Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 9/7/2021 18:40

trend=friend Escreveu:Não sei se têm acompanhado a prima Acciona energia que leva 15 dias de avanço no IPO que fez e hoje já passou os 30 euros.


A Acciona Energy foi oferecida em Bolsa (IPO) com uma capitalização à volta de €8,8 mil milhões, a menos de metade do valor da EDPR. Dada a capacidade instalada de energia renovável da Acciona Energy e os projetos já aprovados e em fase de construção para os próximos 4 anos, é óbvio que está ao nível da EDPR. E foi vendida a metade do preço . Isso tem a ver de certo modo com o pessimismo em relação às renováveis existente nesta altura em Espanha.
O sucesso em Bolsa da Acciona Energy só é surpresa para quem andar distraído.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por cmmanel » 9/7/2021 17:57

maturidade Escreveu:boas.
como vendi parte significativa da Impresa esta semana, estou capaz de enterrar aqui uns cobres.
apesar de dizer para mim mesmo que não voltava a investir na nossa bolsa nem mais um centavo.
Mas estou tentado a entrar na segunda feira nesta menina.
acho que vêm ai muito valor para a ALTRI.
e afinal:
a acção já está a descontar as ações de direito da Gvolt, e o dividendo ou não?

abraços




Parece-me que fez má troca (opinião pessoal).
Já não tem direito nem a ações nem dividendo.
 
Mensagens: 39
Registado: 29/11/2007 2:41
Localização: Vilarinho do Bairro

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 9/7/2021 17:28

ogal Escreveu:O Core Business e o perfil da GreenVolt é muito diferente do da Acciona.


Já para não falar da dimensão... mas o comportamento inicial da ANE sempre me pareceu fundamental para aferir o sucesso da subscrição da greenvolt. Se aquela falhasse, o que seria da greenvolt
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por maturidade » 9/7/2021 17:27

boas.
como vendi parte significativa da Impresa esta semana, estou capaz de enterrar aqui uns cobres.
apesar de dizer para mim mesmo que não voltava a investir na nossa bolsa nem mais um centavo.
Mas estou tentado a entrar na segunda feira nesta menina.
acho que vêm ai muito valor para a ALTRI.
e afinal:
a acção já está a descontar as ações de direito da Gvolt, e o dividendo ou não?

abraços
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Altri - Tópico Geral

por ogal » 9/7/2021 17:16

O Core Business e o perfil da GreenVolt é muito diferente do da Acciona.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 9/7/2021 17:02

Não sei se têm acompanhado a prima Acciona energia que leva 15 dias de avanço no IPO que fez e hoje já passou os 30 euros.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por RuiGerente » 9/7/2021 16:39

maturidade Escreveu:Boas.
com esta noticia a ação era para estar a BOMBAR.
Não se passa nada.
Não sei porquê.

abraços


é sexta feira... :wall:
acredito que segunda começe a bombar a sério \:D/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: Altri - Tópico Geral

por maturidade » 9/7/2021 16:28

Boas.
com esta noticia a ação era para estar a BOMBAR.
Não se passa nada.
Não sei porquê.

abraços
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 9/7/2021 15:44

RuiGerente Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/greenvolt-ja-superou-os-150-milhoes-do-ipo-antes-do-encerramento-da-operacao

Agora parece que vamos ter novidades \:D/


Greenshoe e tudo já alcançado...!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por RuiGerente » 9/7/2021 15:27

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... a-operacao

Agora parece que vamos ter novidades \:D/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: Altri - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 9/7/2021 11:50

fosgass2020 Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Como planeado deu para entrar. Para mim foi a ação com melhor comportamento, o suporte 5.24 valeu e aponta para norte. :mrgreen:


Eu acagacei-me. Penso que ainda vai dar para entrar amanhã. Algum target em mente?


Sem comentários...

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
ALTRI 9Julho.png
ALTRI 9Julho.png (59.07 KiB) Visualizado 7288 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2992
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Altri - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 9/7/2021 10:13

Fiquei sem perceber se hj houve um ajuste ex-div ou não :?:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Altri - Tópico Geral

por BOMBA99 » 9/7/2021 1:29

Se a entrada em bolsa acontecer como previsto vai haver muitos fundos que têm forçosamente que entrar.

Penso que pode ser o catalizador para máximos históricos na ALTRI no próximo ano.

E máximos históricos ainda é uma margem muito grande. Eu diria que os resultados também vão dar uma grande ajuda. O aumento dos resultados líquidos vai ser brutal.

Aguardar serenamente para entrar no suporte e olhar para as resistências de curto prazo/médio (nos 6,30) e esperar que sejam pulverizadas.

Depois é voltar a fazer um stock-split que já não se faz há muito tempo :mrgreen:
 
Mensagens: 124
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: Altri - Tópico Geral

por fosgass2020 » 8/7/2021 22:51

Àlvaro Escreveu:Como planeado deu para entrar. Para mim foi a ação com melhor comportamento, o suporte 5.24 valeu e aponta para norte. :mrgreen:


Eu acagacei-me. Penso que ainda vai dar para entrar amanhã. Algum target em mente?
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/7/2021 22:22

Como planeado deu para entrar. Para mim foi a ação com melhor comportamento, o suporte 5.24 valeu e aponta para norte. :mrgreen:
 
Mensagens: 9970
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por fosgass2020 » 8/7/2021 22:10

Eu acho que estamos todos a esquecermo-nos de umas coisas que realmente me parecem importantes...

https://observador.pt/2021/03/17/joao-manso-neto-cancela-acordo-de-nao-concorrencia-com-a-edp-e-vai-para-o-grupo-altri/
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/os-grandes-numeros-da-greenvolt-a-renovavel-que-a-altri-quer-por-em-bolsa-748426

Portanto, alguém acredita que Manso Neto mandou às favas uma compensação de 560.000€ anuais, para ir para a Greenvolt que vale um cagagésimo do que vale a EDPR (produz 98MWh anuais), porque lhe apeteceu brincar às empresas pequeninas? Quem manda ao ar 560k/ano é porque espera ganhar muito mais, pelo que eu não duvido que a Greenvolt é para valer!

Também todos sabemos que Manso Neto pertence àquele grupo muito restrito de pessoas DDTs que conseguem criar leis à sua medida de modo a beneficiar as suas empresas. Além disso, tem conhecimentos a nível governamental que vão ser suficientes para orientar os negócios que sejam necessários para garantir as promessas. Afinal, não é todos os dias que alguém promete crescer 40% ao ano, num mercado que está saturadíssimo de empresas de energias renováveis (eólico e solar)!!

Portanto, espera-se que surjam aí umas novas leis que vão no sentido de garantir, por exemplo, um fornecimento constante e barato de matéria-prima às centrais de biomassa (por exemplo uma lei que "nacionalize" o combustível florestal em benefício da centrais). Também é de esperar que parte do PRR vá parar às mãos da Greenvolt... afinal, eles precisam de quase 2.000 milhões de euros para os investimentos que querem fazer e o money tem que vir de algum lado e se vier da Europa, vem de borla!!

Enfim, "business as usual" na Tugalândia!
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 8/7/2021 21:49

ogal Escreveu:A minha ingonita é:
Até agora a GrennVolt tinha a matéria prima à borla, por isso tinha um EBITA muito bom.
Agora vai acontecer uma das duas coisas:
- Ou a GreenVolt para uma boa renda à Altri e aí desce consideravelemtne o EBITA;
- Ou caso a GreenVol não pague nada à Altri, a ALTRI vai ficar sem 30% das receitas relacionadas com a engia.
Só quando saírem as contas é que vamos saber em que condições a GreenVolt opera nas instalações da ALTRI.


Os produtores de energia com biomassa estão a deparar-se com um problema com que não contavam: os custos da matéria prima.
Quanto o sol brilha, brilha de forma gratuita. E quando o vento sopra, sopra de forma gratuita.
Mas as centrais de biomassa terão de pagar a matéria prima de que se abastecem aos preços de mercado. E não venham com o argumento peregrino de que a Greenvolt se abastece dos resíduos ou desperdícios da indústria da pasta de papel a custos reduzidos.
A partir do momento em que a Greenvolt é uma empresa jurídica e contabilisticamente independente da empresa-mãe terá de adquirir a matéria prima de que se abastece ao preço do mercado, sob pena dos acionistas da ALTRI acionarem judicialmente a empresa por gestão ruinosa com prejuízo dos acionistas.

Em 1/5/2021 8:11 By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 8/7/2021 21:35

forza algarve Escreveu:A operação greenvolt é boa.. Vendes a 500 o que até ano passado valia 100..



:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por forza algarve » 8/7/2021 21:15

A operação greenvolt é boa.. Vendes a 500 o que até ano passado valia 100..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Altri - Tópico Geral

por ogal » 8/7/2021 18:37

A minha ingonita é:
Até agora a GrennVolt tinha a matéria prima à borla, por isso tinha um EBITA muito bom.
Agora vai acontecer uma das duas coisas:
- Ou a GreenVolt para uma boa renda à Altri e aí desce consideravelemtne o EBITA;
- Ou caso a GreenVol não pague nada à Altri, a ALTRI vai ficar sem 30% das receitas relacionadas com a engia.
Só quando saírem as contas é que vamos saber em que condições a GreenVolt opera nas instalações da ALTRI.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 8/7/2021 17:07

ogal Escreveu:Por esses motivos da operação da Greenvolt, decidi investir no setor de papel na Navigator. Acho que os resultados semestrais vão ser muito bons.


:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Futuros da Kraft Pulp
Anexos
Futuros da Kaft Pulp.PNG
Futuros da Kaft Pulp.PNG (34.42 KiB) Visualizado 8022 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por perneta » 8/7/2021 16:55

O Manso Neto terá alguma opção ou direito sobre algumas ações da Greenvolt?
"At Berkshire, we particularly favor the rare enterprise that can deploy additional capital at high returns in the future. Owning only one of these companies – and simply sitting tight – can deliver wealth almost beyond measure."
 
Mensagens: 185
Registado: 10/1/2018 16:32

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 8/7/2021 16:31

5640533 Escreveu:O desconto d dividendo ainda não aconteceu. Depois do spin-off da Greenvolt seria aturar que a Altri perca algum valor. Penso eu de que.


Até poderás estar a pensar de que corretamente. Daí que o dia 29 de Julho é que vai clarificar o status quo de ambas as ações. Vamos poder ver os rácios Altri vs PSI20 e Greenvolt vs EDPR (vai-se aferir que ações estão baratas e que ações estão caras).

E que rácios são esses?
PER
Price/sales
Ebitda/Net Debt (sabendo que EDPR reduziu dívida graças a 1.5mM€ de AC)
Ebitda/revenue
%crescimento do RL/ 2ºtrim. 2021 YoY (qual a ação que é mais rentável)
% crescimento revenue
1ºtrim. 2021 YoY (qual a ação que é realmente Growth)

No caso greenvolt » não vamos contabilizar a %net debt/revenue e o %capex/revenue (porque EDPR teve "doping" pelo AC de 1,5mM€), mas mesmo assim podiamos fazer o capex/opex, e no final, se fôr possível, fazer uma análise DCF a 8 anos, parametrizado pelo % crescimento da faturação e do lucro GreenV vs EDPR.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por 5640533 » 8/7/2021 16:12

O desconto d dividendo ainda não aconteceu. Depois do spin-off da Greenvolt seria aturar que a Altri perca algum valor. Penso eu de que.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 8/7/2021 15:55

forza algarve Escreveu:Aqui acabou a magia?? O efeito greenvolt durou 2 dias


Forza, especulo que a "magia", para a GreenV e para a Altri ainda não começou sequer: subida preliminar na antecipação aos resultados trim. a 29 de Julho (espero ver em ambas, Growth na receita, Growth nas margens brutas, Growth no capex e sobretudo Growth nos Resultados líquidos).

Mas para quem entrou antes de dia 7, aguarda-se esse período com algumas Greenvolt e dividendos extraordinários no bolso, o que nem é assim tão mau...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, hugob0ss, J.f.vieira, m-m, malakas, niceboy, OCTAMA, peterteam2, PMP69, rs521, Weirdfi$h, Woman_Trader e 19 visitantes