Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pharol - Topico geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Pharol - Topico geral

por maturidade » 28/12/2020 9:07

box Escreveu:
box Escreveu:Meus senhores.

Noticia na imprensa nacional:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... brasileiro

Realidade:

Dívida da Oi com a Anatel, que era de 14bi de reais, assinada em acordo com a AGU caiu para 7bi de reais! Após o Bolsonaro assinar a lei das falências, vai cair para 4bi de reais!

Tenho dito.


Bolsonaro sanciona nova lei das falencias! :clap:

Boas.
com esta noticia a pharol pode voltar outra vez para os valores de 0.16€, onde andou á umas semanas atrás.
A OI em 2021, pode vir a subir muito com esta recuperação da empresa que está em curso.
estar dentro da Pharol é bom remédio para quem investe no mercado nacional.

abraços


https://www.moneytimes.com.br/bolsonaro ... ssion=true
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Pharol - Topico geral

por box » 26/12/2020 15:12

box Escreveu:Meus senhores.

Noticia na imprensa nacional:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... brasileiro

Realidade:

Dívida da Oi com a Anatel, que era de 14bi de reais, assinada em acordo com a AGU caiu para 7bi de reais! Após o Bolsonaro assinar a lei das falências, vai cair para 4bi de reais!

Tenho dito.


Bolsonaro sanciona nova lei das falencias! :clap:


https://www.moneytimes.com.br/bolsonaro ... ssion=true
 
Mensagens: 99
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: 5

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 22/12/2020 10:08

Bom dia!

Fair Price no fecho de ontem do Bovespa, já com a contabilização das aquisições de acções próprias:

Imagem

Ontem foi um live do CEO, interessante, mas sem factos novos. Apontou para terem propostas concretas pelos 51% da Infraco lá para final de Janeiro.

Eu continuo com o sentimento positivo neste papel, pelo menos terá pernas para andar, visto não depender directamente da economia portuguesa ou europeia (pró bem e pró mal). Talvez não seja muito correcto, mas tenho pouco mais de metade do meu portfolio em PHArol. Mas as coisas são dinâmicas e estou sempre atento!
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por jorgemvm » 21/12/2020 18:23

Entretanto a confirmação da aquisição de acções próprias.

https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR77878.pdf

A PHAROL, SGPS S.A. (“PHAROL”) informa que, nos termos e para os efeitos do disposto na alínea b) do art.o 2 do artigo 11.o e no artigo 13.o do Regulamento da CMVM n.o 5/2008, procedeu no dia 16 e 17 de Dezembro de 2020 à aquisição, através da Euronext Lisbon, da seguinte quantidade de ações próprias, tal como aprovado na Assembleia Geral de Acionistas realizada em 27 de março de 2020


Como podem ver no documento, o preço de aquisição por título rondou os 0,1370-0,1396€ . Parece-me uma boa plataforma de entrada para quem esteja de fora. Não creio que uma empresa reforce a sua posição a menos que existam boas perspectivas :clap:

Carrega Pharol!
 
Mensagens: 97
Registado: 26/8/2016 16:16

Re: Pharol - Topico geral

por box » 21/12/2020 16:32

Boa Tarde.

Relativamente ao meu post anterior sobre a questão dos prejuízos fiscais, os valores apresentados são meramente um exemplo, de modo a poder explicar da melhor forma o meu raciocínio.
Os 50 milhões de IRC podiam ser 100 ou 150, etc.... e o valor do preço da OPA podia ser 0.25 € como 0.50€ ou 0.75€, etc...
Os valores foram única e exclusivamente para exemplicar, mais nada !

Pelos vistos, até ao presente momento, não existiram comentários que indicassem que o raciocínio era totalmente descabido.
 
Mensagens: 99
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: 5

Re: Pharol - Topico geral

por box » 21/12/2020 16:24

Live : Rodrigo Abreu (CEO ) + Camille Faria ( CFO ).

https://youtu.be/ULgmo6vTXLI
 
Mensagens: 99
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: 5

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 18/12/2020 9:26

Último relatório de actividades da gestão da recuperação judicial da Oi:

https://recuperacaojudicialoi.com.br/wp-content/uploads/2020/12/peticao-e-rma-outubro-2020-assinado.pdf
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por icorreia » 17/12/2020 22:40

Boa noite,

Eu também não percebo nada de fiscalidade. Mas se através da OPA alguma empresa comprar 51% da Pharol terá um lucro de 145,35 milhões de euros (285*0.51)?
Depois das vendas que a OI tem feito e do perdão de parte da dívida, qual é o montante actual da dívida da OI? alguém sabe?


Bons negócios,
IC
 
Mensagens: 74
Registado: 1/2/2006 16:54

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 17/12/2020 19:18

fosgass2020 Escreveu:
box Escreveu:
fosgass2020,

A parte que menciona dos 5.000 milhões de prejuízo fiscal, é uma componente pouco valorizada no mercado ( no link que indicou, menciona que pode ser usado durante 8 anos e não 5 conforme menciona ).

No entanto, gostaria de deixar uma reflexão sobre o tema. Antes de mais, quero mencionar que sou um leigo no que se refere a fiscalidade, mas gostaria de deixar a seguinte ideia :

Vamos supor que a empresa "XPTO" têm uma elevada carga fiscal anual, com o negocio de vento em poupa e utiliza toda e qualquer estratégia fiscal para reduzir a mesma mas não consegue. Adquirir uma empresa com este tipo de prejuizo fiscal ( que irá consolidar na empresa mãe), não seria uma boa alternativa para obter uma maximização de valor para o accionista?

Exemplo:
Empresa Mãe : IRC média anual : 50 Milhões€
50 milhões x 8 anos = 400 Milhões€
Vamos supor que apresenta uma OPA sobre 51% do capital a 0.25 € = Aprox. 115 milhões€
Beneficio = 400 milhões€ ( componente fiscal ) - 115 milhões€ ( custo da OPA) = 285 milhões€

Este raciocínio é totalmente descabido ? :-k

Agradecia comentários !


box,
Para quem é um leigo na fiscalidade, tiro-lhe o chapéu.
Concordo consigo que ninguém liga nenhuma ao componente fiscal da PHA, sendo esse o seu maior activo de momento.
O raciocínio tem lógica e deve haver gente por aqui que saiba responder, eu não.
Saberia, se me tivesse saído o euromilhões no outro dia, não aconteceu. Infelizmente!

A SONAE é que deve ter-se prometido a si própria depois da OPA que nunca mais olharia para a PT. Mas não deve haver muitos negócios deles que deem 285 milhões de euros em 8 anos, fora o que virá do outro lado do atlântico via participação de 5% na Oi... deve andar tudo a dormir!
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 17/12/2020 19:17

box Escreveu:
fosgass2020,

A parte que menciona dos 5.000 milhões de prejuízo fiscal, é uma componente pouco valorizada no mercado ( no link que indicou, menciona que pode ser usado durante 8 anos e não 5 conforme menciona ).

No entanto, gostaria de deixar uma reflexão sobre o tema. Antes de mais, quero mencionar que sou um leigo no que se refere a fiscalidade, mas gostaria de deixar a seguinte ideia :

Vamos supor que a empresa "XPTO" têm uma elevada carga fiscal anual, com o negocio de vento em poupa e utiliza toda e qualquer estratégia fiscal para reduzir a mesma mas não consegue. Adquirir uma empresa com este tipo de prejuizo fiscal ( que irá consolidar na empresa mãe), não seria uma boa alternativa para obter uma maximização de valor para o accionista?

Exemplo:
Empresa Mãe : IRC média anual : 50 Milhões€
50 milhões x 8 anos = 400 Milhões€
Vamos supor que apresenta uma OPA sobre 51% do capital a 0.25 € = Aprox. 115 milhões€
Beneficio = 400 milhões€ ( componente fiscal ) - 115 milhões€ ( custo da OPA) = 285 milhões€

Este raciocínio é totalmente descabido ? :-k

Agradecia comentários !


box,
Para quem é um leigo na fiscalidade, tiro-lhe o chapéu.
Concordo consigo que ninguém liga nenhuma ao componente fiscal da PHA, sendo esse o seu maior activo de momento.
O raciocínio tem lógica e deve haver gente por aqui que saiba responder, eu não.
Saberia, se me tivesse saído o euromilhões no outro dia, não aconteceu. Infelizmente!

A SONAE é que deve ter-se prometido a si própria depois da OPA que nunca mais olharia para a PT. Mas não deve haver muitos negócios deles que dêm 285 milhões de euros em 8 anos, fora o que virá do outro lado do atlântico via participação de 5% na Oi... deve andar tudo a dormir!
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por box » 17/12/2020 18:57

P.S.

Como é obvio, para além do beneficio mencionado anteriormente, a empresa mãe ficaria com cerca de 2.5% da OI + Default da RIOFORTE ( = 0) de bónus !
 
Mensagens: 99
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: 5

Re: Pharol - Topico geral

por box » 17/12/2020 18:32

fosgass2020 Escreveu:Sigaaa!

Entretanto, nas notícias "com letra pequena", a PHA terá mesmo que pagar 1mio€ à Concorrência, mas a coima fica suspensa agora por 3 anos:

https://eco.sapo.pt/2020/12/09/tribunal ... res-da-pt/

Não muda nada, uma vez que já estava reflectido nas contas.

Para quem não viu a última apresentação, aqui vai:

https://conteudos.pharol.pt/Documents/P ... OV2020.pdf

Está lá tudo, resumido, inclusivé os 5.000 milhões de prejuízo fiscal que podem ser usados nos próximos 5 anos. Pelo menos sabemos que nos próximos 5 anos a PHA vai ter uma carga fiscal reduzida.

E, já agora, a última apresentação da Oi, porque a PHA é, fundamentalmente, os 5,51% da Oi:

ri.oi.com.br/Oi2012/web/download_arquivos.asp?id_arquivo=BFC24489-8EAC-49C7-B4C4-CB98EA6547E5

Penso que a "piada" da PHAROL é que é uma empresa pequena, com as contas praticamente limpas e cujos activos têm um potencial gigantesco. Só de pensar, por exemplo, no valor que a Oi vai ter quando acabar o procedimento de recuperação judicial, até me dá a volta à cabeça. Há que ter paciência! \:D/ \:D/ \:D/


fosgass2020,

A parte que menciona dos 5.000 milhões de prejuízo fiscal, é uma componente pouco valorizada no mercado ( no link que indicou, menciona que pode ser usado durante 8 anos e não 5 conforme menciona ).

No entanto, gostaria de deixar uma reflexão sobre o tema. Antes de mais, quero mencionar que sou um leigo no que se refere a fiscalidade, mas gostaria de deixar a seguinte ideia :

Vamos supor que a empresa "XPTO" têm uma elevada carga fiscal anual, com o negocio de vento em popa e utiliza toda e qualquer estratégia fiscal para reduzir a mesma mas não consegue. Adquirir uma empresa com este tipo de prejuizo fiscal ( que irá consolidar na empresa mãe), não seria uma boa alternativa para obter uma maximização de valor para o accionista?

Exemplo:
Empresa Mãe : IRC média anual : 50 Milhões€
50 milhões x 8 anos = 400 Milhões€
Vamos supor que apresenta uma OPA sobre 51% do capital a 0.25 € = Aprox. 115 milhões€
Beneficio = 400 milhões€ ( componente fiscal ) - 115 milhões€ ( custo da OPA) = 285 milhões€

Este raciocínio é totalmente descabido ? :-k

Agradecia comentários !
Editado pela última vez por box em 17/12/2020 19:18, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 99
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: 5

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 17/12/2020 10:06

Começando o dia da PHAROL, com os cálculos do fair price ao fecho do mercado de ontem e cotação do real de hoje de manhã:
Imagem

6% na mesa, "up for grabs".

Entretanto, já sabemos quem tem andado a vender:

https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ77844.pdf

8 milhões de acções que a Patris decidiu despachar, da carteira financeira da Rural Vida Seguros. Ficaram ainda com 10 milhões no bolso. Não percebo bem este comportamento de um "buy and holder", mas com a crise que anda aí, tudo é possível.

Ficam, assim, a haver apenas 2 entidades com participação qualificada, uma delas sendo da Oi:
​Telemar Norte Leste S.A.​​​​ ​89.651.205​​ ​10,00%
​Novo Banco S.A.(a) 85.665.125 9,56%

Entretanto a Oi, no Brasil, tem tido um comportamento lateral nas últimas sessões, à espera de novas notícias, mas penso que está atingido um patamar de consolidação ao redor destes preços. E se a Oi consolida, a PHA consolida.
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por maturidade » 16/12/2020 11:33

HOPE01 Escreveu:Bom dia,

Relativamente a dois aspectos referidos nos 2 últimos comentários:

1) ao contrário do Leilão do Móvel (que já estava "encaminhado", por falta de interessados), o Leilão da InfraCO (Rede Fibra Óptica) está condenado a ser um sucesso, uma vez que os interessados que se perfilam são mais que muitos. E o vencedor com a melhor proposta será um parceiro estratégico da OI, sendo a InfraCO um player neutro (a OI terá 49%) e, tendo a OI mais recursos, significa que a actual e belíssima capacidade de expansão da rede de Fibra Óptica (e dos Clientes Consumidores) será ainda melhor.

2) a partir do momento (2º semestre de 2021) em que a OI saia oficialmente do estado de Recuperação Judicial, dezenas de Fundos irão adquirir posição na OI, comprando milhões de ações, de um sector/negócio nevrálgico e com futuro, o que irá alavancar o preço das ações.

Cumprimentos


Boas.
por acaso estou tentado a comprar ações da OI.
mas a Pharol irá acompanhar essa subida da OI.
Por isso é de estar atento também a esta menina e colocá-la na lista de compras para 2021.
eu com estou saindo do psi20 aos poucos, irei entrar na OI.

abraços
 
Mensagens: 2867
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Pharol - Topico geral

por HOPE01 » 16/12/2020 11:22

Bom dia,

Relativamente a dois aspectos referidos nos 2 últimos comentários:

1) ao contrário do Leilão do Móvel (que já estava "encaminhado", por falta de interessados), o Leilão da InfraCO (Rede Fibra Óptica) está condenado a ser um sucesso, uma vez que os interessados que se perfilam são mais que muitos. E o vencedor com a melhor proposta será um parceiro estratégico da OI, sendo a InfraCO um player neutro (a OI terá 49%) e, tendo a OI mais recursos, significa que a actual e belíssima capacidade de expansão da rede de Fibra Óptica (e dos Clientes Consumidores) será ainda melhor.

2) a partir do momento (2º semestre de 2021) em que a OI saia oficialmente do estado de Recuperação Judicial, dezenas de Fundos irão adquirir posição na OI, comprando milhões de ações, de um sector/negócio nevrálgico e com futuro, o que irá alavancar o preço das ações.

Cumprimentos
 
Mensagens: 39
Registado: 12/6/2014 18:26

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 15/12/2020 23:16

RogerR Escreveu:https://www.linkedin.com/posts/rodrigo-m-abreu_nysefloortalk-activity-6744384482897395712-ioTp

Muito interessante


Interessantíssimo!

Notas a reter:
1. O Rodrigo Abreu sabe o que está a dizer e a fazer. Um pro total. A pessoa certa no lugar certo;
2. "We have delivered": tudo dito;

Eu já penso no problema que vai ser quando a Oi sair da Recuperação Judicial e entrar novamente no "prato" dos DDT mundiais. Alguns já estão a entrar e vai ser engraçada a luta que há-de vir pelo controlo da empresa. Espero que tenham a inteligência de criar estatutos para permitir que a empresa perdure no tempo.
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 15/12/2020 23:00

Ontem re-entrei em PHA, em falso, a um preço médio de 0.14594. Hoje tentei compôr a coisa com venda (à maluca) de 25% a 0.14 e recompra a 0.1348 (manhã) e reforçando a 0.1374 (à tarde) e 0.1370 (no fecho).

Volatilidade boa! Assusta um pouco, mas é boa de ver. E a adrenalina sobe!

Sigo longo na PHA, pois tem pernas para andar pelo menos até Janeiro, quando se souber mais sobre a venda da InfraCo (nova Oi).

"Estado de arte" no fecho do Bovespa:
Imagem

Alea jacta est
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por Flav » 15/12/2020 12:46

A bolsa tem destas coisas. A Pharol parece-me estar a ser muito penalizada após as "good news". No meu caso vai dando para repor as posições anteriores, à espera de melhores dias e seguir com atenção.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Pharol - Topico geral

por RogerR » 15/12/2020 11:23

 
Mensagens: 150
Registado: 9/5/2016 10:18

Re: Pharol - Topico geral

por OCTAMA » 14/12/2020 23:11

VBFonseca Escreveu:Confirmação do negócio da venda da Oi móvel: https://www.infomoney.com.br/mercados/o ... -do-tempo/


Mas o fecho no Brasil foi pesado......sell the news.

Amanhã o acordar da Pharol aqui no PSI pode ser duro........

Cps
 
Mensagens: 760
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Pharol - Topico geral

por VBFonseca » 14/12/2020 19:43

Confirmação do negócio da venda da Oi móvel: https://www.infomoney.com.br/mercados/o ... -do-tempo/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 21/4/2008 3:08

Re: Pharol - Topico geral

por jorgemvm » 14/12/2020 19:40

https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR77811.pdf

Oi S.A. – Em Recuperação Judicial
CNPJ/ME no 76.535.764/0001-43 NIRE 33.3.0029520-8 Companhia Aberta

COMUNICADO AO MERCADO

Celebração de Contrato de Compra e Venda da UPI Data Center

Oi S.A. – Em Recuperação Judicial (“Oi” ou “Companhia”) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, em continuidade ao informado por ocasião da divulgação dos Fatos Relevantes de 15 de junho de 2020 e 26 de novembro de 2020, a Companhia, a Telemar Norte Leste S.A. – Em Recuperação Judicial e a Oi Móvel S.A. – Em Recuperação Judicial celebraram, em 11 de dezembro de 2020, junto à Titan Venture Capital e Investimentos Ltda. (“Titan”), o Contrato de Compra e Venda de Ações Através de UPI e Outras Avenças (“Contrato”), tendo por objeto a venda da UPI Data Center à Titan, vencedora do procedimento competitivo realizado em 26 de novembro de 2020 (“Operação”), em conformidade com o Aditamento ao Plano de Recuperação Judicial homologado pelo Juízo da 7a Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro em 5 de outubro de 2020.

Concluída a Operação, a Titan pagará pela aquisição da UPI Data Center o montante de R$ 325.000.000,00, da seguinte forma: (i) uma parcela à vista em dinheiro no montante de R$ 250.000.000,00; e (ii) o valor remanescente, de R$ 75.000.000,00, em parcelas a serem pagas na forma e prazo previstos no Contrato.

A efetiva conclusão da Operação, com a transferência das ações relativas à UPI Data Center para a Titan, está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais para operações dessa natureza, previstas no Contrato.
A Companhia manterá seus acionistas e o mercado informados sobre o desenvolvimento dos assuntos objeto deste Comunicado.

Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2020.
Oi S.A. – Em Recuperação Judicial Camille Loyo Faria
Diretora de Finanças e Relações com Investidores
 
Mensagens: 97
Registado: 26/8/2016 16:16

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 14/12/2020 17:44

Lá veio a correcção que tinha que surgir...

Voltei a entrar na PHA a apostar no optimismo do outro lado do Atlântico. O leilão sai hoje (daqui a pouco) e o mais certo é que saia vencedora a proposta já existente. Vai ser só a confirmação daquilo que já se sabia. O que é bom, porque confirma o valor e é mais um passo na direcção certa da recuperação judicial.

Penso que hoje o que prejudicou mais até foi o câmbio, que propriamente a quebra da cotação da Oi.

Edit: Esqueci-me de colocar a tabela do cálculo do fair value. Já vai com o update do número de acções que a PHA entretanto adquiriu e que anunciou hoje após o fecho de mercado:

Imagem
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 14/12/2020 9:19

Uma abertura muito forte hoje:

Imagem

Já está "acima do par"!!
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por Pmart 1 » 13/12/2020 19:00

Boa tarde
Em resposta ao VBFonseca , digo o seguinte esse artigo que leu também olhei para ele e fui ler um pouco mais o que aconteceu é não é so a Oi a não ter essa frequência são todas as operadoras , como tal é um artigo tendencioso e quiçá com algum objectivo.
Mas o que a noticia queria fazer ver é que não haveria mais interessados para o leilão de amanhã , se assim for será vendida a Oi móvel por 16,5 bi.
A partir daqui teremos já a meio de Janeiro o inicio do processo de venda de parte do capital da unidade de fibra chamada InfraCo e tem cerca de 10 interessados
Esta oferta segundo informações do próprio CEO Rodrigo Abreu deverá estar entre 20 a 30 Bilhões de Reais... Se isso acontecer, já está a ser definido o preço mínimo e isso vai se refletir na cotação da OI que neste momento vale 14,5 bi reais
Se for 30 Bilhões de reais(+-5 milhões de euros) serão 5 reais por ação em cima do preço de 3,50 que é o valor estimado hoje sem a InfraCo...
Julgo a movimentação diária de açoes da Oi que na ultima semana foi sempre próxima ou superior a 100 milhões de euros bem como o volume que a Pharol apresentou quer em Portugal ou nos outros mercados onde está cotada Londres e Bats pode ser prenuncio de algo positivo.
A somar a isto a valorização do Real no ultimo mês cerca de 10%.
Como tal acredito que iremos ver a Pharol num horizonte de 1 a 2 meses a cotar acima de 0,20 centimos a acompanhar a valorização que se espera na Oibr
Já agora e para ser diferente junto 3 gráficos da OIBR no Brasil , diário, semanal e mensal , pode ser que algum amigo da área queira dar uma ajuda na interpretação dos mesmos
Anexos
grafico diario oi.png
Grafico semanal Oi.png
Grafico Mensal Oi.png
 
Mensagens: 348
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Feedfetcher, PAULOJOAO e 33 visitantes