Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 16/2/2022 1:35

5640533 Escreveu:Olá Nirvana. Já esqueceu como a EDPR se financiou aos 17 euros? ABB rings a bell?


A taxa zero.
E tenho para mim que vem aí a caminho outro financiamento a taxa zero.
Daí que não compreenda toda esta histeria sobre as taxas de juro, pese embora o facto de a histeria estar por todo o lado.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 16/2/2022 1:16

NirSup Escreveu:
Goya777 Escreveu:Negocio nos US é financiado em USD. Se as taxas la subirem, o facto de estar sediada em Espanha vale de zero


Meu caro,
A EDPR tem-se financiado, nomeadamente através das Green Bonds (ESG), a taxas muito baixas. O impacto da subida das yields americanas nos encargos financeiros da EDPR é, para já, nulo.
Claro que o futuro a Deus pertence. Quando a EDPR for ao mercado financiar-se, seja através de uma linha de crédito, seja através de obrigações verdes, nessa altura poderão falar. Não agora.
Afirmar-se que a correção da EDPR resulta da subida despicienda das taxas de juro americanas é estar a ver filmes onde eles não existem.
Esta é a minha opinião.
By Nirvana

Olá Nirvana. Já esqueceu como a EDPR se financiou aos 17 euros? ABB rings a bell?
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Spfgg » 15/2/2022 19:24

Independemente de o financiamento ser mais ou menos alto, o real impacto da subida das yields é para o modelo de DCF da empresa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 15/2/2022 19:14

Goya777 Escreveu:Negocio nos US é financiado em USD. Se as taxas la subirem, o facto de estar sediada em Espanha vale de zero


Meu caro,
A EDPR tem-se financiado, nomeadamente através das Green Bonds (ESG), a taxas muito baixas. O impacto da subida das yields americanas nos encargos financeiros da EDPR é, para já, nulo.
Claro que o futuro a Deus pertence. Quando a EDPR for ao mercado financiar-se, seja através de uma linha de crédito, seja através de obrigações verdes, nessa altura poderão falar. Não agora.
Afirmar-se que a correção da EDPR resulta da subida despicienda das taxas de juro americanas é estar a ver filmes onde eles não existem.
Esta é a minha opinião.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 15/2/2022 18:59

Negocio nos US é financiado em USD. Se as taxas la subirem, o facto de estar sediada em Espanha vale de zero
 
Mensagens: 2990
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 15/2/2022 18:53

Artista Romeno Escreveu:empresas como a edpr avaliadas com wacc's de 4 pc num ambiente de taxas de juro tendem a queimar-se.... se as yields continuarem a subir o caminho nao será muito facil para esta e outras primas :mrgreen:


As yields continuam a subir onde? Na Europa?
Relembro aos mais distraídos que a EDPR está sedeada na Europa, mais precisamente em Espanha.
Menos, menos, menos, PORAMORDASANTA, menos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 15/2/2022 15:23

Value vs. Growth Investing

Há investidores otimistas, pessimistas e realistas (sem esquecer os altruístas que muitos recusam reconhecer).
Há investidores que procuram empresas subavaliadas (bargain stocks) ou empresas com grande potencial de crescimento (growth stocks).
Avaliar uma growth stock pelo book value atual é um disparate. Como pensar que a Semapa (value stock) irá ter uma valorização exponencial em Bolsa no curto prazo é outro disparate.
Mas, imodéstia à parte, cheio de disparates está este Caldeirão da Bolsa cheio (já não basta a mediocridade da sintaxe e da ortografia). Adiante.
A EDPR é por muitos considerada uma growth stock. Com um potencial tremendo de crescimento nas atuais circunstâncias. Malgré tout , se alguém se der ao trabalho de calcular o seu book value (soma dos ativos menos o passivo), rapidamente chega à conclusão de que, apesar de ser uma growth stock, não deixa de ser uma bargain stock.
Boa tarde e muitos trades de sucesso para todos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 14/2/2022 17:38

Será que o comportamento da EDPR hoje dá um sinal de prováveis bons resultados? Eu pessoalmente não acredito. É só uma especulação.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por J_Investidor » 14/2/2022 15:41

ParaCima Escreveu:
654235 Escreveu:lá estás tu...pura analise fundamental :mrgreen:


Prwcisas de quantos segundos para pegares no ultimo relatorio e clicares control f "divida liquida"?

Eu nao nego a V/ciéncia, demora mais tempo a fazer os riscos que analisar os dados que identifiquei... a analise é trimestral e os graficos sao diarios.

Estou a tentar ajudar com uma cana sem grandes apetrechos mais nao posso fazer mais. Claro que a af é muito mais do que identifiquei, mas nao é um bicho de sete cabeças.

Ps: eu com os meus pontos, venho a identificar que a edpr está cara e por perto do 24 disse que so nao shortava pk a degiro nao deixa, wstá escrito no forum

Penso que a Degiro deixa shortar...
 
Mensagens: 447
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 14/2/2022 14:29

654235 Escreveu:lá estás tu...pura analise fundamental :mrgreen:


Prwcisas de quantos segundos para pegares no ultimo relatorio e clicares control f "divida liquida"?

Eu nao nego a V/ciéncia, demora mais tempo a fazer os riscos que analisar os dados que identifiquei... a analise é trimestral e os graficos sao diarios.

Estou a tentar ajudar com uma cana sem grandes apetrechos mais nao posso fazer mais. Claro que a af é muito mais do que identifiquei, mas nao é um bicho de sete cabeças.

Ps: eu com os meus pontos, venho a identificar que a edpr está cara e por perto do 24 disse que so nao shortava pk a degiro nao deixa, wstá escrito no forum
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 14/2/2022 12:53

Eu meti a minha colher no suporte...(análise técnica)
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4383
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 14/2/2022 12:50

ParaCima. Singular: commodity. Plural: commodities.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 14/2/2022 9:09

lá estás tu...pura analise fundamental :mrgreen:
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4383
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 14/2/2022 1:15

654235 Escreveu:
ParaCima Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:empresas como a edpr avaliadas com wacc's de 4 pc num ambiente de taxas de juro tendem a queimar-se.... se as yields continuarem a subir o caminho nao será muito facil para esta e outras primas :mrgreen:


Deixa de ser assim... deixa as "crianças brincarem.

Ha 6 pontos a observar numa empresa:
- fosso ( o que vende)
- capital intensivo (necessidade de capital para manter e expandir a atividade).
- divida liquida
- geraçao de cash (dinheirinho gerado pelo negocio)
- compra/venda de acoes ( aumentos de capital ou recompra de açoes)
- gestao da empresa

Dos 6 pontos que mencionei quanfos é que a edpr responde afirmativamente... ah, mas o gráfico esta a bater na linha onferior. Vamos todos comprar


ParaBaixo

estás a discutir análise fundamental...eu não sou gestor por isso guio-me pela análise técnica...ambas são importantes


Nao me leves a mal. Temos a análise técnica e fundamental e, depois temos o bom senso.

Vamos la olhar para a edpr na minha perspectiva.

-fosso: a edpr vende uma produto replicavel por qualquer parte do mundo, nao sujeito a qualquer direito sobre a produçao, basicamente estamos a falar de uma commoditie

- capital intensivo: basicamente refere-se á necessidade de grandes investimentos que sao "consumidos" a longo prazo, ora neste caso, temos investimentos que sao depreciados a longo prazo, ou seja, a empresa constrói um parque que tem a duraçao estimada de 20 anos, logo a empresa necessita de financiamento para construir esse parque e anos para pagar...

divida luquida: atraves da divida liquida conaeguimos tirar varias conclusoes sobre outros pontos. Na academia defende que o investimento eeve ser todo suportado com financiamento externo isto porque nao necessitamos de recorrer ao capital proprio e, peincipalmente pelo factor fiscal, ou seja, os juros pagos ao banco reduzem o rl o que faz com que se pague menos impostos, esquecem que pagam os juros. Nao ha nada de mais errado que financiar uma atividade com capitais alheiros quando temos recursos proprios. Mas nao ficámos só por aqui, uma empresa com uma divida interessante em que o accionista paga dividendos é uma empresa mal gerida.

Geraçao de cash - considerando a AF ou a AT o que interessa no final é o dinheirinho que o negocio gera ou o que se espera que gerará. Eu compro u.a acao para ela valer mais amanha e isso so acontece se o investidor tiver a precessao que acao está nk bom caminho. Podes sempre ir á demonstracao de fluxos de caixa e fazes o valor fcf+ dividendos/recomprasq. Tenta perceber se nao ha nada de extraordinario na parte dos investimentos e na parte da amirtizacao de capital ou novos emprestimos. Aqui está o mel.

Compra e venda de açoes - as empresas, por norma emitem novas acoes por trés motivos, sendo estes: fusao com outras emlresas (crescimento da empresa); pagamento a funcionarjos ( por norma sao aumentos residuais) , e aumentos de capital por necessidade de expa sao da atividade ou para nao recorrerem ao credito, se a empresa ebtrega acçoes para crescer é um negocio legitimo e que pode trazer mais valias para os accionistas atuais, mesmo que eu nao seja muito favravel a esta suçao, depois temos a atribuicao de açoes aos trabalhadores, neste caso os tipos que produzem tam em sao donos, logo nao podem dizer "isto nao é do meu pai"; podemos dizer que a empresa nao gera dinheuro suficiente para expandir a sua atividade, o mercado nao empresta dinheiro a uma taxa suficiente atraente para os nkvks investimentks, o quw demonstra que o mercado nao considera que aquele montante nao vai ser bem aplicado... e agora vamos ao que mais interessa... o aumento de capital nao é mais que a distribuicao dos resultados perpetuamente por um major numero de açoes. Na compra de açoes temos o movimento opoato, mesmo que essas recompras nem sempre sejam o mais adequado, ou seja, se a empresa se endivida para comprar açoes, só significa que a gestao nao está a gerir a empresa, mas possivelmente está a comprar açoes para fazer subir as mesmas, em determinado periodo faz com que a açoes entre em declínio, tabto pdlo endividamento - o valor de capital a considerar sera sempre a cotacao mais a divida liquida, se aimenta a divida liquida, a cotacao vai corrigir, mas como a empresa está a comprar estao a inflacionar o ativo- mas por norma, e ao contrario dos aumentos de capital, o accionista comm a excdpçao dos casos que identifiquei atras fica sempre a ganhar, porque passa a ser dono de mais um bocadinho da empresa e nao leva com a talhada a nivel fiscal, demonstra interesse da administracaoa para com os acioniatas

Gestao - a gestao é tudo o que falei antes, a preocupacao sera sempre e pela ordem que menciono:
1- crescimento da empresa
2- pagamento de divida
3-recompra de açoes
4- dividendos

Se algum dia for ceo de uma empresa cotada, nunca pagarrei dividendos, tb nunca la chegarei :p

Agora pergunto, temos quantas empresas endividadas no nosso psi que pagam dividendos chorudos aos acionistas? Eu sei, sou eu que estou a ver mal. As unicas empresas bem geridas no burgo sao a corticeira e a semapaa. Tenho pena que a navigator esteja debaixo da semapa.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 13/2/2022 19:16

ParaCima Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:empresas como a edpr avaliadas com wacc's de 4 pc num ambiente de taxas de juro tendem a queimar-se.... se as yields continuarem a subir o caminho nao será muito facil para esta e outras primas :mrgreen:


Deixa de ser assim... deixa as "crianças brincarem.

Ha 6 pontos a observar numa empresa:
- fosso ( o que vende)
- capital intensivo (necessidade de capital para manter e expandir a atividade).
- divida liquida
- geraçao de cash (dinheirinho gerado pelo negocio)
- compra/venda de acoes ( aumentos de capital ou recompra de açoes)
- gestao da empresa

Dos 6 pontos que mencionei quanfos é que a edpr responde afirmativamente... ah, mas o gráfico esta a bater na linha onferior. Vamos todos comprar


ParaBaixo

estás a discutir análise fundamental...eu não sou gestor por isso guio-me pela análise técnica...ambas são importantes
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4383
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 13/2/2022 19:03

Artista Romeno Escreveu:empresas como a edpr avaliadas com wacc's de 4 pc num ambiente de taxas de juro tendem a queimar-se.... se as yields continuarem a subir o caminho nao será muito facil para esta e outras primas :mrgreen:


Deixa de ser assim... deixa as "crianças brincarem.

Ha 6 pontos a observar numa empresa:
- fosso ( o que vende)
- capital intensivo (necessidade de capital para manter e expandir a atividade).
- divida liquida
- geraçao de cash (dinheirinho gerado pelo negocio)
- compra/venda de acoes ( aumentos de capital ou recompra de açoes)
- gestao da empresa

Dos 6 pontos que mencionei quanfos é que a edpr responde afirmativamente... ah, mas o gráfico esta a bater na linha onferior. Vamos todos comprar
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 12/2/2022 22:20

Flav Escreveu:Na minha opinião, quando consideras os dados fundamentais de uma empresa importantes e sustentáveis, o enquadramento da economia global vai de encontro ao "core business" da empresa, etc, etc, e o mercado te "oferece" a possibilidade comprar ações a um "bom preço", eu tento aproveitar.

porque motivo o preço é bom?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 12/2/2022 22:18

empresas como a edpr avaliadas com wacc's de 4 pc num ambiente de taxas de juro tendem a queimar-se.... se as yields continuarem a subir o caminho nao será muito facil para esta e outras primas :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 12/2/2022 17:50

Ainda não fez lower low...portanto neste momento está em lateralização...o meu time frame é longo prazo
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4383
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por escolástico » 12/2/2022 17:40

654235 Escreveu:se quebra os 16, então a EDPR entra oficialmente em bear market....o lower high já lá está...
deviam retirar a EDPR da bolsa e incorporar tudo na EDP...


Olá 654235,

Apesar da fé inabalável do Nirvana (e aquela teoria dele das mão fracas e das mão fortes), acho que a EDPR já está nessa circunstância há algum tempo. Desde novembro que a coisa tem ido pelo canal descendente abaixo, tipo escorrega do parque infantil. Em semanal, vamos na sexta semana sempre a descer. No diário, a coisa tem examente o mesmo mau aspeto.

Imagem

Imagem

Uma nota positiva, como está na parte inferior do canal, pode ser que suba um bocadinho.
Mas concordo, se esta sangria toda não estancar nos 16,00, é capaz de se tornar doloroso.
 
Mensagens: 70
Registado: 11/12/2007 22:47

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 12/2/2022 14:57

se quebra os 16, então a EDPR entra oficialmente em bear market....o lower high já lá está...
deviam retirar a EDPR da bolsa e incorporar tudo na EDP...
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4383
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 12/2/2022 2:02

É mesmo assim não parece nada bem.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por RuiGerente » 11/2/2022 17:46

No leilão final só não a empurraram para os 17 para não parecer muito mal (17,10) :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Flav » 11/2/2022 11:49

Na minha opinião, quando consideras os dados fundamentais de uma empresa importantes e sustentáveis, o enquadramento da economia global vai de encontro ao "core business" da empresa, etc, etc, e o mercado te "oferece" a possibilidade comprar ações a um "bom preço", eu tento aproveitar.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Esquinas3 » 11/2/2022 9:27

E hoje a sangria continua bem violenta! As meninas EDP's estão a atravessar um período bastante conturbado nos mercados.
Se os resultados a apresentar na próxima 4ª forem dececionantes, nada a vai segurar :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 317
Registado: 18/8/2011 1:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, lito, mquinaz, Rolling_Trader e 118 visitantes