Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae com - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

sonaecom

por dexter44 » 17/2/2013 21:34

A fusao vai ser feita por troca de accoes logo, e atendendo aos valores de sinergias propostos pela administracoes das duas empresas (60% para a zon e 40%) para a Optimus)se, por hipotese a nova empresa que resultará da fusão daquelas duas,fosse admitida à cotação na pr´xima 2ª feira dia 18/02 seria cotada inicialmente pela CMVM a 4,15 Euros.
é evidente que a Sonaecom deixará de estar cotada e o r´+acio de troca neste caso seria de o,47 accoes da zon por 1ª da Sonaecom o que implica um prémio aos accionistas de ambas as empresas de cerca de 19,5%.
 
Mensagens: 39
Registado: 5/2/2011 23:36
Localização: 14

Re: SONAECOM

por HOPE » 17/2/2013 11:32

Dom_Quixote Escreveu:
HOPE Escreveu:Espero é que o mercado perceba que o preço de venda dos títulos da Sonaecom foi em função da necessidade de venda da France Telecom...e não em função do justo valor actual da cotada.


Ok, há fusão e como tal a FT recebe a 1,549.

O justo valor actual da cotada, tendo em conta a fusão, é de...?



É sempre difícil saber qual o justo valor de uma empresa a qualquer momento. Há diversos critérios para o efeito: contabilísticos, fundamentais, técnicos, mercado (procura/oferta). De qq forma, atendendo aos bons resutados em 2012 (deixou de ter prejuízos e voltou aos lucros) e atendendo às cinergias resultantes da fusão que se adivinha...o justo valor não será 1.50€ por acção, nem 1.60€. Menos de 2€ por acção é saldos. Mas isso é apenas a minha humilde (e interesseira, já que estou longo no título) opinião.
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

Re: SONAECOM

por Dom_Quixote » 17/2/2013 10:44

HOPE Escreveu:Espero é que o mercado perceba que o preço de venda dos títulos da Sonaecom foi em função da necessidade de venda da France Telecom...e não em função do justo valor actual da cotada.


Ok, há fusão e como tal a FT recebe a 1,549.

O justo valor actual da cotada, tendo em conta a fusão, é de...?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Re: SONAECOM

por HOPE » 17/2/2013 1:22

antmansous Escreveu:estratégia muito boa da Sonae, para mim a France Telecom precisa de cash, a um ano estava a 11,78 agora a 7,56. A dívida da Sonae é muito mais suportável.
BN



Espero é que o mercado perceba que o preço de venda dos títulos da Sonaecom foi em função da necessidade de venda da France Telecom...e não em função do justo valor actual da cotada.
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

SONAECOM

por antmansous » 16/2/2013 14:18

estratégia muito boa da Sonae, para mim a France Telecom precisa de cash, a um ano estava a 11,78 agora a 7,56. A dívida da Sonae é muito mais suportável.
BN
 
Mensagens: 25
Registado: 23/11/2011 10:16

por HOPE » 16/2/2013 2:13

Mcmad Escreveu:Ja aqui tinha escrito que Sonae estaria a condicionar a cotação para comprar a posição da FT, posição adquirida a 3,3€

Não falhei por muito ...



Caso se confirme essa situação (e eu tb sou daqueles que achou muito estranho a enorme apatia da Sonaecom nos últimos 2 a 3 meses...à excepção da última semana), significa que :
1- agora sim o título tem tudo para subir sem amarras artificiais e ir ao encontro da valorização implícita na fusão da Optimus;
2- ou ao invés, a Sonae do Belmiro fica com uma posição relativa na Sonaecom tão significativa, que o futuro do título (sem a Optimus) está ameaçado de perigo e de retirada habilidosa de cotação por parte do Tio Belmiro?
Um bom fds a todos :)
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

por Mcmad » 15/2/2013 21:20

Ja aqui tinha escrito que Sonae estaria a condicionar a cotação para comprar a posição da FT, posição adquirida a 3,3€

Não falhei por muito ...
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/
 
Mensagens: 1477
Registado: 29/11/2007 10:26
Localização: Maia

por Opcard » 15/2/2013 20:44

Para esse valor temos cada acção de 1,35 a 1,55 .
 
Mensagens: 4581
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

por C0rr3i4 » 15/2/2013 19:14

EXCLUSIVO
FRANCE TELECOM NEGOCEIA SAÍDA DA SONACOM
António Costa
15/02/13 17:40

A France Telecom vai vender os 20% que tem da Sonaecom, apurou o Económico.

Ainda não são conhecidos os pormenores desta operação, que deverá ser anunciada ainda hoje, mas já é certo que o casamento entre a Sonae e os franceses vai terminar.

A France Telecom nunca escondeu o desconforto pela posição minoritária na Sonaecom, e a recém-anunciada fusão da Optimus com a Zon aumentou este desconforto. Além disso, a France Telecom não tem posições em empresas de cabo. De qualquer forma, a fusão não será afectada por esta operação.

A Sonaecom fechou a sessão a cotar a 1,55 euros por acção.
economico.sapo.pt


PREÇO DE VENDA DOS 20% DA SONAECOM SERÁ DE 98,9 MILHÕES | MAS PODE SUBIR PARA 113,5 MILHÕES DE EUROS
economico.sapo.pt


http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR43487.pdf
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por BearManBull » 15/2/2013 10:38

HOPE Escreveu:
lfhm Escreveu:se passar os 1,58 acho que pode navegar até aos 1,66 num será nada mau para este swing.



A próxima resistência está nos 1,66€? Pensava que era nos 1,60€. E o suporte, já agora?


A próxima resistência será mesmo nos 1,60 os 1,67 foram máximos de 2011 e que só foram quebrados com a notícia da fusão. Isto sem gráficos é complicado... Zona entre os 1,45~1,50.

O titulo está com bom aspecto no horário acabou de fazer golden cross e segue com toda a força acima da MM50 e MM200 tem os indicadores um já esticados por isso nas próximas sessões é capaz de haver alguma correcção.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9407
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por HOPE » 15/2/2013 1:38

lfhm Escreveu:se passar os 1,58 acho que pode navegar até aos 1,66 num será nada mau para este swing.



A próxima resistência está nos 1,66€? Pensava que era nos 1,60€. E o suporte, já agora?
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

por BearManBull » 15/2/2013 0:07

se passar os 1,58 acho que pode navegar até aos 1,66 num será nada mau para este swing.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9407
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por HOPE » 14/2/2013 21:42

cjmbarbosa Escreveu:Hoje as máquinas estão ligadas na Sonaecom. ; )

De notar que aquela resistência nos 1,55 está a moderar a subida. Se passar e eu acho que sim ... é deixá-la ir !!! :wink:



E não é que passou mesmo? :)
Uma boa Sessão para esta cotada...à semelhança do que já tinha acontecido (pronunciado) ontem.
O volume foi brutal.
Subiu quase 4% num dia de PSI20 a perder quase 1% e com más notícias económicas portugueses e europeias.
Só foi mesmo pena não ter fechado em máximos da sessão...para ter sido "almost perfect"! :)
A Sessão de amanhã promete...a continuação da caminhada sustentada! :)
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

por cjmbarbosa » 14/2/2013 14:04

Hoje as máquinas estão ligadas na Sonaecom. ; )

De notar que aquela resistência nos 1,55 está a moderar a subida. Se passar e eu acho que sim ... é deixá-la ir !!! :wink:
Anexos
Nova imagem (1).jpg
Nova imagem (1).jpg (58.21 KiB) Visualizado 11041 vezes
 
Mensagens: 408
Registado: 29/11/2007 2:39

por C0rr3i4 » 14/2/2013 13:30

Volume acima do normal hoje na Sonaecom.
Anexos
sonaecom.png
sonaecom.png (32.37 KiB) Visualizado 11095 vezes
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: NÃO HÁ MANEIRA.....

por HOPE » 14/2/2013 9:21

rasteiro Escreveu:de ela dar um ar da sua graça.....
Duas passagens de 200.000mil a 1.47(+-).
será que é mesmo para ir para baixo?
o Stop já lá está, lol!!!!!!!!!!!!

Abraços



E hoje "acordou" novamente cheio de vontade de ir para Norte. Deixem-na ir, porque os dias em que não se mexeu ou foi para Sul foram mais que muitos.
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

NÃO HÁ MANEIRA.....

por rasteiro » 12/2/2013 12:45

de ela dar um ar da sua graça.....
Duas passagens de 200.000mil a 1.47(+-).
será que é mesmo para ir para baixo?
o Stop já lá está, lol!!!!!!!!!!!!

Abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por rnbc » 11/2/2013 21:41

Em termos fundamentais a Sonaecom está bastante mais barata do que a Zon, no entanto o potencial da Zon é maior porque a Sonaecom já parece muito bem gerida e com rácios muito bons para quem tem uma faturação tão pequena, ao contrário da Zon.

Em termos técnicos a Zon está a subir para a estratosfera, enquanto a Sonaecom está em cima dum suporte. As probabilidades do investimento dar asneira a curto prazo na Zon são maiores.

Just my 2 cents. Estou longo em ambas, neste momento num rácio 1:3 Zon:Sonaecom, mas já estive 1:1.

Quando se fundirem é igual ao litro. Aliás, o facto de se saber quando cabe a cada uma permite já "emparelhar" as ações em termos de valor. E nesse caso ou eu não sei fazer contas ou com uma capitalização atual de 1040:533 e um rácio final de 60:40 quem vai ficar a perder é a Zon e quem vai ficar a ganhar é a Sonaecom.
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 436
Registado: 8/3/2006 23:54
Localização: Lisboa

Re: Fusão Sonaecom/Zon

por antmansous » 11/2/2013 21:07

Boa noite a todos,
Eu também sou accionista da Sonaecom, gostaria que a sonaecom acompanha -se a zon, as vezes até pode haver alguma manipulação, mas sempre pensei que o verdadeiro valor de uma ação é que o mercado lhe dà.
BN
 
Mensagens: 25
Registado: 23/11/2011 10:16

Ora bem,

por psi-20 » 11/2/2013 21:03

Vou tentar faze-lo embora com as limitações já expressas no post relativo ao esquema de ponzi.

Antes de mais devo referir que há uma grande probabilidade de eu ser "tendencioso" no que toca à análise desta questão, porque como tenho acções da Sonaecom e da Zon não provavelmente vou ver isto só de um lado, e além disso como perdi muito dinheiro na bolsa sou aquilo a que se poderá chamar um "investidor ressabiado".

Assim, há alguns anos comprei acções da Sonaecom a valores muito superiores aos actuais, depois, como quase todas as outras foram caindo até valerem apenas uma fração do valor de outrora.

Na minha ingenuidade/burrice/inexperiência pensei, deixa tar, guarda isso que logo sobem.

Ora, na altura que comprei as acções, se não me engano a sonaecom apresentava consecutivamente prejuizos ou então apenas lucros marginais.

Qual não é o meu espanto quando a sonaecom começa a apresentar lucros crescentes e de um montante bastante apreciável, que, no meu entendimento de leigo na matéria pareciam muito bons.

Ora, quando a sonaecom começa a apresentar lucros constantes e crescentes que poderiam em teoria implicar um aumento da sua cotação no longo prazo (de ressalvar que, como já se viu percebo 0 de análise fundamental, assim como de análise técnica, resolveu fazer uma fusão com a Zon, que parece que só beneficia um dos lados (a Zon).

Pois, parecia que cada vez a sonaecom se aproximava mais da zon devido ao crescimento dos lucros e quota de mercado, redução dos custos e consequente redução da dívida.

Parecia-me (posso estar enganado) que a Zon estava a fazer o "caminho" inverso, lucros decrescentes e perda de quota de mercado.

Por estas razões, parece-me que o timing da fusão não beneficia a Sonaecom.

E além disso o rácio de troca de 60% - 40% para a Zon também me parece exagerado, embora saiba que a capitalização bolsista da Zon é Muito superior à da Sonaecom, nos restantes indicadores estão muito equilibrados, penso até que os lucros da sonaecom sejam superiores, o EBITDA penso que será semelhante embora o da Zon seja superior e em termos de dívida penso que a Sonaecom estará em melhor situação.

Caso a decisão de proceder à fusão em vez de ser do acionista único fosse de uma multiplicidade de acionistas minoritários penso que a mesma não seria bem sucedida.

Mais uma vez realço que se trata de uma mera opinião pessoal e que não tenho quaisquer conhecimentos que possam fundamentar as afirmações que proferi.

Mas penso que nos foruns, dentro de certos limites, qualquer membro pode expressar as suas opiniões sem que as mesmas tenham de revestir de rigor científico e/ou técnico, caso contrário não o faria.
 
Mensagens: 185
Registado: 29/11/2007 12:15
Localização: sabugal

Re: Fusão Sonaecom/Zon

por Elias » 11/2/2013 20:07

psi-20 Escreveu:Não costumo embarcar em teorias da conspiração, nem acho que (a grande maioria das vezes) sejam a resposta para o comportamento das acções em bolsa, mas parece-me que algo de estranho se passa com esta cotada.

Sei que este tipo de comentários não são bem vistos aqui no forum, mas também não posso deixar de expressar uma opinião só porque não tenho provas ou fundamentos concretos..



...mas ainda assim podes explicar qual é a parte que achas estranha... :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Fusão Sonaecom/Zon

por psi-20 » 11/2/2013 20:00

Não costumo embarcar em teorias da conspiração, nem acho que (a grande maioria das vezes) sejam a resposta para o comportamento das acções em bolsa, mas parece-me que algo de estranho se passa com esta cotada.

Sei que este tipo de comentários não são bem vistos aqui no forum, mas também não posso deixar de expressar uma opinião só porque não tenho provas ou fundamentos concretos..
 
Mensagens: 185
Registado: 29/11/2007 12:15
Localização: sabugal

estranho!!!!

por rasteiro » 11/2/2013 17:25

esta menina não reagir á subida da Zon que já vém á uns 3 dias para cá.
Muito morta esta menina.

Abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por geralmps » 28/1/2013 22:37

shaungtoos Escreveu:Gráfico atual, gostaria de saber a vossa opinião referente à prestação desta cotada.

Mantém-se acima da LTA mesmo com uma prestação negativa no dia de hoje.



Boas noites malta do caldeirão,

É com enorme prazer que me inicio por estas coisas dos fóruns contudo já vos venho a acompanhar, diariamente, de 2 anos para cá!

A minha análise para a Sonaecom mantem-se, ou seja, otimista. Do gráfico abaixo (peço desculpa pela simplicidade mas um monitor de 13” na dá para mais!) penso que a ação tem caminho aberto caso toque frequentemente na resistência dos 1,536. Mas tal como o gráfico aponta está a tocar frequentemente no suporte dos 1,450 o que me parece ser um ponto de preocupação.
Assim, qual o melhor ponto saída? Quando ela quebrar a trajetória ascendente? Neste momento e pelos livros que leio sobre a analise técnica fico sempre com dificuldades em entender qual o ponto de saída.


Abraço!

(o nick está a ser tratado ! ;))
Anexos
Sonaecom.jpg
Sonaecom.jpg (74.43 KiB) Visualizado 12306 vezes
 
Mensagens: 1
Registado: 23/3/2011 0:02
Localização: Aveiro

por shaungtoos » 28/1/2013 17:10

Gráfico atual, gostaria de saber a vossa opinião referente à prestação desta cotada.

Mantém-se acima da LTA mesmo com uma prestação negativa no dia de hoje.
Anexos
sonaecom.JPG
sonaecom.JPG (75.09 KiB) Visualizado 12486 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 30
Registado: 10/3/2012 9:13
Localização: Peniche

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], mquinaz, Nightrader e 21 visitantes