Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 13/5/2022 13:18

A mim, a Altri deixou de me preocupar há dois dias, detesto incerteza e não ter a informação que acho necessária, resolvi o problema e vendi a minha posição, um lucro, é sempre um lucro. Até pelo comportamento dos mercados internacionais, que é muito wishful thinking achar que o PSI vai passar ao lado, como tal, até prefiro estar em cash por uns tempos.
Gosto da empresa, vejo valor na sua gestão e um dia voltarei certamente.
 
Mensagens: 820
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Altri - Tópico Geral

por JosePLM » 13/5/2022 13:12

CamelWinner, excelente post. Pelas minhas contas, aplicando taxa 0 a 70% do capital da Altri (de forma arredondada aquele que está nas mãos de acionistas qualificados), o dividendo poderia ascender a 41 cêntimos (dado o payout máximo). Obviamente que este é o cenário do 80, inverossímil, se considerarmos o teu o 8. Parece-me muito possível que o nº aventado seja o que se irá concretizar. Não terá sido lançado a despropósito...

NirSup, como chegaste à conclusão de que a matéria-prima transacionada entre as empresas do Grupo não é comprada/vendida a preço de mercado? Quanto à dívida da GV, parece-me pacífico que ficará na sua esfera.
 
Mensagens: 18
Registado: 11/4/2015 0:25

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/5/2022 12:39

Porque é que a Altri se tornou cara: por duas razões essenciais, uma diz respeito à Altri e outra a comprar Altri para ficar com Greenvolt.
A Altri da pasta do papel ainda não descontou a desglobalização e a menor procura que lhe estará inevitavelmente associada. A Altri da Greenvolt porque a este preço mais vale esperar que os pequenos vendam Grenvolt quando as receberem que comprar agora caro. :?
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 13/5/2022 12:11

CamelWinner Escreveu:O valor da Greenvolt, teoricamente mantem-se.


Concordo. Teoricamente não haverá razões para não ser assim.
Mas gostava de levantar as seguintes questões:
1. A Greenvolt passa a ser uma empresa totalmente independentes da Altri. Logo, a matéria prima que abastece os fornos das centrais de biomassa terá de ser adquirida a preços de mercado (acho que foi isto que gerou algum mal-estar na ALTRI).
2. A dívida associada à Greenvolt, que estava aparcada na ALTRI, vai ficar aparcada onde?
3. Os custos operacionais da Greenvolt irão aumentar exponencialmente e, então, os investidores irão perceber que o negócio da biomassa não é tão rentável quanto isso, conforme está farto de repetir o Carlos Alegria, presidente do setor.
4. O que conta numa empresa de energias renováveis são os MW operacionais a bombar para o EBITDA. E ainda, mas menos, os MW em construção e prontos a construir. Façam as vossas contas.
5. O resto não passa de narrativas coloridas com muito folclore à mistura.
Muita sorte a todos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por zorro2009 » 13/5/2022 11:37

CamelWinner Escreveu:A Altri após o dividendo deve descontar os 0,25€ do dividendo direto e +/- 1,64€ do dividendo em ações Greenvolt.

O valor da Greenvolt, teoricamente mantem-se.


Muito obrigado pela sua analise pelo menos assim ficamos com umas luzes..

E pq diz que o valor da GV vai se manter ?
 
Mensagens: 311
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 13/5/2022 6:44

Camel, a maior parte da % dos acionistas não têm retenção na fonte por ser em empresas que cumprem os requisitos legais/fiscais. Logo, os cálculos não serão assim.

Quanto ao valor da Altri na próxima terça feira, dependerá mais daquilo que o mercado considerar que são as perspectivas da empresa do que de outra coisa.

Não deixa de ser curioso que a Altri praticamente não desvalorizou nas últimas semanas, num ambiente destes, para isso provavelmente contribuiu gerar mais de 50c de resultados por ação mesmo sem gvolt e… fazer as suas vendas em dólares portanto os próximos meses de resultados serem provavelmente excepcionais só com a desvalorização do euro
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por CamelWinner » 13/5/2022 1:05

Nova tentativa de calculo do valor do dividendo da Altri e valor após dividendos.

Ações Altri 205 131 672
Fator de calculo para distribuição de acções da Greenvolt 0,25604641
Numero de Ações Greenvolt a distribuir 52 523 228
Numero arredondado de ações a entregar ao estado a taxa de 28% 14 706 504
Cotação Greenvolt atual 6,4€
Valor do Imposto 94 121 624€
Valor do Payout máximo 112 748 942€
Valor restante para distribuir como dividendo Altri 18 627 317
Dividendo Altri 0,0908€

0,09€ por Ação será o valor do dividendo a distribuir se todos pagassem o imposto de 28%.
Como há acionistas que estão isentos deste imposto o valor a receber será superior aos 0,09€, valor impossível de calcular sem saber o numero de ações isentas.

O valor futuro da Altri após o pagamento dos dividendos e considerando os 0,25€ por Acão, será de 6,56€(cotação atual)-0,25€(dividendo máximo)-1,639€(valor das ações Greenvolt distribuídas) que dá um valor de 4,67€
 
Mensagens: 31
Registado: 9/5/2017 22:32

Re: Altri - Tópico Geral

por CamelWinner » 12/5/2022 23:52

A Altri após o dividendo deve descontar os 0,25€ do dividendo direto e +/- 1,64€ do dividendo em ações Greenvolt.

O valor da Greenvolt, teoricamente mantem-se.
 
Mensagens: 31
Registado: 9/5/2017 22:32

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 12/5/2022 15:44

Pai, Filho e Espírito Santo

Santander sobe "target" da Altri e vê potencial de valorização 56,3% (04/05/2022)
(https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... izacao-563)

JB Capital sobe "target" da Altri. Vê valorização de mais de 34% (12/05/2022)
(https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... mais-de-34)


Só falta mesmo o Espírito Santo vir a público anunciar o PT da Altri.

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 12/5/2022 15:37

Sejas bem-vindo eurogreen ou lá como era o teu nick!! :lol:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Altri - Tópico Geral

por Eurobrexit » 12/5/2022 15:35

ALTRI vs NAVIGATOR MULTIPLOS

ALTRI (SEM GREENVOLT) MUDA MUITO?

ALTRI NOVA FÁBRICA E PERFIL MAIS DINAMICO = TENDENCIALMENTE MAIS CRIADOR DE VALOR.

GREENVOLT ESTAVA "ESCONDIDA" DENTRO DA ALTRI E AGORA CÁ FORA VALERÁ MULTIPLOS EQUIVALENTES OU SUPERIORES À EDPR!?
 
Mensagens: 795
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: Altri - Tópico Geral

por LoneWolf » 12/5/2022 11:51

A JB Capital Markets subiu o preço-alvo da Altri para 9 euros (contra 8,85 euros atribuídos na nota de "research"), segundo os dados compilados pela Bloomberg.
O "target" confere, assim, um potencial de valorização em bolsa de 34,53%, ficando bastante acima do consenso de mercado que fixa o preço-alvo em 7,75 euros.


:-k :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/5/2022 11:29

Market, a Altri terá de descontar oq ue ainda não descontou, o efeito desglobalização. O Bcp talvez seja agora a ação mais promissora dada a eminente subida das taxas. :mrgreen:
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por zorro2009 » 11/5/2022 11:11

Àlvaro Escreveu:Market, a Altri terá de descontar oq ue ainda não descontou, o efeito desglobalização. O Bcp talvez seja agora a ação mais promissora dada a eminente subida das taxas. :mrgreen:


Mas que valor de desconto será esse sei que é meramente indicativo mas mas precisamos por favor de ter algo para tomaremos decisoes

obrigado
 
Mensagens: 311
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: Altri - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 11/5/2022 10:09

As questões que colocaram acima, são as minhas, e tudo isso, mais a situação atual dos mercados EUA, não me tranquilizam e não sei se por uns tempos não será melhor ficar em cash.
 
Mensagens: 820
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Altri - Tópico Geral

por npatriarca » 10/5/2022 20:10

MarketGodzilla Escreveu:Confesso que não sei o que fazer desta vez com a Altri e o dividendo. Como ainda não percebi o valor "descontado" no ex-div. não consigo perceber se é bom ou mau para mim. E quando não se percebe, o melhor é vender. É para o que estou inclinado a fazer, para vender até sexta, talvez. E vocês, investidores na Altri, qual é a vossa estratégia?


Eu queria desfazer-me de 20% da minha posição em redor dos 7€ para liquidez mas tem sido uma luta difícil esta dos 6,80€, está hiper controlada... seja lá por bancos, fundos ou acções próprias, mas no restante estou longo na Altri, com posições com 3, 2 anos e outra com alguns meses, para ficar uns tempos. O risco da exposição internacional ou das matérias primas existe, mas num prazo de 3 a 4 anos isso dilui-se tudo
Não compreendo também o efeito de desvalorização que a GV possa ter, pois não percebo se são entregues como dividendo ou como prémio de spin off, por isso não percebo como fica a Altri, mas o valor interínseco está lá todo
<b>Margem Sul</b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>

<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 663
Registado: 7/3/2006 1:13
Localização: Margem Sul

Re: Altri - Tópico Geral

por zorro2009 » 10/5/2022 20:07

Àlvaro Escreveu:Talvez suba mnais um pouco por via da Greenvolt, mas depois da operação é uma das mais perigosas. Fica sem a Greenvolt e vai chiar com a desglobalização. Não são só os correios e levar na pele, todas as muito expostas a exportações vão levar forte. Mas enquanto durar este efeito da Greenvolt diria que tentará apanhar a linha diagonal ascendente. A médio prazo muito perigosa. :shock:


Dia 25 de Maio é o dia do pagamento dos dividendos ou seja accoes da greenvolt pois os 0,25€ não é algo seguro 1-qual a cotação espectavel da greenvolt dia 25
2-E qual será o desconto na cotação da Altri ? concerteza nao serão só esses 0,25€ ? correcto ?

São estas questões que deverão ser aqui debatidas por quem sabe pois eu sou leigo e mto nisto
Editado pela última vez por zorro2009 em 10/5/2022 22:37, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 311
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/5/2022 19:54

Talvez suba mnais um pouco por via da Greenvolt, mas depois da operação é uma das mais perigosas. Fica sem a Greenvolt e vai chiar com a desglobalização. Não são só os correios e levar na pele, todas as muito expostas a exportações vão levar forte. Mas enquanto durar este efeito da Greenvolt diria que tentará apanhar a linha diagonal ascendente. A médio prazo muito perigosa. :shock:
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 10/5/2022 19:03

Confesso que não sei o que fazer desta vez com a Altri e o dividendo. Como ainda não percebi o valor "descontado" no ex-div. não consigo perceber se é bom ou mau para mim. E quando não se percebe, o melhor é vender. É para o que estou inclinado a fazer, para vender até sexta, talvez. E vocês, investidores na Altri, qual é a vossa estratégia?
 
Mensagens: 820
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Altri - Tópico Geral

por Eduardo R. » 10/5/2022 8:44

tami Escreveu:
NirSup Escreveu:Acabo de receber um feedback de um grupo de amigos médicos e bancários, que me seguem neste fórum atentamente, que estão a investir na ALTRI. Por manifesta falta de outras opções no curto prazo.
Não lhes gabo a sorte.
A ver vamos, como diz o cego.
By Nirvana


Só posso dizer que percebo que, ao te seguirem atentamente no fórum, invistam na Altri, e não em babas e farfetchs. Astutos.


Ahaha touché
 
Mensagens: 197
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Altri - Tópico Geral

por tami » 9/5/2022 13:58

NirSup Escreveu:Acabo de receber um feedback de um grupo de amigos médicos e bancários, que me seguem neste fórum atentamente, que estão a investir na ALTRI. Por manifesta falta de outras opções no curto prazo.
Não lhes gabo a sorte.
A ver vamos, como diz o cego.
By Nirvana


Só posso dizer que percebo que, ao te seguirem atentamente no fórum, invistam na Altri, e não em babas e farfetchs. Astutos.
 
Mensagens: 391
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 9/5/2022 13:43

Acabo de receber um feedback de um grupo de amigos médicos e bancários, que me seguem neste fórum atentamente, que estão a investir na ALTRI. Por manifesta falta de outras opções no curto prazo.
Não lhes gabo a sorte.
A ver vamos, como diz o cego.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 6/5/2022 11:40

trend=friend Escreveu:
E já agora, pois de AF não percebo nada, a Altri pode ter ativado um duplo (até quádruplo!) fundo que pode valer uns bons 1,35 até aos 7,50 (que curiosamente foram bem relevantes em meados de 2019).


Ora passado um mês, segue o seu caminho em direção ao target. Parece ter aqui uma resistência intermédia nos 6,80, vamos ver se passa
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Ex-est » 5/5/2022 15:13

Àlvaro Escreveu:Os 25 cêntimos estão garantidos, isso aí estariam sempre até porque as ações da Green volt não são entregues em simultâneo.
E está quase, quase aí.

Não sei onde isso está escrito?
Pelo que li, e posso entender, tanto as ações da Greenvolt, como o dividendo em dinheiro, serão entregues no mesmo dia, 25/05/2022
 
Mensagens: 84
Registado: 10/5/2015 11:01

Re: Altri - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 5/5/2022 15:12

Não vou "pagar" para ver, sendo que não gostei da abertura dos EUA.

4,5% em 24 horas. Mto acima da minha expectativa. 8-)
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, lito, mquinaz, Rolling_Trader e 105 visitantes