Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 7/5/2018 19:08

salvador_guru Escreveu:Fred estas a fazer pior que o Eagle.

Então não é perfeitamente normal que quando há condições para ir alem do plano que se o faça?!

Eu na minha empresa fico bem satisfeito quando no primeiro trimestre já tenho os objetivos do ano atingidos.


Lol. Não foi a minha intenção. Até porque nem estou pessimista!

Se na tua empresa atinges os objetivos a meio do ano, consecutivamente, então é porque estrategicamente algo vai mal.
Se eu defino 10 como objetivo e faço 20, ou algo extraordinário aconteceu ou planeei muito mal, seja em que cenário for.
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JMA-IN » 7/5/2018 19:06

 
Mensagens: 51
Registado: 8/12/2017 10:51

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Laribau » 7/5/2018 18:52

Investidor Escreveu:O objectivo de 10% de ROE para 2018 foi hoje reafirmado:

https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Institu ... 180507.pdf página 46

(o 10% está, e sempre esteve, com um sinal de aproximado antes, para alguma coisa será. Mais vale estar aproximadamente certo do que exactamente errado).

No final dos primeiros 3 meses o BCP ainda não atingiu 10% de ROE, assim como acontece noutros indicadores, nomeadamente no custo de risco, aka, imparidades.


A questão não é o que consta do quadro de objetivos, a questão é o que o NA disse quando passou por esse indicador "como cão por vinha vindimada": Estamos abaixo porque optámos por acelerar a redução de NPEs e mais à frente foi dizendo que de março a março se reduziram 2000 M€ de NPEs e que conta prosseguir neste caminho acelerado. Nada contra, mas já para o ano passado havia prometido 5 % e quando chegou a meio do ano, o objetivo de 2017 para o ROE desapareceu subtilmente dos quadros, passou a só constar o objetivo de 2018. Como um destes dias apresentam um novo quadro estratégico, lá vai desaparecer o objetivo de 2018 e começar a aparecer o de 2019 (ou 2020), com indicação que se está no bom caminho para o atingir. Como entretanto o quadro regulatório vai ser alterado (Basileia IV), lá terá que haver um reforço dos capitais próprios, o que inviabiliza um ROE decente e assim lá vamos andando...

Não quero dizer que não estejam a fazer o que podem e de forma decente, o que não é aceitável é esta displicência no formular de objetivos e depois vir com conversa mole. Quase que aposto que também vão dar por esquecida a promessa de dividendos sobre o exercício de 2018. A ver vamos...!
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Gonee111 » 7/5/2018 18:49

Fred_Invest Escreveu:Estou fora, e julgo que a cotação até está ajustada a estes resultados. não como o Eagle dizia a 100M€ anuais quando lá andava em que só se lia do homem "80-100M€ ano não vale 0,30€", pois não Eagle, é tudo uma questão de expectativas futuras, obvio. Portanto agora com 85M€ Trimestre veremos os argumentos que aí vêm.


Fazendo aqui umas contas à eagle, se 100M valiam .20c, agora 300 milhões valem .60c (esta malta não sabe a tabuada)



aiaiai :-" :-"
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por salvador_guru » 7/5/2018 18:37

Fred estas a fazer pior que o Eagle.

Então não é perfeitamente normal que quando há condições para ir alem do plano que se o faça?!

Eu na minha empresa fico bem satisfeito quando no primeiro trimestre já tenho os objetivos do ano atingidos.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Fred_Invest » 7/5/2018 18:08

Bons posts investidor e Laribau,

Se eu na minha empresa andasse a dizer que ia reduzir 10% e reduzisse 20%, ainda que com qualquer resultado extraordinário, em vez de premiado era confrontado com a idiotice da minha previsão/análise. no BCP tem sido assim há anos, se o plano era 10% porque carga de agua reduziram os NPEs mais do que tinham planeado aniquilando este valor?! basicamente, como está a correr bem toca de nem cumprir o plano! E isso é decepcionante, de novo. Vão ao sabor da navegação. Se a cotação tem ido mais abaixo quase que apostava que mantinham os 10% e não reduziam em nada extra o resto, isto para aguentar a cotação.


O PPC fez isto, foi além da troika e, para o bem e para o mal, resultou no que resultou e foi corrido a pontapé (não digo que concordo(ei) ou discordo(ei)). Seo plano é 10% e pode entregar os 10% sem mexer no resto, então primeiro entregue os 10%.

Estou fora, e julgo que a cotação até está ajustada a estes resultados. não como o Eagle dizia a 100M€ anuais quando lá andava em que só se lia do homem "80-100M€ ano não vale 0,30€", pois não Eagle, é tudo uma questão de expectativas futuras, obvio. Portanto agora com 85M€ Trimestre veremos os argumentos que aí vêm.
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Laribau » 7/5/2018 17:51

JMA-IN Escreveu:A redução NPE´S para o ano 2018 já foi superado no 1T2018.


Pela conversa "mole" do NA, já se prepara o caminho para não entregar os 10 % de ROE com que se comprometeu. Diz que está quase lá (7,7 %), mas que como reduziram os NPEs mais do que tinham planeado, está o ROE um pouco (?) aquém dos 10 %. Eu não acho mal que diminuam os NPEs de fora acelerada, mas se o queriam fazer, porque "raio" apregoaram os 10 % de ROE?

"Agora" é que vai ser: "Em 2018 vamos apresentar um novo plano estratégico e aí sim: Agarrem-me senão eu bato os outros banco todos...".

Não tarda vão começar a falar das necessidades de capital tendo em vista o Basileia IV (2022-2027). Já não falta muito (há bancos que já têm um CET 1 (FL) de cerca de 17 % a contar com cerca de 4 a 5 % de "almofada" para o Basileia IV), quanto ao BCP, "no passa nada"...!

A Herdade Laribau tem exposição (significativa) ao BCP, pelo que o comentário acima não tem subjacente qualquer "desejo" catastrófico, mas que a conversa já chateia, já chateia. Se não cumprimos um objetivo é porque cumprimos "melhor" noutro. Têm mais é que cumprir em todos. :|
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Nightrader » 7/5/2018 17:37

Thoth Escreveu:
JMA-IN Escreveu:Enorme resultado em Portugal.

Números gerais provavelmente os melhores de vários anos.


Tem calma JMA-IN que o eagle vem já ai malhar no tópico e vais ver que não foram nada de especial e podem até ser péssimos. :twisted:

Cumprimentos e bons negócios


A prova de que são bons é que os resultados já sairam há mais de meia hora e o eagle ainda não apareceu a dizer que se confirmou a tragédia que ele previra há 5 anos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 308
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por salvador_guru » 7/5/2018 17:37




Obrigado Thoth! Excelente a tua iniciativa
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por salvador_guru » 7/5/2018 17:35

Execlentes resultados.

Não esperava a reducao dos Npe tão acentuada nesta altura.

Tive o prazer de conhecer o Dr. Amado quando ainda estava no santander e já o vejo com a expressão tranquila que sempre teve enquanto andava pelas outras bandas.

Se amanha sobe 10% ou não sobe nada não sei, mas que os resultados foram muito muito bons foram.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JMA-IN » 7/5/2018 17:30

A redução NPE´S para o ano 2018 já foi superado no 1T2018.
 
Mensagens: 51
Registado: 8/12/2017 10:51

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Thoth » 7/5/2018 17:23

JMA-IN Escreveu:Enorme resultado em Portugal.

Números gerais provavelmente os melhores de vários anos.


Tem calma JMA-IN que o eagle vem já ai malhar no tópico e vais ver que não foram nada de especial e podem até ser péssimos. :twisted:

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por JMA-IN » 7/5/2018 17:12

Enorme resultado em Portugal.

Numeros gerais provavelmente os melhores de vários anos.
 
Mensagens: 51
Registado: 8/12/2017 10:51

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Thoth » 7/5/2018 17:03

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR68405.pdf

bcp.png
bcp.png (126.82 KiB) Visualizado 5349 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Thoth » 7/5/2018 17:02

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 7/5/2018 16:39

Ulisses se as cotaçôes tivessem antecipado os possiveis bons resultados era mau,mas não tendo antecipado tambèm pode não ser bom. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por salvador_guru » 7/5/2018 16:36

Penso que nestes níveis é preferivel estar dentro a epsera.

Os indicadores estão muito aliviados, e não me admiro nada qie durante a semana dê um valente pulo.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 7/5/2018 16:28

maceira, as coisas não são bem assim. Na semana passada, uns diziam que caia por medo dos resultados e agora outros dizem que sobe com expectativas de bons resultados. É o mercado a funcionar de forma normal, sem movimentos muito bruscos, não temos sempre que encontrar uma explicação para tudo.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 7/5/2018 16:18

Pareçe haver quem acredite em bons resultados,vamos a ver se confirmam e se o mercado gosta. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 7/5/2018 11:32

Investidor Escreveu:Os resultados de uma empresa (condicionados pela envolvente económica) são a unica coisa que interessa para avaliar uma empresa. As apresentações de resultados são por isso oportunidades unicas para avaliar (ou melhor, reavaliar) as empresas.

Mas o valor, em concreto, dos resultados de cada trimestre é, apenas, de relativa importância (ler a propósito o que disse Warren Buffet sobre a relevância das vendas do iPhone X no valor da Apple). Claro que será importante saber margem financeira, comissões, custos operacionais e provisões/imparidades deste trimestre. Mas mais importante será avaliar o andamento do banco e o que se perspectiva para o futuro.

Como sempre, há analistas que prevêm e há jornalistas que escrevem sobre essas previsões. As previsões de alguns analistas (de 3) vão de 84 a 95 milhões e a média é 88, o que a acontecer implicaria um aumento de 76% relativamente ao ano passado. É o que estes 3 (três) analistas acham. O que muda se os lucros forem menos? O que muda se os lucros forem mais? Se forem 70 ou até 50? Se forem 100 ou até 120? Depende do que for a causa e do que isso implicar para o futuro. Os resultados do BCP dependem quase exclusivamente do valor das provisões/imparidades (as restantes rubricas são bastante estáveis e previsiveis). Veremos que valor de provisões/imparidades o BCP decidiu reconhecer este trimestre. Um reconhecimento mais elevado (menos lucros) pode não ser mau, assim como um reconhecimento mais baixo (mais lucros) pode não ser bom. Os numeros têm de ser interpretados. O mercado tipicamente reage de forma desproporcionada aos numeros e passado uns dias regressa ao "normal". A evolução do BCP desde o ultimo aumento de capital (quer a nivel de resultados quer a nivel de cotação) pode ser analisada de forma objectiva.

Estes resultados têm outra caracteristica: serão os ultimos apresentados pelo atual CEO, Nuno Amado, que passará a Chairman. O novo CEO trará seguramente novas ideias e novas práticas. O plano de 2018 está a chegar ao fim e por certo que novos objectivos serão apresentados, porque o banco não acaba em 2018. Talvez não hoje mas na próxima AG de dia 30.

Veremos.


Concordo com tudo Investidor, agora para sabermos se são bons ou não os resultados na relação Resultados vs Reconhecimento de Imparidades, era preciso saber qual o total de imparidades que o banco ainda tem, e pelo menos eu, não sei quais são.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1859
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 7/5/2018 11:15

Investidor, excelente reflexão sobretudo na questão dos resultados e na sua interpretação que nem sempre é tão óbvia como parece.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 6/5/2018 17:07

Finalmente temos um Português a vencer o Estoril Open.

O Millennium Estoril Open.

Um sinal para amanhã. :lol:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Àlvaro » 6/5/2018 11:09

Quem é que explica esta operação que parece financeiramente irracional por parte do BCP. Então falamos de um perdão de dívida a um clube que paga 6% de juros em obrigações? Se é assim o Millenium terá de explicar-se perante depositantes.
 
Mensagens: 9969
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 5/5/2018 19:41

PC05 Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:A expectativa é grande para os resultados do 1.º T.

Era mto bom que ...fossem bons e impulsionassem o nosso psi pela resistência acima.


Se fossem bons a ação já estava a reagir nesse sentido. Acredito em resultados no máximo em linha com as estimativas que têm saído ~80-90M€/T.


Se os resultados forem em linha com o planeado pela administração no seu projeto de restruturação, por muito que alguns digam p contrario, é muito bom, é sinal que estão a cumprir com o planeado.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1859
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 5/5/2018 15:09

Celsius-reloaded Escreveu:A expectativa é grande para os resultados do 1.º T.

Era mto bom que ...fossem bons e impulsionassem o nosso psi pela resistência acima.


Se fossem bons a ação já estava a reagir nesse sentido. Acredito em resultados no máximo em linha com as estimativas que têm saído ~80-90M€/T.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3287
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], mquinaz, Opcard33 e 58 visitantes
cron