Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por fosgass2020 » 6/4/2022 13:53

trend=friend Escreveu:Álvaro, a greenvolt em 2 semanas e pouco subiu mais de 2 euros. Se por hipótese continuasse a subir e chegasse aos 14 ou 15, o teu critério significava que a Altri no momento após spin off valeria zero…

Não faz sentido pegar no preço de mercado da greenvolt e ajustar a Altri. Vai ser o mercado a ditar qual o ajuste, em tese há ajuste significativo, mas o mercado é que o ditará.

Convém não esquecer que sem greenvolt a Altri ainda lucra mais de cinquenta cêntimos por ação, portanto o seu valuation será mais influenciado pelo forward PE do que por um negócio descontinuado


Parece-me que essa lógica anda toda trocada... o market cap da Altri não é fixo, varia conforme o preço das ações.

A Greenvolt subiu 2 euros e ,em teoria, a Altri deveria ter subido o equivalente (isto é, o número de ações GV detidas pela Altri vezes os 2 euros a dividir pelo número de ações Altri), ou seja, uns 51 cêntimos.

Quando despachar a posição e a retirar dos livros, para mim parece-me óbvio que vai ter que descontar o valor da cotação... mas isso sou eu a dizer. É exactamente igual como se pagassem um dividendo.

Especialmente agora que a participação está alocada nos livros como equity, ou seja, cash equivalent. Podia até ser uma questão de contabilidade, mas as normas IFRS mandam valorizar ao mercado pelo que penso que é assim que tem que ser. Ou seja, no dia do dividendo, sairá o montante correspondente àquilo que a GV estiver a cotar.

Pelo menos é assim que a lógica manda, mas pode haver outras opiniões...
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 6/4/2022 11:12

Álvaro, a greenvolt em 2 semanas e pouco subiu mais de 2 euros. Se por hipótese continuasse a subir e chegasse aos 14 ou 15, o teu critério significava que a Altri no momento após spin off valeria zero…

Não faz sentido pegar no preço de mercado da greenvolt e ajustar a Altri. Vai ser o mercado a ditar qual o ajuste, em tese há ajuste significativo, mas o mercado é que o ditará.

Convém não esquecer que sem greenvolt a Altri ainda lucra mais de cinquenta cêntimos por ação, portanto o seu valuation será mais influenciado pelo forward PE do que por um negócio descontinuado
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por fosgass2020 » 6/4/2022 10:43

LoneWolf Escreveu:
fosgass2020 Escreveu:
LoneWolf Escreveu:Nao sendo eu um analista de fundamentais, olhando para o tal dividendo 40 cents, isso dá um yield do caraças.
Para que o yield passe a ser "normal", a acçao teria de subir até perto dos 9€...

Estou dentro, o plano é vender se passar os 7.

LW


Desculpem lá a pergunta... de onde é que saiu a informação do dividendo??
É que, tanto quanto sei, a Altri só anunciou que vai distribuir as acções da Greenvolt, provavelmente esse é que vai ser o dividendo deste ano... não??


Hmm.. posso ter lido mal. Mas foi o q captei nos ultimos posts deste tópico.

LW


LW, a minha pergunta não era direccionada especificamente para ti, era geral.

Sendo o mais pragmático que posso ser, a unica coisa que sabemos é o que foi transmitido na Apresentação de Resultados no dia 17/março e explicações dadas no dia 18.

Daí sabe-se que é intenção da companhia separar os negócios. As contas apresentadas em 2021 já reflectem essa separação. A própria Altri chama à separação uma distribuição. E meteu nas contas a posição da Greenvolt como "activo classificado como detido para distribuição aos acionistas". Tudo na Página 3 da apresentação dos resultados.

Portanto:
7,90€ (cotação da GV) × 52.523.229 = 414.933.509€

414.933.509€ / 205.131.672 ações = 2,023€/ação Altri...

Quanto mais elevada estiver a Greenvolt, mais valor será pago/ação (com a consequente implicação no preço da Altri).

A Altri publicou uma apresentação a investidores ontem. Convém dar uma vista de olhos...
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 6/4/2022 10:34

fosgas, quando a esmola é grande o pobre desconfia, vejo muita propaganda. Até pode ser que acenem com distribuição futura de lucros, mas este negócio de sujar rios e mares não terá grande futuro. Por agora a guerra ocupa toda a informação, mas o ambiente estará na ordem do dia. A pasta de papel consome uma brutalidade de água e polui que se farta, isso no futuro será fortemente penalizado.
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por LoneWolf » 6/4/2022 10:16

fosgass2020 Escreveu:
LoneWolf Escreveu:Nao sendo eu um analista de fundamentais, olhando para o tal dividendo 40 cents, isso dá um yield do caraças.
Para que o yield passe a ser "normal", a acçao teria de subir até perto dos 9€...

Estou dentro, o plano é vender se passar os 7.

LW


Desculpem lá a pergunta... de onde é que saiu a informação do dividendo??
É que, tanto quanto sei, a Altri só anunciou que vai distribuir as acções da Greenvolt, provavelmente esse é que vai ser o dividendo deste ano... não??


Hmm.. posso ter lido mal. Mas foi o q captei nos ultimos posts deste tópico.

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 6/4/2022 10:15

PM, deste no ponto, é também por isso que se iniciou a propaganda, daí falar nos tais despejos que poderão estar por aí, diria que próximo de 6.30 a coisa dá-se como de costume, voltarão depois a pegar para dividendos. Mas diria que a Altri só ficará perigosa após dividendos. Reparem que a Altri sai da greenvolt quando os bancos passam a poder vender, daí a Greenvolt tabm estar agora bem perigosa. :?
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por fosgass2020 » 6/4/2022 10:14

LoneWolf Escreveu:Nao sendo eu um analista de fundamentais, olhando para o tal dividendo 40 cents, isso dá um yield do caraças.
Para que o yield passe a ser "normal", a acçao teria de subir até perto dos 9€...

Estou dentro, o plano é vender se passar os 7.

LW


Desculpem lá a pergunta... de onde é que saiu a informação do dividendo??
É que, tanto quanto sei, a Altri só anunciou que vai distribuir as acções da Greenvolt, provavelmente esse é que vai ser o dividendo deste ano... não??
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Altri - Tópico Geral

por PMP69 » 6/4/2022 9:59

Quando a Altri deixar de ser accionista da Greenvolt o valor das ações corrige, certo?

Como é calculado o valor dessa correcção?


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2713
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Altri - Tópico Geral

por LoneWolf » 6/4/2022 9:25

Nao sendo eu um analista de fundamentais, olhando para o tal dividendo 40 cents, isso dá um yield do caraças.
Para que o yield passe a ser "normal", a acçao teria de subir até perto dos 9€...

Estou dentro, o plano é vender se passar os 7.

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Altri - Tópico Geral

por PMP69 » 6/4/2022 8:56

Eu só relatei um facto a altri tem 58.72 pc da gvolt é fazer contas olhar po perfil de cada uma etc, dizer que receber 43 pc da gvolt é um evento relevante, isso dado o macp de a e de b, o resto deixo po imaginario de cada um.



Obrigado.

Para mim a Altri é um depósito a prazo, e esperava que assim continuasse. No entanto, com esta situação tenho que ver o que fazer.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2713
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 5/4/2022 20:49

E o que são afinal as quedas bruscas da Altri? Será só brincadeira de artistas que mexem com muito dinheiro? Mais ou menos isso: o que se passa é que a santa tem pés de barro e, portanto... convém ter algum cuidado com o dinheiro lá metido não vá partir-se a santa. O problema é exatamente este que a guerra e os dividendos afastaram para segundo plano:


"Produzir uma tonelada de pasta de papel não é propriamente a atividade menos poluente do mundo. Em 2018, entre emissões diretas e indiretas de emissões de gases com efeitos de estufa, a Altri dava conta de 484 kg de CO2 equivalente, valor que, em 2020, desceu para 360 kg de CO2 por tonelada de polpa, e que a empresa quer reduzir para 268 kg até 2030!.

E se a redução de emissões poluentes e de combustíveis fósseis é importante, o gasto de água não fica atrás. Neste momento, em média para as três fábricas, a Altri está a gastar 20 metros cúbicos de água para produzir uma tonelada de pasta de papel". ECO on-line!

Portanto, a seguir aos dividendos, cuidado e caldos de galinha...
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 5/4/2022 19:59

A Altri é uma das atrativas pelo dividendo, mas convirá ter algum cuidado que na Altri há uns artistas que despejam quando menos se espera, o modus operandi é conhecido. Diria que 6.30 é um sítio perigoso. E que a véspera dos dividendos também. Em termos fundamentais a Altri pode vir a ter problemas por ser pouco verde. É que ainda não há dinheiro que pague a água de rios e mares... :?
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Artista Romeno » 5/4/2022 19:15

PMP69 Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
Apramg Escreveu:Pode ser que esta resistência se transforme em suporte...

A altri esta prestes a passar por um importante spin off dai pa frente o grafico vale bola


Acha que é um bom negócio para os acionistas da Altri?

Pedro


Eu só relatei um facto a altri tem 58.72 pc da gvolt é fazer contas olhar po perfil de cada uma etc, dizer que receber 43 pc da gvolt é um evento relevante, isso dado o macp de a e de b, o resto deixo po imaginario de cada um.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 5/4/2022 18:01

Jum, é precisamente o dividendo que torna a ação apelativa e é provável que tente os 6.30, mas aqui como nos resultados um dia antes devem fazer despejos.
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 5/4/2022 16:41

O maior fecho em muito tempo antecede uma subida que se prevê forte. Estamos a falar num dividendo directo na casa dos 40centimos e um indirecto via greenvolt ent 1,20 e 1,60. Falta o ataque aos 6,30. Hoje já foi lá cheirar mas mais cedo ou mais tarde vai ter que haver um disparo.
 
Mensagens: 1257
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Altri - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 5/4/2022 10:35

Artista Romeno Escreveu:
Apramg Escreveu:Pode ser que esta resistência se transforme em suporte...

A altri esta prestes a passar por um importante spin off dai pa frente o grafico vale bola


Mas até lá vale.

Tb concordo que a questão do dividendo é bastante premente.

De qq modo a Greenvolt tb se tem portado bastante bem, o que é bom para a casa mãe.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Altri - Tópico Geral

por PMP69 » 5/4/2022 8:49

Artista Romeno Escreveu:
Apramg Escreveu:Pode ser que esta resistência se transforme em suporte...

A altri esta prestes a passar por um importante spin off dai pa frente o grafico vale bola


Acha que é um bom negócio para os acionistas da Altri?

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2713
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 4/4/2022 21:54

O spin of deve ser o calcanhar de Aquiles da Altri, é o verde :lol: Ou melhor: não ser lá muito verde! Isto agora com a guerra anda meio escondido, mas as empresas como a Navigator ou a Altri depois do dividendo devem malhar. Tudo o que desqualifique a água terá de pagar o prejuízo ambiental com um palmo de língua para fora. Mas, por agora, até ao dividendo ainda poderá subir até 6,30, por aí. O problema da Altri é mesmo esse, ambiental.
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Artista Romeno » 4/4/2022 20:03

Apramg Escreveu:Pode ser que esta resistência se transforme em suporte...

A altri esta prestes a passar por um importante spin off dai pa frente o grafico vale bola
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Altri - Tópico Geral

por Apramg » 4/4/2022 17:48

Pode ser que esta resistência se transforme em suporte...
 
Mensagens: 344
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Altri - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 4/4/2022 9:58

zorro2009 Escreveu:Bom dia a todos

A. TÉCNICA
Curto prazo:
Sinal muito bullish
Médio prazo:
Sinal muito bullish
Suporte 1:
5,65 (-4,17%)
Resistência 1:
6,15 (4,19%)
Suporte a Pontos Pivôs:
5,81
Resistência a Pontos Pivôs:
5,95

Pode me dizer o que significa resistencia a pontos pivos ? sff


Para já estamos bem acima da resistência. :D

Vamos ver como fecha o dia.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Altri - Tópico Geral

por traderh » 1/4/2022 8:24

Premonitório... agora só falta o dividendo bombastico.

Investe 1,8 milhões em reforço na Altri

O acionista e fundador da empresa adquiriu 300 mil ações nos três primeiros dias desta semana
 
Mensagens: 203
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: Altri - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 1/4/2022 1:31

.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Altri - Tópico Geral

por zorro2009 » 24/3/2022 12:55

Bom dia a todos

A. TÉCNICA
Curto prazo:
Sinal muito bullish
Médio prazo:
Sinal muito bullish
Suporte 1:
5,65 (-4,17%)
Resistência 1:
6,15 (4,19%)
Suporte a Pontos Pivôs:
5,81
Resistência a Pontos Pivôs:
5,95

Pode me dizer o que significa resistencia a pontos pivos ? sff
 
Mensagens: 311
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: Altri - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 24/3/2022 4:21

Vale:
Não vale a pena insistires , deve ter acontecido algo para ele estar tão ressabiado. :D
Comprei CTT a 3,13 quando estavam a cair, e como me pareceu a queda não estancada, coloquei à venda a 3,18.
Não vendi e eles foram perto dos 2.
Há uns meses fui ver as mais-valias, dei-me conta que me tinha esquecido da ordem e por defeito tinham sido vendidos a 3,18 e cotação eram 4,14€, mas não fui para o tópico do CTT dizer mal...feitios! :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, lito, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, PIKAS, PMP69, SalvaFP e 59 visitantes