Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por pacheco1979 » 11/6/2018 10:20

tyui Escreveu:
Wuzzu. Escreveu:Eu também estou prudente. Não dizem que se sai em Maio?
Eu vou preferir ser muito paciente, pois há vários fatores que apontam para quedas dos mercados.
Primeiro, os juros vão subir. Depois, o Trump continua a ajudar na instabilidade: o encontro do G7 mostrou que temos é um G6.5. Qualquer dia é a diesel.
Além disso a bolsa do EUA está muito esticada, e com politicas nacionalistas - e estamos agora a começar a ver as demonstrações populistas, com a italia a mandar barcos para malta - o que se começará a ver é um questionar da ordem atual. Isso pode ser um bom motivo para uma correção americana, violenta, acima dos 20%, e que levará todas as bolsas por arrasto. Como os motivos serão "tempo para pensar" creio que tudo retomará, mas como sempre estas retomas podem demorar tempo, talvez 5 anos.
E eu não quero estar dentro enquanto a correção acontecer.
E isto tudo apesar de estar otimista quanto à recuperação do BCP, que no entanto me parece que será lenta.
wuzzu.

A recuperação do BCP será lenta e diria mais... há pequenos acionistas que provavelmente nunca vão conseguir recuperar as perdas que nestes últimos 10 anos tiveram com sucessivos aumentos e mais aumentos de capital.

Anda muita gente eufórica porque o ano passado correu muito bem, principalmente a seguir ao último AC, mas não podemos esquecer e colocar uma esponja no que aconteceu nos anos anteriores a 2017 no qual a cotada perdeu mais de 700%.


Mas como é que se perde mais de 100%?
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por tyui » 11/6/2018 10:01

Wuzzu. Escreveu:Eu também estou prudente. Não dizem que se sai em Maio?
Eu vou preferir ser muito paciente, pois há vários fatores que apontam para quedas dos mercados.
Primeiro, os juros vão subir. Depois, o Trump continua a ajudar na instabilidade: o encontro do G7 mostrou que temos é um G6.5. Qualquer dia é a diesel.
Além disso a bolsa do EUA está muito esticada, e com politicas nacionalistas - e estamos agora a começar a ver as demonstrações populistas, com a italia a mandar barcos para malta - o que se começará a ver é um questionar da ordem atual. Isso pode ser um bom motivo para uma correção americana, violenta, acima dos 20%, e que levará todas as bolsas por arrasto. Como os motivos serão "tempo para pensar" creio que tudo retomará, mas como sempre estas retomas podem demorar tempo, talvez 5 anos.
E eu não quero estar dentro enquanto a correção acontecer.
E isto tudo apesar de estar otimista quanto à recuperação do BCP, que no entanto me parece que será lenta.
wuzzu.

A recuperação do BCP será lenta e diria mais... há pequenos acionistas que provavelmente nunca vão conseguir recuperar as perdas que nestes últimos 10 anos tiveram com sucessivos aumentos e mais aumentos de capital.

Anda muita gente eufórica porque o ano passado correu muito bem, principalmente a seguir ao último AC, mas não podemos esquecer e colocar uma esponja no que aconteceu nos anos anteriores a 2017 no qual a cotada perdeu mais de 700%.
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 9/6/2018 21:33

 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Laribau » 9/6/2018 14:23

Investidor Escreveu:
Laribau Escreveu:
...a explicação do António Silva relativamente ao funcionamento da rádio no filme "O Costa do Castelo", quando confrontado com o mau desempenho do aparelho:

" São as bobines que ainda estão frias, frapé: a onda bate na lâmpada e recua, daí o som quer sair e não pode. Tem que aquecer o carburador: veem? já está a levantar fervura"


https://m.youtube.com/watch?v=znfBsEb9_dU

Um dos maiores clássicos do cinema e um exemplo que eu tambem uso sempre que vejo alguem que se acha expert a mandar os seus bitaites. Muitas vezes, como no caso do A Silva, nem é por maldade, apenas não sabe nada do tema em questão.

Quanto a metodologias para investir cada qual usa a que melhor lhe convem. Uma coisa é certa, a cotaçao no longo prazo tende sempre para o valor intrinseco da empresa e esse valor intrinseco é funçao dos seus resultados futuros. Sempre. A cotaçao do BCP afundou no passado porque o seu valor intrinseco caiu (sem aumentos de capital teria ido a valores negativos inclusive, ou seja a falencia) e a sua evoluçao futura dependerá da evolucao do seu valor intrinseco, ou seja dos seus resultados.

Esse valor intrinseco pode é nao ser o que hoje é apresentado nos PTs dos diversos analistas. Alias seria muito facil investir e ganhar se todos os analistas tivessem o mesmo PT e a cotaçao fosse lá parar de certeza. E ao ser fácil e certo, toda a gente o faria e nao haveria nada para ganhar. Felizmente que nao é assim, e é preciso bastante mais trabalho para se conseguir lucrar de forma sustentada.

No BCP há alias PTs para todos os gostos. Nao só de 0,44€ mas tambem de 0,25€ e até de 0,15€, ou seja abaixo da cotaçao atual.

https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Institu ... istas.aspx

Mas investir com base numa opiniao publicada por terceiros, e que portanto toda a gente conhece e pode tirar partido dela, nao é, na minha opiniao, uma boa forma de investir.


Pois é. Requere algum (muito) trabalhinho de casa e, mesmo assim, sempre que estamos a falar de expetativas, há um conjunto vasto de variáveis que são quase uma "lotaria", ainda que um trabalho de casa bem feito (seja AT ou AF ou ambas), combinado com uma adequada diversificação, ajude e muito.
Em alternativa, há sempre a onda a bater na lâmpada... 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 9/6/2018 2:10

maceirafernandesjose Escreveu:Vale para jà temos tendençia de longo prazo de alta,arrisco dizer que a tendençia de curto prazo tambem jà è de alta,a de mèdio prazo não vai ser fàcil de ultrapassar mas quando acontecer coloca o bcp em tendençia de alta em todos os prazos. :)


Talvez tenhas razão, ou porque não eu? É verdade que entreguei hoje o gado a outro,...porque estou convencido que para baixo é que vai ser o caminho,... :shock: :mrgreen:

O cerco é que estamos a ver de maneira diferente. Mas a verdade é que a mesma pessoa também poderá ver de duas cores diferentes,... :oh: Repara bem,... :shock: :-"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
VER.diferente.png
VER.diferente.png (137.47 KiB) Visualizado 5437 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2992
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 9/6/2018 2:02

BCP dá novo passo para chegar a turistas chineses em Portugal

Depois do memorando de entendimento, chegou o contrato. O BCP e a chinesa Alipay vão lançar uma plataforma para facilitar o pagamento feito por chineses nas visitas a Portugal. As duas entidades adiantam que querem mais "formas de colaboração".

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... uesduasnotícias2
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 9/6/2018 1:23

Vale para jà temos tendençia de longo prazo de alta,arrisco dizer que a tendençia de curto prazo tambem jà è de alta,a de mèdio prazo não vai ser fàcil de ultrapassar mas quando acontecer coloca o bcp em tendençia de alta em todos os prazos. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 9/6/2018 0:59

tyui Escreveu:As principais agências de rating irão continuar a manter os pric targets em valores astronómicos de 0,42€?
Não se compreende este silencio perante tamanho descalabro da cotada... de 26 para 42 ainda faltam 16 cêntimos... :?:


Esses 16 cêntimos que faltam, correspondem só e apenas a: 61,5%,... \:D/ :wall:

Creio que se enganaram nos algarismos,... :shock: talvez sejam 22 :oops: e não 42 :mrgreen: :oh:


ljbk Escreveu:Do meu ponto de vista, ainda falta muito para se estar tão negativo e prever uma ida abaixo dos 0.2316.
O preço ainda não deu indicações claras do que poderá vir a seguir sendo que temos duas balizas muito importantes: 0.2639 e 0.2749.
É claro que as influências externas também poderão ajudar ao mercado se decidir: SP500 passa ou não os 2802, banca italiana, juros ...

Assim, de momento, estou neutro e de fora.
BN,
ljbk.


Pois sim, eu também vejo esses valores no meu boneco, mas como não estou com pressa de comprar, prefiro olhar :shock: :mrgreen: para "aquele buraquinho" lá de baixo :-"

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2992
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por tyui » 8/6/2018 22:10

As principais agências de rating irão continuar a manter os pric targets em valores astronómicos de 0,42€?
Não se compreende este silencio perante tamanho descalabro da cotada... de 26 para 42 ainda faltam 16 cêntimos... :?:
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Laribau » 8/6/2018 20:14

ricardmag Escreveu:Zangado? Nada disso... deves ver mal ao longe, só pode :twisted:
Já no teu caso parece que o dia não te está correr bem, ou então gostas de trollar a malta.
Ou ainda pode ser outra coisa qualquer.

Cumprimentos


OK, não se fala mais disso…!

Eu confesso: Vejo mal ao longe, o dia está a correr mal e eventualmente mais qualquer outra coisa. Só não quero é trollar ninguém (seja lá o que isso for…!).

Mas que "a onda bate na lâmpada e recua" lá isso é verdade!!!
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ricardmag » 8/6/2018 19:55

Zangado? Nada disso... deves ver mal ao longe, só pode :twisted:
Já no teu caso parece que o dia não te está correr bem, ou então gostas de trollar a malta.
Ou ainda pode ser outra coisa qualquer.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Laribau » 8/6/2018 19:34

ricardmag Escreveu:
HU Escreveu:
As análises (AT) ao BCP, por este dias, fazem-me lembrar a explicação do António Silva relativamente ao funcionamento da rádio no filme "O Costa do Castelo", quando confrontado com o mau desempenho do aparelho:

" São as bobines que ainda estão frias, frapé: a onda bate na lâmpada e recua, daí o som quer sair e não pode. Tem que aquecer o carburador: veem? já está a levantar fervura"


Quando leio aqui as explicações sobre resistências, vem-me sempre à memória esta explicação "técnica" do António Silva... 8-)


Deixa lá que as de af são do melhor que há no mundo, principalmente nos targets. Não falham um :twisted:

transferir (5).png


Não vale a pena ficar zangado. Não "zurzo" na AT vs. AF. Há lugar para todas as perspetivas. Só que, sempre que leio sobre o assunto, lembro-me da passagem do filme, nada mais. :oops: :oops:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ricardmag » 8/6/2018 19:19

HU Escreveu:
jdourado Escreveu:Percebo a relevância da AT em determinadas alturas, mas nas últimas semanas os bonecos parecem-me completamente irrelevantes, e o BCP sobe e desce ao ritmo do cenário macro. Foi assim na descida abrupta (sem respeitas suportes), na recuperação, e a próxima semana tudo dependerá da reação às noticias do BCE.

Bons negócios.


As análises (AT) ao BCP, por este dias, fazem-me lembrar a explicação do António Silva relativamente ao funcionamento da rádio no filme "O Costa do Castelo", quando confrontado com o mau desempenho do aparelho:

" São as bobines que ainda estão frias, frapé: a onda bate na lâmpada e recua, daí o som quer sair e não pode. Tem que aquecer o carburador: veem? já está a levantar fervura"


Quando leio aqui as explicações sobre resistências, vem-me sempre à memória esta explicação "técnica" do António Silva... 8-)


Deixa lá que as de af são do melhor que há no mundo, principalmente nos targets. Não falham um :twisted:

transferir (5).png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Laribau » 8/6/2018 19:03

jdourado Escreveu:Percebo a relevância da AT em determinadas alturas, mas nas últimas semanas os bonecos parecem-me completamente irrelevantes, e o BCP sobe e desce ao ritmo do cenário macro. Foi assim na descida abrupta (sem respeitas suportes), na recuperação, e a próxima semana tudo dependerá da reação às noticias do BCE.

Bons negócios.


As análises (AT) ao BCP, por este dias, fazem-me lembrar a explicação do António Silva relativamente ao funcionamento da rádio no filme "O Costa do Castelo", quando confrontado com o mau desempenho do aparelho:

" São as bobines que ainda estão frias, frapé: a onda bate na lâmpada e recua, daí o som quer sair e não pode. Tem que aquecer o carburador: veem? já está a levantar fervura"


Quando leio aqui as explicações sobre resistências, vem-me sempre à memória esta explicação "técnica" do António Silva... 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por tami » 8/6/2018 17:02

Percebo a relevância da AT em determinadas alturas, mas nas últimas semanas os bonecos parecem-me completamente irrelevantes, e o BCP sobe e desce ao ritmo do cenário macro. Foi assim na descida abrupta (sem respeitas suportes), na recuperação, e a próxima semana tudo dependerá da reação às noticias do BCE.

Bons negócios.
 
Mensagens: 391
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Flavc » 8/6/2018 15:48

Rango (só pra picar, lol) qual é a pressa!!?? Os sinais ( do tuyi) para entrada /reforço ainda não evidentes, penso eu de que.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ljbk » 8/6/2018 15:42

ljbk Escreveu:Do meu ponto de vista, ainda falta muito para se estar tão negativo e prever uma ida abaixo dos 0.2316.
O preço ainda não deu indicações claras do que poderá vir a seguir sendo que temos duas balizas muito importantes: 0.2639 e 0.2749.
É claro que as influências externas tambem poderão ajudar ao mercado se decidir: SP500 passa ou não os 2802, banca italiana, juros ...

Assim, de momento, estou neutro e de fora.

BN,
ljbk.


Tendo já feito 0.2638, o que agora importa saber é se o minimo deste pequeno (para já) movimento descendente ficará acima dos 0.2614 (topo do movimento inicial desde os 0.2316) ou não antes de eventualmente ultrapassar os 0.2749.

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 8/6/2018 15:10

Aproveitar a queda, para uma entrada de curto prazo… penso que as quedas vão parar por aqui e já há alguma tentativa de recuperação em alguma banca europeia. Há que arriscar e tentar aproveitar uma possível recuperação desta queda. Entrada a 0,2651, depois de há dias, ter saído a 0,2625, sem perdas nem ganhos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ricardmag » 8/6/2018 13:01

Conversa do tópico entretanto bloqueado http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=1164&p=1407589#p3678

ricardmag Escreveu:Não sei para que lado vai rebentar mas não me parece que esteja à semanas a acumular.
Ou estou a interpretar mal?

DocinhoTrader Escreveu:Não que estejas a interpretar mal o indicador, estás é a usar o indicador errado na circunstância errada.Em dias de sell off ou grande volatina que é onde o dinheiro esperto se posiciona,existem diferenças brutais entre o OBV e o A/D devido às fórmulas que compõem cada um, sendo que o OBV elimina mais o ruído por somar ou subtrair volume com as sessões anteriores em fecho.Para teres uma ideia se me for guiar pelo AD,já deveríamos estar abaixo dos 0.18cts. Simplificando, o OBV faz a leitura da big picture e o Ad faz a leitura do próprio dia.Ora como os processos de acumulação ou distribuição são sempre demorados fica fácil entender o porquê eu não usar esse indicador,nada contrata quem usa :wink:


Obrigado pela explicação.
Olhando para o OBV que vem desde janeiro em torno do 1.000.000.0 como concluis que está a acumular?

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ljbk » 8/6/2018 11:21

Do meu ponto de vista, ainda falta muito para se estar tão negativo e prever uma ida abaixo dos 0.2316.
O preço ainda não deu indicações claras do que poderá vir a seguir sendo que temos duas balizas muito importantes: 0.2639 e 0.2749.
É claro que as influências externas tambem poderão ajudar ao mercado se decidir: SP500 passa ou não os 2802, banca italiana, juros ...

Assim, de momento, estou neutro e de fora.

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 8/6/2018 11:09

Rango Escreveu:
tyui Escreveu:
Quando o psizito desce o BCP costuma liderar... Hoje mais uma vela vermelha!


O BCP, hoje, limita-se a seguir a tendência da banca europeia. Podem traçar as linhas que quiserem e fazerem as previsões que quiserem, mas a verdade é que se a banca europeia começar a recuperar, o BCP vai atrás… A banca italiana, hoje, não está nada a ajudar… está com quedas acentuadas...


Linhas DIABÓLICAS, ... "o meu já cá canta" :mrgreen: :-"

Nova espera lá para baixo,... :mrgreen: :-"

"Mas se a minha avó não tivesse morrido, ainda hoje era viva"... :clap:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
BCP.adeus.png
BCP.adeus.png (105.73 KiB) Visualizado 6517 vezes
BCP.regresso.png
BCP.regresso.png (77.21 KiB) Visualizado 6517 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2992
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 8/6/2018 10:42

tyui Escreveu:
Quando o psizito desce o BCP costuma liderar... Hoje mais uma vela vermelha!


O BCP, hoje, limita-se a seguir a tendência da banca europeia. Podem traçar as linhas que quiserem e fazerem as previsões que quiserem, mas a verdade é que se a banca europeia começar a recuperar, o BCP vai atrás… A banca italiana, hoje, não está nada a ajudar… está com quedas acentuadas...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Flavc » 8/6/2018 10:27

Oi!! Já estava a sentir a falta do Tuyi aqui no BCP, lol. Ia mesmo perguntar onde andava porque cada vez que aparece ( é só coincidência, lol) tem dado para obter umas boas mais valias no BCP. Assim já vou olhar novamente com mais atenção, lol.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por tyui » 8/6/2018 10:20

EAGLE BULLMARKET Escreveu:BCP recuperou um pouco depois da queda abrupta .

Continua sem recuperar acima da LTA de medio prazo que vem desde os 15 cêntimos e mantem-se dentro do canal descendente .
Com a continua subida das taxas juro italianas para máximos recentes e da subida tx juro portuguesas com ajuda de declarações BCE , não tem drivers de subida.
BCP está há quatro dias estagnado e com 4 velas vermelhas , fraco indicador técnico .

Neste momento a probabilidade maior , será corrigir para valores inferiores .



Quando o psizito desce o BCP costuma liderar... Hoje mais uma vela vermelha!
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 8/6/2018 10:09

Eagle o bcp corrigiu atè ao seu mais importante suporte 0,23 subindo desde aì mais de 15 por cento,està agora numa fase de alguma consolidação e acima de 0,26,não me parece nada mal. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, Google [Bot], navaldoc, PAULOJOAO e 81 visitantes