Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Bar38 » 12/2/2021 20:33

msimas Escreveu:
Ouve quando as descidas sao violentas e mt normal haver fortes volumes....


Sim, claro, concordo! No fundo queria tentar perceber o que se está a passar, mas acho que vamos ter que esperar pela próxima semana :wall:


No caso de hoje o volume é grande porque apanha uma zona de colocação lógica de stops de longos como se pode ver do gráfico do sacramento... Quando disparam criam profundidade e volume...A análise do volume na minha opinião só faz sentido em conjunto com certas e determinadas situações...
 
Mensagens: 1464
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 12/2/2021 20:22

5640533 Escreveu:Confesso aqui que fiz a asneira de comprar EFPR no fecho. Alguém daqui fez esta asneira também? Pensei que o reflexo da research do UBS deve desvanecer.


Os investidores em Bolsa não compram a EDPR pelo seu valor real atual. Nem da EDPR nem da TESLA. Ponto.
E para saberes o valor atual da EDPR basta multiplicares os MW da capacidade instalada de que é detentora pelo fator 1,2 ou 1,3, retiras a dívida e acrescenta uns pozinhos para os MW em construção, para o know How e organização, e ficas a saber o valor da EDPR.
Mas achas que alguém compra EDPR em Bolsa com base nestes valores?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 12/2/2021 20:10

5640533 Escreveu:Confesso aqui que fiz a asneira de comprar EFPR no fecho. Alguém daqui fez esta asneira também? Pensei que o reflexo da research do UBS deve desvanecer.

Ontem ou hoje...em qualquer empresa o research a long run é imaterial. O que importa é se a edpr vai entregar cash flow que justifique esta cotacao, lá o que a ubs acha ou deixa de achar é com eles! A cp teve este efeito porque muita gente olhou e viu que estava cara. Agora se achavas o contrario isto muda 0 no valor gerado na empresa
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 5640533 » 12/2/2021 20:05

Confesso aqui que fiz a asneira de comprar EFPR no fecho. Alguém daqui fez esta asneira também? Pensei que o reflexo da research do UBS deve desvanecer.
 
Mensagens: 2005
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 12/2/2021 20:01

ParaCima Escreveu:Como é que voces tentam explicar o inesplicavel. Quase nunca tenho razao, mas nesta acertei em cheio. Eu e o artista andamos aqui num bate-papo que sinalizou o que ia acontecer. O activo está demasiado valorizado... cbega a uma altura como em tudo que o mercado tem essa ideia e vende algo que nao vale aquilo qje estao a oferecer. Vejamos eu compro uma caixa de pastilhas, cada pastilha a 1 euro.

Entretanto torna claro que a pastilha so vale 0,1 euros. Se oferecem 0,5 euros, é melhor vender a perder...tanta teoria...

Eu continuo com a minha, a edpr vale 11 euros...talvez só numa crise valente. Eu nao pagaria mais que isso

Bom assim num dia de sol 12 a 14
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 12/2/2021 19:58

Como é que voces tentam explicar o inexplicável. Quase nunca tenho razao, mas nesta acertei em cheio. Eu e o artista andamos aqui num bate-papo que sinalizou o que ia acontecer. O activo está demasiado valorizado... cbega a uma altura como em tudo que o mercado tem essa ideia e vende algo que nao vale aquilo qje estao a oferecer. Vejamos eu compro uma caixa de pastilhas, cada pastilha a 1 euro.

Entretanto torna claro que a pastilha so vale 0,1 euros. Se oferecem 0,5 euros, é melhor vender a perder...tanta teoria...

Eu continuo com a minha, a edpr vale 11 euros...talvez só numa crise valente. Eu nao pagaria mais que isso
Editado pela última vez por ParaCima em 12/2/2021 20:41, num total de 1 vez.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 935
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 12/2/2021 19:53

rg7803 Escreveu:Nirsup não percebo como chegaste a essa conclusão.
Importas-te de “elaborar” um pouco mais, sobre essa teoria interessante de quem compra e quem vende ?


caro rg7803;
As compras e as vendas realizadas no leilão final não são de pequenos investidores mas de grandes investidores. Julgo que quanto a isto haverá algum consenso. Portanto, os grandes investidores estiveram, hoje, muito ativos quer do lado da compra como do lado da venda. E não me espantava nada que ambos se tenham conluiado para fazer baixar o preço da EDPR. Para assustarem os pequenos investidores e os levarem a vender até porque o timing (momentum) era/é o mais oportuno.
Provas não tenho nenhumas. Mas ninguém me proíbe de pensar isso.
A idade da inocência há muito que acabou na Bolsa.
By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 12/2/2021 20:01, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rg7803 » 12/2/2021 19:38

Simas no pouco que eu sei isso não cola com a realidade. Acontece tanto essa regra como o reverso.
Pensa por exemplo no seguinte: quando o preço dum activo desce o mesmo montante (quantidade de dinheiro) compra mais ou menos unidades desse activo (acções, contractos, etc)?
Já tenho presenciado subidas com volume forte, médio e fraco. E o mesmo nas descidas.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4223
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por msimas » 12/2/2021 19:30

Goya777 Escreveu:
msimas Escreveu:
Ouve quando as descidas sao violentas e mt normal haver fortes volumes....


Sim, claro, concordo! No fundo queria tentar perceber o que se está a passar, mas acho que vão ter que esperar pela próxima semana :wall:


A tua regra está errada. Descidas com pouco volume é menos mau que descidas com muito volume. E também há subidas com muito e pouco volume


No fundo acabaste de dizer o que eu disse... Eu disse que o "normal" é que quando o preço sobe o volume sobe e quando o preço desce o volume desce.

Ou seja, quando existem excepções à regra (e ultimamente na EDPR têm existido muitas), há por vezes conclusões a tirar e gostaria de aprender a tirar estas conclusões.

Como disseste e acho que concordo, como foi uma descida com muito volume é um sinal preocupante. Como referi, nos dias 26 e 27 de janeiro ocorreu um comportamento similar e como vemos a ação continua a descer. Sendo que o comportamento se repetiu, vai continuar a descer?
Editado pela última vez por msimas em 12/2/2021 19:41, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 25
Registado: 15/1/2021 16:10

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 12/2/2021 19:05

msimas Escreveu:
Ouve quando as descidas sao violentas e mt normal haver fortes volumes....


Sim, claro, concordo! No fundo queria tentar perceber o que se está a passar, mas acho que vão ter que esperar pela próxima semana :wall:


A tua regra está errada. Descidas com pouco volume é menos mau que descidas com muito volume. E também há subidas com muito e pouco volume
 
Mensagens: 2992
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por msimas » 12/2/2021 19:04

Artista Romeno Escreveu:Confirmation bias! Clarinho


Desde que comecei a comentar neste tópico que fui claro que estava dentro. Se tiveres oportunidade de navegar um pouco para trás poderás ver que eu próprio disse que a ação poderia voltar aos valores de 17 euros:

msimas Escreveu:- Da mesma maneira que subiu sem criar suportes sólidos, está a cair a pique. Agora pode vir parar aos à zona dos 17 euros, como pode reagir. Who knows?


Isto para concluir que não estou aqui para enganar ninguém nem andar a distribuir folhetos de pura especulação. Tento desenvolver alguma análise técnica e fundamental com os conhecimentos que tenho e tentando evitar qualquer tipo de bias. Partilho para melhorar o meu conhecimento. Ainda assim, acho que é normal que quem esteja dentro deseje que a ação suba, caso contrário, está em short :lol:
 
Mensagens: 25
Registado: 15/1/2021 16:10

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por msimas » 12/2/2021 18:52

Ouve quando as descidas sao violentas e mt normal haver fortes volumes....


Sim, claro, concordo! No fundo queria tentar perceber o que se está a passar, mas acho que vamos ter que esperar pela próxima semana :wall:
Editado pela última vez por msimas em 12/2/2021 19:22, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 25
Registado: 15/1/2021 16:10

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 12/2/2021 18:44

msimas Escreveu:
NirSup Escreveu:
msimas Escreveu:Há algo que não compreendo e estou muito interessado em ouvir opiniões para ver se arrumo as ideias.


Posso estar errado como é óbvio, mas tenho uma teoria para explicar isto. Vale o que vale mas também é dada de borla, passe o pleonasmo.
Como disseste e bem há algo que não bate certo: o volume das compras, nomeadamente no final da sessão, sinalizam uma coisa: quem comprou não foram os pequenos investidores mas os grandes investidores. E quem vendeu, muito provavelmente, foram os pequenos investidores, assustados com GamesStops e Cannabis Stocks. Venderam, assustados, e talvez a perder dinheiro.
Este é o jogo da Bolsa. O jogo real.
By Nirvana


Gosto da tua teoria, mas não quer dizer que concorde. Gosto porque quero acreditar que é verdade porque pode significar que o futuro é risonho para a EDP Renováveis, e consequentemente, para mim também. :D

Ainda assim, não passa de especulação. Deixo a questão: é possível acompanhar em "tempo real" a posição dos fundos na EDPR? Ou são dados privados? Caso seja possível aceder a estes dados, já será possível tirar uma conclusão mais fundamentada e menos especulativa.

Confirmation bias! Clarinho
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por msimas » 12/2/2021 18:43

NirSup Escreveu:
msimas Escreveu:Há algo que não compreendo e estou muito interessado em ouvir opiniões para ver se arrumo as ideias.


Posso estar errado como é óbvio, mas tenho uma teoria para explicar isto. Vale o que vale mas também é dada de borla, passe o pleonasmo.
Como disseste e bem há algo que não bate certo: o volume das compras, nomeadamente no final da sessão, sinalizam uma coisa: quem comprou não foram os pequenos investidores mas os grandes investidores. E quem vendeu, muito provavelmente, foram os pequenos investidores, assustados com GamesStops e Cannabis Stocks. Venderam, assustados, e talvez a perder dinheiro.
Este é o jogo da Bolsa. O jogo real.
By Nirvana


Gosto da tua teoria, mas não quer dizer que concorde. Gosto porque quero acreditar que é verdade porque pode significar que o futuro é risonho para a EDP Renováveis e, consequentemente, para mim também. :D

Ainda assim, não passa de especulação. Deixo a questão: é possível acompanhar em "tempo real" a posição dos fundos na EDPR? Ou são dados privados? Caso seja possível aceder a estes dados, já será possível tirar uma conclusão mais fundamentada e menos especulativa.
 
Mensagens: 25
Registado: 15/1/2021 16:10

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 12/2/2021 18:43

NirSup Escreveu:
msimas Escreveu:Há algo que não compreendo e estou muito interessado em ouvir opiniões para ver se arrumo as ideias.


Posso estar errado como é óbvio, mas tenho uma teoria para explicar isto. Vale o que vale mas também é dada de borla, passe o pleonasmo.
Como disseste e bem há algo que não bate certo: o volume das compras, nomeadamente no final da sessão, sinalizam uma coisa: quem comprou não foram os pequenos investidores mas os grandes investidores. E quem vendeu, muito provavelmente, foram os pequenos investidores, assustados com GamesStops e Cannabis Stocks. Venderam, assustados, e talvez a perder dinheiro.
Este é o jogo da Bolsa. O jogo real.
By Nirvana

Sabes que no monopolio há uma carta que diz assim "vá diretamente para a cadeia, 3x sem jogar" eu quero ver é quando a maré virar se vais falar em jogo real nessa altura!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 12/2/2021 18:41

msimas Escreveu:
Goya777 Escreveu:A regra básica é que em descidas o volume desce? Isso não me parece para nada correcto...


Coloquei regra entre aspas porque existem excepções e não se pode analisar com total rigidez. Ainda assim, quando o preço desce é normal ver o volume a descer, visto que a ação está a perder interesse. Outro ponto é que se o preço desce é porque existem poucas pessoas dispostas a pagar pela ação.

Um artigo interessante sobre volume:
https://www.investopedia.com/articles/t ... 010702.asp

Ouve quando as descidas sao violentas e mt normal haver fortes volumes....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por msimas » 12/2/2021 18:33

Goya777 Escreveu:A regra básica é que em descidas o volume desce? Isso não me parece para nada correcto...


Coloquei regra entre aspas porque existem excepções e não se pode analisar com total rigidez. Ainda assim, quando o preço desce é normal ver o volume a descer, visto que a ação está a perder interesse. Outro ponto é que se o preço desce é porque existem poucas pessoas dispostas a pagar pela ação.

Um artigo interessante sobre volume:
https://www.investopedia.com/articles/t ... 010702.asp
 
Mensagens: 25
Registado: 15/1/2021 16:10

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por rg7803 » 12/2/2021 18:21

Nirsup não percebo como chegaste a essa conclusão.

Importas-te de “elaborar” um pouco mais, sobre essa teoria interessante de quem compra e quem vende ?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4223
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 12/2/2021 18:07

msimas Escreveu:Há algo que não compreendo e estou muito interessado em ouvir opiniões para ver se arrumo as ideias.


Posso estar errado como é óbvio, mas tenho uma teoria para explicar isto. Vale o que vale mas também é dada de borla, passe o pleonasmo.
Como disseste e bem há algo que não bate certo: o volume das compras, nomeadamente no final da sessão, sinalizam uma coisa: quem comprou não foram os pequenos investidores mas os grandes investidores. E quem vendeu, muito provavelmente, foram os pequenos investidores, assustados com GamesStops e Cannabis Stocks. Venderam, assustados, e talvez a perder dinheiro.
Este é o jogo da Bolsa. O jogo real.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 12/2/2021 18:05

Goya777 Escreveu:A regra básica é que em descidas o volume desce? Isso não me parece para nada correcto...

Realmente eu nao sigo at....mas se seguisse acho que com esse dado volume superior nas quedas ..ta se bem a ver que sao por ora os ursos a dominar
Claramente como alguem disse o comportamento é bom.
Editado pela última vez por Artista Romeno em 12/2/2021 18:08, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 12/2/2021 17:59

A regra básica é que em descidas o volume desce? Isso não me parece para nada correcto...
 
Mensagens: 2992
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por msimas » 12/2/2021 17:49

Há algo que não compreendo e estou muito interessado em ouvir opiniões para ver se arrumo as ideias.

Ontem a ação fechou a perder, mas com um volume superior aos 8 dias passados. Hoje fecha, novamente, no vermelho e com um volume absurdo - o maior desde 5 de novembro de 2020! (Nota que existiu um comportamento idêntico nos dias 26 e 27 de janeiro.)

Uma das "regras" básicas é que quando o preço sobe, o volume também sobe, e vice-versa. Aqui constata-se o contrário. Que conclusões lógicas se podem tirar? É realmente sinal de alarme no curto prazo? Adivinha-se mais uma semana negra? Será que são apenas os pequenos investidores a saltarem fora porque entraram tarde de mais e estão com perdas? Se sim, como é que o volume é tão mas tão elevado...
 
Mensagens: 25
Registado: 15/1/2021 16:10

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Opcard » 12/2/2021 13:42

Artista Romeno Escreveu:
Opcard Escreveu:Tinha subido mais de 100% quando o PSI 20 tinha recuado , estas correção com ou sem recomendações é normal por contágio faz cair a EDP .

Depois as outras ações por simpatia fazem pequenas correções é normal do outro lado os futuros estão negativos e depois é sexta-feira.

Teremos menos de 15% de ações da EDPR a ser negociadas basta despejar umas centenas de milhares para cair 7%

O argumento que usas te na queda é igualmente valido pa subida pouco free float mais procura....


Sem dúvida de o free float fosse de 100% nunca ele teria aquela subida vertiginosa
é um dos aspectos que analiso na compra e na venda .

Sai a 24,35 e foi essa umas das razões , as empresas com free float estreito sofre grandes variações para baixo e para cima , agora vou esperar só quando der um sinal de força .
 
Mensagens: 4581
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 12/2/2021 13:36

Recomendações por encomenda

Independentemente do acerto ou desacerto da recomendação da UBS, que eu não discuto (e até poderão ter alguma razão), o que eu questiono é o momento (timing) em que o fazem.
A EDPR, há um mês atrás, atingiu o valor em Bolsa de 26,40 euros. Por que razão a UBS não recomendou aos seus clientes para venderem esta cotada nessa altura? Por esse não ser o momento oportuno.
Mas agora, 1/2 dias depois dos pequenos acionistas estarem num momento de algum pessimismo ou mesmo traumatizados pelas fortes descidas de algumas cotadas onde tinham investido, este é o momento oportuno para os levar a vender ao desbarato a EDPR e fazer com que a cotada atinja valores ainda mais baixos.
O free float da EDPR é muito baixo, sendo que a maior parte das ações estão nas mãos dos fundos. Não tenho a menor dúvida que os fundos querem reforçar na EDPR, dadas as suas boas perspetivas e que estas recomendações são uma preciosa ajuda dada pela UBS com esse propósito.
Nada acontece por acaso. O jogo da Bolsa não é para meninos de coro.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Artista Romeno » 12/2/2021 13:29

Opcard Escreveu:Tinha subido mais de 100% quando o PSI 20 tinha recuado , estas correção com ou sem recomendações é normal por contágio faz cair a EDP .

Depois as outras ações por simpatia fazem pequenas correções é normal do outro lado os futuros estão negativos e depois é sexta-feira.

Teremos menos de 15% de ações da EDPR a ser negociadas basta despejar umas centenas de milhares para cair 7%

O argumento que usas te na queda é igualmente valido pa subida pouco free float mais procura....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], OCTAMA, xeidafome e 132 visitantes