Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Os meus filmes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off Topic - Os meus filmes

por PMP69 » 19/7/2024 8:14

Excelente filme.

Outro velhinho "Papillon" de Franklin J. Schaffner.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2712
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Off Topic - Os meus filmes

por Opcard » 18/7/2024 21:50

Se ha um filme o livro ja era excelente , marcou-me para sempre e muito do que fui e do que sou em relação a minha visão da sociedade e do melhor caminho entre revoluções e mudar mundo por reformas , escolhi este último caminho vendo o filme ficando com pavor as revoluções.

Vi-o várias vezes .

A música com imagem
https://youtu.be/iFm8AZ5gHm0?si=C-Ljg6zKdM0t7aTb

Imagem
 
Mensagens: 4581
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Re:

por PMP69 » 18/7/2024 16:27

BearManBull Escreveu:Vè o filme.

Outra grande filme sobre racismo e grupos extremistas, desta feita, em Africa com o bónus de deixar bem explicito para que serve a ONU.

Hotel Rwanda


Já vi ambos.

Fica aqui outro passado em África (Serra Leoa).

"Diamante de Sangue", de Edward Zwick, que retrata a guerra civil e o negócio dos diamantes na Serra Leoa.

Apesar de abordar de uma forma muito discreta, a sul-africana Executive Outcomes (PMC) fundada pelo Tenente-Coronel Eeben Barlow, que conseguiu derrota a RUF (Revolutionary United Front) e controlar a Serra Leoa (por curiosidade a EO operava helicópteros soviéticos M-17 e Mi-24, pilotados por ucranianos da Ibis Air).

Uma grande maioria dos contratados da EO vieram do 32º Batalhão da África do Sul (Batalhão Búfalo), que era composto por alguns africanos que tinham lutado nas forças armadas portuguesas.

A Executive Outcomes custou ao Governo da Serra Leoa 15,7 milhões de dólares.

Com o Acordo de Paz de Abidjan, a UNAMSIL (ONU) em sete anos gastou um valor astronómico, sem nunca ter conseguido os êxitos obtidos pela Executive Outcames.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2712
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Off Topic - Os meus filmes

por MarcoAntonio » 18/7/2024 15:57

Podemos sempre encontrar razões para criticar os filmes, é matéria subjectiva.

Para mim, ambos são excelentes filmes, Hotel Rwanda e American History X, e recomendaria ver.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Re:

por BearManBull » 18/7/2024 15:52

PMP69 Escreveu:o objectivo do filme era trazer para a discussão o problema dos grupos extremistas que abundam nos EUA.


Vè o filme.

Outra grande filme sobre racismo e grupos extremistas, desta feita, em Africa com o bónus de deixar bem explicito para que serve a ONU.

Hotel Rwanda
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9402
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Re:

por PMP69 » 18/7/2024 11:27

BearManBull Escreveu:
PMP69 Escreveu:Achei um filme para americano "comer", à boa maneira de Hollywood, que não cumpriu o seu objectivo.


Só está no 41ª lugar dos 685,051 filmes que estão catalogados no imdb.


Não é que seja ciência exacta mas é um indicador que o filme não cumpriu com o objectivo.



Bear, o objectivo do filme era trazer para a discussão o problema dos grupos extremistas que abundam nos EUA.

Como o Ridley Scott em "Black Hawk Down", contaminou o filme ao colocar os actores em Fort Moore.

Gostei de "Era Uma Vez na América" de Sergio Leone, que não foi muito bem recebido pela crítica americana.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2712
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Re:

por BearManBull » 18/7/2024 10:41

PMP69 Escreveu:Achei um filme para americano "comer", à boa maneira de Hollywood, que não cumpriu o seu objectivo.


Só está no 41ª lugar dos 685,051 filmes que estão catalogados no imdb.


Não é que seja ciência exacta mas é um indicador que o filme não cumpriu com o objectivo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9402
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Re:

por PMP69 » 18/7/2024 8:32

BearManBull Escreveu:
PMP69 Escreveu:Filme simplicista

:shock:

Simplicidade não é antónimo de qualidade nem de falta de profundidade.

É fácil de se ver e entender os melhores filmes são assim. :wink:
É arte de saber contar uma história por alguma coisa o The Shawshank Redemption está em #1 no imdb. É um filme simplicista e bem americano no mesmo sentido.


Achei um filme para americano "comer", à boa maneira de Hollywood, que não cumpriu o seu objectivo.

O Ridley Scott, que é um dos meus realizadores preferidos, também fez o "Black Hawk Down".

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2712
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Re:

por BearManBull » 17/7/2024 23:54

PMP69 Escreveu:Custa a perceber como é que o Edward Norton aceitou participar..


Tens noção que foi nomeado para Oscar por essa performance, certo?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9402
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Re:

por BearManBull » 17/7/2024 23:51

PMP69 Escreveu:Filme simplicista

:shock:

Simplicidade não é antónimo de qualidade nem de falta de profundidade.

É fácil de se ver e entender os melhores filmes são assim. :wink:
É arte de saber contar uma história por alguma coisa o The Shawshank Redemption está em #1 no imdb. É um filme simplicista e bem americano no mesmo sentido.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9402
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Re:

por PMP69 » 17/7/2024 19:22

BearManBull Escreveu:
fiódor Escreveu:América proibida


Este é outro filme do top20 de sempre.

No titulo original American History X.

Hate is baggage and life is too short to be pissed off all the time.


O que é a verdadeira lição deste filme? Que nos devemos unir uns aos outros pelas pessoas que somos e não pelo grupos aos quais pertencemos.

Seja uma suástica, uma bandeira arco iris ou de um punho erguido todos estes símbolos são agentes de ódio que destroem a individualidade e a identidade única de cada um.

Quem carrega bandeiras, carrega odio.



Filme simplicista à boa maneira americana.

Custa a perceber como é que o Edward Norton aceitou participar.

Pedro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2712
Registado: 11/2/2021 17:05

Re:

por BearManBull » 17/7/2024 18:17

fiódor Escreveu:América proibida


Este é outro filme do top20 de sempre.

No titulo original American History X.

Hate is baggage and life is too short to be pissed off all the time.


O que é a verdadeira lição deste filme? Que nos devemos unir uns aos outros pelas pessoas que somos e não pelo grupos aos quais pertencemos.

Seja uma suástica, uma bandeira arco iris ou de um punho erguido todos estes símbolos são agentes de ódio que destroem a individualidade e a identidade única de cada um.

Quem carrega bandeiras, carrega odio.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9402
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off Topic - Os meus filmes

por BearManBull » 28/6/2024 21:55

Pois é, tem outro filme dos meu top 20.

Starship Troopers



E devo mencionar o filme provavelmente mais conhecido que apesar de ser baseado na obra com o mesmo titulo, para mim, do maior escritor de todos os tempos, por algum motivo não me convence tanto mas que não deixa de ser uma obra prima do cinema.

Total Recall

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9402
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off Topic - Os meus filmes

por PXYC » 28/6/2024 19:03

BearManBull Escreveu:RoboCop

Para mim devia estar no top 20 dos melhores filmes de sempre.



Uma obra prima da sci-fi. Neste caso nenhum dos filmes seguintes conseguiu chegar aos calcanhares do primeiro. E note-se que o mesmíssimo realizador do Tropa de Elite tentou fazer renascer o franchise sem grande sucesso apesar de um casting de luxo que incluía (Michael Keaton e Samuel L. Jackson) o filme é aborrecido... acabou por dar lucro mas nem de perto tem o caracter do original.

O que o fazia tao icónico? Tem algumas cenas que estão muito á frente para a época, quando o Murphy é convertido em Robotcop, o espetador vê o mundo da perspetiva dele com flashes da transformação progressiva a que se vai sendo submetido. 30 anos mais tarde o Ghost in the Shell com a Scarlett Johansson usou a mesma abordagem de uma forma que para mim também foi muito bem conseguida (de resto outro grande filme).

Os antagonistas são excelentemente conseguidos e interpretados. Todos têm traços de personalidade diferentes e o pai do that 70s show tem um performance quase digna de Oscar dentro do papel que tinha de realizar era difícil alguém fazer melhor, tem algumas deixas completamente imprevisíveis que dão força á personalidade de alguém que não tem medo nem consideração por nada.



O gore é brutal, as balas explodem em sangue ao embater, literalmente rebentam com a mão do Murphy, a forma como a cabeça do Murphy está perfeitamente integrada com armadura metálica, até mesmo hoje em dia é raro o filme que consegue uns efeitos com tao bom aspecto.

Por fim os detalhes que é o que fazem uma obra prima. O pormenor do terminal de conexão do Robocop que permite fazer o finger, os anúncios que passam ao longo do filme em forma de sátira de uma sociedade que se auto idealiza como tecnologicamente avançada mas onde ao mesmo tempo falha quase tudo, o robot gigante que promete ser uma maquina de guerra implacável mas que é incapaz de descer escadas... (quase que faz lembrar a sociedade de hoje em dia incapaz de combater um vírus de forma mais eficaz do que o que se fazia na idade média...)



O filme oferece muito mais, comédia, cenas de acção em que se tem uma noção completa de espaço (absolutamente raro nos dias de hoje que se limitam a abanar a camara e cut cut cut) e não esquecer o drama de um homem convertido em cyborg mas que consegue manter a humanidade e rasgos da personalidade.

Quem nunca viu vale a pena, claro que terá sempre de se dar o desconto de ser um filme de 1987 mas a qualidade cinematográfica continua a ser do melhor alguma vez produzido.


A carreira do Paul Verhoeven (director deste filme que mencionas) é incrível.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 587
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Off Topic - Os meus filmes

por BearManBull » 27/6/2024 1:15

RoboCop

Para mim devia estar no top 20 dos melhores filmes de sempre.



Uma obra prima da sci-fi. Neste caso nenhum dos filmes seguintes conseguiu chegar aos calcanhares do primeiro. E note-se que o mesmíssimo realizador do Tropa de Elite tentou fazer renascer o franchise sem grande sucesso apesar de um casting de luxo que incluía (Michael Keaton e Samuel L. Jackson) o filme é aborrecido... acabou por dar lucro mas nem de perto tem o caracter do original.

O que o fazia tao icónico? Tem algumas cenas que estão muito á frente para a época, quando o Murphy é convertido em Robotcop, o espetador vê o mundo da perspetiva dele com flashes da transformação progressiva a que se vai sendo submetido. 30 anos mais tarde o Ghost in the Shell com a Scarlett Johansson usou a mesma abordagem de uma forma que para mim também foi muito bem conseguida (de resto outro grande filme).

Os antagonistas são excelentemente conseguidos e interpretados. Todos têm traços de personalidade diferentes e o pai do that 70s show tem um performance quase digna de Oscar dentro do papel que tinha de realizar era difícil alguém fazer melhor, tem algumas deixas completamente imprevisíveis que dão força á personalidade de alguém que não tem medo nem consideração por nada.



O gore é brutal, as balas explodem em sangue ao embater, literalmente rebentam com a mão do Murphy, a forma como a cabeça do Murphy está perfeitamente integrada com armadura metálica, até mesmo hoje em dia é raro o filme que consegue uns efeitos com tao bom aspecto.

Por fim os detalhes que é o que fazem uma obra prima. O pormenor do terminal de conexão do Robocop que permite fazer o finger, os anúncios que passam ao longo do filme em forma de sátira de uma sociedade que se auto idealiza como tecnologicamente avançada mas onde ao mesmo tempo falha quase tudo, o robot gigante que promete ser uma maquina de guerra implacável mas que é incapaz de descer escadas... (quase que faz lembrar a sociedade de hoje em dia incapaz de combater um vírus de forma mais eficaz do que o que se fazia na idade média...)



O filme oferece muito mais, comédia, cenas de acção em que se tem uma noção completa de espaço (absolutamente raro nos dias de hoje que se limitam a abanar a camara e cut cut cut) e não esquecer o drama de um homem convertido em cyborg mas que consegue manter a humanidade e rasgos da personalidade.

Quem nunca viu vale a pena, claro que terá sempre de se dar o desconto de ser um filme de 1987 mas a qualidade cinematográfica continua a ser do melhor alguma vez produzido.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9402
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off Topic - Os meus filmes

por MarcoAntonio » 21/6/2024 15:13

Para recordar Donald Sutherland, que partiu ontem.

A cena em JFK que dura mais de um quarto de hora:

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Off Topic - Os meus filmes

por MarcoAntonio » 28/5/2024 19:04

Não é um filme mas uma série.

A adaptação da franchise Fallout (Apple TV) foi uma agradável surpresa.



Dentro do género, a série Silo (Amazon Prime) também está imo bem conseguida.



O autor dos livros supostamente é familiar com o Fallout e a influência é evidente, just saying.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Off Topic - Os meus filmes

por MarcoAntonio » 19/6/2020 16:04

Completos:



Aniki Bóbó (1942)




Bicycle Thieves (1948)

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Off Topic - Os meus filmes

por JohnyRobaz » 15/12/2019 20:34

MarcoAntonio Escreveu:Entre o Joker e o The Irishman...

São os dois fortes cinematograficamente por razões semelhantes e têm o mesmo tipo de ponto fraco. Mas enquanto o Joker faz uma homenagem declarada a filmes como Network, King of Comedy e Taxi Driver, o outro parece-me que sair um cruzamento entre Forest Gump, Godfellas e JFK não terá sido totalmente intencional.

Ainda assim, se subtrairmos as leads e enquanto considerarmos os dois ficção, creio que o Scorcese sai um pouco melhor na fotografia e talvez aguente melhor o teste do tempo...


Eu gostei imenso do Irishman, principalmente da parte final. Como filme em si, achei bastante melhor que o Joker. E as velhas lendas dos filmes da máfia estiveram à altura.

Já agora, aproveito para referir dois bons filmes que vi recentemente, o "Marriage Story", bela história sobre um drama dos nossos dias e com excelentes interpretações, e o "The Black Godfather", um documentário sobre alguém que deu sentido ao facto de se chamar aos EUA a terra das oportunidades.

Cumps
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4620
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Off Topic - Os meus filmes

por MarcoAntonio » 15/12/2019 19:40

Entre o Joker e o The Irishman...

São os dois fortes cinematograficamente por razões semelhantes e têm o mesmo tipo de ponto fraco. Mas enquanto o Joker faz uma homenagem declarada a filmes como Network, King of Comedy e Taxi Driver, o outro parece-me que sair um cruzamento entre Forest Gump, Godfellas e JFK não terá sido totalmente intencional.

Ainda assim, se subtrairmos as leads e enquanto considerarmos os dois ficção, creio que o Scorcese sai um pouco melhor na fotografia e talvez aguente melhor o teste do tempo...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Off Topic - Os meus filmes

por JohnyRobaz » 11/12/2019 0:51

Seculo XX Escreveu:Quem não viu, corra para ver o Joker que tem tudo para ser o filme do ano. Fantástico filme! A sala onde vi aplaudiu de pé no fim, coisa que nunca tinha visto no cinema,


Eu separaria o Filme da prestação do actor. Para mim foi a melhor prestação do ano sem dúvida, agora filmes, vi melhores.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4620
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Off Topic - Os meus filmes

por Seculo XX » 10/12/2019 16:10

A lista de nomeados para os Globos de Ouro é uma enorme vitória da Netflix, mas será que a Academia dará também esse protagonismo à Netflix quando normalmente é tão conservadora nisso? Gostei do "Irlandês", claro que é um óptimo filme com alguns dos melhores actores da história, mas esperava um pouco mais. Até pode ganhar o melhor filme, mas esperava mais. Vi esta semana o "Knives Out" e, não sendo um enorme filme, é muito interessante na criação de dúvidas do desfecho final.
 
Mensagens: 10
Registado: 1/10/2019 11:33

Re: Off Topic - Os meus filmes

por Seculo XX » 8/10/2019 11:49

Quem não viu, corra para ver o Joker que tem tudo para ser o filme do ano. Fantástico filme! A sala onde vi aplaudiu de pé no fim, coisa que nunca tinha visto no cinema,
 
Mensagens: 10
Registado: 1/10/2019 11:33

Re: Off Topic - Os meus filmes

por OCTAMA » 3/10/2019 17:01

Também colocaria o Lawrence da Arábia na minha lista intemporal.....pois para além da história em si, tem uma fotografia deslumbrante.

Mas por exemplo, também não descuraria "O Bom, o Mau e o Vilão" do Grande Sergio Leone! E claro está, a sua obra prima, na minha opinião, o "Era uma vez na América"......acompanhado pela incontornável banda Sonora de Ennio Morricone!

Mas haveria mais, muito mais......."A guerra do Fogo", "2001 Odisseia no Espaço", e outros do Kubrik (para chatear, não vou mencionar o Nascido para Matar :mrgreen: ), como por exemplo o "Barry Lindon", que também tem uma fotografia incrível em alguns momentos conseguida à base de Luz de Velas.

Cps
 
Mensagens: 760
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Off Topic - Os meus filmes

por MarcoAntonio » 3/10/2019 15:59

Pelo enredo, pela performance dos principais actores (que, na sua generalidade, já partiram), pela banda sonora de Giorgio Moroder, este filme, inspirado no caso verídico de Billy Hayes, marcou-me na adolescência...

Midnight Express ("O expresso da meia-noite")

(o snippet é basicamente um spoiler, be warned!)

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39889
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, J.f.vieira, m-m e 39 visitantes