Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por AT2014 » 15/1/2015 15:01

Carissimos

Boa tarde.

Isto da Jerónimo Martins é mesmo uma lei de murphy. Não há acontecimento significante no mundo que não afecte negativamente a JM. Agora foi isto do SNB deixar de cobrir o EURCHF. E qual o resultado ? Afecta todas as empresas Suiças e...a JM porque os polacos tinham os créditos indexados ao CHF. É muito azar mesmo. Aposto que quando cair o tal meteorito na terra (2034 parece) vai cair em cima da sede da JM :lol: :lol: :lol:

Abraço
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 15/1/2015 14:18

jevang2 Escreveu:Dentro da minha consciente ignorância e olhando para o gráfico diário abaixo, o titulo ainda não provou nada quanto à sua inversão de tendência, os próximos dias serão relevantes nesta matéria. Mas sem margem de dúvidas que poderá ser um excelente indicio. De realçar ainda que está aberto mais um "gap" nos 8,638€, o outro está lá em cima nos 11.655€.

Acredito que estes dois "gaps" poderão ser fechados ainda neste quadrimestre.

bons negócios!

Parece-me que vai cheio de força fechar um deles... um quadrimestre parece um quarto de hora na volatilidade dos mercados.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 15/1/2015 13:20

Para que não restem dúvidas, o que eu disse foi que uma das maiores quedas da JM ocorreu em 2000, no dia seguinte à apresentação de resultados decepcionantes, fruto da internacionalização da empresa para a Polónia. E o que tenho dito também é que foi essa internacionalização que permitiu, na década seguinte, que a JM fosse a estrela da Bolsa portuguesa, subindo mesmo quando a praça portuguesa estava em "Bear Markets".

Aqui ficam os gráficos.

Abraço,
Ulisses
Anexos
jm1.png
jm2.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 15/1/2015 2:57

Li-o há pouco tempo, pouco mais de 1 mês
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por RaposoTavares » 15/1/2015 1:13

Tens a certeza que o Ulisses disse isso?
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 15/1/2015 1:07

Aqui o site dava erro nos registos só consegui começar a participar a fevereiro 2014. O investimentos em accoes só os comecei a dezembro 2013, antes investi por ex em obrigacoes portuguesas ainda com desconto de 14% no preço.
E 1º investimento foi CTT, n encontras nada escrito por mim de pq investi nos CTT pq qdo o fiz n participava aqui. Mas já lia as teorias do electrocardiograma que nao saía do sitio nos CTT.
Leste na transversal, nao citei o q se disse aqui no forum em 2008, referi o que casas de investimento previam.
Eu sou daqueles que aprendem com a história, uma das melhores maneiras de aprender em investimentos é recordar previsoes erradas, e porque foram erradas. Acho muito salutar e principalmente pedagógico ir buscar as boas e as más previsoes.
Aqui na JM lembro-me por ex do que o Ulisses disse que por ex nos anos em que a JM investia na Polónia a cotação nao saia do sitio, e assim foi durante uns 4 ou 5 anos. E fez a analogia para a situação actual de investimento na Colombia. É uma análise que vai buscar história e nao tem nada de cansativo mas de pedagógico
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por RaposoTavares » 15/1/2015 0:57

JCCGOLD, olha lá, gostos não se discutem. Mas tu, com essa planta, deves ter um relacionamento conjugal difícil cum'ó caneco!
Porque é que não começas a dar as tuas opiniões com elegancia, a fundamentá-las no momento e depois deixas que a vida continue? É que isso assim faz de ti um bacano maçador e dá um ambiente 'crepitante' a quem, vamos dizer assim, convive com a tua personalidade excessivamente forte.
Noutros tópicos já te vi a massacrar foristas com coisas que eles disseram no tempo da minha avó torta. Isso é cansativo para quem lê e, atendendo à pesquisa que fazes, para ti.
Por exemplo, diz-me lá qual era a cotação que tu imaginavas para a JM em 2008?
Já não te lembras?
Pronto.
Mas lembras-te da opinião de um caramelo que disse uma coisa qualquer em 2008.
Vês? Isso já é obra...
Eu, por exemplo, achei que o PSI 20 ia parar aos 8000 pontos no início de 2014. Não foi. Mas como querias que alguém soubesse que o PSI20 passasse a PSI18 em poucos meses?
Tu sabias?
Aposto que não.
Vá, vai lá à tua vida... E agora não te ponhas para aí a falar em 'gajos típicos que acreditavam que o PSI chegava aos 8000 pontos'. Se fizeres isso, na próxima discussão familiar, terei que concordar com a tua mulher. Desculpa lá. mas tem de ser...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 15/1/2015 0:21

Raposo Tavares Escreveu:
jccgold Escreveu:Um dia destes para me divertir vou lá atrás ver quem andou a dizer que a JM estava nas últimas porque andava a oferecer carros


Sim, sim!... deve ser divertido à brava! Ui!...


Alguma dúvida que é divertido? Houve aí um livro de economia que li, que trazia as cotações do PSI20 em 2008 e as previsões de subida das casas de investimentos. Era tudo a subir. A Sonae industria e a PT então iam à estratosfera. É sempre divertido ir reler algumas coisas no caso principalmente daqueles que nos dizem que uma cotada que está a descer e a oferecer carros só pode significar que está para acabar
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por ricardmag » 14/1/2015 20:56

Depois de tudo que já foi dito, parece que a curto prazo será demasiado arriscado comprar e para médio/longo está a ficar a jeito (8,15€ <-> 8,50€).

Cumprimentos

JM-14012015.PNG
JM-14012015.PNG (37.18 KiB) Visualizado 6905 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jevang2 » 14/1/2015 20:53

Dentro da minha consciente ignorância e olhando para o gráfico diário abaixo, o titulo ainda não provou nada quanto à sua inversão de tendência, os próximos dias serão relevantes nesta matéria. Mas sem margem de dúvidas que poderá ser um excelente indicio. De realçar ainda que está aberto mais um "gap" nos 8,638€, o outro está lá em cima nos 11.655€.

Acredito que estes dois "gaps" poderão ser fechados ainda neste quadrimestre.

bons negócios!
Anexos
jm.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 342
Registado: 18/6/2011 10:54
Localização: 15

Jerónimo Martins a ficar com muito bom aspeto.

por RaposoTavares » 14/1/2015 20:10

comecoagostardoplantadajeronimomartins.JPG
A equacionar uma tomada de posição no título caso não baixe dos 8,35€ numa eventual e prevísivel queda nos próximos dias e no caso dos bacanos das supervisões tomarem mais poder e mais juízo. Já agora, não fazia mal que a mm90 se apressasse a seguir para a parte de baixo do gráfico.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por RaposoTavares » 14/1/2015 19:49

jccgold Escreveu:Um dia destes para me divertir vou lá atrás ver quem andou a dizer que a JM estava nas últimas porque andava a oferecer carros


Sim, sim!... deve ser divertido à brava! Ui!...
Editado pela última vez por RaposoTavares em 14/1/2015 20:59, num total de 3 vezes.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jccgold » 14/1/2015 17:56

É tudo típico. Um dia destes para me divertir vou lá atrás ver quem andou a dizer que a JM estava nas últimas porque andava a oferecer carros
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Artista Romeno » 14/1/2015 13:01

As vendas LFL da jeronimo martins na polonia parecem ter estabilizado, o que é positivo, mas resta saber a que preço e com que rentabilidade associada, num mercado em que os preços cairam 3,1% :oh: se foi sem cortar na margem mais otimo, mas cuidado pode não ter sido, a prova do algodão serão os resultados para se aferir como decorreu este estancar da hemorregia, sem mais dados a subida de hoje é claramente típica de uma acção que se fartou de levar no lombo :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5389
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

A nova locomotiva do PSI20?

por Optimiza » 14/1/2015 11:12

Jeronimoooooo,

Graças aos resultados e ao bias positivo (traduzido no spike da cotação e do volume, acima da MM20, MM50 e MM100), rompeu com 5 meses de canal, e a LTMP passou a ascendente.
Após a necessária consolidação acima dos 9€ (dias ou semanas), falta preencher o GAP UP dos 10€ / 11.50€.

nota - Conciliar bons fundamentais e bom posicionamento técnico tornou-se uma raridade no Psi20. Podemos ter aqui a locomotiva, para a médio prazo, retirar o Psi deste penoso bear market.
Jeronimoooo falta preencher gap dos 10 aos 11,5.gif
Jeronimoooo falta preencher gap dos 10 aos 11,5.gif (20.26 KiB) Visualizado 7352 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jevang2 » 14/1/2015 10:59

Esta noticia ajuda a compreender parte da variação em bolsa ...

"14-01-2015 07:39 - RPT-NOVA 1-Vendas J.Martins 2014 crescem 7,2 pct apesar deflação, 'outlook' robusto
(Repete notícia de ontem ao final da tarde) Por Daniel Alvarenga LISBOA, 14 Jan (Reuters)

As vendas do grupo Jerónimo Martins (JM) , dono do Pingo Doce em Portugal e da Biedronka na Polónia, tiveram uma subida homóloga superior ao previsto de 7,2 pct, apoiadas no aumento do parque de lojas e apesar da forte deflação de preços, anunciou a empresa, que está confiante quanto ao crescimento das vendas.

As vendas no ano passado fixaram-se nos 12.680 ME, batendo a média de estimativas dos analistas de 12.581 ME.

Contudo, as vendas 'like-for-like', ou seja, tendo em conta o mesmo parque de lojas em base comparável, contraíram 0,8 pct na Biedronka - líder do retalho alimentar na Polónia, e 0,9 pct no 'cash&carry' Recheio. O Pingo Doce, número dois do retalho em Portugal, registou um aumento de vendas 'like-for-like' de 0,5 pct.

No quatro trimestre de 2014, as vendas totais do grupo cresceram 6,9 pct para 3.347 ME, também superando os 3.249 ME estimados por aquele consenso.

"O foco estratégico em vendas permitiu à Biedronka e ao Pingo Doce aumentarem as suas vendas em volume, ajudando a mitigar os efeitos negativos da forte deflação alimentar observada na Polónia e em Portugal", referiu em comunicado. Na Polónia, entre Outubro e Dezembro de 2014, as vendas cresceram 0,3 pct, apesar de uma deflação interna de 3,1 pct.

A Biedronka abriu quase 200 novas lojas durante 2014, aumentando o seu parque para 2.587 lojas, enquanto em Portugal foram abertas quatro para totalizarem 380.

A Ara, a marca da retalhista no novo mercado da Colombia, e a Hebe, recente marca de parafarmácias na Polónia, contribuíram com 152 ME de vendas consolidadas da Jerónimo Martins em 2014.

A Ara abriu 50 lojas em 2014, terminando o ano com 86 localizações. As vendas da Ara, em 2014, atingiram 66 ME.

'OUTLOOK' ROBUSTO

A retalhista disse que a melhoria dos volumes na Biedronka no terceiro e quarto trimestres, o desempenho do Pingo Doce e a "resiliência" do Recheio são uma indicação positiva para o futuro.

"Levaram-nos a terminar o ano com posições de mercado ainda mais fortes em todas as nossas principais insígnias e a reforçar a nossa confiança na competitividade e robustez dos nossos negócios e nas suas perspectivas de crescimento", afirmou a empresa.

Segundo a JMT, todas as insígnias do grupo reforçaram as suas posições e quotas de mercado. Em Portugal conta com rivais como o Continente da Sonae , que é a líder do mercado, o Jumbo do grupo Auchan , o Lidl e o espanhol Dia .

"Todas as áreas de negócio apresentaram um crescimento dos volumes acima dos seus mercados, apesar dos desafios enfrentados, nomeadamente o nível de deflação alimentar muito acima do esperado nos mercados europeus", frisou a JMT.

A unidade polaca apresentou, em Novembro último, um ambicioso plano de crescimento, prevendo atingir vendas de 11.000 milhões de euros (ME) em 2017, estimando investir entre 700 e 800 ME.

Este novo 'target' de vendas é uma revisão em baixa face aos 12.000 ME previstos antes pela unidade polaca, mas surpreendeu pela positiva o mercado que apontava para uma meta inferior.

"Na Polónia, o sector do retalho alimentar manteve uma elevada intensidade promocional ao longo do ano, com os consumidores em permanente procura por preços mais baixos", adiantou a retalhista, num comunicado publicado no site da reguladora de mercado, CMVM.

Na Polónia, a Biedronka enfrenta a concorrência dos grandes 'players' europeus do sector do retalho.

Numa apresentação no Biedronka's Day em Varsóvia, em Novembro de 2014, a líder polaca no retalho alimentar anunciou que quer abrir no mínimo 300 novas lojas com um novo formato até 2017.

RESISTE DEFLAÇÃO PORTUGAL

Em Portugal, a JMT referiu que o ambiente competitivo "permaneceu desafiante, dominado pela actividade promocional".

A deflação alimentar deteriorou-se para -2,8 pct no terceiro trimestre de 2014, de -1,9 pct no primeiro trimestre, mas aliviou para -0,4 pct no quarto trimestre.

"Nesta envolvente difícil, o Pingo Doce continuou a investir com sucesso na sua estratégia promocional", referiu a empresa, frisando: "as vendas cresceram 1,7 pct, com um robusto desempenho 'like-for-like' de +1,2 pct, excluindo combustível, apesar da forte deflação".

As acções da Jerónimo Martins fecharam a disparar 5,95 pct para 8,638 euros. (Por Daniel Alvarenga e Patrícia Vicente Rua; Editado por Sérgio Gonçalves) ".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 342
Registado: 18/6/2011 10:54
Localização: 15

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jevang2 » 14/1/2015 10:07

Por mim poderia "esbardalhar" as linhas de resistência, mas parece um pouco sobreaquecida ... no entanto por mim pode continuar!!!
Anexos
jmt.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 342
Registado: 18/6/2011 10:54
Localização: 15

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por nuuuuno » 14/1/2015 9:50

jevang2 Escreveu:Alguém foi às compras!!!

POIS...assim...nao ha hipotse...passamos de suportes para resistencias...assim o R/R nao aguenta...
JM e motaengil...enfim...
 
Mensagens: 1230
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jevang2 » 14/1/2015 9:48

Alguém foi às compras!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 342
Registado: 18/6/2011 10:54
Localização: 15

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por pepe7 » 2/1/2015 17:08

Raposo Tavares Escreveu:Pepe, começa a parecer-me que não leste tudo o que escrevi...
Um bom ano.

Edit: Post Scriptum: Tratei-te por tu; nunca disse que se deve comprar uma ação por simpatia (bem ao contrário!); a JM Martins parece-me uma empresa mais transparente do que a média das empresas representadas no PSI (o BES nunca teve boas contas com os acionistas, lembro-me de ter chamado à atenção para isso 6 meses antes da hecatombe).


Olá Raposo Tavares,
Sim li, apenas que quis resumir à questão "Simpatizo com o papel", dei a minha opinião e tu explicaste-te relativo à expressão em si.
Desculpa tem razão, trataste-me por tu :oh: , aquela hora já da noite já "li" o que não na verdade não escreveste.
E eu não disse que disseste para "comprar uma ação por simpatia ", como é óbvio, apenas quis dizer que se torna perigoso pensar desse forma ("eu simpatizo, etc"), pois a cada um de nós pode cometer erros de entrada em activos que estão em "bear market" e tentar encontrar fundo, pelas "simpatias", "empresa transparente", etc), pois nunca sabemos o que vai acontecer e deixo como exemplo o BES. Quanto ao teres chamado a atenção do BES, acredito que o tenhas dito, mas não acompanhei os teus posts relativo tal.
Vamos lá ver como se vai comportar o JM nos próximos tempos e se activa o mini H&S, com rutura da Neckline.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1978
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por RaposoTavares » 2/1/2015 12:10

Pepe, começa a parecer-me que não leste tudo o que escrevi...
Um bom ano.

Edit: Post Scriptum: Tratei-te por tu; nunca disse que se deve comprar uma ação por simpatia (bem ao contrário!); a JM Martins parece-me uma empresa mais transparente do que a média das empresas representadas no PSI (o BES nunca teve boas contas com os acionistas, lembro-me de ter chamado à atenção para isso 6 meses antes da hecatombe).
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por pepe7 » 2/1/2015 2:23

Raposo Tavares Escreveu:Concordo em substancia com o que dizes.


Caro Raposo, podes tratar-me por tu :) , e cada um tem a sua opinião.

Raposo Tavares Escreveu: 'Simpatizo' com a Jerónimo porque é dos papéis que me parece que tem boas contas com os acionistas. O que, dado o que nos tem sido possível observar, já não é pouca coisa.


Quanto as contas, etc, por exemplo o BES há uns tempos atrás antes de rebentar a "bomba", pois até nem tinha pedido ajuda ao estado, era visto como um bom activo (bom banco), etc. E depois foi o que foi.
Até é curioso que um amigo meu, que não é muito de AT (tem apenas umas luzes, de suportes e resistências, que até já não é mau, mas que os respeita muito.), ele é mais de fundamentais e já leu uns livros, como "Ganhar em Bolsa", Fernando Braga de Matos , pensava assim sobre o BES, e entrou no "bull" do BES desde 2012, curioso pois ganhou bom dinheiro (mal ele sabia o que iria acontecer ao BES, do que achava " um dos melhores activo") e soube sair muito a tempo. olha se ele continuava a "simpatizar" o que lhe tinha acontecido...Só entra "esporadicamente", e neste momento está de fora no PSI18 e bem). Não sendo ele um sabedor de mercados, parece-me uma pessoa equilibrada, em especial na parte mental, ponderada, "fria" e com o pouco que sabe vai levando o barco a bom porto. Será sorte??? Não sei, o sei que é que não sendo "Expert" na matéria, tem conseguido ter sucesso. Bem isto foi um à parte :)

Raposo Tavares Escreveu:Quanto à questão prática: pois também me parece que a curto prazo pode ser interessante. Se se confirma a projeção e houver oportunidade para ganhar uns trocados.


Na pratica será interessante a rutura da Neckline, na decisão de se entrar, se correr bem óptimo, caso não corra de acordo com a análise, sai-se fora.Parece fácil, mas por vezes na pratica não o é, eis o grande problema.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1978
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por RaposoTavares » 2/1/2015 1:39

Concordo em substancia com o que dizes.

'Simpatizo' com a Jerónimo porque é dos papéis que me parece que tem boas contas com os acionistas. O que, dado o que nos tem sido possível observar, já não é pouca coisa.

Quanto à questão prática: pois também me parece que a curto prazo pode ser interessante. Se se confirma a projeção e houver oportunidade para ganhar uns trocados.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por pepe7 » 2/1/2015 1:33

Raposo Tavares Escreveu:Pepe, isto parece que está a melhorar para a Jerónimo. Simpatizo com o papel, e tudo...

Olá caro Raposo,
NA verdade o JM já melhorou desde novembro, não se trata de simpatizar ou não ( pois por pensar assim já tive dissabores nos mercados, felizmente hoje não penso assim, e espero nunca mais pensar assim...mas quando elas inverter a tendência, ai sim passo a "simpatizar", mas se correr mal, deixo outra vez "simpatizar" ), pois se começássemos a simpatizar nela neste Bear market era muito mau, e não devemos tentar descobrir fundos.De referir que não tenho nem nunca tive JM em carteira, mas com este possível mini H&S de fundo, caso seja activo na rutura da Neckline, ai sim pondero uma entrada, pois a projecção da mesma (target) é interessante :P. Vamos aguardar, até porque está bear tal como o PSI18.
Cumprimentos
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1978
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por RaposoTavares » 2/1/2015 0:47

Pepe, isto parece que está a melhorar para a Jerónimo. Simpatizo com o papel, e tudo...
De momento os meus riscos avisam-me para o longo prazo, já a minha intuição me avisa para os perigos da bolsa portuguesa: maus actores, casting manhoso, pouca supervisão, deficiente manutenção, agentes ávidos e pouco escrupulosos, público pouco exigente e, consequentemente, riscos redobrados de manipulação das audiências.
O PSIzito é, de facto, um filme muito, muito mau. Pode ser, cá está!... que a longo prazo também se verifiquem melhorias nas envolventes aos riscos traçados.
Infelizmente tenho fortes dúvidas a esse propósito. E também não é com os apelos do Papa Francisco à paz, ao amor, ao fim da corrupção e a uma maior fraternidade entre os homens que as coisas parecem melhorar. O pessoal, é mais é bolos... e barretes de campino.

jm.perspetiva.de.longo.prazo.1.jan.2014.JPG
A coisa parece querer melhorar para a JM. Para tomar uma posição longa talvez seja melhor esperar mais um pouco...
Anexos
jm.2015.janeiro.curtoprazo.JPG
Também me parece que no curto prazo a coisa parece querer melhorar. Pior são o médio e o longo prazo...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], OCTAMA, xeidafome e 128 visitantes