Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 4/5/2015 17:32


Amanhã será ex-dividendo então.
Obrigado.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 4/5/2015 17:00

 
Mensagens: 820
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 4/5/2015 16:59

Bernie Madoff Escreveu:Vai lançada para uma valorização de 100% em 6 meses....
Até quando é negociada com dividendo, ou qual é o dia de ex-dividendo?
Obrigado.


O dia de ex-dividendo é já amanhã.
 
Mensagens: 820
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 4/5/2015 16:57

Vai lançada para uma valorização de 100% em 6 meses....
Até quando é negociada com dividendo, ou qual é o dia de ex-dividendo?
Obrigado.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 4/5/2015 15:19

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
jm1.png
jm2.png
jm3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 4/5/2015 13:05

Ulisses:
Os teu gráficos actualizados se for possível.
Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 4/5/2015 12:04

Eurosexy, faz-me um favor para não estar constantemente a apagar-te: Deixa de falar da Cofina em todos os tópicos. Fala sobre ela no tópico respectivo.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 4/5/2015 11:20

jccgold Escreveu:A empresa nao caiu nada em valor há 1 ano, a empresa subiu de valor há 1 ano só que optou por investir lucros em expansão. O que fez a cotação cair há 1 ano, foi o facto dos lucros na Polónia não terem aumentado ao ritmo que alguns esperavam. O mercado nao refletiu coisissima nenhuma bem, o mercado foi atrás do lucro imediato que é o que normalmente faz.
A COFINA uma empresa da comunicação social num país falido como Portugal ora aí está algo em que de certeza nao vou meter o meu dinheiro. A JM tem sido a estrela do PSI20 nos ultimos 15 anos devido à excelente gestão, excelente gestão essa que continua



O mercado nunca anda correcto. Isso é um facto. O preço de hoje em nada corresponde ao preço de amanhã e há sempre uma visão distorcida da realidade. Quem não admite isso está condenado.
A JM tem um valor inferior ao preço que o Sr.Mercado exige e quando assim é, o melhor é ficar quieto. A não ser que tenham a tentação de obedecer ao Sr.Mercado.
A Cofina é uma empresa a meu ver com muito mais valor actual do que a JM porque está a desconto e com capacidade de crescer muito mais rapidamente que a JM.
Cada um sabe de si. Cada um por si.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ocioso » 4/5/2015 1:02

Estimar o valor de uma cotada utilizando lucro e ROE, fez-me recordar os ensinamentos daquela grande investidora e educadora americana: Mary Buffett! :mrgreen:
Anexos
1.jpg
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 4/5/2015 0:39

A empresa nao caiu nada em valor há 1 ano, a empresa subiu de valor há 1 ano só que optou por investir lucros em expansão. O que fez a cotação cair há 1 ano, foi o facto dos lucros na Polónia não terem aumentado ao ritmo que alguns esperavam. O mercado nao refletiu coisissima nenhuma bem, o mercado foi atrás do lucro imediato que é o que normalmente faz.
A COFINA uma empresa da comunicação social num país falido como Portugal ora aí está algo em que de certeza nao vou meter o meu dinheiro. A JM tem sido a estrela do PSI20 nos ultimos 15 anos devido à excelente gestão, excelente gestão essa que continua
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 4/5/2015 0:23

jccgold Escreveu:EuroSexy eu nao critico pq nao percebo metade do que está ali escrito. Para criticar teria de perceber o encadeamento do que lá está escrito. Vejo uma série de numeros uns com unidades dum lado outros sem unidades do outro, outros aparecem por mágica, outros confundem o que é ROE.
Depois do relatório e contas de há precisamente 1 ano eu achei que o que lá estava escrito era motivo para a cotação ter subido apesar da descida dos lucros. Há 1 ano o volume vendas tinha aumentado 10% mas a cotação desceu pq quem tinha expectativa que os lucros na Polónia crescessem sem parar de repente isso assim não aconteceu o que gorou as expectativas de muitos investidores.
Uma cotação incorpora nao só o rendimento actual como as expectativas futuras. E principalmente o que mexe com a cotação da JM são as expectativas futuras


Precisamente é o futuro que interessa!!!!
E eu não consigo ver grande crescimento em valor na JM. Não consigo...

A cotação caiu desde há um ano porque a empresa caiu em valor e o mercado reflectiu isso, mas não o suficiente. O futuro é um crescimento anémico em valor. E o crescimento das vendas nada diz sobre o valor. O que me interessa são as margens dessas vendas e o dinheiro em caixa para aumentar o capital próprio por acção e com franqueza estou péssimista na JM, ao contrário do mercado que ja cota a 13 lol


Tem PER de 25

Nem que a empresa tivesse a cotar ao valor de 6,7 euros eu me interessaria por isto.

Dentro da nossa bolsa há oportunidades muitíssimo melhores em termos fundamentais, de valor e preço. (caso da Cofina)
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 3/5/2015 23:15

EuroSexy eu nao critico pq nao percebo metade do que está ali escrito. Para criticar teria de perceber o encadeamento do que lá está escrito. Vejo uma série de numeros uns com unidades dum lado outros sem unidades do outro, outros aparecem por mágica, outros confundem o que é ROE.
Depois do relatório e contas de há precisamente 1 ano eu achei que o que lá estava escrito era motivo para a cotação ter subido apesar da descida dos lucros. Há 1 ano o volume vendas tinha aumentado 10% mas a cotação desceu pq quem tinha expectativa que os lucros na Polónia crescessem sem parar de repente isso assim não aconteceu o que gorou as expectativas de muitos investidores.
Uma cotação incorpora nao só o rendimento actual como as expectativas futuras. E principalmente o que mexe com a cotação da JM são as expectativas futuras
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 3/5/2015 23:05

Se calhar falam e criticam os meus números os menos entendidos, mas eu também não sei quem está aí desse lado!

O que interessa são os resultados futuros e eu com estas contas baseio-me numa média. Em valores reais e conservadores, não demasiado optimistas.

Daí, só esperava que quem critica os meus números apresentasse também as suas contas para serem comparadas com as minhas.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 3/5/2015 20:31

Para finalizar
Anexos
JM.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 3/5/2015 20:08

Vale o que vale, é um momento, mas não deixa de estar com uma pujança extraordinária.
Veja-se o fecho de quinta-feira, não são só pequenos investidores para fazerem um volume desta dimensão, e termina o dia com as compras em quantidade superior à oferta
Anexos
JM.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 3/5/2015 19:41

por jccgold » 29/3/2015 1:57
jccgold Escreveu:E a tua fundamentacao para dizer que JM está cara é qual é esta? Se for sff traduz-me isso para linguagem que eu entenda portugues de preferencia.
- Preço por accao 0.52 euros? Vao cair 96%? Nao entendi. E que tem isso a ver com lucro crescente?
- Contabilizas ROE como lucro sem custo algum nao entendendo o que é ROE
- 1.12 euros lucro vindos do que? O resto tudo baseado num misterioso 1.12


EuroSexy Escreveu:É previsível um preço por acção em 2015 de 0,52 euros, com lucro crescente em 2016 e 2017.
O valor do capital proprio por acção estimado em 2015 no final é de 2,74 euros.
ROE de 18% aproximado.
2,74(1+0,18)^5= 6,27 por acção x 18%= 1,12 euros de lucro
1,12 lucro x 5 anos= 5,64 lucro agregado futuro.
5,64 lucro agregado + 2,74 CP de 2015=8,4 euros de valor em 2015.


EuroSexy antes de voltares com mais salganhadas, até já me esquecia da salganha que tinhas escrito. É favor explicares as salganhadas que escreves? Porque metade desses numeros sao incompreensiveis.

Artista Romeno Escreveu:mas quais lucros na colombia :lol: serra lapa, pensam que escrevem aqui umas tretas e influenciam o mercado :mrgreen:


Como por exemplo ignorar o aumento de activos incorpórios na Colombia como se isso nao tivesse qualquer valor nomeadamente novas 86 lojas, alguns consideram que nao haver lucros é nao haver aumento de valor, e acham que dizerem-no influencia o mercado
http://economico.sapo.pt/noticias/jeron ... 09835.html
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 3/5/2015 19:00

E não esquecer a redução da dívida de uma forma acentuada.
Se isto fosse fazer apenas umas continhas que só "eu" percebesse e atribuir um valor a uma acção como bem "eu" queria e dizer que esta está barata ou cara... se fosse assim que bom era... tudo isso vai por água abaixo por inúmeros factores, sendo que o principal factor é.... o Futuro... as perspectivas futuras e a forma como a empresa está e irá ser gerida.
 
Mensagens: 820
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Artista Romeno » 3/5/2015 18:16

p3droPT Escreveu:Vendas portanto, não lucros :shock:


tá tudo dito :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por MVP » 3/5/2015 18:10

Vendas portanto, não lucros :shock:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1178
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 3/5/2015 18:05

Artista:

Achas que numa acção com este volume alguém com um post pode ter a veleidade de influenciar o mercado? Só se for tolo :lol:

Referia-me aos resultados: " Nos primeiros três meses do ano, a Ara e a Hebe geraram vendas de 49 milhões de euros,
em comparação com 29 milhões de euros no 1.º trimestre de 2014. Ambas as insígnias
avançaram na preparação da expansão para o ano e a Ara continuou com a construção
do segundo centro de distribuição que irá servir a região da costa do Caribe."
-relatório da Jm
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Artista Romeno » 3/5/2015 17:58

Serra Lapa Escreveu:Para além dos óptimos resultados, não vi ainda ninguém comentar um dado em particular: a estupenda subida dos lucros da Colômbia!
A JM está bem e recomenda-se... para quem está de fora e com análise catastrofistas, os números desmentem essa teoria, mas têm sempre uma solução: comprar a preço mais elevado! :D

Já me ia esquecendo quinta-feira paga o dividendo e negoceia com direitos do mesmo até terça :wink:
Boa semana a todos


mas quais lucros na colombia :lol: serra lapa, pensam que escrevem aqui umas tretas e influenciam o mercado :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 3/5/2015 17:51

Para além dos óptimos resultados, não vi ainda ninguém comentar um dado em particular: a estupenda subida dos lucros da Colômbia!
A JM está bem e recomenda-se... para quem está de fora e com análise catastrofistas, os números desmentem essa teoria, mas têm sempre uma solução: comprar a preço mais elevado! :D

Já me ia esquecendo quinta-feira paga o dividendo e negoceia com direitos do mesmo até terça :wink:
Boa semana a todos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por feliztrader » 3/5/2015 13:25

...
Editado pela última vez por feliztrader em 27/6/2015 0:09, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 236
Registado: 29/11/2007 4:14
Localização: Minho

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 3/5/2015 0:20

No fundo a meu ver, a JM leva um nega devido ao preço e sobretudo devido às perspectivas de crescimento do próprio valor (intrínseco).

Alguém apresenta outra ideia?
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 3/5/2015 0:14

Meu amigo!!

A Jeronimo Martins anda cá com um prémio!!! O mercado distorce a função racional do individuo e pode fazer de tudo! Ok?

A nós cabe-nos ser racionais e ver a realidade. não? A não ser que querias especular a qualquer preço...
Quem é investidor apenas segue os princípios de Graham.

O capital próprio por acção em 2015 será os 2,66 ou próximo disso.
O lucro por acção estimado será a 0,52 euros
ROE de 19%
As margens têm sido baixinhas cerca de 2% em média das vendas.
O PER é de 25 que é os descabidos 13/0,52 :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

O crescimento médio do capital próprio é 10% anualmente com os seus desaires....


2,66(1+0,1)^5= 4,28 capital próprio estimado em 2020.

4,28x19%= 0,81 lucro estimado em 2020
0,81x5anos= 4,05 lucro agregado

4,05+2,66= 6,7 de valor justo em 2015

---------------------------------------------------------------------

Em 2020 é possível estimar um valor médio a que o mercado possa vir a cotar que é 10,8 com um desvio padrão de mais de 50% (que é o que o mercado tem lhe feito, e há que ser conservadores nisso).
Se o valor justo hoje da JM são os 6,7 e se o preço ronda os 13 euros, significa que está com um prémio de 94% agora.

Não se vislumbra grande crescimento em valor para a empresa no futuro, e mesmo que se vislumbrasse, o preço não deixa porque já engloba um risco bastante alto para se incorrer em aventuras desmesuradas, a sendo assim o melhor que temos a fazer é não andar a brincar com o dinheiro.

---------------------------------------------
Caso o mercado fosse racional e levasse a JM em queda dum mês já para o valor justo dos 6,7 euros, isso não me faria entrar porque ainda assim não há perspectivas de crescimento em valor a taxas satisfatórias, bem como também o preço a 6,7 ainda não apresentaria um desconto razoável como margem de segurança.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, hugob0ss, lito, m-m, malakas, niceboy, OCTAMA, PMP69, Weirdfi$h e 109 visitantes