Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por paulosaints » 16/10/2009 20:35

"EDP Renováveis admite interesse nos activos da Martifer"

Alguém pode dar uma opinião sobre o efeito que esta notícia e sua confirmação poderão ter sobre o valor da Martifer?

Eu dava a minha... mas não consigo elaborar uma de jeito :p

BN's!
 
Mensagens: 111
Registado: 29/11/2007 11:39
Localização: Montijo

por PequenoInvest » 16/10/2009 19:52

E fica também o gráfico actualizado.
O volume está a descer consideravelmente, o MACD também... e nota-se um suporte por volta dos 3,95 € que pelo andar da coisa não parece que suporte grande coisa :|

Imagem
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

EDP Renováveis admite interesse nos activos da Martifer

por Manuel Maria do Bocage » 16/10/2009 19:45

(2009/10/16)

"Ana Maria Fernandes sublinha que já tem em carteira 18 mil MW

A EDP Renováveis (EDPR) poderá vir a estar interessada nos activos eólicos da Martifer nos EUA caso a oportunidade seja «excelente», admitiu a presidente executiva à Agência Financeira.

Ana Maria Fernandes realça a equipa e a carteira de projectos eólicos que a eléctrica tem no mercado norte-americano - 3 mil Mega Watts (MW) no final deste ano e um total de 18 mil dentro de poucos anos -, mas ainda assim respondeu «só se fosse excelente». No entanto, a responsável diz, para já, desconhecer as condições.

A notícia de que a Martifer estaria a mudar de estratégia nas energias renováveis e que os irmãos Martins estão a equacionar a venda de parques eólicos que já rendem produção nos EUA foi avançada, na passada quarta-feira, pelo «Diário Económico». De acordo com o mesmo, o objectivo é financiar o que a Martifer tem em carteira, depois de saber da saída do seu parceiro de negócios CEV destes projectos, no Texas.

Quanto aos actuais parques eólicos da EDPR nos EUA, a responsável adiantou à AF que se candidataram a mais uma «volta» de ajudas por parte do Estado e que, a conseguir, serão beneficiados com mais 30 por cento de um parque de 100 MW. Isto é, a eléctrica é beneficiada com cerca de 39 milhões de euros, num custo global de 130 milhões, para a concretização do projecto.

*A jornalista viajou à Polónia a convite da EDP
"

FONTE:
http://www.destakes.com/redir/53bf9d39b ... 11a419baa1
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:49
Localização: Aveiro

por PequenoInvest » 16/10/2009 19:44

"EDP Renováveis admite interesse nos activos da Martifer

A EDP Renováveis (EDPR) poderá vir a estar interessada nos activos eólicos da Martifer nos EUA caso a oportunidade seja «excelente», admitiu a presidente executiva à Agência Financeira.

Ana Maria Fernandes realça a equipa e a carteira de projectos eólicos que a eléctrica tem no mercado norte-americano - 3 mil Mega Watts (MW) no final deste ano e um total de 18 mil dentro de poucos anos -, mas ainda assim respondeu «só se fosse excelente». No entanto, a responsável diz, para já, desconhecer as condições.

A notícia de que a Martifer estaria a mudar de estratégia nas energias renováveis e que os irmãos Martins estão a equacionar a venda de parques eólicos que já rendem produção nos EUA foi avançada, na passada quarta-feira, pelo «Diário Económico». De acordo com o mesmo, o objectivo é financiar o que a Martifer tem em carteira, depois de saber da saída do seu parceiro de negócios CEV destes projectos, no Texas.

Quanto aos actuais parques eólicos da EDPR nos EUA, a responsável adiantou à AF que se candidataram a mais uma «volta» de ajudas por parte do Estado e que, a conseguir, serão beneficiados com mais 30 por cento de um parque de 100 MW. Isto é, a eléctrica é beneficiada com cerca de 39 milhões de euros, num custo global de 130 milhões, para a concretização do projecto."

http://diario.iol.pt/economia/portugal- ... -4058.html
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

mais informo...

por rjamartins » 15/10/2009 23:33

que não tenho nem nunca tive qualquer posição no título.
 
Mensagens: 95
Registado: 23/2/2009 13:45
Localização: Maputo,MZ

sem dúvida...

por rjamartins » 15/10/2009 23:30

Este tipo de títulos com pouca liquidez no mercado obrigam( quando têm fundamentos para tal), a que quando os investidores institucionais entram neles oscilarem muito positivamente as cotações. Não as vão vender amanhã mas sim os pequenos investidores daí as tais oscilações negativas derivado á pouca liquidez do título para tirarem imediatamente mais valias. Depende sempre da óptica do investidor. Conheço quem conhece a impresa e não é um " mar de rosas"! Mas nestes tempos qual é? Fundamentos tem, agora nada é garantido tal como em todos os outros títulos e negócios. Uma coisa sei é que na empresa se trabalha mas não é com avisos pró mercado de que: um dia iram ver o verdadeiro valor da empresa..."bem isso é bem mau pois estão a demonstrar a necessidade de se financiarem em bolsa... penso eu de quê.
Abraço
 
Mensagens: 95
Registado: 23/2/2009 13:45
Localização: Maputo,MZ

por money greedy » 15/10/2009 22:55

vaskovic Escreveu:Olá a todos,

Escolhi a Martifer, porque tem sido neste ultimos dias a empresa mais "na berra" do PSI-20. Eu, por norma, não negoceio com small-caps, porque me parecem demasiado fáceis de serem manipuladas.

Efectivamente foi-me dificil resistir à tentação da Martifer e há uns dias dei aquilo que se pode chamar "um tirinho" na Martifer, saindo logo de seguida (com um daqueles ganhos marginais que pouco mais servem do que para fazer bem ao ego e um gajo dizer para si mesmo: "Viste, pá! Tu percebes mesmo disto"! e na verdade representa pouquissimo em valor absoluto :) ) porque de facto não se enquadram no meu perfil de acções.

A questão que gostava colocar a quem tem negociado Martifer, com base em indicadores de AT é se não sentem que pelo facto do volume ser muito baixo (exceptuando estes últimos dias), que se perde muitas das "garantias" que a análise técnica nos dá e que mais facilmente são válidas (e portanto, dificeis de manipular) em títulos com um volume muito maior.

No caso da Martifer, tem-se assitido ao "segurar" do valor da acção pelos próprios patrões que de cada vez que ela vai abaixo, compram mais umas. Ok, por um lado é positivo, porque dá um sinal de confiança na empresa por parte de quem a dirige, mas por outro, mantem um valor "artificial" da empresa.

Qual é a vossa sensação relativamente à Martifer? Não sentem os pressupostos de AT um pouco "esbatidos" e uma acção mais frágil a manipulações de valor do que uma cotada com muito maior liquidez?

1 abraço,




Manipulação? Sinceramente nem me ponho a pensar nisso e negoceio normalmente, sendo que ganhei uns 20% em menos de 2 semanas com a Sonae Capital e agora 22% com a Martifer numas 3 semanas, sendo que já tinha tido uma perda de 8% na Martifer antes. Pelo que começo a gostar das small caps e tenho também Glintt. Assim empiricamente, as possibilidades de uma empresa ser manipulada, serão 50% para cima e 50% para baixo. Portanto podem ser manipuladas a meu favor, ou contra. No geral não acredito muito em manipulações, mas uma das velas mais estranhas dos últimos tempos na bolsa portuguesa foi com o BES, que num dia fez assim um pico extraordinário. Portanto se até no BES acontecem coisas estranhas, qual é a diferença para uma small cap?

As bolsas estão a subir, a Martifer é uma empresa de crescimento agressivo, portanto não será de esperar que fique parada nos 3,7x. Se calhar subiu assim desta forma brusca porque estaria atrasada nas subidas e com a força toda que mostrou, com um volume altíssimo, não será de esperar que caia para essa zona. Para mim aquele volume todo, mostra que houveram players maiores a posicionarem-se e esses não se põem a entrar e sair assim... Penso eu...
 
Mensagens: 57
Registado: 22/1/2009 17:52
Localização: Aveiro

por SMALL1969 » 15/10/2009 20:07

PJ.Gomes Escreveu:Boas tenho uma dúvida, acham que esta Martifer, depois desta queda, e vamos ver se assim continuará, terá possibilidades de voltar aos valores que atingiu estes dias, digo isto claro porque estou dentro, e se sair neste momento....vai doer bastante, como vejo que possivelmente esta queda, tendo em conta o seu progresso diário, irá parar talvez nos 3,70 talvez o seu valor médio, tenho receio que nem tão cedo consiga recuperar para perto dos 4,50€ novamente...pois desde que foi colocada no mercado foi sempre a descer...e outro facto importante é a sua falta de liquidez....aos mais experientes pergunto se esta subida terá sido extemporânea, ou poderá vir a repetir-se, bem sei que não há futurologia, apenas pergunta de experiências passadas.

Abraço


O movimento sugeria uma subida acima dos 4. Não segeria que se ia manter lá, porque isso já é sermos bruxos.

Qual é o teu trading plan? Vendes a -5% ou a -10%, e a ganhar? Vendes a 10%, 20% 30% ou vais deixando correr até cair 5%, 10%, 20% do máximo a que chegar?
Quando começares a definir estas coisas....fica tudo mais fácil.

Apesar de tudo e de já te vendido todas as Martifer que tinha, vou apostar no seguinte com os dados actuais:
-Só compro abaixo de 4 euros, e depende da velocidade da queda. Realmente os 3,70 é que são uma marca importante, porque foi quando finalmente os ultrapassou que isto acordou.
Agora...se compro por exemplo a 3,70, é porque acredito que vai novamente bem acima.

Ou seja: Depende do tempo que quiseres esperar.
Eu na INAPA tinha outro trading plan. Esperei 1 ano, estive a perder 60%, e acabei a ganhar muita massa, porque "dupliquei" a posição em cada recuperação dos mínimos. Neste caso não defini stops, e não sabia onde seriam portanto esperei e aguentei. Era o meu trading plan.

Resulta sempre? Era bom era....
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por darkvader » 15/10/2009 18:47

Talvez pare no suporte dos 4 €, pois nesse valor houve muitas compras. Vamos ver
 
Mensagens: 121
Registado: 29/12/2008 20:06
Localização: Lisboa

por PJ.Gomes » 15/10/2009 18:45

Boas tenho uma dúvida, acham que esta Martifer, depois desta queda, e vamos ver se assim continuará, terá possibilidades de voltar aos valores que atingiu estes dias, digo isto claro porque estou dentro, e se sair neste momento....vai doer bastante, como vejo que possivelmente esta queda, tendo em conta o seu progresso diário, irá parar talvez nos 3,70 talvez o seu valor médio, tenho receio que nem tão cedo consiga recuperar para perto dos 4,50€ novamente...pois desde que foi colocada no mercado foi sempre a descer...e outro facto importante é a sua falta de liquidez....aos mais experientes pergunto se esta subida terá sido extemporânea, ou poderá vir a repetir-se, bem sei que não há futurologia, apenas pergunta de experiências passadas.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 10/8/2009 14:20
Localização: Kosovo

por vaskovic » 15/10/2009 17:53

obrigado pela correcção. Efectivamente não faz parte do PSI-20.

LM Escreveu:
vaskovic Escreveu:Olá a todos,

Escolhi a Martifer, porque tem sido neste ultimos dias a empresa mais "na berra" do PSI-20. (...)

1 abraço,


A Martifer não faz parte do PSI-20.
 
Mensagens: 137
Registado: 17/6/2009 11:06
Localização: 16

por Ulisses Pereira » 15/10/2009 15:43

Acções com reduzida liquidez.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por PequenoInvest » 15/10/2009 15:41

Ulisses Pereira Escreveu:Vasco, essa é uma das 2 razões pelas quais não analiso/comento "small caps".

Um abraço,
Ulisses


O que é "small-caps"? :oops:
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por Ulisses Pereira » 15/10/2009 15:36

A outra é que, eticamente, não considero correcto porque com essa baixa liquidez, um comentário meu poderia fazer mover a acção.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por l_macario » 15/10/2009 15:33

vaskovic Escreveu:Olá a todos,

Escolhi a Martifer, porque tem sido neste ultimos dias a empresa mais "na berra" do PSI-20. (...)

1 abraço,


A Martifer não faz parte do PSI-20.
BN
LM
 
Mensagens: 208
Registado: 1/9/2005 17:28
Localização: 16

por vaskovic » 15/10/2009 15:32

Olá Ulisses!

e a outra...? :)

1 abraço
 
Mensagens: 137
Registado: 17/6/2009 11:06
Localização: 16

por Ulisses Pereira » 15/10/2009 15:21

Vasco, essa é uma das 2 razões pelas quais não analiso/comento "small caps".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por vaskovic » 15/10/2009 15:15

Olá a todos,

Escolhi a Martifer, porque tem sido neste ultimos dias a empresa mais "na berra" do PSI-20. Eu, por norma, não negoceio com small-caps, porque me parecem demasiado fáceis de serem manipuladas.

Efectivamente foi-me dificil resistir à tentação da Martifer e há uns dias dei aquilo que se pode chamar "um tirinho" na Martifer, saindo logo de seguida (com um daqueles ganhos marginais que pouco mais servem do que para fazer bem ao ego e um gajo dizer para si mesmo: "Viste, pá! Tu percebes mesmo disto"! e na verdade representa pouquissimo em valor absoluto :) ) porque de facto não se enquadram no meu perfil de acções.

A questão que gostava colocar a quem tem negociado Martifer, com base em indicadores de AT é se não sentem que pelo facto do volume ser muito baixo (exceptuando estes últimos dias), que se perde muitas das "garantias" que a análise técnica nos dá e que mais facilmente são válidas (e portanto, dificeis de manipular) em títulos com um volume muito maior.

No caso da Martifer, tem-se assitido ao "segurar" do valor da acção pelos próprios patrões que de cada vez que ela vai abaixo, compram mais umas. Ok, por um lado é positivo, porque dá um sinal de confiança na empresa por parte de quem a dirige, mas por outro, mantem um valor "artificial" da empresa.

Qual é a vossa sensação relativamente à Martifer? Não sentem os pressupostos de AT um pouco "esbatidos" e uma acção mais frágil a manipulações de valor do que uma cotada com muito maior liquidez?

1 abraço,
 
Mensagens: 137
Registado: 17/6/2009 11:06
Localização: 16

por SMALL1969 » 15/10/2009 15:14

Batmax Escreveu:Como já tinha referido tenho a minha estratégia e não vou altera-la ainda com os mercados ao rubro ali tão perto de passar os 1100 e com ivestor day a porta no thanks, já agora essa do millennium para mim não me diz nada uma vez que eles já andam muito desenquadrados da Martifer a muito tempo.


Serve de "lição" e perdoa-me ter escolhido a tua mensagem anterior. Não se trata de perseguição, espero que entendas.

Das coisas mais importantes neste fórum é manter o que se escreve, e defender com argumentos, apesar de não devermos nada a ninguém.
Para os que nos leêm ou querem "aprender" alguma coisa, não serve de nada nós dizermos uma coisa e fazermos outra passado pouco tempo, ou no mesmo dia.

Eu sempre defendi que vai saltar acima de 4, vendo aí e depois repenso a estratégia.
E foi o que fiz.
Perdi os últimos 10%, mas de facto já estaria a 4 novamente, e não as terei vendido.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por money greedy » 15/10/2009 14:55

Confesso que também estava um pouco apreensivo quanto a algumas afirmações, mas é perfeitamente normal alguma euforia... Eu também entrei a 3,57 e estava em êxtase...

Como planeado reentrei a 4,10€ e ao contrário do ponto de saída, que foi a 4,36€, para já a reentrada foi na muche, sem ter tido nenhum bom motivo para escolher este ponto. Vamos ver se os 4,10 a seguram... Esta reentrada foi um bocado numa lógica de easy comes, easy goes, como já tive lucro, sinto-me mais à vontade para arriscar nesta acção, que o sentimento de perca nunca será grande... E o lado psicológico é muito importante...
 
Mensagens: 57
Registado: 22/1/2009 17:52
Localização: Aveiro

por paulosaints » 15/10/2009 14:48

Eu entusiasmei-me e reforcei valentemente aos 4,55€... também não esperava esta queda.
Mas vou aproveitar a queda para reforçar.
E só rezo para que o Investor Day seja suficiente para recuperar!
 
Mensagens: 111
Registado: 29/11/2007 11:39
Localização: Montijo

por Batmax » 15/10/2009 14:09

Concordo que me entusiasmei demais e peço desculpa por o ter feito mas devo relembrar que detinha Martifer desde os 3.57€ e a euforia vinha desde ai então com o passar dos dias comecei a perceber que tinha de pensar com a cabeça e não com o coração dai ter tomado essa decisão ;), mas continua valido que a martifer é uma empresa para se apostar no longo, só que eu prefiro não estar exposto para não ser apanhado de surpresa, já agora tenciono reentrar mas para já quero ver a reacção dos mercados as boas noticias que pelos vistos esta a acontecer aquilo que eu mais receava, abraço.
 
Mensagens: 1207
Registado: 29/11/2007 2:13

por majomo » 15/10/2009 13:29

Batmax Escreveu:Sabes que quando estamos numa crise em primeiro lugar reina o pessimismo eu sai da martifer porque comecei a ver que se calhar ela não sobe sempre tb vai corrigir continuo a gostar dela, mas como o Ulisses diz e bem nunca nos devemos agarrar as acções e foi o que eu fiz isto continua bom para daytrade e é o que eu vou voltar a fazer, abraço.


Concordo, temos de ter lucidez para alterar estratégias...

Contudo, referia-me ao excesso de linguagem que usaste, do tipo... "eu avisei..." que não me parece correcto.

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por PequenoInvest » 15/10/2009 10:32

E depois também há isto:

"Investment Banking reviu em alta o seu preço-alvo para os títulos da Martifer, para os 4,05 euros dos anteriores 3,75 euros. No entanto, tendo em conta a actual cotação das acções, o potencial atribuído pelo BCPI à empresa é de queda.

http://economico.sapo.pt/noticias/bcpi- ... 71986.html
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

Calma.....

por rasteiro » 15/10/2009 10:15

Não te esqueças que esta menina em poucos dias foi de 3.50 a 4.50, por isso tém que respirar um pouco, não achas?

Eu também estou á espera dela mais cá para baixo(4.00).

Abraços


paulosaints Escreveu:Esta correcção está a ser um pouco exagerada não acham?? De 4.55 para os valores de hoje, vão quase 10% de correcção...
Será que o Investor Day é forte o suficiente para superar esta correcção?
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 89 visitantes