Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 17/6/2022 14:48

Caro número,
Parabéns. Parabéns mesmo. Sinceros. Sem ironias.
A partir de agora já são mais as coisas que nos unem do que aquilo que nos separa.
A EDPR tem tudo para crescer e até as aves de rapina (BlackRock) andam a planar e a espreitar esta cotada.
Quando lá mais para trás escrevi que se tivéssemos ordens de compra permanentes íamos querer que ela, às vezes, baixasse, está aqui um exemplo. Quem me dera que ela baixasse mais um pouco! (e olha que estou longo desde há muito). A ordem está lá, mas não pesco nada.
Tenho uma virtude: sou paciente.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 17/6/2022 14:34

estou dentro desde ontem mínimos....mas n entrei com tudo pq ninguém mas deu todas as que eu queria e hj não comprei o resto para não pagar mais comissões...aguardo uns dias...se tiver sorte...mas não me parece que venha cá abaixo outra vez
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4383
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 12/6/2022 21:22

NirSup Escreveu:
forza algarve Escreveu:Nirsup..e a subida de juros nao vai afetar a edpr tambem??


Teoricamente as taxas de juros ou melhor a alta das taxas de juros irá afetar os encargos financeiros de todas as empresas, nomeadamente das empresas de capital intensivo.
Mas importa desmontar esse chavão, agora na boca de toda a gente.
Em primeiro lugar, as taxas de juro afetarão todas as empresas do setor e o resultado disso é lógico: o produto final sai mais caro. No limite, quem acaba por suportar os encargos inerentes à alta das taxas de juro será o consumidor final. Teoricamente, pelo menos, é assim.
Depois, as linhas de crédito a médio e longo prazo, abertas nas instituições financeiras, foram contratadas a taxas de juros historicamente baixas.
No 1Q2022 os encargos financeiros, após capitalização, tiveram um aumento ridículo relativamente ao 1Q2021 (apesar do aumento da dívida líquida).
O futuro a Deus pertence e o melhor é não embarcar em futurologias. Um dia de cada vez e quando houver motivo para falar, então fala-se.
Qual é a ideia de andarmos a especular sobre essa matéria sem termos a mínima base de sustentação? Quando houver dados concretos, então vamos discutir os dados concretos. E isso estará discriminado no Relatório & Contas.
By Nirvana


Nirvaninha ja tinha saudades... numa empresa de capital intensivo tens dúvidas que a subida das taxas de juro influenciam a empresa?

Talvez seja interessante nesta fase comprar empresas hiper endividadas, no final quem paga é o consumidor.

Num mercado em equilíbrio, uma empresa nao endividada mete a empresa endividada no bolso pelo preço. Vou já rematar o exemplo que ias dar, ou seja, as empresas que têm produtos diferenciadores nao têm dívidas significativas. Com isto quero dizer que boas empresas em momento algum têm dívida/ebitda superior a 2. Caso tenham, sao mal geridas

Grande abraço
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 12/6/2022 20:28

forza algarve Escreveu:Nirsup..e a subida de juros nao vai afetar a edpr tambem??


Teoricamente as taxas de juros ou melhor a alta das taxas de juros irá afetar os encargos financeiros de todas as empresas, nomeadamente das empresas de capital intensivo.
Mas importa desmontar esse chavão, agora na boca de toda a gente.
Em primeiro lugar, as taxas de juro afetarão todas as empresas do setor e o resultado disso é lógico: o produto final sai mais caro. No limite, quem acaba por suportar os encargos inerentes à alta das taxas de juro será o consumidor final. Teoricamente, pelo menos, é assim.
Depois, as linhas de crédito a médio e longo prazo, abertas nas instituições financeiras, foram contratadas a taxas de juros historicamente baixas.
No 1Q2022 os encargos financeiros, após capitalização, tiveram um aumento ridículo relativamente ao 1Q2021 (apesar do aumento da dívida líquida).
O futuro a Deus pertence e o melhor é não embarcar em futurologias. Um dia de cada vez e quando houver motivo para falar, então fala-se.
Qual é a ideia de andarmos a especular sobre essa matéria sem termos a mínima base de sustentação? Quando houver dados concretos, então vamos discutir os dados concretos. E isso estará discriminado no Relatório & Contas.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 12/6/2022 18:23

Nirsup..e a subida de juros nao vai afetar a edpr tambem??
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 11/6/2022 16:01

forza algarve Escreveu:Com a greenvolt fazendo joguinhos financeiros a edpr me.parece a unica confiavel.
Ponto contra e' o.aumento dos juros


Não chamaria de joguinhos financeiros, muito embora o Manso Neto tenha vindo da Banca e isso para ele seja papa de meninos.
O setor das energias renováveis é uma indústria de capital intensivo. E se não o é tanto na fase de desenvolvimento dos projetos, é muito exigente em imobilizado corpóreo na fase da sua execução.
E repara bem para os MW em fase de execução da Greenvolt: ridículos.
É verdade que são muitos os MW em fase de desenvolvimento, nomeadamente através da V-Ridium, mas projetos em fase de execução para as ambições da empresa são ridículos.
Meu caro Amigo, não se fazem omeletes sem ovos. O Manso Neto tenta reunir capital para a expansão da empresa. E o dinheiro não nasce nas árvores.
Com certeza que o ideal seria um aumento de capital, como fez a EDPR, colocado em investidores institucionais. E só não o fez porque não viu abertura para isso.
By Nirvana

Em tempo: em todo o caso, em abono da verdade, é bom que se diga que esta aventura vai sair cara à empresa: são mais de 4 milhões de euros. Não há pequenos almoços grátis.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 11/6/2022 14:33

Com a greenvolt fazendo joguinhos financeiros a edpr me.parece a unica confiavel.
Ponto contra e' o.aumento dos juros
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 6/6/2022 9:08

Temos aqui muros e temos génios. Lindo!
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 3/6/2022 21:31

Caro forza algarve,
A volatilidade é amiga do investidor com foco no longo prazo (Warren Buffett)

Tem havido algumas oscilações da EDPR e para alguns que souberam aproveitar esse Pump and Dump ainda bem.
Para todos os que estão longos na EDPR, nomeadamente para um número que mais parece o Muro das Lamentações, dou o seguinte conselho:
Coloquem ordens permanentes a valores prefixados: por exemplo (e isto é um mero exemplo), no caso da EDPR coloquem ordens de compra a preços abaixo de €21,00 e de venda a preços superiores a €23,00.
Sabem o que acontece? Nunca mais vão stressar que ela suba ou desça, porque umas vezes vão querer que ela suba e outras vezes que ela desça.
Experimentem isso e depois digam-me alguma coisa.
By Nirvana

Em tempo: a volatilidade não deve ser encarada como um risco da Bolsa.
O risco não está nas oscilações da bolsa e sim na queda permanente de um papel
.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 3/6/2022 14:55

Aposta forte nas renovaveis tambem por questoes politco-estrategicas.....mas a subida de juros e um forte abrandamento economico ainda vai dar algumas chicotadas nesta joia portuguesa
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ASimoes » 30/5/2022 11:07

e acha que, a Galp, com fechos vários, irá só explorar o lítio, em Sines !? :-k :-" ver, para crer ! 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 698
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 30/5/2022 9:16

Ilhas de H2 Verde no alto mar

António Costa Silva, ministro da economia, foi o primeiro a lançar a ideia: ilhas no alto mar para a produção de hidrogénio.
E fiquei a imaginar uma ilha, a poucos quilómetros da costa, cheia de painéis solares e rodeada de ventoinhas. Água é coisa que não falta se a ideia for transformar toda a energia produzida em H2 Verde.
Esta ideia está a ser vendida aos alemães na Alemanha pelo outro Costa.
De uma coisa tenho a certeza: se esta ideia tiver pernas para andar, a EDP e a EDPR terão uma palavra a dizer. É Incontornável. E irão ser as maiores beneficiárias deste Mega Projeto, tenho a certeza disso.
IMG_20220530_085147.jpg

By Nirvana

PS: dizem que estabilizar os painéis solares (painéis solares flutuantes) no mar é tecnicamente complicado. Era. É tudo uma questão de tempo com alguma resiliência e muita tecnologia à mistura.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Kooc » 24/5/2022 20:02

Será que é desta que tem força para quebrar em alta esta consolidação?
Já não digo nada, que já me enganou algumas vezes.
Anexos
chart.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1249
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 24/5/2022 14:08

A EDPR não mereceu nenhuma atenção desde 6.5.. E que mosca a picou hoje?
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 6/5/2022 5:29

rsacramento Escreveu:
pela minha parte o nosso diálogo termina aqui


BLUFF
Quanto a mim este diálogo NUNCA deveria sequer ter começado.
A verdade é como o azeite: vem sempre ao de cima.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 5/5/2022 17:55

A expressão "raia miúda" em sites .pt.
São quase 5.000 resultados.
É uma expressão em uso em Portugal e no Brasil.
Qual é a língua falada no Brasil?
Aprender até morrer.
IMG_20220505_174913.jpg

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 5/5/2022 17:28

NirSup Escreveu:Quem nasceu lagartixa nunca chegará a jacaré
Não queira o sapateiro ir além da chinela.
Raia miúda.PNG

By Nirvana


a tua reacção mostra bem quem és

diz o povo: presunção e água benta cada um toma a que quer

é caricato ver-te refugiado em sites brasileiros para esconderes os teus erros; neste caso o site que escolheste acentua a palavra “sinónimo” com acento circunflexo, pasme-se!

pela minha parte o nosso diálogo termina aqui
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por mar57 » 5/5/2022 17:08

Pelos vistos, continuou a vender. De facto, a ação não para de cair e parece dirigir-se para os 17-18 euros, o fundo anterior... Pondero seriamente vender toda a posição que tenho! BN!
 
Mensagens: 49
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: povoa de varzim

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 5/5/2022 15:39

Um exemplo paradigmático

Em 20 de dezembro de 2021, a Blackrock detinha 32.510.702 direitos de voto na EDPR, correspondendo a 3.384% dos direitos de voto agregados da companhia.
Fonte: EDPR

A Blackrock Inc. (“Blackrock”) notificou a EDPR de que, em conformidade com o disposto no artigo 23º do Decreto Real 1362/2007 e em resultado de transações executadas a 22 de abril de 2022, [...]
Após tais transações, é atribuída à Blackrock 28.055.101 direitos de voto na EDPR, correspondentes a 2,920% do agregado de direitos de voto na companhia.
Fonte: EDPR

Isto é, em 22/04/2022, a Blackrock Inc. vendeu em Bolsa mais de 4,5 milhões de ações da EDPR.

É óbvio que a decisão da Blackrock Inc. de vender a EDPR foi tomada ou no início do mês de abril ou até antes. E certamente que se concertou com outros investidores institucionais sobre o valor dessa transação, a qual seria por eles adquirida (e que seria por volta dos 23,00 euros por ação, com um pequeno desconto, especulo eu).
EDP Cotação.PNG
EDP Cotação.PNG (85.7 KiB) Visualizado 11727 vezes


Se formos a analisar o comportamento da cotação da EDPR, nos primeiros dias do mês de abri e até se processar esta venda, é fácil perceber que a cotação oscilou à volta dos 23 euros por ação.
Os particulares (retalho) não tiveram qualquer intervenção na fixação do preço, o qual já tinha sido conversado com os investidores institucionais.
Aliás, convirá esclarecer que os particulares (retalho) detêm 4% dos 25,02% do capital da EDPR, que não é detido pela EDP (EDP = 74,98% do capital social da EDPR). Pouco mais de 9 milhões de ações (1% da EDPR). Uma ninharia.
EDPR Capital.PNG

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 4/5/2022 22:54

NirSup Escreveu:
5640533 Escreveu:Hm… Caro Nirvana, sabe que isto que diz não tem lógica. Não sabe?


Minha cara Amiga,
É um adágio popular em França.
E vem dizer que os adágios populares não são sábios?
Homessa!

Nao estava a falar do adágio.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 4/5/2022 21:00

Quem nasceu lagartixa nunca chegará a jacaré
Não queira o sapateiro ir além da chinela.
Raia miúda.PNG

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 4/5/2022 18:01

NirSup Escreveu:(...)
E os investidores institucionais lá terão as suas razões para manterem a cotação neste preço que a nós, raia miúda, nos escapa.
Se fores paciente o suficiente, serás recompensada. Acredita no que escrevo.
Patience passe science!

By Nirvana

sem dúvida que o nosso pavão gosta de brilhar; pena é que continue a dar calinadas...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 4/5/2022 15:18

5640533 Escreveu:Hm… Caro Nirvana, sabe que isto que diz não tem lógica. Não sabe?


Minha cara Amiga,
É um adágio popular em França.
E vem dizer que os adágios populares não são sábios?
Homessa!
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 4/5/2022 15:07

Hm… Caro Nirvana, sabe que isto que diz não tem lógica. Não sabe?
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 4/5/2022 13:43

5640533 Escreveu:E porque o título está numa miséria?


Minha cara Amiga,
Quem mexe com a cotação em Bolsa da EDPR não são os pequenos investidores, mas os investidores institucionais.
O número de ações nas mãos dos pequenos investidores é irrisório, sendo certo que a maioria deles não compra nem vende.
E os investidores institucionais lá terão as suas razões para manterem a cotação neste preço que a nós, raia miúda, nos escapa.
Se fores paciente o suficiente, serás recompensada. Acredita no que escrevo.
Patience passe science!

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: mquinaz e 54 visitantes