Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 5/11/2021 13:14

20? A sério?
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Àlvaro » 5/11/2021 13:10

número, mas olha que isso ainda vai para mais perto de 20. Tem todo esse aspeto.
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 5/11/2021 13:08

Já foram. Por acaso, há pouco achei que tivesse invertido. Nunca mais inverte nada este elefante.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por trend=friend » 5/11/2021 12:55

5640533 Escreveu:Se soubesse que perda é que assumi hoje…


São as melhores lições, algumas melhores que MBAs, em conhecimento e às vezes em valor…

Mas se a perda foi nesta, convirá ter alguma cautela com novas entradas na mesma, pois a parte psicológica muitas vezes não nos ajuda. Com stop (sempre).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 5/11/2021 12:51

Se soubesse que perda é que assumi hoje…
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por trend=friend » 5/11/2021 12:49

5640533 Escreveu:Com um pouco de vergonha confesso que o motivo foi que me pareceu que já caiu o que teve de cair.


Não sendo o melhor motivo - quantos há que compram quase nos topos e mesmo depois de os activos cairem 50% e 70% continuam a reforçar e fazer “melhor” preço médio porque acreditam muito na empresa e no turnaround (em vez de cortarem perdas e partirem para outra, aumentam exposição…), e apenas o fazem porque parece que já caiu o suficiente … - as suas cinco primeiras palavras mostram sabedoria e permitem colocar um stop algo abaixo da entrada e assumir a eventual (pequena) perda com um sorriso nos lábios… :wink:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 5/11/2021 12:43

Com um pouco de vergonha confesso que o motivo foi que me pareceu que já caiu o que teve de cair.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por trend=friend » 5/11/2021 12:34

5640533 Escreveu:Inesperadamente sou “purista”. Comprei a 22,08.


E por algum motivo?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 5/11/2021 12:30

Inesperadamente sou “purista”. Comprei a 22,08.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por trend=friend » 5/11/2021 12:23

Ora com os indicadores já um pouco esgotados, vamos lá ver como se porta aqui nos 22

Edit: 22,08 para os puristas 8-)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 5/11/2021 12:19

fosgass2020 Escreveu:A "tese" das renováveis é boa até ao momento em que a maior empresa do sector vem dizer que não vai conseguir cumprir as metas por falta de __________ (mão-de-obra, equipamentos, matéria-prima, tempo, etc... preencham o resto).


O que acabas de escrever é verdadeiro.
Mas isso apenas mostra uma coisa: que o setor das energias renováveis vive dias frenéticos (à conta e por conta de tanta procura).
E agora pergunto eu: isso é bom ou mau sinal para a futura cotação da EDPR?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por fosgass2020 » 5/11/2021 9:30

A "tese" das renováveis é boa até ao momento em que a maior empresa do sector vem dizer que não vai conseguir cumprir as metas por falta de __________ (mão-de-obra, equipamentos, matéria-prima, tempo, etc... preencham o resto).

Ao mesmo tempo, os planos de fadeout das outras energias afinal não podem ser cumpridos porque as Renováveis não conseguem acompanhar o ritmo e qualquer alteração neste esquema fará o preço da energia subir e, ao subir, elimina a vantagem competitiva das Renováveis (tarifas fixas) e só dá vantagem às outras formas de energia, com custos bem mais baixos, precisamente o efeito oposto do que se pretente.

A realidade chocou de frente com as renováveis no seu todo e o mercado começa a descontar o exagero. A Vestas só caiu mais de 20% por causa do outlook negro que apresentou, os números do trimestre até foram bons!!

Talvez esteja na altura de começar a consolidar. Há demasiadas empresas "renováveis" no mundo. As licenças foram demasiado ambiciosas para a capacidade produtiva de matéria-prima e equipamentos necessários.

Claro está que havemos de chegar a um equilíbrio, mas sem antes termos vários relatórios trimestrais muito maus.
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 5/11/2021 8:51

Optimiza Escreveu:
NirSup Escreveu:
Minsk Escreveu:Acreditar em resultados futuros melhores tem uma boa dose de wishful thinking.


Caro Minsk,
Absolutamente em desacordo contigo.
Se há coisa que me deixa com um sorriso rasgado, é ler aqui comentários (todos os dias e a toda a hora) que não passam disso mesmo: desejos secretos ou pensamento positivo.
Se eu critico isso nos outros, não ia cometer o mesmo pecado. Isso não.
Acredito na EDPR, acredito que a cotação da EDPR irá subir mais e mais e muito mais.
Acredito não por estar longo na EDPR, mas pela forte convição de que as empresas de energias renováveis são o futuro. Ou são já mesmo o presente.
E apresentei aqui os meus argumentos que me levam a concluir isso. Não foram meras proposições conclusivas (ou narrativas delirantes a raiar a histeria) como a maior parte dos comentários do Caldeirão da Bolsa.
Não são desejos. São factos e argumentos baseados em factos.
By Nirvana


Nirsup, não percebo...
1 - Mas existirá maior delírio do que a tua afirmação que a cotação da "EDPR irá subir mais e mais e muito mais"? Isto é um fadista a cantar ou é um fado? Se visses alguém a escrever estas mesmissimas palavras sem uma detalhada análise conexa, o que é que acharias da psicologia/know-how do indivíduo? Materializa e fundamenta essa afirmação no concreto, não em frases abstractas e fúteis. Concretiza por uma vez, Please!
2 - Mas existirá uma maior mistificação do que por um setor estar em alta secular - "as energias renováveis serem o futuro" - subssumir que EDPR vai ser uma das top performers até 2025?
3 - Sobre retorno do capital investido (ROI), explica como é que EDPR poderá ser melhor investimento a 5 anos do que EDP?
4 - Que argumentos concretos é que já escreveste sobre EDPR? números, plano de expansão quinquenal, rentabilidade, margens operacionais e não apenas diletantismos assentes em números difusos, não explicados, simples copy/paste de sites da net?
Explica sobretudo como é que num sector de fortissimo GROWTH (receitas crescem acima de 12%/ano/on average), sustentas o hiper sucesso EDPR baseado em 5% de queda nas receitas? mas também como é que o fraquissimo ROI, ROE e PER de 40, aumento de capital 2021 de 1.5mM€, OPEX assustador, e eternas margens brutas abaixo de outros operadores Europeus de renováveis contribuem para essa ascensão ao Nirvana da EDPR, qual Hare Krishna maduro?

Rebate a minha tese » EDPR vai continuar a valorizar-se (agora muito mais moderadamente) não por ter uma performance financeira acima da média sectorial, um crescimento acima da média (tem na realidade um crescimento muito muito abaixo da média), mas pelo simples facto de ter uma singular dimensão internacional, de estar inserida no Grupo EDP e sobretudo porque os Fundos Mundiais para energias renováveis estarem assoberbados com tanto cash.

Optimiza, escreveram-se aqui e no tópico sobre a Greenvolt muitos superlativos em relação a Manso Neto. A EDPR é filha dele.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 5/11/2021 8:21

ParaCima Escreveu:... a taxa de efetividade da renovaveis rondava ou os 22% ou os 27% ja nao me lembro ao certo, mas isto para dizer, como queres ganhar dinheiro numa empresa que a sua capacidade produtiva está "parada" 3/4 do tempo.


Não é verdade que o load factor das renováveis da EDPR seja esse. Convido-te a ler os Relatórios&Contas da EDPR dos últimos anos e irás perceber que o load factor da EDPR ronda os 39%.
Desgraçadamente, no último ano o load factor baixou em razão de acontecimentos metereológicos raros: o vórtice polar nos EUA e a quietude global na Europa.
A armazenagem da energia eléctrica é cada vez mais eficiente e com custos mais baixos. Muitos produtores de energia renovável estão a apostar em produzir para guardar e vender nas horas de ponta. E essa será, seguramente, a evolução no setor. E lá se vai pelo cano abaixo o argumento contra a intermitência das energias renováveis. Serão menos intermitentes e mais permanentes.
Para teres uma ideia dos incrementos patrimoniais anuais da EDPR (não confundir com lucros) basta dizer que os 2 GW de eletricidade que ela se comprometeu a entregar anualmente no mercado valerão a preços atuais cerca de 3.000 ME (cada MW = 1,4 ME a 1,6 ME). Pensa nisto e faz as tuas contas.
A EDPR tem tudo para crescer porque oportunidades de negócio não lhe faltam. O que lhe falta é capital para poder ir a todas ou ir a tantas quantas desejaria.
Bons negócios.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Optimiza » 5/11/2021 2:31

NirSup Escreveu:Caro Otimiza,
O meu tópico mais ativo no CB é precisamente a EDPR, por razões óbvias.
Se queres saber por que razão entendo que a cotação da EDPR vai ter uma subida consistente nos próximos anos (não digo que seja nos próximos dias ou nos próximos meses mas nos próximos anos), convido-te a ler as 417 mensagens dedicadas à EDPR.
E aí encontrarás ou perceberás as razões. As minhas razões. Boas leituras!
By Nirvana


Ok, Nirsup. Compreendo e aceito esta tua explicação para a tua concretização/explanação "EDPR irá subir mais e mais e muito mais", que não sendo um desejo secreto ou um pensamento positivo, é uma análise consequente e uma peremptória certeza, que desde já me tranquiliza.

nota - Até poderás ter razão e eu não (aquela minha ideia lacunar de um moderado crescimento EDPR), e o crescimento EDPR vir a ser fantástico ("mais e mais e muito mais"). Nos 3 últimos dias estou a falhar acima da média (profissionalmente e na Bolsa). Falhei por completo na análise que fiz da idolatrada Tesla - vendi 90% das minhas vetustas ações há 3 dias, alvitrando uma correção, abri PUT OTM para janeiro e em apenas 2 dias, abdiquei de $46 por ação vendida e tenho um prejuízo latente num simples PUT de $1800 (fecho amanhã se ação não voltar ao vermelho).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 5/11/2021 2:05

Caro Otimiza,
O meu tópico mais ativo no CB é precisamente a EDPR, por razões óbvias.
Se queres saber por que razão entendo que a cotação da EDPR vai ter uma subida consistente nos próximos anos (não digo que seja nos próximos dias ou nos próximos meses mas nos próximos anos), convido-te a ler as 417 mensagens dedicadas à EDPR.
E aí encontrarás ou perceberás as razões. As minhas razões. Boas leituras!
By Nirvana

Em tempo: o maior pecado de muitos investidores e isso percebe-se aqui no CB é estarem focados nas árvores (a contar todos os seus pormenores) e não olharem para a floresta. Essa falta de sentido abrangente é fatal.
Em 2014, disse ao Ulisses que a Galp não tinha futuro. O petróleo e as energias fósseis não tinham futuro e era um erro apostar nelas.
É pela falta de sentido da abrangência que muitos apostam na Impresa e na NOS com os resultados que todos conhecemos.
Muitos não perceberam que o setor da Comunicação Social está em crise há muitos anos. E que as telecomunicações, em Portugal, vivem no fio da navalha, com um crescimento ridículo. Disse.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Optimiza » 5/11/2021 1:37

NirSup Escreveu:
Minsk Escreveu:Acreditar em resultados futuros melhores tem uma boa dose de wishful thinking.


Caro Minsk,
Absolutamente em desacordo contigo.
Se há coisa que me deixa com um sorriso rasgado, é ler aqui comentários (todos os dias e a toda a hora) que não passam disso mesmo: desejos secretos ou pensamento positivo.
Se eu critico isso nos outros, não ia cometer o mesmo pecado. Isso não.
Acredito na EDPR, acredito que a cotação da EDPR irá subir mais e mais e muito mais.
Acredito não por estar longo na EDPR, mas pela forte convição de que as empresas de energias renováveis são o futuro. Ou são já mesmo o presente.
E apresentei aqui os meus argumentos que me levam a concluir isso. Não foram meras proposições conclusivas (ou narrativas delirantes a raiar a histeria) como a maior parte dos comentários do Caldeirão da Bolsa.
Não são desejos. São factos e argumentos baseados em factos.
By Nirvana


Nirsup, não percebo...
1 - Mas existirá maior delírio do que a tua afirmação que a cotação da "EDPR irá subir mais e mais e muito mais"? Isto é um fadista a cantar ou é um fado? Se visses alguém a escrever estas mesmissimas palavras sem uma detalhada análise conexa, o que é que acharias da psicologia/know-how do indivíduo? Materializa e fundamenta essa afirmação no concreto, não em frases abstractas e fúteis. Concretiza por uma vez, Please!
2 - Mas existirá uma maior mistificação do que por um setor estar em alta secular - "as energias renováveis serem o futuro" - subssumir que EDPR vai ser uma das top performers até 2025?
3 - Sobre retorno do capital investido (ROI), explica como é que EDPR poderá ser melhor investimento a 5 anos do que EDP?
4 - Que argumentos concretos é que já escreveste sobre EDPR? números, plano de expansão quinquenal, rentabilidade, margens operacionais e não apenas diletantismos assentes em números difusos, não explicados, simples copy/paste de sites da net?
Explica sobretudo como é que num sector de fortissimo GROWTH (receitas crescem acima de 12%/ano/on average), sustentas o hiper sucesso EDPR baseado em 5% de queda nas receitas? mas também como é que o fraquissimo ROI, ROE e PER de 40, aumento de capital 2021 de 1.5mM€, OPEX assustador, e eternas margens brutas abaixo de outros operadores Europeus de renováveis contribuem para essa ascensão ao Nirvana da EDPR, qual Hare Krishna maduro?

Rebate a minha tese » EDPR vai continuar a valorizar-se (agora muito mais moderadamente) não por ter uma performance financeira acima da média sectorial, um crescimento acima da média (tem na realidade um crescimento muito muito abaixo da média), mas pelo simples facto de ter uma singular dimensão internacional, de estar inserida no Grupo EDP e sobretudo porque os Fundos Mundiais para energias renováveis estarem assoberbados com tanto cash.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 5/11/2021 1:25

Nirvaninha aqui ha uns tempos partilhei aqui no fórum que tinha assistido a uma apresentacao da ren é que a taxa de efetividade da renovaveis rondava ou os 22% ou os 27% ja nao me lembro ao certo, mas isto para dizer, como queres ganhar dinheiro numa empresa que a sua capacidade produtiva está "parada" 3/4 do tempo.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 5/11/2021 1:10

5640533 Escreveu:NirSup, tudo que diz até pode ser verdade. Pode ser. O que me interessa a mim é que, neste momento, estou a perder dinheiro com os resultados bem desapontantes da EDPR que contradizem o seu encantamento com a empresa. Pode ser que a EDPR valha 35 euros daqui a 2 anos. Não quero saber. Especialmente se entretanto nos surpreender com mais um ABB.


Minha cara Amiga,
A Bolsa é um jogo de paciência. Não precisas de marcar muitos golos, mas marcar aquele golo que fica para a história (e que podes depois rever no golo da semana ou no golo do mês).
Perdi algumas boas oportunidades de realizar gordas mais-valias: porque fui impaciente. Porque não acreditei.
Vi algumas oportunidades escaparem-se por entre os dedos. E repito muitas vezes: mas eu estive com elas na mão.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 5/11/2021 0:38

NirSup, tudo que diz até pode ser verdade. Pode ser. O que me interessa a mim é que, neste momento, estou a perder dinheiro com os resultados bem desapontantes da EDPR que contradizem o seu encantamento com a empresa. Pode ser que a EDPR valha 35 euros daqui a 2 anos. Não quero saber. Especialmente se entretanto nos surpreender com mais um ABB.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 4/11/2021 22:19

Minsk Escreveu:Acreditar em resultados futuros melhores tem uma boa dose de wishful thinking.


Caro Minsk,
Absolutamente em desacordo contigo.
Se há coisa que me deixa com um sorriso rasgado, é ler aqui comentários (todos os dias e a toda a hora) que não passam disso mesmo: desejos secretos ou pensamento positivo.
Se eu critico isso nos outros, não ia cometer o mesmo pecado. Isso não.
Acredito na EDPR, acredito que a cotação da EDPR irá subir mais e mais e muito mais.
Acredito não por estar longo na EDPR, mas pela forte convição de que as empresas de energias renováveis são o futuro. Ou são já mesmo o presente.
E apresentei aqui os meus argumentos que me levam a concluir isso. Não foram meras proposições conclusivas (ou narrativas delirantes a raiar a histeria) como a maior parte dos comentários do Caldeirão da Bolsa.
Não são desejos. São factos e argumentos baseados em factos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Minsk » 4/11/2021 15:18

Aqui no argumento da "renovabilidade" nao ha como nao dar razao ao Nirsup. E factual.

Queima de biomassa e uma fonte de libertacao de CO2 e de facto o argumento do dioxido carbono libertado estar ja na materia prima e aplicavel tambem a carvao e tambem petroleo.
Biomassa, carvao e petroleo seriam, por esta logica, tudo fontes de energia renovaveis! E so esperar uns bons milhoes de anos (no caso dos ultimos 2).

Tambem estou em crer que com o passar do tempo, mais e mais restricoes se aplicarao a queima de Biomassa, a medida que o fotovoltaico/eolico se tornem mais eficientes.

Mas, tudo isto nao exclui o quao dececionantes foram os resultados da EDPR. Acreditar em resultados futuros melhores tem uma boa dose de wishful thinking.
 
Mensagens: 227
Registado: 29/2/2012 0:44

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por HRamos_3 » 4/11/2021 15:08

NirSup Escreveu:
Optimiza Escreveu: Depois, é voltar a deixar os ramos, árvores mortas, e paus todos na floresta para os incêndios voltarem a destruir isto tudo, assar 68 pessoas, e lançarem 670 toneladas de carbono para a atmosfera como em 2018 » Alguém reparou que a área queimada anualmente em Portugal reduziu-se em sincronia com o aumento da produção de biomassa?)


Caro Otimiza,
Estás enganado, redondamente enganado. Acho que te devias informar melhor sobre este assunto.
Ninguém é contra a limpeza das matas. Não se pode é usar o argumento da limpeza das matas para lançar na atmosfera toneladas e toneladas de dióxido de carbono.
A biomassa, e estou a falar da biomassa no sentido técnico do termo (não das árvores inteiras que que se queimam nas centrais de biomassa), tem muitas outras utilizações. Imagina que até serve para fazer combustíveis sintéticos.
Agora, queimar a biomassa em centrais de produção de energia é a pior coisa que se pode fazer.
Que diferença há nisso e nos incêndios naturais?
Deixemos a hipocrisia e as falácias de lado e arranjemos soluções mais amigas do ambiente.
A natureza agradece.
By Nirvana


A diferença é que podes usar um subproduto (calor) para por exemplo aumentar a eficiência da electrólise e assim aumentar a eficiência geral do sistema. Válido para todas as centrais térmicas.
“One of the stupidest things a central banker could do is comment on the stock market."
Dennis P. Lockhart

"The stock market is not "a bubble in any way""
Dennis P. Lockhart

Dennis P. Lockhart - President and CEO of the Federal Reserve Bank of Atlanta
 
Mensagens: 122
Registado: 22/6/2014 20:28

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 4/11/2021 14:51

Àlvaro Escreveu:Nir, a biomassa não é limpa, mas não é propriamente o carvão. Mas enquanto os bancos não a puderem vender é vê-la subir. Modas...


Não, não é. O carvão é preto. E a biomassa é branca (ou quando muito morena).
A única diferença é essa. A diferença está na cor da pele.
:wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Àlvaro » 4/11/2021 14:48

Nir, a biomassa não é limpa, mas não é propriamente o carvão. Mas enquanto os bancos não a puderem vender é vê-la subir. Modas...
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], jorgemvm, m-m, malakas, Navete1, PAULOJOAO, Rifical, VALHALLA e 80 visitantes