Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por maturidade » 3/3/2021 9:09

Boas.
está OFF, a ação da EDPR.
as vendas são massivas.
pareçe que vai abrir abaixo dos 17.00.

abraços
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 3/3/2021 1:34

NirSup Escreveu:Código das Sociedades Comerciais
TÍTULO IV - Sociedades anónimas
CAPÍTULO IX - Aumento e redução do capital
Artigo 458.º - Direito de preferência

1 - Em cada aumento de capital por entradas em dinheiro, as pessoas que, à data da deliberação de aumento de capital, forem accionistas podem subscrever as novas acções, com preferência relativamente a quem não for accionista.

Ainda estou para ver como é que a EDP e a EDPR vão dar a volta a esta imposição/norma legal.
Já se fala em venda direta de ações da EDPR na posse da EDP - accelerated bookbuilding (ABB) - seguida do aumento de capital (quem compra as ações acaba, por essa via, por se tornar acionista da EDPR).
Mas depois dizem que afinal isto não é uma venda mas um empréstimo temporário de ações.
Bom, com tanta engenharia legal acho que isto vai acabar tudo em tribunal com Providências Cautelares a fazer suspender o Aumento de Capital da EDPR.
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
By Nirvana


Vá sonhando, Nirvana. O que não deve faltar na EDP e EDPR é advogados. Porque não envia essa citação a CMVM? Ou a Associação dos pequenos investidores?
Se não estou enganada houve aqui alguém que defendia a ética da EDP.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por tyui » 3/3/2021 1:29

Bar38 Escreveu:
MCMAD1977 Escreveu:, a queda teve a ver com informação privilegiada, e por esse motivo a CMVM devia pedir explicações.

Como reza a história, obviamente nada vai acontecer. Esta é uma terra sem rei nem roque no que à matéria de reguladores diz respeito. :wall:


E qual é a duvida!!??quando mete aumentos de capital há consultar os MAIORES acionistas, aqueles que realmente vão ter que meter capital a serio ...não vale apena ser ingénuo...é normal funcionamento dos mercados...e é por estas e por outras que só dou valor ao preço( AT) a única informação que chega ao mesmo tempo a todos os intervenientes no mercado...

Os pequenos acionistas esses coitados... além de não terem informação preveligiada, não podem ir ao AC e ficam a perder com o memso devido á diluição da acções.

Por falar em informação preveligiada, há uma empresa no Psi20 que no dia anterior ao anuncio de grandes contratos de grandes obras, a cotação sobe, sobe sempre ...
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Bar38 » 3/3/2021 0:56

É por estas e por outras que quem tem amor ao dinheiro pensa 100 vezes antes de meter um tostão no índice Português...os bons negócios ficam para os institucionais ou retira-se de bolsa, o lixo manda-se para os particulares....depois qual é a surpresa do PSI andar em mínimos....
 
Mensagens: 1464
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 3/3/2021 0:44

Código das Sociedades Comerciais
TÍTULO IV - Sociedades anónimas
CAPÍTULO IX - Aumento e redução do capital
Artigo 458.º - Direito de preferência

1 - Em cada aumento de capital por entradas em dinheiro, as pessoas que, à data da deliberação de aumento de capital, forem accionistas podem subscrever as novas acções, com preferência relativamente a quem não for accionista.

Ainda estou para ver como é que a EDP e a EDPR vão dar a volta a esta imposição/norma legal.
Já se fala em venda direta de ações da EDPR na posse da EDP - accelerated bookbuilding (ABB) - seguida do aumento de capital (quem compra as ações acaba, por essa via, por se tornar acionista da EDPR).
Mas depois dizem que afinal isto não é uma venda mas um empréstimo temporário de ações.
Bom, com tanta engenharia legal acho que isto vai acabar tudo em tribunal com Providências Cautelares a fazer suspender o Aumento de Capital da EDPR.
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Bar38 » 3/3/2021 0:37

MCMAD1977 Escreveu:, a queda teve a ver com informação privilegiada, e por esse motivo a CMVM devia pedir explicações.

Como reza a história, obviamente nada vai acontecer. Esta é uma terra sem rei nem roque no que à matéria de reguladores diz respeito. :wall:


E qual é a duvida!!??quando mete aumentos de capital há consultar os MAIORES acionistas, aqueles que realmente vão ter que meter capital a serio ...não vale apena ser ingénuo...é normal funcionamento dos mercados...e é por estas e por outras que só dou valor ao preço( AT) a única informação que chega ao mesmo tempo a todos os intervenientes no mercado...
 
Mensagens: 1464
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por MCMAD1977 » 3/3/2021 0:18

Começo por dizer que não estou investido na EDPR, nem penso estar, de qualquer forma acompanho o tópico e tenho que concordar com o que foi escrito pelo Nirvana, a queda teve a ver com informação privilegiada, e por esse motivo a CMVM devia pedir explicações.

Como reza a história, obviamente nada vai acontecer. Esta é uma terra sem rei nem roque no que à matéria de reguladores diz respeito. :wall:
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 2/3/2021 23:10

maturidade Escreveu:
ParaCima Escreveu:sou mesmo estupido... porque não shortei?amanhã só faz sentido cair a valer

caso sejam 2B aposto num preço de acção entre os 12 e os 12.5

aproveitar a bolhinha. neste caso a edpr não vale mais que 9/10 euros.

não vale a pena, comprem berkshire, esqueçam o resto há sempre maneira de lixar o pequeno investidor, isto é no mínimo uma vergonha. Nirvana foste avisado, estou a ganhar 2-0. primeiro foi a semapa, agora a edpr...


Como assim?????
falam em 17.00€/ação.
como chegas a esse valor dos 12/12.5?????????????

abraços


fiz as contas atrás... talvez esteja uma ou duas páginas atrás...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por PIKAS » 2/3/2021 23:07

NirSup Escreveu:
PIKAS Escreveu:Eu alguma vez disse isso? Deves estar enganado, muito enganado.
Cumprimentos,


Não citei nomes. Alguém afirmou isso. E mais do que uma pessoa.
O que tem de bom no CB é que fica tudo registado.
Não há maneira de negar o quer que seja.
By Nirvana
Mas não respondeste. Eu perguntei, fui eu? O que é que eu tenho a ver com alguém e mais que um alguém? Se fica registado, vai lá buscar onde eu afirmei isso. Reafirmo que não disse isso, estás enganado.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1728
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 2/3/2021 23:01

Nao percebo uma coisa. Tanta pergunta, tanta desilusão, até protesto AQUI. Porque? Escrevam para a CMVM. Quanto mais melhor. Francamente. Parecem crianças.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Penaforte » 2/3/2021 22:37

Alguém me pode explicar onde é que isto é mau para a empresa e quem nela investe?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Opcard » 2/3/2021 22:30

O que podemos especular e será sempre uma especulação , porque veio a cotação para valores próximos do preço de colocação junto dos investidores institucionais?
 
Mensagens: 4581
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 2/3/2021 22:18

Apos os 17 euros aposto na galhofa que sobe houve uma venda que a edpr era muito boa po ac por isso vá so pos feijoes agora sobe
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 2/3/2021 22:14

PIKAS Escreveu:Eu alguma vez disse isso? Deves estar enganado, muito enganado.
Cumprimentos,


Não citei nomes. Alguém afirmou isso. E mais do que uma pessoa.
O que tem de bom no CB é que fica tudo registado.
Não há maneira de negar o quer que seja.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por maturidade » 2/3/2021 21:49

ParaCima Escreveu:sou mesmo estupido... porque não shortei?amanhã só faz sentido cair a valer

caso sejam 2B aposto num preço de acção entre os 12 e os 12.5

aproveitar a bolhinha. neste caso a edpr não vale mais que 9/10 euros.

não vale a pena, comprem berkshire, esqueçam o resto há sempre maneira de lixar o pequeno investidor, isto é no mínimo uma vergonha. Nirvana foste avisado, estou a ganhar 2-0. primeiro foi a semapa, agora a edpr...


Como assim?????
falam em 17.00€/ação.
como chegas a esse valor dos 12/12.5?????????????

abraços
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 2/3/2021 21:46

sou mesmo estupido... porque não shortei?amanhã só faz sentido cair a valer

caso sejam 2B aposto num preço de acção entre os 12 e os 12.5

aproveitar a bolhinha. neste caso a edpr não vale mais que 9/10 euros.

não vale a pena, comprem berkshire, esqueçam o resto há sempre maneira de lixar o pequeno investidor, isto é no mínimo uma vergonha. Nirvana foste avisado, estou a ganhar 2-0. primeiro foi a semapa, agora a edpr...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 2/3/2021 21:43

Indica na notícia que a procura já supera oferta
 
Mensagens: 2991
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por maturidade » 2/3/2021 21:39

trend=friend Escreveu:
maturidade Escreveu:Investidores institucionais podem comprar ações da EDPR com desconto de 9,2% no aumento de capital

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... de-capital

Abraços


Not bad, resta saber o nível de procura mas ninguém avançaria se não estivesse asseguradíssimo


Boas.
se corrigir para essses valores ainda sou capaz de dar um tirinho, e ficar com elas para médio prazo.
é das únicas que considero investir cá no TUGA.
o resto que tenho em carteira queria era sair, mas as perdas são enormes.
melhores dias virão.

abraços
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por trend=friend » 2/3/2021 21:31

maturidade Escreveu:Investidores institucionais podem comprar ações da EDPR com desconto de 9,2% no aumento de capital

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... de-capital

Abraços


Not bad, resta saber o nível de procura mas ninguém avançaria se não estivesse asseguradíssimo
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por maturidade » 2/3/2021 21:20

Investidores institucionais podem comprar ações da EDPR com desconto de 9,2% no aumento de capital

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... de-capital

Abraços
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por PIKAS » 2/3/2021 21:09

NirSup Escreveu:
PIKAS Escreveu:E só falta a colocação aos institucionais ser feita aí pelos 14 ou 15€, tanto que até são as ordens deles que vão fazer o preço.


Mas esse não é uma preço demasiado alto? Para quem afirmava, AQUI, do alto dos seus galões que a EDPR não valia mais de 10, 11 euros por ação, esse preço é absurdamente alto.
Eu alguma vez disse isso? Deves estar enganado, muito enganado.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1728
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 2/3/2021 21:02

PIKAS Escreveu:E só falta a colocação aos institucionais ser feita aí pelos 14 ou 15€, tanto que até são as ordens deles que vão fazer o preço.


Mas esse não é uma preço demasiado alto? Para quem afirmava, AQUI, do alto dos seus galões que a EDPR não valia mais de 10, 11 euros por ação, esse preço é absurdamente alto.
Morro de curiosidade por saber a que preço ou a que valor o dito SMART MONEY está disposto a comprar a EDPR. A sério que estou com muita curiosidade por saber.
E como se costuma dizer: ri melhor quem se ri no fim.
Só espero ser eu o último a rir. Mas nunca se sabe.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por trend=friend » 2/3/2021 20:55

Goya777 Escreveu:Há que aproveitar a bolha justificada ou não para aumentar capital. Timing é perfeito do ponto de vista fa empresa


Sem dúvida. Basta ver o que a Tesla fez nos últimos meses.

Ainda assim, o Nirsup levanta pontos interessantes quanto ao tratamento diferenciado de acionistas (ainda que não me pareça ter mérito em litigância, viola-se talvez uma “obrigação natural” de paridade...) e quanto às quedas recentes...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4201
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 2/3/2021 20:33

Há que aproveitar a bolha justificada ou não para aumentar capital. Timing é perfeito do ponto de vista fa empresa
 
Mensagens: 2991
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por PIKAS » 2/3/2021 20:25

Isto é a confirmação do que se calculava.
Se alguém vê algo de positivo nisto para um pequeno investidor diga-me o quê porque eu não vejo e duvido que haja. E só falta a colocação aos institucionais ser feita aí pelos 14 ou 15€, tanto que até são as ordens deles que vão fazer o preço.
E também não percebo é para quê tanta pressa. A empresa está com dificuldades de tesouraria? Há investimentos significativos à espera para este mês de março?
Mas, com este lamentável precedente e desconfiando destes senhores, vamos lá ver se isto não fica por aqui. Cito:
O plano que pede financiamento
Nos próximos quatro anos, a EDP pretende investir 24 mil milhões de euros. Destes, 21 mil milhões vão ser usados para a expansão da empresa, e 95% desta expansão vai centrar-se em energias renováveis, informou a elétrica, na apresentação do plano estratégico 2021-2025.
Ora pelo que se lê, nos próximos 4 anos, a EDP vai investir 24 mil milhões. É muita massa e com a EDP a distribuir ano após ano chorudos dividendos duvido que tenha parte significativa desta massa em caixa ou sequer mobilizável. A EDP R também não deve ter assim tanto.
Como é que se irão financiar?
Vão aos bancos, fazer dívida que terão que remunerar. E não será que estarão a contar fazer outro ou outros AC na EDP R para institucionais? tem 4 anos pela frente para o fazer. Não perdem nada, quem perde são os accionistas.
Isto é uma desilusão.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1728
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], boavista, Google [Bot], m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, PMP69, Santanderes, Sergio_tpg e 87 visitantes