Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 17/3/2020 15:52

optimiza, os números são esses na china porque se parou tudo. Sugerires que se morrerá mais das consequências económicas é ignorares que se a China nada tivesse feito, morreriam milhões de pessoas. Milhões. É um lamentável erro de análise.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Optimiza » 17/3/2020 15:49

Wuzzu, concordo contigo em tudo o que escreveste (Inglaterra e o exagero das medidas noutros pontos do planeta), o omnipresente vírus mete medo e mete mortos mas a macro-economia e a produção de alimentos mete-me em pânico!

Face ao CoronaBear, o pânico económico é neste momento total. E face a um coronavírus que no Irão com 80M de pessoas, vão morrer 3000 com Corona e 45.000 com gripe normal (dadas as carências, entre epidemias, terramotos e insurreições nada de inusual, infelizmente).
Qual o drama naquele país? Com as restrições à circulação e quarentenas territoriais, a produção de produtos alimentares diminuiu drasticamente e começam a morrer pessoas à fome em Teerão (poderão vir a morrer mais de 20.000 pessoas...de fome naquele país).

Muito mais medo da cura do que da doença
Para parar um vírus que se espalha a uma velocidade gripal, 80% dos contagiados nem tem sintomas (JJesus de 66 anos, exercita-se e corre como sempre), as medidas de isolamento de toda a humanidade, apenas limitam a velocidade dos contágios, mas acabam por paralisar e tornar disfuncionais sociedades inteiras de centenas de milhões de seres humanos.

O lockdown, se prolongado, vai "matar muito mais pessoas" pela cura do que pelo coronavírus. A RECESSÃO Global FORÇADA que vivemos pelo fecho e paragem total dos países está a levar a um aumento para o triplo do desemprego nos USA, falta de alimentos frescos nas grandes metrópoles, (um só restaurante entrevistado no outro anexo CNN do link que coloco, despediu 300 pessoas ontem), Universidades fechadas, fábricas fechadas, restaurantes fechados, companhias aerias proibidas de viajar, leva de acordo com os especialistas a uma queda do PIB semestral de 5%.

Se este enclausuramento se prolongar para além de Maio, quem é que vai assegurar a produção e distribuição de todos os alimentos que necessitam os 8B de habitantes do planeta? (no supermercado vi que as maçãs de Alcobaça decaíram para metade a produção por falta de mão de obra e só estamos no início, a meio de Março).

Alternativa ao lockdown: Devia-se obrigar todos os cidadãos a andar na rua e nos empregos com luvas, óculos de neve e máscaras com filtro, agora não se podia parar as economias!

nota - mesmo durante a Idade Média, na peste negra, em que morreram 1/4 de toda a população em cada um dos 3 ciclos epidemiológicos de 2 a 5 anos cada, e apesar de cidades ficarem em quarentena, nunca existiu uma paragem económica tão radical como a atual. Porque é que o corona pára tudo para uma taxa de mortalidade de 4000 chineses para uma população de 1,4B de chineses, uns incríveis 0,000286% da população? (e morrem 276.000 chineses em 2018 em acidentes de viação » 0,00197% da população)

https://edition.cnn.com/2020/03/16/econ ... index.html
Editado pela última vez por Optimiza em 17/3/2020 15:57, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 17/3/2020 15:47

Não são posições, são factos.

Consulta a informação, consulta quem está no terreno na linha de frente, assiste às conferências de imprensa e não venhas "brincar" ao "quem tem razão".

Não vou perder mais tempo com isto...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39890
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 17/3/2020 15:43

Wuzzu. Escreveu:
ps: e já agora digo-te mais uma coisa: se forem 20% dos infectados que têm sintomas severos, eu digo que sendo a percentagem de identificados como infectados muito pequena (por exemplo, 5%; são os que vão às urgencias) tens um número do tipo 0.05x0.2=1% da população. É imensa gente, mas é fácil hoje vivermos com uma sociedade com 1% de comprometidos (e já agora, não há 5% da população a ir às urgencias...). É destas contas que estou a falar...


Não leves a mal a brincadeira, mas parece que hoje te esqueceste de tomar os comprimidos da manhã?! :wall: :wall:

Como é possível vires aqui regularmente nos últimos dias e teres essa opinião?! Acorda lá que já são quase 3 da tarde! Tá tudo fechado, a economia está quase toda parada... pior que isso, ninguém sabe quanto tempo isto vai durar, sendo certo que pelo menos 2 ou 3 meses durará, e tu não vês impactos económicos significativos?!? :wall: :wall:

EDIT: Isto custa um bocado a escrever mas é a verdade, os mercados estão a marimbar-se para se há mais ou menos gente doente ou em risco. Para os mercados morrerem mil ou 10 mil vai dar no mesmo...para os mercados o que interessa são os impactos nos resultados das empresas, é para isso que estão a olhar, e esse impactos estão sobretudo ligados ao facto de estar tudo parado, de ninguém sair de casa, etc...
Editado pela última vez por artista_ em 17/3/2020 15:48, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 17/3/2020 15:41

Wuzzu. Escreveu:ps: e já agora digo-te mais uma coisa: se forem 20% dos infectados que têm sintomas severos, eu digo que sendo a percentagem de identificados como infectados muito pequena (por exemplo, 5%; são os que vão às urgencias) tens um número do tipo 0.05x0.2=1% da população. É imensa gente, mas é fácil hoje vivermos com uma sociedade com 1% de comprometidos (e já agora, não há 5% da população a ir às urgencias...). É destas contas que estou a falar...


Mas qual fácil qual carapuça? A sério que tiras as pessoas do sério com as tuas viragens tipo catavento (e estou certo que não serei neste momento o único a observar isto!). O sistema hospitalar na Itália rebentou. Existem conferências de imprensa diárias. O sistema de saúde em Portugal já está virado do avesso e ainda mal começou. Tudo o que não é urgente está a ser desmarcado.


Wuzzu. Escreveu:Os dados que existem é que não há forma de estimar o número de infectados asintomaticos, tudo o resto é desinformação.


Para além de não existir evidência relevante que sugira que são muitos mais, deixou de ser relevante a partir do momento em que os que já se conhecem são suficientes para rebentar com os sistemas de saúde e a capacidade instalada.



Há que ter uma imensa pachorra para ler estes dislates e manter a serenidade...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39890
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Serrano1963 » 17/3/2020 15:33

Caros amigos
Perante o contexto Português desta crise epidemiológica de dimensões e gravidade nunca vistas nos últimos tempos (por factores como envelhecimento populacional, doenças crónicas e oncológicas que a actual sociedade enferma, somados à enorme mobilidade das pessoas facilitada a nível global) cabe-me, como profissional de saúde que trabalha na linha da frente deste combate (trabalho num serviço de urgência para onde são referenciados os corona positivos e casos suspeitos; espero que haja material de defesa e proteção suficiente para nós), alertar a nossa comunidade para a séria gravidade da situação. Sabemos que neste preciso momento é fundamental TODOS FICAREM EM SUAS CASAS aguardando pacientemente que as coisas evoluam. Em suas casas devem estar atentos às indicações da DGS e seguir as indicações. Os conselhos paralelos podem não ser os melhores.
Importante lavar as mãos frequentemente, cuidados com roupas que são factor de infecção e manter distâncias de segurança . As deslocações ao exterior devem ser única e exclusivamente as imprescindíveis e devem levar máscaras e luvas (cuidado pois as luvas quando entrar em casa devem ser correctamente retiradas, lavadas as mãos e desinfectadas. Falem e trabalhem via novas tecnologias e ocupem os tempos da melhor forma. Há movimentos de ajuda (entrega de alimentos, ajuda a idosos que não se podem deslocar às compras etc) . Se possível nos bairros organizem-se para irem às compras o menor número de pessoas e depois estes distribuírem pelos restantes vizinhos. Todos sabemos que os portugueses têm a grande capacidade de se entre-ajudarem nas crises e disso temos provas. Pedimos que FIQUEM EM VOSSAS CASAS. Cultivemos os valores sociais que vão estando esquecidos e dos quais eu saliento a FAMÍLIA pois esta é a raiz que em casos como este volta aos nossos anseios e preocupações. Viva Portugal !!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 272
Registado: 3/12/2007 21:57
Localização: Guarda

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por RPedroG » 17/3/2020 15:33

Nao sei se ja foi colocado aqui, mas a OMS aconselha as pessoas a nao tomarem Ibuprofeno caso tenham suspeita de Corona, e nao tenha sido indicado por um medico.
Informacao de há poucas horas, após as noticias q surgiram sobre o Ibuprofeno/Corona nos ultimos dias.

Foi dito pelo porta voz da OMS Christian Lindmeier numa conferencia esta tarde em Geneva.

Noticia em alemao:
https://www.welt.de/wissenschaft/article206534469/Coronavirus-WHO-raet-bei-Verdacht-von-Ibuprofen-ab.html
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 17/3/2020 15:29

Wuzzu. Escreveu: O que é uma boa parte em: "a infecção não revele sintomas numa boa parte". É disto que estamos a falar... É que se não o fizeres também posso argumentar que gostas de alarmar todos sem sentido.


Wuzzu, essa informação já foi colocada no tópico, vais-me desculpar mas eu não vou agora estar a desenterrar toda a informação que já foi colocada no tópico ou que está disponível na net só porque, e vais-me certamente desculpar, te deu vontade de escrever algo que hoje te veio à cabeça. Não faria eu outra coisa agora.

Há dados da China, há dados de Itália. E já foram discutidos aqui ou indicados os locais onde estão disponíveis. Lê o que já foi partilhado ou faz também tu o teu trabalho de casa se vais fazer afirmações deste género...


Há dias querias que eu criasse pânico e agora escreves coisas destas? Wuzzu, pondera um pouco mais. Por favor!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39890
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por F63 » 17/3/2020 15:29

Aquilo a que hoje assistimos é uma pandemia, sem dúvida, mas sem efeitos relevantes a nível económico.


Esta frase só pode significar 1 de 2 coisas:
- Completo desconhecimento da atividade económica e falta de consciência para escrever num forum deste tipo por induzir em erro os leitores;
ou
- Propósito em enganar quem lê tamanha barbaridade, vá-se lá saber porquê...
Posts como este não deveriam ser permitidos no caldeirão tal a falta de sensibilidade a todos os níveis.

BN
Editado pela última vez por F63 em 17/3/2020 15:31, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Jonatin » 17/3/2020 15:27

Em última análise o mundo inteiro pode tornar-se num Venezuela gigante. O que se está a passar pode tornar a crise de 2008 uma brincadeira de criança. Na crise de 2008 não ficou tudo parado. Neste momento estamos a falar de turismo, aviação, entretenimento, qualquer empresa que produza bens não-essenciais ou que viva de publicidade (não é por acaso que o Facebook está a levar uma talhada monumental na bolsa, apesar de neste momento as pessoas estarem a usar o Facebook como nunca). Resumindo, apenas prestadores de bens essenciais poderão ser considerados bons investimentos neste momento. Ou isto acalma, os sistemas de saúde não entram em colapso e passamos entre os pingos da chuva ou vai ser um descalabro económico. Mesmo que a Europa decida emitir moeda em massa e entregá-la diretamente às empresas e países (nem sei se isto é possível pelas regras europeias) poderia criar uma inflação tremenda. Desemprego, criminalidade, tudo podia descambar. Esta crise é algo muito sério e espero que as perdas disto tudo sejam só as dos investidores nos mercados.
 
Mensagens: 14
Registado: 23/9/2019 11:12

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por PM_82 » 17/3/2020 15:24

MarcoAntonio Escreveu:Nenhuma das duas são "definições", são explicações sobre o que essencialmente pretendem indicar. E estou perfeitamente ao corrente de que o valor de p é suspeptível de ser mal interpretado e motivo de polémica. Existem muitas fontes na web e na literatura para quem quiser perceber em muito maior detalhe. Mas no essencial e para um leigo, as explicações são simples o suficiente para se perceber para que servem no essencial as duas métricas.


Apenas para concluir este ponto, e com todo o respeito: estou totalmente de acordo em simplificar conceitos o mais possível para que um leigo na matéria a possa entender. No entanto, isso não significa que possamos dizer algo do género "se temos um p=0.05 basicamente quer dizer que há uma probabilidade de 5% deste resultado ter acontecido por mero acidente, sem existir nenhuma relação ou mecanismo por detrás." e esperar não ser criticados. É de facto uma afirmação simples de entender, porém totalmente errada (nem tangencialmente correcta se pode considerar), logo pouco ou nada últil. De qualquer forma, deixei um link para um artigo bastante conhecido na área e com linguagem suficientemente simples para quem estiver interessado no assunto.

Peço desde já desculpa pelo eventual excesso de assertividade. Todos nós disseminamos informação errada sem ser nossa intenção, e este parece-me um caso paradigmático. Reltivamente ao resto, nada a apontar - este é de longe um dos mais informativos tópicos do Caldeirão nos últimos anos.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por RPedroG » 17/3/2020 15:22

E como se pode dizer q nao tem relevancia economica... As consequencias economicas do Virus sao desastrosas!
Todas as empresas vao ser afectadas.
Só de pensar q na maior parte das cidades europeias as pessoas vao ficar em casa semanas, como é q os pequenos empresarios (cafés, restaurantes, lojas,...) vao sobreviver a isto?
E as grandes empresas que vem a producao reduzir bastante?
E as companhias areas e de turismo q ficam praticamente paradas?
É devastador.
Existem algumas empresas q podem aproveitar mas essas penso q se contam pelas maos. Tirando as q fabricam equipamentos/produtos medicos, sobram quem? As q fazem entregas podem lucrar, enquanto tiverem trabalhadores saudaveis. A Amazon pode lucrar. Mas mesmo o Netflix nao lucra tanto como à primeira vista. As pessoas ficam em casa, mas tendo em conta q o Netflix tem um mes grátis, mt gente q nao era cliente pode usufruir agora e cancelar quando voltar ao trabalho.

Como esta situacao do Virus nao irá estar resolvida em poucas semanas, o efeito é devastador e infelizmente muita gente irá à falencia e ficará desempregada.
É triste e nem quero pensar nos milhoes de pequenos empresarios na europa que vem o negocio ruir de um momento para o outro.
Infelizmente nao acredito q isto fique resolvido nos proximos meses. E ainda nao sei qual é o plano dos governos para a situacao daqui a um mes. Pq com tudo em casa fechado durante um mes, os casos irao baixar significativamente. Mas e depois? O Virus continuara ai no mundo e vacina só em 2021...
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 17/3/2020 15:19

Sobre o reino unido, veiculou-se que supostamente iam ter uma abordagem diferente. Não sei se isto realmente alguma vez foi verdade ou se foi só uma suposição (uma das fontes que conheço para isto foi uma série de tweets de um especialista e era uma "interpretação" do que podia estar a acontecer).

Seja como for, ontem o Reino Unido implementou medidas muito semelhantes à de outros países como França, Espanha ou Portugal. A taxa de letalidade para já no Reino Unido não está simpática. Nada sugere para já que o Reino Unido vá tratar disto de uma forma marcadamente diferente dos outros países nem que vá ter resultados particularmente melhores. Isto ainda vai no adro para a Europa, infelizmente!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39890
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 17/3/2020 15:14

wuzzu, vou deixar de lado a questão de saúde pública. É grave, gravíssimo. Nem há discussão possível.

Mas vamos às questões económicas, tu dizes isto:

Aquilo a que hoje assistimos é uma pandemia, sem dúvida, mas sem efeitos relevantes a nível económico.


Quando inúmeros países têm praticamente todas as pessoas em casa, sem trabalhar. Quando algumas empresas já assumiram que estão em risco de falir. Quando se deixou de voar. Quando todos os estudos apontam para que estes meses sejam de completa quebra económica, tu dizes que não tem qualquer efeito relevante a nível económico. É impossível que alguém assim te leve a sério.

Uma coisa era tu aqui vires dier que achas que o mercado já mais do que descontou este brutal impacto económico que esta crise está a ter (quer o impacto actual, quero que vai custar todas as medidas que vão ser tomadas para levantar o mundo e a economia). É discutível mas aceitável. Agora vires dizer que não há efeitos relevantes a nível económico é não ver o que está à nossa frente. Hoje.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 17/3/2020 15:13

Tenho que tirar o chapéu, não tenho palavras..."só isto... :clap: :clap: :clap: isto sim, estes tem noção da gravidade realidade que se vive no Nosso Pais e Mundo.

"Empresário de Campanhã e Câmara do Porto montam unidade de produção de máscaras cirúrgicas"

http://www.porto.pt/noticias/empresario ... cirurgicas :clap:

Medidas como estas é que podem atenuar o que vem ai...neste momento não é momento de "guerras", mas pela nossa sobrevivência.
Só com medidas de fundo é que se pode travar Covid-19..Parar quase tudo, excepto bens essenciais para o dia, bloquear fronteiras excepto o mencionado acima.
Para além desde grave problema, já por si, há muito população que não vai ter dinheiro nos próximos meses...Como fazer! A Europa está à espera de quê!!!
É por o "helicóptero do ar" e distribuir dinheiro por pessoa, equivalente ao que gastaram neste últimos anos a injectar na Economia, bancos, empresas, etc...Caso contrário isto pode ficar mais caótico, se o numero de infectados não começar baixa...se não as pessoas tem que ir trabalhar para sobreviver...e isso implica mais risos pois tem que regressar a casa e estar com família.
Estou Errado :!:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1978
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 17/3/2020 15:05

Por favor, o virus não é inócuo. Parem de escrever estas coisas!

Ainda que a infecção não revele sintomas numa boa parte ou sintomas "ligeiros" (e atenção que já vários especialistas internacionais, incluindo chineses que viveram a coisa há semanas atrás, vieram esclarecer o que é isto de ligeiros, muitas vezes já é mais do que o normal numa gripe!) depois ainda temos 20% para quem os sintomas são severos, uma parte dos quais são críticos.

A recuperação dura semanas, duas a seis semanas, sensivelmente. Há pessoas jovens e de meia idade em cuidados intensivos. Ainda que a maioria sobreviva, isto de inócuo não tem nada e francamente é irresponsável escrever estas coisas.

É o tipo de desinformação que eu julguei que já tinhamos deixado para trás...


E depois há o respeito pelos mais velhos / imunitariamente comprometidos e todos os seus amigos e familiares. Estas pessoas não são para abandonar, tudo se tentará para salvar estas (e as outras!) pessoas em necessidade de cuidados hospitalares. Em Itália as mortes já se começam a "propagar" às faixas etárias mais jovens (abaixo de 60, 50, etc) devido ao colapso do sistema de saúde, a falta de material e a falta de pessoal (que vai ficando infectado). Há dias, parte da conferência de imprensa da Protezione Civile foi dedicada a falar de uma história de heroísmo. O que se passa é verdadeiramente anormal, não vai ficar esquecido tão cedo e tem inevitavelmente impactos na economia e actividade económica.

Eu não posso impedir as pessoas de escreverem estas coisas mas apelo a que pensem um pouco mais antes de escrever. Estamos a falar de vidas humanas e de uma situação dramática...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39890
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 17/3/2020 14:58

Wuzzu. Escreveu:Quem gostar de controvérsia aqui está:

Cheguei hoje à conclusão de que é hora de voltar a investir selecionando empresas criteriosamente. Finalmente percebi tudo o que se está a passar. Aquilo a que hoje assistimos é uma pandemia, sem dúvida, mas sem efeitos relevantes a nível económico. Antes, que gerou fantásticas oportunidades de negócio devido ao empolamento criado pela internet, pela enorme quantidade de dados disponivel para a maior parte, pelas notícias, e pela falta de experiência dos investidores lidar com tudo isto.

Aquilo a que assistimos é um exemplo de auto-organização crítica. Os sistemas de saúde foram-se otimizando, minimizando recursos redundantes. Por outro lado, tornou-se possível aumentar em muito a esperança de vida de muita gente, criando doentes crónicos em percentagens muito significativas da população. Essa sub-população é altamente vulnerável, e aquilo a que se assiste é que um vírus inócuo para a maioria, é mortal para essa subpopulação. Em breve, muita gente suspeitará que já ultrapassou o covid19, porque já o apanhou, mas por ter sido tão inócuo nem perceberam que era o mal afamado covid19. Aquilo a que se assitirá é, sem aparente razão, o número de infetados vai começar a crescer mais devagar, mas sem atingir numeros significativos da população. Por exemplo, será em itália 150000infetados? Ou 200.000? Não será de certeza 60% da população de itália. Isso demonstrará aquilo de que eu falo.
Eu creio que estamos perto desse momento, e quando chegar verão que os mercados voltarão quase aos níveis anteriores.

Eu não pensava assim, mas compreendi tudo isto ao perceber melhor a posição inglesa e olhando para as estatísticas de quem morre.
Isto ainda vem infelizmente demonstrar mais uma coisa: que os ingleses tiveram razão em sair da UE, porque realmente deve-se dar o direito a pensar diferente, pois pode-se ter razão.


wuzzu.


Não me parece o melhor tópico para colocar isto, não sei de quem é a opinião, seja de quem for, ao dizer que não está a ver grandes efeitos a nível económico é porque ainda não reparou que está tudo parado, há empresas que vão certamente falir, pessoas que vão ficar sem emprego, e perdas signficativas para a generalidade das empresas... digamos que anda um bocadito distraído! :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

EDIT: E, desculpa que te diga, não sei como tu próprio não consegues fazer uma triagem de tudo o que te chega para veres o que deves ou não partilhar... é que isto não tem ponta por onde se lhe pegue!
Editado pela última vez por artista_ em 17/3/2020 15:01, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 17/3/2020 14:53

Wuzzu gosto do teu comentário mesmo que estejas certo há consequências , vai haver outro mundo , ouço na Europa governos a falar de nacionalizações ,além dos que já são dependentes do estado o número irá duplicar , o números de empresas médias e pequenas responsáveis pela maioria do emprego só vão sobreviver a conta do estado , os défices serão assustadores .

Tens razão numa coisa vamos enterrar os mortos e os vivos vão esquecer rapidamente .

Há 2 livros um recente outro mais antigo que são actuais e podem dar luz para ver o mundo que aí vem .

-O grande assassino: como a gripe espanhola mudou o mundo
Laura Spinney
Albin Michel,

Epidemics and Ideas: Essays on the Historical Perception of Pestilence (Past and Present Publications)
by Terence Ranger and Paul Slack
 
Mensagens: 826
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por luislobs » 17/3/2020 14:51

´´´´``*Cheguei hoje à conclusão de que é hora de voltar a investir selecionando empresas criteriosamente. Finalmente percebi tudo o que se está a passar. Aquilo a que hoje assistimos é uma pandemia, sem dúvida, mas sem efeitos relevantes a nível económico. Antes, que gerou fantásticas oportunidades de negócio devido ao empolamento criado pela internet, pela enorme quantidade de dados disponivel para a maior parte, pelas notícias, e pela falta de experiência dos investidores lidar com tudo isto.*

Wuzzu tu devias ter uma quarentena obrigatória tanto a nivel fisico como verbal, homem acorda do sonho sê responsavel e civico, nao digas asneiras
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2278
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 17/3/2020 13:38

Confuso...

“Exportadas máscaras apesar de carência
MÉDICOS Clínicos apontam a falta de equipamento como a situação mais crítica

A fábrica Bastos Viegas, em Penafiel, garante que responde “a todas as solicitações internas e neste momento não tem qualquer pedido sem resposta”, apurou o CM junto de fonte da administração. Contudo, apesar das garantias da empresa, que duplicou a produção, há uma carência de material. O bastonário da Ordem dos Médicos”
 
Mensagens: 826
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 17/3/2020 13:37

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/as-forcas-armadas-e-o-covid-19-560268

Achei este artigo muito interessante e a comparação que fazem da gestão deste problema comparativamente à gestão do governo aquando da crise em 2008!

A meu ver o exército já deveria estar a participar em todas as operações e apoio as orientações governativas!
Neste momento temos em mãos uma "guerra biológica", que apesar de mundial, temos primeiro de a controlar dentro de casa.

Neste momento:
- já deveria estar em curso a adaptação de pavilhões ou outras instalações, para acolher os doentes de covid-19.
- Deveria estar em curso em movimento um plano para juntar alguns cerebros que temos nas faculdades e empresas para construir ventiladores (caso os mesmos não cheguem da China).
- Deveriamos ter em curso um plano (mesmo que seja com voluntários) para garantir o abastecimento e apoio aos idosos (se isto não for coordenado, não tarda muito haverão pessoas a ser enganadas).
- deveriar estar em curso um plano para produção de mascaras ou garantir a produção de artigos de higiene e limpeza
- com o passar do tempo, não tarda muito os hospitais terão também problemas de sangue

Posso estar a fazer disto um problema maior do que o que é, mas o certo é que se calhar temos de olhar para outros casos e ver o que está a acontecer por não terem sido tomadas algumas medidas.
Estou certo que isto passará, não sabemos é quantos conseguirão ver isto passar, por issso temos de fazer disto um desígnio nacional e não pontual...
 
Mensagens: 6435
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 17/3/2020 13:20

Actualização nacional:

Boletim:
https://covid19.min-saude.pt/wp-content ... df.pdf.pdf

Panorama:
https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-s ... -portugal/



Os números sugerem um alargamento do plano / número de testes (não só o número de testes realizados subiu, a taxa de positivos baixou, valores a confirmar com mais dias/dados). Em anexo, a evolução do número de casos positivos confirmados em Portugal a azul (e a laranja uma estimativa grosseira do total de positivos tendo em conta o número de testes laboratoriais correntemente a aguardar resultado).

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39890
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 17/3/2020 13:03

luislobs Escreveu:desculpa, nao se fala noutra coisa no planete dia e noite, na rua, no cafe.

entao um atrasado de um medico interna um doente com pneomonia e nao tem a capacidade de pelo menos pedir um teste ao doente , isso e negligencia


luislobs, isto já foi falado diversas vezes: os testes realizados estão sujeitos aos critérios estabelecidos pela DGS.

Inicialmente os critérios eram essencialmente os seguintes: era sujeito a teste quem manifestasse sintomas e viesse de uma zona conhecida com epidemia activa ou que tivesse contacto com alguém já conhecido como infectado com SARS-CoV-2. Entretanto alargaram o critério (e começaram a testar, por exemplo, individuos internados com doença respiratória grave sem agente previamente identificado; não sei se entretanto alargaram mais). Estes critérios permitiram que muitos infectados passassem debaixo do radar e que os números oficiais em Portugal dessem uma falsa sensação de segurança quanto à real expansão da epidemia em Portugal. Há muitas semanas que digo que os critérios em Portugal eram excessivamente apertados. Esse erro foi cometido "lá atrás" e não foram os pobres dos médicos (pelo menos os que estavam no terreno) que o cometeram...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39890
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 17/3/2020 13:02

Marco só me resta agradecer a tua procura e explicação , mesmo com “ bom” grupo sanguíneo o melhor é portar bem tens razão , como aqui já dei entender era melhor ter a porta fechada sem chave , começa a ser pesado 10 dias longe da vida ,nunca tive peso a mais e os kilos estão a ir .

Uma nota o turismo em França vale quase o PIB de Portugal 170 000 milhões euros estou a ouvir telefonemas numa rádio FR e é o pânico e não é pelos vírus .
 
Mensagens: 826
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 17/3/2020 12:59

Nenhuma das duas são "definições", são explicações sobre o que essencialmente pretendem indicar. E estou perfeitamente ao corrente de que o valor de p é suspeptível de ser mal interpretado e motivo de polémica. Existem muitas fontes na web e na literatura para quem quiser perceber em muito maior detalhe. Mas no essencial e para um leigo, as explicações são simples o suficiente para se perceber para que servem no essencial as duas métricas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39890
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Barão de Soestrova, Goya777, icemetal, iniciado1, m-m, malakas, Manchini888, MP65, OCTAMA, PAULOJOAO e 142 visitantes