43

Meu caro ParaCina,
O negócio da venda da energia elétrica, em Portugal, tem sido e continua a ser um negócio das arábias (ou melhor, um negócio da China, tendo em conta a origem dos painéis e das ventoinhas).
Quero lá saber se a Endesa e a Iberdrola é mais competitiva do que a EDP. O que eu quero é que a Endesa, a Iberdrola e a EDP me vendam a energia elétrica a um preço justo e que acabem com práticas lesivas dos direitos e justas expetativas dos seus clientes. E aqui saliento o comportamento burlão e trapaceiro da Endesa e da Iberdrola, no passado, que não olhavam a meios para atingir os fins.
Já agora só para situar o meu pensamento é bom lembrar que o MWh solar fotovoltaico tem, atualmente, um custo inferior a €20,00 e é vendido por aquelas empresas a perto de €200,00.
Uma vergonha que mostra a mesquinhez, a falta de sensibilidade social e a avareza destas empresas.
Felizmente, que há outras a vender mais barato.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 26/8/2023 4:12

yaya Escreveu:
ParaCima Escreveu:
yaya Escreveu:mais uma vez o governo a reboque de choradinhos na comunicação social

Governo vai rever plano de compensação por abate de sobreiros em projeto da EDP

https://eco.sapo.pt/2023/08/24/governo- ... sobreiros/


não se preocuparam com o plano de reflorestação em Pedrógão mas no caso da reflorestação dos sobreiros vão criar uma equipa especial

ICNF exige remoção de eucaliptos de projeto de reflorestação em Pedrógão Grande

https://eco.sapo.pt/2022/09/08/icnf-exi ... ao-grande/

conclusão: quem não chora não mama


conheço a zona em questão... é um crime ambiental. não faz sentido o que se está a fazer. sines vai acabar mal... infelizmente. a edpr não tem culpa nenhuma... com tanta energia produzida quero ver onde vao meter a dita. vou-me fartar de rir daqui a uns anos.

repara, ao "lado" do sitio onde estão a cortar os sobreiros, tinhas uma central tecnoeletrica que foi encerrada por ser poluente... fábrica essa que chegou a produzir 30% da energia consumida em portugal e que no momento do encerramento era das mais eficientes na europa. alguns meses depois do encerramento, os espanhois reabriram as suas... há quem tenha planeado novas. se formos ver quantas toneladas de gases emitia a central e quantos "gases" não foram captados pela desflorestação efetuada para produzir energia eolica, solar... etc. se calhar ficamos a perder, mais, a central metias a produzir energia quando querias. aqui tens sempre a necessidade de ter estruturas de apoio. a central em sines poderia ter sido facilmente convertida em gás natural, a conversão por si não era fácil, mas a nível logistico tinhas o porto de recebe todo o gás natural do páis a 2 ou 3 quilometros com o caminho já feito para meter os gasoduto. o tapete que levava o carvão para a central passa a 10 metros dos reservatórios da ren (gás natural)... ha que pensar nisto


A dependência de energias fósseis é para acabar, está decidido há muito tempo, não é de agora.
A EDP já referiu que vai replantar árvores noutro local e em maior número.

A questão tem a ver com esta onda de histerismo sempre que o assunto é EDP, se calhar se fosse outra empresa a cortar sobreiros ninguém queria saber. Onde está o interesse da comunicação social com o plano de reflorestação de Pedrógão?


Estou-me lixando que seja a edp ou outra qualquer... não tenho a mente que a energia nasce nas árvores e que o leite é do pacote. Sou comprador "ativo"de empresas de tabaco e já fui de armas...Nao me parece que seja ecologico forrar hectares e hectares em paineis solares. Quantas terras raras têm os paineis, apos o fim de vida do painel como é feita a reciclagem. O custo ecologico é desde o primeiro pó para extrair os materiais para produzir o painel até á sua reciclegem total. Eu como sineense nao me importaria nada que metem-se uma central nuclear á porta de casa...
Acabo de chegar da fatacil, fiz 300 quilometros para ir ver os quatro e meia, por isso vê a minha procupação com o ambiente...

Nirvaninha, meu querido, sabes que só produz de vez em quando porque a energia nao segue o raciocínio economico de que é mais barato faz o preço do mercado, mas sim, o que é mais caro faz o preço, tudo contra a racionalidade economica. Defendo todo o tipo de investimentos que venham a melhorar o nível de vida geral. Agora nao me esqueço das autoestradas pagas pela ue que p estado concessionou e agora pagamos as portagens pelo numero mínimo de passagens, porque nao passam viaturas suficientes para ter a tir "exigível ". Assim é com a energia... andamos a pagar mais porque temos alguém que acha que os projetos nao devem ter riscos para o privado.

Deixo uma dica, tenho falado com algumas pessoas que têm acesso a consultas de mercado aempresas eletricas... pelo que me consta a edp nao consegue bater a iberdrola nem a endesa...empiricamente,diria que essas empresas produzem energia em centrais nucleares e a carvao... enquanto a edp já sabemos. Precisamos de competitividade e nao nacionais porreirismos.

Quando aparentemente o mundo está numa retoma das manufacturas á origem, nós nao temos um fator energetico, energia barata, em relaçao ao restante mundo. Sem energia barata nunca existirá atractividade no investimento.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por yaya » 26/8/2023 1:48

ParaCima Escreveu:
yaya Escreveu:mais uma vez o governo a reboque de choradinhos na comunicação social

Governo vai rever plano de compensação por abate de sobreiros em projeto da EDP

https://eco.sapo.pt/2023/08/24/governo- ... sobreiros/


não se preocuparam com o plano de reflorestação em Pedrógão mas no caso da reflorestação dos sobreiros vão criar uma equipa especial

ICNF exige remoção de eucaliptos de projeto de reflorestação em Pedrógão Grande

https://eco.sapo.pt/2022/09/08/icnf-exi ... ao-grande/

conclusão: quem não chora não mama


conheço a zona em questão... é um crime ambiental. não faz sentido o que se está a fazer. sines vai acabar mal... infelizmente. a edpr não tem culpa nenhuma... com tanta energia produzida quero ver onde vao meter a dita. vou-me fartar de rir daqui a uns anos.

repara, ao "lado" do sitio onde estão a cortar os sobreiros, tinhas uma central tecnoeletrica que foi encerrada por ser poluente... fábrica essa que chegou a produzir 30% da energia consumida em portugal e que no momento do encerramento era das mais eficientes na europa. alguns meses depois do encerramento, os espanhois reabriram as suas... há quem tenha planeado novas. se formos ver quantas toneladas de gases emitia a central e quantos "gases" não foram captados pela desflorestação efetuada para produzir energia eolica, solar... etc. se calhar ficamos a perder, mais, a central metias a produzir energia quando querias. aqui tens sempre a necessidade de ter estruturas de apoio. a central em sines poderia ter sido facilmente convertida em gás natural, a conversão por si não era fácil, mas a nível logistico tinhas o porto de recebe todo o gás natural do páis a 2 ou 3 quilometros com o caminho já feito para meter os gasoduto. o tapete que levava o carvão para a central passa a 10 metros dos reservatórios da ren (gás natural)... ha que pensar nisto


A dependência de energias fósseis é para acabar, está decidido há muito tempo, não é de agora.
A EDP já referiu que vai replantar árvores noutro local e em maior número.

A questão tem a ver com esta onda de histerismo sempre que o assunto é EDP, se calhar se fosse outra empresa a cortar sobreiros ninguém queria saber. Onde está o interesse da comunicação social com o plano de reflorestação de Pedrógão?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1973
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 26/8/2023 0:08

Meu caro ParaCina,
Importa olhar para a frente ou para cima. Não olhar para baixo ou para o lado.
Para quê construir uma nova central a gás (energia fóssil) se as três que temos em operação estão a maior parte do dia paradas (ociosas) às ordens do DESPACHO para entrarem em operação e tapar um buraco que se abriu? Tenho a sorte ou o azar de ter nascido às portas de uma delas e não falo de cor.
As centrais térmicas (energia fóssil) a gás existentes funcionam como backup do sistema. E a sua utilização será cada vez mais rara.
Só para se ter uma ideia da poupança de gás com a entrada em operação das novas centrais fotovoltaicas, a central fotovoltaica de Santiago de Cacém da Iberdrola irá levar à poupança do equivalente a 370 milhões de metros cúbicos de gás natural, cerca de 10% do consumo anual de Portugal.
O grande desígnio de Portugal, até 2030, será esse mesmo: acabar com as centrais de ciclo combinado.

CTO - Central de Tapada do Outeiro
CTO.PNG
CTO.PNG (684.05 KiB) Visualizado 4950 vezes

By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 27/8/2023 10:27, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 25/8/2023 0:44

yaya Escreveu:mais uma vez o governo a reboque de choradinhos na comunicação social

Governo vai rever plano de compensação por abate de sobreiros em projeto da EDP

https://eco.sapo.pt/2023/08/24/governo- ... sobreiros/


não se preocuparam com o plano de reflorestação em Pedrógão mas no caso da reflorestação dos sobreiros vão criar uma equipa especial

ICNF exige remoção de eucaliptos de projeto de reflorestação em Pedrógão Grande

https://eco.sapo.pt/2022/09/08/icnf-exi ... ao-grande/

conclusão: quem não chora não mama


conheço a zona em questão... é um crime ambiental. não faz sentido o que se está a fazer. sines vai acabar mal... infelizmente. a edpr não tem culpa nenhuma... com tanta energia produzida quero ver onde vao meter a dita. vou-me fartar de rir daqui a uns anos.

repara, ao "lado" do sitio onde estão a cortar os sobreiros, tinhas uma central tecnoeletrica que foi encerrada por ser poluente... fábrica essa que chegou a produzir 30% da energia consumida em portugal e que no momento do encerramento era das mais eficientes na europa. alguns meses depois do encerramento, os espanhois reabriram as suas... há quem tenha planeado novas. se formos ver quantas toneladas de gases emitia a central e quantos "gases" não foram captados pela desflorestação efetuada para produzir energia eolica, solar... etc. se calhar ficamos a perder, mais, a central metias a produzir energia quando querias. aqui tens sempre a necessidade de ter estruturas de apoio. a central em sines poderia ter sido facilmente convertida em gás natural, a conversão por si não era fácil, mas a nível logistico tinhas o porto de recebe todo o gás natural do páis a 2 ou 3 quilometros com o caminho já feito para meter os gasoduto. o tapete que levava o carvão para a central passa a 10 metros dos reservatórios da ren (gás natural)... ha que pensar nisto
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por yaya » 24/8/2023 22:11

mais uma vez o governo a reboque de choradinhos na comunicação social

Governo vai rever plano de compensação por abate de sobreiros em projeto da EDP

https://eco.sapo.pt/2023/08/24/governo- ... sobreiros/


não se preocuparam com o plano de reflorestação em Pedrógão mas no caso da reflorestação dos sobreiros vão criar uma equipa especial

ICNF exige remoção de eucaliptos de projeto de reflorestação em Pedrógão Grande

https://eco.sapo.pt/2022/09/08/icnf-exi ... ao-grande/

conclusão: quem não chora não mama
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1973
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 24/8/2023 9:47

Agora recuperou um euro dos minimos...sera' que esta' a inverter finalmente o seu bear market??tal vez a boleia do fim do aumento dos juros??
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 18/8/2023 16:09

rsacramento Escreveu:
ParaCima Escreveu:
PC05 Escreveu:(...) eu digo que nao vale mais de 9... mas já falo disso ha muito

estás então curto há já bastante tempo..


Nao estou curto. Por vezes compro uns put do es. Mas açoes nao é muito a minha cena. Ja cheguei a comprar, mas em raras excepçoes. Funciono mais no comprar e manter até achar que chegou ao valor que considero justo

Estou longo
-bti ( a minha maior posiçao de longe)
-Atvi ( arbitragem, vou tentar levar até ao fim, o negocio "já está aprovado" falta somente o regulador britanico, ate a sony ja desistiu de lutar, neste momento rende uns 5% na arbitragem)
-Crocs (a construir posiçao, penso que pode cair mais um bocado, num mercada em baixa)
- sonaecom (2 maior posiçao, metade da bti)
- ageas ( vendi generali ha uns tempos, tenho interesse em comprar a um preço justo)
-tyson ( nao estou muito satisfeito, a empresa está a restruturar. Entrei pelos maus sinais ha algum tempo e ainda nao vi nada de especial)
-vodafone (estao a reduzir a dívida de forma interessante com uma avaliaçao interesantes. Estao a ganhar na africa e a perder na alemanha, maior mercado. Pagam um dividendo de 10% que é mais que sustentável.
-calm (empresa que vende ovos nos usa, com uma expansao interessante e com um balanço formidável. Como a tyson, corre os riscos da gripe aviária)
-
Tenho um etf de bonds do tesouro smericano com maturidade superior a 20 anos, nesta fase fazia mais sentido serem a curto prazo, mas deixo estar como está.

Nao sou fã de dividendos, mas nesta fase parece-me inteligente comprar empresas que paguem bons dividendos, é uma forma de refúgio a fortes quedas, se os dividendos forem sustentaveis.

A bti nao é uma ação ciclica, conheço muita malta que está problemas por causa da hipoteca que nao deixar pensar de fumar, mslta com parcos recursos igual e os proprios miúdos parece que estao a voltar ao tabaco. Num mercado com pouca concorrência e de dificil entrada.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 18/8/2023 11:09

ParaCima Escreveu:
PC05 Escreveu:(...) eu digo que nao vale mais de 9... mas já falo disso ha muito

estás então curto há já bastante tempo..
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 18/8/2023 1:19

PC05 Escreveu:Farta-se de levar no lombo e mesmo assim ainda esta com PER de 37!


Por isso é que o pior está para vir... considerando que o teu dado está correto, estamos a falar de uma empresa tecnologica sem necessidade de capital intensivo. Tudo o inverso da edp renovaveis... eu digo que nao vale mais de 9... mas já falo disso ha muito
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por PC05 » 17/8/2023 17:20

Farta-se de levar no lombo e mesmo assim ainda esta com PER de 37!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3287
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 17/8/2023 17:16

Nao demora e ja fura os 16 também..
A ação vem caindo a pique e o CEO não faz nada
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 15/8/2023 11:16

A edpr é um gigante mundial, nao investe só em Portugal..pena ser pessimamente gerido por um CEO que deveria ser demitido o mais depressa possivel
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 14/8/2023 20:01

PXYC Escreveu:https://www.economiadigital.es/economia/espana-energia-renovables.html

"un país lleno de renovables que consume poca luz"
El sector energético en su conjunto se mira de reojo. Todos saben lo que pasa. En 2013, según datos de Red Eléctrica, la demanda eléctrica en España fue de 260.500 GWh. En lo que va de 2023, se ha consumido (120.000 GWh) un 4,4% menos que en el mismo periodo del año anterior, y se espera que a final del ejercicio se esté por debajo de los 250.000 GWh, menos todavía que en 2022. Las alarmas ya han saltado.


PORRA!!! (Vivo no alentejo, mais precisamente em Sines)

Portugal ficou com as autoestradas nos anos 90 e 2000. Agora vai ficar com a capacidade instalada eletrica na mão. Seráque ninguém vê que a eletricidade nao é um bem de consumo. A eletricidade é uma utilidade. O que vamos fazer com a utilidade produzida em excesso? Vamos meter na terra( sentido literal)? Como digo em cima,vivo em Sines, a capital economica definida pelos politicos... só quem nao vive e nao conhece é que pode acreditar na utopia das energias renovais, o aço verde... entre outras coisas. Trouxeram para cá os data centers, diziam os entendidos... milhares de postos de trabalho, os mais optimistas falam em 50. :D

A regiao nao tem meios para fazer face as expectativas criadas... nao conseguimos criar autoeuropas de um dia para outro, muito mais quando temos á volta -raio de 50 quilometros- uma populaçao que nao ultrapassa 50 mil pessoas. Aqui nao ha desemprego,estamos a ser invadidos por imigrantes asiaticos á procura de melhores condiçoes de vida... como podemos ter metalomecânica, siderurgia, entre outras. Tudo coisas com pouca mao-de-obra intensiva

Mas quem diz que nao ha condições é visto como um demónio, afinal a rapaziada que delineia o status quo enche os bolsos.

Entretanto vao forrar a zona a painéis solares, os mesmo que dizem que só vao utilizar energias verdes utilizando os painéis. O que isto quer dizer, vamos ter fábricas em funcionamento intermitente?
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por PXYC » 14/8/2023 0:05

https://www.economiadigital.es/economia ... ables.html

"un país lleno de renovables que consume poca luz"
El sector energético en su conjunto se mira de reojo. Todos saben lo que pasa. En 2013, según datos de Red Eléctrica, la demanda eléctrica en España fue de 260.500 GWh. En lo que va de 2023, se ha consumido (120.000 GWh) un 4,4% menos que en el mismo periodo del año anterior, y se espera que a final del ejercicio se esté por debajo de los 250.000 GWh, menos todavía que en 2022. Las alarmas ya han saltado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 588
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 10/8/2023 19:49

Aquilo que tenho dito continua vivo...A divergência positiva no semanal a acrescentar agora a brutal cunha descendente, extremamente bullish
Anexos
edpr.jpg
edpr2.jpg
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4383
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 10/8/2023 17:42

Abade19 Escreveu:"Nas últimas sessões, a bolsa nacional tem registado uma
overperformance face aos seus pares europeus. Este desempenho tem sido alicerçado nas recuperações da EDP
e da EDP Renováveis. Estas duas ações tinham sido bastante penalizadas pelo desinvestimento à escala global
que se observou entre as renováveis assim como pela subida das yields. Este movimento das taxas de juro
aumenta o peso da dívida destas empresas e diminuiu o valor presente dos cash-flows futuros. Adicionalmente,
a subida das yields torna as obrigações mais atrativas quando comparadas com o dividend yield de empresas
consideradas mais defensivas como as utilities.
Todavia, para que a recuperação destas ações perdure seria necessário que a EDP superasse os 4.20 e a EDPR
os 17.24. Um potencial recuo das yields beneficiaria esta recuperação"y
In BPI


A EPDR tem custado passar essa zona tem...
 
Mensagens: 2990
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 9/8/2023 13:55

Nao sobe nem hoje quando o preço do gas está a disparar (que tem influencia nas renovaveis)
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, OCTAMA, Pageup e 50 visitantes