Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 13/1/2022 13:54

[quote="NirSup"]Meus caros Amigos,
Uma coisa é dizer-se que a EDPR não cresce (ou que tem um crescimento anémico, quando ela está a crescer de forma robusta), outra coisa bem diferente é afirmar-se que a EDPR está a gerar lucros brutais.
E basta perceber que em 9 meses de 2021 adicionou 2,5 GW de nova capacidade instalada, o que representa mais de 10% da capacidade instalada total de Portugal, para perceber que ela cresce de uma forma brutal.
Se ela está a ganhar muito ou pouco dinheiro, isso são outros quinhentos e essa questão deve e pode ser discutida. Não estou muito à vontade nessa matéria porque não é a minha área, mas a discussão é bem-vinda.
Agora, parem para pensar pela vossa cabeça: uma empresa que pretende desenvolver, entre 2021-2025, 20 GW de nova capacidade, o que implicará um investimento global de 19 mil milhões de euros e uma estrutura composta por 3000 trabalhadores, é uma empresa que não cresce? Será que ela não espera, no mínimo, ter um retorno à altura da aposta que está a fazer?
PORAMORDASANTA, escrevam lá os disparates que quiserem, mas disparates destes, não, por favor.
By Nirvana[/quote
Ó Nirvana, como pode defender uma empresa sem dar importância à bottom line? Mas há algo mais importante que isto? Só nas instituições de caridade é que não conta.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Punitor » 13/1/2022 0:02

NirSup Escreveu:
Punitor Escreveu:A Galp propõe-se ter 12GW até 2030 e é uma petrolífera...
O que sei é que se os juros subirem esta será uma das cotadas que mais sofrerá com isso. E, se de facto os juros subirem não sei se aumentará essa capacidade de GW de que falas...
Outra coisa que também sei é que os seus resultados operacionais não sustentam em termos fundamentais a sua atual capitalização.


Julgo que será importante esclarecer duas coisas:

1.º Resultados operacionais da EDPR
É preciso saber ler os resultados operacionais da EDPR. E, infelizmente, a Comunicação Social que temos não o faz e duvido que tenha competências para o fazer.
Importa somar os resultados operacionais, propriamente ditos, aos aportes de capital resultantes da venda de ativos. E não vejo ninguém a fazer isso.
2.º Não olhes ao que a GALP diz, olha antes para o que a GALP faz.
Tenho o CEO da GALP na conta de charlatão. E, até prova em contrário, é assim que eu o vejo.
Aquilo que ele se propõe fazer a nível das energias renováveis é de aplaudir, sem dúvida. Duvido é que atinja esses números, até 2030. Infelizmente, em Portugal, os responsáveis das empresas cotadas podem cuspir para o ar que não se passa nada. Gostava de os ver falar assim, nos EUA. Adiante.
A EDPR andou estes anos todos para atingir os tais 13 GW de capacidade instalada. Mas é bom que se diga que é necessário acrescentar a esses 13 GW os muitos GW de capacidade instalada que vendeu ou que instalou já depois de vendidos (e essas contas não são fáceis de fazer).
Em todo o modo, e para terminar, gostava de dizer que o crescimento da EDPR, fruto das alianças feitas e da compra da SUNSEAP, vai acelerar nos próximos anos. E muito.
By Nirvana




Acredito mais que a Galp supere os 12 GW do que a EDPR instale os 20 GW no mesmo espaço temporal, ou seja, até 2030.
A Galp terá bastante mais dinheiro para o fazer e movimenta não sei quantas vezes mais dinheiro, esse é o primeiro ponto.
Em segundo, a dívida da Galp é menos de metade da da EDPR...
Depois, o CEO da Galp não é de todo charlatão. Ele foi posto para mudar a companhia de rumo e tem feito o que tem dito até aqui. Aliás, todas as petrolíferas neste momento terão de ter CEOs não charlatões que terão de investir a sério nas renováveis e noutros projetos não fósseis. O que será uma desgraça no prazo de um, dois ou três anos em termos de consequências que levarão a uma crise energética global, que me parece que será muito grave, mas isso são outros quinhentos, como tu dizes...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 12/1/2022 20:03

Punitor Escreveu:A Galp propõe-se ter 12GW até 2030 e é uma petrolífera...
O que sei é que se os juros subirem esta será uma das cotadas que mais sofrerá com isso. E, se de facto os juros subirem não sei se aumentará essa capacidade de GW de que falas...
Outra coisa que também sei é que os seus resultados operacionais não sustentam em termos fundamentais a sua atual capitalização.


Julgo que será importante esclarecer duas coisas:

1.º Resultados operacionais da EDPR
É preciso saber ler os resultados operacionais da EDPR. E, infelizmente, a Comunicação Social que temos não o faz e duvido que tenha competências para o fazer.
Importa somar os resultados operacionais, propriamente ditos, aos aportes de capital resultantes da venda de ativos. E não vejo ninguém a fazer isso.
2.º Não olhes ao que a GALP diz, olha antes para o que a GALP faz.
Tenho o CEO da GALP na conta de charlatão. E, até prova em contrário, é assim que eu o vejo.
Aquilo que ele se propõe fazer a nível das energias renováveis é de aplaudir, sem dúvida. Duvido é que atinja esses números, até 2030. Infelizmente, em Portugal, os responsáveis das empresas cotadas podem cuspir para o ar que não se passa nada. Gostava de os ver falar assim, nos EUA. Adiante.
A EDPR andou estes anos todos para atingir os tais 13 GW de capacidade instalada. Mas é bom que se diga que é necessário acrescentar a esses 13 GW os muitos GW de capacidade instalada que vendeu ou que instalou já depois de vendidos (e essas contas não são fáceis de fazer).
Em todo o modo, e para terminar, gostava de dizer que o crescimento da EDPR, fruto das alianças feitas e da compra da SUNSEAP, vai acelerar nos próximos anos. E muito.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 12/1/2022 18:28

Spfgg Escreveu:Dúvido que alguem tenha argumentado que não cresce.


Disseram, disseram. Lê o que escreveram neste e noutros tópicos sobre a EDPR nessa matéria.

Há uma coisa que gostaria de esclarecer e que já falei sobre ela no tópico da Farfetch.
Uma empresa pode querer crescer de forma muito rápida, mesmo em detrimento da sua rentabilidade. O crescimento rápido tem os seus custos. São estratégias das empresas que eu não critico nem tenho competências para isso.
Uma empresa quer crescer de forma célere para ocupar espaço no mercado que de outra forma seria ocupado por outros.
O futuro dirá se essa é uma estratégia acertada ou não. Não discuto isso.
Estou farto de repetir isto: dou mais importância aos resultados operacionais e ao crescimento dos resultados operacionais do que aos lucros ou à rentabilidade. Mas não critico quem pensa de modo diferente.
Boa tarde e sorte nos negócios.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Spfgg » 12/1/2022 18:09

Dúvido que alguem tenha argumentado que não cresce.
De outra forma não teria o múltiplo gigantesco que tem.
A questão que se pode por é se o crescimento é suficientemente grande para justificar o múltiplo actual (P/E 46x).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Punitor » 12/1/2022 17:39

Punitor Escreveu:
NirSup Escreveu:Meus caros Amigos,
Uma coisa é dizer-se que a EDPR não cresce (ou que tem um crescimento anémico, quando ela está a crescer de forma robusta), outra coisa bem diferente é afirmar-se que a EDPR está a gerar lucros brutais.
E basta perceber que em 9 meses de 2021 adicionou 2,5 GW de nova capacidade instalada, o que representa mais de 10% da capacidade instalada total de Portugal, para perceber que ela cresce de uma forma brutal.
Se ela está a ganhar muito ou pouco dinheiro, isso são outros quinhentos e essa questão deve e pode ser discutida. Não estou muito à vontade nessa matéria porque não é a minha área, mas a discussão é bem-vinda.
Agora, parem para pensar pela vossa cabeça: uma empresa que pretende desenvolver, entre 2021-2025, 20 GW de nova capacidade, o que implicará um investimento global de 19 mil milhões de euros e uma estrutura composta por 3000 trabalhadores, é uma empresa que não cresce? Será que ela não espera, no mínimo, ter um retorno à altura da aposta que está a fazer?
PORAMORDASANTA, escrevam lá os disparates que quiserem, mas disparates destes, não, por favor.
By Nirvana


NirSup nunca disse que a empresa não cresce. Claro que cresce. Nisso estamos de acordo.
Mas, à custa de quê? De dívida? De aumentos de Capital?
Tem atualmente 13 GW. Se queres que te seja honesto nem me parece muito... A Galp propõe-se ter 12GW até 2030 e é uma petrolífera...
O que sei é que se os juros subirem esta será uma das cotadas que mais sofrerá com isso. E, se de facto os juros subirem não sei se aumentará essa capacidade de GW de que falas...
Outra coisa que também sei é que os seus resultados operacionais não sustentam em termos fundamentais a sua atual capitalização.
No futuro, logo se verá.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Punitor » 12/1/2022 17:30

NirSup Escreveu:Meus caros Amigos,
Uma coisa é dizer-se que a EDPR não cresce (ou que tem um crescimento anémico, quando ela está a crescer de forma robusta), outra coisa bem diferente é afirmar-se que a EDPR está a gerar lucros brutais.
E basta perceber que em 9 meses de 2021 adicionou 2,5 GW de nova capacidade instalada, o que representa mais de 10% da capacidade instalada total de Portugal, para perceber que ela cresce de uma forma brutal.
Se ela está a ganhar muito ou pouco dinheiro, isso são outros quinhentos e essa questão deve e pode ser discutida. Não estou muito à vontade nessa matéria porque não é a minha área, mas a discussão é bem-vinda.
Agora, parem para pensar pela vossa cabeça: uma empresa que pretende desenvolver, entre 2021-2025, 20 GW de nova capacidade, o que implicará um investimento global de 19 mil milhões de euros e uma estrutura composta por 3000 trabalhadores, é uma empresa que não cresce? Será que ela não espera, no mínimo, ter um retorno à altura da aposta que está a fazer?
PORAMORDASANTA, escrevam lá os disparates que quiserem, mas disparates destes, não, por favor.
By Nirvana


NirSup nunca coloquei em questão que a empresa não cresce. Claro que cresce. Nisso estamos de acordo.
Mas, à custa de quê? De dívida? De aumentos de Capital?
Tem atualmente 13 GW. Se queres que te seja honesto nem me parece muito... A Galp propõe-se ter 12GW até 2030 e é uma petrolífera...
O que sei é que se os juros subirem esta será uma das cotadas que mais sofrerá com isso. E, se de facto os juros subirem não sei se aumentará essa capacidade de GW de que falas...
Outra coisa que também sei é que os seus resultados operacionais não sustentam em termos fundamentais a sua atual capitalização.
No futuro, logo se verá.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 12/1/2022 16:01

Meus caros Amigos,
Uma coisa é dizer-se que a EDPR não cresce (ou que tem um crescimento anémico, quando ela está a crescer de forma robusta), outra coisa bem diferente é afirmar-se que a EDPR está a gerar lucros brutais.
E basta perceber que em 9 meses de 2021 adicionou 2,5 GW de nova capacidade instalada, o que representa mais de 10% da capacidade instalada total de Portugal, para perceber que ela cresce de uma forma brutal.
Se ela está a ganhar muito ou pouco dinheiro, isso são outros quinhentos e essa questão deve e pode ser discutida. Não estou muito à vontade nessa matéria porque não é a minha área, mas a discussão é bem-vinda.
Agora, parem para pensar pela vossa cabeça: uma empresa que pretende desenvolver, entre 2021-2025, 20 GW de nova capacidade, o que implicará um investimento global de 19 mil milhões de euros e uma estrutura composta por 3000 trabalhadores, é uma empresa que não cresce? Será que ela não espera, no mínimo, ter um retorno à altura da aposta que está a fazer?
PORAMORDASANTA, escrevam lá os disparates que quiserem, mas disparates destes, não, por favor.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Punitor » 12/1/2022 13:52

Tudo bem que a EDPR tem margens brutais, mas preocupa-me o facto das taxas de juro subirem, porque vão impactar directamente a EDPR que anda a vender energia com contratos fixos e longos (e por essa razão não consegue aproveitar os preços de mercado), financiando-se com contratos variáveis e também longos (sujeitos à variação da taxa de juro). Quem está a cobrir este swap?


Se as taxas de juro subirem, vai ser um problema para as EDPs, sem dúvida..., um grande problema!
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por fosgass2020 » 12/1/2022 11:15

NirSup Escreveu:Crescer, Crescer, Crescer

Em 9 meses de 2021, adicionou 2,5 GW (2.500 MW) de nova capacidade instalada.
Se isto não é crescer, digam-me lá o que é crescer.

Em comunicado, a EDP Renováveis sublinha que no ano passado acelerou o seu crescimento, ao acelerar, até setembro, 2,5 gigawatts (GW) de nova capacidade, ficando com um total de 13 GW.
https://expresso.pt/economia/dez-anos-depois-edp-renovaveis-volta-a-ter-uma-mulher-na-equipa-de-gestao/


Em tempo: ´ó Senhor Jornalista, acelerou ao acelerar é que não. Não fica bem ao Jornal Expresso. A EDPR está-se a borrifar para a linguagem do jornal. O negócio dela são números.

By Nirvana


Calma Nirvana...

Podes esclarecer de que forma é que a EDPR está a pagar este crescimento? É à custa de dívida?
Se sim, podes confirmar o preço médio do capital (tenho ideia que andará à volta dos 5%)? E o tipo de dívida (fixa, variável, etc).

Tudo bem que a EDPR tem margens brutais, mas preocupa-me o facto das taxas de juro subirem, porque vão impactar directamente a EDPR que anda a vender energia com contratos fixos e longos (e por essa razão não consegue aproveitar os preços de mercado), financiando-se com contratos variáveis e também longos (sujeitos à variação da taxa de juro). Quem está a cobrir este swap?

Isto faz-me lembrar um sujeito que, ao tempo, era administrador da Metro do Porto e fez uns contratos maravilhosos para comprar carruagens e inclusivé veio dizer que os financiadores é que as iam pagar (isto estava a taxa de juro nos 4%)... os famosos swaps. Alguns anos e milhares de milhões de euros depois, as carruagens já foram todas pagas e a Metro (os contribuintes) ainda está a pagar a aplicação financeira.
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 11/1/2022 14:11

Crescer, Crescer, Crescer

Em 9 meses de 2021, adicionou 2,5 GW (2.500 MW) de nova capacidade instalada.
Se isto não é crescer, digam-me lá o que é crescer.

Em comunicado, a EDP Renováveis sublinha que no ano passado acelerou o seu crescimento, ao acelerar, até setembro, 2,5 gigawatts (GW) de nova capacidade, ficando com um total de 13 GW.
https://expresso.pt/economia/dez-anos-depois-edp-renovaveis-volta-a-ter-uma-mulher-na-equipa-de-gestao/


Em tempo: ´ó Senhor Jornalista, acelerou ao acelerar é que não. Não fica bem ao Jornal Expresso. A EDPR está-se a borrifar para a linguagem do jornal. O negócio dela são números.

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 10/1/2022 14:29

Entrevista na íntegra de Pedro Amaral Jorge, presidente da APREN

Pedro Amaral Jorge, presidente da APREN, foi o entrevistado da Conversa Capital, espaço do Negócios e Antena 1.
Uma entrevista muito abrangente que explica de forma simples, sem grandes chavões técnicos, muitas dúvidas, quer dos consumidores, quer dos investidores em energias verdes.
Chamo a atenção para o que o Pedro Amaral Jorge disse sobre as interligações eléctricas entre a Ibéria e a França e sobre o mito do custo/competitividade da energia nuclear (agora na ordem do dia), no minuto 23:00.
Nada que não tenha sido já escrito neste e noutros tópicos.

Ver AQUI a entrevista integral (que até agora apenas estava disponível para assinantes):
https://www.jornaldenegocios.pt/multime ... e-da-apren
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 10/1/2022 14:04

A noticia no cabeçalho deste site, para quem não pode aceder :

Goldman Sachs escolheu as mais promissoras empresas de energia verde. EDP falha o pódio

Para o banco de investimento, Engie, Enel e RWE são as apostas mais interessantes do momento. Mas a EDP é apontada como potencial alvo de ofertas de aquisição

Embora continue a ter as suas ações como alvo de recomendação de compra por parte do Goldman Sachs, a EDP não convence totalmente os analistas do banco de investimento, que na sua mais recente análise sobre o setor energético se debruçaram sobre os mais promissores grupos cotados de energia verde, selecionando, no pódio das preferências, a Engie, Enel e RWE. São estas as empresas que, na visão do Goldman Sachs, oferecem a melhor relação risco/retorno.

A extensa análise do Goldman Sachs começa por referir que as grandes empresas de energias verdes apresentarão este ano um crescimento dos seus lucros da ordem dos 9%, batendo o crescimento médio esperado para os mercados europeus, em torno dos 6%. Os analistas do banco de investimento notam ainda que as grandes empresas de energias limpas são interessantes por as suas ações estarem a ser transacionadas a múltiplos mais baixos do que os de outros segmentos do sector energético.

No capítulo dedicado à EDP, o Goldman Sachs indica ter retirado a elétrica portuguesa da sua lista de preferidas, onde estava desde janeiro de 2020. Nos últimos dois anos as ações da EDP valorizaram 7,6%, mas ficaram aquém do desempenho do índice FTSE World Europe, que avançou 15,6%.

Ainda assim, o banco mantém a recomendação de compra das ações da EDP, com uma avaliação (6,5 a 6,8 euros por ação) que representa um potencial de valorização de cerca de 40% face à cotação atual. A EDP Renováveis é avaliada pelo Goldman Sachs em 26,5 a 27 euros por ação (face à cotação atual de cerca de 20 euros), igualmente com recomendação de compra (inalterada face à anterior avaliação do banco).

Com cerca de 60% do lucro a vir das renováveis e 35% das redes de distribuição de eletricidade, o Goldman Sachs vê a EDP como “um vencedor” entre as grandes empresas de energia verde, e nota que a EDP deverá duplicar a sua capacidade eólica e solar entre 2021 e 2026.

No horizonte de 2021 a 2025 o banco de investimento estima que a EDP consiga um crescimento médio anual de 11% do seu lucro e de 5% do seu EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações).

O Goldman Sachs deixa ainda uma nota: “a EDP continua a ser um potencial alvo de aquisições, na nossa perspetiva”. O banco coloca a elétrica portuguesa num lote de meia dúzia de empresas de energia verde que podem suscitar eventuais ofertas de aquisição, a par com a SSE, Uniper, Pennon, Severn Trent e United Utilities.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4383
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 10/1/2022 9:19

Poço sem fundo.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ZéManuel » 8/1/2022 18:04

O Luka viu a possibilidade técnica de entrada na EDPR, em tempos normais assim seria, e o Bar 38 também viu e bem o stop.
O stop penso ser a única forma da possibilidade de eventualmente se as coisas correrem mal não se ficar investidor de longo prazo na EDPR, pois as coisas não estão para brincadeiras, com 12% de queda em 4 sessões é obra.
 
Mensagens: 689
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 8/1/2022 14:59

NirSup Escreveu:EDPR - Aumento de Capital

Faz 1 ano, em Março do corrente ano, que a EDPR tomou a iniciativa de fazer um aumento de capital, reservado a investidores institucionais.
Todos sabemos que a EDPR precisa de capital como de pão para a boca para fazer face aos inúmeros projetos de investimento em que está comprometida nos 4 cantos do mundo, nomeadamente nos EUA, com um potencial tremendo no desenvolvimento de energias renováveis e onde a EDPR está muito bem posicionada para ir a jogo. Mas para isso precisa daquilo com que se compram melões.
Endividar-se não parece ser uma boa opção nas atuais circunstâncias. A rotação de ativos é manifestamente insuficiente. Ir ao mercado de capitais parece ser a melhor escolha possível.
O comportamento nas últimas sessões da EDPR revela que algo se passa nos bastidores. E é óbvio que a empresa, se realmente pretende fazer um aumento de capital, terá já sondado alguns grandes investidores para saber da sua disponibilidade para o efeito e a que preços estariam dispostos a acorrer a um eventual aumento de capital. Portanto, essas coisas acabam por se saber.

Ó Stilwell d'Andrade, por que razão não abre o capital da EDPR na Bolsa de Nova Iorque? Assim uma coisa em grande em vez destes aumentos de capital às mijnhas. É uma ideia que lanço daqui. A EDP que controla 75% do capital da EDPR tem condições para isso. E a EDPR ganharia outra visibilidade nos EUA e não só.
Bom dia e um bom fim de semana para todos.
By Nirvana


Querido nirvana, nao é um bom momento para emprestimos obrigacionistas? Quando? No momento em que fizeram o aumento de capital, a procura por emprestimos verdes era o produto com maior procura.

Talvez tenham tido uma gestao interessante, ou seja, nao faz sentido pedir emprestado com taxas de rentabilidade inferior aos juros do emprestimo.

Conclusao: com o possivel aumento das taxas de referencia, se antes nao era apelativo ir buscar massa as obrigaçoes agora muito menos sera. Como vai crescer a wdpr? Rotacao de ativos com activos com boas taxas de rentabilidade em troca de novos projectos com taxas mais baixas?

Infelizmente sou cético, mas pouco corajoso que nao meti o short quando falei que seria uma boa altura.

Bons negocios
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 8/1/2022 14:00

EDPR - Aumento de Capital

Faz 1 ano, em Março do corrente ano, que a EDPR tomou a iniciativa de fazer um aumento de capital, reservado a investidores institucionais.
Todos sabemos que a EDPR precisa de capital como de pão para a boca para fazer face aos inúmeros projetos de investimento em que está comprometida nos 4 cantos do mundo, nomeadamente nos EUA, com um potencial tremendo no desenvolvimento de energias renováveis e onde a EDPR está muito bem posicionada para ir a jogo. Mas para isso precisa daquilo com que se compram melões.
Endividar-se não parece ser uma boa opção nas atuais circunstâncias. A rotação de ativos é manifestamente insuficiente. Ir ao mercado de capitais parece ser a melhor escolha possível.
O comportamento nas últimas sessões da EDPR revela que algo se passa nos bastidores. E é óbvio que a empresa, se realmente pretende fazer um aumento de capital, terá já sondado alguns grandes investidores para saber da sua disponibilidade para o efeito e a que preços estariam dispostos a acorrer a um eventual aumento de capital. Portanto, essas coisas acabam por se saber.

Ó Stilwell d'Andrade, por que razão não abre o capital da EDPR na Bolsa de Nova Iorque? Assim uma coisa em grande em vez destes aumentos de capital às mijnhas. É uma ideia que lanço daqui. A EDP que controla 75% do capital da EDPR tem condições para isso. E a EDPR ganharia outra visibilidade nos EUA e não só.
Bom dia e um bom fim de semana para todos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por escolástico » 8/1/2022 13:18

Bom dia,

Há algum tempo que não acompanho a EDP R...
Estou agora a olhar para um gráfico semanal.
(Devia-o ter feito antes de entrar. :wall: )
Bem... Temos um máximo em janeiro de 2021 (26,35) que nunca mais foi superado.
Depois disto, o melhor valor aconteceu no final desse mesmo mês (25,40) e no final de outubro do ano passado (24,90).
Iniciou-se uma tendência altista no início de março do ano passado, que me parece ter ido à vida em outubro.
Altura em que entrou num canal descendente.
Infelizmente, parece-me que está a quebrar a linha inferior desse canal. :-#
Imagem

Resta esperar que, a seguir à enormeeee vela vermelha com que acaba esta semana, tenha um comportamento semelhante ao que se verificou a seguir à enormeeeee vela do final de outubro.
Ou seja, esperar que haja "máximos" na ordem dos 20,50-20,60.

Cumprimentos
 
Mensagens: 70
Registado: 11/12/2007 22:47

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 8/1/2022 10:17

Pwrdoem-me a pergunta. Fundamentais sólidos? A edpr quota com uma valorizaçao fundamental superior ao google e fb. Nao me façam rir.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Punitor » 7/1/2022 22:49

Dos máximos de novembro, até hoje, em apenas 2 meses, já tombou mais ou menos 21%...
No último ano perdeu quase 17%.
Isto quase parece um beer.
Não considero os resultados por aí além para os valores a que está a cotar (capitalização).
A dívida embora não tão colossal como a da sua mãe, mesmo assim é generosa.
A mim não me convence e considero além disso o setor das renováveis já muito esticado.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 7/1/2022 18:26

Luka! Escreveu:
Salpim Escreveu:Está a dar sinal de compra


Efectivamente ... todo indica que estamos na zona de entrada...

BUY POINT na EDPR
E estamos neste momento num daqueles pontos de entrada interessantes (que pode dar 10% nao num ano mas em algumas semanas ):

Os fundamentais são solidos
Técnicamente un sinal de COMPRA multiplo:

-Junto à BOLINGER inferior
-RSI em OVERSOLD (perto dos 30)

Tenho um target na zona dos 22€ (os targets mais recentes doa analistas andam de modo geral mais acima)
Mas prefiro uma postura mais "pai de familia"...


Correu mal hoje.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Salpim » 7/1/2022 17:16

Aguentar!
Ela não vai cair todos os dias!
A VESTAS -3% a Solaria -1,5% ...agora viram para o petróleo.
 
Mensagens: 136
Registado: 11/1/2016 17:00

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por mar57 » 7/1/2022 17:06

Pois! Donde nascem tantas quedas!.... Parece repetir-se o cenário do ano passado, aquando do aumento de capital!.... :wall:
BN!
 
Mensagens: 49
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: povoa de varzim

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 7/1/2022 16:59

Diz-se que. a EDPR tem pequeno free float. Donde nascem tantas ações à venda?
Editado pela última vez por 5640533 em 7/1/2022 17:11, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Luka! » 7/1/2022 15:55

Salpim Escreveu:Está a dar sinal de compra


Efectivamente ... todo indica que estamos na zona de entrada...

BUY POINT na EDPR
E estamos neste momento num daqueles pontos de entrada interessantes (que pode dar 10% nao num ano mas em algumas semanas ):

Os fundamentais são solidos
Técnicamente un sinal de COMPRA multiplo:

-Junto à BOLINGER inferior
-RSI em OVERSOLD (perto dos 30)

Tenho um target na zona dos 22€ (os targets mais recentes doa analistas andam de modo geral mais acima)
Mas prefiro uma postura mais "pai de familia"...
Anexos
EDPR BUY POINT.PNG
Zona de COMPRA EDP Renovaveis
EDPR BUY POINT.PNG (102.58 KiB) Visualizado 5251 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], dragom, Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, lito, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, PMP69, PXYC, rg7803, tami, yggy e 81 visitantes