Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 19/3/2020 2:42

Para além da questão da distribuição etária favorável dos infectados, que referi antes, a Alemanha tem também uma taxa de casos resolvidos muito baixa. Suspeito que o valor vá convergir para qualquer coisa mais parecida com a Coreia do Sul. Não duvido que vá figurar com valores mais baixos que a generalidade, mas o valor actual poderá não ser representativo.

Quanto ao número de testes, é um dos países para o qual não tenho dados mas pode ser outro factor a puxar a taxa para baixo, sim.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39894
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 19/3/2020 2:28

edvieira Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Um dos números que a mim mais me surpreende é o de mortos na Alemanha. ´´E de longe o país com a mais baixa taxa de letalidade da doença. Seria interessante perceber como estão a lidar com isto. Tem mais número de infectados que a França (que é um país que anda sensivelmente na média) e um décimo de mortos!


Nem sempre venho aqui, mas ás vezes acompanho.

Em relação a Alemanha ter uma taxa de mortalidade inferior e mais infectados que França, têm haver apenas com um facto. Foi talvez o único pais da União Europeia que fez testes indiscriminadamente, os carros paragem em postos de prevenção e desde que se sentissem mal faziam o teste.
Logo descobriram mais infectados mais rapidamente, o que não quer dizer que tenham mais infectados que os outros. Permitiu descobrir possíveis casos mais cedo, e começar a trata-los antes que desenvolvessem sintomas mais graves logo a tia de mortalidade não aumento ou não entupiram os hospitais com casos realmente graves a precisar de serem entubados, etc...
Recuperam mais cedo, e sem precisarem de tantos recursos.


Se for isto é uma solução idêntica à Coreia, e prova que ter recursos e organização também poupa muito dinheiro... mas eu continuo um bocado cético, é uma diferença muito grande!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 19/3/2020 2:23

"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 19/3/2020 1:52

Deixo o link para algumas das medidas a serem anunciadas mais logo. Decisões brandas, em linha com o discordo se António Costa e Marcelo. Não nos esqueçamos que também têm acessos a números e informações que não temos e acredito que o aumento do número de testes pode estar a influenciar também os números, tornando-os mais reais. Parece-me que os decisores não estão em pânico nem alarmados.

https://expresso.pt/coronavirus/2020-03-18-Restaurantes-so-take-away-teletrabalho-obrigatorio-protecao-aos-idosos.-As-medidas-que-vao-lancar-o-estado-de-emergencia
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por edvieira » 19/3/2020 1:08

Ulisses Pereira Escreveu:Um dos números que a mim mais me surpreende é o de mortos na Alemanha. ´´E de longe o país com a mais baixa taxa de letalidade da doença. Seria interessante perceber como estão a lidar com isto. Tem mais número de infectados que a França (que é um país que anda sensivelmente na média) e um décimo de mortos!


Nem sempre venho aqui, mas ás vezes acompanho.

Em relação a Alemanha ter uma taxa de mortalidade inferior e mais infectados que França, têm haver apenas com um facto. Foi talvez o único pais da União Europeia que fez testes indiscriminadamente, os carros paragem em postos de prevenção e desde que se sentissem mal faziam o teste.
Logo descobriram mais infectados mais rapidamente, o que não quer dizer que tenham mais infectados que os outros. Permitiu descobrir possíveis casos mais cedo, e começar a trata-los antes que desenvolvessem sintomas mais graves logo a tia de mortalidade não aumento ou não entupiram os hospitais com casos realmente graves a precisar de serem entubados, etc...
Recuperam mais cedo, e sem precisarem de tantos recursos.
 
Mensagens: 49
Registado: 30/12/2017 18:02

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 19/3/2020 0:18

ricardmag Escreveu:Agora com o estado de emergência não era possível proibir os maiores de 60 sair de casa mesmo que fosse para trabalhar, ir às compras, etc ?


Isso não sei... mas pelo menos poderem ir ao supermercado com uma hora própria para eles (por exemplo de manhã), enquanto tudo está limpo, seria bom.

O limite de bens por pessoa, também poderá ter de ser imposto tendo em conta o que se está a passar noutros países...

Esperemos ver uma melhoria daqui a 2 ou 3 semanas, senão isto vai ficar caótico.
 
Mensagens: 6435
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 18/3/2020 23:33

Não sei se as imagens são verdadeiras mas vi um reporter americano in loco a dizer que "se notava" que as águas de Veneza estavam mais limpas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39894
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 18/3/2020 23:30

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 18/3/2020 22:50

pata-hari Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Um dos números que a mim mais me surpreende é o de mortos na Alemanha. ´´E de longe o país com a mais baixa taxa de letalidade da doença. Seria interessante perceber como estão a lidar com isto. Tem mais número de infectados que a França (que é um país que anda sensivelmente na média) e um décimo de mortos!



Sem contrariar o Marco, sugiro que terá a ver com o número com o número de ventiladores per capita…. é dos números mais elevados da europa.


Pata , discordo que a questão tenha ver com o nº de ventiladores disponíveis, até agora o único pais da Europa que tem esse problema é a Itália. A Espanha será o próximo, já que em algumas zonas, nomeadamente Madrid, a capacidade está quase esgotada

A faixa etária dos infectados tem sido determinante para números assustadores, deixo-te aqui alguns exemplos:
Mais de 30 mortos em dois lares

Esta quarta-feira, um lar em Madrid confirmou ao El País que 19 idosos morreram infectados com o novo coronavírus e há pelo menos 75 infectados entre profissionais de saúde, residentes e funcionários. Até esta terça-feira, os idosos não estavam a ser transferidos para nenhum hospital e morreram no mesmo centro que albergava cerca de 130 cidadãos. Noutro lar, em Tomelloso, em Ciudad Real, 14 idosos morreram infectados com o vírus nos últimos dias.

https://www.publico.pt/2020/03/18/mundo ... ha-1908289
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8132
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 18/3/2020 22:47

pata-hari Escreveu:Sem contrariar o Marco, sugiro que terá a ver com o número com o número de ventiladores per capita…. é dos números mais elevados da europa.



Já escrevi ai atrás, na fase de propagação do virus, em que a maioria dos países europeus se encontram (exceto a Itália), não me parece que se coloque o problema da falta de ventiladores, penso que haverá outras justificações para isso.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 18/3/2020 22:22

Tem também diferenças enormes na distribuição etária dos infectados, Marta, espreita acima. Tendo em conta a bastante reduzida percentagem de infectados acima dos 80 e relativamente baixa mesmo para os 60-80, acaba por não ser muito surpreendente.

Espreitar aqui:

https://www.rki.de/DE/Content/InfAZ/N/N ... cationFile


Provavelmente existem outros factores também. Tivemos posts cruzados... : )
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39894
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 18/3/2020 22:19

Ulisses Pereira Escreveu:Um dos números que a mim mais me surpreende é o de mortos na Alemanha. ´´E de longe o país com a mais baixa taxa de letalidade da doença. Seria interessante perceber como estão a lidar com isto. Tem mais número de infectados que a França (que é um país que anda sensivelmente na média) e um décimo de mortos!



Sem contrariar o Marco, sugiro que terá a ver com o número com o número de ventiladores per capita…. é dos números mais elevados da europa.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 18/3/2020 22:16

Agora com o estado de emergência não era possível proibir os maiores de 60 sair de casa mesmo que fosse para trabalhar, ir às compras, etc ?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 18/3/2020 21:37

Ulisses, vou tentar confirmar melhor mas pode passar pela distribuição de idades dos infectados (pelo que consigo ver no último relatório alemão, a percentagem de infectados com idade superior a 60 anos é relativamente baixa, parece-me). É de cerca de 16 a 17%, já agora.


Edit: para referência,

60+ em Portugal representa neste momento 24%;
em Itália, num relatório anterior, era de mais de 40%;
em França, num relatório de há 3 dias, era de mais de 30%.

Isto são diferenças muito significativas nas faixas etárias mais sensíveis (dos 50's para baixo a taxa de letalidade é muito baixa) mas com base nesta amostra de países, a Alemanha tem uma distribuição etária dos infectados que é muito favorável e, pelo menos, parte da explicação passará por aí.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39894
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 18/3/2020 21:25

Opcard33 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Um dos números que a mim mais me surpreende é o de mortos na Alemanha. ´´E de longe o país com a mais baixa taxa de letalidade da doença. Seria interessante perceber como estão a lidar com isto. Tem mais número de infectados que a França (que é um país que anda sensivelmente na média) e um décimo de mortos!


Ulisses parte da explicação está aqui :

A Alemanha tem + 29 média da Europa 11,5 . Portugal 4,2 para Cuidados Intensivos por cada 100 mil habitantes.

Dos 31 países neste parâmetro Portugal. É o pior


Duvido que seja isso, numa fase inicial em que os sistemas ainda estão a funcionar relativamente bem não haverá falta de ventiladores ou outro tipo de falhas na assistência aos infetados... aqui já se falou nisso, alguém referiu que eles estarão a contabilizar como óbitos apenas as pessoas que não tinham já outra patologia grave. Que saiba esta hipótese nunca foi confirmada nem negada, mas os números são claramente inferiores, mas se houvesse alguma receita milagrosa penso que a Alemanha já a teria comunicado a todos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Goya777 » 18/3/2020 21:23

pata-hari Escreveu:
djovarius Escreveu:Pata,
Vieste refugiar-te no Algarve ?? :lol: :lol: :lol:
Eu e os outros participantes da região não podemos convidar-te para um café senão somos presos :twisted:

A sério: vieste para o pior sítio. Aqui e o litoral do Alentejo é só malta à vontade, parece que está tudo normal, turistas a chegar ao Aeroporto de Faro. Deve haver poucas infeções....!!!!!
Vai mudar tudo, espero que não seja tarde demais.


Um bom local para esse tipo de refúgio é ali para aquela zona interior entre Ferreira do Alentejo e Grândola. Ou talvez Santa Cruz, que tem muita laranja e boa galinha caseira. Já há net de banda larga em todo o lado. Enfim, onde não haja espanhóis "last minute" é uma possibilidade :oh:

xau

dj


Se é para trabalhar de casa, estou melhor aqui, sempre posso arejar no jardim :)))) e a cara metade pode meter a casa toda em dia, algo que nunca temos tempo para fazer. Vamos acabar esta quarentena com a casa num brinquinho! pobres mas arrumadinhos, limpinhos e pintadinhos de fresco.


Mesmo plano por aqui..incluindo algumas pinturas. Há que aproveitar para distrair a cabeça e ocupar o tempo...
 
Mensagens: 2991
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 18/3/2020 21:03

Sim, agrego diariamente (sendo a fonte, os boletins oficiais).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39894
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 18/3/2020 21:00

MarcoAntonio Escreveu:Isto é tudo retirado dos boletins oficiais (cujos links tenho colocado aqui).

Mas deixo o link directo:

https://covid19.min-saude.pt/ultimas-informacoes/


(nota: eu corrigi a percentagem que tinha digitado mal)


Pensei que os dados já estavam em tabelas. Tens retirado diariamente ?
Se sim, é um bom trabalho. Ainda não tinha visto estes dados agregados em nenhum lado.
Ou então não vi no sitio certo :twisted:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 18/3/2020 20:59

Deixo o panorama geral para países seleccionados. Valores meramente indicativos. Considerem tudo isto como altamente preliminar.

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39894
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 18/3/2020 20:56

Isso é uma excelente notícia, Marco.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 18/3/2020 20:50

Opcard33 Escreveu:Eu sei que há pessoal médico em espera ´ para minha angustia .


Tudo de bom e que corra bem para o lado deles!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39894
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 18/3/2020 20:50

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, deixo o quadro se quiserem ver em detalhe.

Durante 4 dias a média de testes concluídos foi de cerca de 500 (não valorizem muito as variações diárias). Nos dois últimos dias parece ter ido para sensivelmente o dobro. Vejamos nos próximos dias mas a expectativa é que continuem a alargar os testes (a capacidade tem estado a ser aumentada/alargada).

Imagem


Eu sei que há pessoal médico em espera ´ para minha angustia .
 
Mensagens: 826
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 18/3/2020 20:47

Isto é tudo retirado dos boletins oficiais (cujos links tenho colocado aqui).

Mas deixo o link directo:

https://covid19.min-saude.pt/ultimas-informacoes/


(nota: eu corrigi a percentagem que tinha digitado mal)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39894
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ricardmag » 18/3/2020 20:46

MarcoAntonio Escreveu:Quanto à percentagem de positivos, na última batch foi de 19% (na batch anterior tinha sido de 10%). A média global está em 13.6%.


:oh: Longe do meu palpite ...

Onde posso consultar esses dados ?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 18/3/2020 20:44

Já agora, deixo o quadro se quiserem ver em detalhe.

Durante 4 dias a média de testes concluídos foi de cerca de 500 (não valorizem muito as variações diárias). Nos dois últimos dias parece ter ido para sensivelmente o dobro. Vejamos nos próximos dias mas a expectativa é que continuem a alargar os testes (a capacidade tem estado a ser aumentada/alargada).

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39894
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: farami, Ferreiratrade, Google [Bot], Inácio Barreto, IX Hispana, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO e 103 visitantes