Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 28/5/2015 18:07

A cotação hoje fez a amplitude do dia 30 de Abril, e terminou na resistência onde coincide a MME20 e com a minha LTA que tinha desenhado no fds.
Tecnicamente perfeita... (agora parece fácil...)

Os volumes das quedas foram mais altas que hoje. Eu próprio estou mais virado para a tendência de longo prazo, embora não veja um grande potencial, mesmo fazendo novos máximos do ano...Talvez por isso esteja a dar sinais ambíguos e cada um tire uma conclusão diferente.

Tenho uma posição residual, dai a acompanhar.
Anexos
Fibo 2 Fibo - Resistência + MME20 + LTA.GIF
Fibo 2 Fibo - Resistência + MME20 + LTA.GIF (45.15 KiB) Visualizado 9455 vezes
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por soso » 28/5/2015 9:27

Patton, actualmente não sei onde vislumbras esses sinais técnicos.....

facto 1 : post do Ocioso (expressivas valorizações em pouco tempo)... Ok, mais cedo ou mais tarde vai ter que consolidar.

facto 2 : qd atingiu os 12,6 em 10 de Abril, a seguir recuou cerca de 1 euro

facto 3 : qd atingiu os 13,4 voltou a recuar cerca de 1 euro.... mas percentualmente a queda agora, é inferior!

Tudo vai depender do índice; se quebrar os 6400, então a JMT poderá ir até aos 15..... caso o índice afrouxe, ela esmorecerá também.

Esta é a minha perspectiva e estou fora.

Cumprimentos bolsistas :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por General Patton » 28/5/2015 2:44

Boa noite!

Esta acção parece apresentar fortes sinais em AT que indiciam estar prestes a inverter tendência de curto/médio prazo ou a vir a lateralizar, i. é, parece estar em cima da viragem para bearish ou para aumento da volatilidade em ciclos de lateralização com suporte num intervalo considerável entre os 11,5 e os 10,4, que por enquanto tratarei por retracement. Para além de outras, uma das fortes razões encontra-se na existência de uma forte resistência na zona dos 13,50/13,60.

Cumprimentos.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 643
Registado: 11/6/2012 23:18

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ocioso » 27/5/2015 22:39

BFerraz,

Desculpe não lhe ter respondido, mas apenas agora li a sua MP e post. Tal como o Artista Romeno lhe indicou, o site é o da Morningstar.

90% de valorização de Novembro a Maio, quem se aguentou dentro deverá estar bastante satisfeito.
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (26.24 KiB) Visualizado 8226 vezes
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 27/5/2015 11:55

Artista Romeno Escreveu:
BFerraz Escreveu:
Ocioso Escreveu:Outra forma de analisar poderá ser:
Uma empresa com esta margem, com este cash flow e com este ROIC, merecerá o actual PER?…
(Não querendo comparar (mas comparando... :mrgreen: ), o PER da Apple é inferior ao da JM… (Talvez os investidores esperem um crescimento anual dos lucros da JM superior ao da marca da maçã…))


Ocioso, já enviei MP mas não deve ter visto. Gostava de saber em que site viu esses dados. Para o mercado português é um bocado difícil de encontrar dados e gostava de saber qual era o site para dar uma olhadela.
Obrigado.


morningstar e o site http://financials.morningstar.com/ratio ... ture=en_US


Obrigado Artista pela rápida resposta, isto sim é ajuda e partilha. Confesso que morningstar não usava.
Obrigado.
 
Mensagens: 820
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Artista Romeno » 27/5/2015 10:14

BFerraz Escreveu:
Ocioso Escreveu:Outra forma de analisar poderá ser:
Uma empresa com esta margem, com este cash flow e com este ROIC, merecerá o actual PER?…
(Não querendo comparar (mas comparando... :mrgreen: ), o PER da Apple é inferior ao da JM… (Talvez os investidores esperem um crescimento anual dos lucros da JM superior ao da marca da maçã…))


Ocioso, já enviei MP mas não deve ter visto. Gostava de saber em que site viu esses dados. Para o mercado português é um bocado difícil de encontrar dados e gostava de saber qual era o site para dar uma olhadela.
Obrigado.


morningstar e o site http://financials.morningstar.com/ratio ... ture=en_US
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 27/5/2015 10:08

Ocioso Escreveu:Outra forma de analisar poderá ser:
Uma empresa com esta margem, com este cash flow e com este ROIC, merecerá o actual PER?…
(Não querendo comparar (mas comparando... :mrgreen: ), o PER da Apple é inferior ao da JM… (Talvez os investidores esperem um crescimento anual dos lucros da JM superior ao da marca da maçã…))


Ocioso, já enviei MP mas não deve ter visto. Gostava de saber em que site viu esses dados. Para o mercado português é um bocado difícil de encontrar dados e gostava de saber qual era o site para dar uma olhadela.
Obrigado.
 
Mensagens: 820
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 26/5/2015 18:13

EuroSexy Escreveu:Tu é que estás enganado. Mr.Buffett foca-se apenas na empresa a analisar e o negocio textil não estava a dar a rendibilidade esperada. Ele mesmo afirma que o erro dele foi não ter vendido a Berkshire na altura.


Preciso procurar nos livros o capitulo onde falou disso? Se for preciso.
http://www.wsj.com/articles/SB100014240 ... 1285066532
For Mr. Buffett, it was a Pyrrhic victory. Foreign competition eventually overwhelmed the mill, and Mr. Buffett closed it in 1985. He wrote to his shareholders at the time: "In the end nothing worked and I should be faulted for not quitting sooner."

EuroSexy Escreveu:Uma empresa pode não ter lucros a subir exponencialmente


O que nao faltam sao empresas dessas.

EuroSexy Escreveu:Empresas que têm lucros num ano para no ano a seguir ter prejuizo é impossivel poder avalia-as nestes parâmetros.


Definitivamente nao leste Warren Buffet pq fala exactamente de como avalia uma empresa numa dessas situacoes. E no exemplo que dá mostra 10 anos dos lucros / prejuizos da empresa
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 26/5/2015 15:49

jccgold Escreveu:
EuroSexy Escreveu:Na minha optica de ver nem faz sentido olhar para os dados macro económicos para ter uma análise rigorosa sobre uma empresa. Warren Buffett não liga às taxas de juro, nem está dependente do que o mercado faz, nem investe conforme os dados macro. O que nós devemos fazer é concentrarmo-nos na empresa.


Bem EuroSexy vejo q n consegues explicar os numeros q escreveste. E estás enganado. Warren Buffet liga aos dados macro. Exemplo disso a holding Berkshire Hathaway era originalmente uma empresa têxtil, à qual passados uns anos Warren Buffet chegou à conclusao que por melhor que fosse gerida era inviável mantê-la nos Estados Unidos com a concorrência chinesa. Liga aos dados macro sim sr. Nao liga é a rumores.
E a rentabilidade ano a ano nao é uma coisa linear, uma empresa pode passar 3 anos a investir sem ter qq retorno, e o retorno subir de forma exponencial nos anos seguintes. Nao podes usar valores como 0.11 factorial 5, como se o 0.11 fosse algo linear. Basta perceberes que os lucros na Colombia vao subir exponencialmente e o teu raciocinio está todo engatado


Tu é que estás enganado. Mr.Buffett foca-se apenas na empresa a analisar e o negocio textil não estava a dar a rendibilidade esperada. Ele mesmo afirma que o erro dele foi não ter vendido a Berkshire na altura.

Uma empresa pode não ter lucros a subir exponencialmente mas este tipo de analise como referi só se aplica a empresa com elevado retorno e que sejam bem geridas.
Empresas que têm lucros num ano para no ano a seguir ter prejuizo é impossivel poder avalia-as nestes parâmetros.

Estou convencido que o valor duma empresa é: não aquilo que o mercado quer que seja, mas o capital próprio actual + todos os lucros dos anos vindouros.


Se uma empresa tem crescimento de CP de 30% ao ano e CP de 1 euro, quanto estás disposto a pagar por ela hoje?
E se uma empresa tem crescimento de CP de 9% ao ano e CP 1 euro, quanto estás disposto a pagar por ela hoje?
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ocioso » 26/5/2015 13:19

Outra forma de analisar poderá ser:
Uma empresa com esta margem, com este cash flow e com este ROIC, merecerá o actual PER?…
(Não querendo comparar (mas comparando... :mrgreen: ), o PER da Apple é inferior ao da JM… (Talvez os investidores esperem um crescimento anual dos lucros da JM superior ao da marca da maçã…))
Anexos
1.png
2.png
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 26/5/2015 13:15

EuroSexy Escreveu:Na minha optica de ver nem faz sentido olhar para os dados macro económicos para ter uma análise rigorosa sobre uma empresa. Warren Buffett não liga às taxas de juro, nem está dependente do que o mercado faz, nem investe conforme os dados macro. O que nós devemos fazer é concentrarmo-nos na empresa.


Bem EuroSexy vejo q n consegues explicar os numeros q escreveste. E estás enganado. Warren Buffet liga aos dados macro. Exemplo disso a holding Berkshire Hathaway era originalmente uma empresa têxtil, à qual passados uns anos Warren Buffet chegou à conclusao que por melhor que fosse gerida era inviável mantê-la nos Estados Unidos com a concorrência chinesa. Liga aos dados macro sim sr. Nao liga é a rumores.
E a rentabilidade ano a ano nao é uma coisa linear, uma empresa pode passar 3 anos a investir sem ter qq retorno, e o retorno subir de forma exponencial nos anos seguintes. Nao podes usar valores como 0.11 factorial 5, como se o 0.11 fosse algo linear. Basta perceberes que os lucros na Colombia vao subir exponencialmente e o teu raciocinio está todo engatado
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 26/5/2015 13:12

Mas dentro da AF, não se pode inventar nada. Eu não escolho as taxas. Eu limito-me a pegar naquilo que a empresa é. Só se for boa e acima da média é que faz sentido poder avaliá-la desta forma.

Os 11% do crescimento do CP da JM nos últimos 5 anos não é invenção minha, essa info está à disposição de qualquer um. As pessoas é que acrescentam sempre um ponto. "quem conta um conto, acrescenta um ponto", mas eu não.

O ROE também não invento! Está lá numa base estatistica.
O PER minimo, medio e max. esse é dado pelo mercado e é uma ferramenta que nos auxilia e nos diz dá uma margem de manobra para fazer a tal projecção de longo prazo.

O que eu acho é que mesmo que os lucros da JM venham a crescer ao mesmo ritmo até aqui, um PER actual de 25 é demais!!!
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 26/5/2015 12:47

Eurosexy, estás a misturar conceitos.

Um analista técnico, de facto, não precisa de se preocupar com o valor. É o preço e o volume que lhe interessa. Aqui não há muita discussão entre nós. Tu discordas desse método, eu sou adepto, não há muito a discutir, a não ser o sexo dos anjos.

A questão aqui é na análise fundamental. O valor que um analista atribui a uma empresa é diferente de outro e de outro e de outro. Basta um achar que os resultados vão crescer a uma taxa de 3% e outro a 5%, para o valor que estimas para daqui a uns anos ser COMPLETAMENTE diferente.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 26/5/2015 12:43

Ulisses Pereira Escreveu:Eurosexy, eu digo que não há um valor para uma acção, mas sim milhares de valores que os investidores atribuem às acções, está bem expresso no teu post o porquê. Tu pegas nos valores passados e assumes que nos próximos 6 anos (!) as coisas se vão manter ao mesmo ritmo. Outros investidores analisam a concorrência, os cenários macroeconómico e fazem as suas projecções.

Cada um faz as contas à sua maneira, há é que reconhecer que o valor de uma empresa está muito longe de ser algo objectivo e consensual. Aliás, se o fosse, não havia mercado.

ABraço,
Ulisses


O que existe são milhares de preços! não valores.
Valor é algo concreto mas não fixo, que vai mudando à medida que os fundamentos da própria empresa se alteram. O Preço é que pode mudar em múltiplas formas e feitios de dia para dia, de mês para mês etc.

Na minha optica de ver nem faz sentido olhar para os dados macro económicos para ter uma análise rigorosa sobre uma empresa. Warren Buffett não liga às taxas de juro, nem está dependente do que o mercado faz, nem investe conforme os dados macro. O que nós devemos fazer é concentrarmo-nos na empresa.

Por fim, posso arriscar dizer que mercado haveria sempre, desde que houvesse por si só pessoas capazes e dispostas a trocar dinheiro por acções, ou dinheiro por dinheiro. O que acontece é que a maioria nem sequer liga ao valor do que está a comprar!!!!!!!!!!!!!!!!! Esse é que é o problema Ulisses! :shock:
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 26/5/2015 12:28

EuroSexy já te tinha dito metade desses numeros sao incompreensiveis. Fonte para dizer q o capital proprio é 2.66? 19% do q? Lucro estimado do que o que é que capital proprio tem a ver com lucro estimado? Lucro agregado x5? :shock: Lucro agregado q saiba nem é um termo económico e usas para calcular o valor da JM?
Editado pela última vez por jccgold em 26/5/2015 12:58, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 26/5/2015 12:22

Eurosexy, eu digo que não há um valor para uma acção, mas sim milhares de valores que os investidores atribuem às acções, está bem expresso no teu post o porquê. Tu pegas nos valores passados e assumes que nos próximos 6 anos (!) as coisas se vão manter ao mesmo ritmo. Outros investidores analisam a concorrência, os cenários macroeconómico e fazem as suas projecções.

Cada um faz as contas à sua maneira, há é que reconhecer que o valor de uma empresa está muito longe de ser algo objectivo e consensual. Aliás, se o fosse, não havia mercado.

ABraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 26/5/2015 12:09

jccgold Escreveu:EuroSexy ja perguntei mais que uma vez para explicares as contas que fizeste para nós percebermos porque dizes que está 50% acima do valor. Até agora aguardo


A JM tem capital proprio de 2,66 por acção e um lucro de 0,52 euros.
O capital próprio tem crescido de ano para ano à volta de 11% em média

(isto não sao valores inventados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)

2,66(1+0,11)^5= 4,48 de capital próprio em 2020

4,48x19%= 0,851 lucro estimado em 2020

0,851x 5 anos= 4,25 lucro agregado

4,25 lucro agregado + 2,66 de CP actual dará = 6,9 ~7 euros de valor em 2015. Ora o preço é de 13 euros

Para cotar ao valor a JM teria que ter um PER de 14 aproximado.

A cotar a 13 euros tem per de 25 o que é demasiado. :shock:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em 2017 quando a JM tiver um capital proprio por acção de 3,27 euros e se cotar ao valor de hoje o PBV ainda continua a ser de 2.
Mas isso pode até nem fazer sentido nenhum.Mas acho dificil até 2017 a JM manter o actual PBV em 4,88.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por mais voltas que se dê, esta é a essência daquilo que é Warren Buffett. Pois na Berkshire só entram com um investimento a longo prazo quando é na prespectiva do negócio.
Tentam comprar empresas boas a preços sensatos. E deixam o resto para os outros que compram e vendem no dia a dia no perde ganha.

Sabemos também que o bom investidor nem sequer olha para os gráficos!!! o que convosco é bom bocado dificil porque parece que andam agarrados como analistas tecnicos que nem o são!
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 25/5/2015 23:50

EuroSexy ja perguntei mais que uma vez para explicares as contas que fizeste para nós percebermos porque dizes que está 50% acima do valor. Até agora aguardo
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 25/5/2015 23:37

Ulisses Pereira Escreveu:Eurosexy, ficou com o prémio em relação ao teu valor. A verdade é que, felizmente, cada acção tem um valor diferente para cada investidor.

Abraço,
Ulisses


Ulisses, vi agora este teu comentário e não podia deixar de falar:
O valor não varia muito, o que varia é o preço que pedem pela empresa!!! o que varia são as massas que entram e saem do mercado, as forças avassaladoras que entram e saem do título sem ter em conta o valor.
Existem forças de compra e venda que não olham o valor ao ponto de provocarem desvios padrões em relação ao valor bastante grandes (daí os descontos/ prémios).
Há quem compre no valor, mas quem for conservador só compra com desconto. Depois se o mercado lateraliza ou se assume logo uma tendência, isso já não tem a ver com o investidor.
O investidor não se importa com movimentos de curto prazo.
Para mim o valor não é 13,x porque considero esse preço com um prémio de 50%, logo a relação com o meu post anterior que seria prudente sair por esse patamar.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 25/5/2015 19:45

Eurosexy, ficou com o prémio em relação ao teu valor. A verdade é que, felizmente, cada acção tem um valor diferente para cada investidor.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ocioso » 25/5/2015 19:30

:-k
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (29.76 KiB) Visualizado 8786 vezes
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 13/5/2015 16:21

É uma corrida louca!!!!!

Os fundos mais do que duplicaram a exposição à JM e a cotação ficou com um prémio de mais de 50% em relação ao valor.
Então e agora se o mercado aniquilasse todo este movimento da entrada dos fundos e dos piquenos?

Bem, quanto a mim vale mais estar fora porque o valor não é tão grande como os profissionais querem fazer querer.
Mas vamos ver...
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 13/5/2015 15:56

Aqui ficam os gráficos actualizados da Jerónimo Martins numa altura em que a acção está a consolidar acima da resistência quebrada.

Abraço,
Ulisses
Anexos
jm1.png
jm2.png
jm3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 5/5/2015 16:56

Este dia foi uma pena, dia de ex-dividendo, "ficamos" sem 0,245€(os que estão dentro claro) e durante grande parte do dia "quase" os recuperávamos.
Melhores dias virão e com uma queda como acabou por dar o PSI, então nem foi assim tão mau. Continuo dentro, por razões fundamentais e técnicas, o gráfico da JMT está muito limpo e por agora tudo indica que o caminho seja para cima, claro com algumas paragens pelo caminho, pelo menos é esta a minha visão.
 
Mensagens: 820
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 4/5/2015 20:36

Acho piada como escrevem recorrentemente que nao se deve ir contra a tendencia, excepto aqui na JM. Nunca vi tanta gente a clamar pela descida de uma cotação, e ela só sobe a sacana :roll:
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, lito, malakas, nunorpsilva, OCTAMA, PXYC, tami, zulu404 e 82 visitantes