Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por RFPB » 12/5/2018 19:48

A E.ON ?????????????

Deixem lá E.ON fora disto....
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1470
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: EDP - Tópico Geral

por Laribau » 12/5/2018 18:15

Laribau Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Laribau, o que falta na oferta para os accionistas provavelmente foi negociado com o Costa para outros fins. Veremos mais adiante. O artigo do Expresso sugere os tais 500 milhões das rendas para satisfazer reivindicações do Bloco e do PC. Se for assim é ao estilo do que fieram com os CTT sacando o dinheiro dos produtos financeiros para as lojas do cidadão. A geringonça não se dá nada bem com empresas, a menos que seja o Facebook onde o esquerda.net faz a sua propaganda ou a Apple para as raparigas do Bloco mostrarem os smartphones nas reuniões com os pobres.


Talvez, mas ninguém pode obrigar os acionistas a vender, e esta "Peça" não tem necessariamente os mesmos atores que a "Peça" do BPI. Não há uma IS com quem negociar ..! Vão ter, pela frente, gente que sabe da arte, "carecas" de saber o que fazer em OPAs:

- Capital Group Companies
- Oppidum Capital
- Blackrock

E outros...


Há ainda um outro aspeto a considerar: se a Oferta for considerada hostil por parte da EDP, o Mexia sabe que em caso de sucesso, tem os dias contados como CEO da empresa, pelo que tudo fará para travar a OPA, ou encontrar uma alternativa que lhe permita contornar a influência Chinesa na empresa no pós OPA. :-$
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: EDP - Tópico Geral

por MNPTLIS » 12/5/2018 17:51

Pois eu prefiro uma EDP detida por empresas não controladas por outro Estado, nomeadamente um Estado não democrático e autoritário!!!


Isso tem muito que se lhe diga, existem muitas Democracias que de democracia apenas existe o nome "Portugal" é uma delas.
Basta pegar na Constituição e começar apontar tudo o que lá está para fazer para bem do povo e não fazem nem nunca fizeram.
Portanto não vamos por aí, podemos até ver a China para um País autoritário e de ditadura se o povo Português prospera tanto como o Chinês, por cá só não esfolam mais o povo com impostos porque tem de ser de devagarinho, nem convém um povo rico porque depois estraga-lhes os negócios e os esquemas.
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: EDP - Tópico Geral

por Laribau » 12/5/2018 17:39

Àlvaro Escreveu:Laribau, o que falta na oferta para os accionistas provavelmente foi negociado com o Costa para outros fins. Veremos mais adiante. O artigo do Expresso sugere os tais 500 milhões das rendas para satisfazer reivindicações do Bloco e do PC. Se for assim é ao estilo do que fieram com os CTT sacando o dinheiro dos produtos financeiros para as lojas do cidadão. A geringonça não se dá nada bem com empresas, a menos que seja o Facebook onde o esquerda.net faz a sua propaganda ou a Apple para as raparigas do Bloco mostrarem os smartphones nas reuniões com os pobres.


Talvez, mas ninguém pode obrigar os acionistas a vender, e esta "Peça" não tem necessariamente os mesmos atores que a "Peça" do BPI. Não há uma IS com quem negociar ..! Vão ter, pela frente, gente que sabe da arte, "carecas" de saber o que fazer em OPAs:

- Capital Group Companies
- Oppidum Capital
- Blackrock

E outros...
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: EDP - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/5/2018 17:28

Laribau, o que falta na oferta para os accionistas provavelmente foi negociado com o Costa para outros fins. Veremos mais adiante. O artigo do Expresso sugere os tais 500 milhões das rendas para satisfazer reivindicações do Bloco e do PC. Se for assim é ao estilo do que fieram com os CTT sacando o dinheiro dos produtos financeiros para as lojas do cidadão. A geringonça não se dá nada bem com empresas, a menos que seja o Facebook onde o esquerda.net faz a sua propaganda ou a Apple para as raparigas do Bloco mostrarem os smartphones nas reuniões com os pobres.
 
Mensagens: 9970
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: EDP - Tópico Geral

por Laribau » 12/5/2018 17:12

MNPTLIS Escreveu:Acho que Futuro da EDP é mais facilmente assegurado pelo estado Chinês ( pelo accionista actual) do que se for comprada por uma empresa Europeia ou Americana e depois fazerem dela o que fizeram da Cimpor.
E mais perigoso ainda para Portugal ser comprada por uma empresa Espanhola.


E o que interessa isso aos acionistas? Se o Estado português queria proteger os seus interesses estratégicos não tivesse privatizado a empresa. Agora, proteger os interesses estratégicos do estado português à custa dos acionistas minoritários (particulares ou institucionais), não é música que interesse muito aos meus ouvidos, apesar de (infelizmente !) não ter EDP em carteira.

A oferta, nos termos atuais, valoriza a EDP em 7 x o EBITDA (um pouco mais, mas não chega aos 7,5 x). Isso é uma valorização banal, mesmo para uma elétrica. A fazer-se, pelos preços atuais, seria, na verdadeira aceção da palavra, um "Negócio da China". :roll: :roll:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: EDP - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/5/2018 16:41

Há um artigo no Expresso on-line de PEDRO SANTOS GUERREIRO que ajuda a perceber melhor. Desconhecia que os chineses teriam pago quando compraram há 6 anos o dobro do que valia em bolsa. E també para PEDRO SANTOS GUERREIRO é quase uma certeza que Costa negociou contra partidas. Apostaria em investimento em energias renováveis.
 
Mensagens: 9970
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: EDP - Tópico Geral

por Adam hedge » 12/5/2018 16:26

também venho dar os meus 2 cts sobre a opa há edp.

foi com ela que entrei na bolsa na opv em 1997 a partir desse dia eu que tive umas 25 acçoes da edp cotadas em bolsa foi um descobrir algo que mudou o meu futuro dai para a frente...

quanto há opa do chines há aqui algo que me está a escapar. pagam como premio de controlo de uma empresa como a edp 5%? 3,26 euros? tendo fechado a sessão nos 3,11. isto não será o chines querer uma contra opa para vender e colocar outros ao barulho, sabendo que é uma empresa muito cobiçada por outras companhias? há aqui qualquer coisa...
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2003
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

Re: EDP - Tópico Geral

por Ativo » 12/5/2018 14:49

Pois eu prefiro uma EDP detida por empresas não controladas por outro Estado, nomeadamente um Estado não democrático e autoritário!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: EDP - Tópico Geral

por MNPTLIS » 12/5/2018 13:05

Acho que Futuro da EDP é mais facilmente assegurado pelo estado Chinês ( pelo accionista actual) do que se for comprada por uma empresa Europeia ou Americana e depois fazerem dela o que fizeram da Cimpor.
E mais perigoso ainda para Portugal ser comprada por uma empresa Espanhola.
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: EDP - Tópico Geral

por Eurobrexit » 12/5/2018 13:05

DESAFIO:

1) SURGE OUTRA OPA
2) E AUMENTADO O PRECO
3) INSUCESSO DESTA OPA
4) SUCESSO DESTA OPA
 
Mensagens: 795
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: EDP - Tópico Geral

por Ativo » 12/5/2018 12:55

Pode acontecer que haja uma OPA concorrente sobre a EDP, apostando nas dificuldades que a aprovação da OPA, lançada pelos chineses, poderá enfrentar nos EUA (onde a EDP possui ativos) e nas instâncias europeias, em virtude de por trás da OPA lançada estar o Estado chinês e de a EDP na vertente de produção de eletricidade ter uma posição de quase monopólio em Portugal.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: EDP - Tópico Geral

por MNPTLIS » 12/5/2018 11:57

Para os que têm duvida que a OPA possa ter futuro por causa do Estado Chinês estar envolvido eu pergunto e se as empresas Europeias começarem a ter problemas de vender para a China ?
Quem vai perde mais ?
Parece que ainda existe quem não tenha percebido que neste momento a 1ª Potência Mundial já é a China, USA já foste o que se vê é o arrefecer da panela.
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: EDP - Tópico Geral

por Zeanzol » 12/5/2018 11:05

Pessoal este negócio da EDP com os chineses estava mais que previsto...

senão vejamos :

Chineses compram Fidelidade a desconto, com o capital da fidelidade compram o ultimo bloco de participacao que o estado tinha na REN, tornando assim a fidelidade accionista qualificado da REN com 5.3% do capital.
Logo de seguida a Fidelidade que detinha a maioria do capital da Luz saude vende uma parte á Fosun ( accionista que controla a propria fidelidade) e em conjunto removem a luz saude de bolsa.

agora contrata-se o BCP para ser o "intermediario" financeiro de uma operacao financeira onde o mesmo detem uma participacao financeira... :clap:

é claro que o nosso governo nao tem tem qualquer objecao relativamente aos chineses tomarem conta de um setor estrategico... a concorrencia via abertura de mercado é cada vez maior... e fica a pergunta que vale tudo... quanto vale a EDP deduzindo a loucura de divida que tem ?...

a situacao acima descrita foi o preço que os nossos governantes decidiram "pagar" para os chineses segurarem essa "aberração" de banqueta chamada BCP... porque se essa "aberracao" cai-se ia a mota engil ( entre outros)tambem ao charco e desmoronava-se um autentico castelo de cartas...

fica só a faltar os chineses comprarem a REN... já nao falta tudo :roll:

nota : eu sei que a Fosun nao é a mesma coisa que china Three Jorges... mas no fundo no fundo... :-k
 
Mensagens: 609
Registado: 19/11/2015 16:21

Re: EDP - Tópico Geral

por Taliscas » 12/5/2018 10:36

Neste momento a CMVM já deve levantar a suspensão da negociação das acções da EDP, correcto?

A cotação na segunda feira, á semelhança do que aconteceu no Brasil, deverá valorizar bastante, correcto?

Aguardo pela vossa opinião.

Abraço,

Taliscas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 15
Registado: 26/3/2012 15:24
Localização: 15

Re: EDP - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 12/5/2018 10:30

Para começar, se houvesse outra opa a lançar sobre a EDP chamar-se-ia OPA concorrente e não contra-opa.

Num segundo momento, o principal engulho que vejo para a opa concorrente é o facto da ctg ter uma posição mto elevada na edp.

Se por ex. uma e.on lançasse uma opa concorrente e ficasse com 50% + 1 pelo menos, ficaria com uma estatal chinesa com quase um terço a fazer peso.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: EDP - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/5/2018 10:22

Provavelmente o que está aqui em jogo é a promessa dos chineses de grande investimento em solar em Portugal. Daí a compra ser e este preço.
 
Mensagens: 9970
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: EDP - Tópico Geral

por NirSup » 12/5/2018 8:44

Esta OPA cheira mal, muito mal. Por isso me deixou a espumar de raiva. De manhã o Mexia dá uma conferência telefónica para o mundo inteiro e tudo fez para retirar valor à EDP. Com muitas mentiras pelo meio. E posso aqui discutir os argumentos que ele utilizou um a um e mostrar que são falsos.
À tarde é lançada a OPA. Que já vinha a ser preparada há muito tempo. Uma OPA leva muito tempo a montar.
Como é que o CA da EDP se presta a estes fretes? Só mesmo em Portugal.
Do que eu tenho receio é das promessas que os chineses fizeram ao Costa em detrimento dos interesses futuros da EDP e de todos os outros acionistas.
Que houve negociata, houve. Mas, infelizmente, nunca se saberá os termos dessa negociata.
E agora pergunto eu: por que razão não investiga a CMVM este caso em profundidade?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP - Tópico Geral

por Eurobrexit » 12/5/2018 8:29

DIXIE18 Escreveu:No dia q é aprovada uma Comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas do Grupo EDP entre 2004-2011, é igualmente o dia q é anunciada uma OPA à EDP e pelo valor inferior à privatização de Passos Coelho e Catroga? ?? Nestas coisas n há coincidências. ..e mais n digo. ..cd um q tire as suas conclusões (por mim o mexia há muito q estaria a fazer companhia ao 44 em Évora. )


É caso para dizer, qual é a estratégia principal?

1) comprar com base no medo dos demais acionistas (vender antes que desça - Comissão de Inquerito, Rendas Excessivas, bla, bla, bla.);

2) fazer "bluff" com a OPA e obrigar ao lançamento de uma OPA concorrente para executar a estratégia principal (vender a um melhor preço).


Só para ajudar:
Os EUA não devem gostar muito deste tipo de posições de blocos concorrentes, logo tudo indica que a OPA visa unicamente fazer subir cotação/preço de venda e chineses saltam fora (pois já viram tudo o que se vai passar - digamos que estarão bem informados!)
 
Mensagens: 795
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: EDP - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 12/5/2018 7:53

No dia q é aprovada uma Comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas do Grupo EDP entre 2004-2011, é igualmente o dia q é anunciada uma OPA à EDP e pelo valor inferior à privatização de Passos Coelho e Catroga? ?? Nestas coisas n há coincidências. ..e mais n digo. ..cd um q tire as suas conclusões (por mim o mexia há muito q estaria a fazer companhia ao 44 em Évora. )
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: EDP - Tópico Geral

por Beruno » 12/5/2018 0:50

Eu acho que a ctg acabou de cometer um erro. Num momento em que as renovaveis estao com perspectivas de crescimento brutal, esta valor para a opa torna-se um benchmark facil de abater por outros interessados como a eni e a gas natural. É que um valor tao baixo, pode precipitar uma contra-opa
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: EDP - Tópico Geral

por Masterchief » 12/5/2018 0:39

Num dia anunciam a queda de 23% nos resultados. E no dia seguinte aparece uma OPA á EDP por parte dos chineses. Eu não acredito em bruxas mas...

E sinceramente, permitir uma OPA, seja por quem for, a uma empresa estratégica como é a EDP, para mim, é no mínimo criminoso. Espero que a UE não o permita.

Da forma como a corrupção está instalada neste país, e com a desconfiança que eu deposito neste Costa e Ca,, não me admirava nada que houvesse aqui negociata. Mas mesmo nada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 625
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: EDP - Tópico Geral

por OCTAMA » 12/5/2018 0:27

The Navigator Escreveu:
OCTAMA Escreveu:
Pois, no BPI o Ulrich também disse que 1,134€ era pouco, que o BPI valia 2€, com estudos e tudo!....e foi o que foi! Que iriam ficar cotados, etc, etc, e agora está no que está....chamem a CMVM, chamem.....e não corram....


Olha que no BPI eu fartei-me de dizer para não vender, eu não vendi pelos 1,13€.

Infelizmente agora terei mesmo de vender, pois o CB já tem a % necessária para o retirar de bolsa. Mas vai ter de pagar 1,45€ por cada uma.

Já na EDPR, fiz asneira em as entregar ao Mexia na última OPA e ficar a vê-las subir até ao valor atual.


No BPI, na altura, vendi a 1,13 e assumi perda de por volta de 700€. Que recuperei logo depois na Galp. E com esse dinheiro que estava investido no BPI já fiz mais do que tivesse esperado até hoje para vendê-las a 1,45, se as tivesse. Pura e simplesmente uma questão de custo de oportunidade.

Dinheiro empatado em OPAS tem de ser muito bem ponderado. Caso a caso. Quanto €€ e durante quanto tempo se está disposto a esperar pelo desfecho destes processos? Que podem ter desfechos imprevistos. Mas cada um sabe de si!

Bons Negócios.

Cps
 
Mensagens: 760
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: EDP - Tópico Geral

por Masterchief » 12/5/2018 0:22

peaners Escreveu:
Masterchief Escreveu:Noutra qualquer cotada hoje seria dia de quedas. Iniciou o dia a cair como previsto mas mudou de rumo e ainda subiu mais. Lol.
Está com queda nos lucros sobe. A Jerónimo Martins com aumento contínuo de lucros cai aos trambolhões. Não dá para entender mas é assim.
Saí de manhã e logo me arrependi.


=; se investes somente com base em resultados e ignoras a AT arriscas-te a ser mal sucedido em bolsa.

Em termos de AT a JM está a corrigir no mensal e isso é bastante relevante independentemente dos resultados. também já subiu numa fase bull com um trimestre em que resultados caíram


Aí é que te enganas. Por acaso eu investi com base em AT e não resultados. Até porque entrei na EDP a 2.60€. Não perdi nada.
A questão é que com uma quebra de 23% nos lucros, não há AT que resista. Claro que não contava com esta OPA. Mas aparentemente havia muita gente que já sabia da OPA desde o inicio da manha de sexta-feira. O que não deixa de ser estranho. Ou talvez não. Eu é que não sabia e com a quebra nos resultados confesso que entrei um pouco em panico.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 625
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: EDP - Tópico Geral

por The Navigator » 11/5/2018 23:48

OCTAMA Escreveu:
Pois, no BPI o Ulrich também disse que 1,134€ era pouco, que o BPI valia 2€, com estudos e tudo!....e foi o que foi! Que iriam ficar cotados, etc, etc, e agora está no que está....chamem a CMVM, chamem.....e não corram....


Olha que no BPI eu fartei-me de dizer para não vender, eu não vendi pelos 1,13€.

Infelizmente agora terei mesmo de vender, pois o CB já tem a % necessária para o retirar de bolsa. Mas vai ter de pagar 1,45€ por cada uma.

Já na EDPR, fiz asneira em as entregar ao Mexia na última OPA e ficar a vê-las subir até ao valor atual.
Bons Trades,
The Navigator

"The Navigator is responsible for providing information to the skipper about the boat’s current position, and plotting an optimal course for the destination on a long-distance race. The navigator should be able to provide information including tide patterns, possible wind conditions and so on."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/6/2015 0:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, aaugustob69, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], malakas e 100 visitantes