Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por Ativo » 14/5/2018 0:13

In Negócios Online, em 12/05/2018:

«EDP já reagiu na bolsa brasileira à OPA dos chineses.

As acções da EDP Brasil fecharam a sessão na Bolsa de Valores de São Paulo a disparar mais de 15%.

A OPA que a China Three Gorges lançou sobre a EDP teve o primeiro impacto no mercado de acções brasileiro. As acções da EDP Brasil, que é controlada pela empresa portuguesa, fecharam a sessão a disparar 15,56% para 15,60 reais.

O anúncio da OPA só foi oficializado já depois do fecho da bolsa brasileira, mas a notícia do Expresso a antecipar a operação foi publicada ainda as acções da EDP Brasil estavam a negociar. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerra às 21:00 (hora de Lisboa).

O jornal português publicou a notícia às 16:30, quando já só faltavam poucos minutos para o fecho da sessão em Lisboa, o que limitou a reacção das acções da cotada portuguesa.

Por isso no mercado brasileiro a repercussão foi mais forte, motivando uma forte subida nas acções da EDP Brasil, mesmo sem que os investidores soubessem a contrapartida da oferta sobre as acções da EDP e EDP Renováveis.

A China Three Gorges (CTG) lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP, oferecendo uma contrapartida de 3,26 euros por acção, o que representa um prémio de 4,82% face ao valor de fecho das acções da eléctrica esta sexta-feira, 11 de Maio.

Após a subida de hoje, a EDP Brasil acumula uma valorização de 11,43% este ano. A eléctrica tem uma capitalização bolsista de 9,46 mil milhões de reais.
».
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: EDP - Tópico Geral

por Lion_Heart » 14/5/2018 0:00

O Psi já vai em quanto?12? 8-)
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: EDP - Tópico Geral

por Ativo » 13/5/2018 23:51

Vai ser interessante conhecer a reação do António Mexia à OPA sobre a EDP lançada pelos chineses: considerará oportuna a OPA e adequado o preço oferecido por ação? :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 13/5/2018 22:55

Dois fundos de investimento americanos e quatro Estados soberanos possuem perto de 30% do capital da EDP.
Sabendo-se que 33% do capital está disseminado por centenas de milhares de pequenos acionistas, os chineses vão-se ver gregos para desblindar os estatutos da EDP, que limita a 25% os votos dos acionistas.
Essa é a minha grande esperança de que a OPA não tenha sucesso ou então os chineses terão de chegar a uma acordo com os restantes acionistas. E não é a oferecer 3,26 Euros por ação que lá chegam.
Não há quem me convença que aquela Earnings Conference Call do Mexia foi um frete a uma ordem dos chineses. Muito embora muitos digam que o Mexia não sabia de nada. Duvido.
Como é que o Mexia vem dizer alto e bom som, poucas horas antes do anúncio da OPA, que o EBITDA da EDP para 2018 ia ser significativamente mais baixo do que em 2017, sabendo-se que:

a) O consumo de electricidade está a subir no corrente ano mais de 6%;
b) As barragens estão estão a 84% da sua capacidade (o ano de 2017 foi de seca extrema);
c) As exportações de energia para Espanha batem records consecutivos.
d) A produção de energia, nomeadamente da energia eólica, cresce a mais de dois dígitos.
e) No Brasil, apesar da crise, A EDP está a ter algum sucesso com novas aquisições.

As pessoas devem ter memória curta e não se lembram dos resultados mixurucos da EDPR anunciados pouco dias antes do lançamento da OPA da EDP. Nove meses depois, os resultados da EDPR brilharam a grande nível, recebendo as luzes da ribalta e surpreendendo tudo e todos.
E tem outra coisa: as receitas dos CMEC's podem não poder ser contabilizadas em função da grande embrulhada em que estão metidas. Mas não são receitas perdidas. Definitivamente perdidas. E é bom que se entenda isso.
O Mexia pode estar inocente no meio disto tudo. Mas, até prova em contrário, ele está a fazer o jogo dos chineses (quanto mais não seja para garantir o seu posto de trabalho).

Edit: e é, no mínimo, legalmente duvidoso que detendo o Estado chinês dois lotes de ações (23,27% + 4,98%) ele não esteja limitado estatutariamente a 25% dos direitos de voto.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Eurobrexit » 13/5/2018 21:49

Amanha teremos subidas para 3,45..?
 
Mensagens: 795
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: EDP - Tópico Geral

por Laribau » 13/5/2018 21:28

Celsius-reloaded Escreveu:
Laribau Escreveu:
Com o devido respeito, parece-me pouco realista pensar que a CTG investiu na EDP para realizar no curto prazo umas mais valias interessantes. A OPA é a sério e a CTG quer mesmo controlar a empresa. Claro está que, dado o potencial interesse de outras elétricas na EDP, não seria de boa estratégia mostrar o jogo todo desde já. Primeiro há que ver se mais alguém se chega á frente depois se há algum entrave regulatório e só mais tarde, tratar de ver o assunto "Acionistas" (vendem ou não vendem?).

Quem escreveu o artigo do link deveria ter mais cuidado e informar-se melhor sobre o comentário relativo ao preço oferecido pela EDPR. A EDP já controla a EDPR e ao controlar a EDP ficará automaticamente a controlar a renováveis, daí o prémio oferecido ser apenas o que tem que ser no plano legal e não mais.

A meu ver a EDP, a ser controlada, seja pelos chineses seja por uma outra elétrica Europeia, deverá ser valorizada em 8 x EBITDA, caso contrário não vejo que tenham sucesso junto dos minoritários (particulares ou institucionais). Os chineses sabem muito bem isso!


Que valor é que dá?


Contas feitas com o EBITDA de 2017, dá à volta de 4 € - 4,15 € (contas feitas de forma arredondada - não tenho um valor exato para o valor dos interesses minoritários). Qualquer valor abaixo disto é quase impossível ver os institucionais venderem (exceto o BCP - por razões obvias).
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: EDP - Tópico Geral

por PIKAS » 13/5/2018 20:32

rg7803 Escreveu:Pikas, desculpa lá mas considerando o raciocínio exposto válido e interessante, só não consigo entender a eventual OPA ao BCP, i.e. o porquê.
Mas o BCP interessa a alguém? Aquilo é uma "banqueta" dum país periférico, qual o interesse dos chineses em adquirirem uma activo desses? Essa parte do raciocínio não me convence.


Pois, ainda é uma " banqueta " mas que esteve com certidão de óbito passada há para aí três anos e agora melhora de dia para dia. É assim algo do género do doente que esteve com a certidão de óbito à frente, depois por sorte respirou, passou pelos cuidados intensivos e, à data de hoje, já está na enfermaria em franca convalescença, a fortalecer-se bem e rápidamente e daqui a uns dois ou três anos bate os putos lá do bairro aos pontos. O BCP de daqui a 2 anos não será o BCP de hoje: estará muitissimo melhor, mais jeitoso e prontinho a ser opado.
Isto, claro, se não houver por aí nenhuma tragédia. Mas se houver, vai tudo e vão todos. Até a caixa pública.
Ora, chineses com dinheiro na mão vindo da venda da EDP não o vão enviar com bilhete de ida para a China. Vão à procura e o BCP é o fato à medida para essa guita.

Laribau Escreveu:
Com o devido respeito, parece-me pouco realista pensar que a CTG investiu na EDP para realizar no curto prazo umas mais valias interessantes. A OPA é a sério e a CTG quer mesmo controlar a empresa.


Eu gostava de acreditar que esta OPA é a sério. Mas com o ridiculo valor/acção que oferecem deixo logo de acreditar. Mesmo se considerarmos a média ponderada dos últimos 6 meses não é nada de relevante para uma posição de controlo. Neste jogo, quem joga assim são os artistas porque a sério apresenta valores convincentes. E o valor apresentado é a brincar, mais parece que estão a posicionar-se para defender os 3,45€ que pagaram há 6 anos. Pelo meio já ganharam os bons dividendos e tudo o que vier acima deste valor é lucro. E ainda há a questão das autorizações. O Costa está por tudo e aqui vale tudo, mesmo com o emgulho REN. Mas quando isto bater na Comissão Europeia, na casa do Trampinhas e até no Brasil acho que vai borregar. Vamos lá ver é se não borrega com estrondo porque aí, por norma, lixam-se os pequenos.

Laribau Escreveu:
A meu ver a EDP, a ser controlada, seja pelos chineses seja por uma outra elétrica Europeia, deverá ser valorizada em 8 x EBITDA, caso contrário não vejo que tenham sucesso junto dos minoritários (particulares ou institucionais). Os chineses sabem muito bem isso!


Pois, quanto é o EBITDA não sei. E os chineses sabem que para ter sucesso precisam de apresentar números decentes. O número que apresentaram é isso? E como se diz por aí num site pago, os chineses não são " lerdos ". Até aqui tudo foi muitissimo bem feito, muito profissional e competente excepto no que toca ao preço que nos oferecem ( mais uma vez muito bom para os chineses ).

Reafirmo a minha convicção:
Antes que alguém se posicionasse com uma OPA a este valor ( extremamente negativo para o que pagaram há seis anos ), eles adiantaram-se e " mataram " o valor.
Daqui para a frente, quem se quiser posicionar vai ter que se posicionar acima, isto é, pelo valor ou acima daquilo que pagaram há seis anos.
Até aqui já foram remunerados em centenas de milhões de euros como dividendos. É este o seu lucro. Tudo o que vier agora, também é lucro.
Daqui a um ano, quando isto estiver a caminho da resolução, vendem e ficam carregados de " pasta " ( cito JJ: " A pasta - atenção que não é pasta que é massa, em italiano, é pasta que são euros - é importante. " ).
Onde vão meter a " pasta "? No BCP que, entretanto, melhorou significativamente.
Ainda há a hipótese muito remota que o pessoal venda a este valor e consigam 50%+1. O melhor dos mundos: por tuta-e-meia ficavam com o controlo de uma eléctrica europeia.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1728
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: EDP - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 13/5/2018 19:30

Laribau Escreveu:
PIKAS Escreveu:Meus Senhores,

Peço desculpa à moderação por neste meu texto incluir um link para um site da concorrência.
De tudo o que por aí se tem escrito aqui, na concorrência grátis, na concorrência paga e nos generalistas, ainda não vi nada escrito que sintetize tão bem e tão cirurgicamente o que sou levado a pensar. Este pensamento foi trabalhado e moldado em todos e sobre todos estas dezenas de textos, visões e pensamentos que recentemente li.

Aquilo que, depois de muito apreciar, concluo é o que está neste link:

http://surfaratendencia.pt/edp-verdadei ... as-da-opa/

Mais uma vez peço desculpa à moderação por citar a concorrência mas isto é, quanto a mim, realmente importante e valoriza o conhecimento dos caldeireiros.

Quanto a mim, uma OPA à EDP faz todo o sentido. Claro que esta ( esta mesmo, a 3,26€ ) OPA só faz sentido à CTG. Mas a China Three Gorges só deve defender os interesses deles, não é? E acho que os está a defender muito bem.
Um à parte: Tal como faz sentido para os chineses ( só para os chineses, já que os angolanos estão mortos e por isso mesmo faz sentido para os chineses porque a verdadeira oposição morreu ) uma OPA ao BCP. Mas isso são contas de outro rosário... e lá virá esse dia ( se esta OPA à EDP resultar ou, melhor, der um bom lucro aos chineses, se corridos da EDP ).
Voltando à EDP:
Por isso, há já algum tempo que em surdina se falava no interesse de cias espanholas, italianas, alemãs, e... ... .
Mas, tal como como com os cães, os que ladram não mordem e os que mordem não gastam tempo a ladrar. Os EDP chineses ouviram cães a ladrar ( espanholas, italianas, alemãs, e... ... ) e resolveram morder.
Morderam forte? a dentada é firme? Agarraram o pescoço da presa ( EDP ) e da cria ( EDP Renováveis ) ao mesmo tempo?
Não, nada disso. Para mim, só pretendem assustar os outros predadores ( ou marcar o território, tal como os grandes felinos o fazem ) ou levar uma boa parte da presa e deixarem os outros a digerir os ossos futuros.
Tal como está no texto linkado:

: " Na minha opinião, a CTG não quer ter sucesso nesta OPA! Apenas quer subir o preço de forma especulativa de forma a dificultar uma OPA agressiva por parte das contrapartes que têm vindo a mostrar interesse relativamente ao negócio nos últimos meses. Ou, caso tal OPA de terceiros aconteça, assegurarem que recebem mais do que os 3,45€ por acção que pagaram em 2011 por 21,35% da empresa "

Isto é, o benchmark da cotação da EDP daqui em diante e durante os próximos meses será os 3,26, o pouco que eles agora oferecem. Sem outras surpresas, abaixo disto não deve descer. E vamos ter alguns meses pela frente.
Agora, vamos supor que muito pessoal vende e com isso chegam aos 50%+1.
Jogada genial, pagaram pouco, dominam e os tais que se tem fala que se perfilavam nada podem. Por meia dúzia de patacas, passam a dominar uma eléctrica europeia, sem oposição.
Agora, vamos supor que os tais que se perfilavam não estão satisfeitos e vão a jogo? Pois, mas terão que ir bem acima de 3,26. Isto é, mais que os 3,45€ que os chineses pagaram há seis anos. Quanto a mim, aí os chineses estarão vendedores
Ponto importante: nestes seis anos, os chineses arrecadaram uma pipa de massa em dividendos. Vender agora acima do que pagaram há seis anos e pelo meio arrecadar todos os dividendos destes anos é um espectáculo.
Como isto está, não vejo por agora forma dos chineses perderem. Parece-me - ressalvo por agora - uma jogada de alta finança digna de melhor mestre chinês.
E se os chineses venderem? o que farão à massa? retorna à China?
Não. Teremos OPA ao BCP. Claro que ainda falta uns meses mas é mais que certo.
Cumprimentos,


Com o devido respeito, parece-me pouco realista pensar que a CTG investiu na EDP para realizar no curto prazo umas mais valias interessantes. A OPA é a sério e a CTG quer mesmo controlar a empresa. Claro está que, dado o potencial interesse de outras elétricas na EDP, não seria de boa estratégia mostrar o jogo todo desde já. Primeiro há que ver se mais alguém se chega á frente depois se há algum entrave regulatório e só mais tarde, tratar de ver o assunto "Acionistas" (vendem ou não vendem?).

Quem escreveu o artigo do link deveria ter mais cuidado e informar-se melhor sobre o comentário relativo ao preço oferecido pela EDPR. A EDP já controla a EDP e ao controlar a EDP ficará automaticamente a controlar a renováveis, daí o prémio oferecido ser apenas o que tem que ser no plano legal e não mais.

A meu ver a EDP, a ser controlada, seja pelos chineses seja por uma outra elétrica Europeia, deverá ser valorizada em 8 x EBITDA, caso contrário não vejo que tenham sucesso junto dos minoritários (particulares ou institucionais). Os chineses sabem muito bem isso!


Que valor é que dá?
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: EDP - Tópico Geral

por Laribau » 13/5/2018 18:40

PIKAS Escreveu:Meus Senhores,

Peço desculpa à moderação por neste meu texto incluir um link para um site da concorrência.
De tudo o que por aí se tem escrito aqui, na concorrência grátis, na concorrência paga e nos generalistas, ainda não vi nada escrito que sintetize tão bem e tão cirurgicamente o que sou levado a pensar. Este pensamento foi trabalhado e moldado em todos e sobre todos estas dezenas de textos, visões e pensamentos que recentemente li.

Aquilo que, depois de muito apreciar, concluo é o que está neste link:

http://surfaratendencia.pt/edp-verdadei ... as-da-opa/

Mais uma vez peço desculpa à moderação por citar a concorrência mas isto é, quanto a mim, realmente importante e valoriza o conhecimento dos caldeireiros.

Quanto a mim, uma OPA à EDP faz todo o sentido. Claro que esta ( esta mesmo, a 3,26€ ) OPA só faz sentido à CTG. Mas a China Three Gorges só deve defender os interesses deles, não é? E acho que os está a defender muito bem.
Um à parte: Tal como faz sentido para os chineses ( só para os chineses, já que os angolanos estão mortos e por isso mesmo faz sentido para os chineses porque a verdadeira oposição morreu ) uma OPA ao BCP. Mas isso são contas de outro rosário... e lá virá esse dia ( se esta OPA à EDP resultar ou, melhor, der um bom lucro aos chineses, se corridos da EDP ).
Voltando à EDP:
Por isso, há já algum tempo que em surdina se falava no interesse de cias espanholas, italianas, alemãs, e... ... .
Mas, tal como como com os cães, os que ladram não mordem e os que mordem não gastam tempo a ladrar. Os EDP chineses ouviram cães a ladrar ( espanholas, italianas, alemãs, e... ... ) e resolveram morder.
Morderam forte? a dentada é firme? Agarraram o pescoço da presa ( EDP ) e da cria ( EDP Renováveis ) ao mesmo tempo?
Não, nada disso. Para mim, só pretendem assustar os outros predadores ( ou marcar o território, tal como os grandes felinos o fazem ) ou levar uma boa parte da presa e deixarem os outros a digerir os ossos futuros.
Tal como está no texto linkado:

: " Na minha opinião, a CTG não quer ter sucesso nesta OPA! Apenas quer subir o preço de forma especulativa de forma a dificultar uma OPA agressiva por parte das contrapartes que têm vindo a mostrar interesse relativamente ao negócio nos últimos meses. Ou, caso tal OPA de terceiros aconteça, assegurarem que recebem mais do que os 3,45€ por acção que pagaram em 2011 por 21,35% da empresa "

Isto é, o benchmark da cotação da EDP daqui em diante e durante os próximos meses será os 3,26, o pouco que eles agora oferecem. Sem outras surpresas, abaixo disto não deve descer. E vamos ter alguns meses pela frente.
Agora, vamos supor que muito pessoal vende e com isso chegam aos 50%+1.
Jogada genial, pagaram pouco, dominam e os tais que se tem fala que se perfilavam nada podem. Por meia dúzia de patacas, passam a dominar uma eléctrica europeia, sem oposição.
Agora, vamos supor que os tais que se perfilavam não estão satisfeitos e vão a jogo? Pois, mas terão que ir bem acima de 3,26. Isto é, mais que os 3,45€ que os chineses pagaram há seis anos. Quanto a mim, aí os chineses estarão vendedores
Ponto importante: nestes seis anos, os chineses arrecadaram uma pipa de massa em dividendos. Vender agora acima do que pagaram há seis anos e pelo meio arrecadar todos os dividendos destes anos é um espectáculo.
Como isto está, não vejo por agora forma dos chineses perderem. Parece-me - ressalvo por agora - uma jogada de alta finança digna de melhor mestre chinês.
E se os chineses venderem? o que farão à massa? retorna à China?
Não. Teremos OPA ao BCP. Claro que ainda falta uns meses mas é mais que certo.
Cumprimentos,


Com o devido respeito, parece-me pouco realista pensar que a CTG investiu na EDP para realizar no curto prazo umas mais valias interessantes. A OPA é a sério e a CTG quer mesmo controlar a empresa. Claro está que, dado o potencial interesse de outras elétricas na EDP, não seria de boa estratégia mostrar o jogo todo desde já. Primeiro há que ver se mais alguém se chega á frente depois se há algum entrave regulatório e só mais tarde, tratar de ver o assunto "Acionistas" (vendem ou não vendem?).

Quem escreveu o artigo do link deveria ter mais cuidado e informar-se melhor sobre o comentário relativo ao preço oferecido pela EDPR. A EDP já controla a EDP e ao controlar a EDP ficará automaticamente a controlar a renováveis, daí o prémio oferecido ser apenas o que tem que ser no plano legal e não mais.

A meu ver a EDP, a ser controlada, seja pelos chineses seja por uma outra elétrica Europeia, deverá ser valorizada em 8 x EBITDA, caso contrário não vejo que tenham sucesso junto dos minoritários (particulares ou institucionais). Os chineses sabem muito bem isso!
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: EDP - Tópico Geral

por rg7803 » 13/5/2018 18:15

PIKAS Escreveu:Meus Senhores,

Peço desculpa à moderação por neste meu texto incluir um link para um site da concorrência.
De tudo o que por aí se tem escrito aqui, na concorrência grátis, na concorrência paga e nos generalistas, ainda não vi nada escrito que sintetize tão bem e tão cirurgicamente o que sou levado a pensar. Este pensamento foi trabalhado e moldado em todos e sobre todos estas dezenas de textos, visões e pensamentos que recentemente li.

Aquilo que, depois de muito apreciar, concluo é o que está neste link:

http://surfaratendencia.pt/edp-verdadei ... as-da-opa/

Mais uma vez peço desculpa à moderação por citar a concorrência mas isto é, quanto a mim, realmente importante e valoriza o conhecimento dos caldeireiros.

Quanto a mim, uma OPA à EDP faz todo o sentido. Claro que esta ( esta mesmo, a 3,26€ ) OPA só faz sentido à CTG. Mas a China Three Gorges só deve defender os interesses deles, não é? E acho que os está a defender muito bem.
Um à parte: Tal como faz sentido para os chineses ( só para os chineses, já que os angolanos estão mortos e por isso mesmo faz sentido para os chineses porque a verdadeira oposição morreu ) uma OPA ao BCP. Mas isso são contas de outro rosário... e lá virá esse dia ( se esta OPA à EDP resultar ou, melhor, der um bom lucro aos chineses, se corridos da EDP ).
Voltando à EDP:
Por isso, há já algum tempo que em surdina se falava no interesse de cias espanholas, italianas, alemãs, e... ... .
Mas, tal como como com os cães, os que ladram não mordem e os que mordem não gastam tempo a ladrar. Os EDP chineses ouviram cães a ladrar ( espanholas, italianas, alemãs, e... ... ) e resolveram morder.
Morderam forte? a dentada é firme? Agarraram o pescoço da presa ( EDP ) e da cria ( EDP Renováveis ) ao mesmo tempo?
Não, nada disso. Para mim, só pretendem assustar os outros predadores ( ou marcar o território, tal como os grandes felinos o fazem ) ou levar uma boa parte da presa e deixarem os outros a digerir os ossos futuros.
Tal como está no texto linkado:

: " Na minha opinião, a CTG não quer ter sucesso nesta OPA! Apenas quer subir o preço de forma especulativa de forma a dificultar uma OPA agressiva por parte das contrapartes que têm vindo a mostrar interesse relativamente ao negócio nos últimos meses. Ou, caso tal OPA de terceiros aconteça, assegurarem que recebem mais do que os 3,45€ por acção que pagaram em 2011 por 21,35% da empresa "

Isto é, o benchmark da cotação da EDP daqui em diante e durante os próximos meses será os 3,26, o pouco que eles agora oferecem. Sem outras surpresas, abaixo disto não deve descer. E vamos ter alguns meses pela frente.
Agora, vamos supor que muito pessoal vende e com isso chegam aos 50%+1.
Jogada genial, pagaram pouco, dominam e os tais que se tem fala que se perfilavam nada podem. Por meia dúzia de patacas, passam a dominar uma eléctrica europeia, sem oposição.
Agora, vamos supor que os tais que se perfilavam não estão satisfeitos e vão a jogo? Pois, mas terão que ir bem acima de 3,26. Isto é, mais que os 3,45€ que os chineses pagaram há seis anos. Quanto a mim, aí os chineses estarão vendedores
Ponto importante: nestes seis anos, os chineses arrecadaram uma pipa de massa em dividendos. Vender agora acima do que pagaram há seis anos e pelo meio arrecadar todos os dividendos destes anos é um espectáculo.
Como isto está, não vejo por agora forma dos chineses perderem. Parece-me - ressalvo por agora - uma jogada de alta finança digna de melhor mestre chinês.
E se os chineses venderem? o que farão à massa? retorna à China?
Não. Teremos OPA ao BCP. Claro que ainda falta uns meses mas é mais que certo.
Cumprimentos,



Pikas, desculpa lá mas considerando o raciocínio exposto válido e interessante, só não consigo entender a eventual OPA ao BCP, i.e. o porquê.
Mas o BCP interessa a alguém? Aquilo é uma "banqueta" dum país periférico, qual o interesse dos chineses em adquirirem uma activo desses? Essa parte do raciocínio não me convence.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4223
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: EDP - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 13/5/2018 18:05

Não me pronunciando sobre o artigo, nao acho nada q estejamos na fase terminal do bull market.

Mas sim o preço oferecido é baixo e vai ter de ser revisto e o da edpr é descabido.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: EDP - Tópico Geral

por PIKAS » 13/5/2018 17:37

Meus Senhores,

Peço desculpa à moderação por neste meu texto incluir um link para um site da concorrência.
De tudo o que por aí se tem escrito aqui, na concorrência grátis, na concorrência paga e nos generalistas, ainda não vi nada escrito que sintetize tão bem e tão cirurgicamente o que sou levado a pensar. Este pensamento foi trabalhado e moldado em todos e sobre todos estas dezenas de textos, visões e pensamentos que recentemente li.

Aquilo que, depois de muito apreciar, concluo é o que está neste link:

http://surfaratendencia.pt/edp-verdadei ... as-da-opa/

Mais uma vez peço desculpa à moderação por citar a concorrência mas isto é, quanto a mim, realmente importante e valoriza o conhecimento dos caldeireiros.

Quanto a mim, uma OPA à EDP faz todo o sentido. Claro que esta ( esta mesmo, a 3,26€ ) OPA só faz sentido à CTG. Mas a China Three Gorges só deve defender os interesses deles, não é? E acho que os está a defender muito bem.
Um à parte: Tal como faz sentido para os chineses ( só para os chineses, já que os angolanos estão mortos e por isso mesmo faz sentido para os chineses porque a verdadeira oposição morreu ) uma OPA ao BCP. Mas isso são contas de outro rosário... e lá virá esse dia ( se esta OPA à EDP resultar ou, melhor, der um bom lucro aos chineses, se corridos da EDP ).
Voltando à EDP:
Por isso, há já algum tempo que em surdina se falava no interesse de cias espanholas, italianas, alemãs, e... ... .
Mas, tal como como com os cães, os que ladram não mordem e os que mordem não gastam tempo a ladrar. Os EDP chineses ouviram cães a ladrar ( espanholas, italianas, alemãs, e... ... ) e resolveram morder.
Morderam forte? a dentada é firme? Agarraram o pescoço da presa ( EDP ) e da cria ( EDP Renováveis ) ao mesmo tempo?
Não, nada disso. Para mim, só pretendem assustar os outros predadores ( ou marcar o território, tal como os grandes felinos o fazem ) ou levar uma boa parte da presa e deixarem os outros a digerir os ossos futuros.
Tal como está no texto linkado:

: " Na minha opinião, a CTG não quer ter sucesso nesta OPA! Apenas quer subir o preço de forma especulativa de forma a dificultar uma OPA agressiva por parte das contrapartes que têm vindo a mostrar interesse relativamente ao negócio nos últimos meses. Ou, caso tal OPA de terceiros aconteça, assegurarem que recebem mais do que os 3,45€ por acção que pagaram em 2011 por 21,35% da empresa "

Isto é, o benchmark da cotação da EDP daqui em diante e durante os próximos meses será os 3,26, o pouco que eles agora oferecem. Sem outras surpresas, abaixo disto não deve descer. E vamos ter alguns meses pela frente.
Agora, vamos supor que muito pessoal vende e com isso chegam aos 50%+1.
Jogada genial, pagaram pouco, dominam e os tais que se tem fala que se perfilavam nada podem. Por meia dúzia de patacas, passam a dominar uma eléctrica europeia, sem oposição.
Agora, vamos supor que os tais que se perfilavam não estão satisfeitos e vão a jogo? Pois, mas terão que ir bem acima de 3,26. Isto é, mais que os 3,45€ que os chineses pagaram há seis anos. Quanto a mim, aí os chineses estarão vendedores
Ponto importante: nestes seis anos, os chineses arrecadaram uma pipa de massa em dividendos. Vender agora acima do que pagaram há seis anos e pelo meio arrecadar todos os dividendos destes anos é um espectáculo.
Como isto está, não vejo por agora forma dos chineses perderem. Parece-me - ressalvo por agora - uma jogada de alta finança digna de melhor mestre chinês.
E se os chineses venderem? o que farão à massa? retorna à China?
Não. Teremos OPA ao BCP. Claro que ainda falta uns meses mas é mais que certo.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1728
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: EDP - Tópico Geral

por PXYC » 13/5/2018 16:28

É a 1a vez que tenho acções opadas... Estas coisas têem datas? Ou os chineses podem andar nesta conversa eternamenre?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 588
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: EDP - Tópico Geral

por whiteshark » 13/5/2018 12:04

soseiquenadasei Escreveu:as verdades estranhas dos chinas.....

queremos manter a edp em bolsa ....se querem 100 % como fica na bolsa ?

Se querem 50 %, e partindo do principio que o freefloat vem das posições dos pequenos acionistas (não ei)...i freefloat da EDP ficava reduzido a 6%.

Se querem pelo mneno 50%...tendo eles 23%, e os pequenos acionistas 33..23+33 teremos 56% para isso tinham de comprar quase todas as acções dos pequenos.

Para isso os pequenos vão ter que querer vender.

Como é que os pequenos terem vontade de vender ?, a um valor mais baixo ?

Sabem melhor do que eu , os esquemas existentes..ou sobem o premio...ou descem....

não é possivel descer (?) ...veja-s eo BPI...e mais não digo...


Acho que os chineses 1) sabem que ficar com 100% da edp seria complicado (autorizações + convencer os fundos a vender + como alguem já disse a questão da REN) e 2) tem consciencia que não existe grandes sinergias em tornar a EDP numa CTG Europe.

A minha opinião é que eles querem reforçar a sua posição e para isso, tendo em conta os 28% que já têm, são obrigados a fazer uma OPA.

O valor é baixo mas se calhar eles só querem comprar 5% e para isso chega. Se calhar agora conseguem uns 5% agora e no futuro fazem uma contra OPA a um preço mais alto e reforçam outra vez (ver o que aconteceu no BPI).
 
Mensagens: 345
Registado: 4/2/2014 12:33

Re: EDP - Tópico Geral

por whiteshark » 13/5/2018 12:00

soseiquenadasei Escreveu:
Filipe34 Escreveu:Também acho que esta OPA, não vai ter pernas para andar, ninguém vai vender as açoes a 3,26 euros, ou melhor, muitos vão comprar mais ainda, na expectativa de subida do preço, penso que é isso que vai acontecer.
O mercado, segunda feira o dirá, mas tudo aponta para que seja assim.
Os senhores Chineses, ja sabem também que a OPA a este preço não tem sucesso, se tiver melhor, mas não tem seguramente, e está tudo preparado para um novo valor que acontecerá assim que o assunto for evoluindo, muitas surpresas poderão surgir ainda (...)
( é uma opinião pessoal, pelo que não deverá influenciar futuros investimentos ou tomadas de posições neste titulo).


não sei, isto é uma opa tão estranha, que pode é assustar alguns, também não sei, mas penso que é só uma opinião, que ao titulo vai comportar-se tipo io-io, para abrir logo a abriri, teria de haver logo muitas posições vendedoras, é certo muita malta vai colocar vndas a 3,26...que não acontecendo logo, podem ter receio e podem ter tendendicia ter dedo leve.

é muito cedo, mas quando algo parece pouco transparente, CMMEC + projuizos+ OPA ....á um caldo muito complexo.

2ª feira veremos todos

Fico lixado com os tipos, porquer a minha vaca leiteira de dividendos pode acabar.Só as vendo se houver uma opa Potestativa.


Prejuizos? O lucro da EDP foi 23% mais baixo (continuou a ser lucro) devido aos ganhos extraordinários do ano passado. Se considerarmos lucro recorrente se não estou em erro subiu 5%.
Os resultados estavam em linha com as previsões dos analistas pelo que nao foi nenhuma surpresa.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/2/2014 12:33

Re: EDP - Tópico Geral

por soseiquenadasei » 13/5/2018 11:55

as verdades estranhas dos chinas.....

queremos manter a edp em bolsa ....se querem 100 % como fica na bolsa ?

Se querem 50 %, e partindo do principio que o freefloat vem das posições dos pequenos acionistas (não ei)...i freefloat da EDP ficava reduzido a 6%.

Se querem pelo mneno 50%...tendo eles 23%, e os pequenos acionistas 33..23+33 teremos 56% para isso tinham de comprar quase todas as acções dos pequenos.

Para isso os pequenos vão ter que querer vender.

Como é que os pequenos terem vontade de vender ?, a um valor mais baixo ?

Sabem melhor do que eu , os esquemas existentes..ou sobem o premio...ou descem....

não é possivel descer (?) ...veja-s eo BPI...e mais não digo...
 
Mensagens: 46
Registado: 2/2/2017 5:29

Re: EDP - Tópico Geral

por soseiquenadasei » 13/5/2018 10:45

Filipe34 Escreveu:Também acho que esta OPA, não vai ter pernas para andar, ninguém vai vender as açoes a 3,26 euros, ou melhor, muitos vão comprar mais ainda, na expectativa de subida do preço, penso que é isso que vai acontecer.
O mercado, segunda feira o dirá, mas tudo aponta para que seja assim.
Os senhores Chineses, ja sabem também que a OPA a este preço não tem sucesso, se tiver melhor, mas não tem seguramente, e está tudo preparado para um novo valor que acontecerá assim que o assunto for evoluindo, muitas surpresas poderão surgir ainda (...)
( é uma opinião pessoal, pelo que não deverá influenciar futuros investimentos ou tomadas de posições neste titulo).


não sei, isto é uma opa tão estranha, que pode é assustar alguns, também não sei, mas penso que é só uma opinião, que ao titulo vai comportar-se tipo io-io, para abrir logo a abriri, teria de haver logo muitas posições vendedoras, é certo muita malta vai colocar vndas a 3,26...que não acontecendo logo, podem ter receio e podem ter tendendicia ter dedo leve.

é muito cedo, mas quando algo parece pouco transparente, CMMEC + projuizos+ OPA ....á um caldo muito complexo.

2ª feira veremos todos

Fico lixado com os tipos, porquer a minha vaca leiteira de dividendos pode acabar.Só as vendo se houver uma opa Potestativa.
 
Mensagens: 46
Registado: 2/2/2017 5:29

Re: EDP - Tópico Geral

por umXdois » 12/5/2018 22:48

Repito:

Não direi jogada de génio, mas ... não são burros,

E, com isso,

1 - a CTG está a fazer o papel da EDP no ano passado qd fizeram a OPA à renováveis.
2 - faz uma segunda investida nas renováveis sem dar muito nas vistas
3 - a fatia maior de negócio da EDP está fora de Portugal e nas renováveis
4 - a sustentabilidade financeira da EDP depende das renováveis
5 - diminui riscos de uma OPA hostil sobre a EDP ao aumentar o preço para 3,26
6 - fixa este preço durante +/- 1 ano. Basta ver gráficos do Ulisses e da flutuação nos últimos 2/3 anos entre 2,65-3,30
7 - diminui preço alvo das renováveis para 7,33
8 - Entram pelo USA adentro em plena guerra comercial com eles

Por ultimo,

9 - A CTG não quer o sucesso da OPA. Porquê? Senão o Estado Chinês tinha de vender a participação na REN por causa da concorrência. E não é esse o objetivo. é melhor ter participações qualificadas na comercialização e distribuição do que ter só na distribuição

Isto é o que eu acho
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 270
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: EDP - Tópico Geral

por Filipe34 » 12/5/2018 22:16

Também acho que esta OPA, não vai ter pernas para andar, ninguém vai vender as açoes a 3,26 euros, ou melhor, muitos vão comprar mais ainda, na expectativa de subida do preço, penso que é isso que vai acontecer.
O mercado, segunda feira o dirá, mas tudo aponta para que seja assim.
Os senhores Chineses, ja sabem também que a OPA a este preço não tem sucesso, se tiver melhor, mas não tem seguramente, e está tudo preparado para um novo valor que acontecerá assim que o assunto for evoluindo, muitas surpresas poderão surgir ainda (...)
( é uma opinião pessoal, pelo que não deverá influenciar futuros investimentos ou tomadas de posições neste titulo).
 
Mensagens: 1
Registado: 29/11/2007 3:21
Localização: Cabecinha

Re: EDP - Tópico Geral

por F63 » 12/5/2018 22:01

zeanzol Escreveu:
agora contrata-se o BCP para ser o "intermediario" financeiro de uma operacao financeira onde o mesmo detem uma participacao financeira... :clap:

é claro que o nosso governo nao tem tem qualquer objecao relativamente aos chineses tomarem conta de um setor estrategico... a concorrencia via abertura de mercado é cada vez maior... e fica a pergunta que vale tudo... quanto vale a EDP deduzindo a loucura de divida que tem ?...

a situacao acima descrita foi o preço que os nossos governantes decidiram "pagar" para os chineses segurarem essa "aberração" de banqueta chamada BCP... porque se essa "aberracao" cai-se ia a mota engil ( entre outros)tambem ao charco e desmoronava-se um autentico castelo de cartas...


Isso já cheira a teoria da conspiração... Cada um puxa pela imaginação como quiser.
Esta OPA é, sem dúvida, benéfica para os atuais acionistas. O preço vai subir. E mais subirá se surgir uma OPA concorrente ou se esta for melhorada, o que é bem possível porque, convenhamos, o valor oferecido é fraquinho.
Outra situação é se esta operação é boa para o país e para os portugueses. Cá para mim, tenho que o controlo de certos setores chave não devia ir parar a mãos estrangeiras.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: EDP - Tópico Geral

por carlosdsousa » 12/5/2018 21:41

Pedro2018 Escreveu:Tudo aponta para que existam concorrentes a esta OPA.
Seguramente que a cotação da EDP irá ultrapassar já o valor oferecido pelos Chineses.
Os chineses terão obviamente um valor mais alto para oferecer quando surgirem os concorrentes, mas eu concordo quando se diz que é mau serem os chineses a comprar e já não se pensa o mesmo se forem Americanos.
Já agora lanço um desafio ao participantes no foruns em formato de duas questões.

Preço de abertura da EDP segunda-feira?
Preço de fecho da EDP na segunda-feira?


Se foi apresentada uma proposta para compra dos 100% do capital a €3,26, tudo que for vendido abaixo disso não tem nexo, pois os chineses garantem €3,26
dai que acho que o preço de abertura deve ser +- €3,26...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 779
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: EDP - Tópico Geral

por Pedro2018 » 12/5/2018 21:29

Tudo aponta para que existam concorrentes a esta OPA.
Seguramente que a cotação da EDP irá ultrapassar já o valor oferecido pelos Chineses.
Os chineses terão obviamente um valor mais alto para oferecer quando surgirem os concorrentes, mas eu concordo quando se diz que é mau serem os chineses a comprar e já não se pensa o mesmo se forem Americanos.
Já agora lanço um desafio ao participantes no foruns em formato de duas questões.

Preço de abertura da EDP segunda-feira?
Preço de fecho da EDP na segunda-feira?
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: EDP - Tópico Geral

por Ativo » 12/5/2018 21:12

MNPTLIS Escreveu:
Pois eu prefiro uma EDP detida por empresas não controladas por outro Estado, nomeadamente um Estado não democrático e autoritário!!!


Isso tem muito que se lhe diga, existem muitas Democracias que de democracia apenas existe o nome "Portugal" é uma delas.
Basta pegar na Constituição e começar apontar tudo o que lá está para fazer para bem do povo e não fazem nem nunca fizeram.
Portanto não vamos por aí, podemos até ver a China para um País autoritário e de ditadura se o povo Português prospera tanto como o Chinês, por cá só não esfolam mais o povo com impostos porque tem de ser de devagarinho, nem convém um povo rico porque depois estraga-lhes os negócios e os esquemas.

Não, não tem tanto que se lhe diga como pensa. Em Portugal há muito mais liberdade (não apenas política) e democracia do que na China! Não é tudo igual! :shame: :shame: :shame:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: EDP - Tópico Geral

por soseiquenadasei » 12/5/2018 20:32

não sei não...o gto já apanhou tantas molhas de água quente...tudo bem coisas diferentes..PT...cimpor...etc

não sei de a ue vai nesta cantiga...o premio é fraquíssimo, inferior mesmo aos 0,19 valor do dividendo. Se fosse aplicado o valor do dividendo deste ano a 3,11, o valor seria de 3,30
Bastará este negocio andar a fazer farinha pr 1 ano, para compensar aos acionistas, pois uma politica de dividendos fixa, de 0,19 .

a verdade é que a EDP não necessita de um acionista com muito dinheiro porque não existem investimentos de monta que possam ser feitos. Os grandes investimentos, como as eólicas em off shore, não necessitam de um acionista de bolsos cheios.
Isto para não falar de geração de energia ...pelas correntes marítimas é uma força poderosissima, e sempre disponível…mas aqui não há investimentos.

Até porque com a EDP em mãos dos chineses, a mama pode acabar para alguns políticos.

Penso que esta opa tem outros objetivos ...é uma ideia parva que tenho. Mas se eu quero vender uma tralha minha, vou tentar valoriza-la.

Existe muita coisa estranha a passar-se por cá...e cheira-me que possa haver alguma coisas com o pinho e os chineses tenham medo, e queiram ir despachando a EDP.

é verdade que a EDP é uma boa vaca leiteira…com bons dividendos.

Ms também é verdade que começa a haver algum ruido, com socas, pinho, cmecs ....

para os mais esquecidos deixo aqui a lista com os dividendos da edp nos últimos anos:

https://www.edp.com/pt-pt/investidores/ ... dividendos. em 1999 dividendo bruto foi de 0,6 € ....

Posso estar errado, mas com a entrada dos chineses, a politica de dividendos não se pode dizer que tenha melhorado muito.No fundo, a rentabilidade do negocio em Portugal não melhorou muito.NEste momento os melhores investimentos da EDP estão fora.Dúvido que com os chineses no leme os EUA..o Trump..não possa vir colocar entraves.

NEste momento a EDP não necessita de capital para investimentos de monta.

Isto cheira-me a quererem valorizar o peixe para o tornar mais apetecível...estão a ver aquela ideia..do agarrem-me se não parto-lhe a cara...é um pouco isso...

Acho eu
 
Mensagens: 46
Registado: 2/2/2017 5:29

Re: EDP - Tópico Geral

por RFPB » 12/5/2018 19:48

A E.ON ?????????????

Deixem lá E.ON fora disto....
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1470
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], goncaladas, Google Adsense [Bot], m-m, malakas, Manchini888, Santanderes, Sergio_tpg e 78 visitantes