Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/4/2022 19:01

Também li, concordo que é interessante. Curiosa esta resposta:
Quando perguntamos ao presidente da Altri se agora, em Portugal, com uma nova maioria no Parlamento, houvesse uma mudança de fundo sobre o sector da floresta, a Altri ainda admitiria mudar o projeto da Galiza para território nacional, a resposta é vaga (e precedida de uma curta pausa): “Todas as decisões que agora pudessem ser tomadas só teriam impacto daqui a alguns anos… Mas haverá oportunidade para outros investimentos em Portugal. Na Galiza o nosso compromisso está assumido.”
Talvez este investimento no verde consiga anular o efeito negativo da pasta em termos de ambiente. Até aqui era a Greenvolt a compesar, deixam a Greenvolt e investem numa outra lógica de verde. O que parecia não fazer o mínimo sentido passa a fazer todo o sentido, até a compra de Greenvolt comprando Altri faz sentido. Só há uma coisa ainda não me bate certo, terei de fazer contas. Essa dúvida diz respeito ao limite máximo que a Altri poderá dar aos acionistas. De resto, passando 6.60 a Altri vai direta a 7. Isso aí só falha se houver algo muito inesperado na bolsa. Também quero perceber melhor a relação futura com a Caima Energia. Depois disso talvez meta mais umas na cesta.
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 9/4/2022 15:08

Acabei de ler a entrevista de José Soares de Pina, CEO da Altri, no Expresso.

Recomendo vivamente. :clap:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Altri - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 9/4/2022 10:34

Até lá quanto mais acções de Altri se detiverem em carteira e menor a valorização da Greenvolt melhor. É a semana certa para vender uma e comprar a outra. Se bem que não me parece que a Greenvolt desça muito. Já a ALTRI pode finalmente olhar para o topo e quem sabe fazer novos máximos.
 
Mensagens: 1257
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Altri - Tópico Geral

por fjcbolsa » 8/4/2022 19:23

Anúncio da ALTRI, SGPS, S.A. sobre Assembleia Geral 21-04-2022 :-k
Se fosse a 7,60€ era um mimo :pray:
Anexos
Altri.png
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Altri - Tópico Geral

por maturidade » 8/4/2022 15:20

PIKAS Escreveu:7,90 era um xuxuzinho... um verdadeiro docinho.
Pessoalmente espero-a bem mais acima de onde está actualmente mas nesse ponto é que era.
Cumprimentos,



Boas.

Passando os 6.80€, têm caminho aberto até esses 7.90€.
agora é esperar para ver se o mercado me vai dar razão ou não.

abraços
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Altri - Tópico Geral

por PIKAS » 8/4/2022 14:58

7,90 era um xuxuzinho... um verdadeiro docinho.
Pessoalmente espero-a bem mais acima de onde está actualmente mas nesse ponto é que era.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1728
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Altri - Tópico Geral

por maturidade » 8/4/2022 14:31

Boas.
esperava outro comportamento desta menina.
Onde eu a vejo ir, penso eu de quê..................
Anexos
altri.png
altri.png (68.42 KiB) Visualizado 7802 vezes
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Altri - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 8/4/2022 13:59

trend=friend Escreveu:Admito que não faça sentido a recepção do tal valor em cash referente à retenção na fonte, talvez seja apenas o valor técnico para apurar o imposto devido (e logo retido)... Mas a expressão do ponto c) é um pouco equívoca… e para quem englobe no irs é seguramente interessante

De qualquer modo, mesmo expurgando isso, o dividendo ainda assim aproxima-se bem de 30% da cotação de fecho de ontem (só em ações gvolt mais 0,25c)



O que não faria sentido, acho eu, era discriminar a montante os acionistas.

A uns entregando o factor 25 e a outros o factor 18.

Já não existirá discriminação se a entrega aos segundos for factor 18 em acções + um factor 7 em cash.

Já agora o ponto "C":

c) Each shareholder subject to retention1 under the terms set out in al. b) be paid in cash, for the purpose
of payment of the applicable tax, in an amount equal to the product of “IR” by the closing price on the
stock exchange of GREENVOLT shares on the business day prior to the date of availability.
GREENVOLT's shares are traded in Euros, and the amount of money to be withheld shall be determined
in this currency;
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 8/4/2022 13:42

Admito que não faça sentido a recepção do tal valor em cash referente à retenção na fonte, talvez seja apenas o valor técnico para apurar o imposto devido (e logo retido)... Mas a expressão do ponto c) é um pouco equívoca… e para quem englobe no irs é seguramente interessante

De qualquer modo, mesmo expurgando isso, o dividendo ainda assim aproxima-se bem de 30% da cotação de fecho de ontem (só em ações gvolt mais 0,25c)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Eduardo R. » 8/4/2022 10:34

trend=friend Escreveu:
npatriarca Escreveu:trend

explica lá melhor esta parte:

"- valor do irs correspondente aos 28% de ações (bastante simpático por sinal)"
Ou seja, para 1000 acções recebes 250, que na verdade são 180 recebidas /valor e 70 são retidas por conta de IRS.

-Como recebes o correspondente a estas 70 ? (em cash ? de outra forma ?)

Outra questão:
- o valor correspondente ao rácio 25 por cada 100, é descontado no valor da Altri, ou apenas os 25c do dividendo é descontado ?


Segundo leio do comunicado na alínea c) as 70 é cash adicional.

Em teoria tudo o que é entregue deve ser descontado no valor da Altri. Ou não, como aqui disse há uns dias… o mercado é que vai decidir, pois no dia da abertura se as vir a 4 euros pode achar que não faz sentido para uma empresa que lucra 100 milhões mesmo sem gvolt, resultados por ação de cerca de 50c recorrentemente…


Diria que o mais provável é uma boa parte dos acionistas venderem Greenvolt e reinvestirem na Altri, levando a uma convergência da capitalização bolsista para um valor mais próximo do que tem atualmente do que da metade. Olhando para anos anteriores e fases comparáveis do ciclo de preços da pasta, só o negócio do papel deveria valer aproximadamente aquilo que a Altri vale hoje ainda com a participação na Greenvolt.
 
Mensagens: 197
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Altri - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 8/4/2022 10:14

JUKIMSUNG Escreveu:Quem é que para o gigante adormecido agora?

O panic buy vai instalar-se por estes lados e vai ser muito depressa. Nem se consegue ver muito bem o que vai acontecer com este Spin off. Mas quem detiver ALTRI até lá pode contar com 2 euros por acção pelo menos. Não sei se pagam em cash se pagam em greenvolts mas vai ser engraçado.


Expressão mto bem conseguida. Tem sido tal e qual. :wink:


maturidade Escreveu:Boas.

resumindo:

Ao valor de hoje quem tiver 1000ações da ALTRI vai receber 180 ações da Greenvolt, já descontando o valor do iva de 28%.
Ora isto dá 1440.00€.(180ações*8.00€)
Mais 0.25€/ação de dividendo.
ISTO É UM LUXO.
melhor não á.
entrei hoje novamente na ALTRI.

abraços


Ainda te falta aí o montante equivalente ao IRS. Os particulares recebem menos acções da GV mas a diferença é paga em cash.


Artista Romeno Escreveu:o mais comico desta subida é que se o mercado fosse eficiente é tola, senao vejamos:
1-ja no q3 a altri disse que ia separar a gv
2-foi confirmado nos resultados que seria 30 dias apos a AG e mesmo assim a cotação caiu :mrgreen:
3- isto já devia estar tudo descontadissimo :shock:


Verdade. Já reparei nisso várias vezes no nosso mercado.

Eu já estou posicionado há uma data de tempo na Altri, não especificamente para receber por dividendo mas por causa dele. :shock:

De resto quando vi o Paulo Fernandes a reforçar tanto achei que poderia estar relacionado precisamente com o aproximar do dividendo.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 8/4/2022 10:11

Artista Romeno Escreveu:o mais comico desta subida é que se o mercado fosse eficiente é tola, senao vejamos:
1-ja no q3 a altri disse que ia separar a gv
2-foi confirmado nos resultados que seria 30 dias apos a AG e mesmo assim a cotação caiu :mrgreen:
3- isto já devia estar tudo descontadissimo :shock:


Sem dúvida… às vezes pergunto-me como é possível este mercado português… com 6 meses de lag! e como dizes, uma empresa destas aqui… mas quanto mais ineficiência melhor!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Artista Romeno » 8/4/2022 10:03

o mais comico desta subida é que se o mercado fosse eficiente é tola, senao vejamos:
1-ja no q3 a altri disse que ia separar a gv
2-foi confirmado nos resultados que seria 30 dias apos a AG e mesmo assim a cotação caiu :mrgreen:
3- isto já devia estar tudo descontadissimo :shock:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 8/4/2022 10:00

Pois também eu! Daí ter dito que era uma outra componente bem simpática

E já agora, pois de AF não percebo nada, a Altri pode ter ativado um duplo (até quádruplo!) fundo que pode valer uns bons 1,35 até aos 7,50 (que curiosamente foram bem relevantes em meados de 2019).

Mas não liguem ao devaneio que de AT também percebo pouco…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 8/4/2022 9:58

trend=friend Escreveu:
MarketGodzilla Escreveu:
trend=friend Escreveu:Para quem tinha medo de aumento de capital na Altri pode ver o Expresso. Galiza é paga em 1/4 PRR espanhol, outro 1/4 capitais próprios e restante metade em dívida (para a qual não falta folga). Mas mais que o custo, o retorno pode ser abismal. Pena que falte visão a Portugal…

Quanto ao 1/3 do valor em dividendos, considera os preços Altri e Gvolt ao fim do dia de ontem:

- ratio de ações gvolt entregues por ações altri detidas

- valor do irs correspondente aos 28% de ações (bastante simpático por sinal)

- a mais pequena, os 0,25c por ação.

É fazer a conta… deu-me até ligeiramente superior a 1/3 do valor detido em Altri. Claro que a Gvolt pode mexer e fazer subir ou descer isto, por isso disse à data de ontem

PS e o mais interessante para mim é mesmo o destaque dos vários dividendos… vai cair 2 euros com isso? Quem me dera, para poder entrar a 4 e tal … mas não acredito


Excelente partilha trend, e do link em cima, obrigado.

Podes só esclarecer melhor esta parte: "- valor do irs correspondente aos 28% de ações (bastante simpático por sinal)".

O ratio eu percebo e está explicado no link que colocaste, o dividendo em dinheiro, usual, mas não percebo essa parte do correspondente do IRS.



Olá,

Basicamente é um valor em cash correspondente a 28% das ações distribuídas, para igualizar face aos grandes acionistas que não têm retenção devido à % de participação. Ou seja, no exemplo que lá dão, recebes 25 por cada 100 altri, mas cerca de 7 são entregues aos Estado na retenção. E a Altri dá-te o valor correspondente.

Each shareholder subject to retention1 under the terms set out in al. b) be paid in cash, for the purpose of payment of the applicable tax, in an amount equal to the product of “IR” by the closing price on the stock exchange of GREENVOLT shares on the business day prior to the date of availability. GREENVOLT's shares are traded in Euros, and the amount of money to be withheld shall be determined in this currency

Há um caveat pois dizem que nunca pode exceder os resultados globais, o que faz sentido (senão se a gvolt fosse a 20 ou 30…). Mas a maior proporção acionista de quem recebe dividendos não paga imposto portanto nem entra para esta liga (basta pensar aqui nos 4 ou 5 acionistas core, maioritários)


Obrigado pela explicação trend, eu de facto li esse parágrafo e achei que poderia ser isso, mas fiquei na dúvida. Sendo assim, ainda melhor ovo de Páscoa é. Abraço e bons negócios.
 
Mensagens: 820
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 8/4/2022 9:46

npatriarca Escreveu:trend

explica lá melhor esta parte:

"- valor do irs correspondente aos 28% de ações (bastante simpático por sinal)"
Ou seja, para 1000 acções recebes 250, que na verdade são 180 recebidas /valor e 70 são retidas por conta de IRS.

-Como recebes o correspondente a estas 70 ? (em cash ? de outra forma ?)

Outra questão:
- o valor correspondente ao rácio 25 por cada 100, é descontado no valor da Altri, ou apenas os 25c do dividendo é descontado ?


Segundo leio do comunicado na alínea c) as 70 é cash adicional.

Em teoria tudo o que é entregue deve ser descontado no valor da Altri. Ou não, como aqui disse há uns dias… o mercado é que vai decidir, pois no dia da abertura se as vir a 4 euros pode achar que não faz sentido para uma empresa que lucra 100 milhões mesmo sem gvolt, resultados por ação de cerca de 50c recorrentemente…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por npatriarca » 8/4/2022 9:41

trend

obrigado pelos esclarecimentos dos 28% retidos.

Outra questão:
- o valor correspondente ao rácio 25 por cada 100, é descontado no valor da Altri, ou apenas os 25c do dividendo é descontado ?
<b>Margem Sul</b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>

<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 663
Registado: 7/3/2006 1:13
Localização: Margem Sul

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 8/4/2022 9:35

MarketGodzilla Escreveu:
trend=friend Escreveu:Para quem tinha medo de aumento de capital na Altri pode ver o Expresso. Galiza é paga em 1/4 PRR espanhol, outro 1/4 capitais próprios e restante metade em dívida (para a qual não falta folga). Mas mais que o custo, o retorno pode ser abismal. Pena que falte visão a Portugal…

Quanto ao 1/3 do valor em dividendos, considera os preços Altri e Gvolt ao fim do dia de ontem:

- ratio de ações gvolt entregues por ações altri detidas

- valor do irs correspondente aos 28% de ações (bastante simpático por sinal)

- a mais pequena, os 0,25c por ação.

É fazer a conta… deu-me até ligeiramente superior a 1/3 do valor detido em Altri. Claro que a Gvolt pode mexer e fazer subir ou descer isto, por isso disse à data de ontem

PS e o mais interessante para mim é mesmo o destaque dos vários dividendos… vai cair 2 euros com isso? Quem me dera, para poder entrar a 4 e tal … mas não acredito


Excelente partilha trend, e do link em cima, obrigado.

Podes só esclarecer melhor esta parte: "- valor do irs correspondente aos 28% de ações (bastante simpático por sinal)".

O ratio eu percebo e está explicado no link que colocaste, o dividendo em dinheiro, usual, mas não percebo essa parte do correspondente do IRS.



Olá,

Basicamente é um valor em cash correspondente a 28% das ações distribuídas, para igualizar face aos grandes acionistas que não têm retenção devido à % de participação. Ou seja, no exemplo que lá dão, recebes 25 por cada 100 altri, mas cerca de 7 são entregues aos Estado na retenção. E a Altri dá-te o valor correspondente.

Each shareholder subject to retention1 under the terms set out in al. b) be paid in cash, for the purpose of payment of the applicable tax, in an amount equal to the product of “IR” by the closing price on the stock exchange of GREENVOLT shares on the business day prior to the date of availability. GREENVOLT's shares are traded in Euros, and the amount of money to be withheld shall be determined in this currency

Há um caveat pois dizem que nunca pode exceder os resultados globais, o que faz sentido (senão se a gvolt fosse a 20 ou 30…). Mas a maior proporção acionista de quem recebe dividendos não paga imposto portanto nem entra para esta liga (basta pensar aqui nos 4 ou 5 acionistas core, maioritários)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por maturidade » 8/4/2022 9:17

Boas.

resumindo:

Ao valor de hoje quem tiver 1000ações da ALTRI vai receber 180 ações da Greenvolt, já descontando o valor do iva de 28%.
Ora isto dá 1440.00€.(180ações*8.00€)
Mais 0.25€/ação de dividendo.
ISTO É UM LUXO.
melhor não á.
entrei hoje novamente na ALTRI.

abraços
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Altri - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 8/4/2022 9:05

trend=friend Escreveu:Para quem tinha medo de aumento de capital na Altri pode ver o Expresso. Galiza é paga em 1/4 PRR espanhol, outro 1/4 capitais próprios e restante metade em dívida (para a qual não falta folga). Mas mais que o custo, o retorno pode ser abismal. Pena que falte visão a Portugal…

Quanto ao 1/3 do valor em dividendos, considera os preços Altri e Gvolt ao fim do dia de ontem:

- ratio de ações gvolt entregues por ações altri detidas

- valor do irs correspondente aos 28% de ações (bastante simpático por sinal)

- a mais pequena, os 0,25c por ação.

É fazer a conta… deu-me até ligeiramente superior a 1/3 do valor detido em Altri. Claro que a Gvolt pode mexer e fazer subir ou descer isto, por isso disse à data de ontem

PS e o mais interessante para mim é mesmo o destaque dos vários dividendos… vai cair 2 euros com isso? Quem me dera, para poder entrar a 4 e tal … mas não acredito


Excelente partilha trend, e do link em cima, obrigado.

Podes só esclarecer melhor esta parte: "- valor do irs correspondente aos 28% de ações (bastante simpático por sinal)".

O ratio eu percebo e está explicado no link que colocaste, o dividendo em dinheiro, usual, mas não percebo essa parte do correspondente do IRS.
 
Mensagens: 820
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/4/2022 8:52

Trend, agradeço a clarificação. Claro que a notícia do Expresso é boa e ontem quando li pensei sinceramente: bem, vão vender na notícia. Longe desta notícia de hoje, muito longe! Isto é uma pipa de massa e a cotação vai a 7 assim num pulo.
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 8/4/2022 8:44

Para quem tinha medo de aumento de capital na Altri pode ver o Expresso. Galiza é paga em 1/4 PRR espanhol, outro 1/4 capitais próprios e restante metade em dívida (para a qual não falta folga). Mas mais que o custo, o retorno pode ser abismal. Pena que falte visão a Portugal…

Quanto ao 1/3 do valor em dividendos, considera os preços Altri e Gvolt ao fim do dia de ontem:

- ratio de ações gvolt entregues por ações altri detidas

- valor do irs correspondente aos 28% de ações (bastante simpático por sinal)

- a mais pequena, os 0,25c por ação.

É fazer a conta… deu-me até ligeiramente superior a 1/3 do valor detido em Altri. Claro que a Gvolt pode mexer e fazer subir ou descer isto, por isso disse à data de ontem

PS e o mais interessante para mim é mesmo o destaque dos vários dividendos… vai cair 2 euros com isso? Quem me dera, para poder entrar a 4 e tal … mas não acredito
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/4/2022 8:35

trend, explica lá melhor esse dividendo. 1/3 do valor?! :shock:
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/4/2022 8:29

Artista, atualmente é de jeito, não daria um dividendo destes se não fosse, mas... alguns verdes são mais verdes que outros. Que diriam desta empresa se tivesse capital chinês. Talvez: eh! lá... com um futuro tão complicado (até a globalização estará comprometida) e tanto dividendo? E separar assim o verde do que polui? Seria... mas, não duvido, o dividendo é bom e comprei uma a 6,48.
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Artista Romeno » 8/4/2022 8:17

Eduardo R. Escreveu:
NirSup Escreveu:
SERRA LAPA Escreveu:Uma coisa é colocar uma opinião que se tem negativa, outra é repeti-la até à exaustão , querendo fazer que o mundo todo está errado, de tal modo que a maioria dos posts do Nirsup e do Álvaro é sempre que a Altri não vale nada . OK é a vossa opinião e já a expressaram agora adiantam o que estar sempre a repetir isso.


Caro SERRA _LAPA,
O que acabas de escrever não é verdade. Aliás, a publicação que referes foi a ÚNICA em que expressamente afirmei desaconselhar o investimento na Altri.
O investimento dos 800 ME na Galiza para a produção de fibras celulósicas para a indústria têxtil, apesar do risco inerente a qualquer grande investimento, é positivo, como foi por mim referido lá mais para trás.
E convém salientar que o projeto foi inicialmente oferecido à RENCE que o recusou.
Não vejo razões para as subidas recentes da Altri e estou firmemente convencido que há muita especulação por detrás da aparente força em Bolsa da Altri. Há uma série de desafios que a Altri terá de superar nos próximos tempos:
1. Aumento da fatura energética já que terá de adquirir a energia que consome ao preços do mercado com o spin off da Greenvolt.
2. Pressão sobre o EBITDA com a perda das receitas seguras e previsíveis da venda da energia (biomassa).
3. Provável aumento de capital para fazer face ao investimento na Galiza com a mais que previsível queda brutal da cotação.
4. Aumento da pressão concorrencial do preço da polpa produzida quer no norte da Europa, quer na China e no Brasil, quando desaparecerem os atuais constrangimentos logísticos.
5. A acrescida responsabilidade ambiental da empresa na produção da pasta de papel por força da regulamentação comunitária com os inerentes fortes investimentos para o efeito.

Por todas estas razões julgo que o investimento na Altri, nomeadamente o investimento a curto prazo nesta cotada, é de desaconselhar.
Mas fico satisfeito por perceber que qualquer opinião minha sobre uma cotada, nomeadamente uma opinião negativa, cause tanta ansiedade nalguns investidores.
É óbvio que isso me deixa satisfeito.
By Nirvana


- Aumento da fatura da energia? Transversal a todas as empresas do setor (e não só), estando a Altri apostada em reduzir largamente o uso de energia nas suas fábricas (sendo já uma das mais eficientes da Europa).
- Pressão sobre o EBITDA? As centrais de biomassa que deram origem à Greenvolt valiam pouco mais de 30M no EBITDA da empresa (cerca de 13% do EBITDA da Altri após desconsolidação). Mais, é previsível que após a separação dos negócios, a Altri continue a vender os seus resíduos a outras empresas.
- Aumento de capital? A Altri é das empresas menos alavancadas na industria na Europa e, para mais, o investimento na nova central será financiado em parte pelo PRR espanhol e será dividido por um consórcio de empresas. Mesmo que houvesse aumento de capital, estamos a falar em recolha de fundos para um investimento produtivo e não para cobrir trapalhadas do passado como é mais costume ver por cá.
- Pressão do preço no Norte da Europa? Isso é para rir? O Norte da Europa tem vindo a perder capacidade produtiva com o fecho de fábricas na Finlândia e as ocasionais greves que interrompem a produção (e ainda para mais, não são muito mais competitivas do que as fábricas portuguesas). Da China e Indonésia é impraticável com os custos logisticos e achar que a situação vai amenizar significativamente no futuro é comparável a acreditar no Pai Natal.
- A Altri está apostada em reduzir significativamente a sua pegada ambiental e colocar-se a anos luz da concorrência. Se isto não é suficiente, nada será. Depois, veremos de onde virá o papel, que é só um dos materiais mais usados no dia a dia e tem um papel fundamentalíssimo na redução do uso de plásticos.

A altri é excendentaria de energia ( ate passou a vender em mercado), ver ultimos resultados e conference call looool. O nirvana nao acerta uma. A pasta podera de facto passar no futuro por um ciclo menos bom, como sempre passou por altos e baixos, agora apresentarem argumentos mirificos para dizer mal de uma das unicas empresas de jeito do psi é comico
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, iniciado1, lito, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, PMP69, PXYC, rg7803, tami, yggy e 55 visitantes