Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Laribau » 12/5/2018 17:23

PC05 Escreveu:
Resumindo, tem impacto residual nas contas consolidadas do banco.


Como disse, depende do valor final da oferta. Contudo, provavelmente, vai ganhar mais na sua qualidade de Intermediário financeiro do que com a sua participação na EDP. O BCP não deve ter sido chamado, nunca, a ser intermediário de uma operação com esta dimensão efetuada de uma só vez (creio eu...!).
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 12/5/2018 14:03

Laribau Escreveu:
PC05 Escreveu:Quem detém participação na EDP (2.43%) é o Fundo de Pensões do Grupo Millennium BCP que pertence à Ocidental (Grupo BCP + Grupo Ageas).
De qualquer maneira os chineses oferecem um prémio da treta (4.82%)... a EDP há ~1 mês atrás cotava acima do valor oferecido.


O Fundo de Pensões não pertence à Ocidental: É gerido pela Ocidental, que é coisa diferente. Qualquer valorização dos ativos do fundo tem repercussão positiva nas contas do banco, uma vez que alivia as contribuições que o banco tem que efetuar para garantir as pensões futuras. Pode é não ser muito significativo (depende da magnitude do ganho), mas isso é outra história, que também teria muito ou pouco significado se o ativo fosse detido diretamente pelo banco. 8-)


Resumindo, tem impacto residual nas contas consolidadas do banco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3287
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Laribau » 12/5/2018 13:56

PC05 Escreveu:Quem detém participação na EDP (2.43%) é o Fundo de Pensões do Grupo Millennium BCP que pertence à Ocidental (Grupo BCP + Grupo Ageas).
De qualquer maneira os chineses oferecem um prémio da treta (4.82%)... a EDP há ~1 mês atrás cotava acima do valor oferecido.


O Fundo de Pensões não pertence à Ocidental: É gerido pela Ocidental, que é coisa diferente. Qualquer valorização dos ativos do fundo tem repercussão positiva nas contas do banco, uma vez que alivia as contribuições que o banco tem que efetuar para garantir as pensões futuras. Pode é não ser muito significativo (depende da magnitude do ganho), mas isso é outra história, que também teria muito ou pouco significado se o ativo fosse detido diretamente pelo banco. 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 12/5/2018 13:44

Quem detém participação na EDP (2.43%) é o Fundo de Pensões do Grupo Millennium BCP que pertence à Ocidental (Grupo BCP + Grupo Ageas).
De qualquer maneira os chineses oferecem um prémio da treta (4.82%)... a EDP há ~1 mês atrás cotava acima do valor oferecido.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3287
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 12/5/2018 10:25

The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 11/5/2018 20:00

Celsius-reloaded Escreveu:E não faz mal nenhuma ao nosso Bull no BCP que este detenha 2,44% de uma empresa sobre a qual foi lançada uma OPA. :clap:


Esta é bem forte...
Quando me parecia que o BCP já estava a fraquejar e com enorme dificuldade em ir para lá dos 0,30 eis que salta este coelhinho da cartola. E que coelhinho: 2,44% de uma opada.
Bom, a não ser que Israel se atire ao Irão neste fim de semana e assim estrague isto tudo, segunda-feira haverá festa pela certa. E acho que vai ser festa rija, ainda por cima com o PSI já razoávelmente acima dos 5.550 pontos.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1728
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 11/5/2018 19:33

E não faz mal nenhuma ao nosso Bull no BCP que este detenha 2,44% de uma empresa sobre a qual foi lançada uma OPA. :clap:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 11/5/2018 15:56

O BCP continua o seu poderoso "Bull Market". O que impressiona é que as correcções têm sido violentas, ao longo deste ano e meio, mas têm terminado junto aos suportes, em movimentos técnicos perfeitos. E a violência dessas correcções têm tido o condão de arrefecer qualquer euforia que possa ter surgido no título. Aliás, basta ver aqui no Caldeirão onde tive que ir buscar este tópico bem lá atrás porque apesar das óptimas subidas dos últimos tempos, o BCP não tem entusiasmado a maioria.

Os touros continuam a dominar em todos os horizontes temporais e para aqueles que nunca viveram um "Bull Market", já estão a ver como é.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
bcp1.jpg
bcp2.jpg
bcp3.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por whiteshark » 10/5/2018 12:15

PIKAS Escreveu:Caros,

Creio que já atingimos o topo deste movimento despoletado com a apresentação trimestral de resultados.
Na negociação de ontem, desde que se encostou aos 0,30, começou a perder força. Ainda deu ares de lateralizar no intra-diário.
Hoje, começou bem mas já está como está, isto é, a tornar mais notório a minha percepção de ontem.
Acho que a próxima paragem é na zona dos 0,2850€.
Bom, mas em bom rigor isto também não é feito só de subidas. Fez uma boa subida, deu algum dinheiro e parece-me que vai dar oportunidade a quem está de fora para entrar.
Cumprimentos,


A minha projeção dava 30 cent mas foi lá com muito volume. Hoje está a descer (tambem não pode sempre subir) mas acho que tem que se ver a big picture e se amanhã fechar assim o semanal dá boas perspectivas que o movimento não fique por aqui. Suspeito que teremos pelo menos mais uma vela semanal verdinha com ida aos 31 ou 32.

Vamos ver
 
Mensagens: 345
Registado: 4/2/2014 12:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PIKAS » 10/5/2018 11:10

Caros,

Creio que já atingimos o topo deste movimento despoletado com a apresentação trimestral de resultados.
Na negociação de ontem, desde que se encostou aos 0,30, começou a perder força. Ainda deu ares de lateralizar no intra-diário.
Hoje, começou bem mas já está como está, isto é, a tornar mais notório a minha percepção de ontem.
Acho que a próxima paragem é na zona dos 0,2850€.
Bom, mas em bom rigor isto também não é feito só de subidas. Fez uma boa subida, deu algum dinheiro e parece-me que vai dar oportunidade a quem está de fora para entrar.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1728
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: BCP novo tópico geral!

por rtavares » 9/5/2018 21:05

Tendo posição neste papel tenho-o vigiado constantemente e tenho para mim que o BCP está muito próximo dos 35 cêntimos.

A Forquilha de Andrews abaixo dá-nos nota da quase inevitabilidade desse facto ocorrer em breve. Pior será a ultrapassagem dos 40 cêntimos...
Imagem

Num Ichimoku de 4 horas, fica clara a ameaça de uma correção durante a última semana deste mês. Essa correção não deverá afectar o movimento previsto para o título.
Imagem


Num Ichimoku semanal surge-nos clara a ausência de resistências para a cotação do BCP acima dos 40 cêntimos e transparece a potenciação do movimento ascendente pela alteração que esse movimento causará na nuvem.
Imagem

Espero fazer uma análise mais cuidada deste título dentro em breve.
Entretanto, deixo abaixo as últimas análises que fiz a este papel aqui no forum já lá vão quase 6 meses:


rtavares Escreveu:A resistência muito ténue nos 0,28€ (mais coisinha, menos coisita...) e a coincidência desta resistência com o valor atingido pelo bcp se tocar no dente central da forquilha.

O Plano geral 1:
Imagem

O Plano geral 2 (reeditado):
Imagem

O pormenor:
Imagem

Vai daí e só quero dizer que o BCP vai a caminho dos o,28 quase imparavelmente...

Um abraço,
Raposo Tavares


rtavares Escreveu:Boas, a subida do ranking é boa para o país e para a banca nacional. Melhor seria, no entanto, que os juros subissem e houvesse um pouco mais de infação... isso é que era!
Os riscos feitos há uns dias atrás continuam válidos. O mesmo será dizer que, num gráfico diário a forquilha de Andrews se vê respeitada:
Imagem
e, num gráfico semanal, a posssibilidade de aa cotação tocar os 30 cêntimos se torna bem real.
Imagem


Quanto às formulas e métodos para calcular o preço de ações aí vão algumas.
método DCF
reverse DCF
fórmula do Benjamin Graham
e, obviamente, o EPV...
Quem tiver pachorra que investigue. Posso é dizer que de uma forma geral, nesta perspetiva, o BCP está caro...

Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NirSup » 9/5/2018 19:47

Para aqueles para quem a AT é um dogma e que apelidam de apóstatas a quem não segue os seus ditames tenho a dizer o seguinte: não acredito na AT, a AT não funciona no PSI 20. Não digo que funciona mal. Não funciona de todo. Mas sigo religiosamente todos os que acreditam piamente na AT.
Só quem leu e entendeu a Teoria dos Jogos é capaz de perceber esta aparente contradição.
Boa tarde e desejo a todos bons negócios.
PS: E outra coisa: há mais bolsa para lá do BCP. Escrevi, há tempos, sobre o BCP: enquanto a economia crescer e tiver perspectivas sólidas de crescimento os bancos vão ganhar dinheiro. E que os famigerados NPL's eram peanuts para o BCP. Lembram-se? Houve quem me criticasse na altura. Talvez agora já não me critiquem.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por ricardmag » 9/5/2018 18:51

Investidor Escreveu:Se até para o presente, como o rui bem demonstra, há várias formas de olhar para os numeros e chegar a diferentes indicadores e conclusões. Até para o presente! Se alguém está à procura de certezas na bolsa está no sitio errado.

Estranho é que alguns, que presumo não sejam iniciados, não saibam as regras do jogo (que só joga quem quer).


Isso também acontece na AT ...

Cumprimentos

BCP.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JohnyRobaz » 9/5/2018 18:34

Obrigado a todos, a análise fundamental continua a ser meio obscura para mim. :shock:

Cumps.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4620
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rui.enca » 9/5/2018 18:31

Caro Investidor,

Estou, em geral, de acordo com as ideias que tem explanado nos últimos posts e com a leitura que tem feito.

Quanto aos PERs só uns dados adicionais:
- Se contarmos a soma dos resultados dos 4 últimos trimestres o PER passou de 22.1 em Dez.17 para 18.5 em Mar.18 (à cotação do fecho do trimestre).
- Se usarmos a projecção de 342.4 (85.6 x 4) o PER passa a ser de 12.0 (com a cotação de 31.Mar) ou 13.1 com a cotação atual.
- Se usarmos a previsão de 450M€ como resultados deste ano, à cotação atual teríamos um PER de 10.0.

Já agora, com 450M€ e o PER de 12 a cotação expectável no final do ano seria 0.36.
Estou também de acordo com a ideia de que há espaço para continuar o crescimento dos resultados no futuro próximo, pelo que um PER superior a 12 será normal e portanto uma cotação a aproximar-se dos 0.40 a médio prazo não parece descabida.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 15
Registado: 2/3/2018 20:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rtavares » 9/5/2018 18:22

Isto dos PT com base em price earnings ratio...
Adiante: a Reuters apresenta os seguintes dados: https://www.reuters.com/finance/stocks/ ... hts/BCP.LS
Quanto 'à treta' dos Price Targets (para todos os gostos entre 15 e 40 centimos): aqui: https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Institu ... istas.aspx
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por salvador_guru » 9/5/2018 17:30

Investidor esses teus PER s estão corretos?
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JohnyRobaz » 9/5/2018 11:51

Investidor Escreveu:Uma empresa com "bons" resultados não é obrigatoriamente um bom investimento. Assim como uma empresa com "maus" resultados não é necessariamente um mau investimento.

Devemos sempre comparar o valor da empresa (função dos seus resultados atuais e futuros) com a sua cotação. Qualquer empresa (com poucas exceções) é um bom investimento se a cotação descer abaixo de determinado valor e deixa de o ser se subir acima de determinado valor. A cotação tende no longo prazo sempre para o valor que é função dos resultados. Sempre. Existe o pequeno detalhe de não ser possivel saber com certeza qual é esse valor porque não podemos saber com exatidão quais serão os resultados futuros. E as opiniões divergem. Daí a piada que isto tem.

Não podemos assim concluir que o BCP é neste momento um bom investimento por os seus resultados serem melhores que no passado ou até por virem a ser ainda melhores no futuro. O BCP será um bom investimento agora se a sua cotação atual estiver abaixo do valor que os resultados futuros determinam. Mas deixará de o ser se a sua cotação subir acima disso, sempre no pressuposto dos fundamentais não mudarem entretanto. Isto naturalmente para quem olha para o valor fundamental do BCP como base para as suas decisões de investimento.


Qual é o valor que atribuis ao BCP por acção, com base nos resultados actuais e futuros?
E como estimas os resultados futuros? Com base em evoluções de crescimento do PIB, taxas de juro e afins? Estratégias prometidas pela administração?

Cumps!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4620
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 9/5/2018 11:40

Deixo os gráficos actualizados do BCP que continua o seu "Bull Market".

Abraço,
Ulisses
Anexos
bcp1.jpg
bcp2.jpg
bcp3.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Nightrader » 9/5/2018 11:03

Ontem viveram-se momentos de uma angustiante incerteza após um dos mais prolíferos e reputados comentadores do Cadeirão da Bolsa ter feito previsões absolutamente catastrofistas sobre o futuro do BCP, alicerçado naquilo que ontem em seu entender foi um desinteresse dos investidores pelo título.

No entanto, os resultados parecem em linha com uma evolução do BCP naquele que em meu entender é o caminho certo. Vejamos,

- Resultado líquido de €85,6 milhões no 1.º trimestre de 2018, um crescimento de 70,8%

É sempre bom um crescimento significativo do RL apesar de neste caso, em particluar, não me parecer o mais importante.

- Evolução muito favorável do resultado da atividade em Portugal: contributo de €44,5 milhões nos primeiros três meses de 2018, comparando com €9,0 milhões no mesmo período de 2017

Um aumento de quase 400%, muito bom sinal.


- Resultado core aumenta para €266,6 milhões no 1.º trimestre de 2018, mantendo a melhoria contínua registada nos últimos anos.

- Um dos bancos mais eficientes da zona euro, com rácio cost to core income de 48,0% ( cost to income de 45,7%)

- NPEs em Portugal descem para €6,3 mil milhões em 31 de março de 2018, uma redução de cerca de €500 milhões face ao final do de 2017
- Cobertura total dos NPEs de 105%


- Crescimento da carteira de crédito performing em Portugal em cerca de €500 milhões face ao final de 2017,

Líder no "Portugal 2020", com 31% de quota de mercado no financiamento
Líder de mercado no factoring, com quota de 24%
Líder de mercado no leasing com quota de 17%
Banco líder das empresas exportadoras, com quota de mercado no crédito de 19%
Crescimento do negócio, com destaque para Clientes
- Mais de 1 milhão de Clientes com soluções integradas de gestão do dia a dia
- Líder nas operações de bolsa online, com quota de 22,6%

Em resumo, passo a passo seguimos o rumo certo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 308
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 9/5/2018 9:27

BCP alarga objecto social para facilitar vendas de imóveis

O BCP propõe aos accionistas que a sua actividade preveja a aquisição e exploração de imóveis. Falta ainda a aprovação do BCE.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... Principais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por rui.enca » 9/5/2018 1:27

Rango Escreveu:BCP dispara 5% após revelar meta para redução do crédito malparado


Não é correcto afirmar que só hoje foi revelada a meta para a redução das NPEs. Já ontem na apresentação dos resultados o CEO que 4.500 M€ de redução no conjunto dos 3 anos (2016-2018) parecia razoável, o que indicava a previsão de reduzir mais 1.000 M€ até ao final do ano.

Já agora, das muitas análises aos resultados, ainda não vi salientado um facto que me parece importante. O plano apresentado em 2015 previa reduzir as NPEs em 1.000 M€ em cada ano, havendo o objetivo de essa redução ser feita apenas em 1/3 através do registo de imparidades (o restante seria recuperação e venda). Ora a redução de 501 M€ conseguida neste trimestre foi conseguida com o registo de apenas 106 M€ de imparidades de crédito (por exemplo no trimestre anterior a redução de 421 M€ foi conseguida com 165 M€ de imparidades).

Por outro lado o estabelecimento de uma meta para o valor anual de redução das imparidades (que é sempre a variável mais difícil de prever) permite estimar melhor os resultados futuros. A manter-se o ritmo deste trimestre os resultados anuais seriam 342 M€. Como a redução prevista de NPEs até ao final do ano é inferior à que ocorreria se o ritmo do 1ºT se mantivesse (1.000M€ vs. 1.500M€) temos uma "redução" nas imparidades de 106 M€ o que aumenta a projecção de resultados anuais para perto dos 450 M€, mesmo que não haja qualquer crescimento nas outras rubricas, o que parece pouco provável.
 
Mensagens: 15
Registado: 2/3/2018 20:33

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 9/5/2018 0:59

Que competências têm os 17 gestores que vão mandar no BCP? Da inteligência artificial à capacidade de gerir crises

Pedro Sousa Carvalho
8 Maio 2018

O que dizem deles próprios? Que competências têm? De onde vêm? Que línguas falam? Quantas ações do BCP têm em carteira? Esta é a lista dos novos administradores do BCP.

https://eco.pt/2018/05/08/os-17-que-vao ... profundas/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 9/5/2018 0:54

BCP quer limpar 1,5 mil milhões de ativos tóxicos este ano. Dividendos devem chegar em 2019

Rita Atalaia
8 Maio 2018

O banco revelou que quer reduzir os ativos tóxicos em 1,5 mil milhões até ao final deste ano. Prevê ainda começar a distribuir dividendos no próximo ano com base nos lucros de 2018.


https://eco.pt/2018/05/08/bcp-quer-limp ... r-em-2019/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 8/5/2018 23:44

Fosun reforça poder no BCP em equipa de topo mais reduzida

A Fosun vai passar a contar com três administradores não executivos no BCP, quando actualmente tem apenas um representante nessas funções. Um dos novos nomes é Magalhães Correia, presidente da Fidelidade.

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], mquinaz e 60 visitantes