Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
https://executivedigest.sapo.pt/noticia ... -incendio/
O número de veículos eléctricos que ardem, até pode ser menor do que a combustão, no entanto não me recordo de algum construtor de veículos a combustão ter notificado os proprietários sobre esse risco. Eu se recebesse uma notificação dessas andaria sempre em sobressalto.
O número de veículos eléctricos que ardem, até pode ser menor do que a combustão, no entanto não me recordo de algum construtor de veículos a combustão ter notificado os proprietários sobre esse risco. Eu se recebesse uma notificação dessas andaria sempre em sobressalto.
- Mensagens: 6435
- Registado: 7/4/2007 17:13
- Localização: Algarve
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Aquilo que parecia ser a solução 1 em 2 , carro para a cidade para o campo , não está a ter o,favor do público .
Antes de mais eu que pensei a fazer esta escolha, mudei de ideias pois tem os defeitos do térmico e do elétrico .
“ Estados Unidos da América (EUA), de acordo com um estudo publicado pela AutoInsurance em 2023, através de dados recolhidos pelo National Transportation Safety Board, por cada 100 mil elétricos vendidos, 25 pegaram fogo.
No entanto, esse número dispara para os 1530 veículos só a combustão e para os 3475 veículos caso sejam híbridos.
Antes de mais eu que pensei a fazer esta escolha, mudei de ideias pois tem os defeitos do térmico e do elétrico .
“ Estados Unidos da América (EUA), de acordo com um estudo publicado pela AutoInsurance em 2023, através de dados recolhidos pelo National Transportation Safety Board, por cada 100 mil elétricos vendidos, 25 pegaram fogo.
No entanto, esse número dispara para os 1530 veículos só a combustão e para os 3475 veículos caso sejam híbridos.
- Mensagens: 4581
- Registado: 14/3/2009 0:19
- Localização: 16
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
No meu gráfico, os híbridos incluem os HEV (híbridos convencionais) e os PHEV (plug-in). Mas aqui fica a decomposição, em números redondos:
HEV - 30%
PHEV - 6%
HEV - 30%
PHEV - 6%
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Na Europa, elétricos e PHEV são um fracasso, os híbridos estão no topo.
Os números de vendas de julho a nível europeu caíram.
E em um mercado que está estagnado em + 0,2%, os carros elétricos caíram 10,8% e os híbridos plug-in (PHEV) 14,1%.
Os números de vendas de julho a nível europeu caíram.
E em um mercado que está estagnado em + 0,2%, os carros elétricos caíram 10,8% e os híbridos plug-in (PHEV) 14,1%.
- Mensagens: 4581
- Registado: 14/3/2009 0:19
- Localização: 16
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Actualização das vendas na Europa.
A venda de eléctricos (puros) mantém-se estagnada ou mesmo em baixa, representando 13% da quota de mercado a nível europeu, actualmente. A subida foi interrompida em finais de 2022. Os híbridos mantém-se em alta, com 36% de quota de mercado.
No gráfico, substituí o valor mensal pela média dos últimos 3 meses em relação à versão anterior, produzindo uma linha mais suave. Fonte: ACEA
A venda de eléctricos (puros) mantém-se estagnada ou mesmo em baixa, representando 13% da quota de mercado a nível europeu, actualmente. A subida foi interrompida em finais de 2022. Os híbridos mantém-se em alta, com 36% de quota de mercado.
No gráfico, substituí o valor mensal pela média dos últimos 3 meses em relação à versão anterior, produzindo uma linha mais suave. Fonte: ACEA
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
O AUDI Q8 Sportback acho que é um carro "à homem" super desportivoCarrancho_ Escreveu:Um fator importante que me esqueci de referir mas que entra muito no gosto pessoal. Esteticamente não vi até hoje um eléctrico que ache bonito, p.e. o design dos Tesla faz-me lembrar um carro "banheira" dos anos 80/90, já o BMW iX xDrive50 até me custa a compreender como a BMW aprovou uma simulação de grelha que parece um desenho pintado por putos protegido por um acrílico, que coisa mais horrorosa. Não ficaria melhor usarem uma grelha verdadeira de um a combustão e meter o acrílico por dentro?!
Ainda estou para ver sair o primeiro eléctrico "à homem", são todos muito afeminados.
https://www.youtube.com/watch?v=NW8X0YdARKg
- Mensagens: 520
- Registado: 25/4/2007 21:23
- Localização: Lisboa
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Um dos grandes problemas é que ninguém compra um carro eléctrico com 4 anos, com receio das baterias.
Pedro
Pedro
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Continuo a achar que quem faz 50km/dia nunca vai recuperar o que pagou a mais pelo Elétrico vs mesma gama a gasolina, se o mantiver 5 anos.
50km * 366 * 5 anos =91500 km
Um carro a gasolina que faça 5 l/100 a 1,65€/litro, gasta em combustível ao fim de 5 anos +- 7500€ (1500/ano)
Ainda que se considere a mesma desvalorização do valor venal da viatura ao fim de 5 anos, estou quase certo que este perfil perde muito dinheiro se optar por um eléctrico em detrimento de um a gasolina, mesmo com reparações e manutenção incluídas.
50km * 366 * 5 anos =91500 km
Um carro a gasolina que faça 5 l/100 a 1,65€/litro, gasta em combustível ao fim de 5 anos +- 7500€ (1500/ano)
Ainda que se considere a mesma desvalorização do valor venal da viatura ao fim de 5 anos, estou quase certo que este perfil perde muito dinheiro se optar por um eléctrico em detrimento de um a gasolina, mesmo com reparações e manutenção incluídas.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Como disse acima compreendo e não compraria eletrico se fosse um comercial que faz 300 ou 400 km com alguma regularidade. Para 50-150km por dia? Imbativel.
De resto, não comprar eletrico porque ele pega fogo é como não andar de avião porque ele cai. É legitimo, mas continua a ser uma probabilidade infima.
De resto, não comprar eletrico porque ele pega fogo é como não andar de avião porque ele cai. É legitimo, mas continua a ser uma probabilidade infima.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Um fator importante que me esqueci de referir mas que entra muito no gosto pessoal. Esteticamente não vi até hoje um eléctrico que ache bonito, p.e. o design dos Tesla faz-me lembrar um carro "banheira" dos anos 80/90, já o BMW iX xDrive50 até me custa a compreender como a BMW aprovou uma simulação de grelha que parece um desenho pintado por putos protegido por um acrílico, que coisa mais horrorosa. Não ficaria melhor usarem uma grelha verdadeira de um a combustão e meter o acrílico por dentro?!
Ainda estou para ver sair o primeiro eléctrico "à homem", são todos muito afeminados.
Ainda estou para ver sair o primeiro eléctrico "à homem", são todos muito afeminados.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Não é necessário ser proprietário de um elétrico para ter uma opinião válida, tal como não é necessário ser mulher para ter opinião sobre o aborto, ou já ter morrido para ter opinião sobre a eutanásia.
Ser proprietário de um, não atribui mais nem menos legitimidade a uma opinião, se os há que são contra porque não podem ter um, também os há que são a favor porque não gostam de reconhecer o erro que cometeram e vice versa. De ambos os lados recebo opiniões distintas.
Pessoalmente, para já, nem me passa pela cabeça ter um, porque:
- Vi colegas chegarem ao jantar de Natal da empresa num BMW eléctrico a morrerem de frio para garantir que chegavam ao destino (lá se vai o conforto).
- Outro tem 2 Tesla e mete-se atrás dos camiões para conseguir fazer mais KM´s, porque faz bastantes todos os dias
- Outro ficou não sei quantas horas no Alentejo à espera para carregar o seu e concluir a viagem.
- Não sei se pegam fogo mais que um a combustão, mas quando ardem não são egoístas, distribuem por tudo o que está à sua volta com bastante intensidade e rapidez, e pior, ardem com ocupantes que o carro fecha lá dentro.
- Muitos concessionários não aceitam eléctricos como retoma.
- Temo que ao fim de 5/6 anos o carro valha coisa nenhuma e ainda tenha de pagar bem para o abater.
- Proprietário de eléctrico anda sempre a programar as viagens, para mim isso seria tremendamente desconfortável, ao principio até pode ser engraçado, ver nas aplicações os consumos e poupança, mas rapidamente passa a ser uma seca.
- Não é ainda para mim líquido que um Elétrico seja realmente amigo do ambiente, ou pelo menos menos poluente que um a combustão.
- A poupança também é relativa para um particular, se faz muitos km´s realmente vai ter uma poupança significativa mas à custa de muito desconforto, se anda pouco vai ter muito conforto mas duvido que alguma vez poupe a diferença de preço para um combustão da mesma gama.
Há um tipo de condutor de elétricos que só vi reclamar deles, os funcionários de empresa que lhes atribui uma viatura destas, dizem cobras e lagartos (embora esteja a falar de um universo muito reduzido (4)).
A minha opinião não é válida nem serve de recomendação para coisa nenhuma porque ainda não é uma opinião bem formada. Mas para já, eléctrico não obrigado!
Ser proprietário de um, não atribui mais nem menos legitimidade a uma opinião, se os há que são contra porque não podem ter um, também os há que são a favor porque não gostam de reconhecer o erro que cometeram e vice versa. De ambos os lados recebo opiniões distintas.
Pessoalmente, para já, nem me passa pela cabeça ter um, porque:
- Vi colegas chegarem ao jantar de Natal da empresa num BMW eléctrico a morrerem de frio para garantir que chegavam ao destino (lá se vai o conforto).
- Outro tem 2 Tesla e mete-se atrás dos camiões para conseguir fazer mais KM´s, porque faz bastantes todos os dias
- Outro ficou não sei quantas horas no Alentejo à espera para carregar o seu e concluir a viagem.
- Não sei se pegam fogo mais que um a combustão, mas quando ardem não são egoístas, distribuem por tudo o que está à sua volta com bastante intensidade e rapidez, e pior, ardem com ocupantes que o carro fecha lá dentro.
- Muitos concessionários não aceitam eléctricos como retoma.
- Temo que ao fim de 5/6 anos o carro valha coisa nenhuma e ainda tenha de pagar bem para o abater.
- Proprietário de eléctrico anda sempre a programar as viagens, para mim isso seria tremendamente desconfortável, ao principio até pode ser engraçado, ver nas aplicações os consumos e poupança, mas rapidamente passa a ser uma seca.
- Não é ainda para mim líquido que um Elétrico seja realmente amigo do ambiente, ou pelo menos menos poluente que um a combustão.
- A poupança também é relativa para um particular, se faz muitos km´s realmente vai ter uma poupança significativa mas à custa de muito desconforto, se anda pouco vai ter muito conforto mas duvido que alguma vez poupe a diferença de preço para um combustão da mesma gama.
Há um tipo de condutor de elétricos que só vi reclamar deles, os funcionários de empresa que lhes atribui uma viatura destas, dizem cobras e lagartos (embora esteja a falar de um universo muito reduzido (4)).
A minha opinião não é válida nem serve de recomendação para coisa nenhuma porque ainda não é uma opinião bem formada. Mas para já, eléctrico não obrigado!
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Goya777 Escreveu:PMP69 Escreveu:Alguém sabe se é legal instalar uma tomada de carregamento de um carro eléctrico (certificada), na garagem comum de um prédio, ligando a referida tomada ao quadro do Condomínio, sem autorização da Administração do mesmo?
Obrigado,
Pedro
Duvido muito que seja. Instalar tomada individual no quadro da comunidade...
Também me parece, mas foi feito.
Lendo a Lei, parece-me que não é necessário autorização, bastando comunicar a intenção, quando ligada ao quadro da fracção ou directamente a um fornecedor.
Obrigado.
Pedro
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Àlvaro Escreveu:Não tenho um, quanto mais dois! Então é preciso tomar um medicamento para saber se é bom, ou o melhor mesmo é aconselharmo-nos com quem sabe? Na oficina que me atende as viaturas há muito quem saiba da poda. Há unanimidade: só vale a pena para quem faz muitos quilómetros diariamente. E, ainda assim, jamais Tesla, os chineses da BYD, segundo eles, são muito melhores em tudo, até no preço.
A tua opinião é totalmente contrária à minha experiencia que conduzo um eletrico diariamente! Compensa precisamente para quem faz poucos quilometros, abaixo de 300/dia, ou seja a vasta maioria da população por não requerer carregamentos, sejam eles demorados ou não.
A quem faz muitos, compensa sempre financeiramente, mas não em termos de tempo, pelo que se fizesse regularmente viagens provavelmente teria um hibrido plug in.
Em conforto de condução, nem sequer é comparável com qualquer outro.
Mas sim, confia na opinião do mecanico, que com carros como os Tesla tem o seu trabalho reduzido a uma fração claro que falam horrores dos eletricos!
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
PMP69 Escreveu:Alguém sabe se é legal instalar uma tomada de carregamento de um carro eléctrico (certificada), na garagem comum de um prédio, ligando a referida tomada ao quadro do Condomínio, sem autorização da Administração do mesmo?
Obrigado,
Pedro
Duvido muito que seja. Instalar tomada individual no quadro da comunidade...
- Mensagens: 2990
- Registado: 17/7/2014 22:33
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Alguém sabe se é legal instalar uma tomada de carregamento de um carro eléctrico (certificada), na garagem comum de um prédio, ligando a referida tomada ao quadro do Condomínio, sem autorização da Administração do mesmo?
Obrigado,
Pedro
Obrigado,
Pedro
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Àlvaro Escreveu:Não tenho um, quanto mais dois! Então é preciso tomar um medicamento para saber se é bom, ou o melhor mesmo é aconselharmo-nos com quem sabe? Na oficina que me atende as viaturas há muito quem saiba da poda. Há unanimidade: só vale a pena para quem faz muitos quilómetros diariamente. E, ainda assim, jamais Tesla, os chineses da BYD, segundo eles, são muito melhores em tudo, até no preço.
Se fizeres mesmo muitos kms por dia, a nao ser que seja só cidade, diria que qualquer coisa que leve ICE é melhor (atençao, pode ser hibrido).
Eu conheço quem tenha carro electrico, uns mais contentes que outros, mas todos foram comprados pela empresa. Assim que grande parte da felicidade vem dos incentivos fiscais.
- Mensagens: 2990
- Registado: 17/7/2014 22:33
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Não tenho um, quanto mais dois! Então é preciso tomar um medicamento para saber se é bom, ou o melhor mesmo é aconselharmo-nos com quem sabe? Na oficina que me atende as viaturas há muito quem saiba da poda. Há unanimidade: só vale a pena para quem faz muitos quilómetros diariamente. E, ainda assim, jamais Tesla, os chineses da BYD, segundo eles, são muito melhores em tudo, até no preço.
- Mensagens: 9969
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Àlvaro Escreveu:A médio prazo os carros elétricos estarão condenados. O futuro é o hidrogénio. Aliás, a procura por carros elétricos teve aquela euforia, aquele pico, mas já esmoreceu. As pessoas que compraram elétrico percebem agora que nao foi a melhor opção.
Penso que serão as marcas japonesas as primeiras a mostrarem ao Mundo as vantagens dos carros a hidrogénio.
Gosto das opiniões de quem usa os carros diariamente....
Quem não os tem e opina do que não sabe .
Quem conheço com eletrico não está minimamente arrependido .Eu tenho 2 e tambem não estou arrependido .
E tu quantos tens ?
- Mensagens: 391
- Registado: 22/2/2019 14:19
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
A médio prazo os carros elétricos estarão condenados. O futuro é o hidrogénio. Aliás, a procura por carros elétricos teve aquela euforia, aquele pico, mas já esmoreceu. As pessoas que compraram elétrico percebem agora que nao foi a melhor opção.
Penso que serão as marcas japonesas as primeiras a mostrarem ao Mundo as vantagens dos carros a hidrogénio.
Penso que serão as marcas japonesas as primeiras a mostrarem ao Mundo as vantagens dos carros a hidrogénio.
- Mensagens: 9969
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Opcard Escreveu:De 57.000 veículos vendidos em 2020 para mais de 437.000 em 2023.
Os fabricantes europeus nao conseguem fazer frente a China.
Mas a Comissão Europeia tem de facto outra estratégia, a longo prazo com taxas sobre os chineses Incentivar os construtores, chineses ou europeus, a construir na Europa.
A BYD já implantou uma fábrica na Hungria, o que explica em parte a sua taxa mais baixa.
Os europeus podem por as taxas que quiserem! Enquanto a matéria prima estiver do lado chinês eles terão o pão e o queijo na mão.
- Mensagens: 6435
- Registado: 7/4/2007 17:13
- Localização: Algarve
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
BMW destrona Tesla na venda de elétricos na Europa
Em julho a marca bávara superou a fabricante de Elon Musk na venda de automóveis totalmente elétricos no Velho Continente. A vitória alemã foi conseguida por curta margem, com uma diferença de cerca de 300 veículos face à Tesla.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Questao genérica de renting auto, nao necessariamente para carro eléctrico.
Fazendo um renting a nivel de particular, ao finalizar o contrato, querendo trocar por carro novo, o carro que se entrega tem algum valor ou há que voltar a dar uma entrada? Isto imaginando que para o primeiro renting deu-se um valor (10/15/20k) já. Obviamente posso ir a um concessionário e perguntar mas ainda nao estou nessa fase...
Fazendo um renting a nivel de particular, ao finalizar o contrato, querendo trocar por carro novo, o carro que se entrega tem algum valor ou há que voltar a dar uma entrada? Isto imaginando que para o primeiro renting deu-se um valor (10/15/20k) já. Obviamente posso ir a um concessionário e perguntar mas ainda nao estou nessa fase...
- Mensagens: 2990
- Registado: 17/7/2014 22:33
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
De 57.000 veículos vendidos em 2020 para mais de 437.000 em 2023.
Os fabricantes europeus nao conseguem fazer frente a China.
Mas a Comissão Europeia tem de facto outra estratégia, a longo prazo com taxas sobre os chineses Incentivar os construtores, chineses ou europeus, a construir na Europa.
A BYD já implantou uma fábrica na Hungria, o que explica em parte a sua taxa mais baixa.
Os fabricantes europeus nao conseguem fazer frente a China.
Mas a Comissão Europeia tem de facto outra estratégia, a longo prazo com taxas sobre os chineses Incentivar os construtores, chineses ou europeus, a construir na Europa.
A BYD já implantou uma fábrica na Hungria, o que explica em parte a sua taxa mais baixa.
- Mensagens: 4581
- Registado: 14/3/2009 0:19
- Localização: 16
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Just in case ontem não deixei a minha trotinete a carregar a noite toda para não brincar com o fogo.
De qq forma as estatísticas dizem que os EV são, proporcionalmente, menos propensos a entrar em combustão que os ice.
Puns intended.
De qq forma as estatísticas dizem que os EV são, proporcionalmente, menos propensos a entrar em combustão que os ice.
Puns intended.
The market gives; The market takes.
- Mensagens: 2386
- Registado: 29/11/2007 2:35
- Localização: Coimbra
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Não tarda temos guerras nos condomínios, principalmente em prédios com garagens subterrâneas, por uma parte querer impedir os eléctricos nelas. Se fosse o meu caso não estaria com um sono muito tranquilo. Isso e toda a panóplia de veículos elétricos, bicicletas e trotinetes principalmente. Eles não ardem, eles cospem fogo em todas as direções.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], Google Feedfetcher e 288 visitantes