Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por RuiGerente » 14/1/2022 15:24

NirSup Escreveu:
rsacramento Escreveu:
NirSup Escreveu:já agora vou corrigir o corretor. Se querem ser puristas e rigorosos a expressão correta é esta:
"se non è vero, è ben trovato", vide in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

e eu vou ter de te corrigir; ora vê lá aqui:
https://www.infopedia.pt/dicionarios/locucoes-expressoes/se+non+%C3%A9+vero%2C+%C3%A9+bene+trovato


Os acentos estão mal.
E depois não é bene mas ben.
Embora sejam comuns as duas expressões, basta pesquisar no Google, com aspas, e ver quantas entradas tem uma ou outra expressão. Uma tem perto de 40.000 entradas. A outra menos de 2.000 entradas.
https://www.google.com/search?q=%22se+n ... nt=gws-wiz


a bem dizer a corrigir está mesmo o preço :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 14/1/2022 15:21

trend=friend Escreveu:
trend=friend Escreveu:com rotação BCP, Galp e afins.


Mais cedo falasse… :shock:


A rotaçao parece já ter começado já. Na Galp nao me d´´a muito jeito, mas é o que é :lol: Teve um inicio de ano bastante forte, nalgum momento teria que resfrear os animos.
 
Mensagens: 2991
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 14/1/2022 15:08

rsacramento Escreveu:
NirSup Escreveu:já agora vou corrigir o corretor. Se querem ser puristas e rigorosos a expressão correta é esta:
"se non è vero, è ben trovato", vide in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

e eu vou ter de te corrigir; ora vê lá aqui:
https://www.infopedia.pt/dicionarios/locucoes-expressoes/se+non+%C3%A9+vero%2C+%C3%A9+bene+trovato


Os acentos estão mal.
E depois não é bene mas ben.
Embora sejam comuns as duas expressões, basta pesquisar no Google, com aspas, e ver quantas entradas tem uma ou outra expressão. Uma tem perto de 40.000 entradas. A outra menos de 2.000 entradas.
https://www.google.com/search?q=%22se+n ... nt=gws-wiz
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por trend=friend » 14/1/2022 14:58

trend=friend Escreveu:com rotação BCP, Galp e afins.


Mais cedo falasse… :shock:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 14/1/2022 14:24

5640533 Escreveu:
rsacramento Escreveu:
5640533 Escreveu:De non è vero è ben trovato

permite-me a correcção: se non é vero, é bene trovato

Errado.

o que é que é (ou está) errado?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 14/1/2022 14:23

NirSup Escreveu:já agora vou corrigir o corretor. Se querem ser puristas e rigorosos a expressão correta é esta:
"se non è vero, è ben trovato", vide in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

e eu vou ter de te corrigir; ora vê lá aqui:
https://www.infopedia.pt/dicionarios/locucoes-expressoes/se+non+%C3%A9+vero%2C+%C3%A9+bene+trovato
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por KAWA » 14/1/2022 13:58

Os 19, estão na base do canal descendente, mas com a Lagarde a falar às 13h15, talvez esperar por 18,2 e ver a reação
 
Mensagens: 77
Registado: 20/10/2009 15:09
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 14/1/2022 13:54

trend=friend Escreveu:(...) tenho andado por outros espaços mais vocacionados para AT. Sinto que o Caldeirão se tem degradado um pouco em trivialidades, fait divers, mas enfim, há sempre elementos com quem aprendemos…

não se pode permitir que uns quantos, afinal poucos, se apoderem de um espaço que deveria ser de todos

aqui também a moderação tem fortes culpas

PS: editei porque a frase citada é do trend=friend
Editado pela última vez por rsacramento em 14/1/2022 14:18, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por trend=friend » 14/1/2022 12:44

Goya777 Escreveu:
trend=friend Escreveu:E novo mínimo anual que pode coincidir com fecho de onda 5, finalmente…

Suporte de meio do ano passado também por aqui nos 19,30sh. Era engraçado ir agora algo acima dos 21, depois de fechar o gap, e tocar em potencial LTD. Abaixo de 19 adios


Long time no see Trend=Friend!

Pensava reforçar na EDP, mas vendo o comportamento hoje da EDPR talvez "reforce" via filha e nao mae.


Olá Goya, é verdade… tenho andado por outros espaços mais vocacionados para AT. Sinto que o Caldeirão se tem degradado um pouco em trivialidades, fait divers, mas enfim, há sempre elementos com quem aprendemos…

A correlação inversa com as US10yr tem sido magnífica. À excepção dos últimos dias, por isso talvez possa ocorrer alguma exaustão de vendas e follow through para a semana, com rotação BCP, Galp e afins. Mas 19 euros importantes (e 18 decisivos, suporte 2Q 21)…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 14/1/2022 12:28

trend=friend Escreveu:E novo mínimo anual que pode coincidir com fecho de onda 5, finalmente…

Suporte de meio do ano passado também por aqui nos 19,30sh. Era engraçado ir agora algo acima dos 21, depois de fechar o gap, e tocar em potencial LTD. Abaixo de 19 adios


Long time no see Trend=Friend!

Pensava reforçar na EDP, mas vendo o comportamento hoje da EDPR talvez "reforce" via filha e nao mae.
 
Mensagens: 2991
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por fosgass2020 » 14/1/2022 12:22

Goya777 Escreveu:A rentabilidade das renovaveis disparou com baixa das taxas de juro. Nos modelitos de excel, um WACC baixinho ajuda a que tudo tenha boas rentabilidades. Se os juros sobem...


Certo, concordo. Problema transversal às renováveis. Porque a alta de juros é um reflexo da inflação. E no basket da inflação, o custo da energia tem um peso enorme. Se a venda acompanhar a inflação, os preços vão subindo. Se não acompanhar - o que me parece ser o caso da EDPR - a margem vai sendo comida.

O problema da EDPR são os contratos feitos "à la longue" com preços de energia/Wh muito baixos, para iniciarem uns anos depois quando os parques estão concluidos...

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/edp-renovaveis-compra-parque-solar-e-parque-eolico-em-espanha

Tendo em conta a "rotação de activos" que a empresa tem vindo a fazer, dá-me a sensação que a EDPR é o "parvinho" do sistema, porque faz a tarefa mais complicada e custosa que é a aquisição das concessões e a construção dos parques, para depois vendê-los quando começam a produzir energia.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/edp-renovaveis-conclui-venda-de-dois-projetos-nos-eua-por-650-milhoes-de-euros

E a acreditar nas manchetes dos últimos anos, sabemos que tipo de negócios é que o Grupo EDP faz: ultra dependência da parte política o que, só por si, faz acreditar que estes não são bons contratos.

No caso da notícia, o parque de 302 MW foi vendido por 515Mio USD. Pelo que percebi, a instalação de energia eólica custará, nos EUA, algo como $1,3 Mio USD / MW, o que fará com que este parque tenha custado cerca de $400 Mio USD. Ora, a venda talvez tenha rendido uns 115 Mio USD, mas isso não andará longe do valor que o parque liberta ao fim de poucos anos de actividade (dependendo do valor de venda/kWh).
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por trend=friend » 14/1/2022 12:03

E novo mínimo anual que pode coincidir com fecho de onda 5, finalmente…

Suporte de meio do ano passado também por aqui nos 19,30sh. Era engraçado ir agora algo acima dos 21, depois de fechar o gap, e tocar em potencial LTD. Abaixo de 19 adios
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 14/1/2022 11:02

A rentabilidade das renovaveis disparou com baixa das taxas de juro. Nos modelitos de excel, um WACC baixinho ajuda a que tudo tenha boas rentabilidades. Se os juros sobem...
 
Mensagens: 2991
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 14/1/2022 10:50

rsacramento Escreveu:
5640533 Escreveu:De non è vero è ben trovato

permite-me a correcção: se non é vero, é bene trovato

Errado.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por fosgass2020 » 14/1/2022 10:47

Eu acho que a EDPR tem muita vontade de subir. E sempre que o mar está calmo, ela sobe. O problema é quando vêm as notícias que falam no aumento de juros e aí ela crasha... ela e todas as outras renováveis.

Há qualquer coisa que não bate certo nas renováveis em geral e que o mercado percepciona e não gosta. Eu só não sei o que é...
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 14/1/2022 10:16

Caro Goya777,
Sou uma pessoa bem humorada e otimista. Estou de bem comigo e de bem com a vida. E considero-me um sortudo e um privilegiado.
Mas há uma coisa que me tira do sério, na vida em geral e aqui no Caldeirão da Bolsa em particular: a falta de frontalidade e de transparência das pessoas.
Comentários do tipo "por um lado tem todas as condições para subir, mas por outro lado também pode descer". Este tipo de comentários tira-me do sério. A sério.
Mais assertividade, por favor. Assumam o risco de falhar, mas assumam-se, porra!
Bons palpites e bom fim de semana.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 14/1/2022 8:56

Nirsup falas de agressividade de outros, mas no teu caso se não toca a agressividade por vezes, é pelo menos bastante mau humor...

Moving on

Aumento de capital na EDPR, é uma possibilidade. Quando é que não sei. Mas que parece um plano bastante ambicioso para só ser financiado com dívida parece. Dívida essa cujo custo aumentará pelo aumento das taxas que chegará.

Admito que me custa investir na EDPR a estes níveis, a não ser que seja para tentar apanhar algum ressalto. Mas não é crítica a ninguém nem á empresa. Se algo é uma auto crítica...
 
Mensagens: 2991
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 14/1/2022 8:05

Meus caros Amigos,
Limitei-me a transcrever (fiz copy paste) uma citação feita por alguém (declarações prestadas na audição parlamentar de Rafael Mora, sócio da Ongoing, na AR).
Mas não deixa de ser a todos os títulos lamentável que se tenham agarrado a uma questão irrelevante, um pormenor sem qualquer importância, e não tenham feito qualquer referência à questão principal, que deveria, essa sim, preocupar quem está investido ou quem pensa investir na EDPR: se está ou não em preparação um aumento de capital da empresa.
Isso é que é verdadeiramente importante. O resto são peanuts.

Toda esta agressividade latente, que é perceptível nalguns comentários, resulta quanto a mim de muita frustração por erros cometidos e por perdas irreparáveis de investimentos que resultaram mal.
A agressividade é uma reação típica de um derrotado. Não é apanágio de um vencedor.
By Nirvana

PS: já agora vou corrigir o corretor. Se querem ser puristas e rigorosos a expressão correta é esta:
"se non è vero, è ben trovato", vide in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 14/1/2022 1:46

5640533 Escreveu:De non è vero è ben trovato

permite-me a correcção: se non é vero, é bene trovato
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 14/1/2022 0:12

NirSup Escreveu:Caro Salpim,

Tenho para mim que alguém está a preparar um aumento de capital da EDPR, reservado a acionistas e investidores institucionais, a €19,00.

"Pode não ser 'vero', mas é com certeza 'vero trovato'.
Tem cabeça de leão, tem juba de leão, tem corpo de leão, ruge de como um leão ...
Mas não garanto que seja um leão.

By Nirvana

De non è vero è ben trovato.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 14/1/2022 0:09

NirSup Escreveu:Minha cara Amiga, 5640533
Compre, hoje, o amanhã. Não compre, hoje, o dia de ontem.
Imagine que até o Sultão-Mor das Arábias, muito provavelmente, irá investir na EDPR. E não serão com certeza uns míseros tostões. Serão milhões.
A Pressa é Inimiga da Perfeição.
Relax e boas apostas.
By Nirvana

Nirvana, você é o maior sonhador do Caldeirão.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Salpim » 13/1/2022 16:48

NirSup,

Não vou muito por ai! Um aumento de capital, deve estar fora de questão.
Anda lado-a-lado com as suas pares europeias, o sector não arranca!
A Vestas e a Solaria, andam no mesmo caminho.

Não sei o que lhe diga.

Abraço

Bons negócios
 
Mensagens: 136
Registado: 11/1/2016 17:00

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 13/1/2022 16:21

Caro Salpim,

Tenho para mim que alguém está a preparar um aumento de capital da EDPR, reservado a acionistas e investidores institucionais, a €19,00.

"Pode não ser 'vero', mas é com certeza 'vero trovato'.
Tem cabeça de leão, tem juba de leão, tem corpo de leão, ruge de como um leão ...
Mas não garanto que seja um leão.

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Salpim » 13/1/2022 16:11

Dá impressão que alguém(uma mão divina) não a deixa subir!
 
Mensagens: 136
Registado: 11/1/2016 17:00

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 13/1/2022 14:44

Minha cara Amiga, 5640533
Compre, hoje, o amanhã. Não compre, hoje, o dia de ontem.
Imagine que até o Sultão-Mor das Arábias, muito provavelmente, irá investir na EDPR. E não serão com certeza uns míseros tostões. Serão milhões.
A Pressa é Inimiga da Perfeição.
Relax e boas apostas.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], dragom, Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, lito, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, PMP69, PXYC, rg7803, tami, yggy e 81 visitantes