Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Opcard » 2/3/2021 19:52

Eu penso exactamente o contrário , com pequenos acionistas seria um processo longo com riscos e péssimo para a cotação .

Todos ficam a ganhar estou a gostar do poder de decisão da nova equipa da EDP .
 
Mensagens: 4581
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 2/3/2021 19:50

Então quem já tem ações vai ver uma diluição... Uma grande injustiça.. Absurdo
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Diacono » 2/3/2021 19:46

NirSup Escreveu:
RuiGerente Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/edpr-avanca-ja-com-aumento-de-capital-de-15-mil-milhoes-de-euros-so-para-investidores-institucionais--?utm_campaign=Notificacao&utm_medium=email&utm_source=PushChrome


Não me parece que esta solução seja justa e equitativa. E quanto a mim é discriminatória em relação aos pequenos acionistas sem que seja apresentada qualquer justificação. O direito de preferência na subscrição das novas ações aos acionistas, sempre que há um aumento de capital, é a tradição para não dizer a norma na Bolsa portuguesa? Por que razão alteraram este status quo?
Ou muito me engano ou isto ainda vai parar aos tribunais.
E gostava de acrescentar outra coisa: a cotação da EDPR teve a correção que teve para viabilizar o aumento de capital junto dos investidores institucionais. Provem-me o contrário!
E mesmo que o aumento de capital seja feito a um valor superior à cotação atual (para poderem argumentar que os pequenos acionistas em nada ficam prejudicados com a preferência dada aos investidores institucionais) tudo isto revela que houve um acordo prévio entre as EDPR e os institucionais.
Escrevi lá mais para trás: um dia iremos saber a razão desta correção. A razão está à vista.
E as autoridades e o regulador não fazem nada?
By Nirvana



A questão é: Que autoridades e regulador????

Andam ausentes há imensos anos...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 2/3/2021 19:38

RuiGerente Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/edpr-avanca-ja-com-aumento-de-capital-de-15-mil-milhoes-de-euros-so-para-investidores-institucionais--?utm_campaign=Notificacao&utm_medium=email&utm_source=PushChrome


Não me parece que esta solução seja justa e equitativa. E quanto a mim é discriminatória em relação aos pequenos acionistas sem que seja apresentada qualquer justificação. O direito de preferência na subscrição das novas ações dado aos acionistas, sempre que há um aumento de capital, é a tradição para não dizer a norma na Bolsa portuguesa? Por que razão alteraram este status quo?
Ou muito me engano ou isto ainda vai parar aos tribunais.
E gostava de acrescentar outra coisa: a cotação da EDPR teve a correção que teve para viabilizar o aumento de capital junto dos investidores institucionais. Provem-me o contrário!
E mesmo que o aumento de capital seja feito a um valor superior à cotação atual (para poderem argumentar que os pequenos acionistas em nada ficam prejudicados com a preferência dada aos investidores institucionais) tudo isto revela que houve um acordo prévio entre as EDPR e os institucionais.
Escrevi lá mais para trás: um dia iremos saber a razão desta correção. A razão está à vista.
E as autoridades e o regulador não fazem nada?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Opcard » 2/3/2021 19:14

Uma indicação útil será o preço que os investidores institucionais pagarão um valor próximo dos 20 euros é o meu palpite o que será neutro em termos de cotação .
 
Mensagens: 4581
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rsacramento » 2/3/2021 18:47

assim sendo naturalmente que por uns tempos a AT está inviabilizada
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50


Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Penaforte » 2/3/2021 12:59

fjcbolsa Escreveu::-k


:wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por fjcbolsa » 2/3/2021 12:51

:-k
Anexos
EDPR.png
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 26/2/2021 15:18

Boas rapaziada,

não acredito que a edp venda as acções para depois ir ao aumento de capital, não faz sentido nenhum a nível fiscal.

A EDP tem 720.191.372 acções da EDPR, caso não subscreve o aumento de capital e considerando que no final ficaria com 70% da EDPR, então a edpr teria de emitir 156.536.655 acções. considerando que o valor do aumento de capital seria de 1,5 B, estamos a falar de um valor de 9.58 por acção. por fim, teremos um crescimento de 18% no número de acções...

nirvana mais nao consigo
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por PIKAS » 26/2/2021 15:00

msimas Escreveu:Eu equacionei isso que explicas, mas pus de parte por achar tal hipótese extremamente injusta e desrespeitosa para com os acionistas minoritários. Faz algum sentido o investidor comum ver a sua posição diluída sem ter a oportunidade de acompanhar o AC?
Estou totalmente de acordo contigo, claro que é muito injusto.
Tenho lido avidamente tudo o que tem sido escrito, falado e publicado sobre isto e não chego a nenhuma outra conclusão. Pode ser que seja diferente, que a intenção até seja outra, mas o que concluo é o que afirmei. Só não li a data e o valor, de resto é isto que tenho lido.
Que ninguém esteja à espera da CMVM. Não se mexem para nada e muito menos para fazer valer direitos de minoritários.
Quanto a mim, se a intenção for o que parece, só há que mandatar um gabinete de advogados para, formalmente, questionarem a empresa. E, depois, se for necessário, agir judicialmente para impedir esse atropelo.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1728
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por msimas » 26/2/2021 14:41

PIKAS Escreveu:
msimas Escreveu:Ou seja a EDP está a pensar "vender" até 13% da sua posição na EDP-R por valores entre os 1.5 mM e os 2 mM. Só fiz uma regra de três simples para perceber qual era a cap. bolsista da EDP-R que a própria EDP está a considerar
Partes do pressuposto, errado, que a EDP vai vender parte da posição que tem na EDP R.
Não, não vão. Vão emitir novas acções num valor que encaixe num range de 1.5 a 2 MM€ para colocar junto de institucionais. Com isso vão diluir posições, inclusivé a da EDP que ficará a representar cerca de 70% do capital.
Se este AC tiver alguma coisa de bom é que o dinheiro que os institucionais pagarão será destinado a investimento e não a pagar os buracos como por aí se tem visto e muito.
Pelo menos é o que dizem:
"Para financiar parcialmente o plano de investimentos, a EDP Renováveis está a considerar uma emissão de ações de 1,5 mil milhões de euros", lê-se na apresentação do plano estratégico para 2021 -2025,
Cumprimentos,


Eu equacionei isso que explicas, mas pus de parte por achar tal hipótese extremamente injusta e desrespeitosa para com os acionistas minoritários. Faz algum sentido o investidor comum ver a sua posição diluída sem ter a oportunidade de acompanhar o AC?
 
Mensagens: 25
Registado: 15/1/2021 16:10

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 26/2/2021 14:29

Para financiar parcialmente o plano de investimentos, a EDP Renováveis está a considerar uma emissão de ações de 1,5 mil milhões de euros", lê-se na apresentação do plano estratégico para 2021 -2025,


Admito que possa ser assim. Mas quem garante ou em que medida ficam garantidos os direitos e os interesses dos acionistas minoritários? Já que haverá diluição da sua posição no capital da EDPR.
Será que a CMVM tem alguma palavra a dizer sobre isto?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 26/2/2021 14:21

Exacto Pikas
 
Mensagens: 2992
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por PIKAS » 26/2/2021 14:20

msimas Escreveu:Ou seja a EDP está a pensar "vender" até 13% da sua posição na EDP-R por valores entre os 1.5 mM e os 2 mM. Só fiz uma regra de três simples para perceber qual era a cap. bolsista da EDP-R que a própria EDP está a considerar
Partes do pressuposto, errado, que a EDP vai vender parte da posição que tem na EDP R.
Não, não vão. Vão emitir novas acções num valor que encaixe num range de 1.5 a 2 MM€ para colocar junto de institucionais. Com isso vão diluir posições, inclusivé a da EDP que ficará a representar cerca de 70% do capital.
Se este AC tiver alguma coisa de bom é que o dinheiro que os institucionais pagarão será destinado a investimento e não a pagar os buracos como por aí se tem visto e muito.
Pelo menos é o que dizem:
"Para financiar parcialmente o plano de investimentos, a EDP Renováveis está a considerar uma emissão de ações de 1,5 mil milhões de euros", lê-se na apresentação do plano estratégico para 2021 -2025,
Cumprimentos,
Editado pela última vez por PIKAS em 26/2/2021 14:21, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1728
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por msimas » 26/2/2021 14:07

Pata-Hari Escreveu:msimas, estou a sentir-me muito burra mas não percebi as tuas contas. Ajuda-me a entender.


5640533 Escreveu:Também não.


“A EDP Renováveis é uma parte core do nosso negócio independentemente de ser cotada ou não. O facto de ser uma das poucas renováveis ‘pure play’ cotadas com escala é um fator positivo, portanto queremos aumento a liquidez das ações e acreditamos que a EDPR pode ser um potencial veículo de financiamento, com a EDP a manter sempre pelo menos 70% de controlo”, frisou Miguel Stilwell d’Andrade, CEO das duas empresas, na apresentação aos analistas, salientando que o aumento de capital poderá ficar entre 1,5 mil milhões de euros e 2 mil milhões.


Ou seja a EDP está a pensar "vender" até 13% da sua posição na EDP-R por valores entre os 1.5 mM e os 2 mM. Só fiz uma regra de três simples para perceber qual era a cap. bolsista da EDP-R que a própria EDP está a considerar. Depois enumerei vários casos, mas claro que podem ser outros valores, mas pelo menos dá para ter uma ideia.
 
Mensagens: 25
Registado: 15/1/2021 16:10

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Penaforte » 26/2/2021 13:57

Entrada range 17,3-1,8, inversão com target nos 21,2-22 CP.
Anexos
edpr.png
Editado pela última vez por Penaforte em 26/2/2021 14:08, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 26/2/2021 13:50

Também não.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Pata-Hari » 26/2/2021 13:36

msimas, estou a sentir-me muito burra mas não percebi as tuas contas. Ajuda-me a entender.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por msimas » 26/2/2021 12:57

Acho extremamente relevante o aumento de capital proposto pela EDP. Com algebra simples percebemos a avaliação da EDP-R para vários dos casos que podem acontecer, como podem ver na imagem em anexo. Na minha opinião a cap. bolsista atual da EDP-R está próxima da "justa", e espero que nas próximas semanas haja uma forte solidificação de um suporte muito importante para o futuro. Após esta solidificação, a subida da cotação é algo que se torna extremamente provável.
Anexos
Screen Shot 2021-02-26 at 10.54.26.png
Screen Shot 2021-02-26 at 10.54.26.png (60.79 KiB) Visualizado 5866 vezes
 
Mensagens: 25
Registado: 15/1/2021 16:10

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 26/2/2021 12:45

EDP emite obrigaçoes há anos... Agora sao verdinhas, pagam um cadito menos de juro vs as nao verdes, mas as taxas abaixo de 2% sao transversais ao mercado. Com tipos swap a valores negativos, qualquer investment grade paga peanuts na divida
 
Mensagens: 2992
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 26/2/2021 10:31

Dinheiro tenho. 4 anos não sei se tenho. Alguém tem a certeza que os tem! Afinal o que se espera em 4 anos?
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 26/2/2021 10:25

Agarra esta oportunidade

Uma empresa (EDP) que se propõe investir 24 mil milhões de euros em 4 anos, maioritariamente em energias renováveis, não pode deixar ninguém indiferente. São números que impressionam para a dimensão do país.
As empresas de energias renováveis não vendem apenas energia. Vendem créditos de carbono. E eu estou firmemente convencido que o mercado dos créditos do carbono vai crescer substancialmente nos próximos anos. Além do mais as Green Bonds, a taxas de juro muito baixas, serão uma alternativa ao financiamento bancário tradicional. A EDP já fez algumas operações com Green Bonds a taxas inferiores a 2%. A metade do valor da taxa média da sua dívida líquida (encargos financeiros) de 3,5%.
Se tens dinheiro disponível e não vais precisar dele nos próximos 4 anos, não percas esta oportunidade.
Dentro de 4 anos falamos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 26/2/2021 9:59

Olá Penaforte. Claro como água, o seu gráfico. Pena que fuja um pouco da realidade.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Bar38 » 26/2/2021 0:35

ParaCima Escreveu:tenho de concordar com o nirvana..


Com o que concordas!!??
 
Mensagens: 1464
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Ana start, Bing [Bot], malakas, Opcard33, smog63 e 92 visitantes