Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mlra » 16/12/2009 13:22

mlra, a 1ª noticia refere um contrato.
A 2ª fala no investimento nos nove parques.
Pelo menos foi o que percebi.[/b]


Boas.

As noticias estão interligadas. A receita referida na 1ª noticia é referente ao investimento necessário, referido na 2ª noticia, para a obtenção dessa mesma receita. Sem investimento, não há receita. :)
Por isso elas estão interligadas. ;)

Agora se fizermos as contas a 72 M. € x 20 anos dá uma receita total de 1.440 M. € e compararmos com o investimento necessário para a obtenção da receita é de facto um grande negocio. Claro que a diferença não será o lucro liquido do negócio. Certamente pelo meio existirão custos de manutenção e outras despesas. Mas que se estou a ver bem a coisa, é um grande negocio.

Cumps
If it looks like a duck, walks like a duck and quacks like a duck, it is a duck.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por kknd » 16/12/2009 12:50

mlra, a 1ª noticia refere um contrato.
A 2ª fala no investimento nos nove parques.
Pelo menos foi o que percebi.[/b]
 
Mensagens: 231
Registado: 14/8/2009 12:27
Localização: 14

por mlra » 16/12/2009 12:23

Boas.

Em termos de longo prazo estou muito confiante nesta empresa no entanto com as ultimas noticias fiquei um pouco confuso. Ora, se:

A Martifer Renováveis assegurou hoje, no primeiro leilão de energia eólica do Brasil, um contrato para o fornecimento de electricidade a partir do seu parque eólico de Icaraí, no Estado do Ceará, um negócio que garantirá à empresa portuguesa uma receita de aproximadamente 72 milhões de euros.


e

Jorge Martins reconhece que “saiu a lotaria” à empresa, no mega-leilão eólico brasileiro.

Martifer Renováveis deverá investir cerca de 240 milhões de euros no Brasil, no conjunto dos nove parques eólicos que a empresa ganhou no mega-leilão eólico que teve lugar na segunda-feira, apurou o Diário Económico. Sem confirmar este montante, que é calculado a preços europeus, o presidente-executivo da Martifer, Jorge Martins, mostra-se satisfeito com o resultado do leilão.


como é que se vai investir 240 milhoes de euros para ter um retorno nos vinte anos seguintes de 72 milhoes de euros?! A menos que os senhores da 1ª noticia se tenham esquecido de referir que a receita de 72 milhoes é anual e não total como fiquei a perceber pelo que li. Aí sim, tambem posso dizer que saiu mesmo a lotaria a Martifer, e daqui a uns anos pode ser que me saia a mim tambem :) (só preciso que vá outra vez para os 8.00 € :))

Ah e Dansousa muito bom o teu grafico da Martifer.

Cumps
If it looks like a duck, walks like a duck and quacks like a duck, it is a duck.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por marafado » 16/12/2009 3:55

Martifer investe 240 milhões em novos parques eólicos no Brasil
Elisabete Felismino
16/12/09 00:05


Jorge Martins reconhece que “saiu a lotaria” à empresa, no mega-leilão eólico brasileiro.

Martifer Renováveis deverá investir cerca de 240 milhões de euros no Brasil, no conjunto dos nove parques eólicos que a empresa ganhou no mega-leilão eólico que teve lugar na segunda-feira, apurou o Diário Económico. Sem confirmar este montante, que é calculado a preços europeus, o presidente-executivo da Martifer, Jorge Martins, mostra-se satisfeito com o resultado do leilão.

"Estamos bastante satisfeitos, uma vez que acabámos por vencer acima daquilo que estávamos à espera", disse ao Diário Económico Jorge Martins. E rematou: "saiu-nos a lotaria!"
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

por Dansousa » 16/12/2009 2:00

Mac123 Escreveu:Dansousa
Gostei bastante da tua análise, muito melhor que a minha :oops: , obrigado. Fiquei muito mais esclarecido.
Só tenho uma dúvida:
Desde Abril e em comparação com quase todas as acções dos mais variados mercados, a Martifer acompanha ou não o Bull Market? É certo que já valorizou alguma coisa, mas comparando, não me parece que tenha sido significativo vendo a evolução da maioria dos títulos. Parece-me que tem lateralizado desde então com um pico nos pelo meio até aos 4,59.
Talvez seja uma dúvida existencial, será?

Uma abraço e mais uma vez obrigado.


Olá Mac123, desde já obrigado pelas simpáticas palavras e desculpa por não ter respondido mais cedo, mas tive de me ausentar e só agora tive oportunidade de cá voltar.

Sim, tens razão, esta tem sido uma das acções que tem tido um comportamento menos bom neste bull market/bear market rally, é certo que dos mínimos de Março/09 ao máximo alcançado em Outubro/09 valorizou ~~80%,mas em comparação com as Sonae`s por exemplo (como disse e bem o PequenoIvest) não é nada pois desde mínimos chegaram a valorizar ~~150%, já para não falar das que chegaram aos ~~200% (TDU).

Mas esta não foi a única, há mais que não conseguiram ter um desempenho assim tão bom, tens por exemplo uma que o Marco António chegou a apelidar de "patinho feio" num artigo que publicou no JNegocios (espero que não leves a mal por te citar Marco) que foi a ZON, se reparares, esta também não sai da "cepa torta", ainda tentou furar o range ~~3,58~~4,25 que vinha formando desde Outubro/2008 mas sem sucesso e neste momento já voltou novamente para dentro dele......por isso não stresses, se o teu investimento é de longo prazo, tem calma que as coisas hão-de se proporcionar....melhores dias virão e quando vierem........espero fazer-te companhia :wink:

Espero ter ajudado.

Abraço :wink:
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por PequenoInvest » 15/12/2009 23:28

Mac123 Escreveu:Dansousa
Gostei bastante da tua análise, muito melhor que a minha :oops: , obrigado. Fiquei muito mais esclarecido.
Só tenho uma dúvida:
Desde Abril e em comparação com quase todas as acções dos mais variados mercados, a Martifer acompanha ou não o Bull Market? É certo que já valorizou alguma coisa, mas comparando, não me parece que tenha sido significativo vendo a evolução da maioria dos títulos. Parece-me que tem lateralizado desde então com um pico nos pelo meio até aos 4,59.
Talvez seja uma dúvida existencial, será?

Uma abraço e mais uma vez obrigado.


Por exemplo, em comparação com a Sonae que desde há 1 ano valorizou 116%, a Martifer tem uma variação negativa de 8%... Há muito, muito para crescer, mas não cresce :|
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por 1_Mac_3 » 15/12/2009 19:53

Dansousa
Gostei bastante da tua análise, muito melhor que a minha :oops: , obrigado. Fiquei muito mais esclarecido.
Só tenho uma dúvida:
Desde Abril e em comparação com quase todas as acções dos mais variados mercados, a Martifer acompanha ou não o Bull Market? É certo que já valorizou alguma coisa, mas comparando, não me parece que tenha sido significativo vendo a evolução da maioria dos títulos. Parece-me que tem lateralizado desde então com um pico nos pelo meio até aos 4,59.
Talvez seja uma dúvida existencial, será?

Uma abraço e mais uma vez obrigado.
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por Dansousa » 15/12/2009 19:00

Mac123 Escreveu:Viva Dansousa
Não ofendeste nada pelo contrário :wink: , só acho que este título está a ser um pouco injustiçado comparando com os outros e até mesmo com os mercados.
Já realizei mais-valias na última subida no qual ela bateu nos 4,59 e eu tinha entrado a 3,29, teve que ser :mrgreen: .


Então já não te podes queixar muito :mrgreen: :mrgreen:

Mac123 Escreveu:Voltei a entrar à uns dias atrás na Martifer a longo prazo porque acredito no enorme potencial que tem e disso não tenho dúvidas. Pergunto-te qual é para ti o melhor momento de entrar?
Eu não consigo esmiuçar uma análise técnica deste papel, contudo acho que ela é suportada pela MM200. Que te parece?

Um abraço para ti Dansousa e BN :wink:


Deixo o gráfico que deixei há uns dias atrás (com os dias que vieram de lá para cá) e no qual dizia que a Martifer estava numa zona de possível entrada, foi no dia (salvo erro) que ela tocou na Lta (a verde), depois acabei por dizer que não estranhava se ela tivesse o mesmo comportamento das outras vezes que se aproximou daquela linha (lateralização), não foi bem o que ela fez, mas passado pouco tempo voltou ao ponto de partida (toque na Lta), neste momento encontra-se novamente num possível ponto de entrada, no entanto tem demonstrado alguma fraqueza e hoje voltou a fazê-lo, tentou quebrar a Ltd de curto prazo mas sem sucesso acabando por fazer uma vela, bastante feia, demonstrativa de uma enorme pressão vendedora.

Neste momento, está literalmente entalada pela Lta e pela Ltd, para algum lado ela vai ter de quebrar, resta saber para onde, mas como costumam dizer os mais entendidos.... tentar adivinhar nos mercados é proibido, por isso, resta esperar para ver.....

A Martifer tem uma zona de resistência nos ~~3.50 e uma zona de suporte ~~3.18, por isso, quando digo que espero pela melhor altura para o fazer, tanto posso fazer numa quebra em alta e de forma consistente da zona dos ~~3.50 como posso fazê-lo numa visita à zona dos ~~3.18, depende e depende também do estado dos mercados que sinceramente não me têm agradado muito, acho-os muito instáveis e com uma tendência muito pouco definida, propicia a sofrimentos para quem fizer entradas com objectivos de curto prazo, por isso prefiro ficar de fora....também não tenho ainda assim tanta experiência e por isso, vou tentando ganhar mais alguma....

Quanto à tua entrada, se é de longo prazo como dizes, não vejo razões para te preocupares, pois acredito que a Martifer terá um enorme potencial de crescimento.

Espero ter dito alguma coisa de jeito.

Cmpts :wink:
DS
Anexos
Martifer151209.PNG
Martifer151209.PNG (35.94 KiB) Visualizado 4836 vezes
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por 1_Mac_3 » 15/12/2009 18:25

Viva Dansousa
Não ofendeste nada pelo contrário :wink: , só acho que este título está a ser um pouco injustiçado comparando com os outros e até mesmo com os mercados.
Já realizei mais-valias na última subida no qual ela bateu nos 4,59 e eu tinha entrado a 3,29, teve que ser :mrgreen: . Voltei a entrar à uns dias atrás na Martifer a longo prazo porque acredito no enorme potencial que tem e disso não tenho dúvidas. Pergunto-te qual é para ti o melhor momento de entrar?
Eu não consigo esmiuçar uma análise técnica deste papel, contudo acho que ela é suportada pela MM200. Que te parece?

Um abraço para ti Dansousa e BN :wink:
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por Dansousa » 15/12/2009 17:48

Mac123 Escreveu:Isto é ridículo mesmo que fosse para perder dinheiro, que não é, a Martifer não vive só das energias renováveis, ao contrário da EDPR.
Existe um fraco reconhecimento pela expansão e pelo esforço nos investimentos da Martifer. É pena...

Um abraço e BN



Calma, tem calma, não vale a pena entrares por aí, nem vale a pena te martirizares só porque a cotação não vai para o lado que pretendes, tens de seguir o teu plano de trading, tens de ver se o teu investimento na Martifer (que me parece evidente) é de longo prazo ou de curto, se for de longo prazo, esquece o que se está a passar que um dia esse reconhecimento há-de vir (eu também acredito nela e por isso estou à espera de um melhor momento para entrar), se for de curto prazo, tens de ver se está a seguir o que planeaste para ela e agir em conformidade, não adiante te enervares porque se te deixas levar pelos sentimentos, quem vai sair prejudicado é mesmo tu...

Peço desculpa se disse alguma coisa que te possa ter ofendido, não é essa minha intenção, se por outro lado não te ajudei nada, desculpa à mesma...

Cmpts
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por 1_Mac_3 » 15/12/2009 17:38

Isto é ridículo mesmo que fosse para perder dinheiro, que não é, a Martifer não vive só das energias renováveis, ao contrário da EDPR.
Existe um fraco reconhecimento pela expansão e pelo esforço nos investimentos da Martifer. É pena...

Um abraço e BN
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por Dansousa » 15/12/2009 17:26

Mac123 Escreveu:Olá Pessoal
Há coisas que não entendo... Alguém consegue explicar o que se passa com a Martifer?
Parece que há interesse que ela não valorize.
Este último investimento foi para aquecer ou perder dinheiro? Pelo parecer do BPI parece que sim ou então há jogo de interesses.
Mas como disse não entendo, mas parece-me que se passa algo até porque de manhã ela subiu e as bolsas desciam e agora está a andar para trás e as bolsas para a frente.

Um abraço e BN


Olha! Pela noticia que saiu no DiarioEconomico e que está postada atrás pelo JLMF, parece que foi mesmo para perder dinheiro.....pelo menos assim achou a EDPR....estranho não???

Cmpts
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por 1_Mac_3 » 15/12/2009 17:12

Olá Pessoal
Há coisas que não entendo... Alguém consegue explicar o que se passa com a Martifer?
Parece que há interesse que ela não valorize.
Este último investimento foi para aquecer ou perder dinheiro? Pelo parecer do BPI parece que sim ou então há jogo de interesses.
Mas como disse não entendo, mas parece-me que se passa algo até porque de manhã ela subiu e as bolsas desciam e agora está a andar para trás e as bolsas para a frente.

Um abraço e BN
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por jlmf » 15/12/2009 12:36

Bons dias,

Certo, a martifer ficou com alguns projectos a desenvolver, mas resta saber a que preço.
Segundo a EDPR, esta não entregou as garantias por julgar os preços de energia demasiado baixos e não rentáveis.

"Até ao fecho da edição o concurso ainda não tinha terminado. Mas os valores colocados em cima da mesa aproximavam-se do último leilão para centrais térmicas, ocorrido no ano passado, cuja média foi de 145 reais (56,7 euros). Um preço que dificulta a viabilização dos projectos eólicos"

http://economico.sapo.pt/noticias/edp-r ... 76716.html
 
Mensagens: 982
Registado: 29/11/2007 4:15
Localização: Genebra

Re: Martifer dispara 4% com nove projectos eólicos no Brasil

por PequenoInvest » 15/12/2009 12:24

MercúrioH Escreveu:Os analistas do BPI atribuem um impacto “neutral” à notícia, referindo que “alegadamente, o preço de venda implícito condicionou as ofertas de alguns concorrentes”.

Segundo a empresa, o preço inicial do leilão para a tarifa a praticar era de 189 reais (cerca de 73,5 euros) e a Martifer obteve tarifas entre 151 reais (58,7 euros) e 152,7 reais (59,4 euros).


Pois... isso diz muito do arrefecimento do título.
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por MercúrioH » 15/12/2009 12:18

Pode ser que com estas boas notícias e a focagem no seu core-business comece a recuperar o seu valor.
Se o seu problema tem solução então não há com que se preocupar.
Se o seu problema não tem solução toda preocupação será em vão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 518
Registado: 29/11/2007 10:29
Localização: 14

Martifer dispara 4% com nove projectos eólicos no Brasil

por MercúrioH » 15/12/2009 12:16

Hugo Paula
hugopaula@negocios.pt


A Martifer disparou 4% depois de a empresa ter comunicado à CMVM que ganhou nove projectos no Leilão de Energia no Brasil, que equivalem à geração 217,8 MW de electricidade.

As acções da Martifer sobem 3,24% para 3,50 euros depois de terem chegado a avançar 4,13% para 3,53 euros. A Martifer Renováveis, que pertence à empresa liderada por Jorge Martins, ganhou a geração de 217,80 MW, dos 370 MW leiloados ontem, na Câmara de Comercialização de Energia Eléctrica, segundo a Martifer, que informou a CMVM.

Os analistas do BPI atribuem um impacto “neutral” à notícia, referindo que “alegadamente, o preço de venda implícito condicionou as ofertas de alguns concorrentes”.

Segundo a empresa, o preço inicial do leilão para a tarifa a praticar era de 189 reais (cerca de 73,5 euros) e a Martifer obteve tarifas entre 151 reais (58,7 euros) e 152,7 reais (59,4 euros).

“Está previsto que o inicio de construção dos parques eólicos seja em 2011 e a sua conclusão em 2012”, conclui a empresa de Oliveira de Frades, em comunicado.
Se o seu problema tem solução então não há com que se preocupar.
Se o seu problema não tem solução toda preocupação será em vão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 518
Registado: 29/11/2007 10:29
Localização: 14

Martifer obtém 217,8 MW de projectos eólicos no Brasil

por MercúrioH » 15/12/2009 11:15

Raquel Godinho
rgodinho@negocios.pt


A Martifer Renováveis, participada da Martifer, obteve 217,8 megawatts (MW) de projectos eólicos no Leilão de Energia de reserva no Brasil, anunciou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O início da construção dos parques deverá ocorrer em 2011, estando terminados em 2012.

A “Martifer SGPS informa que a sua participada Martifer Renováveis assegurou 217,8 MW de projectos eólicos no Leilão de Energia de reserva (A-3) no Brasil, que teve lugar ontem na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica”, refere o comunicado enviado ao regulador do mercado de capitais nacional.

A companhia liderada por Jorge Martins acrescenta que do total de 16 projectos inscritos pela empresa, ou 370MW, a Martifer Renováveis conseguiu vencer nove projectos, ou 217,8MW, localizados no Ceará e Rio Grande do Norte.

Segundo a mesma fonte, o preço inicial do leilão para a tarifa a praticar era de 189 reais (cerca de 73,5 euros) e a Martifer obteve tarifas entre 151 reais (58,7 euros) e 152,7 reais (59,4 euros).

“Está previsto que o inicio de construção dos parques eólicos seja em 2011 e a sua conclusão em 2012”, conclui a empresa de Oliveira de Frades.

As acções da Martifer seguiam a valorizar 1,77% para os 3,45 euros.
Se o seu problema tem solução então não há com que se preocupar.
Se o seu problema não tem solução toda preocupação será em vão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 518
Registado: 29/11/2007 10:29
Localização: 14

por Nyk » 14/12/2009 21:42

Martifer assegura contrato em leilão eólico no Brasil
A Martifer Renováveis assegurou hoje, no primeiro leilão de energia eólica do Brasil, um contrato para o fornecimento de electricidade a partir do seu parque eólico de Icaraí, no Estado do Ceará, um negócio que garantirá à empresa portuguesa uma receita de aproximadamente 72 milhões de euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Miguel Prado
miguelprado@negocios.pt


A Martifer Renováveis assegurou hoje, no primeiro leilão de energia eólica do Brasil, um contrato para o fornecimento de electricidade a partir do seu parque eólico de Icaraí, no Estado do Ceará, um negócio que garantirá à empresa portuguesa uma receita de aproximadamente 72 milhões de euros.

No leilão, que durou mais de sete horas, a Martifer fechou um contrato de fornecimento de electricidade à rede brasileira, com um preço de 151,08 reais por megawatt hora (MWh), o correspondente a 58,7 euros por MWh, o que traduz um desconto de 20% face ao preço-base da licitação (189 reais por MWh).

Como a electricidade que a Martifer Renováveis irá fornecer ao abrigo deste contrato é estimada em 1,23 milhões de MWh, a receita total que a Martifer deverá encaixar ao longo do contrato ascenderá a 185,4 milhões de reais (72 milhões de euros), segundo as contas do Negócios.

O leilão brasileiro de energia eólica previa o estabelecimento de contratos de 20 anos que pressupõem a disponibilização de electricidade de parques eólicos a partir de 2012. Designado como leilão de energia de reserva, visa dotar o Brasil de uma capacidade adicional de abastecimento eléctrico, diversificando a sua matriz energética actual.

Para este leilão estavam inscritos vários grupos vendedores de electricidade. De Portugal chegaram a prestar garantias a EDP Renováveis e a Martifer. Os resultados do leilão, no entanto, mostram que a EDP Renováveis não firmou nenhum contrato de fornecimento de energia eólica.

No leilão foram negociados no total contratos no valor de 19,6 mil milhões de reais (7,6 mil milhões de euros), tendo o preço de venda médio ficado em 148,39 reais (57,6 euros) por MWh, segundo as informações da Câmara de Comercialização de Energia.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por PequenoInvest » 14/12/2009 21:33

"Inapa lidera lista de espera do PSI 20

A Inapa manteve a liderança da lista de espera do PSI 20 de Dezembro, de acordo com o comunicado divulgado hoje pela bolsa portuguesa.

O segundo lugar continua a ser ocupado pela Soares da Costa e na terceira posição encontra-se o Banif SGPS.

Para além destas três sociedades constam ainda da lista de espera a Glintt e a Martifer, no quarto e quinto lugares, respectivamente."

http://economico.sapo.pt/noticias/inapa ... 76655.html
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por JM72 » 12/12/2009 0:01

Marco Martins Escreveu:
marafado Escreveu:Navalria avança para a construção de naviosAproveitamento da energiadas ondas


Este projecto tem alguma coisa a ver com a Martifer?



Boa Noite!

Marco, parece que sim.....Os Irmãos compraram os Estaleiros em S. Jacinto...e agora tambem fazem Barcos.... :P
 
Mensagens: 220
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Figueira da Foz

por Marco Martins » 11/12/2009 23:27

marafado Escreveu:Navalria avança para a construção de naviosAproveitamento da energiadas ondas


Este projecto tem alguma coisa a ver com a Martifer?
 
Mensagens: 6435
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Martifer e EDP top-picks para 2010

por PequenoInvest » 11/12/2009 15:25

ebitda Escreveu:A EDP e a MARTIFER são as Top-picks para 2010. A EDP pelo baixo risco, associado ao foco verde das energias renováveis, que lhe vão permitir uma margem mais elevada. Quanto à MARTIFER o risco/recompensa parece-me bastante atractivo. Esta é das poucas acções que em 2009 não valorizaram. Enquanto, por exemplo, a EDP Renováveis valorizou 24% e a Sonae SGPS 100% a Martifer continua apresentar uma desfasada desvalorização superior a 7% . Espero, por issso, uma forte valorização da Martifer já em 2010, tendo em conta a forte aposta das energias renováveis em todo o Mundo, como resulta, designadamente da cimeira de Copenhaga e o facto de a Martifer já estar bastante implementada nos EUA, Brasil , Austrália e em muitos outros países,com parcerias estratégicas. Para além disso, a Martifer já factura 130 milhões em painéis solares; tem parques eólicos em todo o Mundo; iniciou em Novembro a construção da barragem de Ribeiradio, no montante de 171milhoes de euros, em consórcio com a EDP. Por outro lado, nas Construções Metálicas, a carteiras de obras , no final do 3º trimestre, apresentou um valor de 307 milhões de euros, com um aumentou 43 milhões de euros face ao final de 2008.Recentemente ganhou o concurso para a construção de um estádio para o Europeu de Futebol e , face à grande experiência e inovação neste tipo de construções e às relações previlegiadas com o Brasil, espero que o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos no Brasil sejam uma boa oportunidade para a Martifer e a construtora, sua participada, Mota-Engil. Paralelamente tem a dívida bastante controlada, com o ganho financeiro de 160,9 milhões proveniente da venda da participação na Repower Systems, o que lhe permite dar-se ao luxo, já em 2010, de distribuir dividendos.


Então e já se sabe qual é a fonte disto?
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por marafado » 11/12/2009 14:50

Navalria avança para a construção de naviosAproveitamento da energiadas ondas
00h30m
JOÃO PAULO COSTA
O único estaleiro do distrito está a construir dois barcos para a Transtejo e vai duplicar os postos de trabalho.

O único estaleiro de navios do distrito de Aveiro está pela primeira vez em 31 anos de história a construir navios. A Navalria, instalada na zona portuária de Aveiro, está a fazer dois navios de passageiros para a Transtejo. Os dois "ferry", com 47 metros de comprimento, terão capacidade para transportar 360 passageiros e 29 carros. "Estarão prontos durante o primeiro trimestre do próximo ano", afirmou, ao JN, Nuno Santos, director geral da Navalria. A empresa pretende duplicar o número de trabalhadores nos próximos anos.

A encomenda da Transtejo, avaliada em 14 milhões de euros (sete milhões por cada um dos catamarans), é fruto da vitória num concurso internacional e simboliza a entrada do estaleiro aveirense no sector da construção naval. Foi este um dos objectivos da nova administração da empresa, comprada em Janeiro de 2008 pela Martifer ao grupo Silva Vieira por cerca de 4,6 milhões de euros.

A aposta num sector inexistente em Aveiro desde que os estaleiros de S. Jacinto faliram em 2006, complementa-se com o crescimento da actividade da reparação naval e com a construção do primeiro protótipo para a recuperação de energia através das ondas do mar (ver ficha).

O volume de negócios da Navalria passou de 2,8 milhões, em 2008, para 13,5 milhões em 2009.

A empresa, que conta com 85 trabalhadores no quadro, pretende duplicar este valor nos próximos anos, apesar de actualmente trabalharem mais de 200 pessoas no estaleiro devido à presença de funcionários de empresas subcontratadas, maioritariamente portuguesas e provenientes de Aveiro, Viana do Castelo, Figueira da Foz e Setúbal.

O crescimento do emprego pode ser acelerado se o projecto que a empresa irá candidatar ao Sistema de Incentivos à Inovação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) for aprovado. "Esta candidatura, que contamos seja aprovada, está focalizada na modernização e requalificação das actuais instalações e equipamentos, sendo de realçar a aposta na inovação do processo produtivo", diz Nuno Santos.

"As alterações produtivas a realizar visam a obtenção de melhorias substanciais, contemplando a modernização dos meios de elevação e de movimentação de materiais, garantindo uma maior segurança e rapidez de execução. O processo apresenta inovações ao nível da deslocação de peças e componentes entre os vários sectores produtivos, passando estas movimentações a serem totalmente automatizadas. Outra inovação passa pela aquisição de robots de soldadura automáticos", adianta o director-geral.

Protótipo

A Navalria está a desenvolver o projecto para a construção do primeiro protótipo à escala real de um equipamento para a recuperação de energia através das ondas do mar.
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

por Dansousa » 10/12/2009 16:06

PJ.Gomes Escreveu:Amigo podes dizer qual a fonte dessa avaliação?


Digo o mesmo que já disse noutro tópico...

Se pelo meio do texto tivesse as expressões "massivamente", "fortemente" ou "fortissimamente", até me arriscava a dizer que eram do Mr. Pontes...mas assim....não estou a ver :mrgreen:

Cmpts
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 69 visitantes