Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dividendos que pagam mais de 5%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por niceboy » 4/10/2024 14:16

Acho que vai mudar qq coisa a partir de 2027, alguma simplificação.
Não devia haver dupla tributação na UE.

Sim agora é tudo mt burocrático. O pequeno investidor andar a fazer pedidos às autoridades tributárias estrangeira.
Há empresas em que o seu negócio é esse, mas só compensa para institucionais.

E mesmo declarando no anexo J, apenas uma pequena parte é devolvida.
Até já ando confuso sobre que parte da dupla tributação devolvem. Nos casos de corretora portuguesa com retenção no estrangeiro (ex a 19% ou 25%) e a retenção em PT a 28%.

Pois, sempre que pedi o comprovativo, e já foram dezenas, ficam sempre sem saber o que é. Até já anexo exemplos de outras empresas para eles saberem do que se trata.
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: 13

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por peterteam2 » 4/10/2024 10:39

niceboy Escreveu:https://taofinance.pt/declare-metade-dividendos-diretiva-2011-96-ue/





Numa União Europeia que defende tanto a ideia do Mercado Único a dupla tributação é uma vergonha. É uma verdadeira extorsão a que os políticos não põem fim porque não querem. As burocracias criadas pela legislação destinam-se a fazer os pequenos investidores desistirem e suportarem a carga fiscal abusiva.

Enquanto isso os grandes investidores com gabinetes jurídicos preparados para fazer face à burocracia beneficiam do regime legal feito à medida para eles.

As próprias empresas que têm sites dedicados às relações com investidores deviam ter a declaração de conformidade com a Directiva publicadas on-line.
 
Mensagens: 404
Registado: 4/3/2019 20:39

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por niceboy » 4/10/2024 9:48

 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: 13

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por IX Hispana » 3/10/2024 23:30

Ferreiratrade Escreveu:
IX Hispana Escreveu:Para quem quer dividendos, para quê estar com tantos problemas de dupla tributação quando temos empresas no psi que dão dividendos consistentes 5-10%?



Ainda há a hipótese de metade não ser tributado, o que é uma vantagem fiscal bastante relevante para quem é investidor de dividendos nacionais.


Como é que é isso? :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 228
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por Ferreiratrade » 2/10/2024 18:47

IX Hispana Escreveu:Para quem quer dividendos, para quê estar com tantos problemas de dupla tributação quando temos empresas no psi que dão dividendos consistentes 5-10%?



Ainda há a hipótese de metade não ser tributado, o que é uma vantagem fiscal bastante relevante para quem é investidor de dividendos nacionais.
 
Mensagens: 31
Registado: 4/11/2019 21:29

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por PXYC » 2/10/2024 18:35

Das empresas portuguesas dividendeiras que tenho, a única que não tem compensado grande coisa foi a REN.
EDP, NOS e NAVIGATOR com bons retornos (incluindo dividendos)!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 587
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por IX Hispana » 30/9/2024 9:39

Regra geral as empresas que dao grandes dividendos 5-10% têm preços mais ou menos estaveis. Aqui e nos usa. Verizon chevron ford pfizer dow etc se fores ver o grafico a 1 ano e a 5 anos têm variações de 10 ou 20% algumas para cima outras até para baixo. Nao sao growth stocks, que sobem 100%.. nao podes comparad alhos com bogalhos.

no fundo é igual as acções com bons dividendos em Pt, ren nos nvg sonae etc.

Se fizeres um gráfico incluindo dividendos compounding dessas accoes portuguesas ficarias com uma valorização totalmente diferente, ver por exemplo a Nos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 228
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por jopsilveira » 29/9/2024 16:48

IX Hispana Escreveu:Para quem quer dividendos, para quê estar com tantos problemas de dupla tributação quando temos empresas no psi que dão dividendos consistentes 5-10%?


Porque a cotação na trampa da bolsa nacional não evolui comparativamente com o US !!
 
Mensagens: 327
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por rg7803 » 29/9/2024 13:48

IX Hispana Escreveu:Para quem quer dividendos, para quê estar com tantos problemas de dupla tributação quando temos empresas no psi que dão dividendos consistentes 5-10%?


Possivelmente porque essas empresas daqui a 5/10 anos estão no mesmo patamar que hoje.
O que evoluiu a Navigator, ou mesmo a REN em 10 anos?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4223
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por IX Hispana » 29/9/2024 13:38

Para quem quer dividendos, para quê estar com tantos problemas de dupla tributação quando temos empresas no psi que dão dividendos consistentes 5-10%?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 228
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por Youmeu » 28/9/2024 18:30

Pois, no entanto o que me parece que esteja a acontecer é receber um crédito fiscal na percentagem do montante do acordo de dupla tributação.

Ou seja, não tem em consideração se na origem fui retido de acordo com o acordo ou acima do mesmo. Talvez alguém que tenha sido retido na fonte acima do acordo consiga confirmar.

No meu caso, em relação ao que tinha de dividendos no EUA parece-me mesmo que não tiveram em conta o facto da corretora não disponibilizar o W8-BENE (recebi 15% e não 30%, mas tbm posso ter visto mal)

Este ano já vou confirmar melhor… Pelo menos já sei que nos dividendos que recebi da Alemanha e Holanda fui também retido na fonte a 30% (ou algo muito próximo disso) apesar do acordo remeter respetivamente para 15% e 10%.

Já é apenas a minha opinião, mas até acho que para reaver este excesso nem compete a Portugal mas à autoridade da fonte. Parece-me que Portugal apenas dá crédito na proporção do que deveria ser tributado na fonte nos termos do acordo. Isto com base no que deduzi da futura diretiva da UE que visa colmatar isto a partir de 2027.
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 464
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por MPCapital » 28/9/2024 15:08

Youmeu Escreveu:Estou aqui a pensar e posso ter feito alguma confusão.

Será que o crédito fiscal corresponde sempre ao valor do acordo de dupla tributação? E se eu for retido mais do que esse montante no estrangeiro o estado não compense a diferença?

.


Se o investimento é num país como os EUA com acordo com PT para evitar dupla tributação, nunca vais ser duplamente tributado pelo mesmo rendimento se fizeres bem a declaração de IRS. Se na origem a tua dedução foi de 30% e em PT te deduziram 28% adicionais, quando declarares os dividendos no IRS o sistema da AT lança um crédito fiscal pela diferença. Vale a pena estares num broker que possa reduzir para 15% essa dedução na origem, que depois é transformado num crédito de 15% (p.p.) junto dos 28% de PT. No final é como se te cobrassem 15% nos EUA e 13% em PT.
 
Mensagens: 203
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por Youmeu » 27/9/2024 4:38

Por falar nisto encontrei um link interessante do site da Comissão Europeia (de 19/06/2023) sobre o que poderá estar para vir nesta frente:

“Fair and simple taxation: better withholding tax procedures will boost cross-border investment and help fight tax abuse”: https://ec.europa.eu/commission/pressco ... ip_23_3301

Supostamente pretendem que entre em vigor a partir de 01/01/2027. Mas sendo uma proposta de diretiva, fica a falta sair a diretiva e depois a transposição para cada país.

Mas uma coisa não há dúvida, é uma passo no caminho certo para mais integração na UE.
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 464
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por Youmeu » 27/9/2024 4:10

Estou aqui a pensar e posso ter feito alguma confusão.

Será que o crédito fiscal corresponde sempre ao valor do acordo de dupla tributação? E se eu for retido mais do que esse montante no estrangeiro o estado não compense a diferença?

Assumindo por exemplo um caso de acordo dupla tributação de 10% mas que não sei porquê fui retido na fonte a 30%. Qual vai ser o crédito fiscal que posso esperar se o imposto bruto for 100 e já me levaram 58=30+28:
- 10 porque é o valor do acordo de dupla tributação que deveria pagar no estrangeiro (cabe tentar que reduzam o que reteram na fonte)
- 20 porque é a diferença do que me retratam no estrangeiro face ao que eu deveria pagar (Portugal vê sempre 28%)
- 30 porque vão ter em conta que paguei 20 a mais na fonte e os 10 que pago na fora é reduzido ao que deveria pagar em Portugal

É que eu este ano vou receber ações nos EUA, Alemanha e Holanda e nos 3 fui tributado na fonte acima do montante de dupla tributação. Se for como na opção do crédito de 10 e tiver de fazer declarações e enviar a cada autoridade tributária algo para reaver o que tributaram a mais é uma trabalheira. E quanto à corretora ter deixado de disponibilizar o W8-BENE tbm a tornaria menos competitiva, uma vez que não estaria a reaver o que me tributaram a mais sem preencher papelada adicional todos os anos…

Obrigado por toda a passagem de conhecimento neste tema.
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 464
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por Youmeu » 27/9/2024 0:55

aaugustob69 Escreveu:Nos dividendos de acoes usa nas minhas corretoras são retidos apenas 15 por cento de imposto...e depois pago os restantes 13 cá...

A retenção dos 15% no eua ou retenção dos 30% + crédito de 15% no final do ano está associado com o protocolo W8-BENE.

Agora de certeza que só pagas os restantes 13% cá e não os restantes 28%?? Gostava mesmo receber mais inputs sobre este tema. :pray:

É que após a retenção na fonte de 30% (uma vez que não me disponibiliza o W8-BENE) a minha corretora está-me a fazer retenção adicional de +28% cá e quando me preenche os anexos do IRS tbm remete para 28% em PT e não o remanescente em falta para os 28% após a taxa do tax tretaty.

Eu validei o que recebi do tax credit da dupla tributação e parecia-me só corresponder ao decréscimo da retenção na fonte em 15%. Pelo que dizes deveria ter recebido o dobro (dado o que me foi retido)…

No entanto, quando falei com a minha corretora eles disseram-me que o W8-BENE só reduzia a retenção na fonte e evitava a necessidade de acerto, mas que independente disso estávamos sujeitos a 28% em Portugal… :-k será que o que me disseram não é totalmente verdade?

Agradecia que me ajudassem a perceber qual dos entendimentos está correto. Obrigado
Editado pela última vez por Youmeu em 27/9/2024 4:13, num total de 1 vez.
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 464
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por aaugustob69 » 26/9/2024 18:54

Nos dividendos de acoes usa nas minhas corretoras são retidos apenas 15 por cento de imposto...e depois pago os restantes 13 cá...
 
Mensagens: 2
Registado: 27/6/2024 18:36

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por tami » 26/9/2024 14:10

As unicas empresas de quem recebo dividendos são mota-engil, semapa e ibersol. Em relação às americanas, tenho 1 ou 2 que pagam dividendos, mas com taxa inferior a 1% que não aquece nem arrefece - por causa dessa questão fiscal, o pagamento de dividendos é um dos primeiros filtros a aplicar quando procuro novas empresas para investir.
 
Mensagens: 391
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por Youmeu » 26/9/2024 14:06

Goya777 Escreveu:
niceboy Escreveu:Através de banco nacional. Dividendos estrangeiros. Há retenção na fonte estrangeiro. Há segunda retenção em PT.
Ao englobar, no anexo J, devolvem parte do retido no estrangeiro.
Aparece na demonstração de liquidação, na segunda página no quadro de detalhe de abatimentos à coleta, como crédito de imposto.


Tens claro quanto devolvem?

Se fora paga 15% e em PT outros 28%, quanto é o credito? 15%?


Boas,

Este ano pela primeira vez entrei no tema dos impostos sobre os dividendos mais a sério, sendo este o melhor sítio que encontrei para expor a minha frustração.

Nas acções e etfs que tenho nos Estados Unidos o que aconteceu foi conforme o exemplo infra:
- 100 dividendos bruto;
- 30 retido na fonte (eua)
- 28 Portugal
Eu fico com 42 (eles com 58) e no final do ano recebi um crédito de 15, o que depende do double tax treaty com cada país. Ou seja, a taxa de imposto acabou por ser de 43%…

Isto a ser assim, investir em empresas no estrangeiro por causa dos dividendos é por e simplesmente uma doideira. :-" Pensava que Portugal tbm cedia em parte com os double tax treaty mas parece-me não…

Ser taxado a 28% ainda vá que não vá, porque era igual às mais valias de valorização (apesar de prejudicar a recapitalização). Agora levar com 43% não obrigado… :wall: Ainda por cima nas mais valias de valorização apenas se é taxado a 28% em Portugal uma vez que o país de origem nada vê nestes casos.

Corrijam-me se estiver enganado na lógica acima sff, mas estou prestes a adaptar o portfólio para me livrar de:
- ações com dividendos estrangeiros acima de 5% que não tenham perspectivas de crescimento (para privilegiar empresas com buybacks)
- etfs de distribuição (e procurar o mais próximo de acumulação caso exista)

É que supondo um investimento a 10 anos numa empresa com dividendo de 10%… não tenho Excel… mas a diferença entre esta fazer buybacks (e pagar 28% daqui a 10 anos) ou distribuir dividendos (e ser taxado a 43 e reinvestir) é por e simplesmente brutal.

Isto tem de haver uma maneira para além dos etfs de acumulação… Duvido que alguém com uns milhões não contorne este tema de alguma maneira…

Pelo menos no meu caso parece-me que me vou ter de vedar a imensas empresas… Ainda por cima preferia empresas com PER baixos e esperar que sobrevivam em vez de PER altos e rezar que cresçam
Editado pela última vez por Youmeu em 26/9/2024 14:18, num total de 3 vezes.
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 464
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por traderh » 9/6/2024 21:38

A afiar as facas para ir à navigator
 
Mensagens: 203
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por RFPB » 7/6/2024 19:50

RFPB Escreveu:Eu sou sempre parcial.
REN e Cofinimmo.


E hoje foi dia de compras nestas duas, também. :-k
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1470
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por traderh » 9/5/2024 16:06

Vê o comportamento da edp desta semana.
3,70 antes do dividendo
Apos dividendo 3,50
Passado nem uma semana 3,70 novamente.
Comprei a 3,502 ha um mês e pouco.
10% de lucro mas é para c9ntinuar em carteira.
 
Mensagens: 203
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por cumeke » 9/5/2024 10:51

A Altri está a pagar 0,25€ que corresponde 4,70% à cotação de hoje.
O Grupo Ramada paga 0,58€ que corresponde a 8,05% à cotação de hoje.

Ambos têm o ex dividendo no dia 21 de Maio.
Após um pequeno estudo, nota-se que o grupo ramada costuma corrigir o valor do dividendo ou mais nos dias seguintes.
A Altri, tem anos que corrige o dividendo ou mais e outros anos que nem corrige e até continua a subir.


Gostava de saber, aqui pelos adeptos dos dividendos qual é a vossa estratégia.
Compram a ação e esperam o dividendo todos os anos, ou tentam comprar a ação apostando que não irá corrigir, ou mesmo corrigindo que recupera o valor no curto prazo?
 
Mensagens: 35
Registado: 15/5/2018 11:44

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por RFPB » 22/4/2024 14:00

Eu sou sempre parcial.
REN e Cofinimmo.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1470
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por Goya777 » 22/4/2024 10:17

niceboy Escreveu:Através de banco nacional. Dividendos estrangeiros. Há retenção na fonte estrangeiro. Há segunda retenção em PT.
Ao englobar, no anexo J, devolvem parte do retido no estrangeiro.
Aparece na demonstração de liquidação, na segunda página no quadro de detalhe de abatimentos à coleta, como crédito de imposto.


Tens claro quanto devolvem?

Se fora paga 15% e em PT outros 28%, quanto é o credito? 15%?
 
Mensagens: 2990
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Dividendos que pagam mais de 5%

por niceboy » 13/4/2024 0:31

Através de banco nacional. Dividendos estrangeiros. Há retenção na fonte estrangeiro. Há segunda retenção em PT.
Ao englobar, no anexo J, devolvem parte do retido no estrangeiro.
Aparece na demonstração de liquidação, na segunda página no quadro de detalhe de abatimentos à coleta, como crédito de imposto.
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: 13

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot] e 31 visitantes