Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por magofir » 18/3/2015 11:00

continua o trajeto galopante desta menina, já escuto os cascos do touro a aproximar-se rapidamente dos 12€...o seu lugar natural
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 91
Registado: 15/4/2011 23:10
Localização: Porto

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 17/3/2015 18:32

Artista Romeno Escreveu:Estou curioso para ver a jmt daqui a 6 meses, o QE fez subir toda a treta :-k


E o mais engraçado é que a subida de toda a treta era previsivel já se fala dos efeitos do QE há muito tempo. Há pouca coisa que não é previsivel desde que se tenha informação suficiente e no caso havia
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jevang2 » 17/3/2015 16:07

partilho o artigo seguinte:

"17-03-2015 13:58 - Redburn vê Jerónimo Martins "à beira da recuperação", sobe target em 69 pct

LISBOA, 17 Mar (Reuters) - O Redburn subiu o preço-alvo da Jerónimo Martins (JM) em 69 pct, realçando que a nova estratégia comercial na Polónia deverá impulsionar vendas e margens e iniciar a recuperação da retalhista portuguesa, que poderá premiar os accionistas com um dividendo especial em 2016, dada a forte geração de caixa.

Esta casa de investimento reviu em alta a recomendação da número dois do retalho nacional, dona dos supermercados Pingo Doce, e líder o retalho alimentar na Polónia, através da Biedronka para 'Buy' de 'Neutral'.

"A Jerónimo Martins está à beira da recuperação. Um aumento de 30 pct na variedade e uma costumização do sortido na Polónia deverão despoletar o crescimento das vendas like-for-like e das margens", considera o Redburn, numa nota de research de ontem.

Acrescentou que reviu "em alta as estimativas em mais de 30 pct para o final de 2016 e 2017 e vemos um upside de 30 pct face ao nosso fair value de 14,5 euros por acção. Era de 8,6 euros".

O cenário de deflação alimentar e de forte concorrência que se vive na Polónia polaco têm deteriorado fortemente as margens EBITDA do Grupo JM, levando a retalhista a introduzir alterações ao modelo comercial da Biedronka, incluindo a diversificação do sortido.

Em Novembro último, a JM anunciou um ambicioso plano de crescimento para a subsidiária polaca, prevendo que as vendas atinjam os 11.000 milhões de euros (ME) em 2017, estimando investir entre 700 e 800 ME. A retalhista visa abrir no mínimo 300 novas lojas sob um novo formato até 2017.

"O mercado começou a reconhecer o início da recuperação. As acções da JM ultrapassaram a performance do índice Stoxx 600 em 24 pct nos últimos três meses, ainda que no espaço de seis meses estejam 'flat' face ao mercado", sublinhou.

O Redburn considera ainda que as acções da retalhista portuguesa oferecem uma combinação única entre um crescimento dos resultados 'premium' e uma 'dividend yield' atractiva, bem coberta pelo crescimento da geração de cash-flow.

"Este excesso de geração de caixa leva-nos a prever um dividendo especial de 0,35 euros por acção em 2016", vincou.

Adiantou que esta "perspectiva de um dividendo especial em 2016, adiciona um angulo de rendimento - no nosso modelo, temos uma yield cumulativa de 12 pct em 2015-17", realçou, frisando "subimos para Compra"...."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 342
Registado: 18/6/2011 10:54
Localização: 15

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 17/3/2015 13:51

Ulisses Pereira Escreveu:Não é insensato. O que cada um pensa é de forma diferente. Não fosse assim e não havia mercado. :)

Abraço,
Ulisses
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 17/3/2015 13:48

Não estou a dizer nada disso. :)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 17/3/2015 13:31

Ulisses Pereira Escreveu:Não é insensato. O que cada um pensa é de forma diferente. Não fosse assim e não havia mercado. :)

Abraço,
Ulisses



Então estás a afirmar que é impossível ganhar consistentemente num ambiente como este?
Eu acho que o mercado é insensato.
Como se pode ganhar num ambiente que não seja insensato?
Se o mercado se comportar de forma insensata, o investidor inteligente deverá saber reconhecer essas alturas e sair a ganhar.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 17/3/2015 13:21

Não é insensato. O que cada um pensa é de forma diferente. Não fosse assim e não havia mercado. :)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 17/3/2015 12:49

Eu disse e digo, o conjunto de investidores como um todo é altamente insensato.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 17/3/2015 12:41

_Noah Escreveu:Já não fui a tempo de reforçar a posição aberta ontem na JMT, a € 11,71...que pena. :mrgreen: :mrgreen:

Creio que, virão por aí abaixo mesmo ali à zona dos € 10,60; € 10;80, antes dos dividendos.... :mrgreen:

Vamos acompanhando.


Já não tinha meios para tal....
Mas o meu objectivo é mais de curto prazo, momentum trade, pontualmente revejo a posição e reforço ou desfaço.
Pode visitar os 11, mas não sei se terá força para tanto e o meu target será anterior.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por _Noah » 17/3/2015 11:52

Já não fui a tempo de reforçar a posição aberta ontem na JMT, a € 11,71...que pena. :mrgreen: :mrgreen:

Creio que, virão por aí abaixo mesmo ali à zona dos € 10,60; € 10;80, antes dos dividendos.... :mrgreen:

Vamos acompanhando.
Anexos
Screen Shot 2015-03-17 at 10.49.25.png
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 17/3/2015 8:45

_Noah Escreveu:Bom...ninguém comenta o comportamento da JM das últimas sessões, pois bem:

A arrancada para norte está suportada na golden cross "superada" desde 28 de janeiro último.

Por outro lado o gap de 29 de julho de 2014, foi hoje quase fechado.

Os indicadores técnicos para além de indiciarem sobrecompra há muito, também a divergência negativa se continua a acentuar.

Assim, qual será o comportamento amanhã, e nos próximos dias? Cheira-me a "formação cuple", com um despontar de "handle" para breve! :mrgreen:

_Noah


Partilho por inteiro este comentário.
Ontem foi um dia bom para o retalho europeu, hoje vou acompanhar de perto a dinâmica para ver se tem mais pernas para andar.
O gap está quase fechado e eu penso que a JMT terá de consolidar os 11 euros antes dos 12.
Estou dentro a apostar no 'handle' o que é arriscado já que é ir contra a tendência.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por F-Type » 17/3/2015 0:10

Estou ansioso para as vender a 12,6.... \:D/

QE ajudam as retalhistas tbm...
Anexos
JMT.gif
JMT.gif (45.39 KiB) Visualizado 6213 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 468
Registado: 27/8/2008 12:47

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Artista Romeno » 16/3/2015 23:40

_Noah Escreveu:Bom...ninguém comenta o comportamento da JM das últimas sessões, pois bem:

A arrancada para norte está suportada na golden cross "superada" desde 28 de janeiro último.

Por outro lado o gap de 29 de julho de 2014, foi hoje quase fechado.

Os indicadores técnicos para além de indiciarem sobrecompra há muito, também a divergência negativa se continua a acentuar.

Assim, qual será o comportamento amanhã, e nos próximos dias? Cheira-me a "formação cuple", com um despontar de "handle" para breve! :mrgreen:

_Noah


Estou curioso para ver a jmt daqui a 6 meses, o QE fez subir toda a treta :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por _Noah » 16/3/2015 23:37

Bom...ninguém comenta o comportamento da JM das últimas sessões, pois bem:

A arrancada para norte está suportada na golden cross "superada" desde 28 de janeiro último.

Por outro lado o gap de 29 de julho de 2014, foi hoje quase fechado.

Os indicadores técnicos para além de indiciarem sobrecompra há muito, também a divergência negativa se continua a acentuar.

Assim, qual será o comportamento amanhã, e nos próximos dias? Cheira-me a "formação cuple", com um despontar de "handle" para breve! :mrgreen:

_Noah
Anexos
Screen Shot 2015-03-16 at 22.04.27.png
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por magofir » 16/3/2015 13:29

Serra Lapa Escreveu:Estamos a um "danoninho" de a média móvel de 50 dias ultrapassar a dos 200. (Pode já bem ser amanhã) O que já não acontecia desde Dezembro de 2012! E aí amigos é vê-la subir com toda a força 8-)


Melhor dito mas ainda Melhor feito. Jeronymoooo continua galopante qual touro enraivecido!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 91
Registado: 15/4/2011 23:10
Localização: Porto

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por MVP » 16/3/2015 12:49

Acho que a JMT se está a candidatar fortemente a um discos pedidos do Ulisses :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1178
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 14/3/2015 1:25

Artista Romeno Escreveu:pode acontecer é que depois num setor concorrencial e com lidls a mistura nao consigas subir preços, mas isso é outra conversa....é a margem de lucro........ que cai e cai...


Faz um favor a ti mesmo e mete os pés num Pingo Doce e num LIDL. Não podia haver disparidade maior no que cada um oferece. O teu problema Artista Romeno é que tratas LIDLs e JM como retalhistas indiferenciados. Por essa ordem de ideias Apple nao valia nada pq eram computadores como os outros.
Margem lucro cair, leia-se deflação que vai começar a inverter
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por BioInvestidor » 13/3/2015 23:06

De acordo com as minhas contas, a JM está cotada sensivelmente próxima do seu valor fundamental.
viewtopic.php?f=3&t=84225#p1177013
Autor do livro: "O BioInvestidor - como investir e ganhar na indústria biofarmacêutica" (Chiado Editora - Fevereiro 2015)

https://www.facebook.com/bioinvestidor

Segue o meu portfólio pessoal, com retorno actual acima de 1700% (Zercatto.com) -->

http://goo.gl/myivAQ
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 97
Registado: 19/10/2014 10:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 13/3/2015 22:25

jccgold Escreveu:Ulisses nao entendes? Ele chegou ao preço justo através do seguinte método.
EuroSexy Escreveu:Olá Ulisses, Eu tenho estado fora, tenho-me ausentado. Porquê? Porque preciso de reflectir

Reflexão.

A JM vale bem mais que os 11 euros actuais. Se conseguiu resistir aumentando vendas no período deflacionário, será uma das várias empresas que beneficiará fortemente das medidas do BCE. É algo que alguns não entendem, o aumento do numero de vendas nao vale pelo valor unitário desse ano em período deflacionário, mas pelo valor que essa quota de mercado acrescida valerá em período não deflacionário e isso numa empresa como a JM tem muito mais valor que o EBITDA do ultimo relatório e contas. Alguns saíram da faculdade a só saber ler EBITDAs quando analizar só isso é uma prespectiva altamente limitativa do potencial valor duma empresa


Sim. Com certeza, isso também é verdade.
No entanto, a meu ver está cara.
No actual momento estou a medir exactamente até onde a JM pode subir para além do valor que tenho. Meço para quantificar o quanto o mercado é errático.Neste momento vai com 62% de subida face ao minimo de Outubro.
Alguém está disposto a comprar uma casa por um preço 62% acima do minimo que pediam há 6 meses atrás? Penso que ninguém.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Artista Romeno » 13/3/2015 19:31

jccgold Escreveu:Ulisses nao entendes? Ele chegou ao preço justo através do seguinte método.
EuroSexy Escreveu:Olá Ulisses, Eu tenho estado fora, tenho-me ausentado. Porquê? Porque preciso de reflectir

Reflexão.

A JM vale bem mais que os 11 euros actuais. Se conseguiu resistir aumentando vendas no período deflacionário, será uma das várias empresas que beneficiará fortemente das medidas do BCE. É algo que alguns não entendem, o aumento do numero de vendas nao vale pelo valor unitário desse ano em período deflacionário, mas pelo valor que essa quota de mercado acrescida valerá em período não deflacionário e isso numa empresa como a JM tem muito mais valor que o EBITDA do ultimo relatório e contas. Alguns saíram da faculdade a só saber ler EBITDAs quando analizar só isso é uma prespectiva altamente limitativa do potencial valor duma empresa


pode acontecer é que depois num setor concorrencial e com lidls a mistura nao consigas subir preços, mas isso é outra conversa....é a margem de lucro........ que cai e cai..... as vendas são o pior indicador para avaliar uma empresa por ai a walmart valeria muito mais que a apple
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 13/3/2015 16:14

Ulisses nao entendes? Ele chegou ao preço justo através do seguinte método.
EuroSexy Escreveu:Olá Ulisses, Eu tenho estado fora, tenho-me ausentado. Porquê? Porque preciso de reflectir

Reflexão.

A JM vale bem mais que os 11 euros actuais. Se conseguiu resistir aumentando vendas no período deflacionário, será uma das várias empresas que beneficiará fortemente das medidas do BCE. É algo que alguns não entendem, o aumento do numero de vendas nao vale pelo valor unitário desse ano em período deflacionário, mas pelo valor que essa quota de mercado acrescida valerá em período não deflacionário e isso numa empresa como a JM tem muito mais valor que o EBITDA do ultimo relatório e contas. Alguns saíram da faculdade a só saber ler EBITDAs quando analizar só isso é uma prespectiva altamente limitativa do potencial valor duma empresa
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 13/3/2015 16:14

Ulisses Pereira Escreveu:Eurosexy, mas por que é que achas que o preço justo é X? Isso é que eu continuo sem conseguir compreender...

Abraço,
Ulisses



É previsível um preço por acção em 2015 de 0,52 euros, com lucro crescente em 2016 e 2017.
O valor do capital proprio por acção estimado em 2015 no final é de 2,74 euros.
ROE de 18% aproximado.

2,74(1+0,18)^5= 6,27 por acção x 18%= 1,12 euros de lucro

1,12 lucro x 5 anos= 5,64 lucro agregado futuro.
5,64 lucro agregado + 2,74 CP de 2015=8,4 euros de valor em 2015.


Para 2016 e 2017 prevê-se valor crescente para além do de 2015.
O preço da acção está bastante acima do valor de 2015 e não apresenta desconto.

As contas são simples de fazer.
As pessoas podem sempre fazer as suas.
Cada um faz as suas. Pode ou não chegar a resultados diferentes.
Mas há quem nem as faça....!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 13/3/2015 16:01

Eurosexy, mas por que é que achas que o preço justo é X? Isso é que eu continuo sem conseguir compreender...

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por EuroSexy » 13/3/2015 15:55

Ulisses Pereira Escreveu:Eurosexy, eu já percebi a tua ideia, não entendo é como surgem os valores...

Abraço,
Ulisses



Por exemplo, quando se trata de petroliferas, sabemos que o preço do petróleo é significante o bastante para influenciar com as margens de lucro.

No caso da JM, podemos ter em conta a rede de cadeias de supermercados e as condições a elas associadas, bem como a área geográfica e o tipo de sociedade /clientes e seus hábitos em questão. A nível macro a JM desceu de valor nos últimos 6 meses.
Quando eu tinha um valor de 12 para a JM o mercado deu em descer que nem um tonto, e provocou um desconto.
Mas agora passados 6 meses o valor desceu e o preço da acção está acima do valor e alguém continua a comprar diáriamente, o que a meu ver é um suicídio.

George Soros refere que o preço das acções tem capacidade de influenciar o valor. E isso já tive a oportunidade de estudar em algumas ocasiões, nomeadamente agora na JM.

Até onde subirá a JM, sendo o valor algures entre os 8 e 9 euros? Eu não sei até onde o mercado a pode sobre-avaliar. Mas acredito que o mercado é errático e ao contrário do que muita gente pensa, não tende a aproximar-se do valor. Portanto não tende para o equilíbrio nem para uma média.

Neste momento constatamos que dentro do PSI existem empresas caras, e outras baratas. Antigamente quase sempre todas estavam no rol das baratas ou então no rol das caras, mas hoje em dia temos à mistura, umas sob e outras sobre-avaliadas.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 13/3/2015 15:42

Eurosexy, eu já percebi a tua ideia, não entendo é como surgem os valores...

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, aaugustob69, Alfa Trader, Bing [Bot], Ferreiratrade, Goya777, iniciado1, malakas, navaldoc, Opcard33, Rifical, sempreamesma, vasco007, zulu404 e 57 visitantes