Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Eu sei....

por rasteiro » 4/3/2010 15:55

que á GURUS da bolsa, e eu ao pé de vocès, sou um Mosquito.
Mas tenho visto muitas análises, quer por gráficos, ou por outros métodos, que tém saido tudo ao contrário.
tenho visto muitas análises em acções com suportes de acções, e em que dão tudo furado.
É a quebra de suportes atrás de suportes.

Resumindo:
Se tudo corre bem, batemos palmas, se dá o contrário, porque o suporte era mais abaixo, e mais abaixo, enfim, cada um tém a sua maneira de ver o mercado, e contra isso nada.

Abraços

Ulisses Pereira Escreveu:rasteiro, esse é um dos mitos do mercado e há inúmeros estudos sobre isso. Aqui o nosso papel é mesmo desmistificar esses mitos.

Um abraço,
Ulisses

P.S. Quanto aos teus exemplos apresentados, poderia dar-te inúmeros exemplos ao contrário. Cada um escolhe os que quer. Por isso, é que os estudos genéricos e alargados têm outro valor.
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por Ulisses Pereira » 4/3/2010 15:50

rasteiro, esse é um dos mitos do mercado e há inúmeros estudos sobre isso. Aqui o nosso papel é mesmo desmistificar esses mitos.

Um abraço,
Ulisses

P.S. Quanto aos teus exemplos apresentados, poderia dar-te inúmeros exemplos ao contrário. Cada um escolhe os que quer. Por isso, é que os estudos genéricos e alargados têm outro valor.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Só para teres uma comparação...

por rasteiro » 4/3/2010 15:48

repara na subida de 14%, este ano na Altri, e a Portucel negativa em 4%
Para mim a Portucel é mais empresa que a Altri, tém um dividendo bom, mas o mercado não está a ser racional.
Isto sou eu que penso para mim, e por isso apostei na portucel e não na Altri.
É tudo uma questão de principio, eu penso assim, e como tenho acções em carteira para 6M a 1 ano, esta é uma delas.

mas cada um pensa da sua maneira, e assim age.

Abraços


Champignon Escreveu:Achas que as acções que não dão dividendos sobem sem nexo? é isso?
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Pois eu....

por rasteiro » 4/3/2010 15:42

não penso dessa maneira, e tenho-me dado muito bem.
Na minha carteira raro são as vezes que tenho uma acção em carteira que não tenha um bom dividendo
E se a tenho em carteira é por pouco tempo, e aproveitando as subidas ou descidas bruscas, para comprar ou vender no próprio dia ou no dia seguinte.

Abraços

Ulisses Pereira Escreveu:rasteiro, achar que as acções que dão mais dividendo devem subir mais do que as outras contraria toda a racionalidade económica.

Um abraço,
Ulisses
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por Ulisses Pereira » 4/3/2010 15:35

rasteiro, achar que as acções que dão mais dividendo devem subir mais do que as outras contraria toda a racionalidade económica.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Champignon » 4/3/2010 15:32

Achas que as acções que não dão dividendos sobem sem nexo? é isso?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

Muito parada....

por rasteiro » 4/3/2010 15:28

esta menina.
sempre vai dando para reforçar.
Os mercados a continuarem assim, positivos, não tardará muito ela vir para os 3.00€, novamente.
Daqui a pouco temos o dividendo á porta, e isto vai conserteza subir.
Prefiro investir em acções com um dividendo bom do que acções que sobem sem NEXO, e não dão dividendo nenhum.

Abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por Champignon » 3/3/2010 17:19

helderjsm Escreveu:
Champignon Escreveu:É o teu ponto de vista. Respeito.

Tal como respeito o teu e de todos. Acho que todos os argumentos são bem vindos. E não deixo de os tomar em consideração mesmo sendo contrários aos meus. Pelo contrário.

Champignon Escreveu:...correndo até o risco de serem negativas.

O risco há sempre por isso é que o mercado bolsista não é fácil. Caso contrário estariamos todos ricos ;)

Champignon Escreveu:Não te esqueças que ela sai do activo da empresa. É menos activo que a empresa tem, e essa mais valia só vais existir uma vez.
Se começar a ser processo habitual..a longo prazo o activo tenderá para zero. Não vejo isso como positivo.

Sim eu não me esqueci disso por isso fui ver a parte em que são contabilizados os activos e mesmo com a venda da Repower a Martifer subiu de um total de 1348,5 milhões de activo em 2008 para 1425,3 milhões em 2009.

Muito sinceramente não vi um único dado que tenha feito a empresa perder valor. Muito pelo contrário. Em minha opinião este decréscimo do valor da cotação é meramente especulativo.

Em relação às renováveis eu já fui um dos mais cépticos. Alias sempre acreditei mais que o futuro vai passar pela fusão a frio e/ou pelo hidrogénio. Mas são tecnologias que vão demorar a amuderecer e neste momento vejo uma grande tendência para as renováveis. O facto de haver muita oferta é porque também está a aparecer muita procura. E nos próximos 10 anos (pelo menos) penso que vai ser essa a tendência. Quanto às construções metálicas concordo contigo em tudo o que disseste.

Cumprimentos



Hélder quanto à questão do activo eu disse apenas a tese geral. Li o relatório apenas na diagonal. Se é como dizes ainda bem para a Martifer que aumentou o seu activo ao mesmo tempo que reduziu o passivo.

Quanto a perspectivas futuras cá estaremos para ver se vai ocorrer um cenário mais optimista como tu defendes, ou um, um pouco mais pessimista como eu antevejo para os sectores em que a Martifer actua.

Neste momento o sentimento geral, a julgar pela cotação e aspecto técnico, aponta mais para a minha visão.

Julgo que enquanto o mercado não "limpar" as más empresas das renováveis (e aí vamos ver de que lado da barricada está a Martifer), e o mercado da construção estiver estagnado, a Martifer não tem condições para uma grande subida.

Mas se a tua visão tiver certa (oxalá que sim), é uma empresa que irá a, longo prazo, reflectir os seus fundamentais (caso o cenário que defendes se verifique), e aí terás em mão uma empresa que valorizará bastante em relação aos valores actuais.

Cá estaremos para ver :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por helderjsm » 3/3/2010 14:10

Champignon Escreveu:É o teu ponto de vista. Respeito.

Tal como respeito o teu e de todos. Acho que todos os argumentos são bem vindos. E não deixo de os tomar em consideração mesmo sendo contrários aos meus. Pelo contrário.

Champignon Escreveu:...correndo até o risco de serem negativas.

O risco há sempre por isso é que o mercado bolsista não é fácil. Caso contrário estariamos todos ricos ;)

Champignon Escreveu:Não te esqueças que ela sai do activo da empresa. É menos activo que a empresa tem, e essa mais valia só vais existir uma vez.
Se começar a ser processo habitual..a longo prazo o activo tenderá para zero. Não vejo isso como positivo.

Sim eu não me esqueci disso por isso fui ver a parte em que são contabilizados os activos e mesmo com a venda da Repower a Martifer subiu de um total de 1348,5 milhões de activo em 2008 para 1425,3 milhões em 2009.

Muito sinceramente não vi um único dado que tenha feito a empresa perder valor. Muito pelo contrário. Em minha opinião este decréscimo do valor da cotação é meramente especulativo.

Em relação às renováveis eu já fui um dos mais cépticos. Alias sempre acreditei mais que o futuro vai passar pela fusão a frio e/ou pelo hidrogénio. Mas são tecnologias que vão demorar a amuderecer e neste momento vejo uma grande tendência para as renováveis. O facto de haver muita oferta é porque também está a aparecer muita procura. E nos próximos 10 anos (pelo menos) penso que vai ser essa a tendência. Quanto às construções metálicas concordo contigo em tudo o que disseste.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

Martifer mantém bom nível de actividade em Espanha

por Manuel Maria do Bocage » 3/3/2010 13:49

(3 de Março de 2010 às 04:00:45 por Ricardo Batista)

Martifer mantém bom nível de actividade em Espanha

A empresa portuguesa de construções metalomecânicas Martifer disse hoje “não sentir o efeito” do “proteccionismo” espanhol criticado segunda feira pela AICEP, mas considerou-o “normal em momentos de recessão”.

“Nós somos espanhóis, não sentimos esse efeito”, gracejou o presidente da Martifer, Jorge Martins, destacando que os 11 anos de operação da empresa portuguesa em Espanha não fazem dela “propriamente estrangeira” naquele país.

O empresário comentava assim as declarações do presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta, que segunda feira manifestou “particular preocupação” com a quebra superior a quatro mil milhões de euros registada desde Janeiro de 2009 nas exportações portuguesas para Espanha.

“Espanha é um grande mercado e ficaríamos muito desconfortáveis se esta crise [económica atual] tivesse como resposta um proteccionismo que não adianta nem a Espanha nem a Portugal”, disse Basílio Horta.

Para Jorge Martins, o recurso ao proteccionismo é, contudo, “normal em momentos de recessão” e regista-se “não só em Espanha, mas em todos os mercados”.

“Se calhar os portugueses fazem menos isso, mas é normal em todos os mercados isso acontecer”, sustentou, embora admitindo que “não é esse o caminho numa União Europeia em que quer uma livre circulação de pessoas e bens”.

De acordo com o presidente da Martifer, a actividade do grupo em Espanha – onde conquistou uma posição de liderança na construção metálica e está ainda presente na construção e operação de parques solares fotovoltaicos, através da Martifer Solar Espanha e da Martifer Renewables – “tem obviamente altos e baixos, mas mantém-se com bom nível”.

“O solar teve uma baixa forte em 2009, mas agora vai retomar”, disse.

Depois de ter assegurado obras “de especial complexidade” em Espanha, como o aeroporto de Málaga, a Torre Zerozero, em Barcelona, e o complexo desportivo Caja Mágica, em Madrid, o grupo Martifer obtinha já, em 2008, 16 por cento dos seus proveitos consolidados em Espanha."

FONTE:
http://www.construir.pt/2010/03/03/mart ... m-espanha/
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:49
Localização: Aveiro

por Champignon » 3/3/2010 13:08

Olá bom dia, não sou o Champignon mas posso arriscar a dar uma resposta que vá de encontro aquilo que ele disse e quis dizer relativamente às contas da Martifer (se estiver errado ele que me corrija)...

Aquilo que ele quis frisar nas contas da Martifer, mais concretamente no que respeita à mais valia obtida n avenda da RE é que a mesma empolou de certa forma (bastante) os resultados.....isso é negativo????? Claro que não, ninguém disse isso, mas é preocupante????? De certa forma sim e porquê????? Porque essa mais valia advém de algo extra actividade, ou seja, a actividade da Martifer não é a de compra e venda de participações sociais, portanto a probabilidade de este ano acontecer algo parecido não é muito grande, nem será esse o primeiro objectivo da empresa, portanto, se a empresa mantiver este ano os níveis de actividade operacional, a probabilidade é de obter prejuízos operacionais, ficando depois dependente das actividades extraordinárias para obtenção ou não de lucro.....achas isso positivo???? Uma empresa depender da sua actividade extraordinária para obter lucro????

Atenção não estou a dizer que isso vai acontecer, apenas me limito a analisar os números que estão no relatório e convém não esquecer que no relatório já se foi dizendo que se prevê uma quebra na actividade (acho que é mais ou menos isto)....

P.S. Entretanto em termos técnicos (se é que isso vale alguma coisa na Martifer) a acção bateu no fundo do canal descendente do gráfico semanal que tinha deixado mais lá para trás.....

Espero ter ajudado...

Cmpts
DS


Dansousa é exactamente isso que queria dizer.

E julgo não ser o único a pensar assim...se não a cotação não estaria onde está, ou seja, em mínimos.


Antes de mais. Sim a venda da Repower foi a primeira coisa que me saltou à vista ao olhar para o relatório de contas.

No entanto há que não esquecer:
- "Redução da Dívida Líquida para 444.5 milhões de euros, um decréscimo de 40.9 milhões de euros".
De onde veio este dinheiro que reduziu a dívida? Apenas 15 milhões saíram do fundo de maneio (para esse efeito). Para além disso a Martifer está a produzir menos dívida.

- "Proveitos Operacionais consolidados ascenderam a 606.1 milhões de euros". Em ambiente de recessão estes valores parecem-me muito bons.

- "O processo de redução do interesse económico na Prio continua a decorrer". Ou seja se eliminarmos os factores de prejuízo ficamos com mais lucros. certo? Para além de que a empresa obtem mais dinheiro com a venda.

- A nota de análise do BCP especula: "previsão de queda das receitas da unidade de sistemas energéticos eólicos, que pode ficar 40% a 50% abaixo da registada em 2009". Ora eu não sei fazer contas muito bem mas como é que as receitas eólicas podem ficar abaixo quando a Martifer ao longo do ano foi ganhando tantos contractos de construção de parques eólicos (tendo chamado a lotaria ao do brasil)?

É preciso ainda notar que só na área de construções metálicas a carteira de encomendas é já de 270 milhões. E a exposição ao mercado ibérico é cada vez menor.

E para finalizar quando dizem que a venda da Repower não faz parte do negócio da Martifer vou ter que discordar. A venda de activos e imobilizado fazem sempre parte dos negócios de uma empresa. E as empresas compram e vendem conforme acham vantajoso de forma a aumentar os lucros. Para 2010 a Martifer propõe-se a vender mais imobilizado. Li algures que pelo menos 50 milhões de euros em imobilizado, infelizmente não encontro a fonte.



É o teu ponto de vista. Respeito.

Mas aqui só te quero alertar para outro facto.

Vendas maiores não é sinónimo de lucros maiores.
Isto porque, tal como expliquei no meu post sobre as perspectivas que tenho sobre as empresas ligadas a renováveis, as margens vão descer imenso nos próximos anos...correndo até o risco de serem negativas.

Quanto ao facto de considerares a venda como um acto normal da actividade da empresa, mais uma vez é a tua visão. A minha é outra.

Não te esqueças que ela sai do activo da empresa. É menos activo que a empresa tem, e essa mais valia só vais existir uma vez.
Se começar a ser processo habitual..a longo prazo o activo tenderá para zero. Não vejo isso como positivo.

Quanto à PRIO:
Se dá prejuízos e não é atractiva...terá um valor baixo. Não deve ser fácil geral uma mais valia nesse ponto.
Mas assumindo que a martifer faz bem nessa alienação, estamos a partir do princípio que todos os outros negócios são lucrativos.

Mas, e relembro que é apenas a minha visão, admito que o negócio das renováveis irá dar prejuízos no futuro devido à competitividade. Apenas uma grande alteração nos preços da energia "convencional" me faria mudar esta visão.

O que mais realmente me agrada na Martifer, além da sua intercionalização ( e isto é válido para todos os sectores de negócios), é a sua contrução metálica. Aqui eles são realmente bons. Tem um cota de mercado impressionante. Se bem, sei estão entre as melhores 5 empresas mundiais neste área.
Mas também vejo esse sector ,não por culpa da Martifer como é óbvio,muito estagnado e sem grandes perspectivas para os próximos tempos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

Martifer terminou com sucesso teste 220Km/h!

por Manuel Maria do Bocage » 3/3/2010 12:02

(03 Marzo 2010)

"Il gruppo portoghese Martifer Solar ha completato con successo i test applicati alla sua ultima soluzione di montaggio per impianti fotovoltaici su tetto. La fase dei test si è svolta durante il mese di gennaio e parte del mese di febbraio presso l’Istituto Von Karman di Bruxelles, creato nel 1956 in Belgio. Infatti il centro dispone di alcune delle gallerie del vento più avanzate e meglio attrezzate del mondo per la ricerca e gli esperimenti in aerodinamica.

Resistente al vento
Obiettivo dei test era verificare la risposta della struttura fotovoltaica all’azione estrema del vento, riproducendo in laboratorio il suo effetto sulla copertura del tetto. Dopo decine di test nelle situazioni più diverse e avverse, si è potuto concludere che il prodotto aveva superato i test della galleria del vento senza compromettere la sua produttività e senza danni, resistendo ad oltre 220 km/h.

La particolarità del nuovo sistema risiede nella modalità di installazione su tetto, che non richiede alcuna perforazione, ma agisce esclusivamente per azione gravitazionale: le strutture non poggiano direttamente sul tetto, bensì su blocchi di ancoraggio incollati alla superficie. La stabilità di questo prodotto assicura l'ottimizzazione tra il suo peso e la sua forma aerodinamica.


FONTE:
http://www.casaeclima.com/index.php?opt ... Itemid=130
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:49
Localização: Aveiro

Possibilidade de novos negócios para a Martifer...

por Manuel Maria do Bocage » 3/3/2010 11:57

Leilão de eólica deverá ter prazo estendido
Texto publicado em 03 de Março de 2010 - 07h05

"(...)Teremos o nosso projeto de eólica no leilão e abriremos uma nova chamada para encontrar parceiros. Pode ser novamente a Martifer ou outro investidor", discorre o superintendente de projetos e construção de geração da Chesf, Rui Barbosa.(...)"


Já a CPFL, que saiu do leilão de dezembro com 188MW, admite estar estudando projetos não só no ramo de eólica, mas também em biomassa e PCHs. Segundo estimativa do presidente da holding, Wilson Ferreira, devem ser contratados entre 400MW e 500MW médios, contra os 783MW médios do certame exclusivamente eólico. "Temos uma possibilidade real de competição de três fontes com preços semelhantes ao das eólicas [R$ 148 o MWh em média] e então faz parte da nossa estratégia de crescimento em geração de energia", avalia.

Além de idealizarem os leilões, a fonte alternativa tem sido pauta constante do setor no País. A CPFL destinará R$ 1,4 bilhão na construção de usinas até 2014, entre elas, três a biomassa e sete parques eólicos que venceram o certame do ano passado.

FONTE:
http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=28011
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:49
Localização: Aveiro

Re: Irmãos Martins continuam a acreditar!...

por PequenoInvest » 3/3/2010 11:56

nunesteixeira Escreveu:Irmãos Martins continuam a acreditar!


E eu continuo a perguntar quais as vantagens e desvantagens dessas compras.
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

Re: Irmãos Martins continuam a acreditar!...

por helderjsm » 3/3/2010 11:54

nunesteixeira Escreveu:Irmãos Martins continuam a acreditar!

(3/3/2010)

"IM SGPS reforça para 41,62% da Martifer

Construções metálicas A I'M SGPS comprou 25 mil acções da Martifer(...)"

Com esta transacção, a I'M SGPS passou a ser titular de 41 620,473 acções do grupo. "

FONTE:
http://dn.sapo.pt/inicio/economia/inter ... id=1509259


Já avançaram com essa notícia ontem. ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

Re: Irmãos Martins continuam a acreditar!...

por Dansousa » 3/3/2010 11:53

nunesteixeira Escreveu:Irmãos Martins continuam a acreditar!


Também era melhor........se eles não acreditassem..............

Cmpts :wink:
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

Irmãos Martins continuam a acreditar!...

por Manuel Maria do Bocage » 3/3/2010 11:50

Irmãos Martins continuam a acreditar!

(3/3/2010)

"IM SGPS reforça para 41,62% da Martifer

Construções metálicas A I'M SGPS comprou 25 mil acções da Martifer(...)"

Com esta transacção, a I'M SGPS passou a ser titular de 41 620,473 acções do grupo. "

FONTE:
http://dn.sapo.pt/inicio/economia/inter ... id=1509259
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:49
Localização: Aveiro

Descer target com argumento "leitura dificil"?! Co

por Manuel Maria do Bocage » 3/3/2010 11:41

Ora aí está uma boa análise! Parabéns pela visão!
Descer target apenas com o argumento "leitura dificil"?! Competência de "leitura" e análise precisam-se!

helderjsm Escreveu:
Champignon Escreveu:E quais são os teus argumentos para o longo prazo helderjsm?

Sem ser a esperança...claro está :mrgreen:


Acho que já os citei aqui várias vezes. Mas em geral o que mais me convence na Martifer:
- O facto de apresentar cada vez mais lucros e ter um património cada vez mais elevado.
- PER baixíssimo (que apesar de não ser comparável com os outros anos, os lucros têm aumentado e é isso que se espera continuar)
- A PRIO que é o que tem dado mais prejuízos à Martifer deve ser vendida ainda este semestre.
- Aposta nas renováveis que apesar de ser uma área muito preenchida é também uma área da moda e que nos próximos 20 anos deve ser muito falada e que já está a trazer imensos benefícios fiscais por parte dos governos.
- Grande capacidade desta empresa em fazer novos contractos.
- Para 2010 tem imensos projectos a terminar.
- Incompetência dos analistas em acertar seja no que for. E portanto o target é meramente especulativo e o mercado não vai em cantigas.
- Recuperação económica está a encarecer de novo os materiais que trouxeram algum prejuízo à Martifer em 2009.

Neste momento são alguns dos pontos que me fazem acreditar na Martifer. De qualquer forma também estou consciente dos negativos que também não são poucos. Embora no geral discordo de muito do que li na nota de análise do BCP. E descerem o target apenas baseado em argumentos como "dificil leitura" (penso eu que era assim que dizia lá) dá que pensar da competência destes analistas. Já afirmei e volto a reafirmar que os analistas apenas apontam targets baseando-se muito em reacções de mercado e não de fundamentais.

Cumprimentos
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:49
Localização: Aveiro

por helderjsm » 3/3/2010 11:39

BTW só mais uma coisa que não entendo. Como é que o BCP tem tanta disparidade de price Targets. Em 2009 chegou a ser de 5€ se não me engano. Depois do selloff decidiram que o target era de 4,15€ (já não me lembro ao certo) e agora passou para 3,50€??? Mudaram de analistas ou de ideias?

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

Martiferizados

por Manuel Maria do Bocage » 3/3/2010 11:36

Ficha de inscrição devidamente preenchida, entregue! lol

Gtony84 Escreveu:
Champignon Escreveu:E quais são os teus argumentos para o longo prazo helderjsm?

Sem ser a esperança...claro está :mrgreen:




A Fé pode ser considerado um argumento valido? :lol: :lol: :lol:

Ps: Pessoal, como é?? Quando é que marcamos uma manifestação dos "Martiferizados" á porta da Martifer?

(Martiferizados: Associação dos entalados na Martifer)


Criterios de entrada na associação:

- Ter Martifer com preço Médio acima de 3.40€
- Estar chateado com os manos Martins.
- Sentir-se enganado com as perspectivas criadas em volta da Martifer.
- Revoltado com o dividendo proposto de 0.10€ por acção.

:lol: :lol:

Aceitam-se inscrições :lol: :lol:

Cumprimentos
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:49
Localização: Aveiro

por Dansousa » 3/3/2010 11:22

helderjsm Escreveu:E para finalizar quando dizem que a venda da Repower não faz parte do negócio da Martifer vou ter que discordar. A venda de activos e imobilizado fazem sempre parte dos negócios de uma empresa. E as empresas compram e vendem conforme acham vantajoso de forma a aumentar os lucros. Para 2010 a Martifer propõe-se a vender mais imobilizado. Li algures que pelo menos 50 milhões de euros em imobilizado, infelizmente não encontro a fonte.


Claro que faz parte do negocio, não faz é parte do negocio operacional...

Se eu vendo carros (como actividade profissional) e num determinado ano decidi vender a minha casa, não deixei de fazer negocio, não foi mas é na minha área de actividade....mas nem por isso deixou de ser negocio....

Cmpts
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por helderjsm » 3/3/2010 11:18

Só mais uma coisa. Ainda não percebi de onde vem o dinheiro para os novos projectos e respectivas fábricas que estão a ser construídos. Das duas uma ou são adicionados à dívida (que por sua vez reduziu durante o ano de 2009) ou são descontados nos lucros (o que seria excelente).

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por helderjsm » 3/3/2010 11:15

Antes de mais. Sim a venda da Repower foi a primeira coisa que me saltou à vista ao olhar para o relatório de contas.

No entanto há que não esquecer:
- "Redução da Dívida Líquida para 444.5 milhões de euros, um decréscimo de 40.9 milhões de euros".
De onde veio este dinheiro que reduziu a dívida? Apenas 15 milhões saíram do fundo de maneio (para esse efeito). Para além disso a Martifer está a produzir menos dívida.

- "Proveitos Operacionais consolidados ascenderam a 606.1 milhões de euros". Em ambiente de recessão estes valores parecem-me muito bons.

- "O processo de redução do interesse económico na Prio continua a decorrer". Ou seja se eliminarmos os factores de prejuízo ficamos com mais lucros. certo? Para além de que a empresa obtem mais dinheiro com a venda.

- A nota de análise do BCP especula: "previsão de queda das receitas da unidade de sistemas energéticos eólicos, que pode ficar 40% a 50% abaixo da registada em 2009". Ora eu não sei fazer contas muito bem mas como é que as receitas eólicas podem ficar abaixo quando a Martifer ao longo do ano foi ganhando tantos contractos de construção de parques eólicos (tendo chamado a lotaria ao do brasil)?

É preciso ainda notar que só na área de construções metálicas a carteira de encomendas é já de 270 milhões. E a exposição ao mercado ibérico é cada vez menor.

E para finalizar quando dizem que a venda da Repower não faz parte do negócio da Martifer vou ter que discordar. A venda de activos e imobilizado fazem sempre parte dos negócios de uma empresa. E as empresas compram e vendem conforme acham vantajoso de forma a aumentar os lucros. Para 2010 a Martifer propõe-se a vender mais imobilizado. Li algures que pelo menos 50 milhões de euros em imobilizado, infelizmente não encontro a fonte.
Editado pela última vez por helderjsm em 3/3/2010 11:26, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por Dansousa » 3/3/2010 10:37

Mac123 Escreveu:
Champignon Escreveu:
O Resultado Líquido atingiu um valor recorde de 100.2 milhões.


Acho isto mais uma vez um falta de respeito para com o accionista pois só lá para o meio do relatório, e quase perdido, encontramos isto...



Champignon Escreveu:
Conclusão da venda da participação detida na Repower System
mais-valia de 160.9 milhões de euros em 2009


Ou seja se bem estou a ver em 2009 sem receitas extraordinárias teríamos...60.7 Milhões de prejuízo.

Isto é apenas um alerta.


Ola boa noite

Falando da Repower System, que parece que caiu do ceu e que a Martifer fez mais-valias de 160 milhões, ou seja um negocio rentavel, parece que não conta para uma empresa que presta contas no final do ano :?: :?: :?:. Não houve uma compra antes?

Eu sou vendedor de carros mas tenho uma casa da empresa para vender, faço um bom negocio na venda da casa que no final até me dá uma boa mais-valia e ainda sou prejudicado por isso :?: :?: :?: Parece que sim...

Para mim acho que e a Martifer deu bastantes lucros, mas os entendidos é que sabem... ou não.

Se não são os lucros que a empresa dá então é o quê :?: :?: :?:

E mais ainda está para vir...

Um abraço e BN


Olá bom dia, não sou o Champignon mas posso arriscar a dar uma resposta que vá de encontro aquilo que ele disse e quis dizer relativamente às contas da Martifer (se estiver errado ele que me corrija)...

Aquilo que ele quis frisar nas contas da Martifer, mais concretamente no que respeita à mais valia obtida n avenda da RE é que a mesma empolou de certa forma (bastante) os resultados.....isso é negativo????? Claro que não, ninguém disse isso, mas é preocupante????? De certa forma sim e porquê????? Porque essa mais valia advém de algo extra actividade, ou seja, a actividade da Martifer não é a de compra e venda de participações sociais, portanto a probabilidade de este ano acontecer algo parecido não é muito grande, nem será esse o primeiro objectivo da empresa, portanto, se a empresa mantiver este ano os níveis de actividade operacional, a probabilidade é de obter prejuízos operacionais, ficando depois dependente das actividades extraordinárias para obtenção ou não de lucro.....achas isso positivo???? Uma empresa depender da sua actividade extraordinária para obter lucro????

Atenção não estou a dizer que isso vai acontecer, apenas me limito a analisar os números que estão no relatório e convém não esquecer que no relatório já se foi dizendo que se prevê uma quebra na actividade (acho que é mais ou menos isto)....

P.S. Entretanto em termos técnicos (se é que isso vale alguma coisa na Martifer) a acção bateu no fundo do canal descendente do gráfico semanal que tinha deixado mais lá para trás.....

Espero ter ajudado...

Cmpts
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por 1_Mac_3 » 3/3/2010 5:24

O Resultado Líquido atingiu um valor recorde de 100.2 milhões.



Acho isto mais uma vez um falta de respeito para com o accionista pois só lá para o meio do relatório, e quase perdido, encontramos isto...

Conclusão da venda da participação detida na Repower System
mais-valia de 160.9 milhões de euros em 2009


Ou seja se bem estou a ver em 2009 sem receitas extraordinárias teríamos...60.7 Milhões de prejuízo.

Isto é apenas um alerta.[/quote]

Ola boa noite

Falando da Repower System, que parece que caiu do ceu e que a Martifer fez mais-valias de 160 milhões, ou seja um negocio rentavel, parece que não conta para uma empresa que presta contas no final do ano :?: :?: :?:. Não houve uma compra antes?

Eu sou vendedor de carros mas tenho uma casa da empresa para vender, faço um bom negocio na venda da casa que no final até me dá uma boa mais-valia e ainda sou prejudicado por isso :?: :?: :?: Parece que sim...

Para mim acho que e a Martifer deu bastantes lucros, mas os entendidos é que sabem... ou não.

Se não são os lucros que a empresa dá então é o quê :?: :?: :?:

E mais ainda está para vir...

Um abraço e BN
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, malakas, Manchini888, Santanderes, Sergio_tpg e 84 visitantes