Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 3/3/2021 14:05

Key Points Keppler Chevreux

 EDPR’s capital increase of EUR1.5bn (pre-announced at last week’s CMD) has been completed via an ABB.
 The price of ABB (EUR17) is a great deal for the buyers, as, in our view, it does not incorporate any NPV of future growth.
 From EDP’s side, the key word appears to be “de-risking”, ahead of a significant acceleration in capacity additions over 202125E (3x above the previous 2019-22E plan

PT EUR 25 (unchanged)
 
Mensagens: 2991
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 3/3/2021 13:59

O novo plano industrial não aqueceu os corações de ninguém e com esta decisão de vendas e aumento de capital não aqueceu nem o bolso dos investidores...

Espero que seja tudo para o bem da empresa e não de amigos dos amigos..
Já anterior administrador foi investigado..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por António Vieira » 3/3/2021 13:36

Alguem sabe dizer sff, são 88 milhoes de ações a 17 eur que vão entrar no mercado. Qual o fator de ajuste ?

Obrigado
 
Mensagens: 242
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 3/3/2021 13:29

Escrevi para a Associação de Investidores e Técnicos do Mercado (AITM). A resposta, em juridês, é que está tudo nos conformes e legal. Ponto. Para o Nirvana também. Porque guerra com a EDP nem imagino...
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 3/3/2021 13:20

depende do valor que estejamos a falar, mas se fosse o nirvana mexia-me... é mais que evidente que o processo não é normal... a administração não pode realizar aumentos de capital, as deliberações só podem ocorrer em Ag. depois temos aqui a questão da proporcionalidade, ou seja, cada proprietário teria direito prioritário sobre a % do aumento de capital a que corresponde. temos aqui várias questões que podem ir contra a legalidade da coisa... mas também não sou jurista, e não me vou meter nisso.

não foi por falta de aviso...
Editado pela última vez por ParaCima em 3/3/2021 14:10, num total de 1 vez.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 3/3/2021 12:57

Achar que a EDP faz um aumento de capital ilegal nao sei se tem muito sentido..

eu so leio que o pequeno investidor se lixou. Eu conheço pessoas que tinham acçoes do IPO e outros que andaram a comprar nos 11/12. Puderam vender (alguns venderam) a 25/26 euros, mais do triplo do valor do IPO!

Nos ultimos 12 meses a EDPR teve uma subida de foguetao. Se houve malta a entrar no topo estava à espera do que? Que ia duplicar para os 50 euros nos 3 meses seguintes?
 
Mensagens: 2991
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por trend=friend » 3/3/2021 12:55

NirSup Escreveu:Concordo com quase tudo o que escreveste. Mas continuo na dúvida sobre a legalidade do AC. E ainda ninguém me demonstrou o contrário.
A ver vamos como diz o cego.
By Nirvana


Há situações admissíveis de supressão do direito de preferência, por deliberação da AG nesse sentido (e teria de ir ver se não do próprio CA). Mas veremos as condições concretas
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 3/3/2021 12:51

Concordo com quase tudo o que escreveste. Mas continuo na dúvida sobre a legalidade do AC. E ainda ninguém me demonstrou o contrário.
A ver vamos como diz o cego.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por PIKAS » 3/3/2021 12:45

Caros,

Isto foi um golpe baixo? Foi e sabiam que estavam a lixar os pequenos, beneficiando os outros.
Isto estava anunciado? Estava. Desde há cerca de uma semana se sabia que seria mais ou menos assim. Basta ver post's neste tópico de há alguns dias atrás.
Isto é legal? É, disso também não tenho dúvidas. Então o board, rodeado por juristas pagos a peso de ouro, ia arriscar uma coisa destas a pensar " pode ser que passe "?
Isto é imoral e repugnante? Lá isso é. Mas neste PSIzinho já vi coisas bem piores.
As autoridades do mercado estão sonolentas? Estavam, estão e vão continuar a estar, como sempre.

E agora?
Na minha opinião, quem comprar nesta zona dos 17 e tiver como horizonte temporal o final do ano vai fazer uma mais-valia aceitável.
Na minha opinião, quem comprar nesta zona dos 17 tem um risco baixo, versus retorno aceitável.
Na minha opinião, ninguém pense que os institucionais vão ganhar amor aos títulos e jurarão deles nunca se desfazerem. Nem pensar, logo que vejam uma mais-valia aceitável lá vão eles.
Quem comprou há dias ou semanas, a 22, 23€, por agora, lixou-se porque a cotação vai voltar lá mas vai demorar algum tempo. Voltará lá, disso não tenho dúvidas mas só depois dos institucionais se banquetearem.
Só tenho receio é que estes rapazes tenham aprendido como se faz e daqui a 2 anos voltem a fazer o mesmo, igualzinho, nos mesmos moldes e lixando os mesmos.
Como se diz na tropa: Siga a marinha.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1728
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 3/3/2021 12:08

Imaginem agora começa tudo ao contrário. A cavalgada conhecida para cima com a ajuda dos mesmos ou de outros. Nesta ação mandam muitos excepto o mercado. É assim nas repúblicas das bananas.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Diacono » 3/3/2021 11:59

Por acaso não tinha acções da EDPR. Só por acaso! Assim que li AC fugi. Se há coisa que já aprendi na bolsa portuguesa é a largar as acções mal se fala em AC. Fui tão rápido a abrir mao delas como se acabasse de agarrar uma brasa.
Um AC em que nem todos podem participar é tremendamente injusto. A bolsa parece que não foi feita para os pequeninos e estas situações cada vez me fazem pensar mais assim.
Acordar hoje com menos 10% é obra...
Pode ser que o recupere nos próximos dias, vamos ver.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 3/3/2021 11:49

ParaCima Escreveu:hoje já ganhei dinheiro com a edpr, comprei a 16,80 e vendi a 17. possivelmente nos próximos dias o valor vai convergir para os 17 mas continuo a dizer que não vale, talvez, metade disto.
sei que és novato nisto, tenta estudar um pouco da psicologia do investimento... pode ajudar-te.


1.º Não sou novato nisto. Já o afirmei aqui várias vezes. Ponto. Final.
2.º Permite-me que te diga que se compraste a EDPR 16,80 euros e a vendeste a 17,00 euros não terás feito lá muito bom negócio. Poderias vender a preço bem superior nos próximos dias/semanas. Quando o pó do Aumento de Capital assentar.
3.º Agradeço o conselho de estudar mais sobre a psicologia do investidor. Mas não tenho feito eu outra coisa nos últimos tempos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 3/3/2021 11:41

fosgass2020 Escreveu:Os institucionais que quiseram fazer negócio com este movimento, já venderam as acções nos dias anteriores, a 18 e tal, 19 euros, que é assim que se trabalha!
Já sabiam há muito que iam pagar 17€ pelas novas.
Dia 5, pode haver inundação do mercado motivado pelas entrega das novas ações por uma meia dúzia de "institucionais" a ajustar a carteira, apenas.


!.º É mentira que os institucionais tenham vendido as ações da EDPR nos dias anteriores (depois do anúncio da operação). P elo menos que as tenham vendido em Bolsa. O histórico das vendas (volume) dos dias anteriores aí está para o demonstrar.
2.º Não é verdade que no dia 5 o mercado seja inundado com ações da EDPR. Só quem for muito estúpido irá vender um ativo por menos de 17 euros, quando o SMART MONEY entendeu que a 17,00 euros era um bom preço de compra (bom negócio). A ver vamos. Já falta pouco tempo.
3.º Pelas minhas contas, a EDP não controla 151.781.620 de ações da EDPR. Julga-se que 4/5 das mesmas estarão nas mãos dos fundos e 1/5 nas mãos dos particulares. Logo, os fundos deterão, atualmente, cerca de 120 milhões de ações da EDPR. E irão adquirir mais cerca de 90 milhões. E não as irão vender a menos de 17 euros no mercado. Se decidiram comprar a esse preço é porque julgaram estar a fazer um bom negócio.
4.º Julgo que a maior parte dos fundos não entram nessa palhaçada de vender para comprar logo a seguir. Se compraram é porque entendem que é um bom investimento para o futuro e não se deixam vender por meia dúzia de patacos. Mas admito que alguém o terá feito, no dia de hoje. Ou fundos ou particulares. O volume de hoje não é um volume normal a esta hora.

PS: claro que os fundos, sabendo há muito tempo desta operação, foram ajustando a cotação para o valor a que iriam comprar. Mas isto já vem acontecendo há muito tempo. Não foi depois de conhecida a operação.
By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 3/3/2021 11:59, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Penaforte » 3/3/2021 11:20

Sei que é duro pensar que os 'lobos' já sabiam disto tudo e estavam a despachar as ações nas 'ovelhas' lá em cima, por isso é que é importante saber um pouco de AT e AF. Ambas apontavam para uma sobrevalorização e risco de correção no curto prazo. Aliás se olharem para o gráfico, é exatamente a partir destes valores - 18€ - que se inicia o movimento parabólico e a ação valoriza bastante já em modo 'overbought'. Lamento, mas os sinais estavam lá. É exatamente para antever movimentos futuros que nos escapam.
Quanto ao preferir um aumento de capital 'público'? Que sentido faz isso? Terias muito mais diluição e as ações no free float para trading.. esta opção é muito mais saudável para o futuro e comportamento da cotada. Reforças teoricamente o suporte neste valor e os institucionais obviamente não entraram nestes valores para andarem a fazer daytrading. A empresa fica com um montante muito interessante para sustentar o crescimento e agora o foco estará na forma como irão investir o dinheiro e como conseguirão realmente alavancar e escalar o negócio, num sector em crescimento.
Quanto a malta da AF, haverá sempre um 'ódio' por cotadas e sectores neste tipo de 'momentum', ou no 'modo bolha' como lhes chamam. Eu estaria obviamente atento aos argumentos mas não ligaria muito. É normal, custa compreender olhando para os números mas o mercado tem destas coisas e eles sabem. Suponho que aborreça a AF ter algumas limitações neste campo e as vezes oportunidades únicas escapam.

Continuo a achar que é dos poucos investimentos interessantes no PSI.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 3/3/2021 11:09

Opcard Escreveu:Não acredito que haja inundação do mercado feito pelos "institucionais" eles tem um compromisso de guardar as ações e eles investirem a longo prazo se o fazem é porque acreditam que a ação vai valorizar .


A ENGIE TiNHA ANUNCIADO UM ACORDO COM A EDPR PARA O
CRIAÇÃO DE UMA JOINT VENTURE 50/50 PARA O OFFSHORE.

Como está este acordo ?

Haverá lock up de 180 dias.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 3/3/2021 11:08

E a tudo isto ainda falta o aumento de capital o todo o processo foi feito e cumprido hoje??
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Opcard » 3/3/2021 11:00

Não acredito que haja inundação do mercado feito pelos "institucionais" eles tem um compromisso de guardar as ações e eles investirem a longo prazo se o fazem é porque acreditam que a ação vai valorizar .


A ENGIE TiNHA ANUNCIADO UM ACORDO COM A EDPR PARA O
CRIAÇÃO DE UMA JOINT VENTURE 50/50 PARA O OFFSHORE.

Como está este acordo ?
 
Mensagens: 4581
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por fosgass2020 » 3/3/2021 10:43

Os institucionais que quiseram fazer negócio com este movimento, já venderam as acções nos dias anteriores, a 18 e tal, 19 euros, que é assim que se trabalha!

Já sabiam há muito que iam pagar 17€ pelas novas.

Dia 5, pode haver inundação do mercado motivado pelas entrega das novas acções por uma meia dúzia de "institucionais" a ajustar a carteira, apenas.
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 3/3/2021 10:28

NirSup Escreveu:A EDP na qualidade de maior acionista da EDPR prepara-se para renunciar ao Direito de Preferência em próxima Assembleia Geral convocada para o efeito. E como detém a maioria essa deliberação é aprovada sem problema.
Só que as coisas não são bem assim. O direito de preferência dos acionistas minoritários resulta da lei que nenhuma deliberação da AG pode impedir, sob pena de violação da lei.
As coisas não são tão lineares assim na minha opinião. Mas admito que me esteja a escapar alguma coisa.
A CMVM terá de se pronunciar sobre este assunto.
Entretanto, para mostrar/demonstrar que os pequenos acionistas não serão em nada prejudicados em todo este processo, a cotação da EDPR andará por estes dias alinhada com o preço fixado para a subscrição das novas ações: 17 euros.
Quem a está a fazer convergir para esse valor?
É o descrédito total da Bolsa e do mercado.
Mas julgo que quem comprar a estes valores está a fazer um bom negócio.
By Nirvana

Edit: a pressão vendedora é enorme. E o volume de vendas não usual. Não me admirava nada que os fundos estejam a vender a um valor ligeiramente superior a 17 euros para logo a seguir a comprarem por 17 euros. Isto é uma palhaçada.
Mas eu vou reforçar. E sei que vou ganhar dinheiro.
Se não os podes combater, junta-te a eles.



permita-me que te trate assim, amigo Nirvana, estás a entrar num erro muito conhecido... que é o erro de reforçar para te sentires mais confortável... não vou dizer para comprares ou venderes (quem sou eu?), mas dou-te um conselho, ponderá bem as entradas e saidas, penso que estás a ir ao impulso...

hoje já ganhei dinheiro com a edpr, comprei a 16,80 e vendi a 17. possivelmente nos próximos dias o valor vai convergir para os 17 mas continuo a dizer que não vale, talvez, metade disto.

sei que és novato nisto, tenta estudar um pouco da psicologia do investimento... pode ajudar-te.

abraço e bons negócios
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Jkr1971 » 3/3/2021 10:10

pelo andar das coisas, isto ainda vai parar á zona de suporte, pelos 14€
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 3/3/2021 9:51

A EDP na qualidade de maior acionista da EDPR prepara-se para renunciar ao Direito de Preferência em próxima Assembleia Geral convocada para o efeito. E como detém a maioria essa deliberação é aprovada sem problema.
Só que as coisas não são bem assim. O direito de preferência dos acionistas minoritários resulta da lei que nenhuma deliberação da AG pode impedir, sob pena de violação da lei.
As coisas não são tão lineares assim na minha opinião. Mas admito que me esteja a escapar alguma coisa.
A CMVM terá de se pronunciar sobre este assunto.
Entretanto, para mostrar/demonstrar que os pequenos acionistas não serão em nada prejudicados em todo este processo, a cotação da EDPR andará por estes dias alinhada com o preço fixado para a subscrição das novas ações: 17 euros.
Quem a está a fazer convergir para esse valor?
É o descrédito total da Bolsa e do mercado.
Mas julgo que quem comprar a estes valores está a fazer um bom negócio.
By Nirvana

Edit: a pressão vendedora é enorme. E o volume de vendas não usual. Não me admirava nada que os fundos estejam a vender a um valor ligeiramente superior a 17 euros para logo a seguir a comprarem por 17 euros. Isto é uma palhaçada.
Mas eu vou reforçar. E sei que vou ganhar dinheiro.
Se não os podes combater, junta-te a eles.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por António Vieira » 3/3/2021 9:47

O AC nos gráficos vai refletir se. Qual o valor de ajuste? Vai emitir quantas ações e quantas tem atualmente?

Li que era AC de 1,5 M Milhões euros
 
Mensagens: 242
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por trend=friend » 3/3/2021 9:33

forza algarve Escreveu:Quem paga a festa dos tubarões são sempre as pequenas focas


Isso é um dado da vida... mas quando na edp comentava o excelente negócio, falo nas perspectivas futuras do grupo com esta operação, não na espuma dos dias das cotações

PS as pequenas focas têm um bom gap dos 17 aos 18 para fechar. Ou controlarem os mínimos de hoje se for preciso descer abaixo da calota outra vez
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 3/3/2021 9:28

Quem paga a festa dos tubarões são sempre as pequenas focas
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por trend=friend » 3/3/2021 9:22

Docinho Trader is in the house... 8-)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], boavista, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, malakas, Manchini888, MP65, OCTAMA e 2 visitantes